O meu olhar sobre o PSI20
Ulisses Pereira Escreveu:Cerca de uma hora e meia após ter actualizado os gráficos da JM, a acção caiu abruptamente e, como tal, justifica-se uma actualização dos gráficos, numa altura em que a acção se encontra sobre o seu suporte. A análise é a mesma do que há uma hora e meia atrás e as posições dos meus clientes também, tentando deixar correr os ganhos.
Disclosure: Os meus clientes continuam a possuir posições curtas sobre a Jerónimo Martins.
Um abraço,
Ulisses
Então consideras que abaixo dos 3.75 é de abrir posição curta, ou esta já deveria ter sido aberta!?
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Cerca de uma hora e meia após ter actualizado os gráficos da JM, a acção caiu abruptamente e, como tal, justifica-se uma actualização dos gráficos, numa altura em que a acção se encontra sobre o seu suporte. A análise é a mesma do que há uma hora e meia atrás e as posições dos meus clientes também, tentando deixar correr os ganhos.
Disclosure: Os meus clientes continuam a possuir posições curtas sobre a Jerónimo Martins.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-jm3.GIF (30.58 KiB) Visualizado 25695 vezes
No anterior tópico com a minha visão sobre o mercado nacional, tinha vindo a dedicar especial atenção à Jerónimo Martins. Vou, neste novo tópico, actualizar o gráfico da acção, mantendo o que tenho vindo a escrever sobre o título, mantendo completamente inalterada a análise e as posições curtas que os meus clientes detêm sobre a acção.
-----------------------------------------------
Deixo aqui uma actualização dos gráficos da JM, acção sobre a qual os meus clientes continuam a deter posições curtas abertas quando da ida da acção ao antigo suporte (nova resistência), tentando aproveitar as quedas da acção.
No último mês tem havido alguma consolidação em torno da casa dos 4 euros. Os touros acreditam que é uma mera pausa naquela fantástica recuperação que fez a acção mais de 25% em apenas 7 sessões, enquanto que os ursos acreditam que continuamos numa fase de distribuição e que o regresso á tendência de médio/longo prazo (descendente) é inevitável.
É importante observar que as sessões de maior volume neste último mês aconteceram sempre em dias de queda. Uma quebra do suporte (ténue) na zona dos 3,75 euros aceleraria o domínio dos ursos e abriria espaço para quedas mais fortes.
Enquanto a zona de resistência continuar a revelar-se sólida, continuo de braço dado com os ursos.
Disclosure: Os meus clientes continuam a deter posições curtas sobre a Jerónimo Martins.
Um abraço,
Ulisses
-----------------------------------------------
Deixo aqui uma actualização dos gráficos da JM, acção sobre a qual os meus clientes continuam a deter posições curtas abertas quando da ida da acção ao antigo suporte (nova resistência), tentando aproveitar as quedas da acção.
No último mês tem havido alguma consolidação em torno da casa dos 4 euros. Os touros acreditam que é uma mera pausa naquela fantástica recuperação que fez a acção mais de 25% em apenas 7 sessões, enquanto que os ursos acreditam que continuamos numa fase de distribuição e que o regresso á tendência de médio/longo prazo (descendente) é inevitável.
É importante observar que as sessões de maior volume neste último mês aconteceram sempre em dias de queda. Uma quebra do suporte (ténue) na zona dos 3,75 euros aceleraria o domínio dos ursos e abriria espaço para quedas mais fortes.
Enquanto a zona de resistência continuar a revelar-se sólida, continuo de braço dado com os ursos.
Disclosure: Os meus clientes continuam a deter posições curtas sobre a Jerónimo Martins.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-jm1.GIF (33.1 KiB) Visualizado 26729 vezes
-
- forum-jm2.GIF (40.61 KiB) Visualizado 26526 vezes
-
- forum-jm3.GIF (23.91 KiB) Visualizado 26256 vezes
majomo Escreveu:
Em relação à son.ind. ontem quebrou os 1,55s que andava a lateralizar... julgo que nesta altura o ganho compensa o risco.
Eu por acaso era para falar nisto na mensagem anterior... a quebra dos 1.55 parece-me menos importante que o facto de não ter quebrado os mínimo anteriores e de se ter conseguido manter sempre acima do 1.52 mesmo em dias em que os mercados estiveram bastante negativos...
Assim sendo, parece-me mais lógica uma entrada perto dos 1.52... de qualquer forma para calculares o risco tens de saber onde é que vais colocar o stop, onde é que ele faz sentido que esteja. Neste caso parece-me óbvio que deveria ser colocado a 1.48/49! Na segunda eu poderia ter entrado perto dos 1.60 mas se o fizesse significava assumir um risco de cerca entre 7 e 8%! Num mercado como este não estou disposto a correr riscos tão altos...
A alternativa seria entrar e colocar um stop nos 1.53/54, correndo riscos de 3/4%, mas este stop não me parece tão lógico, se, por uma razão qualquer, houvesse um movimento de queda nas bolsas o título podia recuar at 1.50/52 e depois voltava a recuperar... o meu stop era activado e depois voltava ao mesmo, ou entrava outra vez ou ficava a olhar para ela a subir!? Sou capaz de assumir este tipo de riscos, até maiores, em bull market, mas num mercado "laranja" não!

abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
artista Escreveu:majomo Escreveu:Qual era o ponto de entrada na Son.Ind.?
No final da semana passada estive vai não vai para entrar na casa dos 1.52 com stop um pouco abaixo dos 1.50... como não entei e o título subiu na sexta acabei por deixar uma ordem para segunda a 1.541...
Tu falas em "loucura" nos mercados?! não sei o que dirás em certos dias de bull market!?![]()
abraço
artista
O problema é que não os apanhei...

Apenas estes rally de bear market.
Em relação à son.ind. ontem quebrou os 1,55s que andava a lateralizar... julgo que nesta altura o ganho compensa o risco.

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
majomo Escreveu:Qual era o ponto de entrada na Son.Ind.?
No final da semana passada estive vai não vai para entrar na casa dos 1.52 com stop um pouco abaixo dos 1.50... como não entei e o título subiu na sexta acabei por deixar uma ordem para segunda a 1.541...
Tu falas em "loucura" nos mercados?! não sei o que dirás em certos dias de bull market!?

abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
artista Escreveu:majomo Escreveu:Olá Artista,
continuas com uma disciplina de ferro e estás 100% liquido?![]()
Não achas boa ideia aproveitar esta onda positiva de curto prazo, pelo menos até aos 7000?
O que te fará mudar de ideias?
Eu estou 95% dentro...![]()
Abraço.
Olá Majomo, se consultares a minha estratégia podes ver que neste momento eu estou inclinado a entradas no mercado mas apenas onde conseguir colocar um stop lógico apertado... que me lembre isso aconteceu em dois ou três títulos apenas: na EDPr o índice ainda não tinha invertido e optei por não entrar (como disse no tópido desta); a Sind falhei por pouco a entrada, tenho alguma pena pois estive para entrar no final da semana passada mas como isto está não queria ficar dentro no fim-de-semana...
Obviamente que até eu estou a achar-me um pouco receoso de mais... de qualquer forma estou em processo de aprendizagem continuo e nunca esqueço que o principal é a segurança dos meus investimentos e para a garantir tenho de seguir aquele organigrama com disciplina...
um abraço
artista
Ontem tiveste a edpr a quebrar os 5,30... foram uma oportunidade, pelo menos para mim.
Mas, esta onda positiva dos mercados, vou-lhe chamar loucura, está a favorecer quase todos os sectores.
Eu estou investido na energia(edpr e galp), na banca(banif) e nas sonaes(capital e sgps)...
Vou seguindo a tendência de curto prazo...

Qual era o ponto de entrada na Son.Ind.?
Compreendo a tua posição de disciplina... que não é fácil de manter numa altura destas, mas penso que rever a estratégia de curto prazo é uma boa opção.
Tenho como referência neste rally, o sp500 e os seus 920 pontos... até aos 1000.
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
majomo Escreveu:Olá Artista,
continuas com uma disciplina de ferro e estás 100% liquido?![]()
Não achas boa ideia aproveitar esta onda positiva de curto prazo, pelo menos até aos 7000?
Eu estou 95% dentro...![]()
Abraço.
Olá Majomo, se consultares a minha estratégia podes ver que neste momento eu estou inclinado a entradas no mercado mas apenas onde conseguir colocar um stop lógico apertado... que me lembre isso aconteceu em dois ou três títulos apenas: na EDPr o índice ainda não tinha invertido e optei por não entrar (como disse no tópido desta); a Sind falhei por pouco a entrada, tenho alguma pena pois estive para entrar no final da semana passada mas como isto está não queria ficar dentro no fim-de-semana...
Obviamente que até eu estou a achar-me um pouco receoso de mais... de qualquer forma estou em processo de aprendizagem continuo e nunca esqueço que o principal é a segurança dos meus investimentos e para a garantir tenho de seguir aquele organigrama com disciplina...
um abraço
artista
artista Escreveu:luis.live Escreveu:este rally de bear market , faz me lembrar os idos anos de 2002, onde em pleno bear market, também se verificou durante dois ou trés meses um rally com uma assinalavel amplitude.
mas esta subida , na minha modesta opiniao , nao deverá ter força suficiente para quebrar as resistencias mais acima no indice...
Eu não consigo fazer essa projecção, nem que sim nem que não... penso que niguém consegue agora dizer se estamos num rally de um Bear Market ou se estamos já a inverter!
Isso também pouco me interessa, já que eu sigo os sinais técnicos que tiver, neste momento estamos com tendência de alta de curto prazo, e tendência de baixa de médio prazo...
abraços
artista
Olá Artista,
continuas com uma disciplina de ferro e estás 100% liquido?

