GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Tem que ver com a "liberalização" do preço. Até ao início de 2002 os preços eram fixados pelo estado e depois o imposto aumentava ou diminuia conforme a necessidade para manter o combustível ao mesmo preço (o preço fixado pelo estado). Subia o petróleo, baixava o imposto; baixava o petróleo, subia o imposto...
Desde que entrou o actual sistema em vigor (desde Fevereiro de 2002), a evolução de impostos foi a seguinte:
Espanha:
ISP a 0.396... continua a 0.396 euros/litro.
IVA de 16%... continua a 16%
Portugal:
ISP a 0.479... subiu para 0.583 euros/litro, ou seja, 10.4 centimos mais.
IVA de 17%... foi subindo para 21%
Isto é para a Gasolina.
Desde que entrou o actual sistema em vigor (desde Fevereiro de 2002), a evolução de impostos foi a seguinte:
Espanha:
ISP a 0.396... continua a 0.396 euros/litro.
Portugal:
ISP a 0.479... subiu para 0.583 euros/litro, ou seja, 10.4 centimos mais.
Isto é para a Gasolina.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Faltou dizer e esclarecer muito bem que desde 2000 ao primeiro semestre de 2008 os impostos evoluiram desta forma:
Espanha:
ISP a 0.372... subiu para 0.396 euros/litro, ou seja, 2.4 centimos mais.
Portugal:
ISP a 0.318... subiu para 0.583 euros/litro, ou seja, 26.5 centimos mais.
Possivelmente até estará no estudo publicado (não faço ideia) mas nas notícias sobre o assunto as referências aos impostos nos diversos média são extremamente vagas.
É muito, muito fácil entender porque é que os combustíveis aumentaram para essa diferença citada: basta olhar para como os impostos evoluiram nos dois países nestes 8 anos!
Nota: o ISP que coloquei para Portugal em 2000 é a média do primeiro semestre.
Espanha:
ISP a 0.372... subiu para 0.396 euros/litro, ou seja, 2.4 centimos mais.
Portugal:
ISP a 0.318... subiu para 0.583 euros/litro, ou seja, 26.5 centimos mais.
Possivelmente até estará no estudo publicado (não faço ideia) mas nas notícias sobre o assunto as referências aos impostos nos diversos média são extremamente vagas.
É muito, muito fácil entender porque é que os combustíveis aumentaram para essa diferença citada: basta olhar para como os impostos evoluiram nos dois países nestes 8 anos!
Nota: o ISP que coloquei para Portugal em 2000 é a média do primeiro semestre.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Diferença de preços da gasolina entre Portugal e Espanha aumentou nos últimos 8 anos
22.12.2008 - 15h08
Por Lusa
A diferença de preços da gasolina entre Portugal e Espanha aumentou nos últimos oito anos, tendo atingido os 29 cêntimos no primeiro semestre de 2008, segundo um estudo dos Institutos Nacionais de Estatística português e espanhol.
A publicação "Península Ibérica em Números" hoje divulgada, mostra que o preço da gasolina sem chumbo 95 entre Portugal e Espanha "tem vindo a subir desde 2000", com Portugal a apresentar sempre um preço médio mais elevado.
No final do primeiro semestre, esse diferencial era de 29 cêntimos por litro.
Os dados dos dois institutos de estatística mostram ainda que a produção de energia eléctrica com recursos a fontes renováveis é de 29,4 por cento do total da energia consumida, valor que desce para 17,2 por cento em Espanha e de 14,5 por cento na média da União Europeia.
22.12.2008 - 15h08
Por Lusa
A diferença de preços da gasolina entre Portugal e Espanha aumentou nos últimos oito anos, tendo atingido os 29 cêntimos no primeiro semestre de 2008, segundo um estudo dos Institutos Nacionais de Estatística português e espanhol.
A publicação "Península Ibérica em Números" hoje divulgada, mostra que o preço da gasolina sem chumbo 95 entre Portugal e Espanha "tem vindo a subir desde 2000", com Portugal a apresentar sempre um preço médio mais elevado.
No final do primeiro semestre, esse diferencial era de 29 cêntimos por litro.
