Viver do trading
tonirai Escreveu:putneyjc Escreveu:A minha pergunta é a seguinte:
Alguém conhece quem esteja a viver do trading em forex?
Eu conheço, mas "virtualmente" - trata-se de um bom colega/amigo de Forex, dos USA, com o qual travei conhecimento por um Forum da especialidade.
No caso dele, começou no Forex com 16 anos, perdeu tudo em pouco tempo, recomeçou pouco a pouco do zero... e hoje em dia tem 21 anos e sustenta-se a si e aos pais, integralmente com o Forex.
Se te referes a "robots" ou "EA", isto é, a sistemas automatizados, quando te referes a bons sistemas... atenção que isso tem muito que se lhe diga.
Ter sucesso no Forex tem mais a ver com ter sólido conhecimento dos Fundamentais do Universo dos pares principais, aliado a bons conhecimentos de análise técnica, de reconhecimento de padrões de
comportamento do preço, suas resistências e suportes, e saber "ler" o comportamento do "price action"...
Ter um bom Money Management e basicamente ter um dom para a coisa![]()
Os melhores traders que conheço são os que têm os gráficos mais "limpos", livres dos montes de Indicadores que poluem o que mais interessa... que é o preço.
Ao longo dos anos conheci muitos mentirosos

Não sei se é o caso, mas há muitos.
- Registado: 11/1/2004 13:37
[/quote]
Eu conheço, mas "virtualmente" - trata-se de um bom colega/amigo de Forex, dos USA, com o qual travei conhecimento por um Forum da especialidade.
No caso dele, começou no Forex com 16 anos, perdeu tudo em pouco tempo, recomeçou pouco a pouco do zero... e hoje em dia tem 21 anos e sustenta-se a si e aos pais, integralmente com o Forex.
Se te referes a "robots" ou "EA", isto é, a sistemas automatizados, quando te referes a bons sistemas... atenção que isso tem muito que se lhe diga.
Ter sucesso no Forex tem mais a ver com ter sólido conhecimento dos Fundamentais do Universo dos pares principais, aliado a bons conhecimentos de análise técnica, de reconhecimento de padrões de comportamento do preço, suas resistências e suportes, e saber "ler" o comportamento do "price action"...
Ter um bom Money Management e basicamente ter um dom para a coisa
Os melhores traders que conheço são os que têm os gráficos mais "limpos", livres dos montes de Indicadores que poluem o que mais interessa... que é o preço.[/quote]
aaaasdasd
Ter sucesso no Forex tem mais a ver com ter sólido conhecimento dos Fundamentais do Universo dos pares principais, aliado a bons conhecimentos de análise técnica, de reconhecimento de padrões de comportamento do preço, suas resistências e suportes, e saber "ler" o comportamento do "price action"...

Os melhores traders que conheço são os que têm os gráficos mais "limpos", livres dos montes de Indicadores que poluem o que mais interessa... que é o preço.[/quote]
aaaasdasd
- Registado: 29/11/2007 12:17
tonirai Escreveu:Ter sucesso no Forex tem mais a ver com ter sólido conhecimento dos Fundamentais do Universo dos pares principais, aliado a bons conhecimentos de análise técnica, de reconhecimento de padrões de comportamento do preço, suas resistências e suportes, e saber "ler" o comportamento do "price action"...
Ter um bom Money Management e basicamente ter um dom para a coisa![]()
Bem resumido!

