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Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 25/11/2008 19:19

Be Cool, é possível que a razão/justificação seja essa.

Entretanto a CEPSA já anunciou a baixa desta semana (nota: a CEPSA tem sido a primeira a anunciar mas pratica praticamente os mesmos preços da GALP e faz a actualização à mesma hora, isto é, às 00:00 de quarta-feira).

Cepsa reduz gasolina em mais de 4 cêntimos
A Cepsa vai efectuar um corte no preço dos combustíveis a partir de amanhã, reduzindo a gasolina em mais de 4 cêntimos e o gasóleo em mais de três cêntimos, anunciou hoje a petrolífera.

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt


A Cepsa vai efectuar um corte no preço dos combustíveis a partir de amanhã, reduzindo a gasolina em mais de 4 cêntimos e o gasóleo em mais de três cêntimos, anunciou hoje a petrolífera.

Segundo um comunicado da companhia, a partir de amanhã o gasóleo passa a custar 1,083 euros por litro, o que representa uma descida de 3,3 cêntimos. O litro da gasolina baixa 4,3 cêntimos para 1,162 euros por litro.

A empresa informa que “estes preços também são praticados nos postos com imagem Total pertencentes à Cepsa Portuguesa”.

A queda dos preços surge numa altura em que os preços dos produtos derivados do petróleo estão em forte queda nos mercados internacionais, depois do crude ter quebrado em baixa a barreira dos 50 dólares por barril.


Portanto, prevê-se uma baixa de 3~4 centimos também na GALP...
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por Be Cool » 24/11/2008 17:43

Elias Escreveu:
Flying Turtle Escreveu:Só te faltou confirmar que estás a falar de gasolina e não de gasóleo :wink:

FT


Se o gasóleo em Espanha custasse 89 cêntimos, a gasolina estaria a 82 :lol:


Tens razão! Peço desculpa, mas de repente esqueci-me que em Espanha a gasolina está mais barata que o gasóleo.
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por MarcoAntonio » 24/11/2008 14:11

Está logo no primeiro post do tópico...
:wink:
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por mais_um » 24/11/2008 14:04

Boas!

Não sei se já está publicado,mas deixo-vos aqui um link, onde podem obter muita informação sem estarem dependentes da comunicação social.

http://www.dgge.pt/default.aspx?cn=6891 ... 29AAAAAAAA

Por exemplo permite verificar os preços sem impostos em toda a Europa ao longo do tempo.

Um abraço
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por ReTox » 24/11/2008 13:50

MarcoAntonio Escreveu:Há um site melhor para seguir os preços em Espanha que já deixei aqui. Aqui fica de novo:

http://oficinavirtual.mityc.es/carburantes/index.aspx

Em numeros redondos a gasolina anda pelos 0.89 e o gasóleo pelos 0.96 euros. Atenção que em Espanha os valores variam mais de bomba para bomba (e até de região para região) do que em Portugal...


Neste momento, os preços estão uns 4 centimos mais baixos do lado de lá da fronteira (antes de impostos), uma das maiores diferenças e acima do habitual. Como já tenho mostrado, os preços nas últimas semanas têm estado mais altos em Portugal do que o habitual. Mas estamos a falar de diferenças da ordem dos 2 centimos acima do expectável e nada como os 10, 11 e 12 centimos com que continuamos a ser metralhados!

Não sei a que se deve esse aumento, pode ter várias razões desde as petrolíferas terem querido aumentar um pouco as margens (eventualmente para compensar quebras nas vendas) e/ou ainda aumentos de stock (tb por quebra nas vendas) que façam atrasar a resposta do preço ao petróleo. Mas isto é pura especulação, não tenho nenhum dado concreto que explique este aumento nas últimas semanas...


