GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
TVNet Escreveu:BP baixa preço do gasóleo para menos de 1€
A partir da meia-noite o preço do gasóleo nos postos da BP vai baixar dois cêntimos para 0.999 euros o litro.
A BP anunciou também que o gasóleo Ultimate Diesel vai custar 1,075 euros o litro.
Esta é a primeira vez, desde 5 de Fevereiro de 2007, que a BP tem o gasóleo a menos de um euro.
Esta semana a petrolífera britânica já tinha descido o preço do gasóleo em sete cêntimos.
Desde a liberalização do mercado dos combustíveis, em Janeiro de 2004, os preços do gasóleo mantiveram-se consecutivamente abaixo de um euro até Agosto de 2005.
Desde então que os preços estiveram sempre acima de um euro, com excepção de breves períodos em Dezembro e Janeiro de 2005 e Fevereiro de 2007, segundo dados da Direcção-Geral de Energia e Geologia.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Os preços dos combustíveis já são os mais baixos desde 2005...
Ficam os gráficos actualizados que comparam a evolução dos combustíveis com o Crude Oil e o da evolução das margens por comparação com os combustíveis refinados (Cotações ARA).
Mantém-se e acentua-se uma aparente tendência para o aumento das margens no Gasóleo ao passo que na Gasolina a tendência corrigiu e está agora a valores médios, historicamente falando. No conjunto dos dois combustíveis o valor encontra-se 1.5 centimos acima da média do último ano...
Ficam os gráficos actualizados que comparam a evolução dos combustíveis com o Crude Oil e o da evolução das margens por comparação com os combustíveis refinados (Cotações ARA).
Mantém-se e acentua-se uma aparente tendência para o aumento das margens no Gasóleo ao passo que na Gasolina a tendência corrigiu e está agora a valores médios, historicamente falando. No conjunto dos dois combustíveis o valor encontra-se 1.5 centimos acima da média do último ano...
- Anexos
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Coloco aqui esta peça notíciosa porque aborda e quantifica alguns pontos que já foram aqui debatidos, relativamente a consumos:
Estes dados são nacionais mas pode-se verificar aqui a disparidade na procura de gasóleo e na gasolina sendo a retracção na procura da gasolina mais pronunciada e mais duradoura, sendo a do gasóleo mais recente e bem menos pronunciada. O que naturalmente justifica curvas de preço diferentes...
Outro dado adicional refere-se ao GPL onde o crescimento da procura é bem significativo e bem evidente. Algo que eu já tinha sugerido aqui apesar da parca informação sobre o assunto e que justificaria também aí a significativa disparidade da evolução do preço desse combustível (acrescido do facto de apresentar uma tributação bem diferente do gasóleo e da gasolina).
De notar que a análise refere-se a Setembro e os preços já estão bastante desactualizados mas serve para contextualizar e quantificar em números algumas das questões que já tinham sido aqui abordadas no tópico.
negocios Escreveu:Consumo de combustíveis cai pelo quinto mês consecutivo em Setembro
As vendas de combustíveis no mercado nacional caíram, em Setembro, pelo quinto mês consecutivo, depois dos preços destes produtos terem registado subidas, reflectindo a evolução das matérias-primas. É no consumo de gasolina que se verifica uma redução, enquanto no gasóleo as vendas têm abrandado.
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
As vendas de combustíveis no mercado nacional caíram, em Setembro, pelo quinto mês consecutivo, depois dos preços destes produtos terem registado subidas, reflectindo a evolução das matérias-primas. É no consumo de gasolina que se verifica uma redução, enquanto no gasóleo as vendas têm abrandado.
Os dados foram divulgados pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), e revelam que o consumo de combustíveis caiu 1,5%, em Setembro, face a igual período do ano passado.
A principal responsável por esta evolução é a gasolina, cujo consumo desceu 6,7%, no período em análise. “O decréscimo no consumo das gasolinas foi especialmente significativo na gasolina aditivada (-83%), que praticamente deixou de ser consumida nos últimos meses, e na gasolina sem chumbo 98 (-24,2%), não se registando alterações na tendência que já se vinha verificando. Relativamente à gasolina sem chumbo 95 o consumo baixou 3,5% no ano móvel em apreço”, revela a DGEG.
Já no que respeita a preços, a evolução foi contrária no período em análise. O preço do litro de gasolina sem chumbo 95 octanas aumentou 8,9% para um valor médio mensal de 1,445 euros, em Setembro. A subida do preço da gasolina sem chumbo 98 octanas foi de 9,6% para 1,551 euros.
No que respeita ao gasóleo, o consumo deste combustível cresceu 0,2%. Este é o terceiro mês consecutivo em que as vendas de gasóleo crescem menos de 1%, o que representa um abrandamento face aos números verificados nos meses anteriores.
Este combustível encareceu 18,2%, entre Setembro de 2007 e o mesmo mês deste ano, com o preço médio mensal a ascender a 1,296 euros, um valor que ainda assim é inferior ao registado em Maio, Junho, Julho e Agosto, de acordo com os dados da DGEG.
Recorde-se que os preços do petróleo, bem como dos derivados (gasóleo e gasolina) atingiram máximos históricos em 11 de Julho, tendo começado a registar após essa altura, e só em Setembro é que o barril do “Brent” negociou abaixo dos 100 dólares por barril.
O GPL continua a registar um crescimento de dois dígitos. Em Setembro, o aumento do consumo deste combustível foi de 13%, sendo o quinto mês consecutivo em que as vendas cresceram acima dos 10%.
O aumento da procura acaba também por se traduzir em preços mais elevados. O custo do litro deste combustível aumentou 22,8% para um média mensal de 0,720 euros, em Setembro.
Estes dados são nacionais mas pode-se verificar aqui a disparidade na procura de gasóleo e na gasolina sendo a retracção na procura da gasolina mais pronunciada e mais duradoura, sendo a do gasóleo mais recente e bem menos pronunciada. O que naturalmente justifica curvas de preço diferentes...
