GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Pata-Hari Escreveu:Epá, ó Marco, também nãoé preciso dramatizar. EU não enchi e não é por isso que não vai haver leite em casa esta semana.
![]()
(eu vinha colocar esses comentários aqui)
OK, "refinando" o texto: quem estava atento e estava preocupado com o preço dos combustíveis, encheu o depósito (eu tenho dois automóveis e enchi nos dois, naturalmente... como de resto tenho "optimizado", ora atrasando ora adiantando os abastecimentos, noutras semanas).
Já agora, daqui a pouco coloco aqui os preços dos combustiveis refinados nas últimas semanas para cada um ver quanto subiram e quanto desceram e depois para compararem com as declarações do senhor Augusto Cybron e "decidirem", com base nos dados todos, onde é que está o ridiculo e o escandaloso, se nos preços de uns ou nas declarações do outro.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
É só ir à página anterior e ver que eu aqui a semana passada já tinha alertado para uma subida do preço dos combustíveis forte esta semana.
Era previsível, era sabido para quem tem seguido o preço do petróleo e dos derivados nos mercados internacionais...
Quem esteve atento, encheu o depósito no fim-de-semana.
Naturalmente, há quem prefira não estar atento...
Era previsível, era sabido para quem tem seguido o preço do petróleo e dos derivados nos mercados internacionais...
Quem esteve atento, encheu o depósito no fim-de-semana.
Naturalmente, há quem prefira não estar atento...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:Aumentos nos combustíveis são "ridículos" e "escandalosos"
O presidente da Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis considerou "absolutamente ridículos" os aumentos de preço aplicados esta semana pela Galp e BP e "escandalosos" os da Cepsa, que hoje subiu o preço do gasóleo em 5,9 cêntimos.
"O aumento de preço da Galp e da BP é absolutamente ridículo. Não tem justificação nenhuma", disse hoje à Lusa Augusto Cymbron, presidente da ANAREC.
Mas este individuo perde algum do seu tempo a olhar para o preço dos combustíveis nos mercados internacionais?
Obviamente não perde. Está demasiado ocupado a dizer disparates...
O aumento da CEPSA parece-me um bocado exagerado. MAs classificiar de ridiculo e sem justificação o aumento ocorrido de 2 centimos na GALP é de quem não percebe pevide do assunto e manda postas de pescada, o que neste caso é um cenário inaceitável dado que se trata de um responsável de organismo ligado à venda de combustíveis.
"As petrolíferas justificam [o aumento de preços] também com a invasão da Faixa de Gaza por Israel e que por isso o barril [de petróleo] chegou a atingir os 50 dólares, mas ontem [terça-feira] atingiu um mínimo de 41 dólares", recordou o dirigente.
Sim. E depois? O que é que ele queria provar aqui com este ponto?
pedrom Escreveu:Marco tens ideia de quantos litros de gasoleo se consegue tirar de um barril de petroleo?
Tenho.
Um barril produz aproximadamente 45% para gasolina e 20% para gasóleo (numeros muito redondos, fáceis de decorar).
Valores mais exactos: dos 42 galões (159L) de um barril de petróleo obtém-se 19.5 galões (74L) de gasolina.
1 galão = 3.785 litros
Aumentos nos combustíveis são "ridículos" e "escandalosos"
O presidente da Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis considerou "absolutamente ridículos" os aumentos de preço aplicados esta semana pela Galp e BP e "escandalosos" os da Cepsa, que hoje subiu o preço do gasóleo em 5,9 cêntimos.
"O aumento de preço da Galp e da BP é absolutamente ridículo. Não tem justificação nenhuma", disse hoje à Lusa Augusto Cymbron, presidente da ANAREC.
"As petrolíferas justificam [o aumento de preços] também com a invasão da Faixa de Gaza por Israel e que por isso o barril [de petróleo] chegou a atingir os 50 dólares, mas ontem [terça-feira] atingiu um mínimo de 41 dólares", recordou o dirigente.
"Os aumentos da Cepsa além de ridículos são escandalosos, porque pelas contas que faço daria no máximo um aumento de três cêntimos. As outras companhias subiram dois e eles subiram quase seis", sublinhou.
A gasolineira Cepsa aumentou hoje o preço do litro de gasóleo em 5,9 cêntimos e o do litro de gasolina sem chumbo 95 em 5,7 cêntimos
Augusto Cymbron considerou que as companhias "sobem muito mais rápido os preços do que descem" e reiterou a sua discordância quanto à liberalização do mercado de combustíveis.
