O meu olhar sobre o PSI20
Caro Ulisses, não saímos tão depressa desta tua análise.
Bem queria.. bem queria, mas nada.
Mas um comentário, deu-me que pensar... mínimos de 5 anos.
Interessante, que à 1 hora, se tanto, estive a falar com alguém entendido nesta área, e a conversa foi mesmo esta, que ciclicamente, 4 em 4 anos, ocorre uma situação destas, embora esta seja muito fora do normal.
O mercado costuma antecipar a tendência com 6 meses, a melhoria espera-se para o 3/4 trimestre.
Que achas?
Bom carnaval.
Fitas
Bem queria.. bem queria, mas nada.
Mas um comentário, deu-me que pensar... mínimos de 5 anos.

Interessante, que à 1 hora, se tanto, estive a falar com alguém entendido nesta área, e a conversa foi mesmo esta, que ciclicamente, 4 em 4 anos, ocorre uma situação destas, embora esta seja muito fora do normal.

O mercado costuma antecipar a tendência com 6 meses, a melhoria espera-se para o 3/4 trimestre.

Que achas?
Bom carnaval.
Fitas
- Registado: 9/6/2005 17:48
Deixo aqui os gráficos actualizados do PSI que se aproxima cada vez mais do mínimo dos últimos 5 anos. Mantenho completamente inalterada a minha visão sobre o PSI que venho deixando neste tópico.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (36.56 KiB) Visualizado 6392 vezes
-
- forum-psi2.GIF (43.72 KiB) Visualizado 6406 vezes
-
- forum-psi3.GIF (27.13 KiB) Visualizado 6395 vezes
- Registado: 29/11/2007 2:35
Tojo Escreveu:Só como nota refiro a seguinte discrepancia quanto a variações dos indices desde o inicio do ano:
Psi -4%
Dax -16%
Nikey - 16%
Será que somos nós que estamos certos? Ou reagimos com atraso? ...talvez ainda assistamos a quedas fortes por cá.
As diferenças não são muito grandes, por um lado porque no índice português poucos títulos têm um peso muito grande, por outro se chegássemos ao final de um ano com essa diferença já não pareceria muito, o problema é que se está a extrapolar esta variação para o resto do ano, como se estes 12% de diferença também se fossem verificar a cada dois meses, o que obviamente não acontecerá!
abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Se a memória não me atraiçoa foi fruto de uma queda violentíssima nos mercados asiáticos. Foi um dia estranhíssimo de pânico absurdo já que no dia seguinte abriu como se tudo não tivesse passado de um pesadelo.
Deixo aqui uma imagem do gráfico para se perceber o insólito desse dia.
Um abraço,
Ulisses
Deixo aqui uma imagem do gráfico para se perceber o insólito desse dia.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- psi.GIF (27.84 KiB) Visualizado 7199 vezes
Curiosidade
Já agora uma pergunta de newbie. O que raio provocou aquela vela estapafúrdia assinalada no teu gráfico com o a legenda "esta vela aconteceu mesmo" ?
Cumps,
Frodovic
Cumps,
Frodovic
- Registado: 12/2/2009 4:46
Frodovic,
Sim, quem considerou essa LT ascendente de curto prazo pode considerar a sua quebra.
Deixo mais uma actualização dos gráficos do PSI, numa altura em que se começa a aproximar dos mínimos de Outubro.
Mantenho tudo o que venho dizendo nos últimos meses sobre o nosso índice. Não há razões para mudar quando o mercado segue o nosso caminho.
Um abraço,
Ulisses
Sim, quem considerou essa LT ascendente de curto prazo pode considerar a sua quebra.
Deixo mais uma actualização dos gráficos do PSI, numa altura em que se começa a aproximar dos mínimos de Outubro.
Mantenho tudo o que venho dizendo nos últimos meses sobre o nosso índice. Não há razões para mudar quando o mercado segue o nosso caminho.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (36.56 KiB) Visualizado 7403 vezes
-
- forum-psi2.GIF (41.9 KiB) Visualizado 7391 vezes
-
- forum-psi3.GIF (26.62 KiB) Visualizado 7394 vezes
PSI
Assim seja, e cá estaremos para surfar essa onda com a testa bem enfeitada
.
Na análise anual dá-me a sensação que ela quebrou uma linha de suporte ascendente ou estarei errado ? (sou muito novo nisto, batam à vontade que eu deixo
)
Cumps,
Frodovic

