Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por - GOE - » 13/1/2009 16:38

Elias Escreveu:GOE, apenas indicaste links de notícias mas não foi nada disso que eu pedi. O que eu queria era perceber em que baseavas a tua afirmação de que a JMT costuma reagir com alguma violência...

E já agora, qual é o valor justo?

Elias nas noticias que indiquei pode-se ver a reacção do titulo em relação à apresentação de resultados, há subidas na ordem dos 8%, isso na minha opinião não é uma reacção muito normal, mas sim violenta visto que surge somente da apresentação de resultados em si.

O valor justo da JMT não sei pois não detenho conhecimentos suficientes a nível de análise fundamental..

Bons negócios :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

por Elias » 13/1/2009 16:33

GOE, apenas indicaste links de notícias mas não foi nada disso que eu pedi. O que eu queria era perceber em que baseavas a tua afirmação de que a JMT costuma reagir com alguma violência...

E já agora, qual é o valor justo?

Registado: 5/11/2002 12:21

por - GOE - » 13/1/2009 16:32

Ulisses Pereira Escreveu:abola, peço desculpa mas neste momento não.

Estamos em Bear Market, a maioria dos títulos transacciona abaixo do seu valor justo a nível fundamental.

GOE, o problema é saber em que fase do "Bear Market" estamos e os títulos não negoceiam abaioxo do seu valor fundamental em todo o "Bear Market".

Um abraço,
Ulisses

Sim Ulisses, não negoceiam abaixo do seu valor fundamental durante todo o Bear Market, no entanto sofrem desvalorizações acentuadas que colocam os títulos a um nível "teoricamente" barato durante algum tempo..

Quanto à fase do Bear em que nos encontramos, bem essa provavelmente é a "Million Dollar Question" :)

por Ulisses Pereira » 13/1/2009 16:22

abola, peço desculpa mas neste momento não.

Estamos em Bear Market, a maioria dos títulos transacciona abaixo do seu valor justo a nível fundamental.

GOE, o problema é saber em que fase do "Bear Market" estamos e os títulos não negoceiam abaioxo do seu valor fundamental em todo o "Bear Market".

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por - GOE - » 13/1/2009 16:19

Elias peço desculpa de não ser muito minucioso mas deixo aqui algumas noticias ligadas com anteriores apresentações de resultados:

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=338534

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=325976

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=325812

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=316247

como interpretas o facto de o título ter caído mais de 40% nos últimos 5 meses?

Esse facto aliado à quebra do canal ascendente no qual se encontrava a JMT afastou também alguns investidores do titulo.

O resgate massivo de fundos ajudou também à desvalorização que a JMT sofreu nos últimos tempos, nota-se que pontualmente alguém necessita de realizar liquidez neste titulo...

PS: Não detenho qualquer posição nem longa nem curta na JMT :wink:

por abola » 13/1/2009 16:17

e do bcp Ulisses, é possivel ?

Registado: 22/10/2008 18:52

por Ulisses Pereira » 13/1/2009 16:12

Bocciardi, sim refiro-me à JM. Elias, a JM é das poucas empresas portuguesas que, por tradição, reage - por vezes - à apresentação de resultados. Juntando isso ao estado de "sobrevenda" do papel mesmo em véspera da apresentação de resultados,
retira espaço para queda forte após a apresentação de resultados, por issso, hiberno por precaução durante uns dias. :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Elias » 13/1/2009 16:04

- GOE - Escreveu:Elias pelo que tenho acompanhado da JMT, a mesma costuma reagir com alguma violência aos resultados..

Ultimamente os mesmos têm superado sempre as expectativas :wink:

Hum... podes concretizar? Qual foi a reacção das últimas vezes que apresentou resultados? E se ultimamente os resultados têm superado as expectativas, como interpretas o facto de o título ter caído mais de 40% nos últimos 5 meses?

por Bocciardi » 13/1/2009 16:03

Olá Ulisses

Antes de mais obrigado pela análise à JM.

