Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A propósito do topico dos alunos de Fafe

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mais_um » 25/11/2008 13:29

Fiquei com a sensação que tinham concluido o processo, mas pode me ter escapado alguma coisa.

Podes ouvir com os teus ouvidos, .... :mrgreen: :mrgreen:

http://tsf.sapo.pt/paginainicial/audioe ... id=1049513

Sobre o facto de não conheceres nenhum professor que não seja competente, costumas assitir às aulas deles? Analisas os testes e as notas que dão? No agrupamento onde sou presidente da associação de pais tenho 2 casos de professores que agrediram alunos, tenho a certeza que eles não andam a dizer aos colegas que andam a bater nos seus alunos...

Se leres os meus comentários nunca me pronuciei sobre a avaliação, se estiveres interessado em saber a minha opinião, diz-me que eu envio-te MP.

Um abraço

Registado: 14/11/2008 0:48

por artista_ » 25/11/2008 12:57

mais_um Escreveu: Quando leio os comentários dos professores fico a ideia que são todos excelentes e que trabalham todos imenso e que se preocupam muito com os alunos, quando todos nós sabemos que não é verdade. Um pouco de realismo não vos ficava mal, reconhecerem que há professores incompetentes, que tratam mal os alunos e que estão a borrifar-se se estes aprendem ou não, só aumentava a vossa credibilidade, assim acabam por serem todos colocados no mesmo saco pelo cidadão comum.

Eu não me lembro de ver ninguém aqui, ou noutro lado, referir que todos os professores são bons ou excelentes, parece-me que essa consciência existe... em relação à competência tinhamos muito que discutir, embora seja verdade que, como em todas as profissões há professores que não são competentes e estou a falar não porque conheça algum, mas porque terá obrigatoriamente de haver... também é preciso ter consciência que um professor pode não ser excelente e ser competente!

mais_um Escreveu:Hoje vinha a ouvir a TSF, sobre o protesto dos professores no norte, ouvi o sindicalista a dizer que nenhuma escola estava a fazer a avaliação e depois a TSF entrevistou uma professora de uma escola 2 e 3 ciclo da Povoa do Varzim, que já tinham concluido o processo de avaliação, embora no inicio tenha sido confuso. Esta escola tem uma taxa de abandono proximo do zero, entrevistaram os pais e só ouvi dizer bem. Tira as tuas conclusões

Em relação a isto eu desconheço que exista uma escola que seja que tenha concluído o processo, provavelmente estás a falar de uma escola em que já foram entregues os objectivos individuais de cada professor, não da conclusão do processo...

Se houve uma que concluiu (tenho quase a certeza que não) gostava muito de saber como é que resolveram uma carrada de problemas que já aqui foram abordados... embora se possa por a hipótese de em milhares de escolas haver um que não tem uma única situação porblemática que invariavelmente se coloca em todas as escolas, digamos que seria a excepção que confirma a regra...

E, já agora, ainda pensas que o modelo é praticável??! é que o próprio ministério reconheceu que tinha erros técnicos graves!!

Obviamente, e como já referi, penso que a luta agora atingiu outros níveis, penso que não há quem queira negociar com esta ministra, ou pelo menos quem esteja disponível para lhe facilitar a vida... também já disse que acho que ela merece pela arrogância, pelas mentiras, por tudo o que tem feito aos professores, mas é apenas a minha opinião!

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por mais_um » 25/11/2008 11:42

artista Escreveu:
mais_um Escreveu: estas situações em nada contribuiem para melhorar a imagem dos professores e a qualidade do ensino.

Em conversa, os meus amigos professores acabam por admitir que antes existia muitos abusos, isso por si só apenas moraliza a situação mas não resolve o problema de fundo que é ensinar os alunos.
A maioria dos professores não se preocupa com isso, mas não é de agora, já acontecia quando eu andei na escola, só que agora está pior, bem pior.

Tu também tens uma imagem dos professores que é a tua, obviamente que quando dizes que são a maioria dos professores que fazem isso não tens qualquer dado concreto que apoie isso, é apenas a tua idéia, eu não vou contrapor porque não sei que percentagem faz isso ou não?!

abraço

artista

Claro que não ando a fazer um estudo aprofundado sobre o assunto, também reconheço que normalmente vem à memoria mais facilmente os aspectos negativos e esquecemos os aspectos positivos.

Podemos dizer que a legislação não é adequada, que os programas são isto e aquilo, que as escolas não tem condições, etc...no entanto o que é certo é que há escolas em que tem bons resultados (bons resultados não é só ter 5 ou 20)uma organização que funciona, etc, e outras mesmo ao lado não, a unica coisa que muda são os funcionários não docentes e os docentes. Quando leio os comentários dos professores fico a ideia que são todos excelentes e que trabalham todos imenso e que se preocupam muito com os alunos, quando todos nós sabemos que não é verdade. Um pouco de realismo não vos ficava mal, reconhecerem que há professores incompetentes, que tratam mal os alunos e que estão a borrifar-se se estes aprendem ou não, só aumentava a vossa credibilidade, assim acabam por serem todos colocados no mesmo saco pelo cidadão comum.

Hoje vinha a ouvir a TSF, sobre o protesto dos professores no norte, ouvi o sindicalista a dizer que nenhuma escola estava a fazer a avaliação e depois a TSF entrevistou uma professora de uma escola 2 e 3 ciclo da Povoa do Varzim, que já tinham concluido o processo de avaliação, embora no inicio tenha sido confuso. Esta escola tem uma taxa de abandono proximo do zero, entrevistaram os pais e só ouvi dizer bem. Tira as tuas conclusões

Um abraço

por artista_ » 25/11/2008 11:00

mais_um Escreveu: estas situações em nada contribuiem para melhorar a imagem dos professores e a qualidade do ensino.

