Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Situação técnica dos principais índices mundiais

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Flying Turtle » 14/2/2009 18:43

rsacramento Escreveu:deparei-me com uma dúvida: onde assinalar o fim do bull, sem auxílio a médias móveis?

fui à net, vim aqui e não encontrei nada que me esclarecesse

eu tenho a minha versão e se quiserem eu mostro-a, mas o que eu gostava era que me mostrassem como fizeram (e já agora porquê)

Eu diria que a sequência de sinais mostrada no gráfico abaixo mostra bem o fim do Bull.

Resta saber quantos de nós, na altura (isto é, o mais tardar no início de Junho de 2008), assumiram por inteiro as consequências dessa sequência de sinais. Pela minha parte, e apesar de não estar activamente investido nos mercados, deveria ter vendido TODOS os fundos que detinha e não o fiz. Logo, não quis ver aquilo que saltava à vista, embora me auto-desculpe sistematicamente com o facto de os fundos deverem ser geridos por quem sabe mais do que eu e tem obrigação de estar muito mais atento. Por outro lado, devia ter tido em consideração que, na sua maioria, os fundos estão espartilhados por quotas mínimas e máximas de exposição a determinados tipos de activos, pelo que a capacidade dos seus gestores para os colocar ao abrigo dos efeitos do bear market não é ilimitada.

Enfim, vivendo e aprendendo...

FT
Anexos
SPX fimdobull.PNG
SPX 2007-2008 semanal
SPX fimdobull.PNG (166.64 KiB) Visualizado 5003 vezes
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Flying Turtle » 14/2/2009 18:21

Olá a todos,

Vamos ao nosso breve update semanal do SPX:

Horizonte diário:

Flying Turtle (no passado fim-de-semana) Escreveu:Esta semana tivemos movimentos interessantes, embora não muito significativos em termos de variação do índice:

- Os 850 continuam a cer centrais na evolução do índice, não tendo sido tocados apenas nas sessões de 2ª. e 3ª. feiras, mas voltando a sê-lo nas restantes 3 sessões;

- O "wedge" do Óscar continua intacto;

- O movimento explosivo que admiti na semana passada ainda não se produziu, a menos que as subidas das duas últimas sessões venham a revelar-se como sendo o início do mesmo. Mas por enquanto tal não passa de uma hipótese tão válida como a contrária;

- O "downswing" que vinha da passada semana ficou concluído na 2ª. feira, com uma extensão de 3 sessões e uma amplitude de 7,40%, a que se seguiu um "upswing" de 2 sessões e 4,80% de variação e um novo "downswing" de apenas 1 sessão e 3,75% de amplitude, estando agora iniciado um novo "upswing". Lateralização evidente.

- Ao "higher high" da semana passada, seguiu-se então um "higher low" mas, depois, veio um "lower high" e finalmente um novo "higher low". Conjugada com a sequência de swings referida acima, este encadeamento é também sinal de lateralização e de quebra de volatilidade.

- Os 850 pontos continuam centrais, embora com menos poder de atracção do que nas semanas anteriores. Esta centralidade advém da formação de um novo canal horizontal, ou "trading range", entre os 80x e os 87x (marcado a verde descontínuo nos gráficos). Estamos assim a definir uma nova fase de lateralização a níveis inferiores aos da última fase.

- O "Wedge" do Óscar (linhas descontínuas a escuro) ameaça seriamente ser quebrado em baixa, com o primeiro fecho diário abaixo da respectiva linha de procura.

- No que respeita a "swings", o "upswing" que vinha da passada semana terminou logo na segunda-feira, com 2 dias de extensão e +6,72% de amplitude, tendo-se-lhe seguido um "downswing" de 3 dias e 7,65% de amplitude. A formação de um "lower low" e de um "high" que, tendo sido superior ao imediatamente anterior, não conseguiu atingir, e menos ainda superar, o higher high precedente, são sinais adicionais de fraqueza do índice. Entretanto, está iniciado um novo "upswing"

Um "trading range" inferior, uma ameaça de quebra em baixa do do "wedge" e "highs" e "lows" em baixa são o caldo que me faz apontar para Sul: Apesar de continuarmos num movimento que se pode considerar lateral, existe agora um mais claro viés de baixa. Como já anteriormente afirmei, não me admirará que o índice venha a testar novamente os mínimos de Novembro.

Horizonte semanal:

Flying Turtle (no passado fim-de-semana) Escreveu:O swing de alta durou apenas 1 semana e logo se iniciou um novo de baixa. Mais elementos a confirmar a lateralização, com estreitamento de amplitudes.

A lateralização dentro deste novo "trading range" é mais evidente neste gráfico mais "despido". O "swing" de baixa prossegue, tendo a barra da penúltima semana passado a ser uma "inside bar". Este movimento0 lateral poderá vir a assumir a natureza de uma figura de continuação da tendência precedente, ou seja, de queda. Reitera-se, assim, a perspectiva de lateralização com viés de baixa.

Tenham um bom resto de fim-de-semana. E, caso ainda o não tenham feito, não se esqueçam de fazer um carinho especial e oferecer umas flores à vossa cara-metade. O termo "cara", neste caso, assume o significado de "querida", "altamente valiosa" (não confundir com "dispendiosa"), e não necessariamente o de "face" :wink:

FT
Anexos
SPX 20090214 FT D.gif
SPX diário
SPX 20090214 FT D.gif (21.97 KiB) Visualizado 5040 vezes
SPX 20090214 FT W.gif
SPX semanal
SPX 20090214 FT W.gif (16.57 KiB) Visualizado 5037 vezes

por rsacramento » 14/2/2009 15:47

eu estava a estudar o sp (está, para alguns, a fazer um triângulo :wink: ) e deparei-me com uma dúvida: onde assinalar o fim do bull, sem auxílio a médias móveis?

fui à net, vim aqui e não encontrei nada que me esclarecesse

eu tenho a minha versão e se quiserem eu mostro-a, mas o que eu gostava era que me mostrassem como fizeram (e já agora porquê)

Registado: 29/11/2007 12:50

por Flying Turtle » 9/2/2009 13:05

CarlPipe Escreveu:Não se trata de "antecipar", é só saber se poderá ser benéfico para a economia... e se sim, se só para a Americana ou também para a Europeia...

Não foi essa a questão que colocaste no teu post anterior:

CarlPipe Escreveu:(hoje negativo por ter sido adiado para amanhã)

Esta tua referência não tem nada a ver com a economia, mas com a evolução do mercado no curto prazo. Aliás, presumir que as variações de hoje se devem a este ou aquele factor específico é algo que também não faço, excepto em caso de ocorrência de factos de enorme dimensão (por exemplo: 11 de Setembro).

Quanto ao impacto na economia, as opiniões dividem-se e podes encontrar aqui no Caldeirão várias discussões sobre o assunto. Também tens os "clippings" do Açor3 que poderão ajudar-te a formar uma opinião.

FT

por CarlPipe » 9/2/2009 12:59

Não se trata de "antecipar", é só saber se poderá ser benéfico para a economia... e se sim, se só para a Americana ou também para a Europeia...

Cumprimentos

Registado: 6/7/2006 0:36

por Flying Turtle » 9/2/2009 12:55

CarlPipe Escreveu:Que efeito poderá ter o plano do Obama? (hoje negativo por ter sido adiado para amanhã)

Nunca tento fazer tal tipo de antecipações.

FT

por CarlPipe » 9/2/2009 12:49

Que efeito poderá ter o plano do Obama? (hoje negativo por ter sido adiado para amanhã)

Cumprimentos

Registado: 6/7/2006 0:36

por Flying Turtle » 9/2/2009 0:25

luis.live Escreveu:flying turtle , consideras esta zona dos 880 pontos , uma zona importante para a definiçao do indice nos próximos dias?

escrevo isto porque pareceme que a quebra em alta deste nivel pode levar o indice para valores proximos dom anterior maximo(940) se nao conseguir quebrar em alta pode fazer um duplo topo nesta zona e ir testar o anterior minimo( 804)

Por enquanto ainda não dou valor aos 880. Mas se o índice aí chegar e reagir em baixa, então teremos um duplo topo a esse nível, e isso será "impossível" não relevar.

Como já referi em semana anterior, a zona dos 800 pode ser vista como um suporte, ténue embora por enquanto, no gráfico semanal. Quanto aos 940, prefiro olhar mais para os 920. Mas podemos falar de uma zona e então estaremos, grosso modo, a falar do mwesmo.

luis.live Escreveu:parece também haver uma divergencia bull no estocastico, ou nao concordas?

Não olho para o estocástico, portanto não o comento.

FT

por luis.live » 8/2/2009 22:58

bem, é melhor mesmo vir aqui ao caldeirao, para desanuviar um bocadinho... ainda bem que nao há tópicos sobre bola aqui....

flying turtle , consideras esta zona dos 880 pontos , uma zona importante para a definiçao do indice nos p´roximos dias?

escrevo isto porque pareceme que a quebra em alta deste nivel pode levar o indice para valores proximos dom anterior maximo(940) se nao conseguir quebrar em alta pode fazer um duplo topo nesta zona e ir testar o anterior minimo( 804)

parece também haver uma divergencia bull no estocastico, ou nao concordas?
Anexos
s&p500 6-2-09.png
s&p500 6-2-09.png (42.21 KiB) Visualizado 5534 vezes
Sou do SL BENFICA com muito orgulho...