- Registado: 18/7/2008 19:50
sinceramente, tb sou dos que pensa que importante é a rentabilidade, e nao o montante.
obviamente, que quem tem mais dinheiro, está mais confortável, mas nao será isso tb por vezes prejudicial? lembro-me de um investidor que em 2000 comprou 7 mil pt multimédias a 120 euros. e estava confortavel, nao precisava do dinheiro, estacionava um ferrari ao pé da bolsa. e nao precisava mesmo do dinheiro porque ficou sem ele, e é só fazer as contas da menos valia. e podia aqui contar mais histórias de outros investidores com muito dinheiro. de que serve ter 500.000 euros se vamos ficar sem eles? o importante é a rentabilidade, e na bolsa como na vida uns conseguem outros nao.
já li aqui posts um pouco dificeis de entender, perdoem-me a expressao , do tipo stops nao sao importantes, ou ninguém coloca stops. e isto vem de investidores que me parece ter alguns anos de mercado.
ora isso nao é verdade , eu coloco sempre stops nos meus trades e nao descanso enquanto nao desloco o stop para o valor de entrada, tirando o risco ao trade. depois se o trade corre a meu favor deixo ir ,se nao sou stopado na zona de entrada...
diria que os stops é a melhor arma do investidor, porque, acho que foi ao ulisses que o ouvi dizer, que os investidores que ganham mais dinheiro no mercado sao os que quando perdem , perdem pouco , mas quando ganham ganham muito, ou seja com stops no trade basta acertar 33% dos trades para se ganhar muito dinheiro. é isso que tento fazer.
acho que mais importante do que ter 500.000, 100.000 ou outro montante o principal é:
ser disciplinado nos trades.
stops sempre em todos os trades
paciencia(deixar o preço chegar á zona de suportes/resistencias para ver o que acontece.
e nao ter medo de abrir posiçoes curtas. se o mercado nos dá essa oportunidade, porque nao aproveitá-la?
parece que só se pode ganhar dinheiro com posiçoes longas!!!!
obviamente, que quem tem mais dinheiro, está mais confortável, mas nao será isso tb por vezes prejudicial? lembro-me de um investidor que em 2000 comprou 7 mil pt multimédias a 120 euros. e estava confortavel, nao precisava do dinheiro, estacionava um ferrari ao pé da bolsa. e nao precisava mesmo do dinheiro porque ficou sem ele, e é só fazer as contas da menos valia. e podia aqui contar mais histórias de outros investidores com muito dinheiro. de que serve ter 500.000 euros se vamos ficar sem eles? o importante é a rentabilidade, e na bolsa como na vida uns conseguem outros nao.
já li aqui posts um pouco dificeis de entender, perdoem-me a expressao , do tipo stops nao sao importantes, ou ninguém coloca stops. e isto vem de investidores que me parece ter alguns anos de mercado.
ora isso nao é verdade , eu coloco sempre stops nos meus trades e nao descanso enquanto nao desloco o stop para o valor de entrada, tirando o risco ao trade. depois se o trade corre a meu favor deixo ir ,se nao sou stopado na zona de entrada...
diria que os stops é a melhor arma do investidor, porque, acho que foi ao ulisses que o ouvi dizer, que os investidores que ganham mais dinheiro no mercado sao os que quando perdem , perdem pouco , mas quando ganham ganham muito, ou seja com stops no trade basta acertar 33% dos trades para se ganhar muito dinheiro. é isso que tento fazer.
acho que mais importante do que ter 500.000, 100.000 ou outro montante o principal é:
ser disciplinado nos trades.
stops sempre em todos os trades
paciencia(deixar o preço chegar á zona de suportes/resistencias para ver o que acontece.
e nao ter medo de abrir posiçoes curtas. se o mercado nos dá essa oportunidade, porque nao aproveitá-la?
parece que só se pode ganhar dinheiro com posiçoes longas!!!!
Sou do SL BENFICA com muito orgulho...
putneyjc Escreveu:A minha pergunta é a seguinte:

Os melhores traders que conheço são os que têm os gráficos mais "limpos", livres dos montes de Indicadores que poluem o que mais interessa... que é o preço.
putneyjc Escreveu:A minha pergunta é a seguinte:
Pela minha parte estou na fase de "quase..."
Pessoalmente conheço um caso.
Bons trades.

Editado pela última vez por tugatuga111 em 14/2/2009 15:03, num total de 1 vez.
- Registado: 18/7/2008 19:50
Recupero este tópico porque gostaria de deixar aqui uma pergunta relacionada com o tema em causa.
Grande parte da discussão desenrolou-se em torno de se viver do trading em bolsa.
A minha pergunta é a seguinte:
O trading em forex é diferente do trading em bolsa e desde que se tenha um bom sistema acredito que sem grande capital é possível viver-se do trading em forex.
O problema é precisamente ter esse sistema e acima de tudo ter-se estofo psicológico para poder viver do trading.
Tal como as perdas podem ser enormes, também os ganhos o podem ser. Se com o tal sistema se conseguir eliminar ou minimizar as perdas então estarão reunidas grande parte dos riquisitos necessários para se viver do trading.
A questão é: Alguém conhece quem o esteja a fazer com sucesso?
Grande parte da discussão desenrolou-se em torno de se viver do trading em bolsa.
A minha pergunta é a seguinte:
O trading em forex é diferente do trading em bolsa e desde que se tenha um bom sistema acredito que sem grande capital é possível viver-se do trading em forex.
O problema é precisamente ter esse sistema e acima de tudo ter-se estofo psicológico para poder viver do trading.
Tal como as perdas podem ser enormes, também os ganhos o podem ser. Se com o tal sistema se conseguir eliminar ou minimizar as perdas então estarão reunidas grande parte dos riquisitos necessários para se viver do trading.
A questão é: Alguém conhece quem o esteja a fazer com sucesso?
- Registado: 29/11/2007 12:17
Cali Escreveu: alguem, supostamente entendido em Bolsa, mercados e economia, que estava sentado em cima de uma pilha de acções da Galp, e nada preocupado porque era certo que em Outubro a Galp havia de estar a 20€.
Ele disse o mês de Outubro mas não disse o ano, pode ser só em 20X8, e tu foste induzido em erro, ao pensar que era em 2008.
Previsões só no final do jogo, se se quiser acertar!