Em conversa, os meus amigos professores acabam por admitir que antes existia muitos abusos, isso por si só apenas moraliza a situação mas não resolve o problema de fundo que é ensinar os alunos.
A maioria dos professores não se preocupa com isso, mas não é de agora, já acontecia quando eu andei na escola, só que agora está pior, bem pior.

Tu também tens uma imagem dos professores que é a tua, obviamente que quando dizes que são a maioria dos professores que fazem isso não tens qualquer dado concreto que apoie isso, é apenas a tua idéia, eu não vou contrapor porque não sei que percentagem faz isso ou não?!

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por AikyFriu » 25/11/2008 10:58

mais_um Escreveu:....

... não será por minha causa que este tópico será bloqueado... PONTO FINAL
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

por mais_um » 25/11/2008 2:38

AikyFriu Escreveu:
mais_um Escreveu:
AikyFriu Escreveu:Não tenho que te provar nada (nem sei como fazé-lo) mas afirmo que conheço centenas de professores e nenhum foi impedido de chegar ao 8º escalão devido a essa prova. Claro que tu, como deste aulas durante um ano, deves saber melhor do que eu... afinal só estou no ensino há 23 anos...

Certo, a minha irmã está à 27 anos, como deves calcular acredito nela e não acredito em ti, alem disso, a maior parte dos professores nem tentavam ir para o 8º escalão, dava muito trabalho......

Não eras tu que me pedias para fundamentar as respostas? belo fundamento... a tua irmã disse-te, inventas, não sabes ler um gráfico, lês apenas o que queres, tens ideias pré consebidas que tomas como verdades absolutas... não vale a pena continuar... por mim o assunto está encerrado.

Cumprimentos

Certo, é engraçadissimo, és professor e nem sequer sabes a carga horária dos alunos, deves ser mais um que faz da profissão um hobi.. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por mais_um » 25/11/2008 2:35

artista Escreveu:Mais_um não respondeste a mais uma pergunta minha, quando é que foi esse "mitico" ano em que deste aulas!?

Respondi-te só que não referi o ano, dei aulas em 2003/2004.

Sei que há mais trabalho, a minha irmã faz questão de lembrar-me sempre que falamos sobre o tema. Eu só refiro a questão das férias encapotadas pelo facto de queixarem-se que tem muito trabalho mas esquecerem-se desses dias.

Ninguém fica rico a dar aulas, foi por isso que eu não quis continuar a ser professor, ainda era muito cedo para ir para a "pré-reforma", não sou rico, mas cá fora ganho bastante mais. Dei aulas um ano para fazer a experiencia, gostei de dar aulas, não gostei do ambiente de escola, muitos professores com 2 profissões em que a escola acaba por ser um hobi, penso que estas situações em nada contribuiem para melhorar a imagem dos professores e a qualidade do ensino.

Um abraço

EDITADO: Os pais também não ajudam.....
Editado pela última vez por mais_um em 25/11/2008 2:41, num total de 1 vez.

por AikyFriu » 25/11/2008 2:24

mais_um Escreveu:
AikyFriu Escreveu:Não tenho que te provar nada (nem sei como fazé-lo) mas afirmo que conheço centenas de professores e nenhum foi impedido de chegar ao 8º escalão devido a essa prova. Claro que tu, como deste aulas durante um ano, deves saber melhor do que eu... afinal só estou no ensino há 23 anos...

Certo, a minha irmã está à 27 anos, como deves calcular acredito nela e não acredito em ti, alem disso, a maior parte dos professores nem tentavam ir para o 8º escalão, dava muito trabalho......

Não eras tu que me pedias para fundamentar as respostas? belo fundamento... a tua irmã disse-te, inventas, lês apenas o que te interessa, tens ideias pré consebidas que tomas como verdades absolutas... não vale a pena continuar... por mim o assunto está encerrado.

Cumprimentos
Editado pela última vez por AikyFriu em 25/11/2008 10:56, num total de 1 vez.
... de perder dinheiro

por artista_ » 25/11/2008 2:03

mais_um Escreveu:As principais vantagens eram: "ter muito tempo livre e não aturar chefes", as desvantagens eram: "não ganhar muito e ter que aturar os fedelhos"

Mais_um não respondeste a mais uma pergunta minha, quando é que foi esse "mitico" ano em que deste aulas!?

Partindo do princípio que já deste aulas há alguns anos, peguei nesta tua idéia para te dizer que hoje o trabalho é muito maior, os fedelhos estão cada vez piores e os professores ganham ainda menos... e o professor não tem muito tempo livre, tem é um horário muito mais flexivel, com a vantagem de poder adaptar o seu horário a outras actividades (como uma ida ao Algarve como referes) mas por outro lado tem a desvantagem de levar o seu trabalho para todo o lado, de sair do local de trabalho e continuar a ter uma série de coisas para preparar, alguns amigos meus dizem-me, "vocês têm sempre uns dias de férias no Natal e na Páscoa", é verdade, mas nas 2/3 semanas antes desses dias um professor trabalha de manhã à noite para poder ter prontas as avaliações e todo o trabalho necessário para as reuniões, os que são directores de turma então...

abraço

artista

por mais_um » 25/11/2008 1:17

AikyFriu Escreveu:Onde é que está a contradição? eu não disse que não havia pausa das actividades escolares dos alunos... lê o que escrevi... numa coisa tens razão: em cada 7 anos havia 2 com 5 dias de interrupção.

A questão é que os professores aproveitavam esses dias para ir para o algarve (não todos como é obvio) em vez de utilizarem para o fim que foram criados, essa pausa esteve em vigor durante 5 anos, não se tendo traduzido em qualquer melhoria dos resultados.