Registado: 29/11/2007 9:55

por Flying Turtle » 8/2/2009 22:42

Pata-Hari Escreveu:Flying, o que vejo no teu gráfico é a aplicação do sistema das barras do cem, não é? não queres ir colocando os sinais, para irmos seguindo?

Olá Pata,

É o Barras Cem sim, como já aqui referi em tempos. Não tenho colocado sinais por várias razões:

- Ao fazê-lo, ficaria "obrigado" a fazê-lo sempre, e a minha vida profissional não me permite garantir regularidade nos meus updates, impondo-me mesmo às vezes ausências prolongadas. Ora, a colocação de sinais implicaria uma frequência diária ou quase, para respeitar a ocorrência de sinais no gráfico diário;

- A minha experiência de trading com o Barras Cem enquanto sistema de trading, embora curta, deu-me para ficar um tanto de pé atrás, uma vez que pode tornar-se verdadeiramente desastroso em épocas de lateralização (como por acaso é a actual);

- Em confirmação desta impressão, as explicações que o arnie aqui colocou uma ou mais vezes, incluindo com vídeos, sobre como ele negoceia os swings parecem-me conduzir a uma forma de negociar bem mais interessante do que o sistema do Barras Cem.

Em conclusão, continuo a marcar os swings como o Cem ensinou (o que difere um pouco da forma como o arnie por exemplo os marca), mas não me sinto particularmente atraído pelo sistema de negociação em si mesmo. Se a isto somares o meu risco de indisponibilidade, tens explicada razão para não colocar os sinais.

Bjs
FT

por Pata-Hari » 8/2/2009 22:08

Flying, o que vejo no teu gráfico é a aplicação do sistema das barras do cem, não é? não queres ir colocando os sinais, para irmos seguindo?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Flying Turtle » 8/2/2009 21:09

Boa noite a todos,

Aqui vem a actualização semanal ao SPX:

Horizonte diário

Flying Turtle (em 1 de Fevereiro) Escreveu:Esta semana tivemos então o "esperado" reteste à zona dos 850: Na verdade, o índice andou toda a semana ali à volta, tendo todos os dias, sem excepção, por lá passado, em movimentos ora ascendentes ora descendentes. Este nível exerceu assim uma espécie de "atracção fatal" de que o índice ainda não se "libertou". Quanto mais tempo andar a "ruminar" este valor, mais explosiva poderá vir a ser a reacção quando um dia acabar por se "libertar" dele, já que se vão acumulando tensões (leia-se stops, triggers, setups) à volta do mesmo.

Tivemos então um "upswing" de 5 dias, com uma variação de 9,14%, estando agora em curso um novo "downswing". De notar a realização de um "higher high". Quanto a um eventual "higher low" ainda há que esperar.

O Óscar fala-nos num "wedge", que marquei a traço descontínuo fino no gráfico. Pessoalmente, parece-me um pouco prematuro por apenas apresentar 2 toques em cada uma das linhas. Mas enfim, demos-lhe o crédico que merece e fica assim a referência para podermos estar de olho nela. O índice aproxima-se da linha de procura desta figura e, quem sabe, talvez o toque na mesma possa vir a desencadear a tal reacção explosiva (para cima ou para baixo) de que falo acima.

Esta semana tivemos movimentos interessantes, embora não muito significativos em termos de variação do índice:

- Os 850 continuam a cer centrais na evolução do índice, não tendo sido tocados apenas nas sessões de 2ª. e 3ª. feiras, mas voltando a sê-lo nas restantes 3 sessões;

- O "wedge" do Óscar continua intacto;

- O movimento explosivo que admiti na semana passada ainda não se produziu, a menos que as subidas das duas últimas sessões venham a revelar-se como sendo o início do mesmo. Mas por enquanto tal não passa de uma hipótese tão válida como a contrária;

- O "downswing" que vinha da passada semana ficou concluído na 2ª. feira, com uma extensão de 3 sessões e uma amplitude de 7,40%, a que se seguiu um "upswing" de 2 sessões e 4,80% de variação e um novo "downswing" de apenas 1 sessão e 3,75% de amplitude, estando agora iniciado um novo "upswing". Lateralização evidente.

- Ao "higher high" da semana passada, seguiu-se então um "higher low" mas, depois, veio um "lower high" e finalmente um novo "higher low". Conjugada com a sequência de swings referida acima, este encadeamento é também sinal de lateralização e de quebra de volatilidade.

Horizonte diário

Flying Turtle (em 1 de Fevereiro) Escreveu:Esta semana trouxe-nos (provisoriamente, é certo) o "higher low" que tínhamos admitido como possível, tendo-se iniciado agora um swing de alta. Uma vela semanal de maior amplitude pode no entanto facilmente vir a pôr ambos em causa. Não há muito mais a comentar, a lateralização do índice torna-se mais evidente neste horizonte temporal.

