Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

[Livro do mês] «The Complete TurtleTrader» de Michael Covel

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tmms » 10/2/2009 10:58

Fevereiro de 2009

Título: The Complete TurtleTrader: The Legend, the Lessons, the Results
Autor: Michael W. Covel
Editora: Collins
Ano: 2007

O livro de Fevereiro tem uma particularidade interessante: provavelmente nunca o teria comprado e lido se não fossem alguns comentários que surgiram (não exclusivamente aqui) ao livro de Janeiro, "Way of the turtle" do Curtis Faith.

Em virtude desses comentários resolvi explorar um pouco melhor a experiência das tartarugas para esclarecer algumas questões. Foi assim que descobri o "The Complete TurtleTrader" do Micheel W. Covel, o qual é também autor do bestseller "Trend Follwing".

Uma das questões mais controversas está, provavelmente, relacionada com o autor do "Way of the turtle". O mês passado escrevi que "Faith foi o melhor aluno de Richard Dennis". Efectivamente Curtis Faith foi descrito pelo Wall Street Journal, em 1989, como "the most successful Turtle".

Acontece, contudo, que a questão não é assim tão linear. O WSJ noticiou que Curtis fez aproximadamente $31.5 milhões durante a experiência das tartarugas. Independentemente da questão relativamente à existência ou não de registos que comprovem esta performance, a questão fundamental é que o montante que o Curtis chegou a gerir era muito superior (chegou a ser cerca de 20 vezes superior) ao dos outros colegas. Isto depois da afectação de recursos decidida por Richard Dennis porque, inicialmente, todas as tartarugas começaram por gerir o mesmo montante.

Evidentemente que, muito mais do que o valor absoluto, interessava saber o valor relativo e, também, o risco da estratégia. E é precisamente aqui que as vozes mais criticas se voltam novamente contra Curtis acusando-o de não obedecer às regras básicas que lhes foram ensinadas e de correr um risco excessivo. Mas se Curtis Faith corre um risco excessivo com o dinheiro de Richard Dennis (o mentor desta experiência) e nem sempre cumpre as regras que lhe foram ensinadas por este e pelo seu sócio, William Eckhardt, porque razão é que no ano seguinte Curtis vê o saldo da sua conta consideravelmente aumentado e outros colegas com estratégias de menor risco e cumpridores das regras vêem, pelo contrário, reduzida a sua conta?

Nesta fase é muito importante notar o seguinte: as tartarugas eram remuneradas, exclusivamente, com uma percentagem dos seus resultados. Portanto, mesmo perante a mesma rentabilidade anual, uma conta 20 vezes maior representa uma remuneração anual também 20 vezes maior. A percepção por parte das outras tartarugas de uma enorme injustiça no processo de distribuição do dinheiro acende o rastilho de uma inveja explosiva. A racionalidade, indispensável ao sucesso nos mercados, começa a dar lugar aos sentimentos e emoções mais profundos. Chegando-se a dizer que Curtis Faith era o preferido de Richard Dennis.

E embora o processo de distribuição do dinheiro permaneça um mistério o certo é que a tese de que Richard Dennis estava a fazer uma experiência dentro da experiência é, pura e simplesmente, genial. Imagine-se, precisamente ao contrário do que seria esperado, premiar a tartaruga que menos cumpria as regras e que mais risco corria? A influência psicológica que tudo isto tem (ou pode ter se os traders se deixarem afectar pela emoção em vez da razão) é fenomenal. E a influência não é só nos outros (teoricamente os alvos da injustiça) mas também no próprio Curtis Faith que vê o incumprimento das regras e o elevado risco altamente premiados. Qual a influência psicológica que isto terá nele próprio e nos outros, ou melhor, nas suas performances e na percepção e gestão do risco?

Se Richard Dennis o fez com esta intenção oculta, só tenho uma palavra para descrever: genial!

Mas será sensato colocar grande parte da sua fortuna em risco? Sobretudo aumentado a conta sob gestão do trader Curtis? Bem, o autor defende a possibilidade de Richard Dennis ter assumido posições contrárias às de algumas das tartarugas em alguns momentos. Uma elementar questão de bom senso que vem demonstrar como é possível testar, experimentar, sem correr riscos insensatos.

Curiosamente riscos insensatos correu Richard Dennis durante longos anos sem sequer o saber. E porquê?