"A liberalização é uma fantochada. Serviu só para as companhias, unilateralmente, subirem os preços dos combustíveis. Nunca houve descidas capazes e de ajuda ao consumidor, tem havido - isso sim - benefício das companhias petrolíferas, que deliberadamente sobem os preços", sublinhou.
Para Augusto Cymbron, a gasolina e o gasóleo constituem "uma fonte de energia essencial para todos os portugueses", pelo que defende que "deve ser o Estado a intervir, como faz na electricidade".
Quanto ao papel da Autoridade da Concorrência na regulação do mercado, o dirigente da ANAREC disse apenas que "Março deveria chegar rapidamente, para que a Autoridade pusesse cá fora o estudo definitivo que diz ter para apresentar", sobre o mercado de combustíveis.
"A questão é que parece que toda a gente está com medo de alguém. Isso é que é o mal", concluiu.
Fonte: negocios
- Registado: 5/11/2002 12:21
Acontece. Mas são anomalias devido a situações pontuais de disponibilidade de crude e/ou compras/vendas no mercado...
O normal é o oposto.
O normal é o oposto.
As diferenças de preços "crónicas" têm que ver com a qualidade desses dois petróleos e a densidade dos seus constituintes. O Light Crude Oil é melhor para a produção e por isso mais caro, por norma (é o contrário do que estás a dizer).
Por vezes podem ocorrer outras disparidades pontuais mas por razões de mercado.
Por vezes podem ocorrer outras disparidades pontuais mas por razões de mercado.
- Registado: 29/11/2007 2:35
Nahoot Escreveu:@MarcoAntonio: Por acaso não tens um registo dos dias da semana em que as alterações de preço têm sido feitas? Nem que seja só de uma das empresas (ex: Galp).
Esta mais do que provado através dos gráficos e cálculos que aqui tens demonstrado que o preço nas bombas segue a tendência dos mercados, MAS, tenho ideia que as alterações (para baixo) têm sido sempre às quartas ou quintas feiras. Até agora tem havido sempre alguma coerência nisto até esta semana. Esta semana a Galp alterou o preço (para cima) logo na segunda feira.
Não vou estar a fazer cálculos porque não tenho números em que me basear mas é fácil de compreender que, subindo no inicio da semana e baixando no fim, conseguem ter um preço mais elevado durante um maior período de tempo, ganhando mais dinheiro.
Pode-se argumentar que a diferença de 1 ou 2 centimos, mais 1 ou menos 1 dia, é pouco relevante. Para cada pessoa individualmente é capaz (mais 60 ou 70c num deposito) mas, somando os milhares de litros vendidos nesses dias, já dá um lucro jeitoso.![]()
Não quero recomeçar com a conversa do: "Eles são uns gatunos!! Era mete-los num pau e chegar-lhes o fogo!"
Mas agora fiquei curioso em relação a isso.
Não tenho o registo dos dias mas como vou acompanhando todas as semanas e actualizo aqui no tópico (normalmente no próprio dia em que muda) tenho a perfeita noção do que tem sido a "tendência". Normalmente os acertos são feitos na madrugada de terça para quarta havendo algumas excepções. Recordo-me de pelo menos uma vez ter sido no Sábado (já depois de uma outra descida durante essa semana) e ainda de uma outra vez que foi na segunda (madrugada de domingo para segunda). Em ambos os casos tratou-se de descida (aliás, nos últimos meses 90 e tal % das alterações fora para baixo, naturalmente). Portanto, esta semana foi mais cedo que o habitual mas não é uma excepção que só tenha ocorrido nas descidas. Aliás, não sei se já subiram tudo o que pretendem subir...
pedrom Escreveu:Fala-se numa nova subida esta semana, haverá margem para isso?
É possível. No entanto não tenho a certeza...
Se tivermos em conta o que tem sido a margem média nas últimas semanas então é de esperar que haja mais um aumento (contudo, para a semana já teria de baixar de novo). Isto é, o aumento dos preços da semana passada justificavam uma subida de mais do que 2 centimos.
Por outro lado, as margens têm estado mais altas que habitual em comparação com os últimos 12 meses. Por isso, se não voltassem a subir (e numa base de análise histórica dos preços) também não faziam mal nenhum se não voltassem a subir.