Editado pela última vez por LTCM em 14/2/2009 15:51, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
O petróleo não vai crashar, quando muito, provocará um crash. O petróleo, no máximo, corrigirá... lentamente.
Andava eu a pesquisar umas coisas e vim parar a este tópico. Não pude deixar de sorrir quando li a frase acima, do AMR, e pensar como é falacioso fazermos afirmações inequivocas que envolvam futurologia.

Lembrei-me logo de alguem que me disse há meia duzia de meses atrás que conhecia outro alguem, supostamente entendido em Bolsa, mercados e economia, que estava sentado em cima de uma pilha de acções da Galp, e nada preocupado porque era certo que em Outubro a Galp havia de estar a 20€.

Editado pela última vez por Visitante em 9/11/2008 17:30, num total de 1 vez.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- Registado: 9/12/2002 13:40
Re: Viver do trading
pauloneves Escreveu:Olá,
Pois é, eu também sou daqueles que pensam que isto do crude vir por aí abaixo ... é uma questão de tempo![]()
mas demoramos a ter razão, e muito boa gente tem exactamente a posição oposta, e uma pessoa ainda fica mal vista...![]()
O tempo mostrará a razão![]()
Ab.
PN
Não tem a ver com ficar bem ou mal visto.
Por todos os motivos e mais alguns não acredito que o crude venha por aí abaixo, excepto quando for tarde demais. Defendo que é insustentável acima dos 120, e absolutamente catastrófico acima dos 200.
Mas acredito que lá chega, e digo-o com um grande "infelizmente", mas que chega... chega. A solução não passa por fazer cair o petróleo, mas por criar condições para que o seu preço seja tolerável, o que implica criar muitas alternativas e "nichar" o seu uso.
Não perverter tal em "usar óleo girassol" ou algo do género, o que acaba por, tal como todas as perversões, degenerar em perdição.
Não é que o petróleo a preços altos tenha vindo para ficar, veio, mas porque na realidade É que o petróleo a preços altos É, de facto, rentável, exequível, isto porque... COMPRAM na mesma!
Ora, se compram a 10, ou a 1000, a que é preferível vender? "Ganda" negócio, agora e sempre... com questão no amen, espero, mas aliando sensatamente um grande benefício de dúvida... mesmo enorme... o comportamento sublinha o "amen" (assim seja, diz-se, embora não exista tal expressão em latim, quanto sei).
Não vou querer ver um colapso quando o ouro negro atingir os 200, mas sei que lá chega, tenho que saber, ou não seria "tão bom" quanto "acho que sou". Como humano espero estar redondamente enganado, como investidor tenho que admitir que é o lado da equação rendível a todos os prazos.
Não é uma questão se chega, mas uma questão de se quando o fizer, estaremos ou não preparados, e uma das melhores formas de estar, perversa mas pragmática, é investir no dito e especular.
Pior é inflacionar os cereais, pior, muito pior, mas igualmente lucrativo. Quão advogado do "simples" eu sou, quão acho que são uma cambada de deixa andar... Por muito que custe, a todos seja dito, ou encostem os carros e diminuam a procura obscenamente, ou sujeitem-se à OPEP e afins a esfregar as mãos de tanta massa a entrar, com ou sem protestos, entra na mesma. Lei da vida, lei dos mercados. Se pagam, têm, e continuarão a pagar, porque raio abdicar dos lucros?
É perverso, mas apenas pelo facilitismo. Continuará a subir, porque tal como se viu com os camionistas, e na semana seguinte após o "boicote às grandes gasolineiras", era um ver se te avias para encher depósitos fosse lá onde fosse, mesmo que a hecta-quilómetros de casa...
... Go figure, que eu, um tipo que ama carros, com grandes justificações de lucro para as gasolineiras de 12 cilindros e muitos litros, nessa semana, andei a pé ou de taxi (ou transportes públicos), como faço em 90% das deslocações... os 10% que sobram, muito "bebedolas" em termos de combustível, são puro entretenimento, e por isso, pago "fortunas"... para me entreter.
O petróleo não vai crashar, quando muito, provocará um crash. O petróleo, no máximo, corrigirá... lentamente. E enquanto a procura baixar, apenas se destinará a nichos, como o meu, em poucas quantidades, mas a preço de luxo, os "petrol-heads", num futuro longíquo, muito distante do mad max, excepto se insistirem, como na semana dos camionistas, em provar que não se passa sem o ouro negro. E verdade seja dita... passam?
Talvez por isso chegue aos 200 rapidamente, por muito (ou pouco) que haja. Espero estar enganado.
Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com
Be different, be better. Go a little wild. You’ll love every minute of it.
AMR Escreveu:Como foi dito para trás, há alturas para ganhar muito, e alturas para ficar quietinho... Se bem que me tenho divertido com futuros e confesso-me espantado pelo quanto estão a conseguir esticar o petróleo, e afins co-relacionados - seria brilhante se não fosse tão pouco ético.
E, amoralmente, isto é para continuar, seja qual for a desculpa, pois há que manter rentabilidades (enquanto a extrema alavancagem de derivados de créditos "ninja" e que tais se desmorona no vapor virtual que sempre foi, a inchar a panela), e mesmo que custe o colapso civilizacional, a malta que viu e vê a massa esfumar-se, quer voltar a ter a massa na mão... tudo longo no pitróil, ai se houver rasteiras!![]()
Mas será que ainda não perceberam que nunca houve a dita massa? E se não houve, como se pode esperar que se pague o que está a trepar para além dos limites da razão? Com promessas? Porque (a) crédito, já não há... encostaram-se entre a espada e a parede, com uma granada na mão, e acabaram de lhe arrancar a cavilha...
A bolha do petróleo não é uma bolha, é uma bola de neve.
Abraços,
AMR
Olá,
Pois é, eu também sou daqueles que pensam que isto do crude vir por aí abaixo ... é uma questão de tempo

