Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por gfalmeida » 27/1/2009 22:48

Marco, quando defines os valores de referência para ficar bullish, é numa perspectiva de colocar a "carne toda no assador"? Não fará mais sentido considerar esses diversos valores e por exemplo entrar com 25% se quebrar os 7000, mais 25% se quebrar os 8000 e mais 25% se quebrar os 8900?

Registado: 29/11/2007 3:35

por rsacramento » 27/1/2009 22:36

já agora uma actualização à legenda:
Anexos
PSI.png
PSI.png (13.58 KiB) Visualizado 7576 vezes

Registado: 29/11/2007 12:50

por rsacramento » 27/1/2009 21:19

MarcoAntonio Escreveu:rsacramento, olha que para mim os 8000pts são a referência técnica mais relevante do PSI20, muito embora considere um sinal significativo se o índice quebrar em alta os ~7050pts (a partir daí começo a ficar bullish no PSI, abaixo disso estou neutro/bearish).
(...).

para mim andará entre os 7700-7900, mas... amigos como dantes :wink:

por MarcoAntonio » 27/1/2009 21:09

Já agora, deixo aqui o link para quando debati o assunto. A minha opinião mantém-se essencialmente a mesma:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... start=2266

MarcoAntonio Escreveu:Bom, eu começo por dizer que pessoalmente não concordo lá muito com os 9000pts. Na minha opinião trata-se de uma entrada algo tardia (mesmo perante o cenário actual). E antes que me peçam alteranativas, eu deixo-as já: acho que faz mais sentido entrar na quebra em alta dos 7000pts (concretização de um duplo-fundo) ou na quebra dos 8000pts (quebra em alta de uma anterior importante suporte).

Mas mais até para o primeiro caso, talvez...

Esperar pelos 9000pts (mesmo no cenário actual) é na minha opinião esperar tempo demais e deixar correr "bull" demais antes de resolver entrar na "onda"!

Contudo, tb tenho de dizer que não concordo totalmente com o teu comentário, pois este tipo de critério de entrada não é coisa que se mantenha imútavel. Por certo, se o mercado continuar a cair por dois anos (e imaginemos que vai aos 4000 pontos ou algo semelhante) é muito pouco provável que o rmcfreitas continue a dizer que só vai entrar nos 9000pts.

O principio de dizer que só se entra qnd quebrar um determinado valor, em si, não está errado. Uma vez que, por norma, esse valor não se mantém imutável no tempo. Geralmente os investidores estão a referir-se a uma referência perante o cenário actual. Mas irão continuar a acompanhar o mercado e conforme este, poderão alterar essas referências.

É esse mesmo exercício que faço em cima e não será correcto pegar nos 7 ou 8000pts que referi em cima e considerar que será sempre esse o valor que defendo aconteça o que acontecer.

Daqui a um ano posso estar a dizê-lo relativamente aos 5000pts...

Isto foi escrito no início de Dezembro e deste então o PSI20 esteve essencialmente lateral e por isso nenhuma das minhas referências mudou para já.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 27/1/2009 20:53

rsacramento, olha que para mim os 8000pts são a referência técnica mais relevante do PSI20, muito embora considere um sinal significativo se o índice quebrar em alta os ~7050pts (a partir daí começo a ficar bullish no PSI, abaixo disso estou neutro/bearish).

Deixo os meus gráficos do PSI20 onde só as LTs a cinzento é que são novas pois só agora se tornaram consistentes, o resto já está no gráfico há bastante tempo... eu é que posto poucas vezes o gráfico do PSI.
Anexos
PSI090127a.png
PSI090127a.png (19.89 KiB) Visualizado 7774 vezes
PSI090127b.png
PSI090127b.png (20.87 KiB) Visualizado 7772 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Jiboia Cega » 27/1/2009 20:39

Hoje fechou à justinha nos 6300. Os States até estão a puxar isto para cima ainda que ligeiramente. Ainda não vi gráficos do SP500 para ver se há espaço para mais subidas mas era bom que se aguentasse por ali e houvesse um pull back.