Eu estou 95% dentro...

Abraço.

-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
luis.live Escreveu:este rally de bear market , faz me lembrar os idos anos de 2002, onde em pleno bear market, também se verificou durante dois ou trés meses um rally com uma assinalavel amplitude.
mas esta subida , na minha modesta opiniao , nao deverá ter força suficiente para quebrar as resistencias mais acima no indice...
Eu não consigo fazer essa projecção, nem que sim nem que não... penso que niguém consegue agora dizer se estamos num rally de um Bear Market ou se estamos já a inverter!
Isso também pouco me interessa, já que eu sigo os sinais técnicos que tiver, neste momento estamos com tendência de alta de curto prazo, e tendência de baixa de médio prazo...
abraços
artista
Ulisses Pereira Escreveu:Depois de algumas mensagens que recebi, penso ser importante esclarecer que nunca devemos confundir a nossa visão de longo praz ocom a nossa visão de curto prazo. É perfeitamente possível estarmos optimistas no curto prazo e pessimistas no longo prazo ou vice-versa. O que é importante é, na nossa cabeça, definirmos claramente o nosso horizonte temporal e adoptarmos a nossa negociação ao horizonte temporal das análises.
Um abraço,
Ulisses
Eu estou precisamente bull no curto prazo, só preciso de mais uns dias para anular as perdas de 2008...

Mas, estou bear no longo prazo, pois acho que os resultados vão ser piores que o esperado, uma vez que as mediadas de apoio ao sistema financeiro, apesar de revelar sinais de estabilização, ainda não chegaram junto das empresas...
Pelo que aguardo com expectativa o ataque aos 7000 pontos...
Cumps.

-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
Ulisses Pereira Escreveu:Depois de algumas mensagens que recebi, penso ser importante esclarecer que nunca devemos confundir a nossa visão de longo praz ocom a nossa visão de curto prazo. É perfeitamente possível estarmos optimistas no curto prazo e pessimistas no longo prazo ou vice-versa. O que é importante é, na nossa cabeça, definirmos claramente o nosso horizonte temporal e adoptarmos a nossa negociação ao horizonte temporal das análises.
Um abraço,
Ulisses
Aceitável e compreensível eu tenho a mesma opnião no entanto neste momento o PSI estabeleceu um breakout na zona dos 6490 e prepara-se para um ataque aos 7065 pontos. Sentimento de curto prazo está Bullish.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Depois de algumas mensagens que recebi, penso ser importante esclarecer que nunca devemos confundir a nossa visão de longo praz ocom a nossa visão de curto prazo. É perfeitamente possível estarmos optimistas no curto prazo e pessimistas no longo prazo ou vice-versa. O que é importante é, na nossa cabeça, definirmos claramente o nosso horizonte temporal e adoptarmos a nossa negociação ao horizonte temporal das análises.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
este rally de bear market , faz me lembrar os idos anos de 2002, onde em pleno bear market, também se verificou durante dois ou trés meses um rally com uma assinalavel amplitude.
Sou do SL BENFICA com muito orgulho...
[b]Férias ..... hummmmm[/b]
Já começa a ser recorrente .... sempre que o nosso Druída tira uns merecidos dias de descanso, os Touros assumem o comando da situação.
Começo a vislumbrar o vosso entendimento... uns(os touros)querem liderar e desbravar terreno, enquanto que outros(tú)querem andar de papo para o ar,seja na praia ou nos Alpes.....
Vou começar a recolher fundos,entre os longos, para te proporcionar mais dias de descanso....
Vais ver a posse do Barak, passeias pelas avenidas da fama e depois quando tivermos vendido as posições, damos-te "permissão" de regresso..
Cumprimentos bolsistas.
Começo a vislumbrar o vosso entendimento... uns(os touros)querem liderar e desbravar terreno, enquanto que outros(tú)querem andar de papo para o ar,seja na praia ou nos Alpes.....

