Bancos e Juros - Euribor
Camisa Roxa Escreveu:Boas pessoal, será que alguém me pode esclarecer se a seguinte situação estará correcta?
A taxa do meu empréstimo está indexada à taxa Euribor a 3 meses, tendo sido revista agora dia 25 de Dezembro
Pensei que a prestação iria baixar, contudo subiu e bem, isto estará correcto?
Ainda não averiguei a forma de cálculo mas antes de ir ao banco gostaria só de saber o vosso feedback...
Olá Camisa,
Não sei se já esclareceste tudo mas depois de ter andado a estudar bem a coisa, e de ter hoje constatado que um amigo meu está com a mesma situação aqui vai:
Se a prestação de Dezembro foi alterada (e subiu) então é porque foi resvista em Novembro com o valor médio de Outubro, que é o valor mais elevado que poderias ter apanhado 5,11%.
Para compensar, irás ser revisto em Fevereiro, com a média de Janeiro e terás a tua prestação alterada para os valores correspondentes a este mês, ou seja vais ter uma queda brutal na tua prestação, onde pagarás quase metade de juros, passas dos 5,11% para menos de 3%.
Pensei que as taxas fossem todas revistas em Dezembro, mas pelos vistos varia de contrato para contrato, a minha foi revista em Dezembro, com valores de Novembro (4,29% [6 meses]) e desceu.
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
RiscoCalculado Escreveu:Não haverá um typo na taxa dos 12 anos ?
A taxa dos 5 anos está a 3.65, a dos 15 anos a 3.60, é um pouco esquisita essa "inflexão", na taxa dos 12 anos.
As taxas para os restantes prazos batem mais ou menos certo com as taxas swap do Euro:
http://www.bhf-bank.com/w3/financialmarkets_coporates/zinsen/marktueberblick/index.en.jsp
http://www.swap-rates.com/EUROSwap.html
Aliás incorporam já elas próprias um spread face às taxas swap, no entanto para esse prazo em particular (12 anos) a taxa do BBVA está uns 40 bps abaixo.
Caso não seja um typo acho que era de aproveitares para fixar já.
Em relação a expectativas de evolução de taxas o que actualmente deverá estar incorporado nas taxas
swap é uma diminuição da Euribor (3M) até perto de 2%, ou seja, taxa do BCE a poder descer até 1.75%, 1.5%.
Se acreditas que o BCE possa ter que ir mais longe talvez valha a pena a opção de fixar em Janeiro de 2010, caso contrário fixa já.
Já agora porquê a escolha dos 12 anos ? Coincide com o prazo do empréstimo ? É que caso o prazo do empréstimo seja mais longo corres o risco de no final desse período vires a enfrentar taxas bem mais altas.
A taxa de 3.4% a 12 Anos não é "typo", é mesmo a verdadeira. E por ser esse valor é que, a escolher taxa fixa, escolho a 12 anos, (o prazo do emprestimo é de 25 anos).
- Registado: 28/1/2006 17:07
Não haverá um typo na taxa dos 12 anos ?
A taxa dos 5 anos está a 3.65, a dos 15 anos a 3.60, é um pouco esquisita essa "inflexão", na taxa dos 12 anos.
As taxas para os restantes prazos batem mais ou menos certo com as taxas swap do Euro:
http://www.bhf-bank.com/w3/financialmarkets_coporates/zinsen/marktueberblick/index.en.jsp
Aliás incorporam já elas próprias um spread face às taxas swap, no entanto para esse prazo em particular (12 anos) a taxa do BBVA está uns 40 bps abaixo.
Em relação a expectativas de evolução de taxas o que actualmente deverá estar incorporado nas taxas
swap é uma diminuição da Euribor (3M) até perto de 2%, ou seja, taxa do BCE a poder descer até 1.75%, 1.5%.
Se acreditas que o BCE possa ter que ir mais longe talvez valha a pena a opção de fixar em Janeiro de 2010, caso contrário fixa já.
Já agora porquê a escolha dos 12 anos ? Coincide com o prazo do empréstimo ? É que caso o prazo do empréstimo seja mais longo corres o risco de no final desse período vires a enfrentar taxas bem mais altas.
Malakas Escreveu:
Bom dia!
