Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Novo Tópico

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por patacas » 18/12/2008 1:20

*cp, *cp ... eheh ...às vezes um c pode parecer-se muito com um p.. wait and see...

Registado: 3/4/2008 11:50

por fnabais.ferro » 18/12/2008 1:18

luis.live Escreveu:... podia estar aqui a noite toda a contar coisas sobre angola...

Isso é que era um serão & peras :lol: :lol: :lol:
Juntava-se aqui mais uns 3 ou 4 que por lá andam e ia ser engraçado. :wink:

luis.live Escreveu:em angola a corrupçao é modo de vida...
queres que comece por onde?
aeroporto!!!!
é uma vergonha... entao á saida é demais, és convidado a deixar uma propina por cada sitio que passas, e no ultimo( policia fiscal) vais para dentro de um gabinete com um policia onde te perguntam se levas kuanzas? se dizes que nao , és convidado a esvaziar os bolsos... se nao levas mesmo , és convidado a deixar uns dolares( faz parte ) eu deixei lá nas duas vezes que lá fui alguns dolares ao policia, eu e todos, para nao termos problemas...

Há quanto tempo lá fostes Luis? Isso de deixar dinheiro em todas as capelinhas comigo tem tendencia a acabar, aliás raras foram as vezes em que alinhei nesses esquemas! Só mesmo quando já não consegui evitar (tipo para a DEFA quando viajava para as provincias)... :twisted: e sempre contrariado! No aeroporto internacional nunca deixei nada.

luis.live Escreveu:eu em angola se estivesse a escrever o que estou a escrever aqui no outro dia era preso
... esta é uma hipérbole certo? Acho que presentemente já há bastante mais liberdade politica por lá.

luis.live Escreveu: a isabel dos santos pode comprar tudo o que quiser, mas mesmo tudo...
Aqui concordo plenamente.

luis.live Escreveu: em angola a corrupçao é modo de vida...
Aqui infelizmente também ainda concordo, mas pelo que tenho assistido nos últimos tempos está a melhorar.

Cumprimentos e BN,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por luis.live » 18/12/2008 1:00

artista, pelo teu post deduzo que nasceste em angola, mas nunca lá viveste, digo eu!!!!!

repara nisto em portugal, vivemos em democracia e mesmo assim existe o que existe( estou a falar de corrupçao) agora imagina em angola...

em angola a corrupçao é modo de vida...
queres que comece por onde?
aeroporto!!!!
é uma vergonha... entao á saida é demais, és convidado a deixar uma propina por cada sitio que passas, e no ultimo( policia fiscal) vais para dentro de um gabinete com um policia onde te perguntam se levas kuanzas? se dizes que nao , és convidado a esvaziar os bolsos... se nao levas mesmo , és convidado a deixar uns dolares( faz parte ) eu deixei lá nas duas vezes que lá fui alguns dolares ao policia, eu e todos, para nao termos problemas... eu em angola se estivesse a escrever o que estou a escrever aqui no outro dia era preso, isto para te dizer que existe ditadura em angola... os proprios angolanos quando falam de politica baixam a voz...( faz lembrar o tempo da pide em portugal).
nao te quero estar a maçar com estas cronicas angolanas, até porque gostei muito de lá estar, mas só p acabar tu proprio acabas por responder á tua propria interrogaçao, ou seja em portugal o filho do cavaco nao pode comprar 10% de um banco , nao porque nao queira , mas porque nao tem dinheiro... a isabel dos santos pode comprar tudo o que quiser, mas mesmo tudo... e o dinheiro vem de onde?
Sou do SL BENFICA com muito orgulho...

Registado: 29/11/2007 9:55

por artista_ » 18/12/2008 0:40

luis.live Escreveu:
artista Escreveu:Mas onde é que a filha do presidente foi buscar tanto dinheiro?! Ou tem pais ricos ou... :mrgreen: :mrgreen:

O BCP vender a participação no BPI?! será que estão tão "à rasca"?

abraços

artista

lolololllllllllllll... aonde é que a senhora foi buscar tanto dinheiro? isso é ironia certo....