AikyFriu Escreveu:Não sei onde foste buscar esses dados, mas eles estão errados, basta fazer as contas:
- um aluno do 1º ciclo entra às 9h00 na escola e sai às 17h00 (ou mais tarde), considerando 1 hora de almoço está na escola 7 horas por dia, 35 horas por semana, considerando 35 semanas por ano (38 - 3 para feriados e outros) temos 1225 horas anuais na escola. Nos teus quadros não existe nenhum país com tantas horas.

mais uma vez estás errado, confundes actividades de enriquecimento curricular com aulas, tenho um filho no 4ºano e ele não vai a todas actividades, como professor era suposto saberes que não é obrigatório e acrescento que o almoço é 1:30, tem 5 horas de aulas por dia.

AikyFriu Escreveu:- até ao 9º ano faço também umas continhas: nos quadros dizem que os alunos têm menos de 913 horas de aulas. 913 a dividir por 35 semanas dá 26 horas por semana dividindo por 5 dá 5,2 horas por dia... quem acompanha o horário do 2ºou 3 ciclo sabe que isto é falso

Tens a certeza que és professor? Sabes fazer contas?

Deixo-te aqui um link de um horario de uma turma do 2º ciclo, desconta a Religião e Moral que não é obrigatória e vês que bate certo

http://www.ebs-santamaria.pt/images/sto ... ios/5a.pdf

AikyFriu Escreveu:esquecendo isto e analisando apenas os dados que apresentaste: na antepenultima folha tens o total de horas de aulas de cada aluno. Surpresa: na europa, com mais horas que Portugal só há: Grécia, Reino Unido, França, Bélgica e Itália.

Hum...não deves ser professor de matematica, eu olho para a tabela (TD1.1) e vejo os seguintes paises com mais horas que o nosso, no 9º ano (15 anos) :
Austria, Belgica, Republica Checa, Dinamarca, Finlandia, França, Alemanha, Grecia, Islandia, Italia, Noruega e Espanha

Caro tu é que disseste:

"um dos problemas do ensino é que as escolas se tornaram armazéns de alunos e não locais de ensino (por alguma coisa a carga horária semanal dos nossos alunos não têm paralelo na europa).."

Paises mais evoluidos e com melhores resultados tem um carga horaria superior ao nosso, ao contrário do que tu afirmaste

AikyFriu Escreveu:Aumentou os custos? como? não aumentou os resultados dos alunos? fizeste um estudo ou foi a olho?

Os custo aumentaram quando acabaram com o exame de acesso ao 8º escalão e não com a semana extra de "ferias" dos professores

AikyFriu Escreveu:
A avaliação dos professores pouco tem a ver com a progressão na carreira (vê os post já colocados)

Tu é que estás a misturar avaliação com progressão, nunca me pronuciei sobre a avaliação....

AikyFriu Escreveu:
mais_um Escreveu:
AikyFriu Escreveu:

Como já te disse n vezes, é exactamente o contrário... os professores são os únicos que se preocupam com o sistema de ensino.

Até pode ser verdade mas se estão precocupados não se nota, sou todo olhos para ler as tuas propostas para resolver os problemas do nosso sistema de ensino

Alguma vez algum Ministério da Educação procurou ouvir os professores?

Sim, por exemplo o novo ECD foi objecto de negociações com os sindicatos (representam os professores) durante 2 anos e foi alterado 7 vezes até à versão final, assim como o sistema de avaliação, aparentemente os professores andaram a dormir durante 2 anos

AikyFriu Escreveu:Foste professor ou deste umas aulas? se ser professor é assim tão bom porque é que não continuaste?

Nunca disse que era bom ser professor, tem vantagens e desvantagens, ouvi muitas vezes na sala de professores colegas a enumerarem essas vantagens e desvantagens.

As principais vantagens eram: "ter muito tempo livre e não aturar chefes", as desvantagens eram: "não ganhar muito e ter que aturar os fedelhos"

Cumprimentos,

por AikyFriu » 24/11/2008 20:28

mais_um Escreveu:
AikyFriu Escreveu:
Por mim acho que a próxima luta dos professores deveria ser um horário de trabalho de 40 horas na escola (eu sei que actualmente o horário oficial é "35"!).

Sim, também concordo, mas não esquecer que como todos os outros trabalhadores deviam só ter direito a 22 ou 25 dias uteis de férias. Assim deviam ir todos os dias à escola, mesmo na semana a seguir ao Natal, à Pascoa, Junho, Julho, etc

OK... está combinado... mas...
- quero poder ter férias fora do mês de Agosto
- quero ir de féria sem as ter que interromper porque a escola precisa de mim
- quero ter o direito de não levar trabalho da escola para casa
- não quero a responsabilidade de me deslocar para ir buscar exames no meus carro
- quero ter formações no meu horário de trabalho
- quero que me paguem horas extraordinárias (ou ajudas de custo) quando vou em actividades com os meus alunos fora do concelho
- quero puder trabalhar com material da escola em vez de desgatar o meu material (até as lâmpadas do MEU projector de vídeo eu pago)
- queria tanta coisa que é normal nas outras profissões
- quero que me paguem (ou descontem no horário) as horas que perco a fazer exames de disciplinas que nunca dei...
- quero ter as formações que preciso, e não as que me querem impingir
- quero que as formações recebidas por pessoas qualificadas contem para a minha avaliação
- ...

Como vês, se calhar até estamos de acordo (ou não?)

Um abraço
... de perder dinheiro

por Nyk » 24/11/2008 20:14

Educação: Alunos classificam docente hoje distinguida com o Prémio Nacional do Professor como "diferente"

Porto, 24 Nov (Lusa) - Os alunos de Jacinta Moreira, a docente da Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto, que hoje recebeu o Prémio Nacional do Professor, dão-lhe a classificação de 17 valores considerando-a "diferente dos outros professores".

tamanho da letra ajuda áudio
enviar artigo
imprimir
"A maneira como a professora Jacinta dá as aulas é diferente dos outros professores porque usa muito a Internet", disse Liliana Queirós, aluna do 11º ano da Escola Secundária Carolina Michaelis, em declarações à Lusa.