Ulisses Pereira Escreveu:Decidi aqui uma alteração ao plano, após uma análise mais aprofundada à acção. A acção está a entrar em níveis de "sobrevenda" que normalmente propiciam um ressalto, o volume está a ficar bem forte e com o aproximar da apresentação de resultados, não quero correr o risco de apanhar com um ressalto em cima. Não sei se ele vai acontecer mas, para já, quero preservar os bons lucros destas posições curtas e daqui a uns dias repensar se é boa altura para reabrir a posição de novo ao lado dos ursos.

Um abraço,
Ulisses

Este teu último post refere-se ainda à JM, certo? Pois o post anterior que tinhas falado tinha sido sobre a EDP, mas pelo que me lembro de ler, neste momento só estás curto na JM...

Obrigado

Um abraço

Registado: 17/1/2008 17:15

por - GOE - » 13/1/2009 16:02

Elias Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:com o aproximar da apresentação de resultados, não quero correr o risco de apanhar com um ressalto em cima.

Olá Ulisses,

Por diversas vezes tens escrito aqui que as empresas portuguesas raramente reagem à apresentação de resultados.

Achas que desta vez isso não vai acontecer?

1 abraço,
Elias

Elias pelo que tenho acompanhado da JMT, a mesma costuma reagir com alguma violência aos resultados..

Ultimamente os mesmos têm superado sempre as expectativas :wink:

por Elias » 13/1/2009 15:59

Ulisses Pereira Escreveu:com o aproximar da apresentação de resultados, não quero correr o risco de apanhar com um ressalto em cima.

Olá Ulisses,

Por diversas vezes tens escrito aqui que as empresas portuguesas raramente reagem à apresentação de resultados.

Achas que desta vez isso não vai acontecer?

1 abraço,
Elias

por Jiboia Cega » 13/1/2009 15:57

Só cheguei à bolsa há meia hora mas por acaso também foi isto que me prendeu a atenção. Que a JMT esteja a cair não surpreende mas a cair com este volume todo numa véspera de apresentação de resultados já é mais estranho. Pode ser que venha mesmo o ressalto de que falas porque os resultados não vão ser nada maus, ao contrário do que por aí se diz.

NB: Estou completamente fora dos mercados de momento.

Abraço
Jiboia

Registado: 21/3/2006 10:46

por Ulisses Pereira » 13/1/2009 15:48

Decidi aqui uma alteração ao plano, após uma análise mais aprofundada à acção. A acção está a entrar em níveis de "sobrevenda" que normalmente propiciam um ressalto, o volume está a ficar bem forte e com o aproximar da apresentação de resultados, não quero correr o risco de apanhar com um ressalto em cima. Não sei se ele vai acontecer mas, para já, quero preservar os bons lucros destas posições curtas e daqui a uns dias repensar se é boa altura para reabrir a posição de novo ao lado dos ursos.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 13/1/2009 14:04

GOE, a análise é a mesma que deixei há cerca de 2 semanas no Negocios: http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=346442

Quanto ao gráfico, sem tempo para mais, deixo-te apenas o gráfico de curto prazo ainda sem a actualização do dia de hoje.

No news...

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edp.GIF
forum-edp.GIF (29.96 KiB) Visualizado 6961 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por - GOE - » 13/1/2009 13:52

Caro Ulisses seria possível actualizar o gráfico da EDP com um breve comentário ?

Agradeço desde já :wink:

por Ulisses Pereira » 13/1/2009 13:37

planador, tens uma posição curta em CFD`s sobre uma acção. Mas vão sair resultados e tens medo que eles mexam decisivamente com a acção, compras um "call" sobre essa acção, de forma a que te possas proteger em caso de subida forte, contra a tua posição. É uma estratégia simples mas que só pode ser usada em momenos especiais. Naturalmente que poderia falar qui de estratégias mais complexas misturando opções e acções, quando antecipas uma volatilidade muito forte, de forma a que ganhes quando a volatilidade disparara e percas se a volatilidade for escassa.

