Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Situação técnica dos principais índices mundiais

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Flying Turtle » 2/3/2009 22:21

Flying Turtle (27 de Fevereiro, falando do horizonte mensal) Escreveu:Tendo agora uma barra de menor amplitude a definir o swing, será mais fácil a inversão do mesmo nos próximos tempos. Nada garante no entanto que tal venha a ser conseguido já no próximo mês, porque tal exigiria que o mínimo de hoje não fosse ultrapassado e que se atingissem pelo menos os 875,02 pontos durante o mês de Março. Não é impossível, mas nada indica ainda que tal possa vir a contecer.

Uma breve nota apenas para comentar que, aconteça o que acontecer e excluindo meros exercícios matemáticos afastados de qualquer realismo, tendo-se já hoje estabelecido novos mínimos, os swings de baixa nos hoirizontes mensal e semanal têm continuação assegurada para estes mês e semana, respectivamente.

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Flying Turtle » 27/2/2009 23:39

Boa noite a todos,

Aqui temos a nossa habitual análise semanal (e hoje também mensal) ao SPX:

Horizonte diário

Flying Turtle (em 20 de Fevereiro) Escreveu:Como havia admitido, a semana que hoje acaba trouxe uma definição de curto prazo ao índice: Os 850 "já eram", o "trading range" em formação entre os 80x e os 87x não foi validado e a quebra do "wedge" do Oscar veio desencadear uma aceleração do movimento de queda (ver elipse no gráfico).

Temos assim um novo e pronunciado swing de baixa em curso, após um breve e pouco significativo swing de alta, a que nos tínhamos referido na passada semana. O caminho está pois aberto para ser testado o mínimo de Novembro último.

Meu dito, meu feito:

- Um prolongado swing de baixa: 5 dias de extensão e 11,42% de amplitude, a que se seguiu um breve swing de alta de 2 dias e 5,08% de amplitude apenas, tendo-se iniciado novo swing de baixa, que já vai também com 2 dias;

- Quebra do mínimo de Novembro de 2008, embora ainda por pouco, e apenas após um primeiro teste ao nível de suporte;

- Fecho quase no mínimo da sessão (apenas a 0,57 pontos de distância);

- Temos um ténue nível de resisencia nos 780;

- Por outro lado, é curioso notar que o actual nível de suporte (ainda...) se encontra à mesma distância relativa do anterior suporte que este se encontrava da resistência precedente. Isto é: 740/805 ~ 805/875. Isto significa que foi já atingido o target do anterior range de negociação o que, associado a este fecho nos mínimos diário, semanal e mensal, permite alimentar a ideia de que poderemos agora vir a observar um ressalto.

Horizonte semanal

Flying Turtle (em 20 de Fevereiro) Escreveu:O swing de baixa acentua-se e o mínimo de Novembro está já à porta. Temos entretanto um lower low já garantido, o que retira importância ao higher low conseguido anteriormente. Podemos entretanto traçar uma LTD tentativa, que nos guiará futuramente na percepção do ritmo da presente tendência descendente.

O swing de baixa prossegue, levando já 4 semanas e mais de 130 pontos de amplitude. As 3 últimas barras semanais tiveram amplitudes relativamente uniformes, aproximadamente entre 56 e 64 pontos e, na verdade, cobriram todo o range do actual swing.

Neste gráfico é bem visível a possibilidade de criação de um duplo fundo, caso agora o índice reaja consistentemente em alta - o que está longe de ser uma evidência, claro.

Horizonte mensal

Com a quebra do mínimo de Novembro, temos o prolongamento do swing de baixa no gráfico mensal, o qual é já velho de 6 meses e ostenta uma respeitável amplitude de quase 580 pontos, que correspondem a 44,06% de amplitude.

Este prolongamento do swing permite agora uma melhor definição do mesmo, ao ter sido quebrada a influência dominadora da barra de Novembro a qual, pela sua grande amplitude, determinou que as barras de Dezembro e Janeiro tivessem sido "inside bars". Tendo agora uma barra de menor amplitude a definir o swing, será mais fácil a inversão do mesmo nos próximos tempos. Nada garante no entanto que tal venha a ser conseguido já no próximo mês, porque tal exigiria que o mínimo de hoje não fosse ultrapassado e que se atingissem pelo menos os 875,02 pontos durante o mês de Março. Não é impossível, mas nada indica ainda que tal possa vir a contecer.