Outro dado adicional refere-se ao GPL onde o crescimento da procura é bem significativo e bem evidente. Algo que eu já tinha sugerido aqui apesar da parca informação sobre o assunto e que justificaria também aí a significativa disparidade da evolução do preço desse combustível (acrescido do facto de apresentar uma tributação bem diferente do gasóleo e da gasolina).
De notar que a análise refere-se a Setembro e os preços já estão bastante desactualizados mas serve para contextualizar e quantificar em números algumas das questões que já tinham sido aqui abordadas no tópico.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Também nessa matéria (tributação sobre os veículos) estamos bastante mal em Portugal...
Marco,
aqui a evolução tecnológica vai certamente trazer novidades.
Não sei quanto tempo levará até termos carros eléctricos a circular por aí, mas pensar em 10 anos é capaz de ser convervador.
Nessa altura será obrigatório para o Estado alterar a forma de tributação (uma vez que não se pode dar ao luxo de perder as receitas que tem actualmente).
Mas certamente que, antes de se tributarem os veículos eléctricos, se irá assistir a um aumento dos impostos sobre os mais poluentes (diesel e gasolina).
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- Localização: Leiria
Pois, para já a tendência ainda não deu mostras de inverter. Especialmente nas categorias médias altas praticamente só se vendem automóveis a Diesel.
É preciso notar que além do (eventual) preço de venda dos combustíveis, os veículos a Diesel também consomem significativamente menos pelo que (desde que a tributação dos veículos não penalize muito os Diesel - coisa que não ocorre em Portugal) continua a justificar-se comprar veículos a Diesel em diversos países europeus.
Também nessa matéria (tributação sobre os veículos) estamos bastante mal em Portugal...

É preciso notar que além do (eventual) preço de venda dos combustíveis, os veículos a Diesel também consomem significativamente menos pelo que (desde que a tributação dos veículos não penalize muito os Diesel - coisa que não ocorre em Portugal) continua a justificar-se comprar veículos a Diesel em diversos países europeus.
Também nessa matéria (tributação sobre os veículos) estamos bastante mal em Portugal...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:pedrom Escreveu:No domingo passado em espanha a gasolina 95 estava 3 centimos mais barata do que o gasoleo. Como ficamos curiosos perguntamos a dois espanhois e a resposta foi iêntica: nem assim se vende!!!
A gasolina actualmente é bem mais barata que o gasóleo antes de impostos. Apenas a carga fiscal diferenciada a torna mais cara que o gasóleo em diversos países...
Em Espanha, a carga fiscal sobre o gasóleo também é superior face à gasolina, mas apenas em 9 centimos contra os 22 centimos de diferença praticados em Portugal.
Daí que do lado de lá da fronteira a gasolina seja mais cara e do lado de cá seja o gasóleo mais caro.
Sim, mas o queria referir é que o consumo de gasolina 95 é muito reduzido.
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Elias Escreveu:Ed Escreveu:De qualquer maneira deveriamos era tentar convergir com os valores espanhois em vez da média europeia pois é para eles que perdemos grande parte das receitas de ISP e IVA por via dos abastecimentos no país vizinho, o que , se fosse evitado baixando o ISP anulava as perdas dessa mesma baixa.
Ed, convergir os preços do ISP e do IVA com os espanhóis interessa exactamente a quem?
1 abraço,
Elias
Elias, penso que a todos excepto aos espanhois. Repara que na parte do baixar apenas referi o ISP, e que nos ultimos anos a receita arrecadada com este imposto não tem aumentado embora o mesmo tenha vindo a aumentar como está definido no PEC (excepto para 2009), por via da fuga do consumo para espanha. A maior parte dos transportadores deste pais e muitos particulares que vivem proximo das fronteiras abastecem em espanha, pelo que o governo espanhol nos está a fazer "concorrência" na arrecadação de receitas. Se existisse uma maior convergência neste imposto com espanha, baixando o mesmo, o valor da receita poderia manter-se por via da anulação da fuga desta receita para o pais vizinho, benefiando os portugueses e também o estado português e as pequenas empresas com o respectivo efeito na inflação. Isto penso eu... que pouco percebo do assunto...
Um Abraço
Ed.
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mais_um Escreveu:Ed Escreveu:Realmente, falar em AT quando se escolhem meses sem possível comparação uns com os outros e indicar o 1º ministro da altura é no minimo ridiculo, e apenas pode ter motivações politicas. Não que eu goste do personagem, mas o Santana só lá esteve meia duzia de meses e não foi ele que definiu os impostos na altura. De qualquer forma é muito bonito escolher um mês de pico "Mes 9 de 2008" e dizer que a percentamgem de imposto é menor agora. Já experimentaram fazer as contas com o mês de Novembro. Tendo baixado o custo da matéria prima a percentagem de imposto na constituição do PVP é de certeza muito maior.
De qualquer maneira deveriamos era tentar convergir com os valores espanhois em vez da média europeia pois é para eles que perdemos grande parte das receitas de ISP e IVA por via dos abastecimentos no país vizinho, o que , se fosse evitado baixando o ISP anulava as perdas dessa mesma baixa.
De qualquer forma acho que realmente "carapuças" apenas as enfia quem quer....
Cumps ao Marco António pelo verdaeiro "serviço publico" neste tópico.
Boas!
Os preços referidos são o do último mês em que o 1º ministro citado teve responsabilidades governativas, excepto o Sócrates, neste caso foi o ultimo mês disponível.
As contas, façam as que quiserem, alguém disse que os números devidamente torturados dizem o que queremos. Assim não fiz nenhuma conta e não dei opinião sobre o tema, limitei-me a chamar à atenção, para quem quis perceber, que se emitem opiniões devem fundamenta-las. Parece-me que essa é a regra deste fórum. Como escreveram comentários sem os fundamentar tentei dar uma pista para o poderem fazer convenientemente. Quando escrevo aqui, parto sempre do princípio que estou a trocar opiniões com pessoas equilibradas, provavelmente por vezes estou enganado.
