Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Bancos e Juros - Euribor

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por btmoreira » 1/2/2009 22:14

Alguém que tenha negociado presentemente emprestimos, pode informar o spread que os bancos estão a cobrar (tendo em conta o valor do emprestimo e o total do imovel)?

Registado: 11/10/2006 22:14

por MarcoAntonio » 1/2/2009 21:41

Quanto às taxas é isso mesmo (embora a revisão seja na verdade provavelmente em Fevereiro, mas é isso mesmo, é essa taxa que deves esperar que seja aplicada em Março).

Quanto ao valor que deverás pagar, tens aqui uma boa calculadora disponibilizada pelo JdN:

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=350195

Colocas o montante ainda em dívida, os meses que tens para pagar, a taxa actual e o spread. E na segunda "caixa", a nova taxa e ele dá-te a previsão da próxima prestação (bem como o valor que deverás estar a pagar actualmente, que podes usar para conferir se introduziste os dados correctos).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

É assim???

por frigas » 1/2/2009 21:35

Caros Caldeireiros,

Estou indexado a 3 meses, e vou ter revisão em Março,actualmente tenho 5,71% de taxa + Spread (q está certo, média Out 5,11% + 0,6% Spread), segundo as minhas contas em Março vou ter a média de Jan 2,457% + 0,6% spread = 3,057%, correcto?? Ou seja vou ter uma diferença de 2,653%, aqui paira a minha dúvida!! devo actualmente 135000€ , é sobre este valor que vou calcular os 2,653% da diferença da taxa?? e divido esse valor por 12 meses para saber quanto pago a menos?? é que segundo a minha conta passaria a pagar menos 283€, será possivel baixar assim tanto?

Obrigado.
Os nossos filhos são a nossa eternidade. Robert Debré

Estou feliz. Não tenho queixas. Às vezes choro. Milton Dacosta

A saúde, como a fortuna, deixa de favorecer aos que abusam dela. Saint-Évremont

Registado: 17/9/2006 11:08

BPI - Rejeitado o pedido de alteração da taxa de empréstimo

por uisessouto » 30/1/2009 22:59

Olá a todos :)

Em dezembro, à semelhança de outros, pedi ao BPI para me alterar a tx do crédito à habitação para a euribor a 3meses, visto que tenho a 1 ano e será apenas revista em Agosto.

O pedido foi rejeitado.
As informações que me deram foi que a administração do banco deliberou rejeitar todos os pedidos efectuados em Dezembro, dado o excesso.

É legal?

Como é obvio estou a prepara o processo para mudar de banco :)

Registado: 29/11/2007 14:04

por MarcoAntonio » 30/1/2009 22:10

Miklas Escreveu:Mas quando se tenta mudar de banco, eles aplicam os spreads actuais, ou seja, não compensa... eu também vi o meu empréstimo ser revisto em Nov 2008, mas a realidade é que andei a procurar transferi-lo porque também me recusaram mudar o indexante, e as prestações com o spread actual ficam ao mesmo nivel daquelas que pago actualmente (com Euribor de Out 2008 + spread .5%)
Cumps.

As taxas já baixaram muito mais do que os spreads pelo que nos primeiros meses compensava.

Mas depois deixava de compensar e até acabava por ser pior (isto para quem tiver spreads baixos que já não consiga manter no novo banco).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Miklas » 30/1/2009 22:05

Mas quando se tenta mudar de banco, eles aplicam os spreads actuais, ou seja, não compensa... eu também vi o meu empréstimo ser revisto em Nov 2008, mas a realidade é que andei a procurar transferi-lo porque também me recusaram mudar o indexante, e as prestações com o spread actual ficam ao mesmo nivel daquelas que pago actualmente (com Euribor de Out 2008 + spread .5%)
Cumps.

