Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 17/12/2008 11:38

Bocciardi Escreveu:Digo-te que é um roubo... Esses preços de café são um escândalo

Não vejo que seja um escândalo, pois há vários milhões de portugueses dispostos a pagar esse preço (50c) por um café. Se pagam, é porque acham que ele vale o valor pedido.

Bocciardi Escreveu:pois parece que ficou institucionalizado que o café não pode ser vendido abaixo desses preços, pois como tu disseste, é um mercado muito concorrente

Não acho que tenha sido institucionalizado.
Diria antes que é o mercado a funcionar.
E até é barato. Em Espanha dificilmente arranjas por menos de 1 euro.

Bocciardi Escreveu:Acho que depois da entrada do EURO, esse aumento foi exponencial até chegar aos 50 cêntimos e os 60 cêntimos.

Achas?

Pois... é a percepção a funcionar.

No ano anterior à entrada do Euro (ou seja em 2001) o café custava 80 escudos (= 40 cêntimos) em todo o lado. Até havia um café no meu bairro que fazia a 70 escudos e era a excepção.

Agora passaram 7 anos. O café subiu de 40 para 50 cêntimos. Ou seja, subiu 25% em 7 anos. Dá cerca de 3% ao ano. Achas muito? Achas que foi depois da entrada do Euro?

Bocciardi Escreveu:Já agora, eu bebo café a 25 ou 30 cêntimos, normalmente... Mesmo assim ganham muito dinheiro comigo... ;-)

Pois ganham. Mas só ganham porque tu permites que eles ganhem, ao beberes o seu café :wink:

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 17/12/2008 10:35

Entretanto já ouvi as declarações e confirmou-se aquilo que já me tinha parecido pela transcrição da notícia: foi tudo muito vago, sem conclusões e a remeter para um estudo a divulgar em Março.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Bocciardi » 17/12/2008 10:31

Elias Escreveu:
Bocciardi Escreveu:Num mercado livre de concorrência aberta, as margens tendem para zero e não para mais infinito...

O café é dos mercados mais livres e de concorrência aberta e no entanto as margens são de 400% ou mais (cada bica custa 10 cêntimos e é vendida a 50 ou 60).

O que me dizes disto?

Digo-te que é um roubo... Esses preços de café são um escândalo, pois parece que ficou institucionalizado que o café não pode ser vendido abaixo desses preços, pois como tu disseste, é um mercado muito concorrente (completamente diferente ao dos combustíveis) mas onde muito poucos players descem o preço do café. Acho que depois da entrada do EURO, esse aumento foi exponencial até chegar aos 50 cêntimos e os 60 cêntimos.

Já agora, eu bebo café a 25 ou 30 cêntimos, normalmente... Mesmo assim ganham muito dinheiro comigo... ;-)

Registado: 17/1/2008 17:15

por Flying Turtle » 17/12/2008 9:14

Agência Financeira Escreveu:Manuel Sebastião admitiu, ainda, uma assimetria no ajustamento de preços consoante o preço da matéria-prima está a descer ou a subir nos mercados internacionais, dando o exemplo: «Durante o ciclo de subida houve semanas em que se registou mais do que um ajustamento de preços (por parte das petrolíferas). Já durante o ciclo de descida houve semanas em que só houve um ajustamento.

(os sublinhados são meus)

:shock: :shock: :shock: :shock:

Se ele disse de facto isto, nestes precisos termos, temos homem! Porque:

- Ou aprecia as declarações dúbias e sem interpretação possível para poder sempre desdizer qualquer interpretação que se faça, num sentido ou no outro;

- Ou não tem nada para dizer e então "enche chouriços";

- Ou pura e simplesmente está a gozar com o pessoal.

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Elias » 16/12/2008 21:46

Bocciardi Escreveu:Num mercado livre de concorrência aberta, as margens tendem para zero e não para mais infinito...