Cumprimentos,
Ok, assim penso que está esclarecida a intenção do post. De qualquer maneira, como pessoa equilibrada que tenta ser, deve reparar que do seu post não transparece imediatamente a intenção que agora esclareceu.
Cumprimentos.
PS- Já agora falando em ISP não vos parece que a "contribuição de serviço rodoviário" da Lei 55/2007 de 31 de Agosto é uma forma de artificialmente baixar o valor que á atribuido ao ISP para que o governo no futuro fique com margem de manobra para o poder aumentar à luz das imposições comunitárias para um tecto para este imposto a nivel europeu.
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pedrom Escreveu:No domingo passado em espanha a gasolina 95 estava 3 centimos mais barata do que o gasoleo. Como ficamos curiosos perguntamos a dois espanhois e a resposta foi iêntica: nem assim se vende!!!
A gasolina actualmente é bem mais barata que o gasóleo antes de impostos. Apenas a carga fiscal diferenciada a torna mais cara que o gasóleo em diversos países...
Em Espanha, a carga fiscal sobre o gasóleo também é superior face à gasolina, mas apenas em 9 centimos contra os 22 centimos de diferença praticados em Portugal.
Daí que do lado de lá da fronteira a gasolina seja mais cara e do lado de cá seja o gasóleo mais caro.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
mais_um Escreveu:Como escreveram comentários sem os fundamentar tentei dar uma pista para o poderem fazer convenientemente.
Esses dados já cá estavam e de forma substancialmente mais completa do que os que apresentaste.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Ed Escreveu:De qualquer maneira deveriamos era tentar convergir com os valores espanhois em vez da média europeia pois é para eles que perdemos grande parte das receitas de ISP e IVA por via dos abastecimentos no país vizinho, o que , se fosse evitado baixando o ISP anulava as perdas dessa mesma baixa.
Ed, convergir os preços do ISP e do IVA com os espanhóis interessa exactamente a quem?
1 abraço,
Elias
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Ed Escreveu:Realmente, falar em AT quando se escolhem meses sem possível comparação uns com os outros e indicar o 1º ministro da altura é no minimo ridiculo, e apenas pode ter motivações politicas. Não que eu goste do personagem, mas o Santana só lá esteve meia duzia de meses e não foi ele que definiu os impostos na altura. De qualquer forma é muito bonito escolher um mês de pico "Mes 9 de 2008" e dizer que a percentamgem de imposto é menor agora. Já experimentaram fazer as contas com o mês de Novembro. Tendo baixado o custo da matéria prima a percentagem de imposto na constituição do PVP é de certeza muito maior.
De qualquer maneira deveriamos era tentar convergir com os valores espanhois em vez da média europeia pois é para eles que perdemos grande parte das receitas de ISP e IVA por via dos abastecimentos no país vizinho, o que , se fosse evitado baixando o ISP anulava as perdas dessa mesma baixa.
De qualquer forma acho que realmente "carapuças" apenas as enfia quem quer....
Cumps ao Marco António pelo verdaeiro "serviço publico" neste tópico.
Boas!
Os preços referidos são o do último mês em que o 1º ministro citado teve responsabilidades governativas, excepto o Sócrates, neste caso foi o ultimo mês disponível.
As contas, façam as que quiserem, alguém disse que os números devidamente torturados dizem o que queremos. Assim não fiz nenhuma conta e não dei opinião sobre o tema, limitei-me a chamar à atenção, para quem quis perceber, que se emitem opiniões devem fundamenta-las. Parece-me que essa é a regra deste fórum. Como escreveram comentários sem os fundamentar tentei dar uma pista para o poderem fazer convenientemente. Quando escrevo aqui, parto sempre do princípio que estou a trocar opiniões com pessoas equilibradas, provavelmente por vezes estou enganado.
Cumprimentos,
mais_um Escreveu:Sobre os impostos, cada pessoa enfia a carapuça que quer....
Direcção Geral de Energia e Geologia
Divisão de Planeamento e Estatística
ESTRUTURA DOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS NA UE-15
Combustível IO95
Ano 2002 1º Ministro Guterres
Mês 5
Euros/litro
Média Componente
País PST ISP TxIVA PVP Peso Tx
Alemanha 0,302 0,624 16,0 1,074 72%
Aústria 0,332 0,414 20,0 0,896 63%
Bélgica 0,322 0,507 21,0 1,004 68%
Dinamarca 0,342 0,547 25,0 1,108 69%
Espanha 0,328 0,396 16,0 0,840 61%
Finlândia 0,355 0,560 22,0 1,116 68%
França 0,288 0,574 19,6 1,031 72%
Grécia 0,350 0,296 18,0 0,767 54%
Holanda 0,354 0,627 19,0 1,168 70%
Irlanda 0,341 0,349 21,0 0,835 59%
Itália 0,351 0,542 20,0 1,072 67%
Luxemburgo 0,332 0,372 12,0 0,789 58%
Portugal 0,325 0,479 17,0 0,940 65%
Reino Unido 0,287 0,734 17,5 1,195 76%
Suécia 0,320 0,495 25,0 1,025 68%
Média UE-15 0,329 0,501 19,3 0,991 67%
Notas: Os PST, ISP e PVP resultam da média aritmética dos respectivos valores semanais
Legenda:
PST - Preço Sem Taxas
ISP - Imposto Sobre Produtos Petrolíferos
TxIVA - Taxa do IVA em %
PVP - Preço de Venda ao Público
Direcção Geral de Energia e Geologia
Divisão de Planeamento e Estatística
ESTRUTURA DOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS NA UE-15
Combustível IO95