O swing de alta durou apenas 1 semana e logo se iniciou um novo de baixa. Mais elementos a confirmar a lateralização, com estreitamento de amplitudes.

Em conclusão

A energia continua a acumular-se em torno dos 850, notando-se uma diminuição progressiva da volatilidade, pelo que mantenho, e reforço mesmo, a minha convicção de que algo de importante virá a acontecer quando o índice se libertar desta zona. Só que não faço ideia se será para cima ou para baixo, claro.

O "wedge" do Óscar tem a sua linha de oferta a aproximar-se dos 900, pelo que um movimento até esta zona será admissível antes de se verificar uma definição do índice para os próximos tempos - ou de o mesmo continuar a cumprir os limites da figura, regressando aos 840-850 e continuando a acumular energia...

O índice está assim interessante de seguir, mas difícil de negociar.

Tenham uma boa semana,
FT
Anexos
SPX 20090208 FT D.gif
SPX diário
SPX 20090208 FT D.gif (20.87 KiB) Visualizado 5442 vezes
SPX 20090208 FT W.gif
SPX semanal
SPX 20090208 FT W.gif (16.65 KiB) Visualizado 5442 vezes

por Flying Turtle » 1/2/2009 16:05

Boa tarde a todos,

Cá temos a nossa habitual actualização semanal ao SPX:

Horizonte diário:

Flying Turte (25 de Janeiro) Escreveu:Até ao momento, não chegou a haver reteste à agora resistencia nos 850, situação que, a manter-se, acabará por fazer desviar o índice do anterior canal. Ainda é cedo para o dizer, mas é uma hipótese que ganha consistência. O próximo suporte digno de registo corresponde à zona dos 740-750, onde se fizeram os mínimos de 20/21 de Novembro do ano passado. Parece-me existir uma possibilidader real de estes mínimos voltarem a ser testados.

(...)

Enfrentamos assim uma clara tendência de baixa, com uma fase de indefinição no final da semana.

Esta semana tivemos então o "esperado" reteste à zona dos 850: Na verdade, o índice andou toda a semana ali à volta, tendo todos os dias, sem excepção, por lá passado, em movimentos ora ascendentes ora descendentes. Este nível exerceu assim uma espécie de "atracção fatal" de que o índice ainda não se "libertou". Quanto mais tempo andar a "ruminar" este valor, mais explosiva poderá vir a ser a reacção quando um dia acabar por se "libertar" dele, já que se vão acumulando tensões (leia-se stops, triggers, setups) à volta do mesmo.

Tivemos então um "upswing" de 5 dias, com uma variação de 9,14%, estando agora em curso um novo "downswing". De notar a realização de um "higher high". Quanto a um eventual "higher low" ainda há que esperar.

O Óscar fala-nos num "wedge", que marquei a traço descontínuo fino no gráfico. Pessoalmente, parece-me um pouco prematuro por apenas apresentar 2 toques em cada uma das linhas. Mas enfim, demos-lhe o crédico que merece e fica assim a referência para podermos estar de olho nela. O índice aproxima-se da linha de procura desta figura e, quem sabe, talvez o toque na mesma possa vir a desencadear a tal reacção explosiva (para cima ou para baixo) de que falo acima.

Horizonte semanal:

Flying Turte (25 de Janeiro) Escreveu:Temos então iniciado o já esperado downswing, após um upswing de 7 semanas. Para já nada de "novo", sendo interessante verificar até que ponto irá validar-se uma situação de "upper low" ou não (para termos um "upper high" ainda teremos possivelmente de esperar, mesmo que tudo corra "bem"). (...)

O "downswing" está a prosseguir, sem mais a observar. Vamos ver até onde este movimento nos leva e se, sim ou não, iremos chegar a observar neste horizonte temporal um "higher low".

No gráfico semanal, creio que poderemos aceitar um ténue suporte na zona dos 800 (acima portanto do suporte que referi para o gréfico diário). Mas não passará disso mesmo...

Esta semana trouxe-nos (provisoriamente, é certo) o "higher low" que tínhamos admitido como possível, tendo-se iniciado agora um swing de alta. Uma vela semanal de maior amplitude pode no entanto facilmente vir a pôr ambos em causa. Não há muito mais a comentar, a lateralização do índice torna-se mais evidente neste horizonte temporal.

Horizonte mensal:

Flying Turte (25 de Janeiro) Escreveu:No próximo fim de semana, se não houver algum impedimento, faremos uma visita também ao gráfico mensal, uma vez que o mês terminará no Sábado ou, para efeitos das sessões de bolsa, na Sexta-Feira.