eu j estive em angola(em trabalho) ... é um país inacreditável... muitas pessoas nao sabem , mas eles tem lá a ilha do mussulo que mete a quinta do lago no algarve no bolso...é mesmo um paraiso... e come-se lagostas como se come tremoços na portugália.
aqui o vosso amigo só ao pequeno almoço é que nao comia lagostas(por vergonha) de resto a todas as refeiçoes todos os dias lá iam duas lagostas(buffet no hotel continental, no baleizao, para quem conhece) tem uma agricultura que dá o mesmo produto 3 ou 4 vezes ao ano( por exem em portugal batata , só 1 vez ao ano) na altura em que lá estive toneladas de abacaxi estavam nas provincias a estragar-se porque as vias de comunicaçao deficientes nao permitiam o escoamento para luanda..
eles tem tudo... mas tudo mesmo, até petroleo e diamantes com fartura... o prob é que a riqueza só chega a alguns... é uma diferença abismal de classes sociais..vi em luanda carros e jipes que ainda nao vi em portugal... para mim e contabilizando os anos de poder do actual presidente, duvido que no mundo (excepto alguns arabes)haja alguém com tanto dinheiro como a familia eduardo dos santos...
eles podem fazer tudo e comprar o que quiserem, alias a galp é da sonangol, ou seja é do presidente de angola... podia estar aqui a noite toda a contar coisas sobre angola...

Oh Luís eu até nasci em Angola, mas essa riqueza toda não deveria ser do país?! ou o pais e a família do presidente é mais ou menos a mesma coisa?!

Já imaginaste em Portugal o filho do Cavaco comprar 10% do BPI?!?! Do Cavaco ou de outro político qualquer...

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por dvck » 17/12/2008 23:59

jony_cash Escreveu:
luis.live Escreveu:
artista Escreveu:Mas onde é que a filha do presidente foi buscar tanto dinheiro?! Ou tem pais ricos ou... :mrgreen: :mrgreen:

abraços

artista

lolololllllllllllll... aonde é que a senhora foi buscar tanto dinheiro? isso é ironia certo....

eu j estive em angola(em trabalho) ... é um país inacreditável... muitas pessoas nao sabem , mas eles tem lá a ilha do mussulo que mete a quinta do lago no algarve no bolso...é mesmo um paraiso... e come-se lagostas como se come tremoços na portugália.
aqui o vosso amigo só ao pequeno almoço é que nao comia lagostas(por vergonha) de resto a todas as refeiçoes todos os dias lá iam duas lagostas(buffet no hotel continental, no baleizao, para quem conhece) tem uma agricultura que dá o mesmo produto 3 ou 4 vezes ao ano( por exem em portugal batata , só 1 vez ao ano) na altura em que lá estive toneladas de abacaxi estavam nas provincias a estragar-se porque as vias de comunicaçao deficientes nao permitiam o escoamento para luanda..
eles tem tudo... mas tudo mesmo, até petroleo e diamantes com fartura... o prob é que a riqueza só chega a alguns... é uma diferença abismal de classes sociais..vi em luanda carros e jipes que ainda nao vi em portugal... para mim e contabilizando os anos de poder do actual presidente, duvido que no mundo (excepto alguns arabes)haja alguém com tanto dinheiro como a familia eduardo dos santos...
eles podem fazer tudo e comprar o que quiserem, alias a galp é da sonangol, ou seja é do presidente de angola... podia estar aqui a noite toda a contar coisas sobre angola...

Amigo,

A história da lagosta ao piqueno almoço etc... eu também comi quando lá estive. Agora a "GALP é da sonangol"?

Essa ai não me parece.

Abraço

Controla 33,33% da GALP via Amorim.
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)

Registado: 16/11/2007 18:38

por jony_cash » 17/12/2008 23:52

luis.live Escreveu:

abraços

artista

Amigo,

A história da lagosta ao piqueno almoço etc... eu também comi quando lá estive. Agora a "GALP é da sonangol"?

Essa ai não me parece.

Abraço

Registado: 31/8/2007 20:30

por luis.live » 17/12/2008 23:41

abraços

artista

Sou do SL BENFICA com muito orgulho...

Registado: 29/11/2007 9:55

por mais_um » 17/12/2008 23:28

abraços

artista

Boas!

A mim parece um acto de boa gestão, vendeu com uma valorização de 33% em relação ao fecho de hoje, deixa de ser penalizado nos resultados, vai ter apenas 24 milhões de € de menos valias em relação às contas do trimestre anterior e os resultados operacionais ficam livres dos "humores" da bolsa.

Um abraço

Alexandre Santos

Registado: 14/11/2008 0:48

por acintra » 17/12/2008 23:25

É só a minha opinião, mas acho que o BCP é a próxima grande bronca no sistema financeiro do nosso Portugal.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por artista_ » 17/12/2008 23:14

Mas onde é que a filha do presidente foi buscar tanto dinheiro?! Ou tem pais ricos ou... :mrgreen: :mrgreen:

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por rk0r794 » 17/12/2008 22:56

BPI vende posição em Angola à filha do Presidente Angolano e BCP vende posição do BPI à filha do Presidente Angolano.

