Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2009 - Mês 01

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: JM

por pauloneves » 28/1/2009 1:06

jarc Escreveu:Mais que as acções próprias o que me anima são os resultados de algumas empresas americanas e as boas notícias que poderão estar para breve.

Que boas noticias ? :?
a bolsa ou a vida ? a vida porque a bolsa faz-me falta !!!

Registado: 29/11/2007 11:38

Re: JM

por Resina » 28/1/2009 0:59

jarc Escreveu:Mais que as acções próprias o que me anima são os resultados de algumas empresas americanas e as boas notícias que poderão estar para breve.

Tipo Yahoo? :shock: :shock: :shock: :shock:
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

JM

por jarc » 28/1/2009 0:51

Mais que as acções próprias o que me anima são os resultados de algumas empresas americanas e as boas notícias que poderão estar para breve.

Registado: 23/7/2003 16:05

por Semitela » 27/1/2009 23:02

O objctivo não era segurar a cotação , mas sim comprar á um bom preço .

Costuma-se dizer que os bons negocios só se sabem depois de concluidos . :)

Registado: 19/10/2006 9:36

Re: JMT

por Resina » 27/1/2009 22:37

JAS Escreveu:
“A Jerónimo Martins comunica que teve conhecimento, através de carta recebida a 23 de Janeiro de 2009, na sua sede social, de informação da Sociedade Francisco Manuel dos Santos, SGPS, S.A.” relativa à compra de1.284.529 acções representativas do seu capital social.

As compras foram efectuadas entre Outubro e Dezembro deste ano.

A mesma fonte “esclarece que após as referidas transacções a Sociedade Francisco Manuel dos Santos, SGPS, S.A. passou a deter 353.054.454 acções (56,10% do capital social) o que, considerando 859.000 acções próprias detidas por Jerónimo Martins, corresponde a 56,18% dos direitos de voto”.

Ora aqui está uma boa notícia.
Se o dono também compra é porque vale a pena...

JAS

Tudo vale a pena, quando os mercados ajudam...
Se os mercados não ajudam, então as coisas voltam ao mesmo, e quedas como as que passaram, que no meu ponto de vista são "descabidas" da realidade, tornam-se na verdade.
Isto deveria era ter sido comunicado no prazo, e não um mês depois, ou estou errado?
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

JMT

por JAS » 27/1/2009 21:01

“A Jerónimo Martins comunica que teve conhecimento, através de carta recebida a 23 de Janeiro de 2009, na sua sede social, de informação da Sociedade Francisco Manuel dos Santos, SGPS, S.A.” relativa à compra de1.284.529 acções representativas do seu capital social.

As compras foram efectuadas entre Outubro e Dezembro deste ano.

A mesma fonte “esclarece que após as referidas transacções a Sociedade Francisco Manuel dos Santos, SGPS, S.A. passou a deter 353.054.454 acções (56,10% do capital social) o que, considerando 859.000 acções próprias detidas por Jerónimo Martins, corresponde a 56,18% dos direitos de voto”.

Ora aqui está uma boa notícia.
Se o dono também compra é porque vale a pena...

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

Carteira JAS*2009 - Mês 01 - dia 27

por JAS » 27/1/2009 20:54

Continuo a pensar que estou muito bem assim...

Nenhum movimento.

JAS

por jarc » 26/1/2009 23:19

Eu começo é a acreditar que o fundo poderá estar feito. E por isso mesmo aproveitei os saldos para refazer a coisa enquanto o touro não me mostra muito.

Carteira JAS*2009 - Mês 01 - dia 26

por JAS » 26/1/2009 18:42

Nenhum movimento.

JAS
Anexos
cart 01-26.png
cart 01-26.png (58.4 KiB) Visualizado 3561 vezes

Carteira

por Clinico » 24/1/2009 9:55

Obrigado CRG pela amabilidade.

Eu tinha ido espreitar o gráfico ao Bursorama, e sem traças grandes linhas, pareceu-me ver um duplo topo em que o índice se encontra agora na zona de base desse duplo topo. Aqui no gráfico essa figura parece-me clara.

OU, podemos ver que deu 3 toques na linha de base aí á volta dos 4000-4100 e que agora pode subir.

Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Carteira

por crg » 24/1/2009 2:08

Clinico Escreveu:É curioso que aqui no Forum não tenho visto aquela análise "clássica" ao DAX i.e. aquela com linhas de tendencia, resistencias e suportes. Só tenho visto o "Elliot e o Dax" que me confunde tremendamente ou o Killing Dax que me baralha ainda mais... Falta de formação da minha parte... :roll:
Clinico

Uma vez que tenho um desses gráficos que o Clinico está a pedir, aqui fica. Trata-se de uma análise à arnie, do range [4285-5377] definido de 10 a 14 de Outubro último, em oitavos. Ao contrário do que aconteceu com o SP500, o DAX ainda não quebrou o range referido, encontrando-se neste momento e pela terceira vez a negociar na zona de falso break da base do mesmo range. Veremos brevemente se é desta que faz a vontade ao SP500 e o acompanha na definição do um novo range.

Um abraço.
Anexos
Dax 23-01-09.JPG
Dax 23-01-09.JPG (102.91 KiB) Visualizado 1651 vezes
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”

Registado: 29/11/2007 2:45

Perninha

por jarc » 23/1/2009 23:43

Esses 10% até nem estão mal vistos. Olhando com atenção fica uma desconfiança em relação a uma perna que faltará fazer para baixo. Hum... começas a ficar mais cauteloso...

Carteira

por Clinico » 23/1/2009 22:32

Hoje, não houve mexidas na carteira e a descida do DAX favoreceu-a.

É curioso que aqui no Forum não tenho visto aquela análise "clássica" ao DAX i.e. aquela com linhas de tendencia, resistencias e suportes. Só tenho visto o "Elliot e o Dax" que me confunde tremendamente ou o Killing Dax que me baralha ainda mais... Falta de formação da minha parte... :roll:

Mantenho 10500 W v216z put DAX e fiquei com 100 certificados bcp sobre o petróleo que tinha adquirido a 4,32 e que me "esqueci" de vender... :roll: :lol:

Nunca mais falei do ouro, que mantenho, e que vai dando ares de sua graça devagar, devagarinho. Estou cheio de curiosidade para ver se realmente as previsões sobre a subida até ou acima de 2000 usd a onça se concretizam.

Abraços e bom fim de semana
Clinico

Carteira JAS*2009 - Mês 01 - dia 23

por JAS » 23/1/2009 20:43

O mercado ainda está “muito optimista em relação aos resultados de 2009”.

Hoje saíram os do BPI.
Piores do que os analistas previam mas nem os achei muito maus.

JMT
Uma pequena venda a 3,707 para aumentar a liquidez.

Bom fim de semana,
JAS
Anexos
cart 01-23.png
cart 01-23.png (58.42 KiB) Visualizado 1941 vezes

VAA

por JAS » 23/1/2009 1:56

MercúrioH Escreveu:1 - A Visabeira limita-se a comprar a parte pertencente aos Bancos o que lhe dá imediatamente o controlo sobre a VAA com a maioria das acções?

Ainda tenho dúvidas que todos os 3 bancos vendam na OPA.
Pode haver 1 que não venda:
- A CGD, que tem 20% da Visabeira, poderia não vendendo mantendo na VAA uma mesma proporção de capital.
- O BPI, que não parece estar muito aflito quanto aos rácios, poderá considerar que pode ser bom negócio manter a posição.

MercúrioH Escreveu:1.1 - Neste caso terá a Visabeira capacidade administrativa para gerir e integrar a VAA no Grupo de forma a valorizá-la e então vender até ao limite de 50,01%, suficiente para manter o controlo e atrair novos investidores?

Capacidade deve ter e tem dinheiro para contratar quem for preciso.
É provavel que, após a OPA, a procura exceda a oferta e que as cotações subam.
Certamente que os investidores acreditarão mais numa administração da Visabeira do que numa administração não vocacionados, nem muito interessados, em cerâmicas...

MercúrioH Escreveu:2 - Além da parte dos Bancos a Visabeira consegue comprar mais algumas acções aos pequenos investidores mas não o suficiente para ultrapassar os 90% para comprar os restantes 10% potestativamente?
2.1 - E assim sendo sucede como em 1.1?

Julgo que com os 3 bancos, ou mesmo só com 2, a Visabeira conseguirá ultrapassar a fasquia dos 50,01% mas que ficará longe dos 90%.
Daí já ter afirmado que não a retirará necessariamente da Bolsa...

MercúrioH Escreveu:3 - Consegue ultrapassar os 90% comprando o resto potestativamente ou alcança logo os 100% o que tem o mesmo resultado final (retirada da empresa da Bolsa por prazo mínimo de 1 ano)?
3.1 - Nesta situação a VAA regressa à Bolsa ao fim de 1 ano com valor acrescentado ou é a própria Visabeira a entrar em Bolsa através de IPO integrando a VAA o Grupo?

O cenário de 90% na OPA parece afastado.
Se ficar muito perto pode ser tentador comprar o que lhe falta em bolsa mas isso fará subir as cotações.
E fará subir o valor que pagará na potestativa.
Ficando longe dos 90% não vejo grande interesse em comprar mais.

A Visabeira estava a preparar o IPO mas, com a actual crise, deverá adiar isso por bastante tempo.
Julgo que nada impede que tenha uma subsidiária também em Bolsa.