Registado: 6/11/2002 20:01

por Crómio » 30/1/2009 21:31

mminter Escreveu:Tenho um credito ainda indexado a Euribor 6M, a ultima revisao foi em NOV08, onde foi usada a media de OUT. A proxima revisão será em MAI09, logo vou estar a pagar uma taxa enorme até MAI.
Pedi ao banco a alteração do indexante para Euribor 3M, mas dizem que só o podem fazer na prox revisao, antes dessa data o sist informatico não permite. Será tanga?
Alguem já conseguiu fazer uma alteração de taxa durante o periodo entre revisoes de taxa ?
Obrigado

A solução aqui é mudar de banco.

É a única forma de saíres do contrato antes duma revisão.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por MarcoAntonio » 30/1/2009 21:24

Eu desconfio que é tanga (mas é uma tanga a que eles têm direito, afinal trata-se de uma renegociação de um contrato estabelecido).

Por outras palavras: suponho que se trata de uma desculpa que eles apresentam para não terem de alterar aquilo que não são obrigados a alterar e que obviamente os prejudicava bastante financeiramente falando.

:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por mminter » 30/1/2009 21:21

Tenho um credito ainda indexado a Euribor 6M, a ultima revisao foi em NOV08, onde foi usada a media de OUT. A proxima revisão será em MAI09, logo vou estar a pagar uma taxa enorme até MAI.
Pedi ao banco a alteração do indexante para Euribor 3M, mas dizem que só o podem fazer na prox revisao, antes dessa data o sist informatico não permite. Será tanga?
Alguem já conseguiu fazer uma alteração de taxa durante o periodo entre revisoes de taxa ?
Obrigado

Registado: 29/11/2007 10:43

por majomo » 30/1/2009 21:12

MarcoAntonio Escreveu:...
Os primeiros a "ver" o benefício foram os que tiveram a revisão em Janeiro (aplicada a média de Novembro, que também já era mais baixa)...

Só uma pequena correcção, a revisão foi em dezembro com pagamento em janeiro...

Foi o que me aconteceu! :wink:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por majomo » 30/1/2009 21:10

Camisa Roxa Escreveu:pessoal, vou novamente colocar aqui a questão do meu empréstimo; é que hoje vem na capa do Jornal de Negócios que os créditos indexados à EUribor a 3 meses já estão todos com prestações mais baixas

pois o meu não está tive um belo aumento no meu crédito em 25 de Dezembro e agora só muda novamente em 25/3... estou a pagar a maior prestação de sempre...

O Marco já explicou, infelizmente para ti, apanhaste a média de Outubro que foi o máximo, pelo que agora deverás ter um grande "desconto"...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por MarcoAntonio » 30/1/2009 21:01

Camisa Roxa Escreveu:pessoal, vou novamente colocar aqui a questão do meu empréstimo; é que hoje vem na capa do Jornal de Negócios que os créditos indexados à EUribor a 3 meses já estão todos com prestações mais baixas

pois o meu não está tive um belo aumento no meu crédito em 25 de Dezembro e agora só muda novamente em 25/3... estou a pagar a maior prestação de sempre...

O artigo do Negócios, se diz isso, está incorrecto.

Para aqueles que vão ter revisão em Fevereiro (sendo-lhes aplicada a média de Janeiro, precisamente a que coloquei em cima e acrescida do spread contratado), só em Março irão ver a prestação baixar. Portanto, só em Março já estarão todos com prestações mais baixas...

Para estes, que são os "últimos", a revisão anterior deu-se em Novembro, altura em que lhes foi aplicada a média de Outubro, precisamente a mais alta "de sempre". Há ainda quem vá ver a prestação baixar agora em Fevereiro (os que tiveram revisão em Janeiro, sendo-lhes aplicada a média de Dezembro, essa já beneficiou das quedas da Euribor). Os primeiros a "ver" o benefício foram os que tiveram a revisão em Dezembro (aplicada a média de Novembro, que também já era mais baixa).

Resumindo:

> Primeiros beneficiados: viram a prestação baixar em Janeiro (aplicada a média de Novembro);

> Segundos beneficiados: vão ver agora em Fevereiro (aplicada a média de Dezembro, terão uma redução mais acentuada que os anteriores, mas mais tarde um mês);

> Terceiros beneficiados: só verão a redução em Março e serão os que terão a redução mais forte.

Entretanto, o ciclo recomeça e os primeiros têm a sua segunda redução no mês a seguir...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 30/1/2009 21:21, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por Camisa Roxa » 30/1/2009 20:39

pessoal, vou novamente colocar aqui a questão do meu empréstimo; é que hoje vem na capa do Jornal de Negócios que os créditos indexados à EUribor a 3 meses já estão todos com prestações mais baixas

Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por Açor3 » 30/1/2009 13:11

Euribor atingem mínimos de 2004
As Euribor voltaram a cair tocando em valores mínimos de 2004, numa altura em que as quedas têm sido menos acentuadas à medida que as taxas se aproximam do juros de referência na Zona Euro.

--------------------------------------------------------------------------------

Lara Rosa
lararosa@mediafin.pt

As Euribor voltaram a cair tocando em valores mínimos de 2004, numa altura em que as quedas têm sido menos acentuadas à medida que as taxas se aproximam do juros de referência na Zona Euro.

A Euribor três meses tocou hoje nos 2,086%, o valor mais baixo desde Maio de 2004, e a Euribor seis meses atingiu os 2,176%, o que não acontecia desde Outubro de 2004. Já a taxa a 12 meses recuou hoje para os 2,273%.

As taxas Euribor recuam há mais de três meses, a reflectirem os cortes de juro efectuados pelo Banco Central Europeu (BCE) que desde Outubro já reduziu a taxa de referência dos 4,25% para os actuais 2%.

No entanto as quedas têm sido menos acentuadas nas últimas sessões com as taxas a aproximarem-se da taxa que está em vigor na Zona Euro. A contribuir para a tendência mais ténue estão ainda as expectativas de que o BCE não volte a cortar os juros na reunião de Fevereiro, recorrendo a esta medida apenas em Março.

Jean-Claude Trichet, presidente da autoridade monetária já destacou que apenas a reunião de Março terá relevância em termos de política monetária, com o encontro de Fevereiro a ser importante apenas para avaliar as condições económicas actuais.

Jornal Negócios
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

por Razao_Pura » 30/1/2009 11:33

Bom Dia,

Quando é que será interessante negociar uma taxa fixa. E o que é que os Bancos estão a oferecer nesse campo?
Obrigada desde já.

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

Re: Bancos e Juros - Euribor

por MarcoAntonio » 30/1/2009 11:21

Terminou o mês...

As médias do mês são as seguintes:

Euribor a 3 meses - 2.457%
Euribor a 6 meses - 2.539%

Estes valores reflectir-se-ão de uma forma geral nas prestações de Março para quem tiver revisões em Fevereiro.

MarcoAntonio Escreveu:
Taxas Directoras BCE (15/01/2008)

Depósito ------ 1.00%
Empréstimo -- 2.00%

Euribor (30/01/2009)

..1w - 1.433%
..1m - 1.745%
..2m - 1.928%
..3m - 2.086% <<<
..6m - 2.176% <<<
12m - 2.273%

Médias Mensais de 3m/6m

Média de Abril .......... 4.78/4.80
Média de Maio .......... 4.86/4.90
Média de Junho ........ 4.94/5.09
Média de Julho ......... 4.96/5.15
Média de Agosto....... 4.97/5.16
Média de Setembro .. 5.02/5.22
Média de Outubro ..... 5.11/5.18
Média de Novembro . 4.238/4.295
Média de Dezembro . 3.293/3.365
Média de Janeiro ...... 2.457/2.539

Imagem

Editado pela última vez por MarcoAntonio em 30/1/2009 11:37, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por Açor3 » 28/1/2009 18:12

Jean-Claude Trichet
Taxas de juro baixas são inconvenientes
O presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, afirmou que taxas de juro muito baixas são "inconvenientes". A próxima reunião importante do banco é em Março, o que sugere que o BCE vai manter o preço do dinheiro na reunião de Fevereiro.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt

O presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, afirmou que taxas de juro muito baixas são "inconvenientes". A próxima reunião importante do banco é em Março, o que sugere que o BCE vai manter o preço do dinheiro na reunião de Fevereiro.

"A próxima reunião importante é em Março. Nessa altura, teremos muita informação nova e as nossas próprias projecções", afirmou Trichet numa entrevista concedida à Bloomberg em Davos. O presidente do BCE sugere, assim, que o banco vai descer a taxa de juro da Zona Euro inalterada nos 2% na próxima reunião de Fevereiro.
O responsável recusou adiantar até que valor a taxa de juro da Zona Euro pode cair mas sublinhou que considera inconveniente "taxas de juro muito baixas".

Trichet referiu, ainda, que a taxa de inflação na região vai ser "baixa" mas afastou um cenário de deflação.

Jornal Negócios
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

por MarcoAntonio » 28/1/2009 16:53

Estão a acabar as descidas da Euribor (pelo menos para já, dado que o próximo ajuste do BCE só se espera para Março) com as taxas a "travarem" a descida nestas últimas duas sessões...

MarcoAntonio Escreveu:

Taxas Directoras BCE (15/01/2008)

Empréstimo -- 2.00% (-0.50%)

Euribor (28/01/2009)

..1w - 1.433%
..1m - 1.771%
..2m - 1.955%
..3m - 2.115% <<<
..6m - 2.214% <<<
12m - 2.318%

Médias Mensais de 3m/6m

Média de Abril ........... 4.78/4.80
Média de Outubro .... 5.11/5.18
Média de Janeiro ...... 2.495/2.576 (provisorio)

Imagem

Nota: daqui a pouco actualizo o gráfico também.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 28/1/2009 18:19, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 26/1/2009 12:33

Já há vários prazos que estão abaixo da taxa directora e a taxa a 3 meses deve ficar a rondar os 2% até ao fim do mês (a média deve ficar abaixo dos 2.45%):

MarcoAntonio Escreveu:
Euribor (26/01/2009)

..1w - 1.442%
..1m - 1.812%
..2m - 1.997%
..3m - 2.149% <<<
..6m - 2.252% <<<
12m - 2.347%

Médias Mensais de 3m/6m

Média de Janeiro ...... 2.539/2.617 (provisorio)

É curioso porque só se prevêm novas alterações à taxa directora para Março e contudo a Euribor até acelerou um pouco no ritmo de descida nos últimos dias...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 22/1/2009 9:31

marijon Escreveu:Marco

Onde posso ver a calculadora para calcular a próxima prestação do crédito à habitação?

Desde já , obrigada

Maria João

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=350195
Imagem

Administrador Fórum

por marijon2 » 22/1/2009 9:19

Marco

Onde posso ver a calculadora para calcular a próxima prestação do crédito à habitação?

Desde já , obrigada

Maria João

Registado: 14/2/2007 22:16

por Capitão Nemo » 22/1/2009 1:45

O Jornal de Negócios colocou on line, no link em baixo, uma calculadora para juros e taxas de juro de depósitos a prazo.

http://www.jornaldenegocios.pt/archivos ... aprazo.xls
Cumprimentos,

Cap. Nemo

Registado: 4/12/2007 0:58

por MarcoAntonio » 21/1/2009 19:56

Actualizado...

Entretanto, a Euribor a 3m deve terminar o mês com uma média a rondar os 2.47 ou mesmo inferior e a Euribor a 6m pelos 2.54...