mas demoramos a ter razão, e muito boa gente tem exactamente a posição oposta, e uma pessoa ainda fica mal vista...

O tempo mostrará a razão

Ab.
PN
a bolsa ou a vida ? a vida porque a bolsa faz-me falta !!!
- Registado: 29/11/2007 11:38
michael Escreveu:AMR Escreveu:Se bem que sou dos que acho que trading pode ser uma actividade perfeitamente paralela e inobtrusiva (esta palavra existe?), aplicando o guito ganho (também) em outras actividades (rentáveis)... Mas isto vem de um tipo que é ainda solteiro, vive sozinho e é muito mau rapaz...![]()
Abraços,
AMR
Que é feito de ti rapaz?
Como foi dito para trás, há alturas para ganhar muito, e alturas para ficar quietinho... Se bem que me tenho divertido com futuros e confesso-me espantado pelo quanto estão a conseguir esticar o petróleo, e afins co-relacionados - seria brilhante se não fosse tão pouco ético.
E, amoralmente, isto é para continuar, seja qual for a desculpa, pois há que manter rentabilidades (enquanto a extrema alavancagem de derivados de créditos "ninja" e que tais se desmorona no vapor virtual que sempre foi, a inchar a panela), e mesmo que custe o colapso civilizacional, a malta que viu e vê a massa esfumar-se, quer voltar a ter a massa na mão... tudo longo no pitróil, ai se houver rasteiras!