Lembro-me de ter visto que a refinaria da Galp em Sines ia estar parada para manutenção durante uns meses... não acho o link para a notícia... e que tinha aumentado o stock de protutos refinados para fazer face a esta paragem.
Não será esta a razão principal para uma diferença maior dos preços entre Espanha e Portugal nestas últimas semanas? afinal, espanha tem muito mais refinarias que portugal, e uma paragem deste género não os afectaria tanto...
Com base nisto, parece-me que a Galp até tem estado a perder dinheiro... comprou o crude a preços (muito) mais elevados e tem estado a reduzir o preço dos destilados, +- de acordo com o valor actual.
 
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por Elias » 24/11/2008 12:24

Flying Turtle Escreveu:Só te faltou confirmar que estás a falar de gasolina e não de gasóleo :wink:

FT


Se o gasóleo em Espanha custasse 89 cêntimos, a gasolina estaria a 82 :lol:
 
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por Jiboia Cega » 24/11/2008 11:42

Elias Escreveu:Não é engano. Foi em Valencia de Alcantara (perto de Marvão). Tenho aqui o recibo e está aqui escritO. 59,12 litros - valor 52,50 euros


E no recibo, já diz Campsa? :mrgreen:
É que até há pouco tempo não dizia nada...
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por Flying Turtle » 24/11/2008 11:37

Elias Escreveu:
Be Cool Escreveu:Elias, onde encontraste esse preço?


Não é engano. Foi em Valencia de Alcantara (perto de Marvão). Tenho aqui o recibo e está aqui escritO. 59,12 litros - valor 52,50 euros

Ontem também vi bombas em Espanha a preços que variavam entre os 0,883 e os 0,890.


Só te faltou confirmar que estás a falar de gasolina e não de gasóleo :wink:

FT
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por Elias » 24/11/2008 11:33

Be Cool Escreveu:Elias, onde encontraste esse preço?


Não é engano. Foi em Valencia de Alcantara (perto de Marvão). Tenho aqui o recibo e está aqui escritO. 59,12 litros - valor 52,50 euros

Ontem também vi bombas em Espanha a preços que variavam entre os 0,883 e os 0,890.
 
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por MarcoAntonio » 24/11/2008 11:22

Há um site melhor para seguir os preços em Espanha que já deixei aqui. Aqui fica de novo:

http://oficinavirtual.mityc.es/carburantes/index.aspx

Em numeros redondos a gasolina anda pelos 0.89 e o gasóleo pelos 0.96 euros. Atenção que em Espanha os valores variam mais de bomba para bomba (e até de região para região) do que em Portugal...


Neste momento, os preços estão uns 4 centimos mais baixos do lado de lá da fronteira (antes de impostos), uma das maiores diferenças e acima do habitual. Como já tenho mostrado, os preços nas últimas semanas têm estado mais altos em Portugal do que o habitual. Mas estamos a falar de diferenças da ordem dos 2 centimos acima do expectável e nada como os 10, 11 e 12 centimos com que continuamos a ser metralhados!

Não sei a que se deve esse aumento, pode ter várias razões desde as petrolíferas terem querido aumentar um pouco as margens (eventualmente para compensar quebras nas vendas) e/ou ainda aumentos de stock (tb por quebra nas vendas) que façam atrasar a resposta do preço ao petróleo. Mas isto é pura especulação, não tenho nenhum dado concreto que explique este aumento nas últimas semanas...
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por silvaxico » 24/11/2008 11:12

Be Cool Escreveu:
Elias Escreveu:Hoje abasteci em Espanha a um preço de 0,888 euros.

Isto significa que a diferença de preços entre Portugal e Espanha continua a ser de cerca de 30 cêntimos (esta diferença tem-se mantido estável desde há mais de 2 anos).


Elias, onde encontraste esse preço? Não será engano?
É que no site http://www.elpreciodelagasolina.com/badajoz/gasoil/
o preço mais baixo que encontro é 0,998.


Não sei os preços actuais, mas há cerca de um mês abasteci em Espanha a 0.996 (gasolina). Como os preços têm estado a descer...
 