O gráfico abaixo é uma estimativa/aproximação da margem nos combustíveis na distribuição+retalho obtido da seguinte forma: comparação do preço nos postos de abastecimento (galp) com o preço médio semanal dos combustiveis refinados nos mercados internacionais na semana anterior:
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 14/1/2009 12:49, num total de 2 vezes.
@MarcoAntonio: Por acaso não tens um registo dos dias da semana em que as alterações de preço têm sido feitas? Nem que seja só de uma das empresas (ex: Galp
).
Esta mais do que provado através dos gráficos e cálculos que aqui tens demonstrado que o preço nas bombas segue a tendência dos mercados, MAS, tenho ideia que as alterações (para baixo) têm sido sempre às quartas ou quintas feiras. Até agora tem havido sempre alguma coerência nisto até esta semana. Esta semana a Galp alterou o preço (para cima) logo na segunda feira.
Não vou estar a fazer cálculos porque não tenho números em que me basear mas é fácil de compreender que, subindo no inicio da semana e baixando no fim, conseguem ter um preço mais elevado durante um maior período de tempo, ganhando mais dinheiro.
Pode-se argumentar que a diferença de 1 ou 2 centimos, mais 1 ou menos 1 dia, é pouco relevante. Para cada pessoa individualmente é capaz (mais 60 ou 70c num deposito) mas, somando os milhares de litros vendidos nesses dias, já dá um lucro jeitoso.
Não quero recomeçar com a conversa do: "Eles são uns gatunos!! Era mete-los num pau e chegar-lhes o fogo!"

Pode-se argumentar que a diferença de 1 ou 2 centimos, mais 1 ou menos 1 dia, é pouco relevante. Para cada pessoa individualmente é capaz (mais 60 ou 70c num deposito) mas, somando os milhares de litros vendidos nesses dias, já dá um lucro jeitoso.

- Registado: 1/10/2008 16:20
Elias Escreveu:Eles citam o site "maisgasolina". Ora este site além de não ser oficial tem inúmeros postos que estão desactualizados por isso não pode nem deve ser usado como benchmarking para coisa alguma.
1 abraço,
Elias
Permita-me discordar, no artigo foi usada a seguinte informação:
JN/Lusa Escreveu:(...)
De acordo com o site da Internet www.maisgasolina.com, os preços de referência da Galp a 08 de Janeiro, quinta-feira, eram de 1,079 euros por cada litro de gasolina sem chumbo 95 e de 1,219 euros/litro de gasolina sem chumbo 98.
(...)
Ora, para o Mais Gasolina são recolhidos estes dados no terreno 3 vezes por semana, às terças, quartas e quintas em postos explorados pela Galpgeste, BP Gest 24 e Gespost. A 8 de Janeiro o valores praticados pela Galp eram esses, no Sábado (dia 10) aumentou.
Ontem, dia 13, foi feita nova recolha de preços e tanto a Galp como a Repsol tinham aumentado em 2 cêntimos o preço da gasolina e gasóleo (GPL inalterado) desde a última recolha, a dia 8.
Portanto, no dia 8 de Janeiro os valores praticados eram aqueles.

Em relação a não ser oficial, isso já é outro assunto, mas os 262 postos disponíveis no site da DGEG são actualizados automaticamente no Mais Gasolina. Dos 1340 postos disponíveis, outros 300 são actualizados regularmente pela equipa do Mais Gasolina, outros tantos actualizados pelos revendedores e os restantes estão a cargo dos utilizadores do site. É normal que existam postos desactualizados, mas esses também não entram para a estatística, nem foram citados pelo JN/Lusa no artigo mencionado

- Registado: 14/1/2009 3:09
Voltando aos combustíveis, ao passar em revista as notícias reparei no texto da Lusa. Como ocorre frequentemente a "informação" desinforma mais do que informa (neste caso induz claramente em erro e faz parecer que a subida foi passageira e pouco significativa dando enorme relevo ao facto de ter terminado a semana em baixa):
Ora, a média da semana passada foi precisamente a mais alta das últimas 4 semanas:
01 a 05 de Dezembro: 33.9 euros ( 1.109 ; 0.989 )
15 a 19 de Dezembro: 31.2 euros ( 1.089 ; 0.969 )
22 a 26 de Dezembro: 27.7 euros ( 1.079 ; 0.949 )
29 a 02 de Janeiro: . . 29.3 euros ( 1.079 ; 0.949 )
05 a 09 de Janeiro: . . 33.2 euros ( 1.099 ; 0.969 )
Valores médios semanais do petroleo em euros e entre parentisis o preço da gasolina e gasoleo na semana seguinte.