Ano 2005 1º ministro Santana Lopes
Mês 2
Euros/litro
Média Componente
País PST ISP TxIVA PVP Peso Tx
Alemanha 0,311 0,655 16,0 1,122 72%
Aústria 0,351 0,425 20,0 0,930 62%
Bélgica 0,357 0,574 21,0 1,117 69%
Dinamarca 0,349 0,541 25,0 1,116 69%
Espanha 0,358 0,396 16,0 0,882 59%
Finlândia 0,308 0,597 22,0 1,099 72%
França 0,319 0,589 19,6 1,087 71%
Grécia 0,381 0,296 18,0 0,805 52%
Holanda 0,397 0,665 19,0 1,265 69%
Irlanda 0,333 0,443 21,0 0,940 64%
Itália 0,387 0,564 20,0 1,136 66%
Luxemburgo 0,369 0,442 15,0 0,930 61%
Portugal 0,349 0,523 19,0 1,036 66%
Reino Unido 0,306 0,685 17,5 1,164 74%
Suécia 0,341 0,545 25,0 1,110 69%
Média UE-15 0,348 0,529 19,6 1,049 67%
Notas: Os PST, ISP e PVP resultam da média aritmética dos respectivos valores semanais
Legenda:
PST - Preço Sem Taxas
ISP - Imposto Sobre Produtos Petrolíferos
TxIVA - Taxa do IVA em %
PVP - Preço de Venda ao Público
Direcção Geral de Energia e Geologia
Divisão de Planeamento e Estatística
ESTRUTURA DOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS NA UE-15
Combustível IO95
Ano 2008 [b]1º ministro Socrates
Mês 9 [/b]
Euros/litro
Média Componente
País PST ISP TxIVA PVP Peso Tx
Alemanha0,581 0,655 19,0 1,470 60%
Aústria 0,601 0,485 20,0 1,304 54%
Bélgica 0,601 0,597 21,0 1,450 59%
Dinamarca0,635 0,550 25,0 1,482 57%
Espanha 0,622 0,396 16,0 1,194 47%
Finlândia0,632 0,611 22,0 1,516 58%
França 0,595 0,606 19,6 1,436 59%
Grécia 0,643 0,350 18,0 1,195 45%
Holanda 0,674 0,665 19,0 1,629 57%
Irlanda 0,656 0,443 21,0 1,329 51%
Itália 0,648 0,564 20,0 1,454 55%
Luxemburgo0,641 0,462 15,0 1,269 49%
Portugal0,631 0,583 20,0 1,456 57%
Reino Unido0,556 0,632 17,5 1,382 61%
Suécia 0,569 0,566 25,0 1,410 60%
Média UE-15 0,619 0,544 19,9 1,398 55%
Notas: Os PST, ISP e PVP resultam da média aritmética dos respectivos valores semanais
Legenda:
PST - Preço Sem Taxas
ISP - Imposto Sobre Produtos Petrolíferos
TxIVA - Taxa do IVA em %
PVP - Preço de Venda ao Público
Se sabem fazer AT, também devem sabem fazer contas simples
Podem consultar os valores directamente no site.
Cumprimentos
Realmente, falar em AT quando se escolhem meses sem possível comparação uns com os outros e indicar o 1º ministro da altura é no minimo ridiculo, e apenas pode ter motivações politicas. Não que eu goste do personagem, mas o Santana só lá esteve meia duzia de meses e não foi ele que definiu os impostos na altura. De qualquer forma é muito bonito escolher um mês de pico "Mes 9 de 2008" e dizer que a percentamgem de imposto é menor agora. Já experimentaram fazer as contas com o mês de Novembro. Tendo baixado o custo da matéria prima a percentagem de imposto na constituição do PVP é de certeza muito maior.
De qualquer maneira deveriamos era tentar convergir com os valores espanhois em vez da média europeia pois é para eles que perdemos grande parte das receitas de ISP e IVA por via dos abastecimentos no país vizinho, o que , se fosse evitado baixando o ISP anulava as perdas dessa mesma baixa.
De qualquer forma acho que realmente "carapuças" apenas as enfia quem quer....
Cumps ao Marco António pelo verdaeiro "serviço publico" neste tópico.
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in bpionline
Até quando vai a crise anular a alta dos preços do petróleo?
10/12/2008
O plano de investimento em infra-estruturas avançado esta semana por Barack Obama para reanimar a economia americana fez disparar o preço do petróleo e o valor em bolsa das petrolíferas. Mas a agenda de mudança do Presidente eleito dos EUA é outra. A aposta vai para a diminuição da dependência daquela matéria-prima, substituindo-a pelas energias renováveis. Mas é improvável que este esforço pelo maior consumidor de crude do mundo seja capaz de impedir o regresso do preço a níveis recorde.
Aos primeiros sinais de contaminação da crise financeira à economia mundial, a cotação do petróleo inverteu a tendência. Quando a palavra recessão passou a lugar comum no discurso de economistas e responsáveis políticos, a matéria-prima já perdera metade do seu valor. Hoje, mais de 100 dólares separam o preço actual do recorde registado em Julho, com os especuladores a desertarem e o mercado a ajustar à diminuição da procura.
"Os preços do petróleo estão a descer pelas más razões: uma diminuição da procura, em consequência da redução da actividade económica. As boas razões seriam que a procura diminuísse por vontade dos consumidores ou pelo aumento da eficiência energética", considera Caleia Rodrigues, especialista e autor de vários livros sobre o petróleo.
É esse o rumo que o mundo agora procura. Obama fez das energias renováveis uma das bandeiras da campanha à Casa Branca. Prometeu libertar a nação da dependência dos combustíveis fósseis através da promoção de fontes alternativas, gastar 15 mil milhões de dólares em tecnologias limpas e criar cinco milhões de "empregos verdes" na próxima década. O futuro Presidente quer também assegurar que no final do seu primeiro mandato, 10% da electricidade consumida nos EUA venha de fontes renováveis como a eólica, solar e geotérmica, e colocar em circulação até 2015 um milhão de carros eléctricos, de preferência fabricados nos Estados Unidos.