O café é dos mercados mais livres e de concorrência aberta e no entanto as margens são de 400% ou mais (cada bica custa 10 cêntimos e é vendida a 50 ou 60).

O que me dizes disto?

por Bocciardi » 16/12/2008 18:49

Elias Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Se tal ocorrer por razões de falta de concorrência, então diz respeito à AdC e deve ser analisado por esta.

Certo. O que eu quis dizer é que as gasolineiras têm (num mercado livre) total liberdade para definir as margens que lhes der na veneta.

Elias, pá, isso que tu dizes não tem lógica nenhuma, e contradizes-te.

Num mercado livre de concorrência aberta, as margens tendem para zero e não para mais infinito... Caso o mercado seja mesmo livre e concorrente, não é explicável que as margens tendam a subir!!! Por isso das duas uma, ou o mercado não é assim tão concorrente como isso para permitir que isto aconteça e estamos perante um oligopólio que faz querer que estamos num mercado competitivo; ou então estamos num mercado competitivo e as margens vão tender para zero e os players que não acompanharem este comportamento, tendencialmente vão à falência... (algo que não está acontecer, como vemos pelas análises do Marco).

Um abraço

Registado: 17/1/2008 17:15

por MarcoAntonio » 16/12/2008 18:38

Flying Turtle Escreveu:Não tenho qualquer contabilidade feita, mas a minha percepção é que o número de vezes em que já houve 2 ajustamentos neste ciclo de descida já terá ultrapassado o número de vezes em que se registaram 2 ajustamentos durante a subida.

Pois eu francamente também tenho a mesma ideia. Contudo, tenho de ressalvar que embora o meu comparativo abranja um período maior, a questão do número de ajustamentos semanais foi coisa que só analisei para o corrente ano.

Por outro lado, antes de 2008 o delay era maior pelo que na minha opinião nem deverá ser directamente comparado com 2008 nesse capítulo do número de ajustes. Isto é, penso que a boa base de comparação é precisamente dentro deste mesmo ano de 2008 porque foi o período onde supostamente foi aplicado o mesmo delay.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Elias » 16/12/2008 18:32

MarcoAntonio Escreveu:Se tal ocorrer por razões de falta de concorrência, então diz respeito à AdC e deve ser analisado por esta.

Certo. O que eu quis dizer é que as gasolineiras têm (num mercado livre) total liberdade para definir as margens que lhes der na veneta.

por Flying Turtle » 16/12/2008 18:28

MarcoAntonio Escreveu:
“Temos noção que, no ciclo de subida houve mais do que um ajustamento por semana no preço cobrado ao consumidor final e que na altura de descida verifica-se apenas um ajustamento por semana ainda que, por vezes, um pouco maior”, afirmou Manuel Sebastião na Comissão Parlamentar dos Assuntos Económicos Inovação e Desenvolvimento Regional.

Não tenho qualquer contabilidade feita, mas a minha percepção é que o número de vezes em que já houve 2 ajustamentos neste ciclo de descida já terá ultrapassado o número de vezes em que se registaram 2 ajustamentos durante a subida.

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por MarcoAntonio » 16/12/2008 18:20

Elias Escreveu:Mesmo que as margens tivessem saltado para o dobro, não vejo que problema é que isso tinha :x

Se tal ocorrer por razões de falta de concorrência, então diz respeito à AdC e deve ser analisado por esta.

Eu nunca defendi que os preços não devessem ser acompanhados e analisados (aliás, se defendesse isso, não o fazia como faço aqui porque acharia que era um exercício sem sentido).

Eu continuo contudo a defender que os preços comportam-se de forma muito semelhante seja a subir seja a descer. À parte de pequenas disparidades que nada têm que ver com os 10 e mais centimos que são propalados por diversas entidades, o comportamento tem sido muito semelhante...
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 16/12/2008 18:12

MarcoAntonio Escreveu:Relativamente às margens, por comparação com os refinados, nas últimas semanas têm aparentemente andado um pouco acima da média do ano anterior.