Os dados dos dois institutos de estatística mostram ainda que a produção de energia eléctrica com recursos a fontes renováveis é de 29,4 por cento do total da energia consumida, valor que desce para 17,2 por cento em Espanha e de 14,5 por cento na média da União Europeia.
- Registado: 5/11/2002 12:21
As fontes estão logo no final do primeiro post, jayjay.
Olá Elias,
No geral estamos de acordo mas em relação a este caso vou dar-te a minha opinião.
Se no site é obrigatório publicar todos os preços de todas as empresas, toda a gente está em pé de igualdade. Se em cima forem publicar quem tem acordos com supermercados, além de desvirtuar o serviço (que é apenas para informar o preço dos combustíveis) está a publicitar marcas que nada têm a ver com combustíveis, tipo Modelo, Lidl, etc.
A A23 é fixe, até que lhe ponham portagens...
Abraço
Jiboia
No geral estamos de acordo mas em relação a este caso vou dar-te a minha opinião.
Elias Escreveu:Jiboia Cega Escreveu:Esta não concordo. O site fica na DGEE que é uma entidade pública e não deve ser uma entidade destas a publicitar acordos comerciais entre empresas.
Ao estar a comparar preços já está a publicitar acordos comerciais. Não vejo a diferença.
Se no site é obrigatório publicar todos os preços de todas as empresas, toda a gente está em pé de igualdade. Se em cima forem publicar quem tem acordos com supermercados, além de desvirtuar o serviço (que é apenas para informar o preço dos combustíveis) está a publicitar marcas que nada têm a ver com combustíveis, tipo Modelo, Lidl, etc.
Elias Escreveu:Jiboia Cega Escreveu:Certo, mas dá jeito estar ali a 500 metros, não dá?![]()
Claro que dá. Nunca disse o contrário. Mas só abasteço quando passo por lá a caminho de Espanha.
A A23 é fixe, até que lhe ponham portagens...

Abraço
Jiboia
Aos poucos, as petrolíferas parecem estar a passar para um sistema de várias actualizações por semana. Pelo menos tem sido essa a tendência ao longo das últimas semanas...
Os valores da GALP estão agora em 1.109 para a Gasolina e 0.989 para o Gasóleo.
Entretanto a CEPSA baixará amanhã para 1.096 e 0.975 euros respectivamente, valores que estariam mais de acordo com a evolução dos refinados, como se pode constatar pelo gráfico da evolução das margens.
Os valores da GALP estão agora em 1.109 para a Gasolina e 0.989 para o Gasóleo.
Entretanto a CEPSA baixará amanhã para 1.096 e 0.975 euros respectivamente, valores que estariam mais de acordo com a evolução dos refinados, como se pode constatar pelo gráfico da evolução das margens.
- Anexos
-
- combustiveis081219.PNG (34.16 KiB) Visualizado 6033 vezes
-
- margens081219.PNG (26.69 KiB) Visualizado 6033 vezes
angeloandrade Escreveu:Bem, nao sabia que esses impostos eram fixos. mas assim sendo, façam as contas comigo:
Angelo, continuas sem ler o topico (bastava-te ler o primeiro post do topico) e por isso continuas por entender coisas básicas sobre como o preço dos combustíveis funcionam.
Agora já sabes que há um imposto fixo mas continuas a não saber uma série de coisas sobre as quais ficavas esclarecido se lesses um bocadinho do que está aqui no tópico.
angeloandrade Escreveu:- o pertoleo neste momento está a 26 euros aproximadamente.
O preço do petróleo que conta são medias semanais. Ainda não se sabe a desta semana...
A média da semana passada é o dado mais recente que temos e é de 34 euros.
angeloandrade Escreveu:- ja esteve a 100 euros (aproximadamente), quando esteve em maximos.
Como a referência acima é do Light Sweet Crude Oil, então deixo-te o valor correspondente para a semana máxima: 90.5 euros
angeloandrade Escreveu:- ou seja, 1/4 do valor.
Ou seja, 37.5% do valor (mais de 1/3).
angeloandrade Escreveu:- se bem me lembro o gasoleo esteve a 1,38 centimos (ou mais) tirando os 45 centimos de impostos sobre o gasoleo e iva, ficam 93 centimos
~
O máximo foi 1.43 eur/litro.