Os alunos do 11º ano caracterizam a professora como "simpática e amiga" e sustentam que ela "interage e puxa" por eles.

"As aulas são muito dinâmicas e evoluídas", afirmou Fábio Silva.

O aluno sustentou que "como usam muito a Internet isso acaba por ajudar na aprendizagem porque quem estiver interessado pode aprender mais indo ao site".

A professora de Biologia e Geologia, hoje premiada, usa a plataforma `moodle` na Internet como fórum de discussão com os alunos.

"A professora coloca na Internet os apontamentos, os exercícios e tira dúvidas, assim é mais fácil estudar", salientou Hélder Ferreira, também em declarações à Lusa.

"É uma excelente profissional, ainda é jovem e dá-se bem connosco", acrescentou o jovem.

Os alunos da professora premiada dão-lhe a classificação de 17 valores, acrescentando que "este é o primeiro ano" que têm aulas com a docente.

"Este é o primeiro ano que temos aulas com a professora Jacinta, ainda não conhecemos muito bem o trabalho que ela fez nos outros anos, mas numa escala de zero a 20, talvez 17 valores", disse Filipa Neves.

Na segunda edição do Prémio Nacional de Professores foram premiados cinco docentes, um na categoria Prémio Nacional de Professores (Jacinta Moreira), e os restantes nas quatros categorias de mérito Carreira (Afonso Rema), Inovação (Carlos Pinheiro), Liderança (João Paulo Mineiro) e Integração (José Rocheta).

Os candidatos à atribuição do Prémio Nacional de Professores ou dos prémios de Mérito foram propostos pelos estabelecimentos de ensino ou por um grupo constituído por um mínimo de 50 docentes.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por AikyFriu » 24/11/2008 20:13

mais_um Escreveu:
AikyFriu Escreveu:Claro que tu tens números para provar o que afirmas, ou é só palpite?
Eu estou na carreira desde 85, conheço centenas de professores e não conheço nenhum a quem essa prova tenha impedido de chegar ao 8º escalão. Essa é mais uma afirmação falsa....

Prova-me que é falsa, sou todo olhos....

Não tenho que te provar nada (nem sei como fazé-lo) mas afirmo que conheço centenas de professores e nenhum foi impedido de chegar ao 8º escalão devido a essa prova. Claro que tu, como deste aulas durante um ano, deves saber melhor do que eu... afinal só estou no ensino há 23 anos...

mais_um Escreveu:
AikyFriu Escreveu:Mais uma inverdade... nessa semana havia um feriado e haviam as reuniões intercalares... nenhum professor tinha mais do que 1 ou 2 dias sem ir à escola. Normalmente esses dias eram utilizados para preparar aulas, corrigir/fazer testes, etc... Para os alunos era uma óptima altura para recarregar baterias.

Podes verificar que as pausas em questão tinham a duração de 1 semana, tendo 4 dia uteis só quando o 1º de Novembro era durante a semana.

Onde é que está a contradição? eu não disse que não havia pausa das actividades escolares dos alunos... lê o que escrevi... numa coisa tens razão: em cada 7 anos havia 2 com 5 dias de interrupção.

Não percebo o que é que o link tem de útil para esta questão...

Para tua informação em França (que não tem o "desenvolvimento" do Chile, mas é mais desenvolvido do que nós :twisted: ) existem 4 paragens das actividades lectivas: 1 semana em Outubro, Natal (15 dias), Inverno (1 semana em Fevereiro/março) e Primavera (15 dias).

mais_um Escreveu:
AikyFriu Escreveu:Mas penso que tu tocaste no ponto sensível... o pânico dos pais... um dos problemas do ensino é que as escolas se tornaram armazéns de alunos e não locais de ensino (por alguma coisa a carga horária semanal dos nossos alunos não têm paralelo na europa)...

Mais uma vez estás equivocado, só gostava de saber se o fazes por falta de rigor ou se estás atentar passar fazer passar por parvos quem lê os teus comentários.
http://ocde.p4.siteinternet.com/publica ... P1G023.xls

Não sei onde foste buscar esses dados, mas eles estão errados, basta fazer as contas:
- um aluno do 1º ciclo entra às 9h00 na escola e sai às 17h00 (ou mais tarde), considerando 1 hora de almoço está na escola 7 horas por dia, 35 horas por semana, considerando 35 semanas por ano (38 - 3 para feriados e outros) temos 1225 horas anuais na escola. Nos teus quadros não existe nenhum país com tantas horas.

- até ao 9º ano faço também umas continhas: nos quadros dizem que os alunos têm menos de 913 horas de aulas. 913 a dividir por 35 semanas dá 26 horas por semana dividindo por 5 dá 5,2 horas por dia... quem acompanha o horário do 2ºou 3 ciclo sabe que isto é falso

- para o 10º ano não apresenta resultados, mas também se pode fazer umas contas: 16 horas formação geral + 18 formação específica (se a disciplina tives desdobramento é mais) dá 34 horas por semana, multiplicando por 32 semanas (há exames, logo as aulas acabam mais cedo) dá 1088 horas anuais.

--- esquecendo isto e analisando apenas os dados que apresentaste: na antepenultima folha tens o total de horas de aulas de cada aluno. Surpresa: na europa, com mais horas que Portugal só há: Grécia, Reino Unido, França, Bélgica e Itália.

mais_um Escreveu:
AikyFriu Escreveu:Aumentou os custos? como? não aumentou os resultados dos alunos? fizeste um estudo ou foi a olho?