MercúrioH Escreveu:4 - Ou, última hipótese, qualquer uma das 3 anteriores obtém sucesso mas a Visabeira desmembra a VAA e vende às partes?

Vender umas partes é natural pois o projecto de reestruturação já devia prever isso.
E até venderam e fecharam algumas partes menos rentáveis.
De qualquer forma o que interessa na VAA é a marca pelo que, mesmo sem algumas partes ou até deslocalizada, continuará a ter o mesmo nome.
E mais vale ter meia VAA a funcionar e a dar lucros do que ter o todo a dar prejuízo...

Um abraço,
JAS

P.S. - Neste momento estou muito inclinado a não vender na OPA.

por MercúrioH » 23/1/2009 0:45

Boa noite a todos.

JAS, sei que acompanha há algum tempo a VAA e até já partilhou connosco algumas das suas opiniões quanto a esta recém-lançada OPA, mas ultimamente tem-se expressado pouco quanto aos últimos acontecimentos (que não têm sido o que se espera numa situação destas com subidas expressivas e aumento da procura de acções da OPAda, talvez porque o negócio já estava concluído antes de ser lançada a OPA devido às pré-conversações entre Visabeira e Bancos), mas uma vez que que acompanha há algum tempo a VAA o que lhe parece que acontecerá em seguida?

1 - A Visabeira limita-se a comprar a parte pertencente aos Bancos o que lhe dá imediatamente o controlo sobre a VAA com a maioria das acções?
1.1 - Neste caso terá a Visabeira capacidade administrativa para gerir e integrar a VAA no Grupo de forma a valorizá-la e então vender até ao limite de 50,01%, suficiente para manter o controlo e atrair novos investidores?

2 - Além da parte dos Bancos a Visabeira consegue comprar mais algumas acções aos pequenos investidores mas não o suficiente para ultrapassar os 90% para comprar os restantes 10% potestativamente?
2.1 - E assim sendo sucede como em 1.1?

3 - Consegue ultrapassar os 90% comprando o resto potestativamente ou alcança logo os 100% o que tem o mesmo resultado final (retirada da empresa da Bolsa por prazo mínimo de 1 ano)?
3.1 - Nesta situação a VAA regressa à Bolsa ao fim de 1 ano com valor acrescentado ou é a própria Visabeira a entrar em Bolsa através de IPO integrando a VAA o Grupo?

4 - Ou, última hipótese, qualquer uma das 3 anteriores obtém sucesso mas a Visabeira desmembra a VAA e vende às partes?

MercúrioH

Registado: 29/11/2007 10:29

Carteira

por Clinico » 23/1/2009 0:36

"Isto" hoje houve grandes movimentos e foram logo de manha porque no resto do dia não tive acesso ao computador:

TW 7336 put JM vendido na totalidade, i.e. 7000 vendidas a 0,73 e 0,70. Tudo o que fosse acima de 0,70 era "no lucro". Penso que a JM é capaz de não descer muito mais e os movimentos do TW eram pequenos.

W v216z put DAX 4200 junho 2009 - Aproveitei a subida do DAX logo de manha e comprei 3500 a 4,24 4,20 e 4,15, prefazendo agora 10500 (vendi ontem 2100 a 5,15 e 4,74). As noticias sobre a economia alemã são péssimas e continuo a dizer que, apesar de ressaltos, o caminho do DAX é para baixo, pelo menos neste primeiro semestre. (Com tantas certezas ainda me lixo...)

Agradeço o esclarecimento sobre o petróleo. Pensei que o contango só se começasse a desvendar lá mais para os meados/fim de ano. Ainda vão vir "boas" notícias sobre as reservas de petroleo nos EUA,i.e. mais um aumento.
Ainda estou convencido que a deterioração da economia e o aumento das reservas vão fazer baixar o petróleo para mínimos. Se isso acontecer, cá estarei! Se não, vou-me entretendo com o Dax.

Abraços
Clinico

Carteira JAS*2009 - Mês 01 - dia 22

por JAS » 22/1/2009 19:10

Nenhum movimento.

JAS
Anexos
cart 01-22.png
cart 01-22.png (58.33 KiB) Visualizado 2517 vezes

por Tojo » 22/1/2009 14:56

Era um artigo que saiu no jornal de negocios, em que fazia referencia a essa postura, era no geral, não nenhum titulo

Registado: 8/1/2004 13:14

por MarcoAntonio » 22/1/2009 12:29

Mas referes-te a alguma situação concreta (de mercado ou título) ou em geral?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Tojo » 22/1/2009 12:26

Marco aqui atrasado saiu um artigo teu, que dizia mais ou menos isto, " é preferivel estar fora do mercado do que shortar? " posso ler o artigo novamente? É que estive para estar curto mas....