Que grande enigma anda aqui?

Qual a atitude do La Caixa?

Amanhã va-mos ter o BPI a subir?

Registado: 20/9/2008 18:02

por Nyk » 17/12/2008 22:47

Filha do Presidente de Angola compra quase 10 por cento do BPI
17.12.2008 - 21h09 Cristina Ferreira
Isabel dos Santos, filha do Presidente angolano José Eduardo dos Santos, entrou no capital do Banco Português de Investimento (BPI), adquirindo ao Banco Comercial Português a posição de 9,69 por cento que este detinha no grupo liderado por Fernando Ulrich.

As acções do BPI foram adquiridas a 1,88 euros cada. A transacção envolveu uma empresa portuguesa, a Santoro Financial Holdings, controlada por Isabel dos Santos.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 17/12/2008 22:38

Banca: BCP vende participação no BPI a empresária angolana Isabel dos Santos

Lisboa, 17 Dez (Lusa) - O Millennium BCP vendeu a posição de 9,69 por cento que detinha no BPI a uma sociedade da empresária angolana Isabel dos Santos, por cerca de 164 milhões de euros, anunciou hoje o banco liderado por Carlos Santos Ferreira.

tamanho da letra ajuda áudio
enviar artigo
imprimir
A Santoro Financial Holdings, que pertence a Isabel dos Santos - filha do Chefe de Estado angolano José Eduardo dos Santos - pagou 1,88 euros por cada acção do BPI, o que representa um prémio de 47 cêntimos, ou 33,3 por cento, face ao valor do fecho de hoje das acções do banco liderado por Fernando Ulrich (1,41 euros).

Desta forma, Isabel dos Santos reforça a sua presença no sector bancário português, juntando a participação no BPI à posição de 25 por cento que controla no capital do Banco BIC (liderado por Mira Amaral, antigo ministro da Indústria dos governos de Cavaco Silva).

O investimento no BPI permitirá ainda à empresária angolana estreitar as relações com o banco liderado por Fernando Ulrich, que recentemente abriu o capital do Banco Fomento Angola (BFA) à operadora de telecomunicações Unitel (que tem Isabel dos Santos entre os seus accionistas de referência).

O BPI torna-se, assim, o segundo grande banco nacional a contar com investimentos angolanos no seu capital, a par do Millennium BCP, que tem como principal accionista a petrolífera angolana Sonangol (com cerca de 10 por cento do capital).

A operação está sujeita a não oposição do Banco de Portugal, nos termos do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras, refere o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2008-12-17 21:20:01
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

por Nyk » 17/12/2008 22:02

Encaixe de 163,9 milhões de euros
BCP vende 9,69% e deixa de ter participação qualificada no BPI
O Banco Comercial Português vendeu 87,2 milhões de acções, representativas de 9,69% do capital social do Banco BPI por 163,9 milhões de euros, deixando de deter qualquer participação no banco presidido por Fernando Ulrich.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Filipa Rego
arego@mediafin.pt
Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

O Banco Comercial Português vendeu 87,2 milhões de acções, representativas de 9,69% do capital social do Banco BPI por 163,9 milhões de euros, deixando de deter qualquer participação no banco presidido por Fernando Ulrich.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o BCP informou que celebrou um contrato de compra e venda de 87.214.836 acções representativas de 9,69% do capital social do Banco BPI à Santoro Financial Holdings.

Por esse contrato o BCP acordou vender, a sociedade integralmente detida por aquela Santoro Holdings, SGPS, S.A. as acções ao preço por acção de 1,88 euros.

A venda gerou um encaixe de 163,9 milhões de euros ao banco liderado por Carlos Santos Ferreira. Cada acção foi alienada ao preço 1,88 euros. Este valor é 33,1% superior à cotação de fecho do BPI na sessão de hoje, os 1,412 euros, mas abaixo do verificado no final do último exercício trimestral.

A 30 de Setembro, as acções do BPI estavam a cotar nos 2,16 euros, pelo que o BCP não irá registar qualquer mais-valia. Deverá reconhecer uma imparidade de 24,4 milhões de euros, montante a somar às perdas já apresentadas nos anteriores trimestres.

A mesma fonte sublinha que “a referida compra e venda está sujeita a não oposição do Banco de Portugal, nos termos do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras”

“Mais se informa que a Santoro Financial Holdings, SGPS, S.A. já detêm uma participação de 25% no capital social do Banco BIC Portugal, S.A., instituição de crédito portuguesa de sociedade aberta capitais maioritariamente angolanos”, conclui o comunicado.

por Nyk » 17/12/2008 19:08

CaixaBI revê em baixa "target" do BCP mas mantém recomendação de "compra"
O CaixaBI reviu em baixa as suas estimativas para o Millennium bcp para 1,40 euros por acção, mas manteve a recomendação de "compra", devido à crise.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Filipa Rego
arego@mediafin.pt

O CaixaBI reviu em baixa as suas estimativas para o Millennium bcp para 1,40 euros por acção, mas manteve a recomendação de “compra”, devido à crise.

“Devido aos efeitos da actual crise, incorporamos uma visão mais conservadora do mercado interno, nomeadamente no que diz respeito ao crescimento dos empréstimos, qualidade dos activos e lucros da negociação de acções”, sublinha a casa de investimento numa nota de “research”.

Assim, “revimos em baixa as nossas estimativas para o Millennium bcp e transferimos para 2009. Reduzimos o preço-alvo de 2,40 para 1,40 euros, mas mantivemos a recomendação de ‘compra’”.

por artista_ » 16/12/2008 15:28

Acho que há ali um engano, são 10 mil euros por dia... quem é que conseguiria viver com 10 mil euros por mês?!?!... ia por umas gargalhadas mas isto não tem graça nenhuma! :x

abraços

artista

por Vencer na Bolsa » 16/12/2008 9:47

Pata-Hari Escreveu:Caramba, o crime compensa mesmo.

16 Dezembro 2008 - 02h00

Administração: Durante cinco anos à frente do Banco Comercial Português
Acusados do BCP ganharam 10 mil euros por mês
Os três presidentes e os quatro administradores do BCP acusados pelo Banco de Portugal ganharam 162,3 milhões de euros em remunerações fixas e variáveis, no período compreendido entre 2002 e 2006, o que dá uma média de cerca de dez mil euros por dia.

Conheça todos os pormenores em exclusivo, na edição do ‘Correio da Manhã’ desta terça-feira.

Se a média diária é de 10.000€ DIA, como dá 10.000€/Mês? Eh Eh Eh...
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

por Pata-Hari » 16/12/2008 8:27

Caramba, o crime compensa mesmo.

16 Dezembro 2008 - 02h00

Administração: Durante cinco anos à frente do Banco Comercial Português
Acusados do BCP ganharam 10 mil euros por mês
Os três presidentes e os quatro administradores do BCP acusados pelo Banco de Portugal ganharam 162,3 milhões de euros em remunerações fixas e variáveis, no período compreendido entre 2002 e 2006, o que dá uma média de cerca de dez mil euros por dia.

Conheça todos os pormenores em exclusivo, na edição do ‘Correio da Manhã’ desta terça-feira.

Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por jony_cash » 15/12/2008 22:10

Olá Pata,

Acho que no BCP já houve de tudo eles são muito a frente mas parece-me a mim que é para o mal. Para o bem dos accionistas nada....

BN

Registado: 31/8/2007 20:30

por Pata-Hari » 15/12/2008 22:05

Olha, que cena bizarra, parece que houve inside trading nas acções do BCP. Ainda não se tinha falado nisto :roll:

Envia caso para o Ministério Público
CMVM detectou "inside trading" com acções do BCP
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários detectou um caso de inside trading com acções do Banco Comercial Português, no âmbito das investigações efectuadas ao banco, tendo este caso sido denunciado ao Ministério Público.

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários detectou um caso de “inside trading” com acções do Banco Comercial Português, no âmbito das investigações efectuadas ao banco, tendo este caso sido denunciado ao Ministério Público.

De acordo com o comunicado com as deliberações do último Conselho Directivo, o regulador decidiu “denunciar ao Ministério Público indícios de um caso de abuso de informação privilegiada com acções do BCP”.

Este é assim mais um caso, no âmbito das investigações ao BCP, que originou já uma acusação por parte do Banco de Portugal, a três ex-presidentes e quatro antigos gestores do BCP.

A entidade presidida por Carlos Tavares deliberou ainda comunicar ao Ministério Público situações de subscrição de acções próprias por parte do banco. Esta prática estará relacionada com o facto de o BCP, alegadamente, ter comprado acções do banco com recurso a “off-shores” que recorriam a empréstimos do banco.

Na sexta-feira o BCP foi notificado da acusação decidida pela CMVM, também no Conselho Directivo de sexta-feira, no caso da prestação de informação financeira falsa ao mercado. Além do banco, o supervisor irá ainda fazer acusações individuais, prevendo-se que esta componente do processo fique concluída esta semana. Em causa está a possível inibição de funções de gestão de intermediários financeiros, uma pena acessória prevista no Código de Valores Mobiliários.

In negocios
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por mcarvalho » 15/12/2008 15:01

O Estado aprovou a disponibilização de uma garantia no valor de 1.500 milhões de euros ao BCP, anunciou o banco em comunicado.

A instituição tinha já referido que pretendia proceder a uma operação de financiamento com garantia do Estado e foi agora notificado que o secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Costa Pina, assinou já o despacho.

O documento «autoriza a concessão da garantia pessoal do Estado para cumprimento das obrigações de capital e de juros no âmbito da emissão a taxa fixa, com prazo de três anos e no montante de até 1.500 milhões de euros, a realizar ao abrigo do seu Programa de Emissão de Instrumentos de Dívida», refere o BCP.

O banco diz ainda que a data da emissão e as condições finais serão definidas posteriormente.

Antes do BCP, o Estado tinha já aprovado a prestação de garantia ao BES e à CGD, além do empréstimo de 450 milhões de euros feito por vários bancos nacionais ao Banco Privado.

Registado: 17/2/2004 1:38

por Capitão Nemo » 14/12/2008 23:53

Estranho esta noticia ainda não ter sido aqui colocada, mas o Jornal de Negócios anuncia hoje que o Banco de Portugal vai acusar 3 ex-presidentes e outros gestores do Banco de irregularidades.

Banco de Portugal acusa três ex-presidentes e quatro ex-gestores do BCP

O Banco de Portugal acusou três antigos presidentes do Banco Comercial Português, quatro ex-administradores e dois directores da instituição ainda em funções na sequência das investigações às irregularidades cometidas por anteriores administrações, apurou o Negócios.

Maria João Gago
mjgago@mediafin.pt

O Banco de Portugal decidiu acusar três antigos presidentes do Banco Comercial Português, quatro ex-administradores e dois directores da instituição ainda em funções na sequência das investigações às irregularidades cometidas por anteriores administrações, apurou o Negócios. Também o próprio BCP é acusado pelo supervisor. Jorge Jardim Gonçalves, Filipe Pinhal e Paulo Teixeira Pinto são os antigos líderes da instituição visados pela autoridade de supervisão presidida por Vítor Constâncio.

Christopher de Beck, António Rodrigues, Alípio Dias e António Castro Henriques são os antigos gestores acusados.

Além deles, estão ainda na lista do Banco de Portugal (BdP) dois altos quadros do BCP que permanecem em funções: Luís Gomes, chefe de gabinete do presidente do conselho geral e de supervisão, e Filipe Abecassis, que desempenha funções no centro corporativo do banco.

No mínimo, estes responsáveis arriscam o pagamento de coimas que, de acordo com a lei bancária actual, podem chegar ao máximo de um milhão de euros por infracção. Mas é provável que vários venham a ser inibidos do exercício de funções de gestão bancária, por um período que nunca poderá ir além de dez anos.

Já o BCP pode ser condenado a uma coima máxima de 2,5 milhões de euros por cada infracção especialmente grave.

Os dez acusados – nove pessoas e o banco – foram notificados pelo BdP ao início da noite de sexta-feira, confirmou o Negócios junto de várias fontes. Agora, dispõem de 30 dias úteis para exercerem o direito ao contraditório, apresentado testemunhas e provas. Após esse prazo, cabe ao supervisor ouvir as testemunhas e analisar as provas que venham a ser apresentadas pela defesa de cada arguido acusado. Só depois o BdP tomará a decisão final neste processo, podendo nessa altura confirmar, alterar ou mesmo arquivar as acusações agora apresentadas.

O que está em causa
Este processo foi iniciado há menos de um ano e respeita à utilização irregular de sociedades em “offshores” pelo BCP, relacionada com a prestação de informação financeira falsa ao mercado. Isto porque o banco nunca assumiu como suas as acções próprias adquiridas através de sociedades “offshores” detidas pela instituição e que nunca foram registadas como actuando apenas em nome do BCP.