Tendo em conta que as taxas vão continuar a descer (pelo menos a curto prazo) e posteriormente vão manter-se baixas, parece-me melhor a 2.ª hipótese.
Penso que as taxas são fixadas de acordo com os futuros mas também com base nas taxas actuais (por favor corrijam-me se estiver enganado), se assim for, em 2010 as taxas euribor estarão mais baixas que as actuais logo as taxas fixas também serão mais baixas e poderás poupar algum dinheiro em 12 anos.
Bom ano e bons negócios.
Mas será que nessa altura (Janeiro de 2010) as taxas fixas não estarão já a subir por qualquer uma das seguintes razões?
- Recuperação do mercado mundial
- As taxas variaveis nessa altura estarem tão baixas que as pessoas começam a optar por taxas fixas as quais começam a subir
??
Obrigado pelo vosso apoio.
Já agora o spread é 0,35%
cibernauta Escreveu:A duvida é grande dentro de mim....
As 2 opções são:
- Optar agora por taxa fixa a 12 Anos de 3.4%+ spread
OU
- Euribor 3 Meses durante 1 ano, e em Janeiro de 2010 ver como estão as coisas. Nessa altura já posso escolher outra vez. Mas será que nessa altura as taxas fixas não estarão já superiores ?
Agradeço a vossa opinião.
Bom dia!
Tendo em conta que as taxas vão continuar a descer (pelo menos a curto prazo) e posteriormente vão manter-se baixas, parece-me melhor a 2.ª hipótese.
Penso que as taxas são fixadas de acordo com os futuros mas também com base nas taxas actuais (por favor corrijam-me se estiver enganado), se assim for, em 2010 as taxas euribor estarão mais baixas que as actuais logo as taxas fixas também serão mais baixas e poderás poupar algum dinheiro em 12 anos.
Bom ano e bons negócios.
- Registado: 29/11/2007 10:06
A duvida é grande dentro de mim....
As 2 opções são:
OU
- Euribor 3 Meses durante 1 ano, e em Janeiro de 2010 ver como estão as coisas. Nessa altura já posso escolher outra vez. Mas será que nessa altura as taxas fixas não estarão já superiores ?
As 2 opções são:
OU
Taxas euribor voltam a descer em todos os prazos
Jornal de Negócios Escreveu:Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt
As taxas euribor voltaram hoje a recuar pela 58ª sessão consecutiva, aproximando-se, cada vez mais da taxa de juro de referência do Banco Central Europeu (BCE), que se encontra nos 2,50%. A taxa a três meses desceu para o nível mais baixo desde Maio de 2006.
A Euribor a seis meses, principal indexante para o cálculo do crédito à habitação em Portugal, recuou para os 2,945%, enquanto a taxa a três meses desceu para os 2,859%, o nível mais baixo desde 5 de Maio de 2006, de acordo com os dados da Federação Bancária Europeia (EBF).
Já a Euribor a 12 meses baixou para os 3,025%.
As descidas das taxas do mercado monetário interbancário europeu reflectem os cortes efectuados pelo Banco Central Europeu (BCE) à sua taxa directora e as expectiativas de que os juros na Europa caiam pelo menos até aos 2,0% durante o ano de 2009.
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...
Estas são as taxas fixas em vigor no banco onde vou contrair o emprestimo:
PRAZO (Anos) TAXA
3 3.45
5 3.65
12 3.40
15 3.60
20 3.90
25 4.00
30 4.10
Tenho agora de escolher se escolho fixa ou variavel.
Estava a pensar fixa a 12 Anos com a taxa de 3.4% + spread . O que acham da opção?
PRAZO (Anos) TAXA
3 3.45
5 3.65
12 3.40
15 3.60
20 3.90
25 4.00
30 4.10
Tenho agora de escolher se escolho fixa ou variavel.
Estava a pensar fixa a 12 Anos com a taxa de 3.4% + spread . O que acham da opção?
Editado pela última vez por cibernauta em 4/1/2009 1:56, num total de 1 vez.
-1.29%.... será suficiente para cobrir os custos de alteração de processo e alteração de banco (comissões de estudo do processo,...)?
