GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Tendo por base o período de Fevereiro de 2002 (média do mês) até à semana passada, os valores são os seguintes:
Crude = 23.6 -> 31.2 euros (+32%)
P.B. = 0.309 -> 0.444 eur/litro (+44%)
ISP= 0.246 -> 0.364 eur/litro (+48%)
A taxa do IVA aumentou de 17 para 20% e cai em cima da soma do preço base com o imposto sobre produtos petrolíferos, fazendo com que no final:
Gasoleo = 0.65 -> 0.97 eur/litro (+49%)
Neste período, o gasóleo inflaccionou bastante (em todo o lado) devido à tendência de consumo.
A gasolina (preço base) subiu de 0.266 para 0.325 eur/litro (+22%) desde de Fevereiro/2002. E se considerarmos desde Março/2002, já com o sistema de preço actual, subiu de 0.288 para 0.325 (+13% e muito abaixo da subida do petróleo).
Impostos incluidos, a subida na Gasolina vai para cerca de 25%.
Crude = 23.6 -> 31.2 euros (+32%)
P.B. = 0.309 -> 0.444 eur/litro (+44%)
ISP= 0.246 -> 0.364 eur/litro (+48%)
A taxa do IVA aumentou de 17 para 20% e cai em cima da soma do preço base com o imposto sobre produtos petrolíferos, fazendo com que no final:
Gasoleo = 0.65 -> 0.97 eur/litro (+49%)
Neste período, o gasóleo inflaccionou bastante (em todo o lado) devido à tendência de consumo.
A gasolina (preço base) subiu de 0.266 para 0.325 eur/litro (+22%) desde de Fevereiro/2002. E se considerarmos desde Março/2002, já com o sistema de preço actual, subiu de 0.288 para 0.325 (+13% e muito abaixo da subida do petróleo).
Impostos incluidos, a subida na Gasolina vai para cerca de 25%.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
mais_um Escreveu:Parece-me abusivo afirmar que é a liberalização que fez disparar os preços, mas é só a minha opinião.
E mesmo que fosse, acho preferível este bem ser transacionado em mercado de forma livre e concorrencial do que ser o Estado a suportar custos de subsídios dados a empresas privadas. Esse dinheiro pode muito bem ser canalizado para outros fins.

Jiboia
Boas!
Se tiveres em conta o preço final que pagas, é mais ou menos isso.
No entanto o petroleo em si também aumentou, a media do ano de 2004 foi 30,75€/barril, a cotação em novembro deste ano é de 41,27€/barril, o que dá cerca de 34%, tendo em conta que o ISP e o IVA também aumentaram a diferença é minima, não encontro nada de anormal.
Parece-me abusivo afirmar que é a liberalização que fez disparar os preços, mas é só a minha opinião.
Um abraço
Alexandre Santos
Se tiveres em conta o preço final que pagas, é mais ou menos isso.
No entanto o petroleo em si também aumentou, a media do ano de 2004 foi 30,75€/barril, a cotação em novembro deste ano é de 41,27€/barril, o que dá cerca de 34%, tendo em conta que o ISP e o IVA também aumentaram a diferença é minima, não encontro nada de anormal.
Parece-me abusivo afirmar que é a liberalização que fez disparar os preços, mas é só a minha opinião.
Um abraço
Alexandre Santos
Aqui fica a actualização com os preços GALP a 1.089 e 0.969 para a Gasolina e o Gasóleo, respectivamente.
Com a baixa de 2 centimos desta semana, os preços ficam praticamente no valor expectável quando em comparação com a cotação internacional dos combustiveis refinados.
O terceiro gráfico relaciona o preço médio dos combustiveis (media da gasolina e gasoleo, antes de impostos) com o preço médio do crude em euros numa relação de 10 centimos nos combustiveis para 15 euros no petróleo. Uma relação que como se constata se tem mantido praticamente igual ao longo de todo o tempo. O gráfico inclui naturalmente o atraso de uma semana no preço do petroleo e o resultado é uma sintonia quase perfeita durante 2008 (antes de 2008 os preços demoravam um pouco mais a reflectir o petróleo, o que também se nota no gráfico).
Com a baixa de 2 centimos desta semana, os preços ficam praticamente no valor expectável quando em comparação com a cotação internacional dos combustiveis refinados.
O terceiro gráfico relaciona o preço médio dos combustiveis (media da gasolina e gasoleo, antes de impostos) com o preço médio do crude em euros numa relação de 10 centimos nos combustiveis para 15 euros no petróleo. Uma relação que como se constata se tem mantido praticamente igual ao longo de todo o tempo. O gráfico inclui naturalmente o atraso de uma semana no preço do petroleo e o resultado é uma sintonia quase perfeita durante 2008 (antes de 2008 os preços demoravam um pouco mais a reflectir o petróleo, o que também se nota no gráfico).
- Anexos
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Se o petróleo caisse mais uns 15 euros (a média da semana passada é de 31.2 euros por barril), penso que a gasolina poderia vir a custar cerca de 10 centimos menos, ou seja, aproximadamente 0.97 eur/litro.