Mesmo que as margens tivessem saltado para o dobro, não vejo que problema é que isso tinha :x

por MarcoAntonio » 16/12/2008 18:03

Não ouvi exactamente o que ele disse no parlamento, mas na citação da notícia no Negocios, o discurso é ligeiramente diferente:

O presidente da Autoridade da Concorrência acaba de dizer que as gasolineiras demoram em média mais tempo a reagir em momentos de descida do crude nos mercados internacionais do que em ciclos de subida.

“Temos noção que, no ciclo de subida houve mais do que um ajustamento por semana no preço cobrado ao consumidor final e que na altura de descida verifica-se apenas um ajustamento por semana ainda que, por vezes, um pouco maior”, afirmou Manuel Sebastião na Comissão Parlamentar dos Assuntos Económicos Inovação e Desenvolvimento Regional.

O presidente da AdC, que está no Parlamento para apresentar o relatório intercalar sobre o mercado dos combustíveis entre Janeiro e Setembro, salientou porém que “só em Março estaremos em condições de apresentar conclusões sobre o fenómeno das assimetrias (entre os preços das matérias primas internacionais e o preço de venda ao consumidor final)”.

Manuel Sebastião argumentou que “é preciso analisar em maior detalhe como se comportou o mercado neste ciclo de descida no último período do ano”.

O responsável disse ainda que “regista-se já uma grande pressão concorrencial dos postos dos hipermercados no mercado nacional de combustíveis”.

Representando apenas 6,5% do número de postos, os hipermercados representam já perto de 20% das vendas.

A conclusão parece ter muito de provisório.

Bom, relativamente às actualizações semanais, desde que sigo esta matéria (desde Março ou Abril) as assimetrias são reduzidíssimas, se é que existem pois durante todo este período, fosse a subir ou a descer, a regra foi uma actualização por semana.

Pontualmente ocorreu mais do que uma em ambos os casos.

Relativamente às margens, por comparação com os refinados, nas últimas semanas têm aparentemente andado um pouco acima da média do ano anterior.
Imagem

Administrador Fórum

por carf2007 » 16/12/2008 17:48

"O presidente da Autoridade da Concorrência acaba de dizer que as gasolineiras demoram em média mais tempo a reagir em momentos de descida do crude nos mercados internacionais do que em ciclos de subida."
:shock:
Finalmente, será que vai fazer uma analise séria, ou é só pra disfarçar ??!!
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por MarcoAntonio » 15/12/2008 18:41

NunoFilipe Escreveu:Então essa descida em euros é influenciada mais pela variação do câmbio? Eu digo isto porque tenho ideia de na semana passada o brent ter ido de ~$40 até ~$44 no final da semana.

Sim, o cambio afecta o custo do petróleo em euros e é em euros que ele deve ser calculado para aferir o que acontecerá aos combustíveis.

De facto, o EURUSD atenuou bastante a recuperação a partir do meio da semana ao subir de forma bastante significativa também. Contudo, mesmo em Dolars a média semanal foi ligeiramente inferior...

Já agora deixo as médias das duas semanas tanto em Dolars como em Euros para o Light Crude Oil:

$45.7 / €37.0
$44.9 / €33.9

A média baixou portanto em ambas as moedas, mas principalmente em euros.

No fundo, passar-se-á agora o inverso daquilo que tantos protestavam quando a inversão no petróleo se deu de alta para baixa: só cerca de duas semanas depois de se começar a ver o petróleo subir é que o preço subirá nas bombas!

Só mais uma nota: não será tão pouco mais ou menos a primeira vez que isso acontece. Aconteceu em todas as outras inversões/recuperações do petróleo bem como nos arranques após pausas/consolidações durante os anos de alta do petróleo.
Imagem

Administrador Fórum

por NunoFilipe » 15/12/2008 18:29

MarcoAntonio Escreveu:
NunoFilipe Escreveu:Com a subida que ocorreu nos últimos dias do preço do crude não será expectável uma subida dos combustíveis na próxima 4ªFeira?

Não, esta semana os combustíveis deverão baixar (penso que na ordem dos 2 centimos ou por aí).

Apesar do ressalto (relativamente pequeno) no petróleo, a média semanal foi claramente inferior à média da semana anterior (de 37 para 34 euros, sensivelmente).

Portanto, mesmo com esse ressalto, os combustíveis têm razões para baixar.

Então essa descida em euros é influenciada mais pela variação do câmbio? Eu digo isto porque tenho ideia de na semana passada o brent ter ido de ~$40 até ~$44 no final da semana.

Registado: 18/6/2007 8:14

por MarcoAntonio » 15/12/2008 13:49

NunoFilipe Escreveu:Com a subida que ocorreu nos últimos dias do preço do crude não será expectável uma subida dos combustíveis na próxima 4ªFeira?

Não, esta semana os combustíveis deverão baixar (penso que na ordem dos 2 centimos ou por aí).

Apesar do ressalto (relativamente pequeno) no petróleo, a média semanal foi claramente inferior à média da semana anterior (de 37 para 34 euros, sensivelmente).

Portanto, mesmo com esse ressalto, os combustíveis têm razões para baixar.

Já agora, durante a semana passada houve uma baixa na gasolina e duas no gasóleo (a segunda na madrugada de sexta para sabado) pelo que coloco os gráficos actualizados. Agora, depois da correcção forte no gasóleo (que na GALP está agora com o preço de referência de 0.998 euros por litro) as margens estimados voltam para os valores médios, mais coisa menos coisa...
Anexos
margens081213.PNG
margens081213.PNG (26.67 KiB) Visualizado 6078 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 15/12/2008 12:55

Ontem abasteci em Espanha (província de Cáceres) por 84 centimos. O diferencial anda agora pelos 28,5 cêntimos.

Jiboia Cega Escreveu:Eu também acho que não é mau, gosto é que haja concorrência. :wink:

Bem, eu continuo a achar que os combustíveis são dos sectores mais concorrenciais que há...

1 abraço,
Elias

por NunoFilipe » 15/12/2008 12:13

Com a subida que ocorreu nos últimos dias do preço do crude não será expectável uma subida dos combustíveis na próxima 4ªFeira?

Registado: 18/6/2007 8:14

por Jiboia Cega » 12/12/2008 23:37

No geral percebo a tua ideia e concordo com quase tudo.

MarcoAntonio Escreveu:Pessoalmente não acho que o sistema em vigor em Portugal (preços actualizados numa base mais ou menos semanal e bastante homogeneos em todo o pais) seja particularmente mau...

Eu também acho que não é mau, gosto é que haja concorrência. :wink:

MarcoAntonio Escreveu:As pessoas "criticam" os aspectos maus desse formato, mas se fosse um formato diferente centravam-se nos aspectos maus do processo alternativo (por exemplo, criticariam porque é que a gasolina era mais cara em Lisboa do que em Santarém ou do que no Entroncamento).

É provável, mas é apenas pela típica mesquinhez e invejosisse do português. :(

MarcoAntonio Escreveu:Lá está, quando introduziram esse desconto, choveram críticas porque era só em 100 bombas e só em alguns locais/distritos.

E pelo que vi ao consultar a listagem, não era em nenhuma bomba de grande movimento ou "fácil" acesso (se é que me faço entender). O que acho natural...

Eu também achei natural a Galp defender-se da concorrência fazendo estas promoções onde elas se justificam. Mas só o facto de fazer promoções eu já acho isso positivo para o consumidor.

MarcoAntonio Escreveu:Como digo, não acho que seja mau um sistema de preços mais uniforme. Quanto mais não seja, porque assim pagam todos o mesmo e "reduz" o trabalho ao consumidor de andar à procura das bombas mais baratos ou de se ter de deslocar aqui ou ali para abastecer mais barato.

Não escondo que prefiro preços uniformes. Percebo que as pessoas critiquem a uniformidade mas o facto é que se forem desuniformes as pessoas criticam as desuniformidades...

É preso por ter cão e preso por não ter. As pessoas centram-se sempre no lado mau das coisas porque pagar custa sempre!

Os portugueses (alguns) gostam muito da papinha feita e nunca estão contentes com nada. É a sina deles :)

Registado: 21/3/2006 10:46

por MarcoAntonio » 12/12/2008 23:22

Jiboia Cega Escreveu:Marco,

O valor do ISP é fixo? Quanto é em percentagem?

O ISP é fixo (ou melhor, é estabelecido anualmente e mantém-se até ser alterado).

Actualmente, na Gasolina, é de 0.583 euros por litro, valor este que está em vigor desde Janeiro/2007.

Em percentagem, depende do valor do petróleo.

Jiboia Cega Escreveu:Já agora, lembras-te de em tempos termos discutido o facto de eu achar que em Portugal deveria haver maior diferenciação de preços entre bombas da mesma marca?

Sim, lembro-me de termos falado nisso. Pessoalmente não acho que o sistema em vigor em Portugal (preços actualizados numa base mais ou menos semanal e bastante homogeneos em todo o pais) seja particularmente mau...

As pessoas "criticam" os aspectos maus desse formato, mas se fosse um formato diferente centravam-se nos aspectos maus do processo alternativo (por exemplo, criticariam porque é que a gasolina era mais cara em Lisboa do que em Santarém ou do que no Entroncamento).

Porque era o que iria acontecer...

Jiboia Cega Escreveu:Apesar da Galp manter o mesmo preço em todas as bombas, o facto de ter introduzido o desconto de 6 cts em algumas delas ao fim de semana já é positivo.

Lá está, quando introduziram esse desconto, choveram críticas porque era só em 100 bombas e só em alguns locais/distritos.

E pelo que vi ao consultar a listagem, não era em nenhuma bomba de grande movimento ou "fácil" acesso (se é que me faço entender). O que acho natural...

Como digo, não acho que seja mau um sistema de preços mais uniforme. Quanto mais não seja, porque assim pagam todos o mesmo e "reduz" o trabalho ao consumidor de andar à procura das bombas mais baratos ou de se ter de deslocar aqui ou ali para abastecer mais barato.

Não escondo que prefiro preços uniformes. Percebo que as pessoas critiquem a uniformidade mas o facto é que se forem desuniformes as pessoas criticam as desuniformidades...

É preso por ter cão e preso por não ter. As pessoas centram-se sempre no lado mau das coisas porque pagar custa sempre!
Imagem

Administrador Fórum

por Jiboia Cega » 12/12/2008 23:12

Marco,

O valor do ISP é fixo? Quanto é em percentagem?

Sim, o facto do diferencial de preços ser agora menor tem a ver com o IVA (os tais 2 a 3 cts que referiste) e talvez o valor base ser ligeiramente diferente: ao passo que agora é "ela por ela" no pico do petróleo talvez houvesse uma pequena diferença.

Além disso em Espanha, como disseste, há maior variação de preços de bomba para bomba do que cá, apesar da minha comparação ter sido feita na mesma bomba (em Espanha).

Já agora, lembras-te de em tempos termos discutido o facto de eu achar que em Portugal deveria haver maior diferenciação de preços entre bombas da mesma marca?
Apesar da Galp manter o mesmo preço em todas as bombas, o facto de ter introduzido o desconto de 6 cts em algumas delas ao fim de semana já é positivo. Talvez tenha a ver com o facto de ser praticamente a única que ainda não fazia desconto imediatos.

por MarcoAntonio » 12/12/2008 21:52

Já agora, o preço actual da gasolina em Portugal está mais pelos 1.13 (que é o preço de referência GALP e o mais representativo) pelo que dá uns 27 centimos de diferença neste caso...

