GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Depois desta semana termos tido alterações muito ligeiras nos preços (o que está bastante de acordo com o que se passou quer no petróleo quer nos refinados, conforme esclareci) perspectivam-se agora baixas significativas durante a próxima semana.
O Light Sweet Crude Oil terminará esta semana com uma média da ordem dos 37 euros contra os 41.2 euros da semana passada e de 42.4 euros de há duas semanas.
Os combustíveis deverão baixar de novo na ordem dos 3 centimos para reflectir as quedas recentes e por certo é o que vai acontecer...
O Light Sweet Crude Oil terminará esta semana com uma média da ordem dos 37 euros contra os 41.2 euros da semana passada e de 42.4 euros de há duas semanas.
Os combustíveis deverão baixar de novo na ordem dos 3 centimos para reflectir as quedas recentes e por certo é o que vai acontecer...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Portugal tem a terceira gasolina mais cara da Europa
04/12/2008
Portugal é o terceiro país da União Europeia com a gasolina mais cara na bomba, segundo o mais recente boletim do Observatório Europeu da Energia, relativo aos preços a 24 de Novembro.
Segundo os dados do observatório, a gasolina super 95 custava ao consumidor português – com impostos incluídos – 1,203 euros por litro há uma semana. Mais cara, só na Holanda, nos 1,269 euros por litro, e em Malta, onde se fixava nos 1,238 euros por litro.
O país onde os condutores menos pagavam por este combustível era a Lituânia – 0,801 euros por litro.
A média ponderada da super 95 na UE-27 era de 1,087 euros por litro e na Zona Euro era de 1,116 euros.
Relativamente ao gasóleo rodoviário, Portugal é o sétimo país onde fica mais caro ir à bomba, com um preço de 1,122 euros por litro. À frente no “ranking” estão o Reino Unido (1,265 euros), Eslováquia (1,232 euros), Malta (1,230 euros), Irlanda (1,175 euros), Itália (1,148 euros) e Alemanha (1,141 euros). O país onde é mais barato é o Luxemburgo (0,529 euros por litro).
A média ponderada na UE-27 era de 1,093 euros por litro e na Zona Euro era de 1,083 euros. Ou seja, nos 15 países da Zona Euro, é mais barata do que no conjunto de todos os membros da União Europeia.
Por cá, a Galp Energia baixou esta semana os preços do gasóleo nos seus postos de abastecimento em um cêntimo por litro, para 1,069 euros, deixando a gasolina sem chumbo 95 nos 1,149 euros. Isto depois de a Cepsa ter descido duas vezes os seus preços de referência na semana passada, colocando o gasóleo nos 1,078 euros por litro e a gasolina 95 nos 1,147 euros por litro.
Neste momento, em Portugal, atestar o depósito de 50 litros custa menos 25% do que há cinco meses, quando os preços do petróleo atingiram máximos históricos acima dos 147 dólares por barril.
04/12/2008
Portugal é o terceiro país da União Europeia com a gasolina mais cara na bomba, segundo o mais recente boletim do Observatório Europeu da Energia, relativo aos preços a 24 de Novembro.
Segundo os dados do observatório, a gasolina super 95 custava ao consumidor português – com impostos incluídos – 1,203 euros por litro há uma semana. Mais cara, só na Holanda, nos 1,269 euros por litro, e em Malta, onde se fixava nos 1,238 euros por litro.
O país onde os condutores menos pagavam por este combustível era a Lituânia – 0,801 euros por litro.
A média ponderada da super 95 na UE-27 era de 1,087 euros por litro e na Zona Euro era de 1,116 euros.
Relativamente ao gasóleo rodoviário, Portugal é o sétimo país onde fica mais caro ir à bomba, com um preço de 1,122 euros por litro. À frente no “ranking” estão o Reino Unido (1,265 euros), Eslováquia (1,232 euros), Malta (1,230 euros), Irlanda (1,175 euros), Itália (1,148 euros) e Alemanha (1,141 euros). O país onde é mais barato é o Luxemburgo (0,529 euros por litro).