Mas será que ainda não perceberam que nunca houve a dita massa? E se não houve, como se pode esperar que se pague o que está a trepar para além dos limites da razão? Com promessas? Porque (a) crédito, já não há... encostaram-se entre a espada e a parede, com uma granada na mão, e acabaram de lhe arrancar a cavilha...
A bolha do petróleo não é uma bolha, é uma bola de neve.
Abraços,
AMR
Be different, be better. Go a little wild. You’ll love every minute of it.
Aqui fica o meu pequeno contributo nesta matéria.
Muito resumidamente, basta cruzarem o ordenado médio mensal desejado com a rentabilidade média anual da vossa estratégia para obterem o montante necessário.
Por esta matriz é bem fácil comprovar que o valor de 500 mil euros avançado pelo Ulisses faz todo o sentido.
Maiores detalhes em: http://os-mercados-financeiros.blogspot ... ading.html
Um tópico relacionado com este: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... highlight=
Abraço,
Tiago
Muito resumidamente, basta cruzarem o ordenado médio mensal desejado com a rentabilidade média anual da vossa estratégia para obterem o montante necessário.
Por esta matriz é bem fácil comprovar que o valor de 500 mil euros avançado pelo Ulisses faz todo o sentido.
Maiores detalhes em: http://os-mercados-financeiros.blogspot ... ading.html
Um tópico relacionado com este: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... highlight=
Abraço,
Tiago
- Anexos
-
- viver_do_trading.png (40.6 KiB) Visualizado 7305 vezes
AMR Escreveu:velum Escreveu:[...] quais os membros deste forum que fazem do trading um "trabalho" a tempo completo sem qualquer outro tipo de rendimento.
Não sei, mas sei que pode não exigir "tempo completo" (tipo das 9 às 6, ou de sol a sol, embora acredite que possa haver malta entusiasmadamente acordada 24h, desde que toca a campaínha na bolsa do país do sol nascente até soar o final da sessão no velho oeste em direcção ao pôr do sol).
O Trading bem feito, muito bem feito, pode dar para viver. Com 10 000 eur, em dias bons, se se ganhar 1%, são 100 eur... 3% são 300... 300 por dia, são 6000 por mês, sendo que capitalizando, no mês seguinte, seriam 16000 para investir...
...mas...
...infelizmente...
10000 eur num dia, tb podem ser -10%, ou seja, vão 1000 à viola e só ficam 9000 para conseguir recuperar.
O que leva à seguinte questão...velum Escreveu:Que montante de capital é necessario parar viver do seu trading?
Dependendo da disciplina: muito, ou mesmo muito.![]()
É essa a quantidade certa, os 10 000 do exemplo anterior, são um exemplo que não contempla comissões, impostos de mais valias, as ferramentas adequadas (ex.: MetaStock Pro), o custo de ligação à Net, jornais da especialidade, livros da especialidade, o tempo de espera/pesquisa para se apostar todos os ovos no mesmo cesto (que teria que ser a solução com 10 000 - o que em termos de cálculo de risco rebenta com a escala, mas ainda há heróis - não?).
Se bem que sou dos que acho que trading pode ser uma actividade perfeitamente paralela e inobtrusiva (esta palavra existe?), aplicando o guito ganho (também) em outras actividades (rentáveis)... Mas isto vem de um tipo que é ainda solteiro, vive sozinho e é muito mau rapaz...![]()
Abraços,
AMR
Que é feito de ti rapaz?
Bem, só falta eu opinar.
Concordo com os avisos à navegação do Ulisses e companhia. O comum dos mortais pode resistir 1 mês, 6 meses, ou anos, mas estará quase garantido que quando as coisas correrem mal, poderá sair fora da jogada. Seja porque tem 5000€ ou 10000€ ou 20000€, e de cada vez que joga, joga tudo, até que há a jogada fatal em que perde irremediavalmente. O facto de nenhum dos contactados pelo Ulisses de 1999, 2000, estar presentemente no trading a 100%, é sintomático do que acontece a 90% dos que tentam. E é 90% porque a maioria avança com pouco capital, o que implica um aumento do risco inerente a maiores percentagens de ganho necessárias para cumprir a missão.
Ser 10000€, 100000€ ou 500000€ e qual a nossa expectativa de ganhos são variáveis que de facto influem no sucesso do empreendimento.
A questão dos 50000€ brutos anuais, na minha opinião é de facto uma bitola mínima (mas depende de cada um claro), pois há muitas despesas fixas como se tivessemos empregados: segurança social (paga na totalidade, não esquecer que por conta de outrém, só pagamos parcialmente, o resto é o patrão), seguros, etc.
Qual o capital a empregar é um grande factor, e se tentarmos analisar a perspectiva de dedicação total aos mercados, devemos assumir essa pretensão como se de um qualquer negócio próprio se tratasse.
Se quisesse abrir um qualquer negócio próprio e dedicar-me exclusivamente a ele, teria de analisar muitos factores. Mercado potencial, custos de produção, estudar a concorrência, etc. E teria obrigatoriamente que classificar o meu negócio quanto ao risco associado e verificar se vale de facto a pena ou não.