Mas mesmo que fosse 1.38, fizeste mal a conta. Tirando os impostos a 1.38 euros dá 0.786 e não 0.93 euros.
Mas deixo o valor certo para o valor correcto: 1.428 com impostos -> 0.826 antes de impostos.
angeloandrade Escreveu: ou seja, valor do gasoleo real. gasoleo real em máximos: 93/4=23,25 ou seja, valor real do gasoleo neste momento com o petroleo a este valor, que se ira reflectir daqui a duas semanas (segundo os entendidos no pros e contras!!!) logo 23,25+45 centimos de imposto dá: 68,25 centimos...
Isto está tudo mal.
Está mal o preço estimado do combustível e está mal o cálculo do imposto (já acima fizeste mal as contas ao imposto).
A estimativa para o gasoleo quando o petroleo passa para 37.5% do valor é da ordem dos 60% do valor máximo (são valores/estimativas por alto porque o gasoleo tem a sua própria curva de preço).
Já te expliquei e volto a explicar: produzir gasóleo não é comprar petróleo. É comprar petróleo, refina-lo, transporta-lo, etc.
Há custos fixos e outros quase fixos (nomeadamente de pessoal e transporte) que não baixam quando o petróleo baixa.
Além disso, há a margem sobre o refinado (a margem da distribuição e retalho) que mantém-se em níveis semelhantes.
Portanto, as subidas/descidas reflectem-se nuns 60/70% da variação que ocorre no petróleo.
É evidente (basta pensar um bocadinho) que as variações não podiam ser de 100% da variação do petróleo.
Por isso, uma estimativa correcta é:
0.58 x 0.826 = 0.482
Agora somamos o ISP, fica 0.846.
Agora somamos o IVA e fica 1.015.
Isto era uma estimativa aproximada olhando para a variação do petróleo. Ora o gasóleo está a 0.99 sensivelmente, ou seja, a cerca de 2 centimos desta estimativa.
angeloandrade Escreveu:ou seja 68,25 centimos
Este valor está cooompletamente errado. Cometeste uma série de erros e chegaste a um valor que não tem qualquer relação com a realidade:
- Os valores do petróleo a considerar, estão mal.
- Os calculos do imposto (quer a somar quer a subtrair) estão errados.
- A estimativa do preço do gasóleo para uma dada variação do petróleo está errada.
angeloandrade Escreveu:Bem, nao sabia que esses impostos eram fixos. mas assim sendo, façam as contas comigo:
- o pertoleo neste momento está a 26 euros aproximadamente.
- ja esteve a 100 euros (aproximadamente), quando esteve em maximos.
- ou seja, 1/4 do valor.
- se bem me lembro o gasoleo esteve a 1,38 centimos (ou mais) tirando os 45 centimos de impostos sobre o gasoleo e iva, ficam 93 centimos ou seja, valor do gasoleo real. gasoleo real em máximos: 93/4=23,25 ou seja, valor real do gasoleo neste momento com o petroleo a este valor, que se ira reflectir daqui a duas semanas (segundo os entendidos no pros e contras!!!) logo 23,25+45 centimos de imposto dá: 68,25 centimos...
ou seja 68,25 centimos
Até parece mentira... mas nao é... é fazer as contas como dizia o outro artista... resta aguardar... duas semaninhas e o valor será este...
mas como é para descer e a galp tem de CFN dou-lhes 1 mes...
vamos la ver se aquele expert na matéria vem agora à tv eludir-nos...
um abraço
Qual expert?
O que é CFN????
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Bem, nao sabia que esses impostos eram fixos. mas assim sendo, façam as contas comigo:
- ou seja, 1/4 do valor.
- se bem me lembro o gasoleo esteve a 1,38 centimos (ou mais) tirando os 45 centimos de impostos sobre o gasoleo e iva, ficam 93 centimos ou seja, valor do gasoleo real. gasoleo real em máximos: 93/4=23,25 ou seja, valor real do gasoleo neste momento com o petroleo a este valor, que se ira reflectir daqui a duas semanas (segundo os entendidos no pros e contras!!!) logo 23,25+45 centimos de imposto dá: 68,25 centimos...
ou seja 68,25 centimos
Até parece mentira... mas nao é... é fazer as contas como dizia o outro artista... resta aguardar... duas semaninhas e o valor será este...
um abraço
- ou seja, 1/4 do valor.
ou seja 68,25 centimos
um abraço
- Registado: 29/11/2007 1:59
majomo Escreveu:Resta saber se com a introdução dos painéis, haverá uma diferença maior, porque actualmente os preços, nas AE, são praticamente iguais...