Registado: 8/1/2004 13:14

por MarcoAntonio » 22/1/2009 11:46

Exacto. Eu abordo isso na coluna semanal (que esta semana vai sair só amanhã)...

É uma consequência da situação de Contango em que se encontra o mercado de Futuros do Crude e já era, digamos, previsível.

Aliás, já tinha ocorrido em Dezembro muito embora em menor escala.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: carteira

por nunofaustino » 22/1/2009 11:21

Clinico Escreveu:Bem, vem aí o efeito Obama com um certo optimismo nas bolsas. Já estava á espera disto com os investidores a pensarem que as medidas que vai tomar vão resolver os assuntos em 3 tempos. Tudo bem!!

Pelo sim, pelo não, e porque estava com pouquissima liquidez para uma carteira só de warrants, vendi:
- 3000 TW put da JM a 0,73 e 0,70. Fiquei com 7000.
- 2100 W put do Dax a 5,15, 5,13 e 4,74. Fiquei com 7000 tambem.

É possivel que venha aí o ressalto, ou pela AT ou pelo Elliot mas para mim, é o efeito Obama. Até os futuros do petróleo deram ares de sua graça. Isto é, em 3 ou 4 dias, vieram de menos de 35 usd o barril para 43 o barril!! Chegou o Bull??? ressuscitaram algum morto??? oxigenaram algum moribundo??
As bolsas são assim. Isto continua tão mal que qualquer esperança leva a ressalto. Depois caimos de volta "no real"!

Enfim, continuo pessimista no médio prazo.
Abraços
Clinico

Muita da subida foi feita com a passagem dos contratos de futuros de um mês para o outro.

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

Re: Carteira JAS*2009 - Mês 01 - dia 21

por Luka! » 22/1/2009 10:12

JAS Escreveu:

Os targets publicados hoje na research do BPI são bem elucidativos...
Mas salva-se a minha menina predilecta pois "o preço-alvo da Jerónimo Martins caiu para 6,00 euros" o que é bem bom se for atingido.

Nenhum movimento na carteirinha.

JAS

A noticia de que a Polonia vai escapar à recessão ... vai também ser uma ajuda ehehe

Poland, Czechs to escape recession -EU forecast
(19 Jan 2009)

--------------------------------------------------------------------------------

By Marcin Grajewski

BRUSSELS, Jan 19 (Reuters) - Poland, the Czech Republic, Bulgaria and Romania will escape recession among the European Union's new member states from central and eastern Europe, the European Commission said on Monday.
Anexos
biedronka.png
biedronka.png (8.33 KiB) Visualizado 3018 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por MercúrioH » 22/1/2009 9:41

Oferta Pública de Aquisição
Visabeira vai manter Vista Alegre cotada em bolsa
A Visabeira pretende manter a Vista Alegre Atlantis (VAA) cotada em bolsa, depois de concretizada a oferta pública de aquisição (OPA) que a sua participada Cerutil lançou segunda-feira sobre a totalidade do capital da empresa de cerâmica. A intenção foi avançada ao Negócios por Paulo Varela, vice-presidente da Visabeira.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Babo
mbabo@mediafin.pt

A Visabeira pretende manter a Vista Alegre Atlantis (VAA) cotada em bolsa, depois de concretizada a oferta pública de aquisição (OPA) que a sua participada Cerutil lançou segunda-feira sobre a totalidade do capital da empresa de cerâmica. A intenção foi avançada ao Negócios por Paulo Varela, vice-presidente da Visabeira.

O grupo de Viseu apenas teria, por obrigação legal, de retirar a VAA de bolsa caso mais de 90% do capital vendesse na OPA, o que obrigaria a fazer uma aquisição potestativa.

Paulo Varela acredita que a OPA, que está condicionada à obtenção de 50,01% do capital da VAA, terá sucesso, até porque só os investidores institucionais detêm mais de metade do capital e o grupo auscultou os principais accionistas da Vista Alegre antes do lançamento da oferta, a qual, sublinha o responsável, "não tem qualquer carácter hostil".

Acho que isto responde a todas as especulações que têm sido feitas e todas as opiniões que têm sido lançadas aqui.
Ou seja, independentemente da vontade dos pequenos investidores que detêm as suas poucas acções, a OPA tem sucesso garantido uma vez que a Visabeira negociou antecipadamente com os "sócios" maioritários: os Bancos.
Significa, penso eu, que podem/devem manter as acções, pois as mesmas vão permanecer cotadas e aguardar por melhores desenvolvimentos (leia-se valorização) após a entrada em funções d nova administração que possa tirar o melhor partido das sinergias entre o Grupo Visabeira e a VAA.
Penso ser a melhor estratégia neste momento, mas cada um pensa pela sua cabeça e pelo seu bolso.
Bons negócios.

Registado: 29/11/2007 10:29

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 59 visitantes