Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por joaopedropinho » 26/11/2008 14:49

Adrox Escreveu:Os 2 podem levar a melhor.
Têm horizontes temporais de investimento diferentes.
Cumprimentos.

Ulisses Pereira Escreveu:Deixo aqui uma actualização dos gráficos da JM, acção sobre a qual os meus clientes continuam a deter posições curtas (...)

(...) os ursos acreditam que continuamos numa fase de distribuição e que o regresso á tendência de médio/longo prazo (descendente) é inevitável.

Sim, mas em termos de visão do curto/médio/longo prazo, estam em sentidos opostos.

abraço

Registado: 8/4/2006 17:25

por Adrox » 26/11/2008 14:36

joaopedropinho Escreveu:Estou curioso para ver quem vai levar a melhor na JMT, se o JAS se o Ulisses... :wink:

um abraço

Os 2 podem levar a melhor.

Têm horizontes temporais de investimento diferentes.

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

por joaopedropinho » 26/11/2008 14:29

Estou curioso para ver quem vai levar a melhor na JMT, se o JAS se o Ulisses... :wink:

um abraço

Registado: 8/4/2006 17:25

por - GOE - » 26/11/2008 14:07

Ulisses coloco aqui um possível setup da JMT, espero que não se importe..

Imagem

Parece-me estar em formação um triângulo descendente, em caso de confirmação a projecção do mesmo está assinalada na figura...

O volume que está a ser feito dentro do triângulo é relativamente apático, o que costuma ser característico dos triângulos..

A quebra dos 3,80€ mini suporte pode acelerar o movimento..

Vamos ver o que os próximos tempos reservam à JMT..

Bons negócios :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

por Ulisses Pereira » 26/11/2008 13:43

Deixo aqui uma actualização dos gráficos da JM, acção sobre a qual os meus clientes continuam a deter posições curtas abertas quando da ida da acção ao antigo suporte (nova resistência), tentando aproveitar as quedas da acção.

No último mês tem havido alguma consolidação em torno da casa dos 4 euros. Os touros acreditam que é uma mera pausa naquela fantástica recuperação que fez a acção mais de 25% em apenas 7 sessões, enquanto que os ursos acreditam que continuamos numa fase de distribuição e que o regresso á tendência de médio/longo prazo (descendente) é inevitável.

É importante observar que as sessões de maior volume neste último mês aconteceram sempre em dias de queda. Uma quebra do suporte (ténue) na zona dos 3,75 euros aceleraria o domínio dos ursos e abriria espaço para quedas mais fortes.

Enquanto a zona de resistência continuar a revelar-se sólida, continuo de braço dado com os ursos.

Disclosure: Os meus clientes continuam a possuir posições curtas sobre a Jerónimo Martins.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-jm1.GIF
forum-jm1.GIF (33.48 KiB) Visualizado 7432 vezes
forum-jm2.GIF
forum-jm2.GIF (41.36 KiB) Visualizado 7436 vezes
forum-jm3.GIF
forum-jm3.GIF (25.14 KiB) Visualizado 7438 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MarcoAntonio » 25/11/2008 11:06

Subir em dias Bull e subir mais em Bull Market são duas coisas bastante diferentes. O teu "erro" é achares que o que acontece durante um Bull Market devia replicar-se nos dias de subida...

Como te acabei de mostrar, o PSI20 cai mais no Bear Market mas em dias isolados muitas vezes até cai menos.

Repara que na generalidade do tempo o PSI20 não replica as quedas brutais (em dias individuais) dos outros índices. Há ali dois ou três dias com quedas brutais, mas nos outros índices há muitos mais dias desses...

Já agora, desde Setembro e já contando com a subida brutal de ontem:

PSI20 -30%
DAX -30%
S&P -35%

Mesmo tendo passado ao lado desta última recuperação, o PSI20 está sensivelmente na mesma situação dos outros índices (até melhor que o S&P).

Outra característica do PSI20 é que tende a responder com algum atraso às grandes tendências, algo que também já mostrei aqui no Forum por diversas vezes...

Agora, insisto: estas questões não devem ser analisadas "ao dia". Deve-se analisar o comportamento geral e a tendência geral e não o dia x ou y. Aí, é claro, tendemos a reparar nos dias em que os outros sobem e o PSI20 não e não reparamos no inverso porque quando o inverso ocorre, tá tudo "ok".
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por vinas69 » 25/11/2008 10:59

Bom dia Marco,

Desde já obrigado pelos teus esclarecimentos e pelos gráficos.

Provavelmente terás razão na tua análise , mas para um "leigo" na matéria como eu acho estranho o PSI20 não acompanhar os rallies fortes que têm acontecido nos últimos tempos , mesmo sabendo que a nossa praça é sempre das que mais sobe em Bull e das que mais cai em Bear.....

Talvez por isso é que acho que a nossa praça deveria subir um pouco mais nestes "dias de Bull"!