Bocciardi, a minha análise à JM não se alterou. Como tenho escrito, estou do lado dos ursos desde que a JM quebrou o seu suporte nos 4,55 euros. Depois disso, aproveitei o regresso a essa zona de suporte quebrada (nova resistência) entre os 4 e os 4,55 para abrir posições curtas sobre a acção, tentando aproveitar as quedas, o que está a suceder.

Na semana passada, a acção quebrou a ténue resistência na zona dos 3,75 euros e os ursos ficaram no comando da situação em todos os horizontes temporais.

Enquanto a resistência entre os 4 e os 4,55 euros não for quebrada, o "Bear Market" continua a ser um facto na JM. Naturalmente que, em termos de "trading", posso ir colocar alguns "trailing stops" para proteger os ganhos, mas vou-me reservar a dizer onde já que o mercado português não é suficientemente líquido para estar à vontade para o fazer.

Disclosure: os meus clientes continuam a possuir posições curtas sobre a Jerónimo Martins
Anexos
forum-jm1.GIF
forum-jm1.GIF (33.33 KiB) Visualizado 7067 vezes
forum-jm2.GIF
forum-jm2.GIF (39.48 KiB) Visualizado 7068 vezes
forum-jm3.GIF
forum-jm3.GIF (26.15 KiB) Visualizado 7069 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por planador » 13/1/2009 12:24

Ulisses Pereira Escreveu:Não pode proteger-se. A alternativa é cobrir essa posição com, por exemplo, um "call" mas é difícil fazer isso sistematicamente. Diria que são estratégias mais utilizadas antes da divulgação de resultados ou eventos em que se podem antecipar movimentos fortes. Estar constantemente com esse "hedging" é contraproducente.

Um abraço,
Ulisses

Bom dia Ulisses.
Poderias explicar melhor essa operação de "call" porque não entendi o que quer dizer.

Obrigado Abraço.

Registado: 4/3/2008 19:00

por abola » 13/1/2009 12:06

e ja agora ao bcp se fosse possivel

Registado: 22/10/2008 18:52

por Bocciardi » 13/1/2009 11:29

Olá Ulisses,

Não gostarias de fazer uma análise da JM em véspera de saída dos resultados das vendas de 2008? :wink:

Thanks mate.

Um abraço

Registado: 17/1/2008 17:15

por - GOE - » 9/1/2009 17:42

Agradeço o esclarecimento Ulisses :wink:

por Ulisses Pereira » 9/1/2009 17:33

Não pode proteger-se. A alternativa é cobrir essa posição com, por exemplo, um "call" mas é difícil fazer isso sistematicamente. Diria que são estratégias mais utilizadas antes da divulgação de resultados ou eventos em que se podem antecipar movimentos fortes. Estar constantemente com esse "hedging" é contraproducente.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por - GOE - » 9/1/2009 17:25

Caro Ulisses não sei se será aqui o tópico mais adequado para colocar a minha dúvida, mas cá vai:

Quando estabelecemos uma posição curta em determinado titulo (por exemplo o seu caso na JMT) como é que se faz protecção a um possível cenário de OPA?!...

Imaginemos que amanhã era lançada uma OPA sobre a JMT a 5,00€ por acção, como é que um investidor estando curto num titulo se pode proteger de uma situação destas? Ou simplesmente não se protege ?

Obrigado desde já..

por bp1511 » 9/1/2009 15:46

Acho que entendi, quer o s&P500 em bull, visto a nossa bolsa ser periférica.

Muito obrigado pela sua resposta.

Registado: 29/11/2007 2:19

por Ulisses Pereira » 9/1/2009 15:30

Entendi e é uma pergunta muito pertinente. Normalmente, sim. Mas preciso de sinais mais sólidos do que no caso do PSI estar em "Bull Market".

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por bp1511 » 9/1/2009 15:16

Ulisses queria fazer-lhe uma pergunta.

Se uma acção do psi quebar uma resistencia por si defenida mas o psi continuar em bear market, o Ulisses acha que é de entrar longo nesse papel ou não?

Não sei se me fiz entender!

Desde já o meu obrigado.

Registado: 29/11/2007 2:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, cali010201, Google [Bot], Goya777, icemetal, niceboy, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO e 208 visitantes