Infelizmente os média insistem em fornecer informação extremamente vaga e incompleta (ou mesmo enganadora) em detrimento de informar detalhadamente e fornecer os dados que realmente interessam (como por exemplos médias semanais).
Dizer que subiu num dia - sem sequer dizer para que valor - e depois destacar duas vezes o preço mais baixo da semana não é informar.
Quantos, a partir da notícia, ficarão a saber que a média do preço semanal foi na verdade claramente a mais alta das últimas 4 semanas?
Com base na notícia: nenhum!
JN/LUSA Escreveu:Galp aumenta preços dos combustíveis em 2 cêntimos
A Galp aumentou os preços da gasolina e do gasóleo em dois cêntimos no passado fim-de-semana, justificando-o com um "pico de subida" dos combustíveis nos mercados internacionais na semana passada e com a desvalorização do euro face ao dólar.
Jornal de Negócios com Lusa
A Galp aumentou os preços da gasolina e do gasóleo em dois cêntimos no passado fim-de-semana, justificando-o com um "pico de subida" dos combustíveis nos mercados internacionais na semana passada e com a desvalorização do euro face ao dólar.
"O petróleo tem estado a baixar desde o pico máximo de Julho, mas houve um pico de subida na semana anterior à que serve de referência aos preços desta semana", disse à Lusa o porta-voz da Galp, Pedro Marques Pereira.
O responsável acrescentou que os preços desta semana reflectem os preços nos mercados internacionais da semana passada.
Os preços nos mercados internacionais subiram "devido à situação na Faixa de Gaza e à questão da Gazprom [a Rússia cortou o abastecimento de gás natural a vários países da Europa]. De sexta-feira [02 de Janeiro] para segunda foi quando disparou mais, depois baixou um pouco, mas continuou com níveis muito superiores à semana anterior", acrescentou.
"É essa a justificação [para os aumentos]. Os preços são fixados sempre com uma semana de ´lag`", disse Marques Pereira.
"Por outro lado, a outra subida foi mitigada [para o consumidor final] porque o euro ia valendo cada vez mais face ao dólar. Agora, não só o petróleo subiu de preço, como o euro se desvalorizou face ao dólar", disse também a mesma fonte.
De acordo com o site da Internet www.maisgasolina.com, os preços de referência da Galp a 08 de Janeiro, quinta-feira, eram de 1,079 euros por cada litro de gasolina sem chumbo 95 e de 1,219 euros/litro de gasolina sem chumbo 98.
O litro de gasóleo normal custava 0,951 euros e o gasóleo premium 1,206 euros.
Os preços do petróleo encerraram sexta-feira em baixa, tendo chegado a negociar abaixo dos 40 dólares pela primeira vez em 2009.
As cotações do crude chegaram registar uma forte recuperação na segunda-feira (05 de Janeiro), mas encerraram a semana com fortes perdas, com o Brent a perder 12 por cento (6,11 dólares) do seu valor nas últimas três sessões e a cotação de Nova Iorque a registar as maiores quedas, desvalorizando 16,3 por cento (7,98 dólares) nas últimas quatro sessões.
Hoje, os preços do petróleo também estavam em queda a meio da manhã, para valores abaixo dos 39 dólares por barril.
Ora, a média da semana passada foi precisamente a mais alta das últimas 4 semanas:
01 a 05 de Dezembro: 33.9 euros ( 1.109 ; 0.989 )
15 a 19 de Dezembro: 31.2 euros ( 1.089 ; 0.969 )
22 a 26 de Dezembro: 27.7 euros ( 1.079 ; 0.949 )
29 a 02 de Janeiro: . . 29.3 euros ( 1.079 ; 0.949 )
05 a 09 de Janeiro: . . 33.2 euros ( 1.099 ; 0.969 )
Valores médios semanais do petroleo em euros e entre parentisis o preço da gasolina e gasoleo na semana seguinte.
