Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por PGGM » 29/1/2009 23:09

MarcoAntonio Escreveu:Aqui fica uma tabela dos pesos (está desactualizada, é de Julho, mas serve para ilustrar):

> As 4 acções mais pesadas contavam mais que todas as outras 16 todas juntas;

> Os 3 títulos Sonae juntos não pesavam nem 4%;

> Há uma série de papeis que não chegam a pesar 1%;

Tabela actualizada, com efeitos a partir de 03/03/2009:
Anexos
PSI20.PNG
PSI20.PNG (12.05 KiB) Visualizado 6893 vezes

Registado: 5/11/2008 16:43

por MarcoAntonio » 29/1/2009 23:03

deepo Escreveu:
O PSI20 tem apenas 20 papéis (a maior parte dos outros índices tem mais:

Marco,

Pode explicar porque somente temos 20? Descontando a nossa pequenez, obviamente.

E qual foi o critério para ter 20 e não 25?

Obrigado.

Provavelmente porque quando criaram o índice no início da década de 90 consideraram um número adequado.

E eu também, em grande parte, não acho que se devesse alargar o índice. Simplesmente porque temos poucas empresas "dignas" de estar num índice principal. Mesmo assim já temos lá várias empresas pequenas e/ou instáveis e a história do PSI já se tem feito um pouco disso também...

O PSI20 deve no meu entender englobar as maiores e mais representativas empresas do mercado que representa e com alguns papéis que temos lá tido, mesmo só com 20 títulos, falar em "maiores" é um eufemismo.
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por artista_ » 29/1/2009 22:53

Tojo Escreveu:Ok Marco tens razão.

O que me deixa intrigado é que lamentalvelmente na 6ª f passada foi incrivel como seguraram o indice e hj tb.

Queres um conselho Tojo, esquece isso, pensar assim é desperdiçar tempo e energias que podem ser gastas de uma forma bem mais produtiva... eu não tenho 18 anos de mercados, com o Ulisses, mas tenho 11 :mrgreen: e neste tempo já vi um pouco de tudo, desde o Psi20 a subir fortemente indiferente ás quedas internacionais, até ao inverso!!! Nunca consegui observar, nem conheço ninguém que o tenha conseguido, qualquer tipo de lógica ou fundamento que sustente essas divergências... por isso arranja lá outra coisa onde gastes os teus neurónios! :wink:

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por MarcoAntonio » 29/1/2009 22:53

Aqui fica uma tabela dos pesos (está desactualizada, é de Julho, mas serve para ilustrar):

> As 4 acções mais pesadas contavam mais que todas as outras 16 todas juntas;

> Os 3 títulos Sonae juntos não pesavam nem 4%;

> Há uma série de papeis que não chegam a pesar 1%;
Anexos
pesos.PNG
pesos.PNG (34.08 KiB) Visualizado 6954 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por deepo » 29/1/2009 22:51

O PSI20 tem apenas 20 papéis (a maior parte dos outros índices tem mais:

Marco,

Pode explicar porque somente temos 20? Descontando a nossa pequenez, obviamente.

E qual foi o critério para ter 20 e não 25?

Obrigado.
Nós iremos prevalecer.

Registado: 29/11/2007 2:52

por MarcoAntonio » 29/1/2009 22:42

Tojo Escreveu:Ok Marco tens razão.

O que me deixa intrigado é que lamentalvelmente na 6ª f passada foi incrivel como seguraram o indice e hj tb.

O PSI20 por vezes tem estes comportamentos atípicos que o "distinguem" dos outros índices. Uma das razões para isso acontecer já elaboramos antes sobre ela: é a própria forma como o índice está composto.

O PSI20 tem apenas 20 papéis (a maior parte dos outros índices tem mais: Dax tem 30, Ibex tem 35, o CAC tem 40, o S&P tem 500). Isto só por si já faz com que cada papel individualmente tenha mais peso e possa "distorcer" mais o índice...

Para agravar este problema, os pesos dos papeis estão muito mal distribuidos: há 3 ou 4 pesos pesados que valem mais que os outros 16 juntos. Há diversos papéis no PSI20 que têm um peso verdadeiramente insignificante por isso podem estar uns 10 papeis a cair que pouco influenciam o índice. Se a PTC, o BCP, a GALP ou a EDP estiverem a subir, só um deles empurra mais o índice para esse lado que uma data de títulos pequenos.

Um dos títulos pequenos é por exemplo a Sonae SGPS. Quem não for ver o peso dos papéis nos índices provavelmente supõe que uma empresa como a Sonae SGPS tem um peso significativo no índice. Não tem...

Por acaso, voltando a essa sexta-feira, estavam apenas 7 títulos a subir (salvo-erro) mas 3 deles eram pesos pesados. Apesar de serem quase o dobro os papéis que estavam em terreno negativo, como pesam menos o índice "fechou" positivo.

No longo-prazo isto não é muito importante porque os pesos-pesados em média tb seguem a tendência do mercado. Mas em sessões individuais pode influenciar e muito...
Imagem

Administrador Fórum

por Tojo » 29/1/2009 22:30

Ok Marco tens razão.

Registado: 8/1/2004 13:14

por MarcoAntonio » 29/1/2009 21:16

Já agora, este período é importante porque é o fim do Bull Market e o início do Bear Market.

O PSI20 percebeu mais tarde que outros índices importantes que vinha aí um Bear Market...
Anexos
fim-bull-inicio-bear.PNG
fim-bull-inicio-bear.PNG (7.72 KiB) Visualizado 7528 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 29/1/2009 21:00

Uma série de máximos e mínimos desde Setembro: 5 vezes atrasado, 4 vezes no mesmo dia, 1 vez adiantado.

E isto é apenas as datas dos máximos e mínimos, porque se nos pusermos a olhar para quando, numa determinada subida ou descida acontecem as sessões fortes, ainda fica mais evidente que o PSI tende a ser o atrasado, não o adiantado.
Anexos
max-min.PNG
max-min.PNG (10.57 KiB) Visualizado 7562 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 29/1/2009 20:31

Tojo Escreveu:Mais uma vez a nossa bolsa está a antecipar o que se vai passar. Uma boa subida ou recuperação lá fora. Tal como 6ª f chamei atenção quando caíam todas 2 ou 3% e a nossa subia, viu-se o que se passou até ontem! A nossa é um leading indicator

Tojo, todos os índices fizeram uma inversão intraday na sexta-feira. Calhou o PSI (especialmente por causa dos papéis que subiram naquele dia e o peso no índice) fechar umas décimas acima de outros índices. Mas a generalidade dos índices fez mínimos durante essa sessão e depois começou a recuperar...

Mas já experimentaste ver as inversões anteriores?

É que o que dizes falha em praticamente todos os casos nos últimos 6 meses. Não só não é leading indicator como a maior parte das vezes é um dos mais atrasados, por vezes até por mais de um dia de atraso...

Ora verifica lá!
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 29/1/2009 21:05, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por Bocciardi » 29/1/2009 15:47

Esta semana um taxista começou a falar-me da crise, que isto está de mal a pior e que os chineses, brasileiros, indianos e afins também deviam estar a passar um péssimo momento, dada a conjuntura...

That is maybe a sine... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

The bull market is ready to open... Eheheheh

Registado: 17/1/2008 17:15

por José_P. » 29/1/2009 15:38

no fim do bear diz: "está tudo perdido! nunca vamos melhorar!!!"

Registado: 25/5/2008 17:50

caro Ulisses

por mcarvalho » 29/1/2009 15:20

no fim do Bull normalmente o taxista em vez de bom dia diz que pensa da acção tal

no fim do bear o que é diz?

abraço

mcarvalho

18 anos???? Quando te reformas?

Registado: 17/2/2004 1:38

por Tojo » 29/1/2009 15:10

Mais uma vez a nossa bolsa está a antecipar o que se vai passar. Uma boa subida ou recuperação lá fora. Tal como 6ª f chamei atenção quando caíam todas 2 ou 3% e a nossa subia, viu-se o que se passou até ontem! A nossa é um leading indicator

Registado: 8/1/2004 13:14

por Ulisses Pereira » 29/1/2009 15:08

Não podes tirar essa interpretação, Pickbull. É um fenómeno absolutamente normal sem que se possa concluir nada disso. Aliás, a maior parte dos movimentos do mercado não nos levam a concluir nada, embora haja sempre quem pretenda tirar conclusões de qualquer movimento minúsculo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Elias » 29/1/2009 15:08

Pickbull Escreveu:Num período de lateralização como se deve interpretar um volume decrescente?

O volume decrescente é típico das zonas de consolidação.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Pickbull » 29/1/2009 15:04

Num período de lateralização como se deve interpretar um volume decrescente?

Será desinteresse a estes preços levando a novas quedas?