Na análise anual dá-me a sensação que ela quebrou uma linha de suporte ascendente ou estarei errado ? (sou muito novo nisto, batam à vontade que eu deixo

Cumps,
Frodovic
- Registado: 12/2/2009 4:46
Depois do dia bem negativo de ontem deixo aqui a actualização do PSI. E à medida que passam as semanas mais vou reforçando aquilo que aqui tenho deixado ao longo do último ano: Enqaunto não houver sinais claros de inversão, não vale a pena tentar descobrir fundos sob o risco de ser esmagado pela onda na qual os ursos surfam.
Enquanto o PSI não quebrar, consistentemente, a resistência dos 7900 pontos, todas as subidas devem ser vistas como ressaltos neste "Bear Market". Claro que haverá um dia em que essa subida se transformará no grande sinal de inversão mas qual é o problema de se perder essa primeira subida? Há tanto tempo para se ganhar em "Bull Market"...
Esperemos por sinais claros de força. Os valores a observar estão definidos, há que continuar a ter paciência e olho aberto.
Um abraço,
Ulisses
Enquanto o PSI não quebrar, consistentemente, a resistência dos 7900 pontos, todas as subidas devem ser vistas como ressaltos neste "Bear Market". Claro que haverá um dia em que essa subida se transformará no grande sinal de inversão mas qual é o problema de se perder essa primeira subida? Há tanto tempo para se ganhar em "Bull Market"...
Esperemos por sinais claros de força. Os valores a observar estão definidos, há que continuar a ter paciência e olho aberto.

Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (36.56 KiB) Visualizado 8300 vezes
-
- forum-psi2.GIF (41.9 KiB) Visualizado 8298 vezes
-
- forum-psi3.GIF (27.09 KiB) Visualizado 8292 vezes
Mais uma semana de baixa volatilidade da nossa Bolsa, a confirmar uma tendência desde ano de 2009. Por isso, tenho espaçado mais a actualização gráfica neste tópico já que não há grandes novidades. E a minha ópinião no mercad omantém-se, já que enquanto o mercado não der sinais de força quebrando em alta a primeira zona de resistência dos 7900 pontos, os ursos dominam em todos os horizontes temporais e há que continuar a respeitar o seu poder e da forte tendência descendente.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (36.48 KiB) Visualizado 8844 vezes
-
- forum-psi2.GIF (42.5 KiB) Visualizado 8844 vezes
-
- forum-psi3.GIF (25.17 KiB) Visualizado 8839 vezes
Sim erros de português são aos magotes. E alguns são preocupantes.
Mas como isto é um forum de bolsa e não de língua portuguesa, focalizo-me mais nos erros de bolsa, ainda que de pormenor, que nos erros de linguagem, ainda que grosseiros (para estes últimos há sempre o ciberduvidas)
1 abraço,
Elias
Mas como isto é um forum de bolsa e não de língua portuguesa, focalizo-me mais nos erros de bolsa, ainda que de pormenor, que nos erros de linguagem, ainda que grosseiros (para estes últimos há sempre o ciberduvidas)

1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Ó Ulisses, mas faz sentido usar a expressão "bull market" para classificar uma acção individual?
Em minha opinião poderá dizer-se "a REN está bull", o que não é bem a mesma coisa...
Claro que faz.
E para sectores também...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Ulisses Pereira Escreveu:Sect, podes pesquisar em http://stockcharts.com/school/doku.php? ... on_to_cand
Um abraço,
Ulisses
Obrigado Ulisses.