Vou começar a recolher fundos,entre os longos, para te proporcionar mais dias de descanso....

Vais ver a posse do Barak, passeias pelas avenidas da fama e depois quando tivermos vendido as posições, damos-te "permissão" de regresso..

Cumprimentos bolsistas.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Olá, Lissinho
Só para ser a 1ª a responder ao tópico (que estava virgem até à minha chegada) tenho a dizer-te que:
1º Sentimos a tua falta nas férias - por sinal, até pensei que a Pata te tinha amordaçado na cave. Tu não imaginas a discussão mal cheirosa que houve aqui sobre o extremo-sul-das-costas (vulgo "annus")
2º Espero que tenhas entrado o ano com os 2 pés (no teu caso entrar com o direito só, pode dar origem a uma queda pior que a do petroil)
3º - O dominio dos touros ...hummm...achas que é para durar? eu gostava, mas tenho a impressão que ainda não é desta (sabes, o sumo: uma chavena a cavalo num shampoo que escorrer por uma cabeça invertida entre os ombros)
Bem, já disse asneiras para o resto do ano
Beijocas e que no fim de 2009 este tópico anuncie o PSI nos 15.000
Só para ser a 1ª a responder ao tópico (que estava virgem até à minha chegada) tenho a dizer-te que:
1º Sentimos a tua falta nas férias - por sinal, até pensei que a Pata te tinha amordaçado na cave. Tu não imaginas a discussão mal cheirosa que houve aqui sobre o extremo-sul-das-costas (vulgo "annus")
2º Espero que tenhas entrado o ano com os 2 pés (no teu caso entrar com o direito só, pode dar origem a uma queda pior que a do petroil)
3º - O dominio dos touros ...hummm...achas que é para durar? eu gostava, mas tenho a impressão que ainda não é desta (sabes, o sumo: uma chavena a cavalo num shampoo que escorrer por uma cabeça invertida entre os ombros)
Bem, já disse asneiras para o resto do ano
Beijocas e que no fim de 2009 este tópico anuncie o PSI nos 15.000
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
O meu olhar sobre o PSI20
Inicio aqui um novo tópico com a minha visão do PSI20. Para quem quiser consultar as quase 100 páginas do tópico anterior de 2008 pode fazê-lo em http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59839. Durante uns breves dias de férias que tirei, os touros asseguraram o controlo da situação no curto prazo, quebrando a ténue resistência dos 6300 pontos. Enquanto se mantiver acima dos 6300 pontos, o curto prazo está sob o domínio dos touros.
Naturalmente que, em termos de médio e longo prazo, a situação não se alterou. Vivemos um "Bear Market" e os touros têm ainda uma longo caminho pela frente para mostrarem que inverteram este cenário. O primeiro sinal dessa mudança seria a quebra da resistência horizontal na casa dos 7900 pontos e o sinal definitivo seria a quebra da fortíssima resistência dos 8900 pontos.
Para já, vamos ver até onde vai este domínio dos touros no curto prazo.
Um abraço,
Ulisses
Naturalmente que, em termos de médio e longo prazo, a situação não se alterou. Vivemos um "Bear Market" e os touros têm ainda uma longo caminho pela frente para mostrarem que inverteram este cenário. O primeiro sinal dessa mudança seria a quebra da resistência horizontal na casa dos 7900 pontos e o sinal definitivo seria a quebra da fortíssima resistência dos 8900 pontos.
Para já, vamos ver até onde vai este domínio dos touros no curto prazo.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (35.73 KiB) Visualizado 33200 vezes
-
- forum-psi2.GIF (38.99 KiB) Visualizado 32238 vezes
-
- forum-psi3.GIF (25.67 KiB) Visualizado 31619 vezes
Editado pela última vez por Ulisses Pereira em 6/1/2009 13:54, num total de 1 vez.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], cftomas, Google Adsense [Bot], HFCA, latbal, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, Sulumbra, trilhos2006 e 208 visitantes