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por Be Cool » 24/11/2008 2:14

Elias Escreveu:Hoje abasteci em Espanha a um preço de 0,888 euros.

Isto significa que a diferença de preços entre Portugal e Espanha continua a ser de cerca de 30 cêntimos (esta diferença tem-se mantido estável desde há mais de 2 anos).


Elias, onde encontraste esse preço? Não será engano?
É que no site http://www.elpreciodelagasolina.com/badajoz/gasoil/
o preço mais baixo que encontro é 0,998.
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por MarcoAntonio » 23/11/2008 22:01

limpaesgotos Escreveu:
«Existe uma especulação escandalosa por parte das gasolineiras, que mantêm o gasóleo a 1,14 euros, 12 cêntimos acima do que deviam, já que o barril de Brent está a 46 dólares e estão com isso a ganhar milhões», disse à Lusa António Lóios, daquela associação, no final da reunião.



Isto é completamente falso como está categoricamente demonstrado, para lá de qualquer dúvida, analisando o preço de qualquer um dos prismas...

Poder-se-ia argumentar que os preços podiam estar uns 2 centimos mais baixos mas isso está muito para além dos completamente falsos 12 centimos. Já agora, o gasóleo nem sequer está a 1.14 euros mas sim a 1.12 euros (sem contar a promoção de fim-de-semana de 6 centimos).


limpaesgotos Escreveu:
O dirigente associativo salienta que as empresas do sector estão, por essa via, a perder competitividade com congéneres europeias, nomeadamente de Espanha.

«Não faz sentido e o governo tem de obrigar as gasolineiras a reflectir no preço do produto final as oscilações do preço do petróleo também quando ele desce. Essa é uma luta que levaremos até à exaustão», afirmou.



A redução do fosso para espanha só poderá ser feita via impostos (redução do IVA e ISP) pois o resto são trocos, os preços antes de impostos são praticamente iguais.

A razão porque esta gente continua a intoxicar a opinião pública com números completamente falsos, até consigo entender. Não deixa de ser lamentável...
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por limpaesgotos » 23/11/2008 21:15

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Econom ... id=1048581

Transportadoras querem que Governo trave «especulação» das gasolineiras

Ontem às 21:41

A Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas, que este sábado reuniu com os associados em Ílhavo, quer que o Governo intervenha para obrigar as gasolineiras a reflectir no gasóleo a descida do petróleo.

«Existe uma especulação escandalosa por parte das gasolineiras, que mantêm o gasóleo a 1,14 euros, 12 cêntimos acima do que deviam, já que o barril de Brent está a 46 dólares e estão com isso a ganhar milhões», disse à Lusa António Lóios, daquela associação, no final da reunião.

O dirigente associativo salienta que as empresas do sector estão, por essa via, a perder competitividade com congéneres europeias, nomeadamente de Espanha.

«Não faz sentido e o governo tem de obrigar as gasolineiras a reflectir no preço do produto final as oscilações do preço do petróleo também quando ele desce. Essa é uma luta que levaremos até à exaustão», afirmou.

Para a associação das empresas transportadoras, falta uma entidade reguladora para os combustíveis, à semelhança do que já acontece com o mercado da electricidade, para evitar «práticas especulativas das gasolineiras e obrigá-las a respeitar os contribuintes e cidadãos».

Segundo António Lóios, «o governo prometeu discutir em breve essa matéria com a Associação e mostra-se sensível à necessidade do mercado dos combustíveis ser também regulado».
Cumprimentos.


" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
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por MarcoAntonio » 23/11/2008 17:39

É possível, joaopedrinho, que isso tenha acontecido nalguma bomba. Na altura disse que não me parecia que tivessem sido alterados porque confirmei no site mais gasolina e continuavam a aparecer actualizações nos mesmos valores. Creio que portanto não houve alteração de preços na GALP (eventualmente alguns postos podem ter alterado).