Olha posso estar muito enganado mas eu estou plenamente convencido de que vai ficar tudo igual (com diferenças de 1 cêntimo ou menos nas AE).
A única coisa que muda é a percepção das pessoas de que podem poupar muito dinheiro. E como na vida é quase tudo percepção, o ppl fica contente

Elias Escreveu:majomo Escreveu:Pegaste num exemplo extremo...
Tenho na minha zona, diferenças de 4, 5 e 8 cents...
Já estás como o Bocciardi.![]()
Eu estava a comparar os preços que se verificam na mesma auto-estrada e vocês vêm buscar exemplos de hipermercados e afins ao pé de casa. Não era disso que se estava a falar.
Eu também sei comparar preços e sei bem onde ficam os hipermercados que vendem mais barato e as GALP que fazem promoções de 6 cêntimos.
A questão que levantei é que nas auto-estradas (onde se vão instalar os painéis) a utilidade é mínima porque as diferenças são de 1% ou menos.
O que eu tenho afirmado é que acho que se dá demasiada importância a variaçõe de 1%.
Se houvesse real interesse em fazer as comparações de preços da gasolina, então deveria haver painéis nas estradas à entrada de cada concelho, no qual estivessem afixados os preços das bombas todas do concelho.majomo Escreveu:Pensa num depósito de 50 litros e faz as contas... ao fim de um mês e ao fim de uma ano.
Claro que para alguns, bem apetrechados financeiramente, esses euros não interessam, para o povinho, faz alguma diferença...
Concordo inteiramente. Eu não sou rico e também procuro abastecer nas bombas mais baratas (seja em Espanha, nos hipermercados ou com cupões). Mas não gasto o meu tempo a descobrir onde é que se poupa 1 cêntimo por litro e é disso que estamos a falar nas auto-estradas.majomo Escreveu:Pelo teu ponto de vista, a concorrência e para valer a pena era de quantos cêntimos?
Interessam-me descontos de 2 dígitos
Aí sim, já se poupa umas massas.
Ok, devia estar distraído.

inicialmente julgava que não falavas apenas nas AE...
Se te estás a referir aos cêntimos nas AE, concordo contigo que não há grandes diferenças...
Resta saber se com a introdução dos painéis, haverá uma diferença maior, porque actualmente os preços, nas AE, são praticamente iguais...
Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
Jiboia Cega Escreveu:pedrom Escreveu:Elias Escreveu:
Em Espanha dificilmente arranjas por menos de 1 euro.
Em espanha não há café!!!!! O que se vende lá a 1 euro é cevada que a minha mãe fazia para mistarar no leite antigamente!!!!
Não digas tolices.
Não acho que seja uma tolice, pois café a sério só conheço em portugal e mais nada!!! Gostos não se discutem!!!

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
majomo Escreveu:Pegaste num exemplo extremo...
Já estás como o Bocciardi.

Eu estava a comparar os preços que se verificam na mesma auto-estrada e vocês vêm buscar exemplos de hipermercados e afins ao pé de casa. Não era disso que se estava a falar.
Eu também sei comparar preços e sei bem onde ficam os hipermercados que vendem mais barato e as GALP que fazem promoções de 6 cêntimos.
A questão que levantei é que nas auto-estradas (onde se vão instalar os painéis) a utilidade é mínima porque as diferenças são de 1% ou menos.
O que eu tenho afirmado é que acho que se dá demasiada importância a variaçõe de 1%.
Se houvesse real interesse em fazer as comparações de preços da gasolina, então deveria haver painéis nas estradas à entrada de cada concelho, no qual estivessem afixados os preços das bombas todas do concelho.
majomo Escreveu:Pensa num depósito de 50 litros e faz as contas... ao fim de um mês e ao fim de uma ano.