Para Caleia Rodrigues, é duvidoso que as energias renov áveis sejam a solução. "As energias alternativas não resolvem o problema, não põem o mundo a funcionar". "A energia eléctrica, por exemplo, é viável para os transportes de vaivém diário entre as cidades e as periferias. Mas não para os transportes de longo curso e estes são indispensáveis para manter a globalização. Vão ser precisos mais combustíveis fósseis, a menos que se acabem os transportes internacionais e as trocas comerciais", advertiu.
A manter-se a dependência dos combustíveis fósseis, o preço actual do petróleo representa um risco elevado. "Esta situação é grave porque paralisa todo o investimento", afirma o especialista. Só com preços entre 60 e 70 dólares, os gestores podem considerar proporem aos accionistas a aposta em projectos de exploração petrolífera.
Se as coisas se mantiverem neste pé, "irá haver uma forte escassez de petróleo no mercado e os preços atingirão níveis exorbitantes", considera Caleia Rodrigues. O que levará a dois cenários: "quem puder pagar, pagará a qualquer preço; quem não puder pagar, terá graves situações sociais e de segurança interna", salienta.
10/12/2008
O plano de investimento em infra-estruturas avançado esta semana por Barack Obama para reanimar a economia americana fez disparar o preço do petróleo e o valor em bolsa das petrolíferas. Mas a agenda de mudança do Presidente eleito dos EUA é outra. A aposta vai para a diminuição da dependência daquela matéria-prima, substituindo-a pelas energias renováveis. Mas é improvável que este esforço pelo maior consumidor de crude do mundo seja capaz de impedir o regresso do preço a níveis recorde.
Aos primeiros sinais de contaminação da crise financeira à economia mundial, a cotação do petróleo inverteu a tendência. Quando a palavra recessão passou a lugar comum no discurso de economistas e responsáveis políticos, a matéria-prima já perdera metade do seu valor. Hoje, mais de 100 dólares separam o preço actual do recorde registado em Julho, com os especuladores a desertarem e o mercado a ajustar à diminuição da procura.
"Os preços do petróleo estão a descer pelas más razões: uma diminuição da procura, em consequência da redução da actividade económica. As boas razões seriam que a procura diminuísse por vontade dos consumidores ou pelo aumento da eficiência energética", considera Caleia Rodrigues, especialista e autor de vários livros sobre o petróleo.
É esse o rumo que o mundo agora procura. Obama fez das energias renováveis uma das bandeiras da campanha à Casa Branca. Prometeu libertar a nação da dependência dos combustíveis fósseis através da promoção de fontes alternativas, gastar 15 mil milhões de dólares em tecnologias limpas e criar cinco milhões de "empregos verdes" na próxima década. O futuro Presidente quer também assegurar que no final do seu primeiro mandato, 10% da electricidade consumida nos EUA venha de fontes renováveis como a eólica, solar e geotérmica, e colocar em circulação até 2015 um milhão de carros eléctricos, de preferência fabricados nos Estados Unidos.
Para Caleia Rodrigues, é duvidoso que as energias renov áveis sejam a solução. "As energias alternativas não resolvem o problema, não põem o mundo a funcionar". "A energia eléctrica, por exemplo, é viável para os transportes de vaivém diário entre as cidades e as periferias. Mas não para os transportes de longo curso e estes são indispensáveis para manter a globalização. Vão ser precisos mais combustíveis fósseis, a menos que se acabem os transportes internacionais e as trocas comerciais", advertiu.
A manter-se a dependência dos combustíveis fósseis, o preço actual do petróleo representa um risco elevado. "Esta situação é grave porque paralisa todo o investimento", afirma o especialista. Só com preços entre 60 e 70 dólares, os gestores podem considerar proporem aos accionistas a aposta em projectos de exploração petrolífera.
Se as coisas se mantiverem neste pé, "irá haver uma forte escassez de petróleo no mercado e os preços atingirão níveis exorbitantes", considera Caleia Rodrigues. O que levará a dois cenários: "quem puder pagar, pagará a qualquer preço; quem não puder pagar, terá graves situações sociais e de segurança interna", salienta.
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Caro Elias
só agora me apercebi da tua questão
normalmente as notícias que colocam são do Bpionline
que penso serem quasi todas do Jornal de negócios
um abraço
mcarvalho
Petróleo em mínimos ameaça exploração de petróleo da Galp no Brasil
10/12/2008
A queda acentuada dos preços do petróleo, face aos recordes fixados em Julho, coloca uma séria ameaça à exploração de petróleo, em especial nas zonas de maior grau de dificuldade, como é o caso das águas ultra-profundas do Brasil onde a Galp Energia, em parceria com a Petrobras e a BG Group, fez várias descobertas.
A mais relevante é, sem dúvida, a do poço Tupi Sul, na Bacia de Santos. E é também deste poço que a petrolífera nacional espera retirar o primeiro barril da matéria-prima, já em Março de 2009, isto apesar do actual momento de fraqueza dos preços do petróleo.
A matéria-prima, que chegou a cotar acima dos 147 dólares no início do Verão, está agora a ser transaccionada a pouco mais de 40 dólares. O barril de Brent, negociado em Londres, chegou mesmo a cotar nos 39,35 dólares no final da semana passada, o valor mais baixo desdefinais de 2004. Ou seja, já caiu mais de 100 dólares face aos recordes de Julho.