Se fizermos de conta que o preço antes de impostos é o mesmo (considerando por exemplo 0.36 centimos por litro que é um valor próximo do actual, o resultado é este):

Petrolíferas = 0.36 eur/litro

Agora, aplicando impostos:

Em Portugal -> + 0.583 + 20% = 1.131 eur/litro
Em Espanha -> + 0.396 + 16% = 0.877 eur/litro

Neste momento como o petróleo está já bastante baixo de novo, com o devido reflexo no preço dos combustíveis, voltamos a aquela situação "absurda" em que em cada 100 euros de gasolina que colocamos no automóvel, quase 70 euros vão para impostos!
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 12/12/2008 21:46

Pois, isso é mt importante porque os preços em Espanha variam mt mais de bomba para bomba (e até de zona para zona) do que acontece em Portugal, onde os preços são bastante mais uniformes.

Em todo o caso, sim, a diferença (depois de impostos) tende a atenuar-se ligeiramente, por causa do IVA. Embora o ISP se mantenha constante e seja independente do preço do petróleo, a componente do IVA não é constante...

De qq das formas têm um impacto reduzido entre o máximo e o momento actual (à roda de 2 centimos).
Imagem

Administrador Fórum

por Jiboia Cega » 12/12/2008 21:41

Hoje meti gasolina 95 em Espanha a 0,861 na Repsol, significando uma diferença de cerca de 24 cêntimos a menos do que em Portugal.
A diferença já não é tão significativa como na altura do pico do petróleo em que chegou a ser de 32-33 cêntimos*.

A explicação é simples: quanto mais alto é o preço da gasolina antes de impostos, maior será a diferença no preço final. E vice-versa.

*Estes cálculos são aproximados podendo variar de bomba para bomba.

por Elias » 12/12/2008 18:43

Petrolíferas assumem atraso nos painéis das auto-estradas
A Apetro (Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas) escreveu uma carta a explicar os motivos dos atrasos na colocação dos painéis de comparação de preços de combustíveis nas auto-estradas, para as concessionárias rodoviárias entregarem à entidade fiscalizadora.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Babo
mbabo@mediafin.pt
Alexandra Noronha
anoronha@mediafin.pt

A Apetro (Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas) escreveu uma carta a explicar os motivos dos atrasos na colocação dos painéis de comparação de preços de combustíveis nas auto-estradas, para as concessionárias rodoviárias entregarem à entidade fiscalizadora.

O objectivo, segundo adiantou ao Negócios o secretário-geral da Apetro, José Horta, é dotar as empresas que gerem as auto-estradas nacionais de uma justificação para os atrasos no cumprimento da legislação, que podem levar à aplicação de multas.

Ontem as concessionárias de auto-estradas ainda estavam à espera de receber a exposição para justificarem ao Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias (InIR) porque é que ainda não há painéis nas auto-estradas para que sejam desresponsabilizadas. As estruturas a que as gestoras de auto-estradas estão obrigadas - sinais informativos de painéis comparativos - já estão prontas, mas consideram que não faz sentido colocá-los antes de existirem os painéis.

(...)

A Apetro quis criar um sistema que não permitisse às petrolíferas acederem aos preços dos concorrentes. Para isso, foi necessário criar um método que só permitisse à própria empresa aceder aos seus preços e proceder a alterações.

(...)

in Jornal de Negócios

Esta parte deve ser para rir:
A Apetro quis criar um sistema que não permitisse às petrolíferas acederem aos preços dos concorrentes.

É para fingir que os preços variam de forma independente? Que as petrolíferas não conseguem saber os preços dos concorrentes?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Aqui_Vale, Bing [Bot], Dc team, drcentimo, Google [Bot], Kooc, latbal, m-m, Massao1, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1 e 168 visitantes