Registado: 23/1/2008 19:18

por Ulisses Pereira » 29/1/2009 14:17

Como sabes, estou muito longe de concluir que os mercados chegaram ao fundo. Apesar disso, tenho definido valores que - caso quebrados - me farão tirar essa conclusão.

Se isso acontecer, eu acreditarei no que os mercados me estão a dizer. Sabes porquê? Porque, nos 18 anos que levo a acompanhar os mercados, vi sempre as inversões serem feitas em momentos que parecem fazer pouco sentido. Em momentos em que a convicção das pessoas é que a situação económica não melhorará tão cedo. São assim os mercados.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por tiopatinhas » 29/1/2009 14:12

Ulisses, é natural que nestes níveis haja uma dificuldade maior em romper os suportes pois o duplo fundo de 2002/2003 estão a ser fortes. Mas, a subida ligeira dos indices (de uma forma geral todos eles) não está condizente com o espectro económico dos países e muito menos com o espectro social. Diariamente somos informados que milhares de trabalhadores que passaram a desempregados e que muitos mais serão. Indicadores internaconais elevaram mesmo as suas estimativas para o desemprego, tornando-as assustadoras.Deste movimento de desempregados iremos ter decerto agitação e tumultos sociais. Talvez se possa afirmar que esta medida é o maior acto de saneamento das empresas para que se possam reestruturar :roll: . Mas, o consumo será cada vez mais diminuto e o crescimento não se fará tão rápido :roll: .
Ou seja, há uma divergência assinalável entre o sentimento das bolsas no momento e a realidade socioeconómica. Por outro lado, parece-me que daqui a 6 meses isto não estará melhor... :(
Concluindo: parece-me ser difícil a inversão de tendência num contexto destes :roll: :roll:
Que achas :?:

Registado: 17/3/2005 14:58

por Ulisses Pereira » 29/1/2009 14:11

Numa lateralização prolongada, a tendência é que a volatilidade seja muito reduzida.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por carrancho » 29/1/2009 14:10

Há muito que anda tudo a procurar um fundo, não sei se já foi encontrado ou se teremos novos minimos. O que eu não gostava mesmo de ver era um looongo periodo de lateralização.

Alguem me sabe dizer qual o maior periodo de lateralização de um indice? Numa lateralização de longo prazo o que tende a acontecer à volatilidade?

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por artista_ » 29/1/2009 14:03

Há aspecto que se mantém positivo, o índice manteve-se acima dos 6300 pontos (a quebra foi marginal e assim não se confirmou) mantendo a tendência de alta de curto prazo!

De resto tudo na mesma...

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Ulisses Pereira » 29/1/2009 13:46

Deixo os gráficos actualizados do PSI. A "big pictur" continua inalterada e os últimos meses têm sido caracterizados por uma diminuição da volatilidade. Mantenho inalterados todos os valores de referência (das resistências) para uma possível inversão.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (36.34 KiB) Visualizado 6922 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (37.88 KiB) Visualizado 6922 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (34.89 KiB) Visualizado 6915 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por artista_ » 28/1/2009 2:13

gfalmeida Escreveu:Marco, quando defines os valores de referência para ficar bullish, é numa perspectiva de colocar a "carne toda no assador"? Não fará mais sentido considerar esses diversos valores e por exemplo entrar com 25% se quebrar os 7000, mais 25% se quebrar os 8000 e mais 25% se quebrar os 8900?

Como não se investe no índice, a minha opinião é que ele só deve servir de referência, se der sinais de subida, se quebrar resistências importantes, devemos entrar escolhendo os títulos com situação interessante para o fazer e devemos colocar stop que nos garante que se estivermos enganados as perdas são pequenas e controladas...

abraços

artista

por MarcoAntonio » 27/1/2009 22:55

gfalmeida Escreveu:Marco, quando defines os valores de referência para ficar bullish, é numa perspectiva de colocar a "carne toda no assador"? Não fará mais sentido considerar esses diversos valores e por exemplo entrar com 25% se quebrar os 7000, mais 25% se quebrar os 8000 e mais 25% se quebrar os 8900?

Não, aliás, eu até sou apologista das entradas/saídas parciais, do género do que sugeres (o que de resto é perfeitamente coerente com o que eu defendo sobre a identificação do início das grandes tendências, que só são evidentes à posteriori).

Agora, como cada um distribui as entradas dependerá do perfil de cada um. Dois bons pontos/motivos de entrada são para mim a zona dos 7000 e dos 8000pts...

Aos 9000pts confesso que não dou grande importancia...
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, cali010201, carlosdsousa, Google [Bot], Joshuaz, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO e 196 visitantes