A média ponderada na UE-27 era de 1,093 euros por litro e na Zona Euro era de 1,083 euros. Ou seja, nos 15 países da Zona Euro, é mais barata do que no conjunto de todos os membros da União Europeia.
Por cá, a Galp Energia baixou esta semana os preços do gasóleo nos seus postos de abastecimento em um cêntimo por litro, para 1,069 euros, deixando a gasolina sem chumbo 95 nos 1,149 euros. Isto depois de a Cepsa ter descido duas vezes os seus preços de referência na semana passada, colocando o gasóleo nos 1,078 euros por litro e a gasolina 95 nos 1,147 euros por litro.
Neste momento, em Portugal, atestar o depósito de 50 litros custa menos 25% do que há cinco meses, quando os preços do petróleo atingiram máximos históricos acima dos 147 dólares por barril.
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TSF Escreveu:A BP vai descer, esta quinta-feira, o preço do gasóleo em um cêntimo por litro. A partir da meia noite o litro de gasóleo passa a custar 1,06 euros e o de ultimate diesel 1,14 euros.
Na passada semana, a BP fez três baixas nos preços dos combustíveis, acompanhando a tendência de descida do preço do petróleo nos mercados internacionais, situando-se a gasolina sem chumbo 95 octanas nos 1,14 euros.
A Galp Energia baixou à meia-noite desta quarta-feira o preço do litro de gasóleo em um cêntimo para 1,06 euros, enquanto a gasolina sem chumbo 95 octanas continua a custar 1,14 euros.
Na Cepsa, o preço de referência do gasóleo situa-se nos 1,07 euros por litro e o preço da gasolina nos 1,14 euros.
A Repsol tem o preço de referência da gasolina sem chumbo 95 em 1,14 euros por litro, o gasóleo está em 1,07 euros.
Agora a TSF deu-lhes para arredondar (mal) os preços e tirar quase um centimo. Os valores estão mal, os valores de referência correctos são 1.149 e 1.069, ou seja, praticamente mais um centimo do que os apontados...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Esta semana a GALP manteve o preço da Gasolina e baixou um centimo no Gasóleo.
Antes que chovam "críticas", em termos semanais (isto é, de uma semana para a outra) estes ajustes fazem sentido: o petróleo baixou pouco de uma semana para a outra (light sweet crude oil de 42.4 para 41.2 euros) e os combustíveis refinados ainda baixaram menos (cotações ara: gasoleo de 136.6 para 135.0 euros; gasolina de 85.85 para 85.01 euros).
Em termos de prazo mais alargado e se olharmos para o gráfico que estima as margens da distribuição e retalho (por comparação com as Cotações ARA dos Refinados) podemos ver que se mantém estável e ligeiramente inflaccionada face ao que era a média até há pouco tempo atrás.
Também nesse gráfico passei a incluir uma linha com a média para os dois combustíveis.
Assim, esta análise que aqui mantenho há vários meses mostra que nas últimas semanas se verifica um ligeiro aumento relativo dos preços. Nada que se compare contudo com os valores sugeridos por diversos média com base em cálculos e exercícios completamente incorrectos...
Antes que chovam "críticas", em termos semanais (isto é, de uma semana para a outra) estes ajustes fazem sentido: o petróleo baixou pouco de uma semana para a outra (light sweet crude oil de 42.4 para 41.2 euros) e os combustíveis refinados ainda baixaram menos (cotações ara: gasoleo de 136.6 para 135.0 euros; gasolina de 85.85 para 85.01 euros).
Em termos de prazo mais alargado e se olharmos para o gráfico que estima as margens da distribuição e retalho (por comparação com as Cotações ARA dos Refinados) podemos ver que se mantém estável e ligeiramente inflaccionada face ao que era a média até há pouco tempo atrás.
Também nesse gráfico passei a incluir uma linha com a média para os dois combustíveis.
Assim, esta análise que aqui mantenho há vários meses mostra que nas últimas semanas se verifica um ligeiro aumento relativo dos preços. Nada que se compare contudo com os valores sugeridos por diversos média com base em cálculos e exercícios completamente incorrectos...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
polar Escreveu:...... kilo de café dá para tirar cerca de 160 bicas e cada kilo custa cerca de 20€ .....
20€ por um kg de café é muito caro. Habitualmente o café que servem na maioria dos cafés é um lote "chavena" ou "superior" que não chega a custar 8€. O lote "ouro" que poucos cafés servem custa cerca de 15€. Por isso o lucro é ainda muito maior.
Sim tambem concordo,e até digo mais tem muitos cafés que os toldos e as chavenas são ou da delta,nicola ou outra mas o café á do lidl a 3,5€/kg mas a mensagem que eu queria passar é que no caso da gasolina ou gasoleo as margens de lucro não são nem de longe nem de perto parecidas e eu nunca ouvi ninguem revoltar-se por causa de os "taberneiros"estarem a terem margens de 200 e 300%,já no preço do gasoleo não é assim mas tambem não é por causa disso que deixam de haver menos carros nas estradas.
...... kilo de café dá para tirar cerca de 160 bicas e cada kilo custa cerca de 20€ .....
20€ por um kg de café é muito caro. Habitualmente o café que servem na maioria dos cafés é um lote "chavena" ou "superior" que não chega a custar 8€. O lote "ouro" que poucos cafés servem custa cerca de 15€. Por isso o lucro é ainda muito maior.
20€ por um kg de café é muito caro. Habitualmente o café que servem na maioria dos cafés é um lote "chavena" ou "superior" que não chega a custar 8€. O lote "ouro" que poucos cafés servem custa cerca de 15€. Por isso o lucro é ainda muito maior.
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Elias Escreveu:Merceeiro Escreveu:O meu receio é esse, os pequenos excessos que se transformam em elevados lucros. Mas isso já todos sabemos que não acontece...
Merceeiro, a diferença entre a gasolina e outros produtos é que na gasolina as margens são mínimas enquanto que noutros produtos elas são brutais.
Exemplos: o café (bica), as castanhas, a água engarrafada, os transportes públicos...
Acontece que a opinião pública dá muitíssimo mais importância a uma margem de mais 1% ou 2% na gasolina do que a uma margem de mais 100% num dos outros produtos que referi.
1 abraço,
Elias
Eu tabalho no ramo do canal horeca e posso dizer com toda a certeza que num café,ou snack-bar não tem nenhum produto que tenha margem inferior a 100%,a titulo de exemplo posso dizer varios produtos
produto compra venda margem
bica 0,15€ 0,55€ 270%
agua 0,10€ 0,70€ 600%
minis 0,20€ 0,75€ 270%
sandesmis 0,35€ 1,25€ 270%
isto são apenas alguns exemplos ,mas a margem de lucro dos donos não pode baixar tem de ser sempre a mesma ou mais ,num kilo de café dá para tirar cerca de 160 bicas e cada kilo custa cerca de 20€ logo 0,55x160-20=68€ ,mas quando o kilo do café aumentar 5% ppassando a custar 21€ a bica passa a custar 0,60€ ,
então 0,60x160-21=75€,quem no fim de contas paga a crise é sempre o ZÉ POVINHO.
Obrigado e bons negocios
Merceeiro Escreveu:O meu receio é esse, os pequenos excessos que se transformam em elevados lucros. Mas isso já todos sabemos que não acontece...
Merceeiro, a diferença entre a gasolina e outros produtos é que na gasolina as margens são mínimas enquanto que noutros produtos elas são brutais.
Exemplos: o café (bica), as castanhas, a água engarrafada, os transportes públicos...
Acontece que a opinião pública dá muitíssimo mais importância a uma margem de mais 1% ou 2% na gasolina do que a uma margem de mais 100% num dos outros produtos que referi.
1 abraço,
Elias
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Petróleo em alta com corte de juros na China
26/11/2008
Os preços do petróleo estão a negociar em alta impulsionados pelo corte de juros na China, uma vez que a medida tem como objectivo estimular a economia, levando os investidores a esperar um aumento da procura.
O West Texas Intermediate (WTI), em Nova Iorque, avança 1,52% para os 51,54 dólares, depois de já ter estado a valorizar mais de 2%. Em Londres, o Brent do mar do norte, que serve de referência à economia portuguesa, valoriza 2,80% para os 51,76 dólares, tendo já estado a ganhar mais de 3%.
O banco central da China anunciou hoje um novo corte na taxa de juro, o quarto no espaço de dez semanas, com o objectivo de estimular a quarta maior economia do mundo, que está a ser penalizada pela crise financeira. A descida é superior a 1 ponto percentual.
Esta medida, em conjunto com o pacote de estímulo económico, pode evitar uma recessão mais pronunciada na economia mundial, já que a China contribuiu com mais de um quarto para o crescimento do PIB mundial no ano passado.
Estes factores estão a levar os investidores a acreditar numa maior procura petrolífera, o que está a impulsionar a matéria-prima.
Também a contribuir para a alta do petróleo estão as palavras dos responsáveis da Rússia que admitiram a possibilidade de realizar um corte de produção coordenado com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
O ministro da energia russo afirmou que o seu país vai trabalhar em conjunto com a organização de forma a defender os seus interesses e não coloca de parte a hipótese de reduzir a produção de petróleo.
Os ministros do petróleo dos 13 países membros da OPEP vão estar reunidos este sábado no Cairo para analisar a recente queda dos preço do petróleo.
Ontem o petróleo encerrou a sessão a cair mais de 6% com as expectativas de que as reservas petrolíferas norte-americanas, que vão ser divulgadas em esta tarde, tenham crescido na semana passada.
26/11/2008
Os preços do petróleo estão a negociar em alta impulsionados pelo corte de juros na China, uma vez que a medida tem como objectivo estimular a economia, levando os investidores a esperar um aumento da procura.
O West Texas Intermediate (WTI), em Nova Iorque, avança 1,52% para os 51,54 dólares, depois de já ter estado a valorizar mais de 2%. Em Londres, o Brent do mar do norte, que serve de referência à economia portuguesa, valoriza 2,80% para os 51,76 dólares, tendo já estado a ganhar mais de 3%.
O banco central da China anunciou hoje um novo corte na taxa de juro, o quarto no espaço de dez semanas, com o objectivo de estimular a quarta maior economia do mundo, que está a ser penalizada pela crise financeira. A descida é superior a 1 ponto percentual.
Esta medida, em conjunto com o pacote de estímulo económico, pode evitar uma recessão mais pronunciada na economia mundial, já que a China contribuiu com mais de um quarto para o crescimento do PIB mundial no ano passado.
Estes factores estão a levar os investidores a acreditar numa maior procura petrolífera, o que está a impulsionar a matéria-prima.
Também a contribuir para a alta do petróleo estão as palavras dos responsáveis da Rússia que admitiram a possibilidade de realizar um corte de produção coordenado com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
O ministro da energia russo afirmou que o seu país vai trabalhar em conjunto com a organização de forma a defender os seus interesses e não coloca de parte a hipótese de reduzir a produção de petróleo.
Os ministros do petróleo dos 13 países membros da OPEP vão estar reunidos este sábado no Cairo para analisar a recente queda dos preço do petróleo.
Ontem o petróleo encerrou a sessão a cair mais de 6% com as expectativas de que as reservas petrolíferas norte-americanas, que vão ser divulgadas em esta tarde, tenham crescido na semana passada.
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- Localização: PORTO
MarcoAntonio Escreveu:Afinal a baixa foi até maior e sendo assim, esta semana a GALP corrige uma boa parte ou todo o "excesso" que vinha sendo registado (que era da ordem dos 2 centimos conforme mostrei).
O meu receio é esse, os pequenos excessos que se transformam em elevados lucros. Mas isso já todos sabemos que não acontece...
A mercearia de valores não faz fiado
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- Registado: 29/11/2007 10:29
- Localização: Lisboa
Elias Escreveu:Aproveito para lançar uma pergunta a todos os que se deslocam a hipermercados e postos com desconto especificamente para abastecer?
Que distância percorrem com o carro até ao posto com desconto?
Eu praticamente tenho de me desviar do posto para não lhe bater

Quando muito faço 500m e às horas a que costumo abastecer normalmente não encontro filas.
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- Registado: 30/11/2007 21:12
- Localização: Leiria
Elias Escreveu:No domingo estive em Espanha e encontrei à venda na CEPSA por 0,883.
Ou seja a diferença Espanha-Portugal mantém-se na casa dos 30 cêntimos (neste caso 31,5).
Continuo a abastecer em Espanha sempre que tenho oportunidade, pois a diferença é brutal.
Aproveito para lançar uma pergunta a todos os que se deslocam a hipermercados e postos com desconto especificamente para abastecer?
Que distância percorrem com o carro até ao posto com desconto?
Eu quando vou à aldeia, estou a uns 25 kilometros de Vilar formoso, e vou de preposito abastecer a Espanha. São mais ou menos 10 ctms de diferença no preço do gasóleo, e faço o de prepósito. Perco? talvez....mas acabo por fazer 1 passeio (compras, tomar café...etc...). E achoo que se passa mais ou menos com os talões de desconto. Vai-se as compras e a bomba nao há de estar assim tão longe do supermercado.
Salu2
- Mensagens: 458
- Registado: 29/11/2007 11:56
- Localização: Moscavide
Elias escreveu:
Não te esqueças de acrescentar quanto tempo ficam no pára arranca na fila até chegar à bomba, e quanto gastam precisamente em combustivel/desgaste do carro nesse espaço de tempo!!
No meu caso nem pensar em ficar à espera, embora respeitando quem o faz, existe alguma falta de bom senso abastecer nas circunstâncias que relatei que normalmente são as reais diariamente, com outros postos disponiveis de preferência com talões de desconto,as diferenças neste momento são mais reduzidas e o proveito de abastecer nesses hipers parece-me nulo.
Eu abasteço por onde passo, onde estiver mais barato abasteço..normalmente a minha preferência recai sobre a BP com o vale de 5 cêntimos
Aproveito para lançar uma pergunta a todos os que se deslocam a hipermercados e postos com desconto especificamente para abastecer?
Que distância percorrem com o carro até ao posto com desconto?
Não te esqueças de acrescentar quanto tempo ficam no pára arranca na fila até chegar à bomba, e quanto gastam precisamente em combustivel/desgaste do carro nesse espaço de tempo!!
No meu caso nem pensar em ficar à espera, embora respeitando quem o faz, existe alguma falta de bom senso abastecer nas circunstâncias que relatei que normalmente são as reais diariamente, com outros postos disponiveis de preferência com talões de desconto,as diferenças neste momento são mais reduzidas e o proveito de abastecer nesses hipers parece-me nulo.
Eu abasteço por onde passo, onde estiver mais barato abasteço..normalmente a minha preferência recai sobre a BP com o vale de 5 cêntimos
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
No domingo estive em Espanha e encontrei à venda na CEPSA por 0,883.
Ou seja a diferença Espanha-Portugal mantém-se na casa dos 30 cêntimos (neste caso 31,5).
Continuo a abastecer em Espanha sempre que tenho oportunidade, pois a diferença é brutal.
Aproveito para lançar uma pergunta a todos os que se deslocam a hipermercados e postos com desconto especificamente para abastecer?
Que distância percorrem com o carro até ao posto com desconto?
Ou seja a diferença Espanha-Portugal mantém-se na casa dos 30 cêntimos (neste caso 31,5).
Continuo a abastecer em Espanha sempre que tenho oportunidade, pois a diferença é brutal.
Aproveito para lançar uma pergunta a todos os que se deslocam a hipermercados e postos com desconto especificamente para abastecer?
Que distância percorrem com o carro até ao posto com desconto?
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MarcoAntonio Escreveu:Afinal a baixa foi até maior e sendo assim, esta semana a GALP corrige uma boa parte ou todo o "excesso" que vinha sendo registado (que era da ordem dos 2 centimos conforme mostrei)...
A gasolina baixou 5 centimos e o gasóleo baixou 4 centimos:
Gasolina = 1.149
Gasóleo = 1.079
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=342824
Data | Gasolina | Gasóleo | (Média) | Crude
19-01-07 | 0.429 | 0.467 | (0.448) | 41.96
26-11-08 | 0.375 | 0.535 | (0.455) | 42.42
Quadro comparativo do preço dos combustíveis (antes de impostos) para valores semelhantes do petróleo no passado. O valor indicativo para o petróleo é o valor médio do crude oil na semana anterior, em todos os casos. Todos os valores estão em euros.
Com estes valores ficamos ainda com preços que diferem menos de um centimo para Espanha, antes de impostos.
Valor da gasolina a rondar os 0.89 euros em Espanha significa 0.371 euros antes de impostos. Cá temos a 0.375 euros.
Valor do gasoleo a rondar os 0.96 euros em Espanha significa 0.526 euros antes de impostos. Cá temos a 0.535 euros.
O gráfico de baixo compara os combustiveis (media gasoleo e gasolina) e o petroleo numa relação de 2 para 3, que é sensivelmente a verdadeira relação (seja para subir seja para descer).
EDIT: Acrescentei o gráfico da estimativa das margens actualizado (deu-se correcção na gasolina mas não no gasóleo).
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Editado pela última vez por MarcoAntonio em 26/11/2008 19:15, num total de 2 vezes.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Distancia-se da BP, ou a BP prepara uma nova descida ainda esta semana?
Gasóleo cai 4 cêntimos
Galp Energia desceu em 5 cêntimos o preço da gasolina
Os combustíveis estão mais baratos desde a meia-noite, nos postos de abastecimento da Galp Energia. O litro da gasolina desceu 5 cêntimos, enquanto o gasóleo está mais barato em 4 cêntimos.
--------------------------------------------------------------------------------
Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt
Os combustíveis estão mais baratos desde a meia-noite, nos postos de abastecimento da Galp Energia. O litro da gasolina desceu 5 cêntimos, enquanto o gasóleo está mais barato em 4 cêntimos.
Segundo fonte oficial da Galp Energia, contactada pelo Negócios, o preço de referência para o litro de gasolina sem chumbo de 95 octanas, na rede de abastecimento da empresa liderada por Ferreira de Oliveira é agora de 1,149 euros.
O gasóleo sofreu uma redução de 4 cêntimos. Cada litro deste combustível passou a custar 1,079 euros, dos 1,119 euros anteriores, revelou a Galp Energia, isto depois de ontem também a Cepsa ter revisto em baixa os preços de referência.
Nos postos da Cepsa, e também da Total, que pertencem à Cepsa Portugal, o gasóleo passou a custar 1,083 euros por litro, o que representou uma descida de 3,3 cêntimos. O litro da gasolina baixou em 4,3 cêntimos para 1,162 euros por litro.
A descida nos preços dos combustíveis surge numa altura em que os preços dos produtos derivados do petróleo estão em forte queda nos mercados internacionais, depois do crude ter quebrado em baixa a barreira dos 50 dólares por barril.
Gasóleo cai 4 cêntimos
Galp Energia desceu em 5 cêntimos o preço da gasolina
Os combustíveis estão mais baratos desde a meia-noite, nos postos de abastecimento da Galp Energia. O litro da gasolina desceu 5 cêntimos, enquanto o gasóleo está mais barato em 4 cêntimos.
--------------------------------------------------------------------------------
Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt
Os combustíveis estão mais baratos desde a meia-noite, nos postos de abastecimento da Galp Energia. O litro da gasolina desceu 5 cêntimos, enquanto o gasóleo está mais barato em 4 cêntimos.
Segundo fonte oficial da Galp Energia, contactada pelo Negócios, o preço de referência para o litro de gasolina sem chumbo de 95 octanas, na rede de abastecimento da empresa liderada por Ferreira de Oliveira é agora de 1,149 euros.
O gasóleo sofreu uma redução de 4 cêntimos. Cada litro deste combustível passou a custar 1,079 euros, dos 1,119 euros anteriores, revelou a Galp Energia, isto depois de ontem também a Cepsa ter revisto em baixa os preços de referência.
Nos postos da Cepsa, e também da Total, que pertencem à Cepsa Portugal, o gasóleo passou a custar 1,083 euros por litro, o que representou uma descida de 3,3 cêntimos. O litro da gasolina baixou em 4,3 cêntimos para 1,162 euros por litro.
A descida nos preços dos combustíveis surge numa altura em que os preços dos produtos derivados do petróleo estão em forte queda nos mercados internacionais, depois do crude ter quebrado em baixa a barreira dos 50 dólares por barril.
Afinal a baixa foi até maior e sendo assim, esta semana a GALP corrige uma boa parte ou todo o "excesso" que vinha sendo registado (que era da ordem dos 2 centimos conforme mostrei)...
A gasolina baixou 5 centimos e o gasóleo baixou 4 centimos:
Gasolina = 1.149
Gasóleo = 1.079
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=342824
Data | Gasolina | Gasóleo | (Média) | Crude
19-01-07 | 0.429 | 0.467 | (0.448) | 41.96
26-11-08 | 0.375 | 0.535 | (0.455) | 42.42
Quadro comparativo do preço dos combustíveis (antes de impostos) para valores semelhantes do petróleo no passado. O valor indicativo para o petróleo é o valor médio do crude oil na semana anterior, em todos os casos. Todos os valores estão em euros.
A gasolina baixou 5 centimos e o gasóleo baixou 4 centimos:
Gasolina = 1.149
Gasóleo = 1.079
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=342824
Data | Gasolina | Gasóleo | (Média) | Crude
19-01-07 | 0.429 | 0.467 | (0.448) | 41.96
26-11-08 | 0.375 | 0.535 | (0.455) | 42.42
Quadro comparativo do preço dos combustíveis (antes de impostos) para valores semelhantes do petróleo no passado. O valor indicativo para o petróleo é o valor médio do crude oil na semana anterior, em todos os casos. Todos os valores estão em euros.
- Anexos
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Flying Turtle Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:A Cepsa vai efectuar um corte no preço dos combustíveis a partir de amanhã, reduzindo a gasolina em mais de 4 cêntimos e o gasóleo em mais de três cêntimos
Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt
Ó Sr. Nuno Carregueiro, a redução será de mais 4 cêntimos na gasolina e no gasóleo em mais três cêntimos, e não em mais de como disse...![]()
FT
E porque não FT?
Se a descida é de 4,3 cts e 3,3 cts para a gasolina e gasóleo respectivamente então realmente é mais de 4 cts e mais de 3 cts.
Não é preciso estarmos sempre a bater no ceguinho

Abraço
Jiboia
MarcoAntonio Escreveu:A Cepsa vai efectuar um corte no preço dos combustíveis a partir de amanhã, reduzindo a gasolina em mais de 4 cêntimos e o gasóleo em mais de três cêntimos
Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt
Ó Sr. Nuno Carregueiro, a redução será de mais 4 cêntimos na gasolina e no gasóleo em mais três cêntimos, e não em mais de como disse...

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"