Bons negócios

Registado: 12/3/2008 17:40

por MarcoAntonio » 25/11/2008 10:44

Já agora, coloco-te 3 gráficos (PSI, DAX e S&P) para verificares que no último mês o PSI foi de longe o que menos caiu e que no geral nem está assim tão mal.

Nota importante: os 3 gráficos estão com escalas proporcionais.
Anexos
PSI081124.png
PSI081124.png (18.78 KiB) Visualizado 7872 vezes
DAX081124.png
DAX081124.png (18.15 KiB) Visualizado 7876 vezes
S&P081123.png
S&P081123.png (18.57 KiB) Visualizado 7879 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 25/11/2008 10:36

vinas69 Escreveu:O PSI20 realmente está uma miséria!

Já nem os dias de rallies fazem subir a nossa praça em condições , enquanto as outras praças europeias subiram ontem cerca de 10% a nossa não passou dos 4,5% , e hoje que todas caiem o PSI20 é das que mais cai....

Já para não falar no acumulado anual onde o PSI20 vai claramente na liderança com + 10% de quedas face ás outras praças!!!

Bons negócios..

Vinas69, este tipo de comentário é bastante típico mas pouco realista. Repara bem, tivemos uma série de dias em que o índice não caiu o mesmo que os restantes...

Também podes notar que o DAX igualou o mínimo anterior e o S&P fez mínimos bem abaixo enquanto que o PSI20 ficou ligeiramente acima do mínimo anterior.

Quanto ao acumulado, eu já mostrei por diversas vezes que durante o Bull Market o PSI20 também foi dos que mais subiu, é uma das suas características (provavelmente por ser um índice pequeno e pouco diversificado): cair mais que os outros no Bear Market e subir mais que os outros no Bull Market.

Agora, não podes é estar a olhar para o dia x ou y isoladamente, isso dá-te uma perspectiva distorcida das coisas, especialmente porque te vais centrar nos dias em que corre "pior" e nem vais reparar nos dias em que corre "melhor"...
Imagem

Administrador Fórum

por vinas69 » 25/11/2008 10:19

O PSI20 realmente está uma miséria!

Já nem os dias de rallies fazem subir a nossa praça em condições , enquanto as outras praças europeias subiram ontem cerca de 10% a nossa não passou dos 4,5% , e hoje que todas caiem o PSI20 é das que mais cai....

Já para não falar no acumulado anual onde o PSI20 vai claramente na liderança com + 10% de quedas face ás outras praças!!!

Bons negócios..

Registado: 12/3/2008 17:40

martelo

por paubo » 24/11/2008 18:03

o martelo formado hoje apos as duas velas vermelhas anteriores da um aspecto razovel ao grafico. o momentum teve uma boa subida, so foi pena o volume nao ter sido muito forte...

Registado: 29/11/2007 11:31

por artista_ » 24/11/2008 17:45

Já agora deixo aqui a minha análise, não é muito diferente da do Ulisses :oops:

http://sobe-e-desce.blogspot.com/2008/1 ... nimos.html

Abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Ulisses Pereira » 24/11/2008 15:07

Estás a falar do Nasdaq 100, certo? Podemos olhar para esses valores mas o gráfico não me parece~tão claro como o do S&P. Há certas observações, como já te disse, que é difícil explicar o que nos faz "cheirar" um certo gráfico e outro não. ;)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por rsacramento » 24/11/2008 15:00

desculpem meter-me na conversa, mas tenho uma questão: penso que o Ulisses se guiou pelos máximos de out e nov para chegar aos 1000 no S&P; pelo mesmo fio de pensamento, não se pode apontar uma resistência no nasdaq ali pelos 1380/1420?

Registado: 29/11/2007 12:50

por Ulisses Pereira » 24/11/2008 14:42

Aí a situação é bem mais difícil dada a falta de referências. No Nasdaq é mesmo muito difícil encntrr um valor de referência, enquanto no S&P a resistência na zona dos 1000 pontos, se quebrada, poderá ser um grande indício de que algo mudou e, pelo menos, abriria caminho para mais 200 pontos de subida rápidos.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por José_P. » 24/11/2008 14:13

boas.
eu sei que este topico é sobre o psi20, mas apenas uma pequena lateralização que até pode ter a haver com o psi20(por influencia): relativamente aos indices americanos NYSE e NASDAQ, o que achas do "momentum" e da sua possivel zona de reversão?

thanks.

Registado: 25/5/2008 17:50

por Ulisses Pereira » 24/11/2008 14:03

whitebala, não sou tipo de inventar. Ao contrário dos jornalistas, ninguém me obriga a escrever coisas novas todos os dias, por isso, não tenho que sistematicamente andar a arranjar novos cenários ou juistificações para isto ou para aquilo.

Pode acontecer que, nesses movimentos de que falas, o PSi crie novas resistências importante que venham a servir como novas balizas para se aferir de possíveis inversão mas para já não há.

Repara que em Fevereiro falava da resistência dos 11400 pontos e só no Verão deste ano comecei a falar na resistência na casa dos 8900 pontos tendo, mais tarde, identificado outras resist~encias, mas cuja quebra não me chegam para identificar uma mudança de tendência.