São valores aproximados que poderão usar por exemplo na calculadora disponibilizada pelo Negocios para estimarem já as prestações a pagar em Março (para quem vai ver o valor alterado em Março, ou seja, quem tem revisões em Fevereiro).

MarcoAntonio Escreveu:
Euribor (21/01/2009)

..1w - 1.701%
..1m - 1.974%
..2m - 2.167%
..3m - 2.312% <<<
..6m - 2.390% <<<
12m - 2.474%

Médias Mensais de 3m/6m

Média de Janeiro ...... 2.611/2.686 (provisorio)

Imagem

Imagem

Administrador Fórum

por Nyk » 20/1/2009 11:49

Euribor caem pela 70ª sessão para mínimos de 2005
As Euribor voltaram a registar quedas acentuadas, completando um ciclo de 70 sessões consecutivas a descer. A taxa a três meses obteve a maior desvalorização, atingindo o nível mais baixo desde Novembro de 2005. Apenas a Euribor a 12 meses continua acima dos 2,5%.

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

As Euribor voltaram a registar quedas acentuadas, completando um ciclo de 70 sessões consecutivas a descer. A taxa a três meses obteve a maior desvalorização, atingindo o nível mais baixo desde Novembro de 2005. Apenas a Euribor a 12 meses continua acima dos 2,5%.

De acordo com a European Banking Federation (EBF), a Euribor três meses, que é utilizada como indexante nos contratos de crédito, especialmente, à habitação, recuou 4 pontos base para 2,37%, atingindo assim o valor mais baixo desde 18 de Novembro de 2005.

A Euribor seis meses, a mais utilizada em Portugal, perdeu, também, 4 pontos base para 2,447%. No prazo mais longo, a Euribor 12 meses acompanhou a tendência, mas é a única que permanece acima da fasquia dos 2,5%. A taxa fixou-se, hoje, nos 2,531%, revela a EBF.

As quedas recentes das Euribor reflectem o mais recente corte na taxa de juro efectuado pelo Banco Central Europeu (BCE). A autoridade monetária da Zona Euro reduziu, na semana passada, o preço do dinheiro de 2,5% para 2%, alertando que em Março poderá voltar a cortar os juros.

O BCE já efectuou quatro cortes na taxa directora. Dos 4,25% no início de Outubro, a taxa fixou-se, na última reunião, nos 2%, uma redução de 225 pontos base, num período marcado pela queda acentuada da inflação e, também, do deteriorar da economia da Zona Euro.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por mais_um » 19/1/2009 23:45

Alcoutim Escreveu:Peço desculpa pela intromissão mas não haverá por aqui alguma confusão? Tambem tenho emprétimo no Santander e a minha taxa foi revista a 03/12/08 e só a prestação de Janeiro teve alteração!. Ora se o Alex Santos teve revisão "como diz" em 03/01/09 essa diferença só irá refletir-se na prestação a pagar em Fevereiro, pois a última que pagou refere-se a Dezembro (antes da revisão da taxa)se Dezembro tem 31 dias e o mês anterior Novembro só tem 30 dias ele pagou mais em Janeiro que em Dezembro pois o valor é calculado ao dia. Tambem tive dúvias neste aspecto e foi a explicação que me deram no banco. Em relação á alteração/revisão só tive conhecimento dos valores a pagar quando paguei a prestação já corrigida.
Como tal julgo só ser possivel fazer contas em Fevereiro aquando da próxima prestação.
alcoutim

Boas!

Eu não tive revisão nenhuma em 03/01/09, quem teve o foi o forista que pediu ajuda, o antsantos.. :wink: :wink:

A forma de calculo está no link que deixei num post atrás.

Um abraço

Alexandre Santos

Registado: 14/11/2008 0:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Esquinas3, Google [Bot], Google Feedfetcher, HFCA, iniciado1, latbal, m-m, PAULOJOAO, PIKAS, Pmart 1, TTM62 e 200 visitantes