GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Jiboia Cega Escreveu:No caso dos painéis das AE, a diferença pode ser insignificante em alguns casos mas acho que o consumidor fica melhor informado e com possibilidade de decidir antecipadamente.
totalmente de acordo, embora como disse acho que as diferenças de preço são pouco expressivas e a importância que se dá a este assunto é exagerada.
Imagina que havia um site a dizer onde é que o café custa 50 cêntimos e onde custa 51, 52, 53, 54.
Uma pessoa que gaste 3 cafés por dia vai gastar 150 cafés ao fim do mês. Se todos os dias escolher o melhor sítio, até pode poupar uns euros.
Mas olha a trabalheira (e o gasto), para o ganho real.
Repara que eu acho óptima ideia haver informação sobre os postos mais baratos, mas quesitono-me sobre quanto é que realmente se ganha em ir lá sempre se a diferença for pequena.
Eu, como já aqui referi anteriormente, abasteço muitas vezes em Espanha, onde a gasolina custa menos 29 cêntimos por litro.
Jiboia Cega Escreveu:Já no que toca ao site, acho absolutamente essencial para que os cidadãos possam fazer comparações de preços. Se calhar podem ter uma bomba que lhes interesse relativamente perto e nem sabiam disso.
Concordo. Mas para o site estar bem feito deveria também indicar as promoções / descontos que se aplicam em cada posto. Por exemplo a GALP faz descontos do continente em muitos postos e isso é amplamente ignorado nas comparações de preços.
Por isso o visitante fica com a perce~pção - errada - de que os hipermercados são muito mais baratos.
Jiboia Cega Escreveu:Não há? Eu abasteço tantas vezes no E.Leclerc da A23... É melhor que uma estação de serviço convencional de AE!
Percebo a piada até porque já usei essa bomba por diversas vezes, mas concordas certamente não é uma área de serviço strictu sensu.
Bocciardi Escreveu:Já uma vez tive uma troca de argumentos contigo por causa deste assunto. Portugal não é Lisboa e as estradas não são só auto-estradas...
Claro que não, mas o que estava em discussão aqui eram os painéis das auto-estradas, certo?
Bocciardi Escreveu:O meu pai vive em Aveiro e no centro de Aveiro há 3 hipermercados, cada um com a sua Bomba de gasolina (que tem descontos de mais de 10 cêntimos do que o preço de mercado - GALP, BP, Repsol), para além disso há uma CEPSA (tb no centro) que vende com 9 cêntimos de desconto...
Certo. Eu vivo em Loures e ao pé de casa tenho uma GALP que me faz 10 cêntimos de desconto com talões do continente. E a poucos quilómetros tenho outra que ao fim de semana dá mais 6 cêntimos ou seja dá 16 cêntimos de desconto. Qualquer comparação de preços que ignore as promoções em vigor aplicáveis a qualquer cliente peca por defeito.
Bocciardi Escreveu:Portanto, assumindo que não conheces Aveiro
Por acaso conheço Aveiro e os arredores. Oiã, Quintans, Eixo, Requeixo, São Jacinto, a Barra...
Ah, e claro, o café da Ria