Eu sei que pode saber a pouco mas não vou dizer coisas em que não acredito só para dar espectáculo. :)

Tenho feito análises em tópicos de várias acções, com indicações de valores importantes mas, de facto, as coisas acabam por ser muito semelhantes ao PSI. :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por whitebala » 24/11/2008 13:54

Ulisses

a tua coerência agradece-se.

No entanto estando actualmente a 50% do valor referido como ponto de eventual inversão (8900 se não me engano) sabe a pouco o teu comentário.

Na minha modesta opinião irão acontecer muitas coisas de varia ordem até o PSI voltar a esses valores e isso poderá nem sequer acontecer nos proximos anos....

Não nos vai deixar alguma migalhinha dos teus pensamentos até esse momento? :cry:

SDS

Registado: 29/11/2007 14:26

por mais_um » 24/11/2008 13:42

Obrigado pela opinião.

Um abraço

Registado: 14/11/2008 0:48

por Ulisses Pereira » 24/11/2008 13:31

mais_um, não há qualquer novidade no PSI. Deixo os gráficos actualizados onde o domínio dos ursos em todos os horizontes temporais é bem claro.

Mantenho todas as análises sobre o PSI que aqui tenho vindo a deixar e enquanto não forem quebrados, em alta, os valores que fui deixando como referência não há nenhum sinal de inversão.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (35.81 KiB) Visualizado 9232 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (43.56 KiB) Visualizado 9210 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (27.18 KiB) Visualizado 9211 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por mais_um » 24/11/2008 0:31

Boas!

Alguma novidade sobre o PSI20?

Um abraço

Registado: 14/11/2008 0:48

por gfalmeida » 21/11/2008 15:37

pjota Escreveu:Esta discussão leva-me a pensar no seguinte:

Estamos todos de acordo com o mestre Ulisses e aguadamos o seu tiro de partida para nos voltarmos a atirar ao PSI 20 mas, atiramo-nos a quê? :wink:

As empresas que foram referências no passado mantêm-se como alternativas válidas, ou estamos a entrar num novo paradigma e temos de rever as nossas apostas também nesse domínio?

Em que sectores apostar? Comunicações? Financeiro? Indústria?....

E, em cada sector, quais as acções com maior potencial de subida?

Provavelmente ainda não é o momento para pensarmos nestes termos mas penso que optimizaria a eficácia dos nossos investimentos se, associado ao momentum de investir, o mestre Ulisses nos pudesse dar alguns conselhos sobre onde investir.

Abraço

Aquilo que o Ulisses tem dito é que as sonae´s são das acções que mais sobem em bull markets e das que mais descem em bear markets. Analisando as cotações actuais, confirma-se que as 3 sonaes são das que mais cairam, logo será útil olhar para essas com mais atenção para o caso de se confirmar que sejam as que mais sobem quando o mercado mudar

cumprimentos

Registado: 29/11/2007 3:35

por Alvo » 21/11/2008 14:23

Tens razão, foi engano meu, que não sei porquê estava a pensar na SON. Vou editar. :oops:

Registado: 22/3/2005 23:59

por AikyFriu » 21/11/2008 14:21

Alvo Escreveu:Neste momento na plataforma do Saxo (Best, Gobulling, Orey) apenas estão disponíveis short's de acções nacionais via CFD's a SON, JMT, EDP e GALP.

Na Gobulling não podes shortar SON, mas podes shortas a PT... assim sendo no psi podes shortar EDP, JMT, Galp e PT

Um abraço
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

por Alvo » 21/11/2008 14:04

marcolopes Escreveu:
civfan Escreveu:A JM desceu 4%. o psi20 3,8%.
ficou a meio da tabela das descidas, com 8 cotadas a descerem mais do que ela. Penso que a JM teve um comportamento "normal" face ao comportamento do mercado de hoje...

quando o psi20 recuperar (amanha?, 2ºfeira???), acredito que ela vai recuperar tambem.
dito isto, e não entrando curto em nenhuma acção (basicamente por falta de experiencia, mas sobretudo por falta de interesse), a JM é uma empresa que ainda não a tenho suficientemente estudada... ainda não a "compreendi"... e por tanto ainda não ganhou a minha confiança...

apenas uma opinião, para partilhar e aprender.

Há que lembrar aqui que, salvo erro meu, NESTE momento, NÃO É possível a abertura de posições curtas sobre grande parte dos CFD's do PSI20... o que limita claramente a escolha de uma acção para "shortar".

Já agora, alguém confirma esta situação?

Neste momento na plataforma do Saxo (Best, Gobulling, Orey) apenas estão disponíveis short's de acções nacionais via CFD's a PTC, JMT, EDP e GALP.
Editado pela última vez por Alvo em 21/11/2008 14:23, num total de 1 vez.

Registado: 22/3/2005 23:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], dragom, Google Adsense [Bot], HFCA, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, Shimazaki_2, tami, trend=friend, trilhos2006, Zguibz2 e 91 visitantes