No trading, é óbvio que quanto maior o capital empregue, menos percentagem de valorização preciso para acumular anualmente o capital pretendido.
Pretendendo 5% como objectivo para os tais 50000€, teria que ter um capital de 50000/5%= 1.000.000€
Mas se quiser aumentar o risco, imaginem trabalhando com 20%, então teria 50000/20%= 250000€. Mas é preciso compreender o risco associado a este tipo de objectivos.
E se quiserem 70%(!), teriam 71428€. E o risco associado a isto? Brutal. Daí as probabilidades de perder serem mais tarde ou mais certo, quase certas.
Isto não invalida, que alguns entrem na altura certa no mercado, ou que tenham sorte, e consigam com 5000€ chegar a níveis de capital de fazer inveja. Mas estatisticamente o grosso é que a maioria mais tarde ou mais cedo perca.
Vou dar um exemplo de gestão de risco, como a que é feita pelo turtle trading system, para o EURUSD. Fiz as contas para 10000€ de capital, calculei o ATR(20), fiz a contas a trades de 1% do capital, conforme as regras e cheguei que o máximo de entrada inicial era de somente 0.3 a 0.5 lotes, ou seja 30000€ a 50000€ no EURUSD. E pronto. 1 lote, 2, 3 4, 5? Não! Embora seja muita giro ganhar uma pipa de massa num instante, a boa gestão de risco nega este tipo de impetuosidades, para modestos ganhos mas com grande probabilidade de consistencia.
Um abraço a todos e corrijam-me onde estiver errado.
Concordo com os avisos à navegação do Ulisses e companhia. O comum dos mortais pode resistir 1 mês, 6 meses, ou anos, mas estará quase garantido que quando as coisas correrem mal, poderá sair fora da jogada. Seja porque tem 5000€ ou 10000€ ou 20000€, e de cada vez que joga, joga tudo, até que há a jogada fatal em que perde irremediavalmente. O facto de nenhum dos contactados pelo Ulisses de 1999, 2000, estar presentemente no trading a 100%, é sintomático do que acontece a 90% dos que tentam. E é 90% porque a maioria avança com pouco capital, o que implica um aumento do risco inerente a maiores percentagens de ganho necessárias para cumprir a missão.
Ser 10000€, 100000€ ou 500000€ e qual a nossa expectativa de ganhos são variáveis que de facto influem no sucesso do empreendimento.
A questão dos 50000€ brutos anuais, na minha opinião é de facto uma bitola mínima (mas depende de cada um claro), pois há muitas despesas fixas como se tivessemos empregados: segurança social (paga na totalidade, não esquecer que por conta de outrém, só pagamos parcialmente, o resto é o patrão), seguros, etc.
Qual o capital a empregar é um grande factor, e se tentarmos analisar a perspectiva de dedicação total aos mercados, devemos assumir essa pretensão como se de um qualquer negócio próprio se tratasse.
Se quisesse abrir um qualquer negócio próprio e dedicar-me exclusivamente a ele, teria de analisar muitos factores. Mercado potencial, custos de produção, estudar a concorrência, etc. E teria obrigatoriamente que classificar o meu negócio quanto ao risco associado e verificar se vale de facto a pena ou não.
No trading, é óbvio que quanto maior o capital empregue, menos percentagem de valorização preciso para acumular anualmente o capital pretendido.
Pretendendo 5% como objectivo para os tais 50000€, teria que ter um capital de 50000/5%= 1.000.000€
Mas se quiser aumentar o risco, imaginem trabalhando com 20%, então teria 50000/20%= 250000€. Mas é preciso compreender o risco associado a este tipo de objectivos.
E se quiserem 70%(!), teriam 71428€. E o risco associado a isto? Brutal. Daí as probabilidades de perder serem mais tarde ou mais certo, quase certas.
Isto não invalida, que alguns entrem na altura certa no mercado, ou que tenham sorte, e consigam com 5000€ chegar a níveis de capital de fazer inveja. Mas estatisticamente o grosso é que a maioria mais tarde ou mais cedo perca.
Vou dar um exemplo de gestão de risco, como a que é feita pelo turtle trading system, para o EURUSD. Fiz as contas para 10000€ de capital, calculei o ATR(20), fiz a contas a trades de 1% do capital, conforme as regras e cheguei que o máximo de entrada inicial era de somente 0.3 a 0.5 lotes, ou seja 30000€ a 50000€ no EURUSD. E pronto. 1 lote, 2, 3 4, 5? Não! Embora seja muita giro ganhar uma pipa de massa num instante, a boa gestão de risco nega este tipo de impetuosidades, para modestos ganhos mas com grande probabilidade de consistencia.
Um abraço a todos e corrijam-me onde estiver errado.
Quico Escreveu:Ertai Escreveu:Este post já deve estar a tender para o infinito...
O mais engraçado foi como o "velum" introduziu o tema: quase a medo ... e a ser logo recebido pelo Lutav, de shot-hun em punho!![]()
Quem diria o pano para mangas que isto ia dar.
opah, eu até naooooo entreiiii assimmmmmm com maldadeeeeee.....
seja como for, ja tratei de tentar trocar a tal da shotgun (eu até fui coerente, num fui?