Mais uma vez as estatisticas estão disponiveis no Eurostat e na OCDE

A pergunta foi: como é que essa semana de féria aumentou os custos? o que originou esses gastos? não discuto se os resultados tiveram alteração, pois não tenho dados para isso.

mais_um Escreveu:
AikyFriu Escreveu:Porquê o ordenado do professor é para aqui chamado?
Quando os professores falam da progressão na carreira, estão a falar unica e exclusivamente de dinheiro.

A avaliação dos professores pouco tem a ver com a progressão na carreira (vê os post já colocados)

mais_um Escreveu:
AikyFriu Escreveu:]
Como já te disse n vezes, é exactamente o contrário... os professores são os únicos que se preocupam com o sistema de ensino.

Até pode ser verdade mas se estão precocupados não se nota, sou todo olhos para ler as tuas propostas para resolver os problemas do nosso sistema de ensino

Alguma vez algum Ministério da Educação procurou ouvir os professores?

mais_um Escreveu:Já agora, não sei se lestes um comentário anterior, mas eu já fui professor, conheço bem o meio, por isso não vale a pena perderes tempo a mandar-me areia para os olhos.

Foste professor ou deste umas aulas? se ser professor é assim tão bom porque é que não continuaste? Chegaste a reparar que nem todas as displinas necessitam do mesmo tempo de preparação...

Quanto à areia para os olhos, não é necessário... ou tens os olhos fechados os não queres ver.

mais_um Escreveu:Também agradeço que quando fizeres uma afirmação a fundamentes devidamente

Como tu o fazes? lol
Lê o post que deu origem a este.

Um abraço
... de perder dinheiro

por keijas » 24/11/2008 20:03

stressado Escreveu:Daí que estes não terão outro remédio senão cerrar fileiras e correr com o trio até ao mar. Pode ser que um tubarão esfomeado tropece neles e os almoce. Que lhe façam bom proveito!
Carlos A. Silva

Esta tá demais!!
Um abraço

Boas
com este post que encerra desta forma, vêm dar razão a quem pensa que o objectivo não é o fim da avaliação, mas sim "correr com o trio até ao mar".
Já lá vai o tempo em que o pessoal não via o que estava por traz de algumas reinvidicações, têm sido tantas que já as entendemos.
Para algumas siglas que se dizem democráticas esta é a unica forma de se fazerem ouvir,sempre sonharam tomar o poder pela força.O ultímo post é claro.
Este assunto já está a ficar com um odor desagradável.
keijas

Registado: 17/5/2008 19:41

por stressado » 24/11/2008 19:25

A TRUTA

Qual Nemo, qual Pi? O peixe mais famoso deste jardim à beira mar plantado não dá à barbatana nas águas do oceano, mas num modesto córrego de montanha. É uma velha truta, cínica e dura, que governa uma boa parte dos espécimes piscícolas do dito Riacho. Segundo uma versão veiculada por certas más-línguas (de bacalhau), a dita criatura militou, em jovem, nas minguadas hostes que vão mantendo acesa a chama do ideal libertário. No entanto, depois de um longo e tortuoso percurso, em que a sua ascensão académica foi inversamente proporcional à coerência ideológica, a dita truta acabou por se render ao doce fascínio do poder, aceitando um cargo ministerial. Constituiu uma trupe de ajudantes reverentes e acéfalos, entregando o comando intermédio a dois carapaus de corrida manhosos. E assim ficou a velha a mandar nos seus iguais, que passou a tratar com a desfaçatez e sobranceria próprias de quem ascende a tão altos cargos.
Ora, a dita cuja teve uma autêntica epifania quando tropeçou num obscuro manual de culinária dos tempos da «outra senhora». Depois de ler e reler as bolorentas receitas, capazes de encher de colesterol maléfico as artérias de um asceta vegetariano, a agora ministra decidiu do tratamento a dar aos outros peixes seus subordinados para poderem circular no tal Riacho de montanha. Primeiro, dividiu-os em dois cardumes diferenciados. Uns seriam peixes-titulares, os outros apenas peixes-peixes. Os primeiros mandariam nos segundos e os segundos obedeceriam aos primeiros. Para além disso, seriam todos, sem excepção, sujeitos a um processo culinário complexo e burocrático em que o principal procedimento raiava a mais perversa crueldade: seriam, entre outras coisas, «grelhados» até à exaustão.
A princípio, as outras trutas, bogas, barbos, ruivacos e afins nem sabiam que pensar nem que dizer. Examinaram e dissecaram as arrevesadas directivas da truta e seus carapaus de estimação e chegaram à triste conclusão de que esta, ao contrário dos discursos inflamados, não estava absolutamente nada interessada na melhoria da qualidade do seu desempenho natatório. O seu propósito era apenas o de poupar uns tostõezitos no orçamento do governo carnívoro de que fazia parte.
Os visados começaram por esboçar alguns protestos tímidos, que suscitaram um violento contra-ataque da velha truta cínica e dura. Intentou até virar contra estes a restante fauna aquática da região, embora com reduzido sucesso.
Até que, recorrendo ao seu direito à indignação, os condenados à que ficou conhecida como «tortura da grelha» decidiram manifestar-se publicamente.
Cem mil. É verdade. Cem mil trutas, bogas, barbos, ruivacos e afins inundaram as artérias do Riacho num ruidoso protesto. Mas, por incrível que pareça, a velha não desarmou. Ela, na infalibilidade da sua imensa sabedoria, decidira que seriam «grelhados» e «regrelhados» e não havia retorno da decisão.
Veio o Verão, a migração sazonal, a desova e restantes etapas da proliferação das espécies exóticas e endémicas e a coisa acalmou um pouco. No Outono, no entanto, os sentenciados não baixaram os braços e voltaram a encher as artérias do Riacho com os seus protestos. Desta vez, foram cento e vinte mil. É verdade. Cento e vinte mil trutas, bogas, barbos, ruivacos e afins.
Mas a velha continua na sua. De prepotência em prepotência, de mentira em mentira, os carapaus de corrida e respectiva mestra divertem-se a testar o que resta da paciência dos outros peixes. Daí que estes não terão outro remédio senão cerrar fileiras e correr com o trio até ao mar. Pode ser que um tubarão esfomeado tropece neles e os almoce. Que lhe façam bom proveito!
Carlos A. Silva

Esta tá demais!!
Um abraço

Registado: 19/11/2008 0:01

por mais_um » 24/11/2008 18:52

silvaxico Escreveu:
mais_um Escreveu:Também já perguntei a vários professores o que é preciso para obter melhores resultados, ou seja que os alunos saiam da escola com mais conhecimentos e mais bem preparados do que no passsado, mas não tenho tido repostas sérias.

É pelas instalações? É um facto que há instalações bastante degradadas, mas nas escolas novas o sucessso escolar também não é melhor.

Talvez pelo facto de viver por perto os problemas das escolas, que não são de todo resolvidos com um sistema de avaliação de professores seja ele qual for, consiga dar alguma sugestão para melhorar o sistema de ensino. Aguardo as suas sugestões com espectativa.

Cumprimentos

Acho que esta já é uma perspectiva mais correcta. Assim podemos caminhar para tentar encontrar soluções.

Eu também não tenho respostas absolutas a este problema. Identifico algumas coisas que considero muito erradas, mas para mim o fundamental é que o ministério não assume (ou não sabe) o que quer da Escola.

Por vezes parece que quer apenas ter um local em que se guardem as crianças.

Tentando manter a discussão no plano das ideias, enquanto deste aulas viste a maioria dos professores a tentar não ensinar os alunos? Ou viste professores a ensinar o melhor que conseguiam, de acordo com o que sabiam?

Será que a "culpa" do nosso atraso em termos de exames PISA não é algo de mais estrutural, que deveria ser atacada a nível mais global?

Lamento também não ter as respostas, mas acredito que a solução não passa por criar um clima tão mau em torno dos professores.

Um abraço

Há 3 intervenientes no processo, os políticos, os professores e os pais, como já referi anteriormente as responsabilidades repartem-se por todos.

É importante definirmos (a sociedade) o que pretendemos, antigamente os maus alunos rapidamente saíam da escola, actualmente não é assim, antigamente a escolaridade obrigatória ia até ao 6º ano, agora vai até ao 9º. Há um conjunto de alunos que pelos mais variados motivos acabam por andar na escola obrigados com todos os inconvenientes que isso provoca no normal desenrolar das aulas. Compete à sociedade definir o que fazer e não são os professores que o devem fazer, chumbar o aluno não resolve o problema. A Finlândia que é o país que tem o sistema de ensino com mais sucesso, se for necessário vai ao ponto de colocar um professor para acompanhar um aluno com dificuldades, o objectivo do sistema de ensino Finlandês não é separar os bons dos maus, mas sim dar a formação base a toda a população estudantil.

Definir o objectivo do nosso sistema de ensino e identificar os problemas é o 1º passo para os conseguir resolver. Mas parece-em que ainda andamos a discutir o que queremos com o nosso sisteam de ensino, se é separar os bons dos maus, se é dar formação base util a todos os jovens.

Um abraço

por mais_um » 24/11/2008 18:46

artista Escreveu:
mais_um Escreveu:Acrescento para quem não está por dentro do assunto, que no 1º ano em que se dá aulas é realmente mais trabalhoso, a partir dai o trabalho de preparação das aulas é reduzidíssimo (caso seja uma pessoa organizada), já que os programas não mudam todos os anos e quando mudam são situações pontuais, salvo algumas excepções.

mais_um, tenho a idéia que deste aulas apenas um ano (corrige-me se estiver enganado?) isso é muito pouco!!! já agora, gostaria de te perguntar há quantos anos foi? é que o trabalho que é exigido hoje não tem nada a ver com há uns anos atrás...eu dou aulas há mais de 10 e posso-te dizer que este ano tenho imenso trabalho a preparar aulas, actividades, etc...

É preciso também ter em conta que um professor tem de adaptar constantemente programas e estratégias aos alunos, ás escolas (inseridas num determinado meio e com um determinado projecto educativo), e a outros factores decorrentes da própria dinâmica da escola... por exemplo, sabes o trabalho que dá organizar uma exposição de trabalhos de alunos de artes?! ou uma outra actividade qualquer em que muitas vezes participam vários professores de várias disciplinas?!?

Depois há que ter em conta que há bons, razoáveis e maus professores...

abraço

artista

Artista, é verdade, dei aulas um ano (Informática), mas tenho uma irmã que é professora à 27 anos, alem de ter muitos amigos professores.
O trabalho que um professor tem é directamente proporcional ao interesse que tem na sua profissão, tão simples como isso. Tenho visto de tudo, como aluno, como pai e como professor, embora como deves calcular não andei a assistir às aulas dos meus colegas. Mas desde professores que levam roupa e comida para os alunos necessitados, até professores que começam uma aula a dizer aos alunos que os inteligentes devem sentar-se à esquerda e os burros à direita ou professores que apresentam testes em que nem sequer deram a matéria de parte das perguntas, como já disse há bons, razoáveis e maus.

Mas o que me chocou mesmo, foi quando dava aulas, as conversas sobre a profissão na sala dos professores e o absentismo, embora neste caso as informações que eu tenho é que com as medidas introduzidas por este governo o problema tenha sido reduzido em parte.

Um abraço

por nportugal » 24/11/2008 18:27

mais_um Escreveu:Já perguntei a vários professores se é pelo facto de existir avaliação este ano que os nossos alunos ficaram quase sempre em ultimo lugar (Europa ocidental), quando são feitos testes independentes, o PISA, mas não tenho tido resposta.