Análise da Evolução das Margens (pós-refinação)


Entretanto, acrescento a análise da evolução das margens: estimativa das margens desde a refinação ao pvp, na linha do exercício do riscocalculado, com base nas diferenças de preço entre as cotações ARA dos combustíveis refinados e o preço praticado em Portugal nas bombas antes dos impostos.

Duas diferenças para a tabela do RC, o cambio é calculado numa base diária na minha BD e desde Agosto o preço que estou a considerar é o preço GALP (faço isto por duas razões: primeiro, porque permite-me actualizar - e até antecipar - os preços muito mais em cima do acontecimento em vez de estar a aguardar pelos preços disponibilizados pela DGEG; segundo porque quem tem estado mais em xeque na opinião pública é claramente a GALP e de resto os restantes preços seguem de forma muito aproximada os preços GALP). De resto, essa é até uma das "acusações", que os preços praticamente não diferem...

Isto pode introduzir pequenos desvios mas são praticamente insignificantes.

Uma última nota: de acordo com o relatório da AdC e com o que eu já aqui tinha constatado neste mesmo tópico, utilizei um lag de duas semanas para 2007 e um lag de uma semana para 2008.


À parte de um ligeiro aumento da margem (estamos a falar de 1~2 centimos acima da média e parte desse aumento pode ser descontado via inflacção), a evolução das margens é bastante consistente ao longo do tempo.

-------------

Notas adicionais, relativas às análises que têm vindo a público:

Segundo a "análise SIC notícias" desta semana, a margem estará algures pelos 25 centimos (11 centimos acima do Verão), ou seja, no topo da escala. Totalmente falso como se pode constatar...

Segundo outras "análises" que têm vindo a público originárias de diversas entidades de projecção mediática com indicações de que as margens aumentaram 5, 8 e 10 centimos, então a margem deveria surgir aqui algures entre os 20 e 25 centimos. Todas essas análises têm estado francamente erradas.


Sublinho, o gráfico mostra a diferença de preço entre o preço na bomba (antes de impostos) e o preço estabelecido para os refinados nos mercados internacionais. Trata-se portanto de uma estimativa muito aproximada da margem de lucro na distribuição e retalho dos combustíveis...
Anexos
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por joaopedropinho » 23/11/2008 12:22

MarcoAntonio Escreveu:Penso que os preços não foram alterados.



Marco, em alguns postos galp reparei que de facto na 5ªF a gasolina estava cotava a 1,199 no entanto na 6ªF já cotava a 1,209.
Talvez tenha sido algum ajuste mas de facto essa alteração ocorreu.

Tenho a certeza uma vez que o meu irmão abasteceu na 5ªF e eu na 6ªF no mesmo local mas a preços diferentes.

Mas isto é uma questão meramente irrelevante,
abraço.
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por jmlh » 23/11/2008 1:27

Boas noites,


Este tópico parece-me muito interessante, na medida em que diversos participantes, em especial o Marco António e o RiscoCalculado, apresentam valores concretos e análises com fundamento da situação dos combustíveis em Portugal. Gostaria de os felicitar a ambos pelo contributo para o tópico.

Na abordagem do RiscoCalculado, que tenta replicar o estudo da AdC, os resultados são bastantes consistentes com os preços verificados, subsistindo no entanto alguns desvios persistentes.

Como já foi dito pelo Marco António, parte dos desvios estarão relacionados com a alteração da fórmula de indexação de preços que fazem com que o ajustamento se faça de forma mais rápida que em anos anteriores.

Outra parte, embora deva ser um valor residual, estará no câmbio EURUSD de duas formas:por um lado os valores do gasóleo deveriam ser convertidos diariamente e não com base numa média semanal do EURUSD e do gasóleo, por outro os valores do EURUSD considerados talvez sejam ligeiraqmente diferentes (penso que seja usual a utilização do fixing do BCE).