Lutav Escreveu:Portanto meus senhores, toca a ver isto com latitude, e esta conversa, para mim, agora, só com pés debaixo da mesa, com vinho maduro á frente e um bom bacalhau! (que era o que me apetecia agora!)
Seus maus! Seus brutos! Todos com vontade e esperito de missionarios que convertem os nativos!
ja ta tudo dito.. só faltam 2 coisas:
Hora e Local

Quico Escreveu:Ertai Escreveu:Este post já deve estar a tender para o infinito...
O mais engraçado foi como o "velum" introduziu o tema: quase a medo ... e a ser logo recebido pelo Lutav, de shot-hun em punho!![]()
Quase a medo?
Eu diria que era uma questão que me veio assim de repente quando estava no metro...Fui lanchar, e depois como trabalho no meu PC reparei nas actualizações da minha carteira, logo coloquei a questão no forum sem pensar no que estava para ser desencadeado... Foi tão insensato como isto.
Estou a aprender muito, obrigado a todos.
" I don't hate fools, I pity them! "
- Registado: 3/9/2007 23:23
One Escreveu:Camisa Roxa Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Mas Camisa, de que «grandes traders» estás a falar. Tipo Jesse Livermore?
Só esse tipo de traders é que fez milhões e perdeu tudo e é extremamente discutível considerá-los grandes traders. Para mim, não são...
estás a falar que grandes traders são apenas aqueles que seguem gestão conservadora de risco.
Então pega por exemplo no caso do hedge fund LTCM, que tinha 2 prémios nobel a implementarem modelos matemáticos de negociação e mesmo assim faliram...
O controlo de risco do LTCM era tudo menos conservador.
Para ajudar à festa a alavancagem era monstruosa.
Se fosse conservador, aquando do seu descalabro não tinha colocado o sistema fnanceiro mundial em risco de colapso.
Voltando a essa questão, a minha opinião relativamente a essa questão é que esses exemplos não são exemplos de bom trading.
Para mim, trading não termina na escolha de pontos de entrada e saída. A avaliação do risco e a gestão do capital são componentes importantíssimas do trading. Falhando aí, falha-se como trader.
Pode-se ser bom numas componentes do trading mas está-se a falhar noutras que afectam de forma categórica o resultado final. No global não são bons traders...
Por exemplo (propositadamente exagerado): um individuo pode acertar em 99 em cada 100 movimentos. Se ele colocar todo o capital em cada movimento e alavancar estupidamente, vai falir no primeiro movimento que falhar. Pode ser hoje, pode ser amanhã... é uma questão de tempo, está condenado à falência.
Portanto, ou é globalmente um mau trader (faz bem umas coisas mas mal outras) ou é deliberadamente um jogador (como não se sabe em que momento se vai falhar, esta estratégia fica muito semelhante a jogar à roleta no casino). Um jogador (no sentido mau do termo, aquele em que os anglo-saxonicos usam o termo «gambler») e não um investidor...
Gráfico do S&P nas últimas 5 décadas:
http://stockcharts.com/charts/historical/spx1960.html
O S&P, um índice bem diversificado, nos dois maiores bears das últimas 5 décadas recuou 50% sensivelmente no espaço de dois/três anos. Era preciso fazer muito pior que o mercado ao longo de 2/3 anos para se falir...
Como é que um bom trader vai à falência?
Só se sujeitar a isso.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Ertai Escreveu:Este post já deve estar a tender para o infinito...
O mais engraçado foi como o "velum" introduziu o tema: quase a medo ... e a ser logo recebido pelo Lutav, de shot-hun em punho!

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Camisa Roxa Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Mas Camisa, de que «grandes traders» estás a falar. Tipo Jesse Livermore?
Só esse tipo de traders é que fez milhões e perdeu tudo e é extremamente discutível considerá-los grandes traders. Para mim, não são...
estás a falar que grandes traders são apenas aqueles que seguem gestão conservadora de risco.
Então pega por exemplo no caso do hedge fund LTCM, que tinha 2 prémios nobel a implementarem modelos matemáticos de negociação e mesmo assim faliram...
O controlo de risco do LTCM era tudo menos conservador.
Para ajudar à festa a alavancagem era monstruosa.
Se fosse conservador, aquando do seu descalabro não tinha colocado o sistema fnanceiro mundial em risco de colapso.
"~Nothing new under the sun ~"
- Registado: 7/11/2002 20:20
[quote]Por ultimo, se é gerente de um balcão, será o primeiro a explicar-te que os balcões não estão vocacionados para a gestão de activos mas sim para operações de gestão diária de
de contas
É practicamente incomportavel um balcão com uma enorme carga de tarefas prestar um aconselhamento de excelencia em todos os dominios a todos os clientes e nem vale apena diferenciar o banco A B ou C curiosamente isso pode trazer oportunidades de negocios aos financeiros das quais os proprios bancos podem beneficiar
de contas
É practicamente incomportavel um balcão com uma enorme carga de tarefas prestar um aconselhamento de excelencia em todos os dominios a todos os clientes e nem vale apena diferenciar o banco A B ou C curiosamente isso pode trazer oportunidades de negocios aos financeiros das quais os proprios bancos podem beneficiar
Editado pela última vez por valves em 15/10/2007 18:51, num total de 1 vez.
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Este post já deve estar a tender para o infinito...
Quem quiser se informar sobre a questão do 1º post, provavelmente vai ficar perdido no meio de tantas páginas.
Fui assistindo a algumas discussões mas tal como o JAS disse, não sou capaz de continuar a ler tanta resposta e contra-resposta
Aqui fica a minha opinião:
Para "viver do trading" na minha opinião seria obter no mínimo, em média, 1000€ mensais (não será ter lucro todos os meses, mas ao fim do ano o lucro ter esse resultado).
Convém também conseguir acumular lucros, fazendo o "compounding" ano após ano e não gastar todo o lucro em consumo.
Por isso as contas ficam assim:
Mínimo de 10% de lucros para os custos, e o resto a acumular para o ano seguinte, o que representa os tais 12000€ anuais mínimos.
Por isso a quantia mínima para "viver do trading" seria uma carteira de 120.000 €
Claro que existe traders que conseguem viver com menos, mas o provável é viverem mais confortavelmente com mais.
Qualquer quantia abaixo de 50.000€ representa um risco muito elevado para um investidor viver apenas dos lucros, ano após ano consistentemente.
Claro que as contas são mais fáceis de fazer se o dito cujo "trader" viver com um/uma companheiro/a e/ou familia. Pelo menos antes de obter o capital crítico para poder viver disso.
Uma maneira de facilitar as contas também será colocar sempre de lado o ordenado de "trader" com 6/12 meses de antecedência de maneira a que os custos de vida não influenciem psicologicamente os resultados ao fim do mês.
Cumps
Quem quiser se informar sobre a questão do 1º post, provavelmente vai ficar perdido no meio de tantas páginas.
Fui assistindo a algumas discussões mas tal como o JAS disse, não sou capaz de continuar a ler tanta resposta e contra-resposta

