Metro Mondego é para quando?
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Valente de Oliveira diz Metro Ligeiro de Superíficie custa 9
Valente de Oliveira diz Metro Ligeiro de Superíficie custa 949,7 milhões
Terça, 17 Set 2002 12:28
O Metro Ligeiro de Superfície, que engloba as circulares internas e externa a Lisboa, terá um custo estimado de 949,7 milhões de euros, dos quais 227,2 milhões serão destinados à reconversão urbana, revelou o ministro das Obras Públicas Valente de Oliveira, em declarações aos jornalistas.
A análise do novo projecto, apresentada hoje num debate sobre o tema realizado no Ministério das Obras Públicas, Transportes e Habitação, prevê que a circular exterior a Lisboa se faça com 24,7 quilómetros.
As ligações exteriores far-se-ão entre Algés e Falagueira (12,6 quilómetros e um custo estimado de 232 milhões de euros) e entre Falagueira e Loures (12,1 quilómetros e 222,7 milhões de euros de custo).
As circulares internas que deverão «fechar as redes radiais do metro e comboio, permitirão a ligação entre Falagueira/Santa Apolónia, com 11,5 quilómetros, num custo de 211,6 milhões de euros.
Na ligação Alcântara/Gare do Oriente, o investimento total, para os previstos 15,4 quilómetros, será de 283,4 milhões de euros.
O Metro Ligeiro de Superfície, uma medida anunciada há alguns meses pelo ministro da tutela, Valente de Oliveira, não tem ainda metas temporais estabelecidas.
O ministro das Obras Públicas afirmou hoje que o projecto ainda está a ser definido, mas reforçou mais uma vez a vontade de avançar em parceria pública-privada.
Para já esta será «uma iniciativa conjunta do Metro e da Carris», a que o Governo «gostaria» de juntar «a companhia das câmaras municipais». O «resto será o conjunto daqueles que se vierem a formar em consórcios para virem a concorrer à concessão», afirmou Valente de Oliveira.
Por Isabel Aveiro.
por Canal de Negócios
Terça, 17 Set 2002 12:28
O Metro Ligeiro de Superfície, que engloba as circulares internas e externa a Lisboa, terá um custo estimado de 949,7 milhões de euros, dos quais 227,2 milhões serão destinados à reconversão urbana, revelou o ministro das Obras Públicas Valente de Oliveira, em declarações aos jornalistas.
A análise do novo projecto, apresentada hoje num debate sobre o tema realizado no Ministério das Obras Públicas, Transportes e Habitação, prevê que a circular exterior a Lisboa se faça com 24,7 quilómetros.
As ligações exteriores far-se-ão entre Algés e Falagueira (12,6 quilómetros e um custo estimado de 232 milhões de euros) e entre Falagueira e Loures (12,1 quilómetros e 222,7 milhões de euros de custo).
As circulares internas que deverão «fechar as redes radiais do metro e comboio, permitirão a ligação entre Falagueira/Santa Apolónia, com 11,5 quilómetros, num custo de 211,6 milhões de euros.
Na ligação Alcântara/Gare do Oriente, o investimento total, para os previstos 15,4 quilómetros, será de 283,4 milhões de euros.
O Metro Ligeiro de Superfície, uma medida anunciada há alguns meses pelo ministro da tutela, Valente de Oliveira, não tem ainda metas temporais estabelecidas.
O ministro das Obras Públicas afirmou hoje que o projecto ainda está a ser definido, mas reforçou mais uma vez a vontade de avançar em parceria pública-privada.
Para já esta será «uma iniciativa conjunta do Metro e da Carris», a que o Governo «gostaria» de juntar «a companhia das câmaras municipais». O «resto será o conjunto daqueles que se vierem a formar em consórcios para virem a concorrer à concessão», afirmou Valente de Oliveira.
Por Isabel Aveiro.
por Canal de Negócios
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Visitante
Nisso tb concordo. É de facto mais bonito, comparado aos Siemens.