Há cerca de dois meses, o Goldman Sachs já alertava para a possibilidade de determinadas explorações de petróleo deixarem de ser comercialmente viáveis. "A exploração nas águas ultra-profundas do Brasil apresenta um custo marginal de 70 dólares" por barril, segundo a nota do banco de investimento norte-americano.
só agora me apercebi da tua questão
normalmente as notícias que colocam são do Bpionline
que penso serem quasi todas do Jornal de negócios
um abraço
mcarvalho
Petróleo em mínimos ameaça exploração de petróleo da Galp no Brasil
10/12/2008
A queda acentuada dos preços do petróleo, face aos recordes fixados em Julho, coloca uma séria ameaça à exploração de petróleo, em especial nas zonas de maior grau de dificuldade, como é o caso das águas ultra-profundas do Brasil onde a Galp Energia, em parceria com a Petrobras e a BG Group, fez várias descobertas.
A mais relevante é, sem dúvida, a do poço Tupi Sul, na Bacia de Santos. E é também deste poço que a petrolífera nacional espera retirar o primeiro barril da matéria-prima, já em Março de 2009, isto apesar do actual momento de fraqueza dos preços do petróleo.
A matéria-prima, que chegou a cotar acima dos 147 dólares no início do Verão, está agora a ser transaccionada a pouco mais de 40 dólares. O barril de Brent, negociado em Londres, chegou mesmo a cotar nos 39,35 dólares no final da semana passada, o valor mais baixo desdefinais de 2004. Ou seja, já caiu mais de 100 dólares face aos recordes de Julho.
Há cerca de dois meses, o Goldman Sachs já alertava para a possibilidade de determinadas explorações de petróleo deixarem de ser comercialmente viáveis. "A exploração nas águas ultra-profundas do Brasil apresenta um custo marginal de 70 dólares" por barril, segundo a nota do banco de investimento norte-americano.
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MarcoAntonio Escreveu:Depois desta semana termos tido alterações muito ligeiras nos preços (o que está bastante de acordo com o que se passou quer no petróleo quer nos refinados, conforme esclareci) perspectivam-se agora baixas significativas durante a próxima semana.
O Light Sweet Crude Oil terminará esta semana com uma média da ordem dos 37 euros contra os 41.2 euros da semana passada e de 42.4 euros de há duas semanas.
Os combustíveis deverão baixar de novo na ordem dos 3 centimos para reflectir as quedas recentes e por certo é o que vai acontecer...
A CEPSA volta a ser a primeira a anunciar, tal como nas semanas anteriores (apesar de alterar à mesma hora e para valores praticamente iguais aos da GALP). Por isso confirmam-se as baixas significativas para esta semana e da ordem dos 3 centimos conforme o esperado...
TSF Escreveu:Cepsa vai baixar preços do gasóleo e da gasolina
Hoje às 18:30
A gasolineira Cepsa anunciou que vai baixar, esta terça-feira, os preços dos combustíveis. A partir da meia-noite, o preço do gasóleo desce 4,4 cêntimos, enquanto o custo da gasolina vai cair 1,4 cêntimos.
A média dos dois combustíveis dá... 2.9 centimos.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Não, o IVA não está incluído (e tb tem estado acima da média europeia, além disso incide sobre estes valores).
O valor é uma amostragem, no caso retirada em Junho, isto é, a meio do ano.
O valor é uma amostragem, no caso retirada em Junho, isto é, a meio do ano.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco,
Duas questões (se calhar já explicaste anterioremente e se for o caso peço desculpa mas o tópico é muito longo e por isso peço que o expliques novamente)
1 - o IVA não consta deste quadro, certo?
2 - os valores correspondem à média ao longo do ano?
1 abraço,
Elias
Duas questões (se calhar já explicaste anterioremente e se for o caso peço desculpa mas o tópico é muito longo e por isso peço que o expliques novamente)
1 - o IVA não consta deste quadro, certo?
2 - os valores correspondem à média ao longo do ano?
1 abraço,
Elias
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Este Quadro também é extremamente útil para verificar que as petrolíferas têm mantido sensivelmente a mesma diferença para a média Europeia ao longo dos últimos 4 anos.
Já o Estado tem vindo a aumentar o que cobra pelos combustíveis quando comparado com o que se passa no resto da Europa
A fonte dos dados é a DGEG.
Entretanto o Reino Unido prepara-se para baixar o seu IVA em 2.5% e portanto vamos voltar a ficar mais afastados da média Europeia no que diz respeito ao IVA...
Recordo que estivemos até Julho último com IVA a 21%.
Mas o importante é mesmo isto:
Números redondos, na Gasolina, pagamos mais um centimo do que a média Europeia às petrolíferas e pagamos mais cinco centimos do que a média Europeia ao Estado.
Já o Estado tem vindo a aumentar o que cobra pelos combustíveis quando comparado com o que se passa no resto da Europa
A fonte dos dados é a DGEG.
MarcoAntonio Escreveu:Gasolina
....................IMPOSTO ISP..................PETROLÍFERAS
2004: ..........0.52 vs 0.53....................0.38 vs 0.36
2005: ..........0.53 vs 0.53....................0.41 vs 0.42
2006: ..........0.56 vs 0.53....................0.55 vs 0.53
2007: ..........0.58 vs 0.54....................0.55 vs 0.53
2008: ..........0.58 vs 0.54....................0.65 vs 0.64
Aumento .......11% vs 3%....................71% vs 78%
Gasóleo
....................IMPOSTO ISP..................PETROLÍFERAS
2004: ..........0.31 vs 0.37....................0.35 vs 0.34
2005: ..........0.31 vs 0.37....................0.45 vs 0.47
2006: ..........0.34 vs 0.38....................0.54 vs 0.54
2007: ..........0.36 vs 0.39....................0.52 vs 0.51
2008: ..........0.36 vs 0.39....................0.80 vs 0.79
Aumento .......18% vs 4%..................129% vs 132%
Entretanto o Reino Unido prepara-se para baixar o seu IVA em 2.5% e portanto vamos voltar a ficar mais afastados da média Europeia no que diz respeito ao IVA...
Recordo que estivemos até Julho último com IVA a 21%.