Isto corresponderia a um preço médio do petróleo de 25 dolares e mais baixo que isto parece-me algo inverosímel.
Estes valores referem-se sempre aos preços de referência das "grandes petrolíferas" como a GALP, a BP, a REPSOL, a CEPSA, etc...
Isto corresponderia a um preço médio do petróleo de 25 dolares e mais baixo que isto parece-me algo inverosímel.
Estes valores referem-se sempre aos preços de referência das "grandes petrolíferas" como a GALP, a BP, a REPSOL, a CEPSA, etc...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Esta "margem" não é só lucro. Este é o valor entre a refinaria e o posto de abastecimento por isso tb cobre custos de transporte, despesas com pessoal, etc, etc...
Mesmo que o petróleo fosse de borla, esses custos continuariam a existir.
Podemos argumentar que seriam um pouco mais baixos mas por outro lado produzir refinados tb não ficaria de borla mesmo que o petroleo tivesse custo zero (valor que na verdade tb nunca terá). Este exercício serve apenas para termos uma ideia do limite inferior do preço nas bombas com os impostos actuais...
Seria algures entre 0.85 e 0.90 para a gasolina e 0.60 e 0.65 para o gasóleo.
Mas não é um cenário realista obviamente...
OK já compreendi. É que há muita gente a pensar que os combustíveis não tarda vão baixar para esses valores.
De uma forma realista podemos afirmar então que o limite inferior do preço da gasolina seria à volta de 1,00€, certo?
Esta "margem" não é só lucro. Este é o valor entre a refinaria e o posto de abastecimento por isso tb cobre custos de transporte, despesas com pessoal, etc, etc...
Mesmo que o petróleo fosse de borla, esses custos continuariam a existir.
Podemos argumentar que seriam um pouco mais baixos mas por outro lado produzir refinados tb não ficaria de borla mesmo que o petroleo tivesse custo zero (valor que na verdade tb nunca terá). Este exercício serve apenas para termos uma ideia do limite inferior do preço nas bombas com os impostos actuais...
Seria algures entre 0.85 e 0.90 para a gasolina e 0.60 e 0.65 para o gasóleo.
Mas não é um cenário realista obviamente...
Mesmo que o petróleo fosse de borla, esses custos continuariam a existir.
Podemos argumentar que seriam um pouco mais baixos mas por outro lado produzir refinados tb não ficaria de borla mesmo que o petroleo tivesse custo zero (valor que na verdade tb nunca terá). Este exercício serve apenas para termos uma ideia do limite inferior do preço nas bombas com os impostos actuais...
Seria algures entre 0.85 e 0.90 para a gasolina e 0.60 e 0.65 para o gasóleo.
Mas não é um cenário realista obviamente...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:É um pouco superior a avaliar pela comparação de preços. Mas para simplificar, eu usei o mesmo valor. Mais centimo, menos centimo não faz grande diferença...
Ok. Obrigadão e bom natal!!!
Hoje vou ser eu a picar a discussão!!!!!

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
É um pouco superior a avaliar pela comparação de preços. Mas para simplificar, eu usei o mesmo valor. Mais centimo, menos centimo não faz grande diferença...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Usando os mesmos critérios, se o petróleo fosse de borla, um litro de gasóleo sairia no posto de abastecimento nas grandes petrolíferas (GALP, BP, etc) ao seguinte preço:
Margem + ISP + IVA =
0.15 + 0.36 + 20% =
0.51 + 20% =
0.62 eur/litro
Neste cenário, 0.47 euros iam para o Estado e 0.15 euros iam para as petrolíferas, por cada litro de Gasoleo.
Então a margem (custos) de refinação da gasolina e do gasóleo é +/- idêntica não é?
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Usando os mesmos critérios, se o petróleo fosse de borla, um litro de gasóleo sairia no posto de abastecimento nas grandes petrolíferas (GALP, BP, etc) ao seguinte preço:
Margem + ISP + IVA =
0.15 + 0.36 + 20% =
0.51 + 20% =
0.62 eur/litro
Neste cenário, 0.47 euros iam para o Estado e 0.15 euros iam para as petrolíferas, por cada litro de Gasoleo.
Margem + ISP + IVA =
0.15 + 0.36 + 20% =
0.51 + 20% =
0.62 eur/litro
Neste cenário, 0.47 euros iam para o Estado e 0.15 euros iam para as petrolíferas, por cada litro de Gasoleo.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Jiboia Cega Escreveu:Era isto mesmo! Obrigado!![]()
Assim sendo, muito dificilmente alguma vez teremos gasolina abaixo dos 85-90 cents nos próximos tempos, considerando que o petróleo possa hipoteticamente baixar aos 20 USD![]()
Um abraço
Jiboia
Os 0.85~0.90 seria o valor a que sairia a gasolina no posto de abastecimento nas grandes petrolíferas (GALP, BP, etc) se o petroleo fosse de borla...