Olhando agora para o gráfico mensal, vemos que o mês de Janeiro mais não nos trouxe que uma nova "inside bar". É, aliás, difícil escapar à dimensão da barra de Novembro último, que foi dos 741,02 aos 1007,51. Só o rompimento deste máximo induziria um novo "upswing". Nada é impossível mas, sinceramente, não espero que tal aconteça durante o mês agora iniciado. A ver vamos...

Fiquem bem, tenham um bom resto de fim-de-semana e uma excelente semana,
FT
Anexos
SPX 20090201 FT D.gif
SPX diário
SPX 20090201 FT D.gif (21.25 KiB) Visualizado 5641 vezes
SPX 20090201 FT W.gif
SPX semanal
SPX 20090201 FT W.gif (16.74 KiB) Visualizado 5629 vezes
SPX 20090201 FT M.gif
SPX mensal
SPX 20090201 FT M.gif (18.54 KiB) Visualizado 5634 vezes

por MarcoAntonio » 28/1/2009 20:58

Update ao DAX (já o tinha comentado ontem noutro tópico mas fica aqui também) que agora apresenta um suporte claro em torno dos 4050pts, uma zona de suporte que poderemos situar entre os 4000 e os 4150pts.

Este índice como de resto a generalidade dos principais índices encontra-se em regime lateral o que já se arrasta há algum tempo.

Poderá tratar-se de uma correcção em tempo do movimento mais violento de Set/Out-2008, uma das duas formas que o mercado tem de corrigir excessos.
Anexos
DAX090128.png
DAX090128.png (20.77 KiB) Visualizado 5796 vezes
DAX090128b.png
DAX090128b.png (25.34 KiB) Visualizado 5780 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por - GOE - » 27/1/2009 17:29

Bem no crude parece que se formou um bottom em " W " conjugado com um duplo fundo, precisava era de quebrar ali os 50$ com consistência para este cenário se activar, a projecção seria em torno dos 70$..

Bons negócios :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

por MarcoAntonio » 27/1/2009 17:24

O crude poderá já ter encontrado o seu fundo. O seu comportamento (agora a tender para o lateral no curto/médio-prazo) aliado ao fenómeno de contango parece indicar que o mercado abaixo destes valores considera o preço excessivamente baixo. A dificuldade em continuar a cair é pelo menos aparente...

Entretanto, bem definida está agora a zona de resistência com os 50 dolares cada vez mais reforçados como a principal referência nesta matéria-prima.
Anexos
CrudeOil090127.png
CrudeOil090127.png (16.64 KiB) Visualizado 5975 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Flying Turtle » 25/1/2009 22:53

Boa noite a todos,

Ca vai a actualização semanal ao SPX:

Horizonte diário:

Flying Turte (16 de Janeiro) Escreveu:Na verdade, e em resumo, estamos de volta ao canal entre os 850 e os 920 do qual, em termos técnicos, não chagámos a sair visto termos tido apenas falsos breaks (o último dos quais ontem, necessitando ainda de confirmação porque por agora apenas temos um reteste à linha de suporte).

Até ao momento, não chegou a haver reteste à agora resistencia nos 850, situação que, a manter-se, acabará por fazer desviar o índice do anterior canal. Ainda é cedo para o dizer, mas é uma hipótese que ganha consistência. O próximo suporte digno de registo corresponde à zona dos 740-750, onde se fizeram os mínimos de 20/21 de Novembro do ano passado. Parece-me existir uma possibilidader real de estes mínimos voltarem a ser testados.

Em termos de swings, o "upswing" que tinha sido iniciado não foi além de 2 dias e 5,03% de variação, tendo-se logo gerado novo "downswing", com a ocorrência de um lower high e já de um "lower low". Este "downswing" ainda não está definido, tendo-se verificado duas "inside bars" nas duas últimas sessões da semana.

Enfrentamos assim uma clara tendência de baixa, com uma fase de indefinição no final da semana.

Horizonte semanal:

Flying Turte (16 de Janeiro) Escreveu:Temos então iniciado o já esperado downswing, após um upswing de 7 semanas. Para já nada de "novo", sendo interessante verificar até que ponto irá validar-se uma situação de "upper low" ou não (para termos um "upper high" ainda teremos possivelmente de esperar, mesmo que tudo corra "bem"). Para que este downswing fosse anulado, retomando-se a continuação do upswing anterior, seria necessário que, para a semana, o índice fizesse um mínimo igual ou inferior ao mínimo da semana que agora termina e um máximo igual ou superior ao máximo da semana passada.

O "downswing" está a prosseguir, sem mais a observar. Vamos ver até onde este movimento nos leva e se, sim ou não, iremos chegar a observar neste horizonte temporal um "higher low".

No gráfico semanal, creio que poderemos aceitar um ténue suporte na zona dos 800 (acima portanto do suporte que referi para o gréfico diário). Mas não passará disso mesmo...