Registado: 21/3/2006 10:46

por rsacramento » 27/1/2009 20:30

Matzagrin Escreveu:Não leves a mal... mas perdi-me no meio de tanto risco! :lol: :lol: :lol:

mais muitos riscos :wink::
Anexos
PSI.png
PSI.png (12.83 KiB) Visualizado 7838 vezes

por Matzagrin » 27/1/2009 19:08

Não leves a mal... mas perdi-me no meio de tanto risco! :lol: :lol: :lol:

Registado: 27/4/2007 13:28

por EuroVerde » 27/1/2009 19:04

Deixo o Gráfico do PSI20
Anexos
PSI-20.png
PSI-20.png (30.3 KiB) Visualizado 8001 vezes

Registado: 29/11/2007 11:19

por MarcoAntonio » 23/1/2009 22:07

Tojo Escreveu:Que grande fecho para quem estava a perder mais de 2%! A nossa é um bom barómetro, disso eu já sabia. É pequena e por isso não existe volatilidade

Se um dia definisse as características das acções e dos índices até que a Bolsa era uma coisa fácil...

Por acaso, o que se passa é mais inverso, como já aqui demonstrei muitas vezes (e hoje mais uma vez).

O que até nem é nada mau, antes pelo contrário, é bom!

Dá-nos mais tempo para agir e nos posicionarmos nos investimentos...

Já agora, o PSI20 é dos mais voláteis, não é menos volátil e isto é um facto que também já mostrei aqui diversas vezes. Há ainda mais voláteis que o PSI20 claro, por isso depende sempre de com qual comparamos.

Mas a questão central é que estás a sobrevalorizar o que aconteceu num determinado dia e a ignorar dados muito mais significativos e frequentes. Não estás a dar qualquer valor nem ao comportamento recente do PSI20 que aponta precisamente no sentido inverso, à forma como esse índice é constituído, etc, etc...
Imagem

Administrador Fórum

por Tojo » 23/1/2009 21:59

Que grande fecho para quem estava a perder mais de 2%! A nossa é um bom barómetro, disso eu já sabia. É pequena e por isso não existe volatilidade

Registado: 8/1/2004 13:14

por MarcoAntonio » 23/1/2009 18:04

Já agora, podemos comparar com o DAX que fechou quase 1% negativo: 10 empresas subiram, 20 desceram (uma relação bastante semelhante à nossa).

Portanto, como é constituido o índice e quais as empresas que descem e quais as que sobem pode fazer toda a diferença. Olhando "internamente" para os dois índices temos duas sessões parecidas entre si... contudo, os índices fecharam quase no oposto.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 23/1/2009 18:01

Com ajuda do BCP e PTC que tb têm forte peso no índice.

Como disse atrás, apenas 7 subiram mas 3 delas são empresas que pesam muito no índice.

Por isso, apesar do mercado por cá hoje ter sido dominado essencialmente por quedas, o índice fechou positivo.
Imagem

Administrador Fórum

por Pickbull » 23/1/2009 17:58

Elias Escreveu:Eu não acho que é por ser uma bolsa pequena, mas sim por ter um índice que tem muito poucas acções e em que três ou quatro acções compõem metade do índice e têm um peso excessivo relativamente ao resto do mercado

Nem mais. Hoje podemos dizer que quem subiu foi a Galp, e não o psi.

Registado: 23/1/2008 19:18

por MarcoAntonio » 23/1/2009 17:58

Elias Escreveu:Eu não acho que é por ser uma bolsa pequena, mas sim por ter um índice que tem muito poucas acções e em que três ou quatro acções compõem metade do índice e têm um peso excessivo relativamente ao resto do mercado

Exacto, esse é também um dos problemas do PSI20 que tem implicações no imediato. A prazo tende a ser pouco relevante mas quando analisado sessão a sessão é um factor que introduz distorções e é um ponto muito bem apontado por ti...

Por exemplo, hoje o PSI20 fechou positivo mas isso é uma "má medida" do que realmente aconteceu. Senão vejamos:

> Dos 20 títulos que compõem o PSI20, 13 cairam, claramente em maioria;

> Dos 7 que subiram, 3 são "grandes cotadas" que têm muito peso no índice: BCP, GALP e PTC;

> Apenas 1 título subiu mais de 2% enquanto foram 4 os títulos que cairam mais de 2%;

Resumindo, o PSI hoje foi mais dominado por quedas do que por subidas. Apenas as que subiram pesam bastante no índice...