...é que a partir de certa altura de 2009, também no banco antigo terá acesso às taxas abaixo dos 3%.. não?(quando for feita a revisão de indexante)
...é que a partir de certa altura de 2009, também no banco antigo terá acesso às taxas abaixo dos 3%.. não?(quando for feita a revisão de indexante)
- Registado: 6/11/2002 16:28
SirPatrickBateman Escreveu:...e a diferença entre os 3% e os 6%, era o que estava a chamar de "prémio".
Prémio, porque é o que a IC cobra para te fazer o "favor" de fixar a taxa..
EEEExactamente Sir, muito obrigado pelo esclarecimento, já confirmei com quem me fez a proposta.
Abraço
------
A melhor opção será mesmo mudar de banco de forma a poder contrair empréstimo indexado à euribor 3 meses com revisão hoje.
O processo normalmente demora 1,5 meses o que significa que se o iniciar a 5 de Janeiro começarei a pagar o empréstimo em Março com taxa de Janeiro, que será certamente inferior a 3%, muito menos que os 4,29% de Novembro.

Pelo menos -1,29% na prestação!
É uma graaande diferença.
Abraço e pensem nisso
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Euribor a seis meses fecha 2008 abaixo dos 3%
As taxas Euribor mantiveram a tendência de queda verificada desde 10 de Outubro, e encerraram este ano no nível mais baixo desde 2006. A taxa a seis meses desceu mesmo para um valor abaixo dos 3%. Boas notícias para as famílias, que vão sentir uma redução dos encargos com os empréstimos à habitação.
--------------------------------------------------------------------------------
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
As taxas Euribor mantiveram a tendência de queda verificada desde 10 de Outubro, e encerraram este ano no nível mais baixo desde 2006. A taxa a seis meses desceu mesmo para um valor abaixo dos 3%. Bas notícias para as famílias,que vão sentir uma redução dos encargos com os empréstimos à habitação.
A Euribor a seis meses desceu hoje para os 2,971%, o que representa o valor mais baixo desde Abril de 2006. A taxa a três meses recuou para os 2,892%, o nível mais baixo desde Maio de 2006.
As taxas Euribor estão a descer desde o dia 10 de Outubro e têm reflectido as descidas de juros efectuadas pelo Banco Central Europeu (BCE) e o recuperar da liquidez e da confiança entre o sector financeiro.
O BCE reduziu o preço do dinheiro de 4,25% para os actuais 2,50%, entre Outubro e o início deste mês.
As expectativas apontam para que a tendência de redução de juros continue e que o presidente da autoridade monetária, Jean-Claude Trichet, anuncie descidas do preço do dinheiro nos primeiros meses de 2009. Alguns economistas acreditam mesmo que o BCE poderá colocar a taxa de juro de referência para a Zona Euro próxima de 0%.
Com base nestas expectativas, é de esperar que as taxas Euribor continuem em queda, reagindo assim à descida de juros. Com o evolução da situação económica e financeira é de esperar também que a confiança entre os bancos recupere e que as instituições bancárias comecem a cobrar juros mais baixos pelos financiamentos que fazem entre si.
Estas transacções entre os bancos são importantes porque as taxas Euribor, além de serem indexantes nos empréstimos à habitação, são também taxas interbancárias. Ou seja, são precisamente os juros cobrados pelos bancos entre si para se financiarem.
As taxas Euribor mantiveram a tendência de queda verificada desde 10 de Outubro, e encerraram este ano no nível mais baixo desde 2006. A taxa a seis meses desceu mesmo para um valor abaixo dos 3%. Boas notícias para as famílias, que vão sentir uma redução dos encargos com os empréstimos à habitação.
--------------------------------------------------------------------------------
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
As taxas Euribor mantiveram a tendência de queda verificada desde 10 de Outubro, e encerraram este ano no nível mais baixo desde 2006. A taxa a seis meses desceu mesmo para um valor abaixo dos 3%. Bas notícias para as famílias,que vão sentir uma redução dos encargos com os empréstimos à habitação.
A Euribor a seis meses desceu hoje para os 2,971%, o que representa o valor mais baixo desde Abril de 2006. A taxa a três meses recuou para os 2,892%, o nível mais baixo desde Maio de 2006.