No próximo fim de semana, se não houver algum impedimento, faremos uma visita também ao gráfico mensal, uma vez que o mês terminará no Sábado ou, para efeitos das sessões de bolsa, na Sexta-Feira.

Fiquem bem, e passem uma boa semana,
FT
Anexos
SPX 20090125 FT D.gif
SPX diário
SPX 20090125 FT D.gif (21.67 KiB) Visualizado 6131 vezes
SPX 20090125 FT W.gif
S*X semanal
SPX 20090125 FT W.gif (18.59 KiB) Visualizado 6136 vezes

por Flying Turtle » 16/1/2009 23:11

Boa noite a todos,

Vamos lá então à pequena nota semanal sobre o SPX:

Horizonte diário:

Flying Turtle (há uma semana) Escreveu:No horizonte diário, temos um factor "positivo" e outro "negativo":

- "Positivo": O estabelecimento daquela que é já a terceira sequência de higher lows e higher highs;

- "Negativo": O agora evidente falso break da resistência nos 920.

Para manter a tendência de recuperação intacta, seria conveniente que o índice não descesse abaixo dos 857,07, vindo assim a estabelecer um novo higher low para depois, eventualmente, atacar com mais sucesso a resistência nos 920.

O último swing foi assim de alta, com uma extensão de 5 dias e uma amplitude de 10,12%. O swing actual, de baixa, leva três dias de extensão.

Pois bem, o factor "negativo" sobrepôs-se ao positivo e assim:

- Ficou claramente confirmado o falso break da zona dos 920;

- O ciclo de "higher highs" e "higher lows" foi interrompido;

- Observa-se um canal descendente de muito fraca validade técnica (mas válido e mais visível em horizontes temporais inferiores, como se mostrou no tópico do SPX), o qual tem servido para o nosso amigo Oscar fazer umas flores ;)

- Na verdade, e em resumo, estamos de volta ao canal entre os 850 e os 920 do qual, em termos técnicos, não chagámos a sair visto termos tido apenas falsos breaks (o último dos quais ontem, necessitando ainda de confirmação poque por agora apenas temos um reteste à linha de suporte).

O swing de baixa observou uma extensão de 7 sessões e uma amplitude de 13,44%, isto se a vela de hoje, que deu início a um upswing, não for proximamente absorvida e transformada numa "inside bar".

Horizonte semanal:

Flying Turtle (há uma semana) Escreveu:No horizonte semanal, e apesar das quedas dos últimos dias, o swing de alta atingiu a sua 7ª. semana. Para que se inicie um swing de baixa na próxima semana será necessário que, concomitantemente, não ocorra um máximo acima dos 943,85 e se verifique um mínimo abaixo dos 888,31 mas acima dos 857,07.

Convém antes de mais reconhecer que a minha construção frásica da semana passada não foi feliz e de facto a expressão acima reproduzida contém inexactidões. Mas adiante...

Temos então iniciado o já esperado downswing, após um upswing de 7 semanas. Para já nada de "novo", sendo interessante verificar até que ponto irá validar-se uma situação de "upper low" ou não (para termos um "upper high" ainda teremos possivelmente de esperar, mesmo que tudo corra "bem"). Para que este downswing fosse anulado, retomando-se a continuação do upswing anterior, seria necessário que, para a semana, o índice fizesse um mínimo igual ou inferior ao mínimo da semana que agora termina e um máximo igual ou superior ao máximo da semana passada.

Com toda a franqueza, as dúvidas sobre a retoma imediata, ou muito próxima, do índice regressaram e, em boa verdade, nunca chegaram a abandonar-me completamente. Os fundamentais não ajudam ainda e aquele canal horizontal saíu para já reforçado, podendo manter-se durante mais algum tempo ainda, não sendo de afastar mesmo alguns "sustos" no sentido da baixa, e isto para ser optimista...

Tenham um bom fim de semana,

FT
Anexos
SPX 20090116 FT D.gif
SPX diário
SPX 20090116 FT D.gif (21.72 KiB) Visualizado 6314 vezes
SPX 20090116 FT W.gif
SPX semanal
SPX 20090116 FT W.gif (16.7 KiB) Visualizado 6309 vezes

por RCF » 11/1/2009 17:52

Caro Flying Turtel, em primeiro lugar deixe-me dar-lhe os parabens pelos graficos e pelas analises que tem feito que me parecem de excelente qualidade.

Em relação ao que eu escrevi, obviamente que a analise técnica do comportamento do S&P tem de ser independente da analise do fluxo de divisas, o que eu pretendo dizer é que uma compreensão mais lata da situação que englobando a analise técnica vai mais longe e estuda o comportamento das divisas mais influentes do mercado permite ter uma visão mais completa do que foi e do que virá a ser o mercado bolsista.
Isto na medida em que o comportamento de determinada moeda é o reflexo de movimentações que já tiveram lugar no mercado da mesma forma que o comportamento de uma outra moeda pode ser o prenuncio de movimentações a existir no mercado.