Porque Dennis construiu toda a sua estratégia assente exclusivamente no conhecimento comum, aquele que decorre da experiência prática. Ele era um seguidor de David Hume e John Locke, os quais advogam uma forma relativamente simples de ver o mundo. Hume pensava que a mente funcionava como uma espécie de tabula rasa na qual a experiência podia ser escrita. Dennis, defensor desta filosofia, aplicou-a durante alguns anos com sucesso no trading pit.

Um dia, durante aqueles longos períodos de espera por uma nova tendência, um grupo de quatro tartarugas (Tom Shanks, Paul Rabar, Erle Keefer e Jiri Svoboda) organizaram-se para fazer trading research. Basicamente o seu objectivo era validar (cientificamente, entenda-se!) as regras que lhes tinham sido ensinadas e pelas quais eles próprios "jogavam".

Enquanto o resto das tartarugas liam jornais desportivos ou jogavam ping-pong nas mesas disponibilizadas para o efeito na empresa, este grupo de quatro estudou, testou e chegou a resultados concretos que chocaram a experiência. Eles concluíram que estavam a correr um risco excessivo e para lá do que todos imaginavam.

Mesmo cumprindo escrupulosamente todas as regras este alunos descobriram, e provaram, que em vez de uma perda máxima de 50% no pior cenário estavam, efectivamente, a correr um risco de perda de 80%! Comunicar isto aos mestres não era fácil pois, segundo Cover, e passo a citar, «Dale Dellutri had somewhat arrongantly said to the Turtle «"If you guys ever invent anything bring it to us"».

Mas foi o que veio a acontecer, tal como em muitos outros casos, os alunos ultrapassaram os seus próprios professores que tinham a atitude, algo arrogante de, e passo novamente a citar o autor, "we know this trading cave, and we know better than anyone else".

Conclusão, foi distribuído a todas as tartarugas um memorando oficial do próprio Richar Dennis dizendo para reduzir em 50% todas as posições. "Egos must have been bruised when those four turtles beat Dennis and Eckhardt at their own game", concluí Michael W. Covel no final do sétimo capítulo do "The Complete TurtleTrader".

Um abraço,
Tiago

Outras leituras

edit: 1. itálico em tabula rasa 2. mês 3. erro gramatical
Anexos
the_complete_turtle_trader.jpg
the_complete_turtle_trader.jpg (20.17 KiB) Visualizado 2637 vezes
Blogue - economia-e-mercados.blogspot.com

<IMG SRC="http://www.projectos.org/update/bh.png">
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 701
Registado: 4/2/2008 19:39
Localização: 16

por lagosta » 6/2/2009 10:19

Bom dia

tmms, vou usar este teu tópico para postar um livro que descobri por acaso pela net, mas aqui no caldeirao nao descobri nada (pelo autor).

Parece me tambem uma boa leitura.

Stephen Leeb
Game Over: How You Can Prosper in a Shattered Economy




Game Over
by Stephen Leeb, PhD


How you can PROSPER in a shattered economy!

About the book:

In these extraordinarily uncertain economic times, bestselling author Dr. Stephen Leeb has very carefully analyzed some of the basic and fundamental flaws of our economy, and his arguments are both compelling and frightening.

Yes, we already know that we are in desperate need of finding alternative sources of energy, but what Leeb details is just how close we really are to running out of oil, and that popular alternative plans such as wind power, solar power, ethanol, nuclear energy, and so on just aren't going to serve as the immediate answers.

Leeb makes it abundantly clear that the clock is ticking....and it's time to wake up.

When Stephen Leeb wrote the national bestseller THE COMING ECONOMIC COLLAPSE a few years ago, he predicted that the price of oil would quickly soar past $100 a barrel and push the price of gas at the pump to $4.00 a gallon. At the time of that book's publication, gas cost $2.50 and oil was around $65 a barrel.

Now -- in the most dramatic and most important book that Leeb has written to date -- he shows how the combination of several key factors -- including inflation, the every weakening dollar, the soaring price of oil, increasing competition from China and India, and our runaway national debt - are going to make for a very rocky road for Americans in the next few years.

The good news is that Leeb provides some key and valuable information as to how smart investors can survive. Is gold still the answer? What stocks will actually thrive in a down market? What happens to the real estate market? What professions will be the best ones to choose? All of these issues, and much more, are covered by Leeb in GAME OVER. It's startling but mandatory reading.
 