Aqui fica a minha opinião:
Para "viver do trading" na minha opinião seria obter no mínimo, em média, 1000€ mensais (não será ter lucro todos os meses, mas ao fim do ano o lucro ter esse resultado).
Convém também conseguir acumular lucros, fazendo o "compounding" ano após ano e não gastar todo o lucro em consumo.
Por isso as contas ficam assim:
Mínimo de 10% de lucros para os custos, e o resto a acumular para o ano seguinte, o que representa os tais 12000€ anuais mínimos.
Por isso a quantia mínima para "viver do trading" seria uma carteira de 120.000 €
Claro que existe traders que conseguem viver com menos, mas o provável é viverem mais confortavelmente com mais.
Qualquer quantia abaixo de 50.000€ representa um risco muito elevado para um investidor viver apenas dos lucros, ano após ano consistentemente.
Claro que as contas são mais fáceis de fazer se o dito cujo "trader" viver com um/uma companheiro/a e/ou familia. Pelo menos antes de obter o capital crítico para poder viver disso.
Uma maneira de facilitar as contas também será colocar sempre de lado o ordenado de "trader" com 6/12 meses de antecedência de maneira a que os custos de vida não influenciem psicologicamente os resultados ao fim do mês.
Cumps
Já agora vou dar a minha "colherada".
estou nisto desde 1995 (mas sem um seguimento de "trader"...)
só desde 2005 ando nisto mais afincadamente, mas NUNCA a viver só disto, aliás isto é mais um passatempo/hobby
Já agora deixo aqui os meus valores efectivos (compras e vendas efectuadas):
Ano 2006
Valor Investido: 14.000,00 Ganho: 3.257,38 -> 23%
Ano 2007
Valor Investido: 25.000,00 Ganho: 7.302,20 -> 28%
aqui não estão incluidas privatizações, nem as acções actualmente em carteira
Abraço
estou nisto desde 1995 (mas sem um seguimento de "trader"...)
só desde 2005 ando nisto mais afincadamente, mas NUNCA a viver só disto, aliás isto é mais um passatempo/hobby
Já agora deixo aqui os meus valores efectivos (compras e vendas efectuadas):
Ano 2006
Valor Investido: 14.000,00 Ganho: 3.257,38 -> 23%
Ano 2007
Valor Investido: 25.000,00 Ganho: 7.302,20 -> 28%
aqui não estão incluidas privatizações, nem as acções actualmente em carteira
Abraço
Caro TRSM,
lamento o equivoco. Entendi das tuas palavras que defendias com razoavel a estratégia dos 50 € por dia. Achei estranho, mas ... foi isso que entendi. Temendo que alguns dos nossos leitores interpretassem as tuas palavras da mesma forma, apressei-me a reagir, porque não é saudável criar mais ilusões do que as que os próprios já trazem consigo. Ganha-se dinheiro na Bolsa, mas não é todos os dias, nem nos dias em que nos interessa. É apenas quando o mercado deixa.
lamento o equivoco. Entendi das tuas palavras que defendias com razoavel a estratégia dos 50 € por dia. Achei estranho, mas ... foi isso que entendi. Temendo que alguns dos nossos leitores interpretassem as tuas palavras da mesma forma, apressei-me a reagir, porque não é saudável criar mais ilusões do que as que os próprios já trazem consigo. Ganha-se dinheiro na Bolsa, mas não é todos os dias, nem nos dias em que nos interessa. É apenas quando o mercado deixa.

------------------------------------------------
- Registado: 9/12/2002 13:40
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], BullDuck, Esquinas3, fosgass2020, Goya777, karaya75, latbal, m-m, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, rg7803, Shimazaki_2, Tosta mista, trilhos2006, Zecadiabo e 175 visitantes