As taxas Euribor estão a descer desde o dia 10 de Outubro e têm reflectido as descidas de juros efectuadas pelo Banco Central Europeu (BCE) e o recuperar da liquidez e da confiança entre o sector financeiro.
O BCE reduziu o preço do dinheiro de 4,25% para os actuais 2,50%, entre Outubro e o início deste mês.
As expectativas apontam para que a tendência de redução de juros continue e que o presidente da autoridade monetária, Jean-Claude Trichet, anuncie descidas do preço do dinheiro nos primeiros meses de 2009. Alguns economistas acreditam mesmo que o BCE poderá colocar a taxa de juro de referência para a Zona Euro próxima de 0%.
Com base nestas expectativas, é de esperar que as taxas Euribor continuem em queda, reagindo assim à descida de juros. Com o evolução da situação económica e financeira é de esperar também que a confiança entre os bancos recupere e que as instituições bancárias comecem a cobrar juros mais baixos pelos financiamentos que fazem entre si.
Estas transacções entre os bancos são importantes porque as taxas Euribor, além de serem indexantes nos empréstimos à habitação, são também taxas interbancárias. Ou seja, são precisamente os juros cobrados pelos bancos entre si para se financiarem.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Crómio Escreveu:Eu bem vi que isso me parecia linguagem de "futuros"...
hehehe
Eu falo de um empréstimo onde se fixa a taxa 3 meses euribor actual durante 10 anos...
Tem que ter um catch... wright?
Abraço

Não é linguagem de futuros. É uma necessidade de quem quer fixar a taxa.
...é impossível fixar a taxa EUR para os proximos 10 anos, aos valores que estão "à vista".
Nenhum banco vai "oferecer" essa fixação, com a EUR_3M abaixo de 3%.... talvez ofereçam 5% ou 6%.
O "catch" é apenas esse!!!
Eu bem vi que isso me parecia linguagem de "futuros"...
hehehe
Eu falo de um empréstimo onde se fixa a taxa 3 meses euribor actual durante 10 anos...
Abraço
hehehe
Abraço
William Bernstein
William Bernstein
Crómio Escreveu:Mais um com a boina?!
Mas isto agora é só benfiquistas por aqui? LOL
Obrigado Sir, mas infelizmente sou um 0 à esquerda nessas coisas... falas de quê?
Da percentagem que amortizas vs os juros que pagas?
Sorry my ingnórância...![]()
Abraço
Falo, p.e.... disto:
EUR_3M à vista... 3%
EUR forward fixa a 10 anos... 6%
como é que sabes se vale a pena a taxa fixa?

Tudo depende das perspectivas em relação à evolução futura da EURibor..
BCE: Trichet não exclui corte dos juros em Janeiro
Lisboa, 30 Dez (Lusa) - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, deu hoje a entender que poderá haver uma nova descida das taxas de juro em Janeiro, em entrevista ao jornal alemão Boersen Zeitung.
tamanho da letra ajuda áudio
enviar artigo
imprimir
Na entrevista, Trichet contrariou declarações suas recentes em que dava a entender que uma descida dos juros em Janeiro não se encontrava sobre a mesa.
"Como costumo sublinhar, nunca estamos pré-comprometidos e faremos sempre o que for necessário para ancorar de forma sólida as expectativas de inflação no médio prazo", afirmou.
O presidente do BCE afirmou ainda que, actualmente, o banco central da Zona Euro está concentrado "no impacto das suas decisões anteriores".
Desde Outubro, o BCE desceu as suas taxas de juro de referência por três vezes, para os actuais 2,5 por cento, mas com a economia da Zona Euro a entrar em recessão, os analistas esperam um novo corte nos juros em 15 de Janeiro.
"Já cortamos os juros em 175 pontos base num intervalo de tempo muito curto", afirmou o presidente do BCE na mesma entrevista, acrescentando que "o impulso, neste momento, está longe de ter sido completamente transmitido à economia".
FAL
Lusa/Fim
Lisboa, 30 Dez (Lusa) - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, deu hoje a entender que poderá haver uma nova descida das taxas de juro em Janeiro, em entrevista ao jornal alemão Boersen Zeitung.
tamanho da letra ajuda áudio
enviar artigo
imprimir
Na entrevista, Trichet contrariou declarações suas recentes em que dava a entender que uma descida dos juros em Janeiro não se encontrava sobre a mesa.
"Como costumo sublinhar, nunca estamos pré-comprometidos e faremos sempre o que for necessário para ancorar de forma sólida as expectativas de inflação no médio prazo", afirmou.
O presidente do BCE afirmou ainda que, actualmente, o banco central da Zona Euro está concentrado "no impacto das suas decisões anteriores".
Desde Outubro, o BCE desceu as suas taxas de juro de referência por três vezes, para os actuais 2,5 por cento, mas com a economia da Zona Euro a entrar em recessão, os analistas esperam um novo corte nos juros em 15 de Janeiro.
"Já cortamos os juros em 175 pontos base num intervalo de tempo muito curto", afirmou o presidente do BCE na mesma entrevista, acrescentando que "o impulso, neste momento, está longe de ter sido completamente transmitido à economia".
FAL
Lusa/Fim
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
Mais um com a boina?!
Obrigado Sir, mas infelizmente sou um 0 à esquerda nessas coisas... falas de quê?
Sorry my ingnórância...
Abraço
Sorry my ingnórância...

Abraço
William Bernstein
William Bernstein
Crómio Escreveu:Uma questão que agradeço muito o esclarecimento:
Qual é o senão de fazer um contrato fixando a taxa de juro por 5 ou 10 anos?
(Tirando o facto de a taxa de juro poder baixar mais após fazer o contrato.)
Obrigado
O "prémio" (diferença entre à vista e a forward) pode não compensar. That's the catch... avaliar o que é um prémio bom ou mau.

Uma questão que agradeço muito o esclarecimento:
Obrigado
Obrigado
William Bernstein
William Bernstein
Camisa,
Penso que a norma é aplicar a média da taxa do contrato (Euribor 3 meses ou 6 meses)do mês anterior ao da revisão do contrato, e não a média dos 3 ou 6 meses anteriores conforme seja Euribor 3m ou 6m.
Ou seja revisão em Dezembro,seja no dia 3, 6, 15 ou 24, é aplicada a média da taxa do mês anterior, que é Novembro. Dai, no meu caso a descida ter sido ainda, relativamente pouco. Aliás, seguindo este raciocinio, quem teve revisão em Novembro foi mais prejudicado, pois apanhou a média das taxas de Outubro, que estiveram muito altas, no pico, conforme se pode ver nos gráficos dos posts anteriores. Em compensação, na próxima revisão, a 3 ou 6 meses, devem ter uma descida drástica nas taxas e consequentemente, na prestação.
No teu caso, penso que deves inquirir junto do teu banco em que moldes foi feita a revisão de taxa, pois, em principio já deverias sentir uma ligeira baixa.
Penso que a norma é aplicar a média da taxa do contrato (Euribor 3 meses ou 6 meses)do mês anterior ao da revisão do contrato, e não a média dos 3 ou 6 meses anteriores conforme seja Euribor 3m ou 6m.
Ou seja revisão em Dezembro,seja no dia 3, 6, 15 ou 24, é aplicada a média da taxa do mês anterior, que é Novembro. Dai, no meu caso a descida ter sido ainda, relativamente pouco. Aliás, seguindo este raciocinio, quem teve revisão em Novembro foi mais prejudicado, pois apanhou a média das taxas de Outubro, que estiveram muito altas, no pico, conforme se pode ver nos gráficos dos posts anteriores. Em compensação, na próxima revisão, a 3 ou 6 meses, devem ter uma descida drástica nas taxas e consequentemente, na prestação.
No teu caso, penso que deves inquirir junto do teu banco em que moldes foi feita a revisão de taxa, pois, em principio já deverias sentir uma ligeira baixa.
- Registado: 29/3/2007 12:40
sou completamente ignorante nesta matéria mas pelo que se disse aqui fiquei com a ideia que a taxa a aplicar nesta mensalidade de Dezembro seria a média das taxas dos 3 meses anteriores (Set, Out, Nov) que é inferior à média das taxas de Jun, Jul, Ago ....

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google [Bot], IX Hispana, PAULOJOAO e 204 visitantes