Também é uma das razões porque faço muito poucas AT's ao PSI20 e por razões identicas também não analiso o Dow Jones. São "maus índices" (embora as razões não sejam exactamente as mesmas nos dois casos).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 23/1/2009 17:59, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 23/1/2009 17:48

Eu não acho que é por ser uma bolsa pequena, mas sim por ter um índice que tem muito poucas acções e em que três ou quatro acções compõem metade do índice e têm um peso excessivo relativamente ao resto do mercado

Registado: 5/11/2002 12:21

por Tojo » 23/1/2009 17:37

Num dia como o de hj subimos 0,48%% andamosem contraciclo. Apartir daqui os Americanos vão subir, pq nós antecipamos como bolsa pequena. Apostas?

por MarcoAntonio » 23/1/2009 11:48

Já agora um gráfico do S&P e do PSI com grande parte do Bull Market anterior. O PSI20 responde mal às arrancadas do S&P, fazendo máximos relativos mais tarde e depois apresenta as suas fases mais pujantes quando os outros índices já fizeram grande parte dos movimentos (aliás, quandos os outros índices se aproximam do fim deles e por norma nem se apresentam já particularmente fortes).

Este lag do PSI20 há quem diga que se deve a Portugal ser um país periférico geográfica e economicamente falando, onde o dinheiro, as euforias e as crises chegam mais tarde...
Anexos
PSI20BLM.png
PSI20BLM.png (20.78 KiB) Visualizado 9471 vezes
S&P500BLM.png
S&P500BLM.png (24.4 KiB) Visualizado 9472 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 23/1/2009 11:35

Elias Escreveu:Bem, mas no final do anterior bear market o PSI-20 fez o seu mínimo em Outubro de 2002 e os restantes só o fizeram em Março de 2003...

Estavamos a falar de agora e não do Bear Market anterior. Em todo o caso, em termos históricos o PSI20 responde mais vezes por atraso do que por antecipação, já fiz essa comparação aqui diversas vezes no forum...

E o fim do Bear Market anterior não foi em Março de 2003 de forma generalizada. Por exemplo, o S&P fez os mínimos a 10 de Outubro de 2002...

Depois, foi dos últimos a fazer novos máximos relativos (a maior parte dos outros índices fez novos máximos relativos entre Maio e Setembro). O nosso PSI20 é assim, um bocado lento no início dos movimentos, vai atrás dos outros com algum lag...

Não é propriamente uma questão do dia em que faz máximos ou mínimos mas quando se dá o grosso dos movimentos, quando aparece o momentum (no PSI20 o momentum tende a aparecer mais tarde que nos outros índices).

Também se formos ver o final desse grande movimento de alta, a maior parte dos índices subiu até ao início de 2004 e o PSI20 ainda subiu forte mais umas semanas (nada de mais porque também vinha com atraso).

É um bocado variável mas é uma característica bastante persistente no PSI20 e que faz o pessoal reclamar especialmente quando estão todos a subir forte e o PSI20 se mantém anémico (mas muito menos quando os outros já pararam de subir e o PSI20 ainda sobe forte durante mais algum tempo).
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 23/1/2009 11:18

Bem, mas no final do anterior bear market o PSI-20 fez o seu mínimo em Outubro de 2002 e os restantes só o fizeram em Março de 2003...

por MarcoAntonio » 23/1/2009 11:08

Elias Escreveu:Marco porque achas que é um atraso?

Porque subiu atrasado e acelerar quando os outros já estavam a terminar a subida. Os outros esgotaram a subida e começaram a inverter quando o PSI20 estava na sua fase mais forte...

No dia 7 de Janeiro já estavam os outros índices a cair forte e o PSI20 estava então a fazer o seu máximo.

O PSI20 está a andar atrás dos outros e não há frente...
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 23/1/2009 10:55

Marco porque achas que é um atraso?

por Tojo » 23/1/2009 10:40

Tem sido assim ...Marco mas nunca se sabe.

estou fora mas acho curioso ~verificar essa situação ao longo deste ano.

por MarcoAntonio » 23/1/2009 10:39

Tojo Escreveu:Desculpem mais uma vez mas acho curioso a nossa bolsa estar quase positiva, cai 1,5 % desde inicio ano e Dax 9%! INCRIVEL COMO ANTECIPAMOS alguma coisa??

Se reparares bem, trata-se mais de um atraso do que uma antecipação...
Imagem

Administrador Fórum

por Tojo » 23/1/2009 10:20

Desculpem mais uma vez mas acho curioso a nossa bolsa estar quase positiva, cai 1,5 % desde inicio ano e Dax 9%! INCRIVEL COMO ANTECIPAMOS alguma coisa??

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: andraderui, Bing [Bot], Burbano, cali010201, hypo, iniciado1, jprgodinho, latbal, LMMV, OCTAMA, PAULOJOAO e 66 visitantes