Em conclusão

O viés de baixa é evidente. Existe no entanto uma conjugação de factores (fecho nos mínimos diário, semanal e mensal, fecho na zona de suporte, exaustão do target no diário), que não permite descartar uma possível inversão, talvez apenas de curto prazo, ou mesmo o estabelecimento de um duplo fundo, o que seria bullish.

Tenham um bom fim-de-semana,

FT
Anexos
SPX 20090227 FT D.png
SPX diário
SPX 20090227 FT D.png (20.08 KiB) Visualizado 6694 vezes
SPX 20090227 FT W.png
SPX semanal
SPX 20090227 FT W.png (18.67 KiB) Visualizado 6703 vezes
SPX 20090227 FT M.png
SPX mensal
SPX 20090227 FT M.png (18.92 KiB) Visualizado 6704 vezes

por Flying Turtle » 21/2/2009 0:07

Ora muito boa noite,

Cá vamos à análise semanal do SPX:

Horizonte diário

Flying Turtle (14 de Fevereiro) Escreveu:- Os 850 pontos continuam centrais, embora com menos poder de atracção do que nas semanas anteriores. Esta centralidade advém da formação de um novo canal horizontal, ou "trading range", entre os 80x e os 87x (marcado a verde descontínuo nos gráficos). Estamos assim a definir uma nova fase de lateralização a níveis inferiores aos da última fase.

- O "Wedge" do Óscar (linhas descontínuas a escuro) ameaça seriamente ser quebrado em baixa, com o primeiro fecho diário abaixo da respectiva linha de procura.

- No que respeita a "swings", o "upswing" que vinha da passada semana terminou logo na segunda-feira, com 2 dias de extensão e +6,72% de amplitude, tendo-se-lhe seguido um "downswing" de 3 dias e 7,65% de amplitude. A formação de um "lower low" e de um "high" que, tendo sido superior ao imediatamente anterior, não conseguiu atingir, e menos ainda superar, o higher high precedente, são sinais adicionais de fraqueza do índice. Entretanto, está iniciado um novo "upswing"

Um "trading range" inferior, uma ameaça de quebra em baixa do do "wedge" e "highs" e "lows" em baixa são o caldo que me faz apontar para Sul: Apesar de continuarmos num movimento que se pode considerar lateral, existe agora um mais claro viés de baixa. Como já anteriormente afirmei, não me admirará que o índice venha a testar novamente os mínimos de Novembro.

Como havia admitido, a semana que hoje acaba trouxe uma definição de curto prazo ao índice: Os 850 "já eram", o "trading range" em formação entre os 80x e os 87x não foi validado e a quebra do "wedge" do Oscar veio desencadear uma aceleração do movimento de queda (ver elipse no gráfico).

Temos assim um novo e pronunciado swing de baixa em curso, após um breve e pouco significativo swing de alta, a que nos tínhamos referido na passada semana. O caminho está pois aberto para ser testado o mínimo de Novembro último.

Horizonte semanal

Flying Turtle (14 de Fevereiro) Escreveu:A lateralização dentro deste novo "trading range" é mais evidente neste gráfico mais "despido". O "swing" de baixa prossegue, tendo a barra da penúltima semana passado a ser uma "inside bar". Este movimento lateral poderá vir a assumir a natureza de uma figura de continuação da tendência precedente, ou seja, de queda. Reitera-se, assim, a perspectiva de lateralização com viés de baixa.

O swing de baixa acentua-se e o mínimo de Novembro está já à porta. Temos entretanto um lower low já garantido, o que retira importância ao higher low conseguido anteriormente. Podemos entretanto traçar uma LTD tentativa, que nos guiará futuramente na percepção do ritmo da presente tendência descendente.

Em conclusão:

A retoma da tendência dominante, de baixa, é agora evidente. A aproximação aos mínimos de Novembro poderá desencadear alguma reacção e talvez mesmo criar um duplo fundo, que é bullish. Mas mesmo que isso aconteça, poderemos não estar senão perante um bear market rally, como o Ulisses já referiu. Ou a pressão descendente pode ser tanta que novos mínimos venham a ser estabelecidos, ignorando-se mesmo o nível de Novembro.