O que chateia é a funcionalidade.
E nem parece uma má solução para zonas de baixa densidade de trânsito. Pergunto-me é se não se consegue a mesma funcionalidade mais barato com autocarros.
Apesar de tudo, aquilo sempre custou cerca de 100 MC incluindo todos os custos. São 10 contos por cada português. São 100 contos por cada Portuense. São facilmente 400 contos por cada utilizador recorrente. É fácil de ver que aquilo nunca será viável.
O que chateia é a funcionalidade.
E nem parece uma má solução para zonas de baixa densidade de trânsito. Pergunto-me é se não se consegue a mesma funcionalidade mais barato com autocarros.
Apesar de tudo, aquilo sempre custou cerca de 100 MC incluindo todos os custos. São 10 contos por cada português. São 100 contos por cada Portuense. São facilmente 400 contos por cada utilizador recorrente. É fácil de ver que aquilo nunca será viável.
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- Registado: 6/11/2002 19:27
Acho que não se compreendeu a discussão o metro do porto. Não era uma comparação Lisboa/Porto nem guerra nenhuma. Era sim, uma discussão de chamarem de metro algo que não tem nada de metro, sendo que a única coisa comparável são os eléctricos que também circulam em Lisboa (particularmente os modernos).
Era uma crítica ao sistema adoptado roubar espaço aos outros meios de transporte, por oposição a sistemas enterrados ou elevados que não têm esse problema.
Era uma crítica ao sistema adoptado roubar espaço aos outros meios de transporte, por oposição a sistemas enterrados ou elevados que não têm esse problema.
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- Registado: 6/11/2002 19:27
Metro Mondego é para quando?
Falaram aqui no Caldeirão, durante longas e três páginas Web, sobre as diferenças entre o metro de Lisboa e do Porto(o Metro do Porto é mais giro!)~. Pois muito bem, mas só se falou neste dois grandes aglomerados de cimento e cimento. E de Coimbra? Será que a nossa capital nacional da Cultura não merece um ponto de destaque? Uma das coisas que me deixa indgnado é a Metro Mondego, que para quem não sabe, consiste num projecto que liga o trajecto Lousã-Coimbra e também, as zonas da cidade entre si. Pelo facto, de não existir capital necessário, o Metro irá ser aquilo que se designa por Metro ligeiro de superficie. Mas a verdade que seja dita, projectos, negociações, presidentes, trabalhadores existem muitos na Metro Mondego. Não sei o que fazem os senhores doutores da Metro Mondego, a não ser engordar a conta bancária à custa dos cofres do estado. A empresa Metro Mondego, SA; já existe algum tempo e já deu despesas elevadissimas.
Agora digam-me como é que o nosso querido Portugal, pode avancar assim, com xulos a meterem o dinheiro sabe-se lá onde, e nós a precisar do Metro.(Porque o comboio que a CP remodificou e remodernizou, foi só no exterior, ou seja mudaram a carças das velhas locomotivas, mas o motor é o mesmo, ou seja andam MUITO POUCO, além de parar em muitas zonas). De Lousã para Coimbra, sem ser hora de ponta, faz-se perfeitamente de carro em 25-30min, mas em comboio, mesmo não sendo em hora de ponta(na da ponta é tipo os chineses) demora cerca de um hora!
Enfim...
Agora digam-me como é que o nosso querido Portugal, pode avancar assim, com xulos a meterem o dinheiro sabe-se lá onde, e nós a precisar do Metro.(Porque o comboio que a CP remodificou e remodernizou, foi só no exterior, ou seja mudaram a carças das velhas locomotivas, mas o motor é o mesmo, ou seja andam MUITO POUCO, além de parar em muitas zonas). De Lousã para Coimbra, sem ser hora de ponta, faz-se perfeitamente de carro em 25-30min, mas em comboio, mesmo não sendo em hora de ponta(na da ponta é tipo os chineses) demora cerca de um hora!
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Jotix
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