Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Comprar empresas cotadas em bolsa compensa ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Jotix » 27/6/2003 10:38

Desculpa lá PLPINTO, mas numa coisa não posso concordar contigo, qualquer pessoa no seu estado perfeitamente normal, não investe numa empresa para não ganhar dinheiro! Além disso, para se ser dono da PT é preciso muito e muito dinheiro! Quando por exemplo, eu formo um empresa, o objectivo primordial é obter lucros que possam sustentar a própria e os seus sócios, porque todos nós temos uma familia e blá blá... Não estou a imaginar nenhuma pessoa a derreter dinheiro, para ficar com o estatuto de dono, e não receber lucros relativamente ao montante investido.
Jotix

Registado: 17/5/2003 17:50

por PLPINTO » 27/6/2003 10:32

:arrow: A PT não tem esse lucro todo porque muito do dinheiro ganho é novamente investido.
:arrow: O objectivo dos investidores não é só lucro em dinheiro mas ser "dono"
:arrow: Um milhão de acções da PT não é nada, esperimenta uma Smal cap

Registado: 22/5/2003 15:08

Comprar empresas cotadas em bolsa compensa ?

por Jotix » 27/6/2003 10:15

Está é uma questão, que me pões a cabeça a andar às voltas.

Teoricamente é possível comprar uma parte de uma empresa através da bolsa, comprado para tal um grande número de acções. A questão aqui, é se tal investimento compensa ou não?!

Vamos idealizar a seguinte situação:

:arrow: Um individuo, tem [b]5
milhões de euros, e pretende ser accionista da PT(por exemplo). Investe portanto, esses 5 milhões de euros comprando acções da PT. Para simplificar as contas, vamos supor que esse individuo comprou 5 milhões de acções da PT a 5€, ou seja comprou 1 milhão de acções(Penso que 1 milhão de acções é já qq coisita). :!:

A intenção do individuo não é vender acções, porque quer ser accionista da PT. Agora vejamos, recebendo de dividendos 0.1€(por exemplo), tem um lucro anual de 100 mil euros face a um investimento de 5 milhões de euros. Pelo que é necessários muitos longos anos para recuperar o investimento inicial(cerca de 50 anos, recebendo sempre os mesmos dividendos)-Mas os 100 mil euros de lucros não são totalmente lucros, porque existe aqueles impostos que quer o estado, quer os bancos teimam em cobrar, sendo necessários quase uma vida para recuperar o capital investido. Ou seja, passado essa vida não só não se recupera totalmente o capital investido, como não se ganha lucros face ao investimento. :| [/b]

Bom, eu acho que estas empresas que estão cotadas renumeram muito mal os seus accionistas. Vejamos o seguinte exemplo, novamente na PT:
-A PT tem cerca de 4(penso que é isto, apesar de agora estar a diminuir) milhões de clientes.
-Cobra de mensalidade cerca de 13€(n contando com os reformados).
:wink: -Se no minimo cada cliente não consumir comunicações a PT tem lucro fixo mensal de 52 milhões de euros.
-Mas o normal é os clientes consumirem comunicações(pois assim n precisavam do telefone), e como tal a PT ter um lucro muito e muito superior.
-Agora tendo em conta os reformados e as comunicações dos clientes, num período de um ano, são um número que nem me cabe na cabeça.
-Qual é a justificação que os admnistradores teem para dar?
-Feitas as contas, até pode ser verdade, que um individuo que ocupa um dos lugares máximos na PT, ganhe mais por ano, do que aquele que investiu 5 milhões de euros. Será justo que um accionista ganhe menos de que um empregado?!
Jotix

Registado: 17/5/2003 17:50

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 121 visitantes