Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Bancos e Juros - Euribor

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mminter » 10/12/2008 18:59

ops, enganei-me. Como se remove ?
Editei e não vejo nada para Remover msg
Editado pela última vez por mminter em 10/12/2008 21:15, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 10:43

por MarcoAntonio » 10/12/2008 18:58

Hmm, não sei porque é que os 6.13% se transformam em 6.3% mas penso que é uma boa questão para lhes colocar...
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por superbem » 10/12/2008 18:54

MarcoAntonio Escreveu:
superbem Escreveu:Tenho um credito em que as taxas foram revistas dia 15 novembro, tenho spread de 0,95, e apareceu-me taxa a aumentar para 6,3%.

Isto está bem?

Obrigado por um eventual esclarecimento desde já.

Não me parece que esteja...

Pelo menos não está a seguir a norma da aplicação da média mensal do mês anterior ao da revisão. Parece-me que te se somaram o spread ao valor da taxa euribor no início de Outubro.

Já agora, eram estes a 1 de Outubro:

3m: 5.29%
6m: 5.41%

Informaram-me no banco que a taxa é calculada relativamente à media do mês anterior (Outubro).

Será então: 5,18(EUR6M)+0,95(Spread)=6,13%

Mesmo assim há 0,17% a mais.
Será do imposto de selo ou algo do género?

Obrigado pela atenção
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc

Registado: 16/2/2007 15:01

por gabrielfrmartins » 10/12/2008 18:42

Boas tardes,

Peço desculpa, não sei se será o topico correcto, mas alguem sabe como se processa isto?

Com as taxas como estão não é uma má opção.

Produto promocional disponibilizado
O Banco Espírito Santo (BES) inaugura quinta-feira um novo balcão de serviço ao cliente no Parque das Nações.

Os clientes terão a oportunidade de garantir uma taxa de 7 por cento num depósito a prazo a 183 dias, produto promocional de abertura de novos balcões, que o BES oferece aos seus novos clientes.

Registado: 29/11/2007 3:36

por mminter » 10/12/2008 18:38

Alcoutim Escreveu:a partir de Junho 2007 esta correlação deixou de existir pois mantendo embora o valor da prestação (alterada em Janeiro e Dezembro)juros e amortização variam quase todos os meses havendo meses que pago por exemplo 300€ de juros e 200€ de amortização para no mês seguinte pagar 320€ de juro e 180€ de amortização e no seguinte pagar mais 5 de juros menos amortização ou vice versa

Acho que isso tem a ver com o numero de dias do mês. Meses com 31 dias, o coeficiente "Juro" é mais alto e o coeficiente "Amortizaçao" mais baixo. Meses com 30 dias, coeficiente "Juro" baixa e o coeficiente "Amortizaçao" sobe.
Isto é reflexo da alteração da legislação emitida em 2007, e acho que todos os bancos têm de cumprir
Editado pela última vez por mminter em 10/12/2008 19:04, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 10:43

Re: Bancos e Juros

por MarcoAntonio » 10/12/2008 17:23

Actualizado:

MarcoAntonio Escreveu:Conforme sugerido aqui aqui pela Marta, inicia-se aqui um tópico onde compilaremos as taxas praticadas pelas diversas instituições. Convida-se os participantes a colocarem info no tópico. Neste primeiro tópico figurarão a Euribor actualizada, médias mensais, etc...

Taxa Directora BCE (04/12/2008)

Depósito ------ 2.00%
Empréstimo -- 2.50% (-0.75%)

Euribor (10/12/2008)

..1w - 2.508%
..1m - 3.062%
..2m - 3.277%
..3m - 3.376% <<<
..6m - 3.466% <<<
12m - 3.563%

Médias Mensais de 3m/6m

Média de Abril ........... 4.78/4.80
Média de Maio .......... 4.86/4.90
Média de Junho ........ 4.94/5.09
Média de Julho ......... 4.96/5.15
Média de Agosto....... 4.97/5.16
Média de Setembro .. 5.02/5.22
Média de Outubro .... 5.11/5.18
Média de Novembro . 4.24/4.29
Média de Dezembro . 3.61/3.67 (provisório)

Imagem

Libor GBP (18/11/2008)
..1m: 3.62%
..3m: 4.15%
..6m: 4.26%
12m: 4.32%
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Nyk » 8/12/2008 18:52

Trichet assume que taxas Euribor estão demasiado altas
2008/12/08 17:25Redacção / RPVAAAA
Membro do Conselho do BCE deixou também em aberto novos cortes
O presidente do Banco Central Europeu (BCE) admitiu esta segunda-feira que as taxas Euribor estão muito altos e sublinhou que a autoridade está a fazer de tudo para normalizar os referidos índices.

Segunda a agência «Europa Press», Jean-Claude Trichet justificou as iniciativas de refinanciamento dos bancos comerciais com a vontade de fazer baixar as taxas de juro e normalizar o mercado de crédito.

Esta afirmação surge no mesmo dia em que Ewald Nowotny, membro do conselho do BCE, deixou em aberto novos cortes nas taxas de juros, referindo que novas medidas vão depender da evolução do mercado financeiro.

As afirmações surgem dias depois do BCE ter cortado em 75 pontos base a taxa de juro de referência da Zona Euro para os 2,5%.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 8/12/2008 11:39

Euribor a três meses abaixo dos 3,5% pela primeira vez em mais de dois anos
As taxas Euribor continuam em forte queda, a reflectir as descidas de juros efectuadas pelo Banco Central Europeu (BCE). A taxa a três meses desceu hoje, pela primeira vez desde Outubro de 2006, para um valor aquém dos 3,5%.

--------------------------------------------------------------------------------

Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt

As taxas Euribor continuam em forte queda, a reflectir as descidas de juros efectuadas pelo Banco Central Europeu (BCE). A taxa a três meses desceu hoje, pela primeira vez desde Outubro de 2006, para um valor aquém dos 3,5%.

Há 42 dias consecutivas que as taxas Euribor estão a cair, o que representa o maior período da história destas taxas.

A Euribor a seis meses, o indexantes mais recorrente nos empréstimos à habitação em Portugal, desceu hoje para os 3,563%, o nível mais baixo desde Outubro de 2006. O máximo histórico atingido por esta taxa foi de 5,448%, no dia 9 de Outubro devido aos receios que existiam no sistema financeiro.

A taxa de três meses desceu hoje para os 3,488%, o que também corresponde a um mínimo de Outubro de 2006 e compara com o valor mais elevado de sempre de 5,393% atingido no dia 9 de Outubro.

As taxas Euribor estiveram a reflectir a quebra acentuada de confiança e de liquidez no sistema financeiro. É que estas taxas além de serem indexantes nos empréstimos à habitação são também taxas interbancárias, ou seja, são os juros cobrados pelos bancos entre si para se financiarem. Com a quebra de confiança entre as instituições financeiras e a disponibilidade de capital para emprestar baixa, os bancos começaram a cobrar juros mais elevados entre si e isso fez disparar as taxas Euribor.

A crise financeira parece estar já a passar por uma fase mais calma e o BCE já desceu por três vezes as taxas de juro para a Zona Euro, a um ritmo nunca visto na região, factores que estão a contribuir para a descida acentuada das taxas Euribor.

Ainda na semana passada, o BCE anunciou um corte histórico da taxa de juro de referência para a Zona Euro de 75 pontos base para os 2,50%.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Gioes » 8/12/2008 2:08

Tenho Credito Habitação no totta euribor a 6 meses. Estava convencido que sendo a taxa revista semestralmente, durante aquele periodo mantinha a prestação aumentando a amortização ao mesmo tempo que diminuia os juros embora a relação fosse de centimos. Hoje verifiquei que essa realidade aconteceu entre Janeiro 2004 e Junho 2007. (Com as devidas revisões de taxa e spred(2) a partir de Junho 2007 esta correlação deixou de existir pois mantendo embora o valor da prestação (alterada em Janeiro e Dezembro)juros e amortização variam quase todos os meses havendo meses que pago por exemplo 300€ de juros e 200€ de amortização para no mês seguinte pagar 320€ de juro e 180€ de amortização e no seguinte pagar mais 5 de juros menos amortização ou vice versa esta situação acontece á margem das revisões. Alguem me pode informar se esta situação é normal antes que vá chamar "boas pessoas" aqueles tipos?..
Desde já o mues agradeciomentos
Alcoutim

Registado: 8/11/2006 1:37

por MarcoAntonio » 6/12/2008 22:10

Não tem problema, acontece a qualquer um.

A propósito, bem-vindo ao forum!
Imagem

Administrador Fórum

por knightbrg » 6/12/2008 21:16

Peço desculpa pelo lapso!

Afinal entrei com dois pés esquerdos!!!

Registado: 31/8/2007 23:09

por knightbrg » 6/12/2008 20:46

Caro Marco António e super bem

Realmente enganei-me no cálculo. Além disso fui verificar os meus recibos bancários e a média não poderá atingir os tais 6,3%.
Pelo lapso peço desculpa.
Cumps.

PS: Foi uma entrada com o pé esquerdo aqui no fórum!!!

por MarcoAntonio » 6/12/2008 19:16

silvalm Escreveu:Euribor 3m

Média (meses de Out, Set, Ago): 5,19 + 0,95 spread = 6,14%

Cumps

A média da 3m é 5.03 e não 5.19...

Além disso, para justificar o valor indicado pelo superbem (6.3 e com um spread de 0.95) era preciso um valor de média que não foi atingido em nenhum desses prazos.
Imagem

Administrador Fórum

por knightbrg » 6/12/2008 19:09

Caro superbem

Falta saber qual a euribor que tens, mas parece-me bem. A revisão dos conratos na CGD é feita com base nos 3 ou 6 últimos meses ao mês onde é feita a revisão, logo apanhas as médias dos meses onde a euribor está mais alta. Só na próxima revisão é que vais sentir o efeito da descida, tal como eu e muitos outros. Até lá ficam-se os bancos a rir!

Exemplo:

Euribor 6m

Média (meses de Out, Set, Ago, Jul, Jun, Mai):5,12 + 0,95 spread = 6,06%

Euribor 3m

Média (meses de Out, Set, Ago): 5,19 + 0,95 spread = 6,14%

Cumps

Mínimo em final de Janeiro

por joao bravo » 6/12/2008 5:09

O gráfico aqui apresentado procura mostrar a provável evolução da Euribor 6 meses seguindo a tendência desde início de Outubro. Parece-me óptimas notícias para quem em Fevereiro e Março tiver a revisão do crédito habitação.
Cumprimentos
Anexos
Euribor Chart.JPG
Euribor Chart.JPG (62.51 KiB) Visualizado 7629 vezes

Registado: 20/1/2007 2:00

por Bar » 5/12/2008 17:30

acho que se enquadra no tópico, bancos e juros :D

Registado: 12/3/2005 13:06

por Crómio » 5/12/2008 17:28

Bar Escreveu:Boas, o Finibanco esta a colocar um produto que dá 11% para quem acertar nos 4 primeiros lugares da tabela da primeira liga. Coloquei no http://www.maisvalias.com um post sobre isso e o link directo para o produto está aqui: http://www.finibanco.pt/portal/F_Campan ... rticulares

abraços

Então mas agora os bancos estão a virar casa de jogo?

No outro dia era a aposta nas presidenciais americanas, agora são apostas desportivas...

Daqui a pouco abro um tópico de apostas desportivas e nem sequer fica off, faz parte dos mercados financeiros...

Ora...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Bar » 5/12/2008 16:48

Boas, o Finibanco esta a colocar um produto que dá 11% para quem acertar nos 4 primeiros lugares da tabela da primeira liga. Coloquei no http://www.maisvalias.com um post sobre isso e o link directo para o produto está aqui: http://www.finibanco.pt/portal/F_Campan ... rticulares

abraços

Registado: 12/3/2005 13:06

por MarcoAntonio » 5/12/2008 14:50

superbem Escreveu:Tenho um credito em que as taxas foram revistas dia 15 novembro, tenho spread de 0,95, e apareceu-me taxa a aumentar para 6,3%.

Isto está bem?

Não me parece que esteja...

Pelo menos não está a seguir a norma da aplicação da média mensal do mês anterior ao da revisão. Parece-me que te se somaram o spread ao valor da taxa euribor no início de Outubro.

Já agora, eram estes a 1 de Outubro:

3m: 5.29%
6m: 5.41%
Imagem

Administrador Fórum

por superbem » 5/12/2008 14:44

Tenho um credito em que as taxas foram revistas dia 15 novembro, tenho spread de 0,95, e apareceu-me taxa a aumentar para 6,3%.

Isto está bem?

Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc

Registado: 16/2/2007 15:01

por Sulla » 5/12/2008 0:45

Certíssimo! Usaram a média de Outubro para calcular a prestação de Dezembro.

Muito obrigado mais uma vez :wink: , Marco

Um abraço
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por MarcoAntonio » 5/12/2008 0:35

Já as coloquei. Como é a um mês, estas devem chegar...
Imagem

Administrador Fórum

por Sulla » 5/12/2008 0:33

Muito obrigado Marco. Se tiveres aí as médias posso evitar um pedido de esclarecimento ao banco pois é muito provável que venha a ter dificuldades em encontrar alguem que me saiba explicar.
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

Re: Bancos e Juros

por MarcoAntonio » 5/12/2008 0:33

Aqui vai:

Médias Mensais de 1m

Média de Agosto....... 4.487
Média de Setembro .. 4.660
Média de Outubro .... 4.831
Média de Novembro . 3.856

Em Janeiro deves ver a mensalidade baixar, em Dezembro tb no teu caso deve ter aumentado.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 5/12/2008 0:26

Hmm, à partida é o de dois meses antes na mesma. Quase de certeza que em Dezembro pagas a taxa de Outubro, em Janeiro a de Novembro, em Fevereiro a de Dezembro e por aí adiante...

Os valores contudo não são os de cima porque as médias que tenho indicado são as 3m e 6m (que é o que quase toda a gente tem aplicado nos seus créditos à habitação).

Mas posso deixar-te as médias de 1m...
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], PAULOJOAO e 116 visitantes