Também já perguntei a vários professores o que é preciso para obter melhores resultados, ou seja que os alunos saiam da escola com mais conhecimentos e mais bem preparados do que no passsado, mas não tenho tido repostas sérias.

Claro que é preciso ser sério... e quando faz a afirmação que faz "os nossos alunos ficaram quase sempre em ultimo lugar"... a seriedade deixa algo a desejar...
1º: ao nível da literacia em ciências Portugal está abaixo da média europeia mas ao mesmo nível dos EUA e Grécia e à frente da Itália (entre outros países que constam do estudo-OCDE)
2º: ao nível da literacia em leitura Portugal está abaixo da média europeia mas à frente da Espanha, Itália e Grécia (entre outros países que constam do estudo-OCDE)... curioso os EUA não participaram nesta parte do estudo... será que não entenderam o que lhes era pedido??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
3º: ao nível da literacia em matemática Portugal está abaixo da média europeia mas logo atrás dos EUA e à frente da Itália e Grécia (entre outros países que constam do estudo-OCDE) - Fonte Relatório PISA 2006

É verdade que o nosso ensino tem muitas falhas (onde não as há?), mas afirmar que estas são fruto dos professores é desonesto e imoral... certamente que não estão esquecidos que o nosso país tem falhas estruturantes... estivemos mais de 40 anos fechados ao mundo sob o peso de uma ditadura... não será por isso que o nosso país em quase todos os indicadores se encontra atrás do mundo ocidental???... não!!! claro que não... a culpa é dos professores...

Soluções??? Eu não sou político e nunca ninguém me solicitou uma...

Abraços

Registado: 18/9/2008 16:16

por artista_ » 24/11/2008 17:22

mais_um Escreveu:Acrescento para quem não está por dentro do assunto, que no 1º ano em que se dá aulas é realmente mais trabalhoso, a partir dai o trabalho de preparação das aulas é reduzidíssimo (caso seja uma pessoa organizada), já que os programas não mudam todos os anos e quando mudam são situações pontuais, salvo algumas excepções.

mais_um, tenho a idéia que deste aulas apenas um ano (corrige-me se estiver enganado?) isso é muito pouco!!! já agora, gostaria de te perguntar há quantos anos foi? é que o trabalho que é exigido hoje não tem nada a ver com há uns anos atrás...eu dou aulas há mais de 10 e posso-te dizer que este ano tenho imenso trabalho a preparar aulas, actividades, etc...

É preciso também ter em conta que um professor tem de adaptar constantemente programas e estratégias aos alunos, ás escolas (inseridas num determinado meio e com um determinado projecto educativo), e a outros factores decorrentes da própria dinâmica da escola... por exemplo, sabes o trabalho que dá organizar uma exposição de trabalhos de alunos de artes?! ou uma outra actividade qualquer em que muitas vezes participam vários professores de várias disciplinas?!?

Depois há que ter em conta que há bons, razoáveis e maus professores...

abraço

artista

por silvaxico » 24/11/2008 17:07

mais_um Escreveu:Também já perguntei a vários professores o que é preciso para obter melhores resultados, ou seja que os alunos saiam da escola com mais conhecimentos e mais bem preparados do que no passsado, mas não tenho tido repostas sérias.

É pelas instalações? É um facto que há instalações bastante degradadas, mas nas escolas novas o sucessso escolar também não é melhor.

Talvez pelo facto de viver por perto os problemas das escolas, que não são de todo resolvidos com um sistema de avaliação de professores seja ele qual for, consiga dar alguma sugestão para melhorar o sistema de ensino. Aguardo as suas sugestões com espectativa.

Cumprimentos

Acho que esta já é uma perspectiva mais correcta. Assim podemos caminhar para tentar encontrar soluções.

Eu também não tenho respostas absolutas a este problema. Identifico algumas coisas que considero muito erradas, mas para mim o fundamental é que o ministério não assume (ou não sabe) o que quer da Escola.

Por vezes parece que quer apenas ter um local em que se guardem as crianças.

Tentando manter a discussão no plano das ideias, enquanto deste aulas viste a maioria dos professores a tentar não ensinar os alunos? Ou viste professores a ensinar o melhor que conseguiam, de acordo com o que sabiam?

Será que a "culpa" do nosso atraso em termos de exames PISA não é algo de mais estrutural, que deveria ser atacada a nível mais global?

Lamento também não ter as respostas, mas acredito que a solução não passa por criar um clima tão mau em torno dos professores.

Um abraço

Registado: 30/11/2007 21:12

por stressado » 24/11/2008 17:07

Mais_um escreveu

Sim, também concordo, mas não esquecer que como todos os outros trabalhadores deviam só ter direito a 22 ou 25 dias uteis de férias. Assim deviam ir todos os dias à escola, mesmo na semana a seguir ao Natal, à Pascoa, Junho, Julho, etc

Caro Mais_um, adorava q fosse implementada essa tua proposta! Pois assim podia ir passar 1 semana ao Brasil pelo carnaval ou então aproveitar as promoções das viagens nas alturas certas, pois detesto ter férias em Agosto!!! Em Janeiro ou Outubro por exemplo!!
Os professores n podem ter férias qdo querem ou qdo precisam, as férias são-lhes impostas - tb achas
isto justo já agora??

Cump. Stressado

por mais_um » 24/11/2008 16:53

Caro,

Dei aulas durante 1 ano no ensino secundário
Tenho pessoas muito próximas que são professores
Tenho muitos amigos professores
Contactei durante muitos anos com professores do ponto de vista profissional
Tenho filhos na escola pública
Sou o presidente da associação de pais do agrupamento que o meu filho frequenta
Sou membro do Conselho geral transitório do agrupamento

Quer com isto demonstrar que não falo do que não conheço e aproveito para acrescentar que não tenho nada contra os professores e como em todas as profissões há professores bons, maus e razoaveis.

Já perguntei a vários professores se é pelo facto de existir avaliação este ano que os nossos alunos ficaram quase sempre em ultimo lugar (Europa ocidental), quando são feitos testes independentes, o PISA, mas não tenho tido resposta.

Também já perguntei a vários professores o que é preciso para obter melhores resultados, ou seja que os alunos saiam da escola com mais conhecimentos e mais bem preparados do que no passsado, mas não tenho tido repostas sérias.

Cumprimentos

por nportugal » 24/11/2008 16:38

mais_um Escreveu:Já agora, não sei se lestes um comentário anterior, mas eu já fui professor, conheço bem o meio, por isso não vale a pena perderes tempo a mandar-me areia para os olhos.

Acrescento para quem não está por dentro do assunto, que no 1º ano em que se dá aulas é realmente mais trabalhoso, a partir dai o trabalho de preparação das aulas é reduzidíssimo (caso seja uma pessoa organizada), já que os programas não mudam todos os anos e quando mudam são situações pontuais, salvo algumas excepções.

Para concluir, se é assim tão mau ser professor porque ainda o és? Vem cá para fora, para o mercado de trabalho para veres o que é bom.

Ou será que és um dos que se queixa com falta de tempo e depois de sair da escola ainda vai dar aulas no ensino privado?

Cumprimentos

Eu sei que disse q não ia participar mais neste tópico... mas, desculpem, tenho de responder só ao mais_um...

Ora, o mais_um coloca uma pergunta interessante... Para concluir, se é assim tão mau ser professor porque ainda o és? E eu coloco a questão de outra forma ao mais_um... se é assim tão bom ser professor porque deixaste de o ser? :?: :?: :?: Já disseste várias vezes que foste professor... sendo tão bom, tu deves ser masoquista para deixares esta profissão e teres optado por outra... :shock: :shock: :shock:
Eu posso tentar adivinhar o porquê de já não seres professor... (já que todos se põem a adivinhar eu tb posso tentar :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: )... será que, e vou pegar em palavras tuas "que no 1º ano em que se dá aulas é realmente mais trabalhoso, a partir dai o trabalho de preparação das aulas é reduzidíssimo", serias um mau professor e tiveste uma avaliação negativa que te conduziu a abandonares a profissão de professor??? É que eu dou aulas à 15 anos, tenho seis níveis diferentes (7º ao 12º anos) e não me revejo no teu comentário... mas, acreditando em ti, devo ser uma pessoa muito desorganizada... :shock: :shock: :shock:

mais_um Escreveu:Vem cá para fora, para o mercado de trabalho para veres o que é bom.
....ainda vai dar aulas no ensino privado?
Cumprimentos

Isso é o que eu quero (apesar de adorar dar aulas deixei de gostar de ser professor :shock: :shock: :shock:... vá-se lá perceber porquê...)ando à procura de alternativas... mas infelizmente ainda não encontrei... e para dar aulas no particular tinha de ter uma coisa muito importante... factor C... e eu não tenho...
Mas digo-te mais... como pareces ser uma pessoa que tem "muitos conhecimentos" se souberes de algum colégio que precise de um professor com 15 anos de serviço completos, eu agradeço... ainda por cima estou colocado a 230Km de casa, tenho de passar a semana num quarto onde dou aulas, longe da mulher e dos filhos... é só maravilhas...

Abraços a todos

Registado: 18/9/2008 16:16

por stressado » 24/11/2008 16:37

Só para elucidar algumas mentes q se acham brilhantes, e q pelo simples facto de terem dado aulas 1 ou 2 anos julgam q estão por dentro do q se passa nas escolas:
Um professor do grupo 600, por exemplo, pode leccionar entre outras:
Ed.Visual - 3º Ciclo
Geometria Descritica - Secundário
Teoria do Design - Secundário
Oficina de Artes -Secundário
Oficina do Design - Secundário
Artes Plásticas - 3ºCiclo
Cerâmica -3ºCiclo
História de Arte - Secundário
Desenho - Secundário
e ainda mais umas quantas...
Quem acha q ao dar estas disciplinas n precisa preparar aulas n sabe o q é o ensino. Ainda por cima com a agravante de num ano poder dar 1, 2 ou 3 disciplinas e no ano seguinte outras completamente diferentes.
Para meio entendedor, meia palavra basta!!!
Um abraço

por silvaxico » 24/11/2008 16:21

mais_um,

se também lesses o tópico já tinhas visto que é pela minha esposa que eu me vou apercebendo do que se passa nas nossas escolas (secundárias e C+S, no caso).

já agora, claro que o trabalho de preparação de aulas de qualquer mau professor é reduzido. Isso passa-se com a preparação de qualquer mau profissional. Mas mesmo que retires TODAS as horas que o exemplo acima reserva para preparação de aulas podes constatar que as que sobram ainda são muitas.

mas mais uma vez, como acontece recorrentemente nestes tópicos, o que interessa é achincalhar uma classe. Não interessa nada o que eles fazem, não interessa nada o que DEVIAM fazer e as condições que lhes deviam ser dadas para o fazer. O que é realmente importante é que "eles" têm 3 ou 4 meses de férias por ano e "nós" é que temos de trabalhar... (isto é uma tentativa de ironia à lá Ferreira Leite)

ps. E obrigado por me "convidares" para o "mundo real", para o "mercado de trabalho". Pela amostra do que escreves era mesmo de um convite teu de que eu precisava... :mrgreen:

Registado: 30/11/2007 21:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Apramg, GaussSLB47, Google [Bot], icemetal, latbal, m-m, malakas, OCTAMA, psandrade, rg7803, Shimazaki_2, VALHALLA e 159 visitantes