Ficam as imagens. Tenham um bom fim de semana,
FT

EDITADO: Correcção de "LTA" para "LTD" (semanal)
Anexos
SPX 20090220 FT D.gif
SPX diário
SPX 20090220 FT D.gif (24.08 KiB) Visualizado 6848 vezes
SPX 20090220 FT W.gif
SPX semanal
SPX 20090220 FT W.gif (17.59 KiB) Visualizado 6847 vezes

por Flying Turtle » 15/2/2009 23:21

rsacramento Escreveu:
Flying Turtle Escreveu:
rsacramento Escreveu:pelo que vejo baseias-te na teoria do Dow, com os seus lower highs e lows

Sim, mas não só: No caso em questão, a quebra do duplo fundo, mais adiante testada através de falso break e assim confirmada, parece-me também um sinal poderoso.

FT

podes dar mais ou menos as datas, para ver se eu entendo?

é que o que me surpreende é a facilidade com que ora quebra, ora era falso, etc, deixando-me incerto acerca de quando, realmente, se pode assumir definitivamente a queda (isto sem olhar retrospectivemente, é claro):
a 18 e a 22 de jan 08, segundo os cânones normais, a quebra está confirmada

logo a seguir, até fins de fevereiro, dois pullback, mais quedas profundas em março, novas reacção que vence a resistência...

afinal quando é que temos segurança para proclamar a ruptura?

eu calculo o que se dirá: os mais prudentes, realmente só o fizeram em junho

daí eu querer ver a que alturas te referes quando dizes:

a quebra do duplo fundo, mais adiante testada através de falso break e assim confirmada

rsacramento, não creio que as coisas sejam tão exactas assim. Provavelmente o que faz sentido é, perante a acumulação de sinais, ir reduzindo a exposição progressivamente, até que se fica totalmente de fora e, eventualmente, começam a encarar-se posições curtas.

SE olhares para o gráfico que postei, diria que:

- O 1º. aviso - Lower high no início de Dezembro (não me peças datas exactas) - deveria levar-nos, pelo menos, a redobrar atenção e, provavelmente, a reduzir a alavancagem caso fosse esse o caso;

- O 2º. aviso - Quebra do duplo fundo, no início de 2008, para mais com uma barra semanal bem feia - foi muito mais sério, e deveria ter-nos levado, se não a sair, pelo menos a reduzir significativamente a nossa exposição, até ver no que dava;

- O 3º. aviso - Lower low ainda em Janeiro - pouco acrescentou, uma vez que era já inevitável após a quebra do duplo fundo. Foi mais uma referência do que um verdadeiro aviso;

- Os 4º.s avisos - as confirmações no início de Fevereiro - com um novo lower high e um falso break da zona do duplo fundo (entretanto transofmada em zona de resistência), deveriam ter-nos levado a nova retirada, se não já total pelo menos para reduzir a exposição a títulos mais defensivos ou não cíclicos;

- Finalmente a última confirmação, com o (longo e enganador) falso break em Maio de 2008, deveriam ter convencido os últimos resistente do bull a abandonar toda e qualquer posição longa.

Duas notas:

- As perspectivas acima aplicar-se-iam a position trading, não necessariamente a day trading, onde poderiam ter surgido sinais interessantes de entrada longa;

- No meu caso particular, desfiz-me de parte dos meus fundos ao longo destes avisos mas, infelizmente e como disse atrás, acabei por deixar ficar alguns cuja gestão, pensava eu, seria capaz de contrariar com sucesso a nova situação. Entre estes estão alguns onde os prospectos diziam que os gestores tanto podiam adoptar posições longas como curtas e blábláblá, mas o resultado actual mostra que era treta, se não totalmente pelo menos em boa parte.

FT

por rsacramento » 15/2/2009 19:39

Flying Turtle Escreveu:
rsacramento Escreveu:pelo que vejo baseias-te na teoria do Dow, com os seus lower highs e lows

Sim, mas não só: No caso em questão, a quebra do duplo fundo, mais adiante testada através de falso break e assim confirmada, parece-me também um sinal poderoso.

