Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por EuroVerde » 3/12/2008 15:06

Para dizer ao caldeirão que entrei hoje de novo no BES. Já o tinha feito dos 8 para 8,9. Agora vou aguentar pela última valorização aos 8,4 é a minha meta.
Vamos ver como vai estar no final de Dezembro. :shock:

Registado: 29/11/2007 11:19

A marinar ....

por soso » 3/12/2008 11:45

Tenho para mim 2 cenários para o BES:

1)Está a marinar em torno dos valores actuais(+- 5,60), tal e qual o BCP andou a marinar em volta dos 0,70.
Assim sendo estará iminente uma reacção técnica que no limite o levará a fechar o Gap situado nos 6,55.

2)Quebra o valor psicológico dos 5,50 e então será uma queda brusca.

Como estou investido, acredito na hipótese 1, até porque como não me canso de dizer, um RSI de 20 para uma cotada desta dimensão, será sempre uma questão de tempo até realizar mais valias.

Quando falo em tempo, cada um tem o seu, e no meu caso trata-se de 1 ou 2 semanas,isto é no num prazo relativamente pequeno.

Cumprimentos bolsistas.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

por Hubble » 2/12/2008 22:11

Boas noites.

Eu também não resisti e fiquei com algumas. Parece-me francamente barato, realmente. Já as tive a 12 e tal, parece mentira...

Abraços e BN

Registado: 1/11/2008 0:38

por majomo » 2/12/2008 22:02

Entrei hoje no BES, precisamente com a ideia (errada, do ponto de vista técnico) de que não pode cair mais... :mrgreen:

Ou seja, dos grandes bancos, o BEs é o único que ainda não deu um ressaltozinho..., pelo contrário é descer e descer.

Com os 5,50€ psicológicos decidi entrar para ver o que acontecerá, na certeza que se voltar a fazer mínimos será sinal de saída...

O que mais me intriga é se há alguma noticia "escondida" que esteja a justificar estas descidas superiores aos seus pares...

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Nandor » 2/12/2008 17:03

Obrigado Ulisses...

Não tinha uma análise tão longa, mas de facto, estamos ainda longe. Será que é para lá que caminha...

A ver vamos...

Abraço
----
Quem não quer perder, o melhor é não arriscar...

Registado: 25/10/2008 20:03

por Ulisses Pereira » 2/12/2008 16:04

Nandor, deixo o gráfico de (muito) longo prazo do BES para se constatar que estamos muito longe desse mínimo histórico.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-bes.GIF
forum-bes.GIF (33.42 KiB) Visualizado 13859 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Nandor » 2/12/2008 15:59

Parece que vamos testar um mínimo histórico...
:(
----

[b]Reforço ! (?)[/b]

por soso » 2/12/2008 11:43

Com a cotação a distar de 22% da MA 20, por norma e sempre uma boa oportunidade de negócio.

É verdade que sempre pode cair um pouco mais(5,4xx), mas com 15 velas vermelhas em 16 possíveis, o fundo não pode estar muito distante (julgo eu...).

Assim sendo vou reforçar um pouco esta carteira, sempre com o RSi abaixo de 20!

Cumprimentos bolsistas.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA

por Nandor » 2/12/2008 11:36

Isto não está fácil...

Continua a evidenciar-se nas descidas...
Será que vai manter a resistência nas subidas, conforme tem sido hábito ultimamente...

Entrei a 5,8 depois de já ter tido uma decepção no início de Novembro...
Acho que Dezembro não vai ser fácil.... O pai Natal não deve passar pela Avenida da Liberdade...

Cumprimentos
Nandor :(
----

por Nyk » 27/11/2008 20:00

Governo autoriza BES a emitir dívida com recurso à garantia do Estado
O Governo autorizou a concessão da garantia pessoal do Esatdo ao Banco Espírito Santo, no valor de 1,5 mil milhões de euros com prazo de três anos, revelou a instituição bancária presidida por Ricardo Salgado em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt

O Governo autorizou a concessão da garantia pessoal do Esatdo ao Banco Espírito Santo, no valor de 1,5 mil milhões de euros com prazo de três anos, revelou a instituição bancária presidida por Ricardo Salgado em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O Banco Espírito Santo anunciou hoje que iria efectuar uma emissão de dívida de 1,5 mil milhões de euros, possivelmente ainda este ano, recorrendo à garantia do Estado.À margem da entrega dos prémios BES Inovação, Ricardo Salgado adiantou que “em principio” o valor da emissão será de 1,5 mil milhões de euros e o financiamento será ainda este ano, o no início de 2009.