Margem + ISP + IVA =
0.15 + 0.58 + 20% =
0.73 + 20% =
0.88 eur/litro
Neste cenário, 0.73 euros iam para o Estado e 0.15 euros iam para as petrolíferas, por cada litro de Gasolina 95.
Podes fazer a mesma comparação para o gasoleo?
Últimamente as conversas dos encontros de familia tem sido "dominados" pelos combustiveis e nesta época vou passar muito tempo com a familia e convem lever uns cartuchos novos!!!



De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Jiboia Cega Escreveu:Era isto mesmo! Obrigado!![]()
Assim sendo, muito dificilmente alguma vez teremos gasolina abaixo dos 85-90 cents nos próximos tempos, considerando que o petróleo possa hipoteticamente baixar aos 20 USD![]()
Um abraço
Jiboia
Os 0.85~0.90 seria o valor a que sairia a gasolina no posto de abastecimento nas grandes petrolíferas (GALP, BP, etc) se o petroleo fosse de borla...
Margem + ISP + IVA =
0.15 + 0.58 + 20% =
0.73 + 20% =
0.88 eur/litro
Neste cenário, 0.73 euros iam para o Estado e 0.15 euros iam para as petrolíferas, por cada litro de Gasolina 95.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Jiboia Cega Escreveu:Marco,
Estive a procurar esta informação mas não a encontrei:
Podes dar uma ideia de quanto poderá descer a gasolina/gasóleo, supondo uma média de menos 5,00 USD no petróleo?
Isto é, se a média que vai influenciar a refinação está neste momento, suponhamos, a 35,00 USD, descendo para 30USD quanto descerão os combustíveis?
Isto mantendo todas as outras variáveis constantes (impostos, custos de refinação, fixos, etc).
Grosso modo e empiricamente falando (analisando o período de subida e o período de descida) a relação é de cerca de 2 para 3, quando medida em percentagem. Isto antes de impostos.
Exemplificando: se o petróleo cai 30%, os combustíveis antes de impostos caiem na ordem dos 20% (depois de impostos o valor passa para a ordem de metade, ou seja, qualquer coisa na ordem dos 10%). Ou seja, se o petróleo cair na ordem dos 30% e os combustíveis cairem na ordem dos 10% não há absolutamente nada de estranho. É precisamente na ordem de variação esperada...
Mas isto não é uma medida exacta (é uma relação geral que funciona bastante bem como aproximação) pois a proporção não vai ser constante ao longo dos diferentes valores do petróleo.
Jiboia Cega Escreveu:Como disse no início, se já houver um local no meio das 59 páginas do post onde esta informação já esteja colocada, diz-me onde a posso encontrar, please.
Há um gráfico no primeiro post onde eu mostro que num período de mais de 2 anos e meio e abrangendo uma enorme subida e uma enorme descida, esta relação de 2 para 3 é uma boa aproximação (o gráfico está deslocado para ficarem sobrepostos mas por aí já podes ver quantos centimos mexe o preço dos combustiveis quando o petroleo varia xis euros).
Aqui fica ele novamente:
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco,
Estive a procurar esta informação mas não a encontrei:
Podes dar uma ideia de quanto poderá descer a gasolina/gasóleo, supondo uma média de menos 5,00 USD no petróleo?
Isto é, se a média que vai influenciar a refinação está neste momento, suponhamos, a 35,00 USD, descendo para 30USD quanto descerão os combustíveis?
Isto mantendo todas as outras variáveis constantes (impostos, custos de refinação, fixos, etc).
Como disse no início, se já houver um local no meio das 59 páginas do post onde esta informação já esteja colocada, diz-me onde a posso encontrar, please.
Obrigado
Abraço
Jiboia
Estive a procurar esta informação mas não a encontrei:
Podes dar uma ideia de quanto poderá descer a gasolina/gasóleo, supondo uma média de menos 5,00 USD no petróleo?
Isto é, se a média que vai influenciar a refinação está neste momento, suponhamos, a 35,00 USD, descendo para 30USD quanto descerão os combustíveis?
Isto mantendo todas as outras variáveis constantes (impostos, custos de refinação, fixos, etc).
Como disse no início, se já houver um local no meio das 59 páginas do post onde esta informação já esteja colocada, diz-me onde a posso encontrar, please.
Obrigado
Abraço
Jiboia
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rmachado Escreveu:Marco... IVA 20%depois de ter passado por 21%
Os comparativos do estudo referem-se ao primeiro semestre de 2008, rmachado.
Nessa altura o IVA era de 21%...
Lusa Escreveu:A diferença de preços da gasolina entre Portugal e Espanha aumentou nos últimos oito anos, tendo atingido os 29 cêntimos no primeiro semestre de 2008, segundo um estudo dos Institutos Nacionais de Estatística português e espanhol.
MarcoAntonio Escreveu:Faltou dizer e esclarecer muito bem que desde 2000 ao primeiro semestre de 2008 os impostos evoluiram desta forma: (...)
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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