Bocciardi Escreveu:posso entender que aches que para pôr combustível mais barato precisas de percorrer uns 20 ou 30km, como em Lisboa (no caso de aveiro, diria que uns 2 ou 3km é suficiente, e ainda por cima fica a caminho do local de trabalho).
Bocciardi, claro que há pessoas que têm a sorte de morar perto duma bomba que faz desconto. Os 20 ou 30 km são uma média "manhosa". Nem toda a gente mora perto duma bomba mais barata.
Bocciardi Escreveu:Ao assumires que um depósito tem 800km, podes perceber que não é dificil conseguir abastecer sempre em Aveiro, não é portanto necessário haver hipermercados nas auto-estradas...
É realmente possível poupar nos combustíveis em Portugal, por uma "diferença de alguns cêntimos"...
A questão não era se os hipermercados são mais baratos ou não - disso já falámos.
A questão sobre a qual me pronunciei sobre o início era sobre a real utilidade dos painéis das auto-estradas onde, por não haver hiper-mercados, as diferenças entre postos são mínimas.
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Aqui está o exemplo dum painel em França.
A não ser que o depósito esteja mesmo só com vapores, neste caso o automobilista pode antecipadamente saber que em vez de pagar 1,29€ por litro daqui a 3km, pode pagar 1,27€ daqui a 30km.
Isto não é útil?
A não ser que o depósito esteja mesmo só com vapores, neste caso o automobilista pode antecipadamente saber que em vez de pagar 1,29€ por litro daqui a 3km, pode pagar 1,27€ daqui a 30km.
Isto não é útil?
- Anexos
-
- Prix carburants.JPG (31.81 KiB) Visualizado 6370 vezes
Elias Escreveu:Bocciardi Escreveu:Elias, repara este exemplo:
O meu pai faz 50000 kms por ano e o carro dele faz uma média de 6l/100.
Com meio cêntimo de diferença, como referiste num posto anterior, dá cerca de 15€ de poupança por ano,
se forem 9 cêntimos (diferencial em Aveiro), dá cerca de 270€
Bem, 15€ é alguma coisa, mas é preciso descontar os quilómetros que se fazem para ir sessenta vezes até ao posto que vende meio cêntimo mais barato (assumindo 800 km para cada abastecimento)
Já o exemplo dos 270 euros não se aplica, pois que eu saiba ainda não há hipermercados nas auto-estradas
Já uma vez tive uma troca de argumentos contigo por causa deste assunto. Portugal não é Lisboa e as estradas não são só auto-estradas...
O meu pai vive em Aveiro e no centro de Aveiro há 3 hipermercados, cada um com a sua Bomba de gasolina (que tem descontos de mais de 10 cêntimos do que o preço de mercado - GALP, BP, Repsol), para além disso há uma CEPSA (tb no centro) que vende com 9 cêntimos de desconto...
Portanto, assumindo que não conheces Aveiro, posso entender que aches que para pôr combustível mais barato precisas de percorrer uns 20 ou 30km, como em Lisboa (no caso de aveiro, diria que uns 2 ou 3km é suficiente, e ainda por cima fica a caminho do local de trabalho).
Ao assumires que um depósito tem 800km, podes perceber que não é dificil conseguir abastecer sempre em Aveiro, não é portanto necessário haver hipermercados nas auto-estradas...

NOTA: Só percebi agora a piada dos hipermercados nas auto-estradas... Não estava a entender mto bem a contextualização... Sorry...

É realmente possível poupar nos combustíveis em Portugal, por uma "diferença de alguns cêntimos"...
Um abraço
Editado pela última vez por Bocciardi em 18/12/2008 16:31, num total de 1 vez.
angeloandrade Escreveu:os impostos sao em percentagem do valor...
Angelo, se tivesses lido o tópico saberias que o que estás a dizer está mal.
Sobre os combustíveis é aplicado um imposto fixo (ISP):
> Na gasolina é de 0.583 euros/litro;
> No gasóleo é de 0.364 euros/litro.
Depois, sobre o preço-base (o preço a que vende a petrolífera) acrescido do ISP é que incide o IVA e esse sim é em percentagem.
angeloandrade Escreveu:olhando o valor do petroleo é isso tem de acontecer,
Lê o primeiro post do tópico.
angeloandrade Escreveu:nunca vi impostos sm ser em percentagem do valor...
Lá porque nunca os vistes, não quer dizer que não existam. Existem "montes" de impostos que não são em percentagem. Além do ISP deixo-te o ISV (Imposto Sobre Veiculos, antigo IA) que também não é em percentagem, por exemplo. E há mais!
angeloandrade Escreveu:alias eu ja meto gasoleo a 89,5 centimos...
Vê em cima quanto é o valor do ISP no gasóleo.
Bem, já perdi a conta às vezes que isto foi aqui explicado no tópico.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias,
No caso dos painéis das AE, a diferença pode ser insignificante em alguns casos mas acho que o consumidor fica melhor informado e com possibilidade de decidir antecipadamente.
Já no que toca ao site, acho absolutamente essencial para que os cidadãos possam fazer comparações de preços. Se calhar podem ter uma bomba que lhes interesse relativamente perto e nem sabiam disso.
Marco, já tinha visto o novo site de Espanha e acho que o anterior estava melhor,ou então sou eu que ainda não me habituri ao novo layout.
Já agora deixo o site homólogo para França.
http://www.prix-carburants.gouv.fr/index.php
No caso dos painéis das AE, a diferença pode ser insignificante em alguns casos mas acho que o consumidor fica melhor informado e com possibilidade de decidir antecipadamente.
Já no que toca ao site, acho absolutamente essencial para que os cidadãos possam fazer comparações de preços. Se calhar podem ter uma bomba que lhes interesse relativamente perto e nem sabiam disso.
Marco, já tinha visto o novo site de Espanha e acho que o anterior estava melhor,ou então sou eu que ainda não me habituri ao novo layout.
Já agora deixo o site homólogo para França.
http://www.prix-carburants.gouv.fr/index.php
angeloandrade Escreveu:os impostos sao em percentagem do valor...
logo é muito normal que baixe dos 70 centimos
olhando o valor do petroleo é isso tem de acontecer, nunca vi impostos sm ser em percentagem do valor...
alias eu ja meto gasoleo a 89,5 centimos...
abraço...
angelo estás mal informado acerca da fiscalidade.
o ISP é fixo por litro no caso da gasolina são 58,3 cêntimos. o exemplo dos 70 cêntimos era para a gasolina
no gasóleo será um pouco menos - com a ISP a 36,4 cêntimos por litro o que com IVA dá cerca de 43,5 por litro. Este é o limite inferior do valor dos impostos.
os impostos sao em percentagem do valor...
olhando o valor do petroleo é isso tem de acontecer, nunca vi impostos sm ser em percentagem do valor...
abraço...
abraço...
- Registado: 29/11/2007 1:59
Bocciardi Escreveu:Elias, repara este exemplo:
Com meio cêntimo de diferença, como referiste num posto anterior, dá cerca de 15€ de poupança por ano,
se forem 9 cêntimos (diferencial em Aveiro), dá cerca de 270€
Bem, 15€ é alguma coisa, mas é preciso descontar os quilómetros que se fazem para ir sessenta vezes até ao posto que vende meio cêntimo mais barato (assumindo 800 km para cada abastecimento)
Já o exemplo dos 270 euros não se aplica, pois que eu saiba ainda não há hipermercados nas auto-estradas

Elias Escreveu:Angelo acho difícil isso acontecer.
No caso da gasolina, tens 58 cêntimos de impostos mais 20% de IVA (que incide sobre o ISP).
Isto significa que se a gasolina refinada custasse ZERO, nós iríamos pagar 70 cêntimos (ISP+IVA) que iam direitinhos para as mãos do Estado.
Por isso, por muito que o petróleo embarateça, os 70 cêntimos são o limite inferior (obviamente inatingível).
Exactamente!

No dia em que uma gasolineira estiver a vender gasolina a menos de 70 centimos tem a polícia fiscal à porta porque além de estar a fazer dumping está a fugir ao fisco...
lol
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:Eu continuo a achar exagerada a importância que se dá a uns cêntimos de diferença...
Elias, repara este exemplo:
Com meio cêntimo de diferença, como referiste num posto anterior, dá cerca de 15€ de poupança por ano, se forem 9 cêntimos (diferencial em Aveiro), dá cerca de 270€
Já é algum dinheiro...
Um abraço
Angelo acho difícil isso acontecer.
No caso da gasolina, tens 58 cêntimos de impostos mais 20% de IVA (que incide sobre o ISP).
Isto significa que se a gasolina refinada custasse ZERO, nós iríamos pagar 70 cêntimos (ISP+IVA) que iam direitinhos para as mãos do Estado.
Por isso, por muito que o petróleo embarateça, os 70 cêntimos são o limite inferior (obviamente inatingível). Até porque pelo meio é preciso pagar os transportes e a margem do revendedor e isso significa mais IVA...
Por isso, por muito que o petróleo embarateça, os 70 cêntimos são o limite inferior (obviamente inatingível). Até porque pelo meio é preciso pagar os transportes e a margem do revendedor e isso significa mais IVA...
Editado pela última vez por Elias em 18/12/2008 15:49, num total de 1 vez.
angeloandrade Escreveu:espero que daqui as duas semanas os combustiveis estejam a metade do preço que ja estiveram, neste momento o petroleo está a 27 euros?! ou seja 1/4 (quase) dos máximos 100 euros...
desmontem o mito...
abraço.
Angeloandrade, essas contas são contas de merceeiro muuuuito mal feitas. E neste tópico já foi explicado dezenas de vezes como é que se devem fazer as contas!
Talvez fosse útil começares a ler o tópico, por exemplo lendo o primeiro post de todos.

Celeste essa informação é pública e pode ser consultada no site da DGEG http://www.dgge.pt/default.aspx?cn=6891 ... 29AAAAAAAA
Re: Publicar impostos
Celeste Escreveu:Informativo era publicar quanto desse montante é respeitante a impostos!
Celeste
Mas isso já lá está, precisamente nesse site da DGGE...
Publicar impostos
Informativo era publicar quanto desse montante é respeitante a impostos!
Celeste
Celeste
- Registado: 29/11/2007 2:35
majomo Escreveu:Não concordo com essa visão de alguns cêntimos
Tens razão. Em muitos casos (nomeadamente nas auto-estradas) são apenas uns décimos de cêntimo. Meio cêntimo, por exemplo.
majomo Escreveu:porque fazendo as contas, os cêntimos transformam-se em euros para os consumidores
Será? Se houver uma diferença de meio cêntimo entre duas bombas e quiseres abastecer, digamos, 50 litros, vais poupar 25 cêntimos. Será uma poupança assim tão significativa?
majomo Escreveu:e milhões para as petrolíferas...
É natural, pois é esse o negócio deles. Não vejo que mal tem as petrolíferas facturarem milhões.
Nota que eu não acho mal que haja os painéis informativos, apenas disse - e mantenho - que se atribui demasiada importância às diferenças de preço entre as bombas que, no caso dos postos das auto-estradas (que são os visados por estes painéis) dificilmente excederão 1%
1 abraço,
Elias
Elias Escreveu:Eu continuo a achar exagerada a importância que se dá a uns cêntimos de diferença...
Não concordo com essa visão de alguns cêntimos, porque fazendo as contas, os cêntimos transformam-se em euros para os consumidores e milhões para as petrolíferas...

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
Sim, penso que é uma medida interessante. Quando ela foi sugerida/avançada já aqui há uns tempos atrás disse que achava muito bem...
Vejamos como é implementada. Aqui os nossos vizinhos espanhóis têm um site muito completo e muito útil, que já aqui deixei o link.
Como entretanto o link mudou, deixo o novo:
http://geoportal.mityc.es/hidrocarburos/eess
Vejamos como é implementada. Aqui os nossos vizinhos espanhóis têm um site muito completo e muito útil, que já aqui deixei o link.
Como entretanto o link mudou, deixo o novo:
http://geoportal.mityc.es/hidrocarburos/eess
Jiboia Cega Escreveu:Ora aqui está uma boa notícia!
Esta medida acompanha o que já existe também em Espanha há 3 ou 4 anos. Já não vai ser preciso os consumidores construirem eles próprios um site com estas informações.
In JN
Os postos de abastecimento de combustíveis têm de disponibilizar os preços praticados, na Internet, na página electrónica da Direcção-Geral de Energia e Geologia, a partir de 03 de Janeiro.
Um decreto-lei hoje publicado em Diário da República estabelece a obrigação de os titulares de licença de exploração dos postos de abastecimento informarem os consumidores sobre os preços praticados, mas também sobre a localização, horário de funcionamento e serviços existentes.
Para entrar em vigor 15 dias após a sua publicação, o decreto-lei refere que passa a ser possível conhecer via Internet o preços dos combustíveis praticados em qualquer posto de abastecimento do continente, para o que foi criado um programa informático, a ser permanentemente actualizado.
Os titulares de licença de exploração deste tipo de estabelecimento devem inscrever-se na página electrónica da Direcção-Geral de Energia e Geologia.
O documento acrescenta que o titular tem 10 dias úteis a contar da data de início da exploração para solicitar a senha de acesso à página electrónica e igual prazo para registar o seu posto, após a recepção da senha, ficando depois obrigado a manter actualizada a informação.
O incumprimento das regras definidas no decreto-lei é punível com coimas entre 250 e três mil euros para pessoa singular e 2.500 e 30 mil euros para pessoa colectiva.
Esta era das medidas que há muito já deveria estar em vigor... e que acho muito boa.
Mas, com este governo da propaganda, que anuncia e depois não acontece nada, estou de pé atrás em relação ao sucesso no terreno.
Parece que estou a ver os preços na internet a ficarem por actualizar, principalmente nas subidas...

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
Ora aqui está uma boa notícia!
Esta medida acompanha o que já existe também em Espanha há 3 ou 4 anos. Já não vai ser preciso os consumidores construirem eles próprios um site com estas informações.
In JN
Os postos de abastecimento de combustíveis têm de disponibilizar os preços praticados, na Internet, na página electrónica da Direcção-Geral de Energia e Geologia, a partir de 03 de Janeiro.
Um decreto-lei hoje publicado em Diário da República estabelece a obrigação de os titulares de licença de exploração dos postos de abastecimento informarem os consumidores sobre os preços praticados, mas também sobre a localização, horário de funcionamento e serviços existentes.
Para entrar em vigor 15 dias após a sua publicação, o decreto-lei refere que passa a ser possível conhecer via Internet o preços dos combustíveis praticados em qualquer posto de abastecimento do continente, para o que foi criado um programa informático, a ser permanentemente actualizado.
Os titulares de licença de exploração deste tipo de estabelecimento devem inscrever-se na página electrónica da Direcção-Geral de Energia e Geologia.
O documento acrescenta que o titular tem 10 dias úteis a contar da data de início da exploração para solicitar a senha de acesso à página electrónica e igual prazo para registar o seu posto, após a recepção da senha, ficando depois obrigado a manter actualizada a informação.
O incumprimento das regras definidas no decreto-lei é punível com coimas entre 250 e três mil euros para pessoa singular e 2.500 e 30 mil euros para pessoa colectiva.
In JN
Quem está ligado: