TAP e as taxas de combustível
Elias Escreveu:Pois é, e por isso usam-se as taxas de combustível para tapar o défice. Tal como o governo recorre ao ISP com o mesmo objectivo
Nem assim.. repara que mesmo que um Sheik árabe chegasse e dissesse: a TAP aqui não paga nada. é só abastecer; mais, eu assumo os custos de transporte .. continuaria a registar prejuízo. é ridículo.
barnabé
http://videos.sapo.pt/aWCBzS2SIhahWzoftzgZ
um "remador da república"
- Registado: 4/6/2008 20:46
TAP prevê perdas acima dos 170 milhões para este ano
Mesmo que o combustível fosse oferecido, esta empresa continuaria a registar prejuízos..
(Não faço mais comentários pois na última vez fui apedrejado por familiares de funcionários da TAP)
presidente da TAP, Fernando Pinto, confessa que “infelizmente este ano está perdido e não há recuperação”, adiantando que os prejuízos ultrapassarão os 170 milhões, valor alcançado até Outubro.
“Até Outubro tivemos uma factura de combustível de mais de 160 milhões de euros do que o previsto, temos também as perdas da Groundforce que deverão rondar os 15 milhões de euros à nossa parte”, justifica Fernando Pinto, num encontro com jornalistas.
Mesmo que o combustível fosse oferecido, esta empresa continuaria a registar prejuízos..
(Não faço mais comentários pois na última vez fui apedrejado por familiares de funcionários da TAP)
barnabé
Insisto na minha ideia, todas as taxas, incluindo o IVA, deveriam estar incluidas nos preços anunciados, nos websites das companhias, das agências de viagems etc, que seria o preço final que o consumidor pagaria.
Se depois na factura, discriminassem esse valor em x parcelas, ok, tudo bem, como aliás é obrigatório fazer em relação ao IVA(nem sei se os bilhetes pagam IVA...). Mas para efeitos de os viajantes saberem efectivamente o que vão pagar, e poderem comparar preços directamente é o melhor que se pode fazer.
E se os preços das taxas de combustivel, ou aeroporto, ou outra coisa qualquer mudarem, é reflectirem essa mudança nas tarifas/preços. Nem deve ser dificil, com os sistemas informaticos existentes, penso que há flexibilidade para isso.
Se depois na factura, discriminassem esse valor em x parcelas, ok, tudo bem, como aliás é obrigatório fazer em relação ao IVA(nem sei se os bilhetes pagam IVA...). Mas para efeitos de os viajantes saberem efectivamente o que vão pagar, e poderem comparar preços directamente é o melhor que se pode fazer.
E se os preços das taxas de combustivel, ou aeroporto, ou outra coisa qualquer mudarem, é reflectirem essa mudança nas tarifas/preços. Nem deve ser dificil, com os sistemas informaticos existentes, penso que há flexibilidade para isso.
- Registado: 29/3/2007 12:40
Notícia de hoje do Público sobre o assunto:
Já agora uma dúvida: o jet fuel paga algum tipo de imposto?
Quebra no custo do petróleo obriga transportadoras a rever estratégia
Taxa paga à TAP não acompanha descida de preço do combustível
24.10.2008 - 09h16
Por Raquel de Almeida Correia
Voar pela TAP vai ser mais barato a partir de hoje. Pela primeira vez este ano, a companhia de aviação nacional reduziu a taxa cobrada aos passageiros pelos gastos com combustível. Mas nem tudo são boas notícias. Apesar da descida, o valor continua muito acima do que deveria, tendo em conta a queda de preço do "jet fuel".
Desde o início do ano, a transportadora estatal aumentou a sobretaxa de combustível cinco vezes. A primeira foi em Janeiro, quando o combustível para aviação se situava nos 866 euros por tonelada, de acordo com dados Platts. Nesse mês, a TAP passou a cobrar 29 euros por voos de médio curso e 88 por ligações de longo curso. Os valores foram subindo até aos 35 e 125 euros.
A partir de hoje, a empresa vai baixar a taxa, mas os valores vão manter-se acima dos adoptados no início do ano. Passa a cobrar 32 euros para rotas intercontinentais e 120 para destinos fora da Europa. Descida que não acompanha o preço actual do jet fuel. Ontem, o combustível para aviação custava 739 dólares por tonelada - menos 127 dólares do que em Janeiro.
Contactada pelo PÚBLICO, a TAP explicou que "a descida de preço do combustível não se reflecte imediatamente na sobretaxa", mas não precisou quanto tempo demora a fazer esse ajuste, acrescentando apenas que "depende da data em que é comprado o jet fuel". A quebra no preço do combustível dá alguma margem à empresa para continuar a reduzir a sobretaxa cobrada aos passageiros, mas a TAP não se compromete a fazê-lo. "É difícil prever novas reduções porque depende do comportamento da matéria-prima", afirmou fonte oficial.
Passageiro paga um terço
Com os sucessivos aumentos efectuados ao longo deste ano, o valor praticado nos voos de médio e de longo curso subiu 25 e 47 por cento, respectivamente. Foi a 24 de Junho, dia em que o jet fuel atingiu os 1336 dólares por tonelada, que ocorreu o maior aumento. As viagens de média duração passaram a ter um custo associado de 35 euros e as de longa duração de 125, à excepção da Escandinávia, que, por ter um regime especial, aumentou para 40 euros.
Actualmente, a sobretaxa paga perto de um terço dos custos da TAP que derivam da escalada do combustível, mas a companhia admitiu que o preço do jet fuel não é a única variável tida em conta na formação deste valor. "Também se trata de uma questão de posicionamento no mercado e, nessa matéria, não temos fugido à média europeia", referiu fonte oficial.
É que a sobretaxa também depende, por exemplo, da negociação que é feita com os fornecedores ou da eficiência de consumo da frota utilizada pelas transportadoras. O valor cobrado pela TAP, a partir de hoje, situa-se na média das maiores companhias europeias. Não desce ao nível das mais baratas porque, de acordo com explicações da transportadora nacional, "cada companhia faz os seus cálculos, com base nas necessidades da operação".
O aumento desta taxa foi uma saída encontrada pela empresa estatal para enfrentar a crise da indústria. No entanto, não vai chegar para evitar as previsões de perdas acima dos 100 milhões de euros. Cenário que advém, em parte, da subida do preço do petróleo. Nos primeiros oito meses do ano, a TAP já gastou mais 78 por cento com combustível em comparação com o mesmo período de 2007.
Companhias europeias aderem à redução
A Air France e a Lufthansa, as maiores transportadoras da Europa, foram as primeiras a aumentar a sobretaxa de combustível. No início desta semana, reduziram o valor cobrado aos passageiros e, neste momento, são as que praticam os preços mais baixos.
Na passada segunda-feira, a Air France retirou um euro à sobretaxa para voos de médio e de longo curso, passando a cobrar 32 e 120 euros, respectivamente. A redução da Lufthansa foi mais significativa. As ligações de menor duração passaram de 105 para 92 euros e as de maior duração de 35 para 24 euros.
Ambas admitem novas reduções, dependendo das futuras oscilações de preço do combustível. Estas descidas marcam um ponto de viragem num ano de sucessivos aumentos. Praticamente todas as transportadoras adoptaram esta estratégia para suportar os custos com combustível.
Fora da Europa, o caso mais flagrante foi o da Japan Airlines, que chegou a aumentar a sobretaxa em 40 por cento no espaço de uma semana. Nos EUA, a maioria das empresas optou por outras saídas, criando taxas complementares. A American Airlines começou a cobrar 15 dólares por mala e a US Airways passou a pedir mais 30 dólares aos passageiros que escolhessem um lugar à janela.
Já agora uma dúvida: o jet fuel paga algum tipo de imposto?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Jibóia,
Há uns anos nem as taxas de aeroporto cobravam. Havia apenas uma taxa de 10 euros de emissão de bilhete e o resto era mesmo prémio. Bons tempos
Pois, mas o tempo das vacas gordas já lá vai.

No entanto concordo que o suplemento de combustível não devia ser cobrado em bilhetes prémio.
Elias Escreveu:Na prática isto tem uma implicação: os bilhetes-prémio dantes eram REALMENTE de borla, agora tens de pagar 80 ou 90 euros de taxas disto e daquilo.
Essa por acaso passa-me pelas mãos variadas vezes mas nunca tinha pensado na injustiça que realmente é para o passageiro! Se calhar mais valia as companhias aumentarem o número de milhas necessário para se poder oferecer um bilhete e cobrarem apenas as taxas de aeroporto.
Jiboia Cega Escreveu:A Comissão Europeia e a própria IATA estão a estudar uma maneira de conseguir que esta taxa seja reflectida como um custo no próprio bilhete e apenas as taxas de aeroporto sejam cobradas à parte, pois são as únicas que não ficam em posse da companhia.
Subscrevo totalmente.
barnabe447 Escreveu:Não percebo a polémica da taxa de combustível. Se simplesmente aumentassem a tarifa também ladravam tanto? É uma questão meramente comercial. Não.. não subimos os bilhetes - somente subiu a taxa de combustível. Mas afinal vou pagar mais ou não?? Sim..
É como dizer: a culpa não é nossa! é dos preço dos combustíveis...
Na prática isto tem uma implicação: os bilhetes-prémio dantes eram REALMENTE de borla, agora tens de pagar 80 ou 90 euros de taxas disto e daquilo.
Não percebo a polémica da taxa de combustível. Se simplesmente aumentassem a tarifa também ladravam tanto? É uma questão meramente comercial. Não.. não subimos os bilhetes - somente subiu a taxa de combustível. Mas afinal vou pagar mais ou não?? Sim..
Aliás, há diversas companhias que não instituíram estes disparates.
Aliás, há diversas companhias que não instituíram estes disparates.
barnabé
A taxa de combustível aplicada é aquela que estiver em vigor na data de emissão dos bilhetes. Se a emissão for 6 meses (por exemplo) antes da data da viagem e na data da partida a taxa de combustível em vigor for inferior, não há lugar a reembolso. Se pelo contrário a taxa for superior, não haverá lugar a pagamento extra.
Esta taxa é autónoma e independente sendo as companhias livres de aplicarem o montante que quiserem. Neste momento já há companhias a diferenciarem a taxa de combustível por duração do voo, por classe de reserva ou por tarifa promocional.
A Comissão Europeia e a própria IATA estão a estudar uma maneira de conseguir que esta taxa seja reflectida como um custo no próprio bilhete e apenas as taxas de aeroporto sejam cobradas à parte, pois são as únicas que não ficam em posse da companhia.
Espero ter ajudado mas fico disponível para esclarecer mais além.
Abraço
JIboia
Esta taxa é autónoma e independente sendo as companhias livres de aplicarem o montante que quiserem. Neste momento já há companhias a diferenciarem a taxa de combustível por duração do voo, por classe de reserva ou por tarifa promocional.
A Comissão Europeia e a própria IATA estão a estudar uma maneira de conseguir que esta taxa seja reflectida como um custo no próprio bilhete e apenas as taxas de aeroporto sejam cobradas à parte, pois são as únicas que não ficam em posse da companhia.
Espero ter ajudado mas fico disponível para esclarecer mais além.
Abraço
JIboia
JPtuga Escreveu:Discorda do ISP, apenas porque é um imposto, ou discorda da maneira que é aplicado, ou o seu valor?
JPTuga,
Antes de mais devo referir que não sou contra os impostos, antes pelo contrário. Acho que os impostos devem existir e que o Estado deve (ou devia) pegar nesses impostos para nos dar segurança e bem-estar.
Dito isto, respondo às tuas perguntas:
"Discorda do ISP, apenas porque é um imposto"
Não.
"discorda da maneira que é aplicado"
Sim. Essencialmente acho abusivo haver dois impostos sobre o combustível. Ou há ISP ou há IVA.
Haver dois impostos (um dos quais incide sobre o outro!) acho abusivo.
"ou o seu valor?"
Esta parte é muito discutível.
Não sei o suficiente sobre finanças públicas para me poder pronunciar sobre o que deve ser o valor ideal. Mas o facto de termos um ISP que é cerca de 5 cêntimos acima da média europeia (acho que o Marco António tem os valores exactos) deixa-me na dúvida sobre a necessidade deste excedente.
Além disso não "compro" a teoria de que o ISP é necessário para pagar o défice (onde é que o défice já vai...)
1 abr
Elias
Elias,
Discorda do ISP, apenas porque é um imposto, ou discorda da maneira que é aplicado, ou o seu valor?
Quanto á taxa de combustivel, aplicada nos bilhetes de avião, discordo quanto ao método do seu cálculo, e ao facto de serem cobradas autonomamente. Todos estes factores, taxa de combustivel, taxa de aeroporto, etc. já deveriam estar integradas no preço final do bilhete. As companhias que façam contas!!!!
E que reflitam a baixa dos preços tão depressa na baixa como o fizeram na alta.
Discorda do ISP, apenas porque é um imposto, ou discorda da maneira que é aplicado, ou o seu valor?
Quanto á taxa de combustivel, aplicada nos bilhetes de avião, discordo quanto ao método do seu cálculo, e ao facto de serem cobradas autonomamente. Todos estes factores, taxa de combustivel, taxa de aeroporto, etc. já deveriam estar integradas no preço final do bilhete. As companhias que façam contas!!!!
E que reflitam a baixa dos preços tão depressa na baixa como o fizeram na alta.
- Registado: 29/3/2007 12:40
silvaxico Escreveu:Elias,
eu também considero que a taxa é um abuso. Na minha opinião o cliente deveria pagar apenas o preço do bilhete.
o que eu disse apenas tenta justificar o facto de não existir movimentação visível contra as ditas taxas. Como há relativamente poucas pessoas atingidas não há "massa crítica" que alimente alguma pressão (mesmo a nível de comunicação social) no sentido de acabar com elas.
O problema é que estas taxas são como o ISP e outros, não se pode falar nelas, não se vêm, mas estão lá porque são precisas!!!!
Depois existem umas certas pressões/chantagens invisiveis que ninguém vê mas sente.... ou pode vir a sentir....
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Elias,
eu também considero que a taxa é um abuso. Na minha opinião o cliente deveria pagar apenas o preço do bilhete.
o que eu disse apenas tenta justificar o facto de não existir movimentação visível contra as ditas taxas. Como há relativamente poucas pessoas atingidas não há "massa crítica" que alimente alguma pressão (mesmo a nível de comunicação social) no sentido de acabar com elas.
- Registado: 30/11/2007 21:12
Re: TAP reduz taxas de combustível
silvaxico Escreveu:Deve ser por isso que esta taxa é considerada pela maioria da população como algo tolerável (só atinge quem voa...)
não é por causa de haver menos gente a voar que estas taxas deixam de ser um abuso.
compreendo que as pessoas se sintam revoltadas pelo facto de o preço dos combustíveis não ser aquele que gostariam que fosse, mas isso é outra discussão que tem sido feita no tópico próprio.
como já referi noutros tópicos, eu até sou um apoiante dos transportes públicos, mas também entendo que a política de preços dos transportes públicos (nomeadamente dos que são de empresas públicas) deve ser tão transparente como a da gasolina.
silvaxico Escreveu: Deve ser por isso que esta taxa é considerada pela maioria da população como algo tolerável (só atinge quem voa...)
Por isso é que o super homem se reformou, voava todos os dias!!!!

Elias Escreveu:Ouvi há pouco na SIC Notícias que a TAP vai reduzir as sobretaxas de combustível em 3 euros (de 35 para 32 euros).
Andamos a brincar, certamente...
Há dois anos com a gasolina mais cara não havia estas taxas absurdas!
Devia era ser proibido cobrar taxas destas. É curioso que toda a gente se revolta contra as gasolineiras e não contra este abuso na cobrança discricionária de taxas.
Elias,
a percentagem de portugueses que viajam de avião é muitissimo inferior à daqueles que precisam de abastecer nas gasolineiras. Deve ser por isso que esta taxa é considerada pela maioria da população como algo tolerável (só atinge quem voa...)
- Registado: 30/11/2007 21:12
Re: Transferência do tópico da galp
pedrom Escreveu:- Quem já comprou o bilhete vai receber a diferença de volta?
Não me parece.
pedrom Escreveu:- Não devia de acompanhar as descidas das taxas de combustivel com as descidas do preço dos cumbustiveis, tal como penso que fez com as subidas? (não tenho dados do que a afirmar)
Claro que devia. Mas não há legislação que a isso obrigue. É interessante notar que há 2 anos com a gasolina ao mesmo preço não havia estas taxas (ou eram muito mais baixas).
Também é de lembrar que os preços dos transportes públicos foram objecto de aumentos intercalares "por causa da escalada dos combustíveis" mas agora ninguém os rectifica...
Ou seja se compararmos o preço das viagens de carro e de transportes públicos com os valores de há 2 anos atrás, facilmente se conclui que os transportes públicos ficaram comparativamente mais caros.
E depois ainda querem que a malta ande de transporte público

Transferência do tópico da galp
Tem sido noticia de que vão baixar as taxas de combustivel a partir do fim desta semana. As minhas questões são as seguintes:
- Quem já comprou o bilhete vai receber a diferença de volta?
- Não devia de acompanhar as descidas das taxas de combustivel com as descidas do preço dos cumbustiveis, tal como penso que fez com as subidas? (não tenho dados do que a afirmar)
Tenho a certeza que quando for privatizada já se vai falar nisto, agora como é do estado não interessa pois se for preciso $$$ para suportar alguns salarios milionários parece que andam por ai perdidos 20 mil milhões!!!! (Atenção que não estou contra ordenados altos quando há justificação para eles )
- Quem já comprou o bilhete vai receber a diferença de volta?
- Não devia de acompanhar as descidas das taxas de combustivel com as descidas do preço dos cumbustiveis, tal como penso que fez com as subidas? (não tenho dados do que a afirmar)
Tenho a certeza que quando for privatizada já se vai falar nisto, agora como é do estado não interessa pois se for preciso $$$ para suportar alguns salarios milionários parece que andam por ai perdidos 20 mil milhões!!!! (Atenção que não estou contra ordenados altos quando há justificação para eles )
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, AlfaTrader, Burbano, darkreflection, Esquinas3, junas, latbal, m-m, Mr.Warrior, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, slbnnbobadela, trilhos2006, yggy, Zecadiabo e 176 visitantes