Além disso, estes veículos adquiriam os títulos com financiamento do próprio grupo. Em resultado desta actuação, o banco terá empolado o valor dos seus capitais próprios e contabilizado receitas de clientes que não deveriam ter sido registadas.

Além da notificação dos arguidos, a entidade liderada por Vítor Constâncio poderá ainda enviar para a Procuradoria-Geral da República eventuais indícios criminais que possam ter sido detectados no âmbito da investigação.

Fonte Jornal de Negócios http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=345158
Cumprimentos,

Cap. Nemo

Registado: 4/12/2007 0:58

por Nyk » 12/12/2008 19:33

Emite 1,5 mil milhões em obrigações
BCP vai pagar 42,66 milhões pela garantia estatal
O Banco Comercial Português vai pagar ao Estado 42,66 milhões de euros em comissões pela utilização da garantia estatal para realizar uma emissão de obrigações no valor de 1,5 mil milhões de euros com um prazo de três anos.

Maria João Gago
mjgago@mediafin.pt

O Banco Comercial Português vai pagar ao Estado 42,66 milhões de euros em comissões pela utilização da garantia estatal para realizar uma emissão de obrigações no valor de 1,5 mil milhões de euros com um prazo de três anos.

De acordo com a despacho do secretário de Estado do Tesouro, Carlos Costa Pina, publicado hoje em Diário da República, o banco liderado por Carlos Santos Ferreira vai pagar uma comissão de garantia de 0,948% ao ano, o que perfaz um total de 14,22 milhões de euros por cada exercício, tendo em conta a emissão de 1,5 mil milhões.

A emissão destina-se a “manter uma estrutura de financiamento equilibrada no âmbito do programa de financiamento para 2008 e assegurar o desenvolvimento da actividade de concessão de crédito a particulares e a empresas, em especial a pequenas e médias empresas”, refere a ficha técnica anexada ao despacho governamental.

Os títulos vão ser colocados pelo Barclays Capital, pelo HSBC, pelo Millennium Investment Banking e pela Morgan Stanley. E é intenção do BCP solicitar que as obrigações sejam admitidas à cotação na Euronext Lisbon.

A Caixa Geral de Depósitos já estreou este mercado, com a emissão de 1,125 milhões de euros, enquanto o BES também já tem aprovação para emitir estes títulos, no âmbito da garantia de 20 mil milhões concedida pelo Estado.

por Jiboia Cega » 11/12/2008 2:35

Os coitados até na Grécia estão a levar porrada... :?

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?he ... 15&tema=31
Anexos
BCP - Gécia.PNG
BCP - Gécia.PNG (1.88 MiB) Visualizado 4566 vezes

Registado: 21/3/2006 10:46

in jornal de negocios

por mcarvalho » 10/12/2008 1:36

Banco de Portugal e CMVM vão inibir ex-gestores do BCP
O Banco de Portugal (BdP) e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) vão notificar esta semana os antigos administradores do Banco Comercial Português (BCP) que, na perspectiva dos supervisores, devem ficar inibidos de exercer funções de gestão no sector financeiro. Ao que o Negócios apurou, tanto o BdP como a CMVM pretendem inibir ex-gestores da instituição financeira por prestação de informação financeira falsa ao mercado.

Maria João Gago
mjgago@mediafin.pt

O Banco de Portugal (BdP) e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) vão notificar esta semana os antigos administradores do Banco Comercial Português (BCP) que, na perspectiva dos supervisores, devem ficar inibidos de exercer funções de gestão no sector financeiro. Ao que o Negócios apurou, tanto o BdP como a CMVM pretendem inibir ex-gestores da instituição financeira por prestação de informação financeira falsa ao mercado.

"Ainda esta semana vão seguir as notificações", revelou ontem Vítor Constâncio, governador do BdP, citado pela Lusa. Fonte oficial da CMVM confirmou ao Negócios que é também intenção desta entidade de supervisão notificar os arguidos do quarto processo de contra-ordenação em curso no âmbito das irregularidades cometidas por anteriores administrações do BCP, recusando adiantar quaisquer pormenores.

Ambos os supervisores deverão impor o pagamento de coimas por parte da instituição financeira. Além disso, o BdP prepara-se para decretar "vários casos de inibição" a ex-administradores do banco, como já admitiu Constâncio, que também poderá aplicar multas individuais. Por seu turno, a CMVM também deverá inibir alguns dos antigos responsáveis do banco, aplicando uma sanção acessória prevista no Código de Valores Mobiliários.

Registado: 17/2/2004 1:38

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], PAULOJOAO e 160 visitantes