FT

podes dar mais ou menos as datas, para ver se eu entendo?

é que o que me surpreende é a facilidade com que ora quebra, ora era falso, etc, deixando-me incerto acerca de quando, realmente, se pode assumir definitivamente a queda (isto sem olhar retrospectivemente, é claro):
a 18 e a 22 de jan 08, segundo os cânones normais, a quebra está confirmada

logo a seguir, até fins de fevereiro, dois pullback, mais quedas profundas em março, novas reacção que vence a resistência...

afinal quando é que temos segurança para proclamar a ruptura?

eu calculo o que se dirá: os mais prudentes, realmente só o fizeram em junho

daí eu querer ver a que alturas te referes quando dizes:

a quebra do duplo fundo, mais adiante testada através de falso break e assim confirmada
Anexos
sp ruptura.png
sp ruptura.png (12.4 KiB) Visualizado 7117 vezes

Registado: 29/11/2007 12:50

por Flying Turtle » 15/2/2009 16:18

FT

por rsacramento » 15/2/2009 15:00

Flying Turtle Escreveu:
rsacramento Escreveu:deparei-me com uma dúvida: onde assinalar o fim do bull, sem auxílio a médias móveis?

fui à net, vim aqui e não encontrei nada que me esclarecesse

eu tenho a minha versão e se quiserem eu mostro-a, mas o que eu gostava era que me mostrassem como fizeram (e já agora porquê)

Eu diria que a sequência de sinais mostrada no gráfico abaixo mostra bem o fim do Bull.

Resta saber quantos de nós, na altura (isto é, o mais tardar no início de Junho de 2008), assumiram por inteiro as consequências dessa sequência de sinais. Pela minha parte, e apesar de não estar activamente investido nos mercados, deveria ter vendido TODOS os fundos que detinha e não o fiz. Logo, não quis ver aquilo que saltava à vista, embora me auto-desculpe sistematicamente com o facto de os fundos deverem ser geridos por quem sabe mais do que eu e tem obrigação de estar muito mais atento. Por outro lado, devia ter tido em consideração que, na sua maioria, os fundos estão espartilhados por quotas mínimas e máximas de exposição a determinados tipos de activos, pelo que a capacidade dos seus gestores para os colocar ao abrigo dos efeitos do bear market não é ilimitada.

Enfim, vivendo e aprendendo...

FT

obrigado pela excelente explicação, ft

pelo que vejo baseias-te na teoria do Dow, com os seus lower highs e lows

lembro-me de quando há já alguns meses atrás analisei uns gráficos e depois fui confrontar o resultado com as análises do ulisses:

ao questioná-lo acerca da utilização de highs, lows, etc, a resposta foi um choque para mim - não se guiava por esses critérios

fui agora mesmo à procura dessa msg mas infelizmente só tenho em arquivo mensagens privadas desde dezembro 08
não sei porque é que o fórum não guardou as outras :(

portanto esta minha tentativa usa critérios de (ruptura de) S/R para determinar o ponto de inversão da tendência principal

uma nota final: como eu disse no meu milésimo post, o caldeirão é a minha janela sobre os mercados

quer isto dizer que, ao publicar gráficos, opiniões, etc, procuro sobretudo aprender, mais que não seja pelo feedback que obtenha

por rsacramento » 15/2/2009 14:00

Infelizmente ainda não consegui entender o que colocaste.ora a tua zona neutra põe-te a jeito para, quando longo, levares com o tal sell off
Consegues explicar essa parte e de que forma a mesma está interligada com o que colocaste em relação ao teres identificado a zona de distribuição.

do que tenho vindo a observar e do que li, repito, o fim do bull é acompanhado por uma fase de distribuição, e, ao contrário, o do bear por uma de acumulação

também as minhas leituras dizem que após essa distribuição se segue (pelo menos) um sell off, que marcará a segunda fase do bear market

ora, ao olhar para o teu gráfico saltou-me à vista que a tua zona neutra continha quedas a pique (desde +/- agosto/setembro), donde eu admirar-me

Eu tinha ideia que independentemente dos títulos ou
indices que se acompanha que podemos ter uma opinião formada sobre qualquer activo

sim, mas só observando ográfico; ou então sabendo de ouvido

A AT não é diferente de um activo para outro, muito menos quando clarificamos zonas ou valores importantes que mudam determinado beas. Digo-te isto porque se consideras que fico em risco ( no tal ponto que ainda não consegui entender), é porque tens um valor/zona diferente da que coloquei.

por ignorância, prudência, ou o que lhe quiseres chamar, uma das lições que tirei desta dúzia de meses que levo de mercados é que não é lá muito seguro remar contra a tendência principal

ora a tendência principal é bear, desde a tua linha vermelha

mas isso, como já tive oportunidade de comentar contigo noutra ocasião, prende-se com o horizonte temporal da trade - o tal problema da escala...

dito isto, acho extremamente recomendável que se tenham balizas para o investimento

P.S.Eu estive sempre a escrever sobre o dax.O triangulo estava-me a referir ao dax

repara que a minha questão inicial tinha a ver justamente como, no S&P, se encontrava o fim do bull

por RoundersT » 15/2/2009 2:03

rsacramento Escreveu:pelas minhas leituras um bear tem uma segunda fase de panic sell; ora já se tendo identificado a distribuição característica após o fim do bull, é de prever (digo eu, baseado nas leituras, repito), que se avizinhará, mais tarde ou mais cedo, o tal sell off (segunda fase do bear)

ora a tua zona neutra põe-te a jeito para, quando longo, levares com o tal sell off

Boas,

Vamos por partes senão cada vez entendo menos o que escreves. :(

1 - Estive e estou a escrever sobre o dax, porque foi esse o índice onde não entendeste para que servia a zona neutra.
2 - Acho que expliquei claramente a forma como entendo fazer as coisas, caso exista uma violação/quebra da zona de Bear Market.
3 - A dúvida/questão que colocaste estaria arrumada, mas achaste que a minha zona neutra colocava-me a jeito para, quando longo, levar com o tal sell off.

Estamos neste ponto. Certo? Eu digo sim.

Infelizmente ainda não consegui entender o que colocaste.ora a tua zona neutra põe-te a jeito para, quando longo, levares com o tal sell off
Consegues explicar essa parte e de que forma a mesma está interligada com o que colocaste em relação ao teres identificado a zona de distribuição.

Por último também não entendi se não sabes qual a zona que para ti continua a alimentar a continuação deste bear market no dax.
Eu tinha ideia que independentemente dos títulos ou
indices que se acompanha que podemos ter uma opinião formada sobre qualquer activo. A AT não é diferente de um activo para outro, muito menos quando clarificamos zonas ou valores importantes que mudam determinado beas. Digo-te isto porque se consideras que fico em risco ( no tal ponto que ainda não consegui entender), é porque tens um valor/zona diferente da que coloquei.

P.S.Eu estive sempre a escrever sobre o dax.O triangulo estava-me a referir ao dax.

Abraço
Rounders
Abraço
Rounders
http://rounderstrader.blogspot.com/
Analises ao principais indices diariamente. +-50 updates por mês.
"O mercado não é uma prova de 100 metro é uma maratona".Carlos Júlio

Registado: 30/12/2007 4:55

por rsacramento » 14/2/2009 21:41

RoundersT Escreveu:
rsacramento Escreveu:pelas minhas leituras um bear tem uma segunda fase de panic sell; ora já se tendo identificado a distribuição característica após o fim do bull, é de prever (digo eu, baseado nas leituras, repito), que se avizinhará, mais tarde ou mais cedo, o tal sell off (segunda fase do bear)

ora a tua zona neutra põe-te a jeito para, quando longo, levares com o tal sell off

"Um bear tem uma segunda fase de panic Sell..." :roll:
Mas em que fase estamos????
Eu já vi muita complacência durante este bear market e mais do que uma fase de panic sell.
Eu nem consigo ver em que fase estamos. :(
Outra questão que infelizmente não posso concordar.
A minha zona "neutra poe-me a jeito..." sim é verdade, mas....

- Onde estamos actualmente?????

- Se consideras o actual range como uma zona de distribuição, qual intervalo que consideras ???

- Como chegas á conclusão que uma zona é de distribuição ou acumulação??
Será pelo volume na subida e na descida.

Eu abro outra hipotese/outra forma: Se o dax quebrar este range e saltar assim do nada para os 5900 olhas para o gráfico e dizes que estiveram estas semanas a distribuir ou a acumular????

Eu continua a achar que acabará por quebrar o triangulo no sentido da tendência dominante.

Qual o target que esperas para este índice?
Quais as zonas de invalidam a trend actual em termos de longo prazo para ti?

Eu acho é importante ter zonas e valores de referência para continuar a validar determinado target/ou determinada trend independentemente do time frame.

Temos de ver as coisas como traders e não e só como analistas. :wink:

P.S- Deixei-me lá ver se não fico a comer pastéis de nata a semana toda. :mrgreen:

Abraço
Rounders

Um bear tem uma segunda fase de panic Sell
numa segunda fase aparecem os panic sells

Eu já vi muita complacências durante este bear market e mais do que uma fase de panic sell.
Eu nem consigo ver em que fase estamos.

- Se consideras o actual range como uma zona de distribuição, qual intervalo que consideras ???
não disse isso - a distribuição foi lá em cima, pelo topo

- Como chegas á conclusão que uma zona de distribuição ou acumulação??
depende - no fim dos bulls nalguns casos vê-se mesmo (estou a pensar na air liquide, p.ex.)
num papel posso usar indicadores

também

Eu abro outra hipotese/outra forma: Se o dax quebrar este range e saltar assim do nada para os 5900 olhas para o gráfico e dizes que estiveram estas semanas a distribuir ou a acumular????
eu não sigo o dax, mas para te responder fui espreitar o gráfico do marco e lá está: de junho a dez lá está a tal distribuição de que eu falava
para mim n tem de estar sempre a acumular ou a distribuir - basta-me dizer que consolida

Eu continua a achar que acabará por quebrar o triangulo no sentido da tendência dominante.
se estás a falar do sp, isso é o mais natural

n sigo o dax

...

Eu acho é importante ter zonas e valores de referência para continuar a validar determinado target/ou determinada trend independentemente do time frame.
de acordo

Temos de ver as coisas como traders e não e só como analistas.
a AT dá-me o enquadramento para as trades, sim senhor

por RoundersT » 14/2/2009 21:22

"Um bear tem uma segunda fase de panic Sell..." :roll:
Eu já vi muita complacência durante este bear market e mais do que uma fase de panic sell.
Eu nem consigo ver em que fase estamos. :(

- Como chegas á conclusão que uma zona é de distribuição ou acumulação??

Temos de ver as coisas como traders e não e só como analistas. :wink:

P.S- Deixei-me lá ver se não fico a comer pastéis de nata a semana toda. :mrgreen:

Abraço
Rounders
Abraço
Rounders

por rsacramento » 14/2/2009 20:45

pelas minhas leituras um bear tem uma segunda fase de panic sell; ora já se tendo identificado a distribuição característica após o fim do bull, é de prever (digo eu, baseado nas leituras, repito), que se avizinhará, mais tarde ou mais cedo, o tal sell off (segunda fase do bear)

Re: Bull ou Bear. Mas quais os valores de cada beas?

por RoundersT » 14/2/2009 20:37

rsacramento Escreveu:
RoundersT Escreveu:
rsacramento Escreveu:
RoundersT Escreveu:Boas,
O que eu penso do DAX para os próximos meses.
Estando dentro da zona de Bear Market espero um teste aos minimos de 2002, ou pelo menos 2700.

Foi a forma que encontrei de deixar um contributo neste tópico. :wink:

BFS
Rounders

qual é a lógica de chamar zona neutra àquele bocado?

É a lógica de fechar grande parte das posição caso feche acima da linha de Bearmarket.
A zona neutra permite-me fazer posições longo e curtas.
A de bull só longas e a de bear só .....

Será que respondi ao que pediste?

Abraço
Rounders

perfeito

mas faz-me doer os dentes pensar que consideras poder estar longo numa zona de sell panic iminente

Agora fui eu que fiquei para trás, e a milhas :mrgreen:

Explica lá isso melhor????

Abraço
Rounders
Abraço
Rounders

por rsacramento » 14/2/2009 20:33

RoundersT Escreveu:
rsacramento Escreveu:
Estando dentro da zona de Bear Market espero um teste aos minimos de 2002, ou pelo menos 2700.