Mas o importante é mesmo isto:
Números redondos, na Gasolina, pagamos mais um centimo do que a média Europeia às petrolíferas e pagamos mais cinco centimos do que a média Europeia ao Estado.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
mais_um Escreveu:Sobre os impostos, cada pessoa enfia a carapuça que quer....
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ESTRUTURA DOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS NA UE-15
Combustível IO95
Ano 2008
Mês 9
Euros/litro
Média Componente
País PST ISP TxIVA PVP Peso Tx
Alemanha0,581 0,655 19,0 1,470 60%
Aústria 0,601 0,485 20,0 1,304 54%
Bélgica 0,601 0,597 21,0 1,450 59%
Dinamarca0,635 0,550 25,0 1,482 57%
Espanha 0,622 0,396 16,0 1,194 47%
Finlândia0,632 0,611 22,0 1,516 58%
França 0,595 0,606 19,6 1,436 59%
Grécia 0,643 0,350 18,0 1,195 45%
Holanda 0,674 0,665 19,0 1,629 57%
Irlanda 0,656 0,443 21,0 1,329 51%
Itália 0,648 0,564 20,0 1,454 55%
Luxemburgo0,641 0,462 15,0 1,269 49%
Portugal0,631 0,583 20,0 1,456 57%
Reino Unido0,556 0,632 17,5 1,382 61%
Suécia 0,569 0,566 25,0 1,410 60%
Média UE-15 0,619 0,544 19,9 1,398 55%
Notas: Os PST, ISP e PVP resultam da média aritmética dos respectivos valores semanais
Legenda:
PST - Preço Sem Taxas
ISP - Imposto Sobre Produtos Petrolíferos
TxIVA - Taxa do IVA em %
PVP - Preço de Venda ao Público
Podem consultar os valores directamente no site.
Cumprimentos
Como podes constatar, o preço antes de impostos em Setembro está 1.2 centimos acima da média Europeia.
Os Impostos estão quase 5 centimos acima da média Europeia (já que sobre os 4 centimos a mais no ISP sobre a média Europeia ainda é cobrado IVA desses 4 centimos). O próprio IVA está ligeiramente acima da média Europeia mas é insignificante...
Números redondos, na Gasolina, pagamos mais um centimo do que a média Europeia às petrolíferas e pagamos mais cinco centimos do que a média Europeia ao Estado.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 6/12/2008 1:22, num total de 2 vezes.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Sobre os impostos, cada pessoa enfia a carapuça que quer....
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ESTRUTURA DOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS NA UE-15
Combustível IO95
Ano 2002 1º Ministro Guterres
Mês 5
Euros/litro
Média Componente
País PST ISP TxIVA PVP Peso Tx
Alemanha 0,302 0,624 16,0 1,074 72%
Aústria 0,332 0,414 20,0 0,896 63%
Bélgica 0,322 0,507 21,0 1,004 68%
Dinamarca 0,342 0,547 25,0 1,108 69%
Espanha 0,328 0,396 16,0 0,840 61%
Finlândia 0,355 0,560 22,0 1,116 68%
França 0,288 0,574 19,6 1,031 72%
Grécia 0,350 0,296 18,0 0,767 54%
Holanda 0,354 0,627 19,0 1,168 70%
Irlanda 0,341 0,349 21,0 0,835 59%
Itália 0,351 0,542 20,0 1,072 67%
Luxemburgo 0,332 0,372 12,0 0,789 58%
Portugal 0,325 0,479 17,0 0,940 65%
Reino Unido 0,287 0,734 17,5 1,195 76%
Suécia 0,320 0,495 25,0 1,025 68%
Média UE-15 0,329 0,501 19,3 0,991 67%
Notas: Os PST, ISP e PVP resultam da média aritmética dos respectivos valores semanais
Legenda:
PST - Preço Sem Taxas
ISP - Imposto Sobre Produtos Petrolíferos
TxIVA - Taxa do IVA em %
PVP - Preço de Venda ao Público
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Ano 2005 1º ministro Santana Lopes
Mês 2
Euros/litro
Média Componente
País PST ISP TxIVA PVP Peso Tx
Alemanha 0,311 0,655 16,0 1,122 72%
Aústria 0,351 0,425 20,0 0,930 62%
Bélgica 0,357 0,574 21,0 1,117 69%
Dinamarca 0,349 0,541 25,0 1,116 69%
Espanha 0,358 0,396 16,0 0,882 59%
Finlândia 0,308 0,597 22,0 1,099 72%
França 0,319 0,589 19,6 1,087 71%
Grécia 0,381 0,296 18,0 0,805 52%
Holanda 0,397 0,665 19,0 1,265 69%
Irlanda 0,333 0,443 21,0 0,940 64%
Itália 0,387 0,564 20,0 1,136 66%
Luxemburgo 0,369 0,442 15,0 0,930 61%
Portugal 0,349 0,523 19,0 1,036 66%
Reino Unido 0,306 0,685 17,5 1,164 74%
Suécia 0,341 0,545 25,0 1,110 69%
Média UE-15 0,348 0,529 19,6 1,049 67%
Notas: Os PST, ISP e PVP resultam da média aritmética dos respectivos valores semanais
Legenda:
PST - Preço Sem Taxas
ISP - Imposto Sobre Produtos Petrolíferos
TxIVA - Taxa do IVA em %
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Ano 2008 [b]1º ministro Socrates
Mês 9 [/b]
Euros/litro
Média Componente
País PST ISP TxIVA PVP Peso Tx
Alemanha0,581 0,655 19,0 1,470 60%
Aústria 0,601 0,485 20,0 1,304 54%
Bélgica 0,601 0,597 21,0 1,450 59%
Dinamarca0,635 0,550 25,0 1,482 57%
Espanha 0,622 0,396 16,0 1,194 47%
Finlândia0,632 0,611 22,0 1,516 58%
França 0,595 0,606 19,6 1,436 59%
Grécia 0,643 0,350 18,0 1,195 45%
Holanda 0,674 0,665 19,0 1,629 57%
Irlanda 0,656 0,443 21,0 1,329 51%
Itália 0,648 0,564 20,0 1,454 55%
Luxemburgo0,641 0,462 15,0 1,269 49%
Portugal0,631 0,583 20,0 1,456 57%
Reino Unido0,556 0,632 17,5 1,382 61%
Suécia 0,569 0,566 25,0 1,410 60%
Média UE-15 0,619 0,544 19,9 1,398 55%
Notas: Os PST, ISP e PVP resultam da média aritmética dos respectivos valores semanais
Legenda:
PST - Preço Sem Taxas
ISP - Imposto Sobre Produtos Petrolíferos
TxIVA - Taxa do IVA em %
PVP - Preço de Venda ao Público
Se sabem fazer AT, também devem sabem fazer contas simples
Podem consultar os valores directamente no site.