Infelizmente os média insistem em fornecer informação extremamente vaga e incompleta (ou mesmo enganadora) em detrimento de informar detalhadamente e fornecer os dados que realmente interessam (como por exemplos médias semanais).
Dizer que subiu num dia - sem sequer dizer para que valor - e depois destacar duas vezes o preço mais baixo da semana não é informar.
Quantos, a partir da notícia, ficarão a saber que a média do preço semanal foi na verdade claramente a mais alta das últimas 4 semanas?
Com base na notícia: nenhum!
Aqui fica a actualização.
O petroleo desceu bastante na segunda metade da semana pelo que a subida acabou por ser menor. Mesmo assim, a realizada foi menor do que poderia ter sido com base na evolução do petróleo como se pode ver no gráfico das margens (em contrapartida, deu-se mais cedo que o habitual).
É possível contudo que venham a realizar outro acerto durante a semana. Se não o fizeram, então as margens ficam +/- alinhadas com a média do último ano depois de terem andado uns 2 centimos acima nas últimas semanas.
Uma última nota: a margem está calculada com base numa estimativa dos preços dos combustiveis refinados pois ainda não tenho os valores todos da semana passada. Lá para quarta-feira actualizo com os valores exactos...
O petroleo desceu bastante na segunda metade da semana pelo que a subida acabou por ser menor. Mesmo assim, a realizada foi menor do que poderia ter sido com base na evolução do petróleo como se pode ver no gráfico das margens (em contrapartida, deu-se mais cedo que o habitual).
É possível contudo que venham a realizar outro acerto durante a semana. Se não o fizeram, então as margens ficam +/- alinhadas com a média do último ano depois de terem andado uns 2 centimos acima nas últimas semanas.
Uma última nota: a margem está calculada com base numa estimativa dos preços dos combustiveis refinados pois ainda não tenho os valores todos da semana passada. Lá para quarta-feira actualizo com os valores exactos...
- Anexos
-
- margens090112.PNG (27.35 KiB) Visualizado 6510 vezes
-
- combustiveis090112.PNG (34.49 KiB) Visualizado 6407 vezes
-
- combustiveis090112b.PNG (26.29 KiB) Visualizado 6406 vezes
Agência Financeira Escreveu:Galp aumenta preços dos combustíveis 2 cêntimos
2009/01/12 13:26 Carla Pinto Silva
Subida reflecte os preços nos mercados internacionais da semana passada
A Galp Energia aumentou os preços dos combustíveis (gasolina e gasóleo) dois cêntimos este fim-de-semana, disse à Agência Financeira fonte oficial da petrolífera.
«Esta subida deve-se a três factores. O primeiro está relacionado com um pico de subida registado na semana passada, devido ao aumentar da tensão na Faixa de Gaza. O segundo está relacionado com a questão da Gazprom (já que a Rússia cortou o abastecimento de gás natural a vários países da Europa) e o terceiro está relacionado com a desvalorização do euro face ao dólar», avançou a mesma fonte à AF.
A esta hora, os preços do petróleo nos mercados internacionais seguem a cair. Em Nova Iorque, o crude de referência para Janeiro recua 1,75 dólares para os 39,08 dólares por barril.
Já em Londres, o Brent do Mar do Norte, crude de referência para a Europa, desce 1,71 dólares para os 45,53 dólares por barril.
As acções da Galp Energia seguem a perder 2,64% para os 7,73 euros.
Graças ao trabalho do MarcoAntonio, já era esperado

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Elias Escreveu:Ontem em Espanha abasteci a 86 cêntimos por litro. Com a gasolina por cá a 1,07 a diferença está em 21 cêntimos (subtancialmente menos que os 29 habituais).
Será que os espanhóis já aumentaram e cá ainda não? Ou haverá outras razões para esta redução da diferença de preços?
1 abr
Elias
Boas!
Hoje abasteci na BP, com a gasolina 95 a 98,7 centimos, mas só paguei 93,7 porque tinha um vale de desconto de 5 centimos por litro.
Um abraço
Alexandre Santos
Ontem em Espanha abasteci a 86 cêntimos por litro. Com a gasolina por cá a 1,07 a diferença está em 21 cêntimos (subtancialmente menos que os 29 habituais).
Será que os espanhóis já aumentaram e cá ainda não? Ou haverá outras razões para esta redução da diferença de preços?
1 abr
Elias
1 abr
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 60 visitantes