“Na sequência do comunicado emitido em 24 de Outubro de 2008, o Banco Espírito Santo, S.A. («BES») informa ter sido hoje notificado do Despacho n.º 1024/08-SETF, do Secretário de Estado do Tesouro e Finanças e ainda não publicado em Diário da República, que autoriza a concessão da garantia pessoal do Estado para cumprimento das obrigações de capital e de juros no âmbito de um empréstimo obrigacionista a emitir pelo BES, no montante de até €1.500.000.000,00, com prazo de 3 anos”, sublinha o banco em comunicado.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Nandor » 27/11/2008 17:07

Grato

:wink:
----

por TRSM » 27/11/2008 16:59

Nandor Escreveu:Boas tardes,

Sou muito novato nisto, e nem sequer tenho formação em economia.

Sem querer parecer uma pergunta banal, alguém me consegue identificar razões para que o BES se mostre tão resistente ás súbidas, numa semana em que a banca, de forma geral recuperou um pouco, e hoje tanto o BCP como o BPI seguem acima dos 3%...

Evidencia-se nas descidas e resiste ás súbidas..... :(

Tecnicamente podemos observar o seguinte nos 3 bancos

BCP fez mínimos no dia 21

BPI fez mínimos no dia 25

BES fez mínimos no dia 24, e desde essa data que parece querer formar um fundo de curtíssimo prazo e não me admiraria que a qq momento possa imitar os outros. Qq posição longa tomada nesta zona deve ser bem vigiada e exige uma decisão se vier a perder em fecho os 5,612

Registado: 5/11/2002 11:30

por Nandor » 27/11/2008 16:28

Boas tardes,

Sou muito novato nisto, e nem sequer tenho formação em economia.

Sem querer parecer uma pergunta banal, alguém me consegue identificar razões para que o BES se mostre tão resistente ás súbidas, numa semana em que a banca, de forma geral recuperou um pouco, e hoje tanto o BCP como o BPI seguem acima dos 3%...

Evidencia-se nas descidas e resiste ás súbidas..... :(
----

por jabreu » 25/11/2008 10:09

já foi aos e veio atrás mas está aguentar-se.

Penso se o mercado ajudar volta lá e ainda testará os 6,2.

Vamos ver se o mercado ajuda :mrgreen:
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

por jabreu » 24/11/2008 17:52

reentrei nela...

amanha pelo menos fecha o gap nos 6
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

por nunovc » 24/11/2008 12:55

Venho acompanhado o BES há algumas sessões e também notei a acentuada queda recentemente. No entanto, ainda não me decidi a entrar e continuo à procura de indicadores que justifiquem o timing. Obrigado pela análise, soso.

Registado: 16/5/2008 12:01

[b]BES[/b]

por soso » 24/11/2008 12:35

Não era minha intenção entrar na bolsa por estas alturas...... mas considerando a queda brutal que o BES vem apresentando, conclui:

1)RSI abaixo de 20 sempre foi um bom negócio (para uma cotada desta dimensão)

2)A distância à MA 20 situa-se neste momento acima dos 1,50 euros, i.e, mais de 20% desfazada. Pela análise dos gráficos vejo que só 1 vez atingiu patamares semelhantes, tendo recuperado bastante bem.

3)Os indicadores técnicos estão bastante extenuados:
RSI<20

MACD muito negativo(não tar da chega ao centro da Terra, onde sempre poderá tomar um chazinho com Júlio Verne)

Estocástico a ZERO

Considero a porta de saída um fecho abaixo dos psicológicos 5,50(se bem que nestes valores o RSI-meu principal indicador-deve estar em mínimos seculares.... digo eu....)

Cumprimentos bolsistas.

BES

por rufa » 21/11/2008 12:44

Fitch reafirma rating de longo prazo BES
(21 Nov 2008)

--------------------------------------------------------------------------------

LISBOA, 21 Nov (Reuters) - A agência de rating Fitch reafirmou a notação 'A+' para o 'Long Term Issuer Default Rating (IDR)' do Banco Espírito Santo (BES) <BES.LS>, anunciou a Fitch.

Adianta que a confirmação do rating de longo prazo do banco reflecte a previsão de que as operações bancárias do BES continuem a progredir bem apesar do difícil ambiente económico.

A Fitch reiterou ainda o 'Outlook estável' para o banco, mas reviu em baixa o 'Individual Rating' para 'B/C' do anterior rating de 'B'.

(Por Patrícia Vicente Rua; Editado por Sérgio Gonçalves)

((---Lisboa Editorial 351 21 3509207, lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging: patricia.rua.reuters.com@reuters.net))

Cumps.

Registado: 29/11/2007 12:52

por Nyk » 21/11/2008 12:35

BES confirma pedido de aval do Estado mas não revela valor
O Banco Espírito Santo (BES) assumiu o pedido de aval ao Estado, não tendo Ricardo Salgado avançado com o valor da garantia solicitada.

Alexandra Machado
amachado@mediafin.pt

O Banco Espírito Santo (BES) assumiu o pedido de aval ao Estado, não tendo Ricardo Salgado avançado com o valor da garantia solicitada.

“O BES foi o primeiro banco que disse iria pedir o aval”, disse Ricardo Salgado à margem do 3º Conselho para a Globalização, a decorrer na Penha Longa, explicando que o pedido foi entregue, mas o montante ainda “está a ser ponderado”.

Sobre o BPP, Ricardo Salgado disse apenas que o BES “tem optado pelo crescimento orgânico e que vai continuar a seguir essa estratégia”. Ricardo Salgado afasta assim qualquer interesse em comprar o banco liderado por João Rendeiro.

Ainda em relação ao BES, Ricardo Salgado garantiu que não vai recorrer aos 4 mil milhões de euros que o Governo disponibilizou para possíveis aumentos de capital dos bancos portugueses e garantiu que os accionistas do banco “sempre ocorreram aos aumentos de capital e a história permite demonstrar a vontade dos accionistas”. Ricardo Salgado lembrou ainda que o banco tem realizado aumentos de capital a cada três anos e sempre com os accionistas a ocorrerem.

De qualquer forma, Ricardo Salgado mantém a intenção de lançar um conjunto de medidas para reforçar os rácios de capital do banco.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

Re: BES

por Mastergest » 20/11/2008 15:25

rda Escreveu:Essas definições qualquer um que por aqui anda as sabe, ou tem uma ideia... No entanto elas são realmente úteis aos investidores se souberem identifica-las nos gráficos, o que nem todos sabem pelo que tenho visto. Se leres um pouco mais de sobre analise técnica talvez percebas que essa definição é um pouco vaga.

Aparte de conceitos, sinceramente não identifico suportes para o BES.

Quanto ao valor da acção, não é de opiniões é mais de factos. É verdade que os administradores transmitem confiança ao investir pessoalmente em acções da empresa, o que se percebe atendendo a que esta acção já desvalorizou 50% este ano e a sua situação não deve ter piorado assim tanto :shock: ... Os resultados continuam a ser bons, os niveis de solvabilidade é um pouco teorico mas vamos acreditar que é aquele (que remedio, não há outra solução. Achas que o banco sabe o verdadeiro risco de credito de todos os clientes?)... De um modo geral é um banco seguro e que irá gerar muito dinheiro por muitos anos.

Nota: Relativamente à frase o risco está e estará sempre presente acho que é a mesma coisa que dizeres que todos os humanos, sem excepções, são mortais
Não é novidade para ninguem que todas as possiveis aplicações de dinheiro expõem-se a riscos. Mesmo se o guardares em casa têm o risco de seres asaltado, tens o risco da inflação, etc. Não há aplicações de risco zero. Se o risco do BES é mais baixo que os outros bancos, é possivel no entanto nada te garante que se comprares hoje acções do BES baratas não irás ficar com essas acções baratas durante dois/tres.. anos... e no final do teu prazo de investimento ganhas nada ou muito pouco.

Boa tarde a todos,

Caro rda,

Compreendo o teu raciocínio.

Reparo, também, que estás familiarizado com tudo o que disse, o que é óptimo. Garanto-te porém que, muitos investidores, mesmo muitos, não sabe nada, repito,nada, daquilo que foi dito. Posto isto e vendo que não te posso ajudar, a ti, uma vez que, a mim os meus conhecimentos me têm ajudado, e muito. Espero que encontres a informação que tanto procuras.

Cumprimentos e bons negócios.

Registado: 3/2/2008 14:58

por rda » 20/11/2008 0:47

Essas definições qualquer um que por aqui anda as sabe, ou tem uma ideia... No entanto elas são realmente úteis aos investidores se souberem identifica-las nos gráficos, o que nem todos sabem pelo que tenho visto. Se leres um pouco mais de sobre analise técnica talvez percebas que essa definição é um pouco vaga.

Aparte de conceitos, sinceramente não identifico suportes para o BES.

Quanto ao valor da acção, não é de opiniões é mais de factos. É verdade que os administradores transmitem confiança ao investir pessoalmente em acções da empresa, o que se percebe atendendo a que esta acção já desvalorizou 50% este ano e a sua situação não deve ter piorado assim tanto :shock: ... Os resultados continuam a ser bons, os niveis de solvabilidade é um pouco teorico mas vamos acreditar que é aquele (que remedio, não há outra solução. Achas que o banco sabe o verdadeiro risco de credito de todos os clientes?)... De um modo geral é um banco seguro e que irá gerar muito dinheiro por muitos anos.

Nota: Relativamente à frase o risco está e estará sempre presente acho que é a mesma coisa que dizeres que todos os humanos, sem excepções, são mortais
Não é novidade para ninguem que todas as possiveis aplicações de dinheiro expõem-se a riscos. Mesmo se o guardares em casa têm o risco de seres asaltado, tens o risco da inflação, etc. Não há aplicações de risco zero. Se o risco do BES é mais baixo que os outros bancos, é possivel no entanto nada te garante que se comprares hoje acções do BES baratas não irás ficar com essas acções baratas durante dois/tres.. anos... e no final do teu prazo de investimento ganhas nada ou muito pouco.

Registado: 22/2/2008 23:45

por Ulisses Pereira » 19/11/2008 14:16

6,77 em Outubro. Mas um mínimo, por si só, não deve ser considerado suporte, sobretudo numa tendência descendente.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

BES

por Mastergest » 19/11/2008 13:59

Bom dia Ulisses,

Não disse 6,7€, disse 6,7...€ creio que 6,76€, atingido em Outubro, cosiderei-o um pequeno suporte.

Penso que não estará errado, o que dizes?

Abraço

por Ulisses Pereira » 19/11/2008 13:32

Master, não percebi de onde apareceu o valor dos 6,7 euros. Por quê um suporte? Nos gráficos não vejo nenhum sinal que os 6,7 devam ser considerados um suporte. Como chegaste a esse valor?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Mastergest » 19/11/2008 13:28

rda Escreveu:Obrigado pela ajuda... Deixou-me bastante esclarecido essa tua ideia.

Já agora podias era explicar melhor esse suporte que falas dos 6,7... E Porquê o valor é baixo.

Bom dia a todos,

Caro rda,

Como disse no meu tópico: "Desculpem a simplicidade do comentário." No entanto, o suporte que lá mencionei existe.

Suporte: Região na qual o interesse de comprar é grande, superando a pressão vendedora, o movimento de queda tende a parar. (6,7...€ era um suporte)
Resistência: Região na qual o interesse de vender é grande, superando a pressão compradora, o movimento altista tende a parar.

O suporte que expus ontem, foi hoje quebrado, no entanto, pode não segnificar nada, se assim for o próximo será na zona dos 6,5...€.

Quanto à minha opinião sobre o valor é "baixo". De se notar que o mercado de capitais é variável e temporal. Por exemplo, sem grandes estudos, se virmos o mínimo das últimas 52 semana 6,64€, os resultados apresentados, o potêncial de crescimento, o investimento do administrados do banco em 28000 acções... Já são alguns indicadores de uma possível, repito possível recuperação de curto prazo. Acrescento, ainda, que na minha opinião,a médio/longo prazo será um investimento mais rentável. (Atenção: o risco está e estará sempre presente.)

Cumprimentos.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Kooc, leao, Majestic-12 [Bot] e 35 visitantes