Claro que para alguns, bem apetrechados financeiramente, esses euros não interessam, para o povinho, faz alguma diferença...
Concordo inteiramente. Eu não sou rico e também procuro abastecer nas bombas mais baratas (seja em Espanha, nos hipermercados ou com cupões). Mas não gasto o meu tempo a descobrir onde é que se poupa 1 cêntimo por litro e é disso que estamos a falar nas auto-estradas.
majomo Escreveu:Pelo teu ponto de vista, a concorrência e para valer a pena era de quantos cêntimos?
Interessam-me descontos de 2 dígitos

Aí sim, já se poupa umas massas.
Elias Escreveu:majomo Escreveu:Não concordo com essa visão de alguns cêntimos
Tens razão. Em muitos casos (nomeadamente nas auto-estradas) são apenas uns décimos de cêntimo. Meio cêntimo, por exemplo.majomo Escreveu:porque fazendo as contas, os cêntimos transformam-se em euros para os consumidores
Será? Se houver uma diferença de meio cêntimo entre duas bombas e quiseres abastecer, digamos, 50 litros, vais poupar 25 cêntimos. Será uma poupança assim tão significativa?majomo Escreveu:e milhões para as petrolíferas...
É natural, pois é esse o negócio deles. Não vejo que mal tem as petrolíferas facturarem milhões.
Nota que eu não acho mal que haja os painéis informativos, apenas disse - e mantenho - que se atribui demasiada importância às diferenças de preço entre as bombas que, no caso dos postos das auto-estradas (que são os visados por estes painéis) dificilmente excederão 1%
1 abraço,
Elias
Pegaste num exemplo extremo...
Pensa num depósito de 50 litros e faz as contas... ao fim de um mês e ao fim de uma ano.
Pelo teu ponto de vista, a concorrência e para valer a pena era de quantos cêntimos?
Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
Jiboia Cega Escreveu:Mas não estamos a falar de café e se estivessemos, bebendo 150 cafés por mês poderias poupar 1,5€, 3€, 4,5€ ou 6€. Para muitas pessoas isso é o que poupam (ou mais) de apenas uma vez que enchem um depósito. Concordo contigo que um site desses (do café) seria realmente um desperdício de tempo.
Sim, mas o exemplo que eu dei é fictício. Como sabes o café custa geralmente 50, 55, 60, 65 ou até 70 cêntimos. Aqui a poupança pode chegar aos €15 por mês ou até mais. Será assim tanto desperdício de tempo?
Jiboia Cega Escreveu:E por que é que abasteces lá? Porque sabes que é mais barato e gostas ou precisas de ir a Espanha.
Porque vou quase todas as semanas para perto da fronteira.
Jiboia Cega Escreveu:Quem não queira andar tanto (até porque pode não lhe compensar em dinheiro ou tempo ir a Espanha), se souber que há um site que lhe diz onde é mais barato, talvez descubra um posto a caminho do seu dia a dia ou numa viagem específica de lazer ou trabalho.
Claro que sim. Nunca disse o contrário. Só acho que a poupança é pouco expressiva (e em muitos casos a poupança perde-se parcialmente na deslocação até ao posto)
Elias Escreveu:Esta não concordo. O site fica na DGEE que é uma entidade pública e não deve ser uma entidade destas a publicitar acordos comerciais entre empresas.
Ao estar a comparar preços já está a publicitar acordos comerciais. Não vejo a diferença.
Elias Escreveu:Mais, eu como cidadão não tenho que ser obrigado a entrar em esquemas de compras e/ou talões para saber onde a gasolina é mais barata. Os preços têm que ser apresentados "sem manhas". Se em cima desses preços houver consumidores que possam beneficiar de desontos porque têm cartões ou talões, óptimo.
Ninguém é obrigado a nada.
Mas imagina que aparece uma promoção qualquer em que tu fazes compras no supermercado e tinhas 30 cêntimos de desconto. Interessava-te saber, ou nem por isso?
Jiboia Cega Escreveu:Certo, mas dá jeito estar ali a 500 metros, não dá?![]()
Claro que dá. Nunca disse o contrário. Mas só abasteço quando passo por lá a caminho de Espanha.

Elias Escreveu:Imagina que havia um site a dizer onde é que o café custa 50 cêntimos e onde custa 51, 52, 53, 54.
Uma pessoa que gaste 3 cafés por dia vai gastar 150 cafés ao fim do mês. Se todos os dias escolher o melhor sítio, até pode poupar uns euros.
Mas olha a trabalheira (e o gasto), para o ganho real.
Mas não estamos a falar de café e se estivessemos, bebendo 150 cafés por mês poderias poupar 1,5€, 3€, 4,5€ ou 6€. Para muitas pessoas isso é o que poupam (ou mais) de apenas uma vez que enchem um depósito. Concordo contigo que um site desses (do café) seria realmente um desperdício de tempo.
Elias Escreveu:Eu, como já aqui referi anteriormente, abasteço muitas vezes em Espanha, onde a gasolina custa menos 29 cêntimos por litro.
E por que é que abasteces lá? Porque sabes que é mais barato e gostas ou precisas de ir a Espanha. Quem não queira andar tanto (até porque pode não lhe compensar em dinheiro ou tempo ir a Espanha), se souber que há um site que lhe diz onde é mais barato, talvez descubra um posto a caminho do seu dia a dia ou numa viagem específica de lazer ou trabalho.
Elias Escreveu:Mas para o site estar bem feito deveria também indicar as promoções / descontos que se aplicam em cada posto.
Esta não concordo. O site fica na DGEE que é uma entidade pública e não deve ser uma entidade destas a publicitar acordos comerciais entre empresas.
Mais, eu como cidadão não tenho que ser obrigado a entrar em esquemas de compras e/ou talões para saber onde a gasolina é mais barata. Os preços têm que ser apresentados "sem manhas". Se em cima desses preços houver consumidores que possam beneficiar de desontos porque têm cartões ou talões, óptimo.
Elias Escreveu:Jiboia Cega Escreveu:Não há? Eu abasteço tantas vezes no E.Leclerc da A23... É melhor que uma estação de serviço convencional de AE!
Percebo a piada até porque já usei essa bomba por diversas vezes, mas concordas certamente não é uma área de serviço strictu sensu.
Certo, mas dá jeito estar ali a 500 metros, não dá?

Abraço
Jiboia
Jiboia Cega Escreveu:Aqui está o exemplo dum painel em França.
A não ser que o depósito esteja mesmo só com vapores, neste caso o automobilista pode antecipadamente saber que em vez de pagar 1,29€ por litro daqui a 3km, pode pagar 1,27€ daqui a 30km.
Isto não é útil?
Claro que é útil. A minha dúvida incide sobre o grau de utilidade e não sobre a existência da utilidade em si.
A análise focada no preço é demasiado objectiva e ignora ostensivamente outros factores, dos quais vou enumerar os seguintes:
- fila para abastecer (tendencialmente mais longa nas bombas mais baratas); ha quem não se importe; eu importo-me
- qualidade do combustível (quilómetros por depósito)
- existência de estacionamento; a mim chateia-me estacionar em bombas que estão permanentemente cheias
- preço do café ou da comida na área de serviço. Se calha na segunda área o café ser mais 20 cêntimos, lá se vai metade da poupança
- higiene na área de serviço (algumas são absolutamente nojentas)
- existência de atendimento (nas auto-estradas normalmente não existe mas em muitas outras bombas existe; por mais 1 ou 2 cêntimos não tenho de ser eu a abastecer e ainda contribuo para manter postos de trabalho, por isso gosto de ir a bombas com atendimento; as bombas em self-service geram desemprego.
Se calhar nem toda a gente valoriza estes aspectos, porque está tudo demasiado focalizado no preço. Eu valorizo tudo isto e até mais.
Claro que podes dizer "ah mas podes abastecer numa área de serviço e tomar café na outra e ainda ir à casa de banho na outra e tal". Claro que posso. Mas não gosto. Valorizo a boa utilização do tempo. Falo por mim, claro.
O que acontece é que se passou a dar uma importância muito grande a diferenças de preço de 1-1,5% (sim, porque é desses valores que estamos a falar na imagem que apresentas).
abraço
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Opcard33 e 172 visitantes