BFS
Rounders

É a lógica de fechar grande parte das posição caso feche acima da linha de Bearmarket.

Abraço
Rounders

perfeito

mas faz-me doer os dentes pensar que consideras poder estar longo numa zona de sell panic iminente

por RoundersT » 14/2/2009 20:27

rsacramento Escreveu:

BFS
Rounders

Atenção aquela zona pode variar mais 1 a 2%.
É que se tivesse posições curtas mesmo com um target para o xetra 2700 ( target minimo )e estivesse á espera dos 6500 para fechar as posições nem valia a pena estar curto. O indice actualmente está a 4400.

Abraço
Rounders
Abraço
Rounders

por RoundersT » 14/2/2009 20:18

rsacramento Escreveu:
Adrox Escreveu:Para mim o fim do Bull vê-se perfeitamente no DAX. Triplo topo mais bem feito é impossivel.
(Esqueçam as linhas de baixo, vejam só a 1ª vermelha e a 1ª azul).

mas eu referia-me concretamente ao fim do bull, sim, mas no sp

Boas,

Acho que tenho aqui alguma coisa, será que serve???
Ficam aqui dois gráficos Mensal e semanal.
Existia muito mais para dizer.
Será que fiz asneira :oops:
Mas por agora existem mais alguns updates para fazer.

Abraço
Rounders
Anexos
spx mais 1.PNG
spx mais 1.PNG (42.61 KiB) Visualizado 4937 vezes
mensal spx.PNG
mensal spx.PNG (39.84 KiB) Visualizado 4935 vezes
Abraço
Rounders

por rsacramento » 14/2/2009 20:11

BFS
Rounders

Bull ou Bear. Mas quais os valores de cada beas?

por RoundersT » 14/2/2009 19:57

Boas,

BFS
Rounders
Anexos
bull or bear.PNG
bull or bear.PNG (349.35 KiB) Visualizado 4969 vezes
Abraço
Rounders

por rsacramento » 14/2/2009 19:47

Adrox Escreveu:Para mim o fim do Bull vê-se perfeitamente no DAX. Triplo topo mais bem feito é impossivel.

mas eu referia-me concretamente ao fim do bull, sim, mas no sp

por MarcoAntonio » 14/2/2009 19:32

Andas-me a copiar as linhas?

Imagem

Imagem

Assim não vale!

Just kiddin, é fim-de-semana, não ligues...
:P
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Adrox » 14/2/2009 19:29

Açor3 Escreveu:Adrox

É o fim do Bear ou do Bull??? :shock:

Bull. já corrigi.

Registado: 29/11/2007 1:43

por Açor3 » 14/2/2009 19:22

Adrox

É o fim do Bear ou do Bull??? :shock:
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

por Adrox » 14/2/2009 19:18

Para mim o fim do Bull vê-se perfeitamente no DAX. Triplo topo mais bem feito é impossivel.
Anexos
dax double top.jpg
dax double top.jpg (53.25 KiB) Visualizado 5004 vezes
Editado pela última vez por Adrox em 14/2/2009 19:29, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 1:43

por rsacramento » 14/2/2009 19:08

pois, há de facto um enorme gap temporal, conforme as análises: desdde janeiro ao verão!

para mim foi quando quebrou o suporte dos 1365, o que coincide mais ou menos com a quebra da longa LTa
Anexos
sp.png
sp.png (13.25 KiB) Visualizado 5015 vezes
zoom.png
zoom.png (11.15 KiB) Visualizado 5010 vezes

por salvadorveiga » 14/2/2009 18:48

rsacramento Escreveu:eu estava a estudar o sp (está, para alguns, a fazer um triângulo :wink: ) e deparei-me com uma dúvida: onde assinalar o fim do bull, sem auxílio a médias móveis?

fui à net, vim aqui e não encontrei nada que me esclarecesse

eu tenho a minha versão e se quiserem eu mostro-a, mas o que eu gostava era que me mostrassem como fizeram (e já agora porquê)

a mim foi quando foi testar novamente os 1400 e reagiu novamente em baixa...

Registado: 12/3/2008 22:06

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dragon56, fatura.pt, Google [Bot], iniciado1, latbal, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 148 visitantes