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Euros/litro
Média Componente
País PST ISP TxIVA PVP Peso Tx
Alemanha 0,302 0,624 16,0 1,074 72%
Aústria 0,332 0,414 20,0 0,896 63%
Bélgica 0,322 0,507 21,0 1,004 68%
Dinamarca 0,342 0,547 25,0 1,108 69%
Espanha 0,328 0,396 16,0 0,840 61%
Finlândia 0,355 0,560 22,0 1,116 68%
França 0,288 0,574 19,6 1,031 72%
Grécia 0,350 0,296 18,0 0,767 54%
Holanda 0,354 0,627 19,0 1,168 70%
Irlanda 0,341 0,349 21,0 0,835 59%
Itália 0,351 0,542 20,0 1,072 67%
Luxemburgo 0,332 0,372 12,0 0,789 58%
Portugal 0,325 0,479 17,0 0,940 65%
Reino Unido 0,287 0,734 17,5 1,195 76%
Suécia 0,320 0,495 25,0 1,025 68%
Média UE-15 0,329 0,501 19,3 0,991 67%
Notas: Os PST, ISP e PVP resultam da média aritmética dos respectivos valores semanais
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ISP - Imposto Sobre Produtos Petrolíferos
TxIVA - Taxa do IVA em %
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Média Componente
País PST ISP TxIVA PVP Peso Tx
Alemanha 0,311 0,655 16,0 1,122 72%
Aústria 0,351 0,425 20,0 0,930 62%
Bélgica 0,357 0,574 21,0 1,117 69%
Dinamarca 0,349 0,541 25,0 1,116 69%
Espanha 0,358 0,396 16,0 0,882 59%
Finlândia 0,308 0,597 22,0 1,099 72%
França 0,319 0,589 19,6 1,087 71%
Grécia 0,381 0,296 18,0 0,805 52%
Holanda 0,397 0,665 19,0 1,265 69%
Irlanda 0,333 0,443 21,0 0,940 64%
Itália 0,387 0,564 20,0 1,136 66%
Luxemburgo 0,369 0,442 15,0 0,930 61%
Portugal 0,349 0,523 19,0 1,036 66%
Reino Unido 0,306 0,685 17,5 1,164 74%
Suécia 0,341 0,545 25,0 1,110 69%
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Notas: Os PST, ISP e PVP resultam da média aritmética dos respectivos valores semanais
Legenda:
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Média Componente
País PST ISP TxIVA PVP Peso Tx
Alemanha0,581 0,655 19,0 1,470 60%
Aústria 0,601 0,485 20,0 1,304 54%
Bélgica 0,601 0,597 21,0 1,450 59%
Dinamarca0,635 0,550 25,0 1,482 57%
Espanha 0,622 0,396 16,0 1,194 47%
Finlândia0,632 0,611 22,0 1,516 58%
França 0,595 0,606 19,6 1,436 59%
Grécia 0,643 0,350 18,0 1,195 45%
Holanda 0,674 0,665 19,0 1,629 57%
Irlanda 0,656 0,443 21,0 1,329 51%
Itália 0,648 0,564 20,0 1,454 55%
Luxemburgo0,641 0,462 15,0 1,269 49%
Portugal0,631 0,583 20,0 1,456 57%
Reino Unido0,556 0,632 17,5 1,382 61%
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Média UE-15 0,619 0,544 19,9 1,398 55%
Notas: Os PST, ISP e PVP resultam da média aritmética dos respectivos valores semanais
Legenda:
PST - Preço Sem Taxas
ISP - Imposto Sobre Produtos Petrolíferos
TxIVA - Taxa do IVA em %
PVP - Preço de Venda ao Público
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Cumprimentos
Editado pela última vez por mais_um em 6/12/2008 1:36, num total de 2 vezes.
Elias Escreveu:mcarvalho qual é a fonte?
O jornalista (?) que escreveu isto omitiu completamente o facto de Portugal ter uma carga fiscal sobre os combustíveis bastante superior à média europeia...
Elias,
Infelizmente, nós consumidores pagamos tudo, ou seja, os impostos somos nós que pagamos, pelo que o povo só lhe interessa o preço da bomba. E realisticamente é o que interessa.
Agora, o PM mais demagogo, para não dizer mentiroso, que conheço, que governa Portugal, tem vindo nestes últimos tempos na comunicação social dizer que agora é que será bom para as famílias, pois terão mais rendimentos, dado que a gasolina tem vindo a baixar...
Esquecendo-se ele de referir que Portugal foi dos países que mais aumentou a carga fiscal nas gasolinas nestes últimos anos...
E é este o principal motivo para esta subida no ranking dos mais caros.
Haja vergonha e seria isto que os jornalistas, que em Portugal são cobardes, deviam perguntar...
Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Para quando as manifestações de que o preço da gasolina está a ficar muito baixo, que só prejudica o ambiente e a era glaciar que aí vem?...
Hum...
Hehehe desculpem mas não resisti
Abraço
Hum...
Hehehe desculpem mas não resisti

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein