O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções
Os 7000pts são o ponto-chave para a concretização de um duplo-fundo, um forte sinal de inversão. Os 8000pts são o anterior e importante suporte e uma histórica resistência no PSI20 também. Para mim, é tecnicamente das referências mais importantes do PSI20 senão a mais importante.
Um Bull Market é um fase em que, em vez de quebrarmos suportes, quebramos resistências. Acima da zona dos 8000pts já quebramos duas....
Como é óbvio, são valores indicativos e funcionam mais como zonas do que como valores exactos.
Penso que o gráfico anexo ilustra bem o que descrevo.
Um Bull Market é um fase em que, em vez de quebrarmos suportes, quebramos resistências. Acima da zona dos 8000pts já quebramos duas....
Como é óbvio, são valores indicativos e funcionam mais como zonas do que como valores exactos.
Penso que o gráfico anexo ilustra bem o que descrevo.
- Anexos
-
- PSI20-longterm.png (19.6 KiB) Visualizado 7561 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:
(...)
acho que faz mais sentido entrar na quebra em alta dos 7000pts (concretização de um duplo-fundo) ou na quebra dos 8000pts (quebra em alta de uma anterior importante suporte).
(...)
eu conheço as razões para o Ulisses estabelecer a sua fronteira; contudo, gostava que elaborasses um pouco mais sobre a importância do teu (antigo) suporte, importância essa que delimitaria o bear do bull
Concordo inteiramente com o Marco, se este bear durar o mesmo ou mais tempo que o anterior, com toda a certeza que vamos ter sinais de inversão mais baixos que os que são considerados actualmente, teoricamente podem ser muito mais baixos, até mais baixos que os 5000 mil pontos que o Marco sugeriu como exemplo. Agora custa imaginar os mercados a cairem mais 50% (por exemplo) mas no início deste ano alguém diria que os mercados cairiam quase 60% em 11 meses?! ou que o BCP, Sonae, Sonae Ind, TDU, etc, cairiam cerca de 80% neste mesmo período?!!
Também concordo com a importância dos 7000 pontos no contexto actual, já o referi na última análise que fiz no blogue!
abraços
artista
Também concordo com a importância dos 7000 pontos no contexto actual, já o referi na última análise que fiz no blogue!
abraços
artista
Editado pela última vez por artista_ em 3/12/2008 1:45, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
_asdrubal_ Escreveu:Já sei que me vais responder coisas do estilo "ah, isto ainda pode cair muito mais e tal e só entro quando recupera". Mas mais tarde ou mais cedo chegará aos 9000 e portanto perderás o lucro do momento actual até aos 9000 onde pretendes entrar.
Bom, eu começo por dizer que pessoalmente não concordo lá muito com os 9000pts. Na minha opinião trata-se de uma entrada algo tardia (mesmo perante o cenário actual). E antes que me peçam alteranativas, eu deixo-as já: acho que faz mais sentido entrar na quebra em alta dos 7000pts (concretização de um duplo-fundo) ou na quebra dos 8000pts (quebra em alta de uma anterior importante suporte).
Mas mais até para o primeiro caso, talvez...
Esperar pelos 9000pts (mesmo no cenário actual) é na minha opinião esperar tempo demais e deixar correr "bull" demais antes de resolver entrar na "onda"!
Contudo, tb tenho de dizer que não concordo totalmente com o teu comentário, pois este tipo de critério de entrada não é coisa que se mantenha imútavel. Por certo, se o mercado continuar a cair por dois anos (e imaginemos que vai aos 4000 pontos ou algo semelhante) é muito pouco provável que o rmcfreitas continue a dizer que só vai entrar nos 9000pts.
O principio de dizer que só se entra qnd quebrar um determinado valor, em si, não está errado. Uma vez que, por norma, esse valor não se mantém imutável no tempo. Geralmente os investidores estão a referir-se a uma referência perante o cenário actual. Mas irão continuar a acompanhar o mercado e conforme este, poderão alterar essas referências.
É esse mesmo exercício que faço em cima e não será correcto pegar nos 7 ou 8000pts que referi em cima e considerar que será sempre esse o valor que defendo aconteça o que acontecer.
Daqui a um ano posso estar a dizê-lo relativamente aos 5000pts...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
rmcfreitas Escreveu:Possivelmente vou entrar quando o PSI ultrapassar a barreira dos 8900 ou 9000 pontos,com fundo santander acções Portugal,e depois esperar uns 6 meses para ver se dá uns eurozitos.
Então se vais entrar nos 9000, porque esperar que chegue a esses valores e não entras já agora ?
Já sei que me vais responder coisas do estilo "ah, isto ainda pode cair muito mais e tal e só entro quando recupera". Mas mais tarde ou mais cedo chegará aos 9000 e portanto perderás o lucro do momento actual até aos 9000 onde pretendes entrar.
- Registado: 4/9/2008 15:20
Boa noite ao forum,artista,Ulisses e PIKAS muito obrigado pelos vossos comentários, e avisos ,para eu ter cuidado quando decidir entrar.
Penso nos fundos investimento precisamente por não ter grandes conhecimentos em acções nem cfd´s.
Possivelmente vou entrar quando o PSI ultrapassar a barreira dos 8900 ou 9000 pontos,com fundo santander acções Portugal,e depois esperar uns 6 meses para ver se dá uns eurozitos.
Um abraço a todos.
Penso nos fundos investimento precisamente por não ter grandes conhecimentos em acções nem cfd´s.
Possivelmente vou entrar quando o PSI ultrapassar a barreira dos 8900 ou 9000 pontos,com fundo santander acções Portugal,e depois esperar uns 6 meses para ver se dá uns eurozitos.
Um abraço a todos.

- Registado: 24/3/2008 0:44
Perder o ânimo ou, neste caso, ganhar o ânimo em relação às posiições curtas.
O que me fez ficar "bearish" na JM foi a quebra daquele crucial suporte na casa dos 4,55 euros. Essa quebra foi semelhante à que identifiquei em Janeiro na maior parte das acções do PSI (e no próprio índice) e que me fez concluir que estavam em "Bear Market". A JM produziu esse sinal com alguns meses de atraso mas, na minha opinião, com o mesmo nível de clareza que as outras acções o fizeram.
É por isso que tenho andado de braço dado com os ursos na JM.
Disclosure: Os meus clientes continuam a possuir posições curtas sobre a Jerónimo Martins.
Um abraço,
Ulisses

O que me fez ficar "bearish" na JM foi a quebra daquele crucial suporte na casa dos 4,55 euros. Essa quebra foi semelhante à que identifiquei em Janeiro na maior parte das acções do PSI (e no próprio índice) e que me fez concluir que estavam em "Bear Market". A JM produziu esse sinal com alguns meses de atraso mas, na minha opinião, com o mesmo nível de clareza que as outras acções o fizeram.
É por isso que tenho andado de braço dado com os ursos na JM.
Disclosure: Os meus clientes continuam a possuir posições curtas sobre a Jerónimo Martins.
Um abraço,
Ulisses
Já agora Ulisses, o que o fez perder o ânimo em relação à JMT? A quebra de importantes suportes ou a quebra da LTd (que não está referida no gráfico)?
Ou, eventualmente, as duas coisas?
Ou, eventualmente, as duas coisas?

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Fica aqui uma actualização dos gráficos da JM. Como mantenho a minha última análise neste tópico vou transcrevê-la.
Deixo aqui uma actualização dos gráficos da JM, acção sobre a qual os meus clientes continuam a deter posições curtas abertas quando da ida da acção ao antigo suporte (nova resistência), tentando aproveitar as quedas da acção.
No último mês tem havido alguma consolidação em torno da casa dos 4 euros. Os touros acreditam que é uma mera pausa naquela fantástica recuperação que fez a acção mais de 25% em apenas 7 sessões, enquanto que os ursos acreditam que continuamos numa fase de distribuição e que o regresso á tendência de médio/longo prazo (descendente) é inevitável.
É importante observar que as sessões de maior volume neste último mês aconteceram sempre em dias de queda. Uma quebra do suporte (ténue) na zona dos 3,75 euros aceleraria o domínio dos ursos e abriria espaço para quedas mais fortes.
Enquanto a zona de resistência continuar a revelar-se sólida, continuo de braço dado com os ursos.
Disclosure: Os meus clientes continuam a deter posições curtas sobre a Jerónimo Martins.
Um abraço,
Ulisses
Deixo aqui uma actualização dos gráficos da JM, acção sobre a qual os meus clientes continuam a deter posições curtas abertas quando da ida da acção ao antigo suporte (nova resistência), tentando aproveitar as quedas da acção.
No último mês tem havido alguma consolidação em torno da casa dos 4 euros. Os touros acreditam que é uma mera pausa naquela fantástica recuperação que fez a acção mais de 25% em apenas 7 sessões, enquanto que os ursos acreditam que continuamos numa fase de distribuição e que o regresso á tendência de médio/longo prazo (descendente) é inevitável.
É importante observar que as sessões de maior volume neste último mês aconteceram sempre em dias de queda. Uma quebra do suporte (ténue) na zona dos 3,75 euros aceleraria o domínio dos ursos e abriria espaço para quedas mais fortes.
Enquanto a zona de resistência continuar a revelar-se sólida, continuo de braço dado com os ursos.
Disclosure: Os meus clientes continuam a deter posições curtas sobre a Jerónimo Martins.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-jm1.GIF (32.71 KiB) Visualizado 8473 vezes
-
- forum-jm2.GIF (41.67 KiB) Visualizado 8473 vezes
-
- forum-jm3.GIF (32.19 KiB) Visualizado 8484 vezes
Boa noite ao forum,tenho acompanhado este belo tópico à uns mesitos,e venho perguntar se quando o PSI20 quebrar a linha de resistência e começar-se a definir o bull,a aposta num fundo investimento
mobiliário acções Portugal será boa ou não?
Primeiro que tudo, acho que as incertezas que persistem na economia ainda vão levar todos os indíces mais para o fundo. Então se aparecer por aí notícias negras, tais como possíveis falências de gigantes mundiais, a queda acelera.
Logo, não sou pessimista, mas acho que ainda não chegamos ao fim do bear.
Por outras palavras: por agora, não há bull para ninguém, muito menos para o PSI.
Quanto à questão em si, pessoalmente acho que, quando o mercado inverter, o investimento em fundos mobiliários é bom.
Sobre isto, importa ter em consideração o seguinte:
O investimento nos mercados mobiliários, por si só, não é um investimento conservador ( daqueles com retorno garantido, tipo pouco mas certo ). É um investimento que pode proporcionar maior retorno, mas com maior risco de perdas substanciais.
E mesmo dentro deste tipo de investimento penso que ainda é possível fazer uma gradação. A aplicação em fundos, dentro do risco, é aquele que oferece menor risco e óbviamente menores retornos; as acções acho que serão o patamar seguinte, digamos risco médio e retornos razoáveis. Por último, de altissimo risco mas com possibilidades de mais-valias extraordinárias ( ou percas totais ) os cfd's e outros produtos muito alavancados.
Agora cada um assume o seu lugar, mediante aquilo que quer ganhar e aquilo que está disposto a perder, a disponibilidade, os conhecimentos e a vontade de passar noites em claro.
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
rcmfreitas,
A nossa Bolsa continua sem mostrar qualquer sinal relevante de força que indique que o "Bear Market" chegou ao fim. Tenho identificado neste tópico os valores de referência que, se forem ultrapassados, nos poderão dar esse sinal, mas estão ainda muito longe...
Quem tem andado a tentar apanhar fundos ao longo de 2009 tem sido completamente esmagado pela força de um "Bear Market".
Quanto ao essencial da tua questão, a resposta é SIM. Se tens poucos conhecimentos sobre Bolsa e se o mercado de acções nacional vive um "Bull Market" essa é uma das opções possíveis e que te dará dinheiro. O problema aqui é mesmo o "timing" e identificares quando estamos em "Bull Market". Por isso comece ia resposta pelo fim.
Um abraço,
Ulisses
A nossa Bolsa continua sem mostrar qualquer sinal relevante de força que indique que o "Bear Market" chegou ao fim. Tenho identificado neste tópico os valores de referência que, se forem ultrapassados, nos poderão dar esse sinal, mas estão ainda muito longe...
Quem tem andado a tentar apanhar fundos ao longo de 2009 tem sido completamente esmagado pela força de um "Bear Market".
Quanto ao essencial da tua questão, a resposta é SIM. Se tens poucos conhecimentos sobre Bolsa e se o mercado de acções nacional vive um "Bull Market" essa é uma das opções possíveis e que te dará dinheiro. O problema aqui é mesmo o "timing" e identificares quando estamos em "Bull Market". Por isso comece ia resposta pelo fim.

Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (35.88 KiB) Visualizado 8668 vezes
-
- forum-psi2.GIF (37.67 KiB) Visualizado 8653 vezes
-
- forum-psi3.GIF (25.23 KiB) Visualizado 8656 vezes
Freitas mas para isso acontecer ainda falta muito, não estou a ver que o bull se possa vir a declarar nas próximas semanas, quem sabe meses!
um abraço
artista
um abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Boa noite ao forum,tenho acompanhado este belo tópico à uns mesitos,e venho perguntar se quando o PSI20 quebrar a linha de resistência e começar-se a definir o bull,a aposta num fundo investimento
Secalhar isto é uma pergunta um bocado tótó,mas não levem a mal.Um abraço a todos.
Secalhar isto é uma pergunta um bocado tótó,mas não levem a mal.Um abraço a todos.
- Registado: 24/3/2008 0:44
A bolsa nacional encerrou a sessão em terreno positivo ao registar um forte avanço nos últimos minutos de negociação. A Portugal Telecom, que avançou mais de 3,5% e o Banco Comercial Português (BCP), foram os títulos que mais impulsionaram. O PSI-20 avançou 1,11% num dia em que as praças europeias também inverteram a tendência negativa.
--------------------------------------------------------------------------------
Lara Rosa
lararosa@mediafin.pt
A bolsa nacional encerrou a sessão em terreno positivo ao registar um forte avanço nos últimos minutos de negociação. A Portugal Telecom, que avançou mais de 3,5% e o Banco Comercial Português (BCP), foram os títulos que mais impulsionaram. O PSI-20 avançou 1,11% num dia em que as praças europeias também inverteram a tendência negativa.
O principal índice nacional encerrou a sessão a negociar nos 6.300,41 pontos com 12 títulos em alta e oito a desvalorizar. Na Europa os principais índices também aliviaram das quedas e algumas praças inverteram também a tendência impulsionadas pela queda dos preços do petróleo que estão a levar as companhias aéreas e as empresas automóveis a valorizar.
No mercado português o destaque vai para a Portugal Telecom (PT) que avançou 3,53% para os 5,803 euros, registando um ganho semanal superior a 9%.
No restante sector das telecomunicações a tendência também foi positiva. A Zon Multimédia valorizou 1,84% para os 3,819 euros e a Sonaecom a ganhar 0,77% para os 1,043 euros, numa sessão em que a família Sonae encerrou em queda.