Cumprimentos,
RCF.

Registado: 22/2/2008 12:02

por Flying Turtle » 11/1/2009 12:10

RCF Escreveu:Qualquer analise do comportamento do S&P500 e qualquer tentativa de leitura do seu comportamento actual para fazer uma projecção do seu comportamento futuro não estará completa se não incluir a observação do comportamento do EURO/DOLLAR, DOLLAR/YEN, DOLLAR/GBP.
Tentar coompreender o S&P sem atender ao que se passa com estas divisas é uma abordagem legitima mas que me parece necessariamente incompleta e por isso menos eficaz.

Do ponto de vista do rendimento (potencial ou real) do investidor, totalmente de acordo. Do ponto de vista da análise técnica, totalmente em desacordo, porque tal tipo de análise, além de virtualmente impossível ou, pelo menos, extremamente difícil de realizar, não conduziria a um resultado fiável porque cada mercado funciona na sua própria moeda e não nas destes ou daqueles (grupos de) investidores.

Isto não significa que não se procurem padrões de relacionamento entre determinados activos e determinadas divisas e/ou pares das mesmas (ou outros activos, como o crude ou o ouro, para penas citar estes), utilizando as conclusões destas análises na altura de tomar decisões de investimento, designadamente no que respeita ao nível de exposição.

A solução que será recomendável é fazer análises independentes e, dependendo das exposições de cada um, diversificar e/ou realizar hedging, e aplicar regras de money management, em níveis apropriados.

FT

por DC89 » 11/1/2009 1:30

RCF Escreveu:Caros colegas do caldeirão, gostaria de chamar a atenção para algo que me parece relevante na analise do S&P500.

Qualquer analise do comportamento do S&P500 e qualquer tentativa de leitura do seu comportamento actual para fazer uma projecção do seu comportamento futuro não estará completa se não incluir a observação do comportamento do EURO/DOLLAR, DOLLAR/YEN, DOLLAR/GBP.
Tentar coompreender o S&P sem atender ao que se passa com estas divisas é uma abordagem legitima mas que me parece necessariamente incompleta e por isso menos eficaz.

Cumprimentos,
RCF.

Eu por acaso tambem costumo ter em atenção o que refere, nem que seja para completar.

Cumprimentos

Registado: 26/12/2007 15:50

por RCF » 10/1/2009 21:32

Caros colegas do caldeirão, gostaria de chamar a atenção para algo que me parece relevante na analise do S&P500.

Qualquer analise do comportamento do S&P500 e qualquer tentativa de leitura do seu comportamento actual para fazer uma projecção do seu comportamento futuro não estará completa se não incluir a observação do comportamento do EURO/DOLLAR, DOLLAR/YEN, DOLLAR/GBP.

Cumprimentos,
RCF.

Registado: 22/2/2008 12:02

por Flying Turtle » 9/1/2009 23:50

Boa noite a todos,

Segue a actualização semanal ao S&P500 nos dois horizontes relevantes, ou seja, em termos dos gráficos diário e semanal.

No horizonte diário, temos um factor "positivo" e outro "negativo":

- "Positivo": O estabelecimento daquela que é já a terceira sequência de higher lows e higher highs;

- "Negativo": O agora evidente falso break da resistência nos 920.

Para manter a tendência de recuperação intacta, seria conveniente que o índice não descesse abaixo dos 857,07, vindo assim a estabelecer um novo higher low para depois, eventualmente, atacar com mais sucesso a resistência nos 920.

O último swing foi assim de alta, com uma extensão de 5 dias e uma amplitude de 10,12%. O swing actual, de baixa, leva três dias de extensão.

No horizonte semanal, e apesar das quedas dos últimos dias, o swing de alta atingiu a sua 7ª. semana. Para que se inicie um swing de baixa na próxima semana será necessário que, concomitantemente, não ocorra um máximo acima dos 943,85 e se verifique um mínimo abaixo dos 888,31 mas acima dos 857,07.

Conjugando os dois horizontes, e do ponto de vista da "saúde" da actual (contra?) tendência de alta, poderíamos ter para semana um higher low no diário, com o início de um swing de baixa no semanal: Isto permitiria que o índice "respirasse" e ganhasse força para preparar novo ataque aos 920. Claro que este cenário, aparentemente interessante para se prosseguir a ascensão, poderá bem ser antes o início do retomar da tendência de baixa, caso a queda se prolongue mais do que o "desejado".

Seguem os gráficos correspondentes.