Como também já foi notado pelo RiscoCalculado, outra parte, penso que a mais significativa, poderá estar relacionada com os valores do gasóleo considerados pelo RiscoCalculado que se encontram numa base FOB. PEnso que o mais correcto seria considerar numa base CIF para ter em conta os custos de transporte para Portugal (seja de diesel importado ou do petróleo que se comprou para refinação).



Abraço a todos e parabéns pelo tópico
 
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por RiscoCalculado » 23/11/2008 1:01

A diferença de alguns centimos no gasoleo talvez se deva ao facto de ainda existir alguma importação desse combustível.

Enquanto relativamente à gasolina as refinarias da Galp até produzem tb para exportação, e os preços internacionais de Roterdão são apenas usados como forma de cálculo do preço à saída da refinaria, no caso do gasoleo penso que ainda existe uma importação considerável. Daí que talvez relativamente aos preços internacionais de Roterdão ainda adicionem um custo de transporte para Portugal. Como não encontrei esse custo referenciado não o incluí, no entanto é possível que seja essa a justificação.
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por Elias » 22/11/2008 23:38

Hoje abasteci em Espanha a um preço de 0,888 euros.

Isto significa que a diferença de preços entre Portugal e Espanha continua a ser de cerca de 30 cêntimos (esta diferença tem-se mantido estável desde há mais de 2 anos).
 
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por MarcoAntonio » 22/11/2008 22:44

Certo. O relatório é enorme e não tinha reparado nessa passagem (pelo menos essa passagem indicia que em termos de diferencial temporal, foi usado o mesmo).

Contudo, quando olhamos para o quadrimestre que serviu de base para essa aferição da AdC encontramos uma disparidade bem significativa: repara que a média das diferenças durante o teu primeiro quadrimestre no gasóleo há uma diferença média de quase 2 centimos (1.75). Essa diferença deveria ser próxima de nula (pelo menos em média) se os critérios e valores realmente fossem os mesmos...

Ora, a diferença é relevante e sistemática precisamente no quadrimestre que a AdC analisou. Portanto, só se pode concluir que há aí critérios diferentes!

Se fosse noutro trimestre, tudo bem (seria de resto um indicio de alteração de comportamento). O problema é que encontra-se uma diferença de quase dois centimos logo no trimestre de onde os valores terão sido tirados...

Também reparei que na passagem de USD para EUR usaste médias semanais, o que não é o processo mais exacto (e por acaso, leva a que o valor a que chegues saia quase todas as semanas ligeiramente deflaccionado). A diferença é pequena apesar de tudo.


Deflacciona quando o gasoleo está a baixar e inflacciona quando o gasoleo está a subir. Deixo exemplos com o gasoleo a subir e com o gasoleo a descer:


Fevereiro (Gasoleo ARA a subir)
171.45 172.38
185.91 185.38
192.27 191.40
192.85 191.46

Outubro (Gasoleo ARA a descer)

203.14 206.38
168.53 168.70
164.00 166.33
160.35 159.51

A coluna da esquerda é o método que utilizaste (media semanal do gasoleo versus media semanal do cambio) e a coluna direita é o método mais exacto (media semanal do gasoleo em euros tirada a partir dos valores diarios em euros).

As diferenças são pequenas (já há uma diferença de base conforme comentei atrás) mas ainda vão agravar ainda mais essa diferença de base no quadrimestre que é mais pertinente.
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por RiscoCalculado » 22/11/2008 20:32

Os meus cálculos baseiam-se no que está descrito nas páginas 19 e 20 do estudo da AdC:
(em especial o ponto 50 e 52, daí ter restringido a minha análise a apenas 2008, altura em que passou, segundo a própria GALP, a ser usado o lag de uma semana)

3.2. Condicionantes da formação dos preços da gasolina e do gasóleo à saída da refinaria na Europa e em Portugal:

42. Os preços dos produtos refinados, em particular da gasolina e do gasóleo, à saída da refinaria dependem fundamentalmente dos preços da principal matéria-prima utilizada na actividade de refinação, isto é, do preço do petróleo.
43. Esta não é, contudo, a única variável que determina os preços dos produtos refinados à saída das refinarias.
44. De facto, o preço de venda da gasolina e do gasóleo depende das condições de procura e oferta destes combustíveis e não apenas das condições de procura e oferta de petróleo.
45. Nos últimos anos tem-se verificado a existência de uma maior escassez de gasóleo refinado nos mercados da Europa Ocidental, tendo essa pressão da procura gerado uma alteração do diferencial relativo de preços de venda à saída das refinarias entre gasolina e gasóleo.
46. De igual forma, em períodos de maior procura de gasolina nos Estados Unidos da América (designadamente nos meses de Verão) é frequente a existência de escassez de oferta deste refinado na América do Norte verificando-se pressões sobre o preço de venda à saída das refinarias europeias no sentido da alta deste produto para exportação.
47. Assim, as margens de refinação variam em função da procura e oferta de produtos refinados em cada momento do tempo.
48. Na Europa, os preços dos produtos refinados à saída da refinaria acompanham maioritariamente as cotações de produtos refinados do mercado de Roterdão e/ou do mercado de Lavera.
49. Estas cotações reflectem o custo das matérias-primas (designadamente do petróleo), outros custos da actividade de refinação entre outras condicionantes da oferta, mas também da procura do produto refinado em questão num determinado momento.
50. Em Portugal os preços dos produtos refinados à saída da refinaria acompanham as cotações do mercado de Roterdão.
51. Assim, numa determinada semana, os preços à saída das refinarias nacionais reflectiam até ao final do ano de 2007, a média das cotações do mercado de Roterdão (numa base CIF) relativas às duas semanas anteriores.
52.Em 2008, a forma de indexação dos preços à saída das refinarias nacionais foi revista, passando as refinarias nacionais a considerar a média das cotações diárias do mercado de Roterdão (numa base CIF) relativas à semana anterior (doravante designada por cotação Platts NWE de referência).
53. O facto de os preços dos produtos refinados acompanharem estas cotações internacionais não significa que a todo o momento o preço de venda à saída das refinarias que usam os indexantes do mercado de Roterdão seja único, dependendo essencialmente das características dos produtos vendidos à saída de cada refinaria.


Os valores que apresento apenas tentam verificar até que ponto essa forma de determinação do preço, que está descrita no Estudo da AdC, como tb é afirmada pela GALP, corresponde à realidade.
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por MarcoAntonio » 22/11/2008 20:08

RiscoCalculado, embora meritorio o teu trabalho, convém sublinhar que não estás a replicar o exercício da AdC que é substancialmente diferente.

Os valores a que fazes referência para a formula foram aferidos com base em Médias Quadrimestrais (não é referido que eles se aplicam ao valor médio da semana anterior conforme utilizaste).

Cito o próprio relatório da AdC:

190. No primeiro quadrimestre de 2008, em média para as 6 principais petrolíferas a operar nos mercados retalhistas de venda de combustíveis líquidos em Portugal, o PVP modal recomendado para a gasolina IO95 foi de €1,393/litro33.

191. Desse montante, €0,583/litro corresponde a ISP, €0,438/litro ao preço pago pelos operadores à saída da refinaria para aquisição da gasolina IO95, €0,242/litro ao IVA, €0,111/litro à actividade de venda a retalho e €0,020/litro à actividade de
distribuição (transporte e armazenagem).



Inclusivamente a AdC faz referência a alteração dos prazos durante o corrente ano (algo que eu já aqui observei por diversas vezes) e que só no final do ano lhe será possível determinar com consistencia o diferencial de tempo correcto a aplicar.

Cito novamente o próprio relatório da AdC que utilizaste como base:

61. Atendendo ao facto de a forma de indexação dos preços dos produtos derivados à saída das refinarias nacionais ter sido revista em 2008, tal alteração poderá conduzir a uma redução do tempo de justamento dos preços de venda a retalho antes de impostos em Portugal durante o decurso do corrente ano.

62. Só no final de 2008, quando disponível um maior número de observações de preços, será possível aferir a evolução da velocidade de ajustamento de forma consistente.



Portanto, há aqui duas diferenças importantes: o teu exercício é semanal, o da AdC foi quadrimestral; assumes um lag de uma semana, enquanto não sabemos que correspondencia de valores está na base dos valores aferidos pela AdC e esta mesma refere que só no final do ano lhe será possível determinar com qualidade qual o diferencial de tempo a aplicar.

Por comparação quer com os preços dos restantes países europeus quer com comparação com os preços dos combustíveis para momentos passados em que o petróleo se encontrava a valores semelhantes aos actuais diria com elevadíssima segurança que estes dois aspectos que referi estão a introduzir uma distorção nos valores que utilizaste como base para o exercício.
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por RiscoCalculado » 22/11/2008 18:50

Decidi alargar a análise também ao gasoleo.
Á semelhança da análise feita para a gasolina estas são as variáveis que aparecem
na folha de cálculo:


Média Gasoleo ARA: calculada com base na página http://tonto.eia.doe.gov/dnav/pet/hist/rgoeara5d.htm
(cotado em centimos de USD por gallon)

Câmbio Eur/Usd: média semanal, calculada em Oanda FXHistory

Cálculo P. Gasoleo Base: Calculado com base no que foi publicado no estudo da AdC = Média dos preços do Gasoleo ARA da semana anterior / 3.7854 / Cambio EurUsd /100 + 0,134 (Margem de retalho, armazenagem e transporte)
(está já cotado em Eur/Litro)

PVP estimado = Cálculo P. Gasoleo Base + ISP + IVA

PVP médio verificado (DGEG) : preços obtidos no site da DGEG http://www.dgge.pt/default.aspx?cr=6403

Diferença (cêntimos) = PVP médio verificado (DGEG) - PVP estimado (cotado em centimos de Euro)


Ao contrário da gasolina, o preço do gasóleo tende a estar sempre alguns cêntimos acima do valor que seria de esperar (de acordo com o estudo da AdC), excepto para algumas semanas entre Maio e Julho deste ano.

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Relativamente à gasolina, desde o início de Outubro que se oberva uma tendência de permanecer acima do valor expectável (que varia entre 2 e 5 cêntimos, neste momento 3 cêntimos):

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por Crómio » 22/11/2008 17:37

sinatras,

Não tendo a questão a ver com a minha pessoa mas sendo ela pública, deixo o meu comentário:

1º- O que se tem visto neste tópico com bastante frequência são comentários de acusação baseados em factos nenhuns a não ser algumas frases tão badadalas nos média.

Infelizmente colocam-se posts de indignação sem se ter lido o tópico com atenção, fala-se de coisas que já foram demonstradas atrás e que continuam a ser demonstradas à medida que o tempo vai passando.

2º- A análise do Marco é e tem sido excelente, clara e baseada em factos, números, valores e datas muito concretas, onde não existe distorção de interesses.

É um estudo independente, muito credível e de valor.




Mais, comparando este estudo com as notícias, argumentos, declarações de DECOs e afins, podemos fácilmente observar como os factos são diáriamente distorcidos pelos média e personagens desta história.

Enfim... haverão sempre aqueles que nunca colocarão em causa a sua opinião e muito menos que considerem que poderão ter sido induzidos em erro pelas distorções atrás faladas.

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

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A GALP

por enid » 22/11/2008 16:00

Sinatras, muito obrigado penso que agora poderemos acabar com filosofia, e sermos realistas.
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