Mensagens: 295
Registado: 23/8/2004 12:32
Localização: Lisboa

por tmms » 6/2/2009 8:31

flypes Escreveu:afinal nesta altura de indefinição de mercado, o que faço melhor é ficar entretido a ler... ainda poupo uns trocos

Olá flypes,

É um facto inegável que há muito dinheiro a ganhar (não perder) sabendo ficar de fora dos mercados em determinados períodos. Haja disciplina e paciência.

Os turtles diziam qualquer coisa do género: "no trend, no trade". :wink:

Abraço,
Tiago
Blogue - economia-e-mercados.blogspot.com

<IMG SRC="http://www.projectos.org/update/bh.png">
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 701
Registado: 4/2/2008 19:39
Localização: 16

por flypes » 6/2/2009 2:49

excelente iniciativa....eu estou a ler um do john murphy...acredito que doutro género, muito mais conceptual....e depois sem dúvida que vou ler esta proposta.

afinal nesta altura de indefinição de mercado, o que faço melhor é ficar entretido a ler... ainda poupo uns trocos
 
Mensagens: 45
Registado: 29/11/2007 3:24
Localização: Coimbra

por tiagopt2 » 14/1/2009 16:51

Eu a comentar as tuas escolhas literárias no outro tópico sem sequer ter reparado que este já estava criado :)
Excelente iniciativa, vou tentar acompanhar as sugestões (lendo). Afinal, um mês é muito tempo :lol:

Abraço
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

Re: Livro do mês - «The way of the turtle» de Curtis M. Fait

por tmms » 14/1/2009 15:19

fiódor Escreveu:Posso acrescentar que dos muitos livros que li nos últimos tempos este é, sem sombra de dúvida, o melhor. Só coloco no mesmo patamar o «Trading in the zone» do Mark Douglas.:wink:

Sim, tens razão.

É Mark Douglas e não Michael Douglas. É o que dá fazer referências de cabeça... :roll:

Abraço,
Tiago
Blogue - economia-e-mercados.blogspot.com

<IMG SRC="http://www.projectos.org/update/bh.png">
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 701
Registado: 4/2/2008 19:39
Localização: 16

Re: Livro do mês - «The way of the turtle» de Curtis M. Fait

por fiódor » 14/1/2009 15:12

tmms Escreveu:
Posso acrescentar que dos muitos livros que li nos últimos tempos este é, sem sombra de dúvida, o melhor. Só coloco no mesmo patamar o «Trading in the zone» do Mark Douglas.


:wink:
Fiódor

_______________________________
Ai ai a bolsa...
Primeiro estranha-se, depois entranha-se...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 874
Registado: 11/9/2004 15:25
Localização: Porto/Portugal

Re: Livro do mês - «The way of the turtle» de Curtis M. Fait

por tmms » 14/1/2009 12:03

LTCM Escreveu:
tmms Escreveu:Não é por acaso que Van K. Tharp o considerou um dos melhores cinco livros de trading algumas vez escritos.
Isto é que não abona nada a favor do livro. :shock:
Basta ler o que o Ed Seykota escreve sobre o Van K. Tharp. :mrgreen:

Olá LTCM,

Não sei o que o Ed Seykota diz do Van Tharp mas tenho a certeza absoluta que isso em nada interfere com a qualidade da escrita de Curtis M. Faith nem com os seus conhecimentos acerca do trading.

Posso acrescentar que dos muitos livros que li nos últimos tempos este é, sem sombra de dúvida, o melhor. Só coloco no mesmo patamar o «Trading in the zone» do Michael Douglas.

Um abraço,
Tiago
Blogue - economia-e-mercados.blogspot.com

<IMG SRC="http://www.projectos.org/update/bh.png">
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 701
Registado: 4/2/2008 19:39
Localização: 16

por Onorio » 14/1/2009 12:02

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1007
Registado: 4/3/2008 23:31

Re: Livro do mês - «The way of the turtle» de Curtis M. Fait

por LTCM » 14/1/2009 11:42

tmms Escreveu:
Não é por acaso que Van K. Tharp o considerou um dos melhores cinco livros de trading algumas vez escritos.


Isto é que não abona nada a favor do livro. :shock:

Basta ler o que o Ed Seykota escreve sobre o Van K. Tharp. :mrgreen:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por fiódor » 14/1/2009 10:55

Ok, Obrigado.

Eu tenho alguns interessantes em pdf, depois mando a lista e se quiseres eu mando por mail.

1 Abraço
Fiódor

_______________________________
Ai ai a bolsa...
Primeiro estranha-se, depois entranha-se...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 874
Registado: 11/9/2004 15:25
Localização: Porto/Portugal

por tmms » 14/1/2009 10:34

fiódor Escreveu:Antes de mais, parabéns pelo teu relatório do ano 2008, está muito profissional e demonstra a dedicação que tens aos mercados. Continua com o bom trabalho e boa sorte para 2009.

Obrigado. :wink:

fiódor Escreveu:Quanto ao livro, arranjaste em Portugal ou compraste na Amazon?

Este livro comprei na antiga Byblos em Lisboa.
Fui lá comprar outros livros e este estava em destaque.
Escusado será dizer que o li antes dos outros que já ia com intenção de comprar. :mrgreen:

Um abraço,
Tiago
Blogue - economia-e-mercados.blogspot.com

<IMG SRC="http://www.projectos.org/update/bh.png">
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 701
Registado: 4/2/2008 19:39
Localização: 16

por fiódor » 14/1/2009 10:27

tmms,

Antes de mais, parabéns pelo teu relatório do ano 2008, está muito profissional e demonstra a dedicação que tens aos mercados. Continua com o bom trabalho e boa sorte para 2009.

Quanto ao livro, arranjaste em Portugal ou compraste na Amazon?

Tens em Pdf?

1 Abraço
Fiódor

_______________________________
Ai ai a bolsa...
Primeiro estranha-se, depois entranha-se...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 874
Registado: 11/9/2004 15:25
Localização: Porto/Portugal

[Livro do mês] «The Complete TurtleTrader» de Michael Covel

por tmms » 14/1/2009 10:20

Janeiro de 2009

Título: Way of the Turtle: The Secret Methods that Turned Ordinary People into Legendary Traders: The Secret Methods that Turned Ordinary People into Legendary Traders
Autor: Curtis M. Faith
Editora: McGrawHill
Ano: 2007

É com enorme prazer que inicio hoje este novo tópico intitulado "Livro do mês".

E, como primeiro livro, um dos que mais marcou, até agora, a minha formação: «Way of the turtle» de Curtis M. Faith, que foi o melhor aluno de Richard Dennis no curso de formação ministrado por este.

Esta experiência nasce de uma divergência saudável entre Richard Dennis e o seu amigo de longa data William Eckhardt. Queriam testar, com rigor, se ser um excelente trader é uma qualidade inata ou se é algo que se pode aprender.

Com esse objectivo em mente colocaram um anúncio num importante jornal ligado à área com o objectivo de recrutarem potenciais interessados. Do criterioso processo de selecção resultou um grupo de 20 pessoas que ficou conhecido como "as tartarugas".

Os resultados conseguidos são, a vários títulos, impressionantes. Claro que houve perdedores neste grupo. Mas, em termos médios, e ao longo de quase 5 anos as tartarugas conseguiram uma rentabilidade de 80% ao ano.

Mas porquê tartarugas? Bem, o nome vem de um local em Singapura onde o debate entre Dennis e William ganhou contornos mais sérios estando estes dispostos a provar, ao outro, que o seu ponto de vista estava correcto.

O livro é absolutamente fascinante. Começamos a ler e não conseguimos parar. Curtis Faith tem a qualidade rara de, de uma forma muito simples e com uma clareza absoluta, expor as questão mais complexas.

A forma como desmonta as esmagadora maioria dos preconceitos envolvidos no trading é impressionante.

Se tivesse de escolher apenas três temas importantes que são abordados neste livro eu escolheria os seguintes:

- Trader mindset: Curtis faz-nos entrar na mente das "tartarugas". Uma autêntica mudança de paradigma.

- Edge: É-nos ensinada a preciosa noção de edge, a vantagem essencial ao sucesso nos mercados financeiros.

- Risk and money management: As noções fundamentais de gestão de risco e dinheiro. Sem elas não há estratégia vencedora possível.

Não é por acaso que Van K. Tharp o considerou um dos melhores cinco livros de trading algumas vez escritos.

Abraço,
Tiago

Livro do mês: http://os-mercados-financeiros.blogspot ... l/leituras

edit: 1ª [] no título e 2ª correcção de url
Anexos
the_way_of_the_turtle.jpg
the_way_of_the_turtle.jpg (13.36 KiB) Visualizado 3116 vezes
Editado pela última vez por tmms em 10/2/2009 10:52, num total de 7 vezes.
Blogue - economia-e-mercados.blogspot.com

<IMG SRC="http://www.projectos.org/update/bh.png">
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 701
Registado: 4/2/2008 19:39
Localização: 16


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], silva_39 e 125 visitantes