FT
Anexos
SPX 20090109 FT D.gif
SPX diário
SPX 20090109 FT D.gif (21.07 KiB) Visualizado 6900 vezes
SPX 20090109 FT W.gif
SPX semanal
SPX 20090109 FT W.gif (16.97 KiB) Visualizado 6905 vezes

por MarcoAntonio » 8/1/2009 19:23

A situação na Faixa de Gaza provocou claramente um sobressalto no petróleo mas ainda não foi desta que tivemos um sinal de inversão no preço do crude. Na verdade, o papel dos 50 dolares saiu reforçado como resistência...

Ficam os gráficos actualizados:
Anexos
CrudeOil-090108cp.png
CrudeOil-090108cp.png (16.31 KiB) Visualizado 7133 vezes
CrudeOil-090108lp.png
CrudeOil-090108lp.png (21.78 KiB) Visualizado 7133 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por Flying Turtle » 4/1/2009 18:22

Boa tarde a todos,

Fica aqui a primeira actualização do ano ao S&P500. Uma vez que mudámos de mês e de ano, vou incluir a colecção integral dos gráficos que utilizo, cobrindo assim os horizontes diário, semanal, mensal e anual.

Comecemos então pelo diário. Dizia eu no passado fim-de-semana:

Flying Turtle Escreveu:No gráfico diário, vamos já com 3 "inside bars" no actual swing descendente, iniciado na passada semana. O índice não atingiu (ainda) o suporte nos 850, ficando a dúvida sobre se ainda irá fazê-lo ou se se lançará já num novo ataque ao topo do range, nos 920 pontos. Esta semana é de qualquer forma muito atípica pelo que não dou (ainda) grande importância ao facto de podermos estar já perante o 3º. higher low desde o mínimo de 21 de Novembro.

Pois muito bem, a terceira "inside bar", no dia 29 de Dezembro, acabou não o sendo, tendo o respectivo mínimo batido por apenas 2 centésimas de ponto (857,07 contra 857,09) o anterior mínimo de 22 de Dezembro. Construíu-se assim um downswing de 6 dias que, no entanto, teve uma variação mais modesta do que os anteriores. O terceiro "higher low" verificou-se de facto, seguido agora de um "higher high" que, para já, rompeu a resistência nos 920, podendo vir a pôr em causa o canal de lateralização que vinha a ser observado. No entanto, como afirmei anteriormente, será necessário obter confirmação desta quebra, até porque as duas últimas semanas foram atípicas, sendo mais "fácil" a ocorrência de falsos sinais.

Imagem

Quanto ao gráfico semanal:

Flying Turtle Escreveu:Temos assim iniciado um novo swing de baixa, sendo no entanto conveniente lembrar que este swing poderá ser anulado caso para a semana venhamos a ter uma volatilidade suficiente para "engolir" a barra desta semana, com um mínimo igual ou abaixo dos 857,09 (mínimo desta semana) e um máximo acima dos 918,85 (máximo da semana passada).

Esta anulação do swing de baixa acabou mesmo por se verificar, dado o facto, já referido acima, de termos observado no dia 29 de Dezembro um novo mínimo por apenas 2 centésimas de ponto, ao mesmo tempo que um máximo acima dos 857,09. Permanece assim intacto o "upswing" anterior, que já vai com uma extensão de 6 semanas e 193,71 pontos desde o mínimo anterior (26,14% de variação). Trata-se já de um longo swing e não me admiraria se, durante as próximas semanas, um novo downswing viesse a ser formado, com o eventual estabelecimento de um "higher low" e, eventualmente, seguido de um "higher high". Isto, claro, numa perspectiva, já aqui discutida anteriormente, de que uma quebra confirmada dos 920 poderá vir a atirar o índice para voos mais altos.

Imagem

No gráfico mensal, o mês de Dezembro encerrou em ligeira alta face a Novembro mas, no que respeita swings, formou uma "inside bar", sem significado especial portanto. De notar que se trata do segundo mês a apresentar uma longa cauda, sendo que se trata também do primeiro mês com uma barrra positiva após três meses fortemente negativos.

Imagem

Em termos anuiais, e como já desde há muito sabíamos, o ano de 2008 foi o mais negro (vermelho, neste caso) de todos os que se encontram registados no ProRealTime (desde 1950), tendo dado início a um swing de baixa cuja extensão, tanto temporal como quanto a valores, é ainda uma incógnita. No registo histórico vemos vários casos de velas anuais negativas isoladas sendo que, curiosamente, existe apenas um registo de uma vela positiva isolada. Por outro lado, nenhum downswing anterior, mesmo que mais extenso em número de anos, foi tão profundo em termos de valores como o agora formado. Para já, podemos estar perante um largo canal de lateralização entre a zona dos 700-800 e a dos 1500-1600, cujo desfecho é ainda neste momento impossível de sugerir.

Imagem

Boa semana para todos,
FT

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caldeirum, darkreflection, Google [Bot], iniciado1, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 187 visitantes