A Sonae SGPS foi mesmo um dos títulos que mais pressionou o PSI-20 ao recuar 4,64% para os 0,411 euros. Mas os restantes títulos do grupo também registaram fortes quedas com a Sonae Indústria a cair 2,82% e a Soane capital, fora do principal índice, a desvalorizar 3,45%.
A contribuir para os ganhos de hoje esteve o Banco Comercial Português (BCP) que avançou 1,78% para os 0,799 euros.
No entanto a restante banca terminou em terreno negativo e esteve ainda entre os títulos que mais penalizaram a sessão. O Banco Espírito Santo (BES) perdeu 1,03% para os 5,785 euros e o BPI encerrou nos 1,446 euros depois de ter desvalorizado quase 2%.
A pressionar esteve também a Energias de Portugal (EDP) que perdeu 0,93% para os 2,663 euros no dia em que o Morgan Stanley reviu em baixa as estimativas para a eléctrica, o que se traduziu num corte da recomendação e uma diminuição da avaliação das acções para 3,20 euros. Os títulos da EDP chegaram a desvalorizar quase 4%.
Já em tendência contrária esteve a EDP Renováveis, que valorizou 3,38% para negociar nos 4,89 euros, e a Galp Energia, que valorizou 1% para os 8,858 euros. A petrolífera foi hoje alvo de uma análise dos analistas do BPI que consideraram que a conquista do controlo do capital da Enacol pela petrolífera poderá criar novas oportunidades de crescimento na região.
A REN encerrou pouco alterada nos 2,499 euros, no dia em que foi conhecido que a empresa celebrou um contrato de financiamento de longo prazo com o Banco Europeu de Investimento (BEI).
A contribuir para o ganho da bolsa nacional esteve ainda a Jerónimo Martins que terminou a sessão nos 4,09 euros depois de ter valorizado pouco mais de 3,5%.
@JNegócios
Parece que sim
Re: PSI sobe de 0,22% para 1.11% no leilão final .
MCG-ADVOGADOS Escreveu:Segundo o acompanhamento que fiz antes e após o leilão final o psi às 16:30 estaria a 0,22% e às 16:35 já tinha subido 1.11% .
Que grande subida em 5 minutos...
Alguém pode confirmar?
MCG , Bons negócios.
Confirma-se.

Cumprimentos e BN,
- Anexos
-
- Leilao PSI.gif (9.09 KiB) Visualizado 9405 vezes
Life is short, ride hard!!!
PSI sobe de 0,22% para 1.11% no leilão final .
Segundo o acompanhamento que fiz antes e após o leilão final o psi às 16:30 estaria a 0,22% e às 16:35 já tinha subido 1.11% .
Alguém pode confirmar?
MCG , Bons negócios.
Alguém pode confirmar?
MCG , Bons negócios.
- Registado: 18/1/2008 11:34
Ulisses Pereira Escreveu:Poderá ser. Quanto mais tempo isso demorar a acontecer, mais possível é que seja um sinal decisivo. Mas se, por exemlo, agora se desencadeasse um ressalto violento que originasse isso, não me chegaria para achar que estávamos num novo "Bull Market".
Um abraço,
Ulisses
.....porque isso aconteceu em 2003 e ainda fomos mais ao fundo. Correcto?

Deixo uma actualização do gráfico do PSI que não tem grandes novidades. Hoje, com os States fechados, acredito que teremos uma calma tarde na nossa Bolsa como costuma ser tradicional neste género de dias.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (35.81 KiB) Visualizado 6766 vezes
-
- forum-psi2.GIF (25.95 KiB) Visualizado 6762 vezes
-
- forum-psi3.GIF (27.08 KiB) Visualizado 6770 vezes
A questão mais importante não é estar certo ou errado, é sobretudo saber o que fazer quer esteja numa posição ou noutra...
abraços
artista
abraços
artista
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: HFCA, iniciado1, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, MP65, Mr.Warrior, MR32, nbms2012, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006, Zguibz2 e 80 visitantes