A propósito do topico dos alunos de Fafe
Ignorante é você senhor professor, eu sei do que falo ao contrário do senhor, em 1976 já fazia parte da UEC e já conhecia os cantos todos da DORN, por isso conheço bem algumas caras que hoje você se curva e aplaude. Mas eles não têm culpa, culpa tem quem lhes dá apoio[/quote]
Epá!!!
Mas eu chamei-te ignorante?? Onde?
Não leves isso para esse lado!
Ignorantes somos todos nós, só q em assuntos diferentes!!
Olha o Mais_Um por exemplo, amuou porque n gostou do meu comentário e então parte para a ofensa!!
Apenas considero injusto o facto de tu pensares q por um lado a Fenprof está ao serviço do PCP e por outro q os professores estão ao serviço da FENprof.
Logo, pela propriedade transitiva, todos nós, professores estamos a ser mandados pelo PCP!
Estarei a fazer confusão?
Se sim, desculpa, mas foi o q percebi
Um grande abraço!
Começo a simpatizar ctg.
Epá!!!
Mas eu chamei-te ignorante?? Onde?
Não leves isso para esse lado!
Ignorantes somos todos nós, só q em assuntos diferentes!!
Olha o Mais_Um por exemplo, amuou porque n gostou do meu comentário e então parte para a ofensa!!
Apenas considero injusto o facto de tu pensares q por um lado a Fenprof está ao serviço do PCP e por outro q os professores estão ao serviço da FENprof.
Logo, pela propriedade transitiva, todos nós, professores estamos a ser mandados pelo PCP!
Estarei a fazer confusão?
Se sim, desculpa, mas foi o q percebi
Um grande abraço!
Começo a simpatizar ctg.
- Registado: 19/11/2008 0:01
Caro TRSM,
Quanto ao q escreveu anteriormente, não li e se quer q lhe diga, também n pretendo ler, no entanto comentei o q vi escrito e suponho q anteriormente n tenha dito o contrário!! ... E daí...
Quanto ao ganhar agora mais em detrimento da fase de aposentação, isso é o q acontece!!! Ou n??!
Se conhecer algum professor que receba mais dinheiro reformado do q no activo, por favor diga q eu desconheço!!
Relativamente às reformas pricipescas contínuo a não perceber a quais se refere! Acedi ao link q enviou e n considero essas reformas principescas. De todo!! Mas o dinheiro não tem o mesmo valor para todos, n é?
Finalmente quanto ao esperto - agradeço!
Ah, outra coisa, o seu amigo Artista, pelos vistos partilha das minhas ideias, pelo menos n encontro contradição nos nossos comentários. Até acho q são bastante semelhantes! Talvez eu tenha um discurso mais agressivo, mas qtro a isso peço desculpa, pois n é minha intençaõ ofender ninguém.
Um abraço
Quanto ao q escreveu anteriormente, não li e se quer q lhe diga, também n pretendo ler, no entanto comentei o q vi escrito e suponho q anteriormente n tenha dito o contrário!! ... E daí...
Quanto ao ganhar agora mais em detrimento da fase de aposentação, isso é o q acontece!!! Ou n??!
Se conhecer algum professor que receba mais dinheiro reformado do q no activo, por favor diga q eu desconheço!!
Relativamente às reformas pricipescas contínuo a não perceber a quais se refere! Acedi ao link q enviou e n considero essas reformas principescas. De todo!! Mas o dinheiro não tem o mesmo valor para todos, n é?
Finalmente quanto ao esperto - agradeço!
Ah, outra coisa, o seu amigo Artista, pelos vistos partilha das minhas ideias, pelo menos n encontro contradição nos nossos comentários. Até acho q são bastante semelhantes! Talvez eu tenha um discurso mais agressivo, mas qtro a isso peço desculpa, pois n é minha intençaõ ofender ninguém.
Um abraço
stressado Escreveu:Já agora outra coisa, qdo falas em comunistas de 1975 q estão de volta e daqueles q estão por detrás da Fenprof, queres dizer o quê concretamente??
...Santa ignorância, é tão fácil falar, mal ou bem, o q importa é dizer qq coisa. Dizer assim ou assado ou então o seu contrário!!
Eu n sou comunista (ou se calhar até sou, não sei!, mas o PCP a mim nunca me fez tão mal como o PS!!!
Olha pelo menos esses proporcionam-me 3 dias e três noites de muita farra, cultura, solidariedade e tb utopia, tds os anos!! EhEh
Um abraço
Ignorante é você senhor professor, eu sei do que falo ao contrário do senhor, em 1976 já fazia parte da UEC e já conhecia os cantos todos da DORN, por isso conheço bem algumas caras que hoje você se curva e aplaude. Mas eles não têm culpa, culpa tem quem lhes dá apoio
- Registado: 5/11/2002 11:30
TRSM Escreveu:stressado Escreveu:É perfeitamente natural que não estejamos de acordo no que diz respeito à avaliação, já que tu estás do lado de dentro e eu estou do lado de cá. Mas se no sector privado em qq ramo de actividade somos confrontados com a avaliação constante pelos superiores hierárquicos , e ainda temos o espectro de despedimento ou falência sobre a nossa cabeça, pq razão no sector público não pode acontecer o mesmo?. E aqui a falência é uma miragem e o despedimento só mesmo por algo muito grave
Não tenho nada contra os professores, bem pelo contrário, reconheço que é uma classe mal remunerada , mas já não concordo com algumas reformas principescas, penso que a lógica seria serem bem mais remunerados enquanto exercem a vossa actividade e menos quando se reformam.
Por fim e aquilo que mais me revolta sobre este assunto é o modo como tudo tem sido politizado pela FENPROF e a quem estes senhores estão ligados.
Por mero acaso um dia destes fiz uma visita ao site e vi algo sobre um concurso, cujo prémio era uma viagem a CUBA, está tudo dito![]()
caro TRSM,
no sector privado, no sector publico, em qq sector q seja a avaliação é importantíssima, e n é isso q está em causa!! O q está em causa é o tipo de avaliação q se pretende fazer!!
No sector bancário por exemplo são todos avaliados e a avaliação faz-se por objectivos, há prémios por cumprimento de determinados objectivos atingidos de balcão para balcão.
A avaliação q está em causa é uma perfeita estupidez, já para n falar nas enormes injustiças q es criam, nas incompatibilidades entre quem avalia e quem é avaliado. Achas normal um enfermeiro avaliar um médico? ou um Licenciado em Geografia avaliar um Padre?
E o q se pretende c essa avaliação?
Melhorar os resultados dos alunos? Claro q n!!
Pretende-se o caos, o mau estar e tudo o q de negativo pode haver.
Qto ao facto das reformas principescas, tb n percebo do q falas, porque se por um lado concordas q a classe é mal remunerada, como pode depois ter reformas principescas?
Falar em 1900 euros ou 2300 euros de reforma para quem teve a vida inteira a ensinar os filhos dos outros sacrificando muitas vezes os seus achas q é uma reforma principesca?? Acho q devias explicar melhor o q queres dizer c isso.
Parece q és mais um a falar daquilo q tu próprio reconheces q n percebes!! Então acho q devias informar-te melhor e n armares-te em esperto, pelo menos num forum onde há pessoas dentro dos assuntos em questão.
Por ora ficamos por aqui
um abraço
Se tivesse lido o que eu já escrevi anteriormente, o que é lamentável não o ter feito, já não tinha escrito algumas bacoradas, e tinha ficado a saber que eu já tinha dito que não concordava com alguns aspectos da avaliação, entre as quais as que refere por ex.
Se fosse um professor mais atento tinha percebido que eu disse que fazia muito mais sentido você ganhar agora mais em detrimento da fase de aposentação
Sobre as reforma principesca fica aqui este link
http://dre.pt/pdf2sdip/2008/11/216000000/4560545631.pdf , já a sua justificação é bem demonstrativo quanto representa para sileccionar.
Para terminar, eu respondi à mensagem do meu amigo artista e não à sua, por isso não encontro razão para me chamar de esperto, termo que fica com quem o diz.
Caro,
Ainda perde tempo a responder ao stressado? assim que li o 1º comentário dele a um cometário meu vi logo que tipo de pessoa é, não merece que se gaste tempo com ele. Há um ditado português que diz: "Vozes de burro não chegam aos céus"
Um abraço
stressado Escreveu:É perfeitamente natural que não estejamos de acordo no que diz respeito à avaliação, já que tu estás do lado de dentro e eu estou do lado de cá. Mas se no sector privado em qq ramo de actividade somos confrontados com a avaliação constante pelos superiores hierárquicos , e ainda temos o espectro de despedimento ou falência sobre a nossa cabeça, pq razão no sector público não pode acontecer o mesmo?. E aqui a falência é uma miragem e o despedimento só mesmo por algo muito grave
Não tenho nada contra os professores, bem pelo contrário, reconheço que é uma classe mal remunerada , mas já não concordo com algumas reformas principescas, penso que a lógica seria serem bem mais remunerados enquanto exercem a vossa actividade e menos quando se reformam.
Por fim e aquilo que mais me revolta sobre este assunto é o modo como tudo tem sido politizado pela FENPROF e a quem estes senhores estão ligados.
Por mero acaso um dia destes fiz uma visita ao site e vi algo sobre um concurso, cujo prémio era uma viagem a CUBA, está tudo dito![]()
caro TRSM,
no sector privado, no sector publico, em qq sector q seja a avaliação é importantíssima, e n é isso q está em causa!! O q está em causa é o tipo de avaliação q se pretende fazer!!
No sector bancário por exemplo são todos avaliados e a avaliação faz-se por objectivos, há prémios por cumprimento de determinados objectivos atingidos de balcão para balcão.
A avaliação q está em causa é uma perfeita estupidez, já para n falar nas enormes injustiças q es criam, nas incompatibilidades entre quem avalia e quem é avaliado. Achas normal um enfermeiro avaliar um médico? ou um Licenciado em Geografia avaliar um Padre?
Qto ao facto das reformas principescas, tb n percebo do q falas, porque se por um lado concordas q a classe é mal remunerada, como pode depois ter reformas principescas?
Falar em 1900 euros ou 2300 euros de reforma para quem teve a vida inteira a ensinar os filhos dos outros sacrificando muitas vezes os seus achas q é uma reforma principesca?? Acho q devias explicar melhor o q queres dizer c isso.
Parece q és mais um a falar daquilo q tu próprio reconheces q n percebes!! Então acho q devias informar-te melhor e n armares-te em esperto, pelo menos num forum onde há pessoas dentro dos assuntos em questão.
Por ora ficamos por aqui
um abraço
Se tivesse lido o que eu já escrevi anteriormente, o que é lamentável não o ter feito, já não tinha escrito algumas bacoradas, e tinha ficado a saber que eu já tinha dito que não concordava com alguns aspectos da avaliação, entre as quais as que refere por ex.
Se fosse um professor mais atento tinha percebido que eu disse que fazia muito mais sentido você ganhar agora mais em detrimento da fase de aposentação
Sobre as reforma principesca fica aqui este link
http://dre.pt/pdf2sdip/2008/11/216000000/4560545631.pdf , já a sua justificação é bem demonstrativo quanto representa para si leccionar.
Para terminar, eu respondi à mensagem do meu amigo artista e não à sua, por isso não encontro razão para me chamar de esperto, termo que fica com quem o diz.
Editado pela última vez por TRSM em 23/11/2008 21:36, num total de 1 vez.
Já agora outra coisa, qdo falas em comunistas de 1975 q estão de volta e daqueles q estão por detrás da Fenprof, queres dizer o quê concretamente??
...Santa ignorância, é tão fácil falar, mal ou bem, o q importa é dizer qq coisa. Dizer assim ou assado ou então o seu contrário!!
Eu n sou comunista (ou se calhar até sou, não sei!, mas o PCP a mim nunca me fez tão mal como o PS!!!
Olha pelo menos esses proporcionam-me 3 dias e três noites de muita farra, cultura, solidariedade e tb utopia, tds os anos!! EhEh
Um abraço
Um abraço
TRSM Escreveu:É perfeitamente natural que não estejamos de acordo no que diz respeito à avaliação, já que tu estás do lado de dentro e eu estou do lado de cá. Mas se no sector privado em qq ramo de actividade somos confrontados com a avaliação constante pelos superiores hierárquicos , e ainda temos o espectro de despedimento ou falência sobre a nossa cabeça, pq razão no sector público não pode acontecer o mesmo?. E aqui a falência é uma miragem e o despedimento só mesmo por algo muito grave
No caso das escolas porque não existem propriamente superiores hierárquicos... há sempre vantagens e desvantagens, se por um lado concordo contigo que no público a segurança é maior, no privado os ordenados e a possibilidade de se subir também é maior. Por exemplo os bancários têm na gerñeralidade melhores ordenados que os professores e regalias melhores... se calhar agora já não de qualquer foram eu não conheço tão bem quanto isso o sector!
De qualquer forma eu considero-me uma daquelas pessoas que ainda não está "dentro", estou na linha lateral com o 4º árbitro com a placa levantada (vou substituir um dos muitos que se estão a ir embora

TRSM Escreveu:Não tenho nada contra os professores, bem pelo contrário, reconheço que é uma classe mal remunerada , mas já não concordo com algumas reformas principescas, penso que a lógica seria serem bem mais remunerados enquanto exercem a vossa actividade e menos quando se reformam.
Aqui estamos de acordo, o meu vencimento líquido não chega a 1000 euros e já dou aulas há mais de 10 anos, embora tenha só 6 anos de serviço... e as reformas principescas de que falas já eram porque com a alteração do ECD poucos chegarão ao topo da carreira... e eu sinceramente não concordo que sejam principescas, pelo menos para os que se dedicaram de corpo e alma à profissão!
TRSM Escreveu:Por fim e aquilo que mais me revolta sobre este assunto é o modo como tudo tem sido politizado pela FENPROF e a quem estes senhores estão ligados.
Pois, politica não é a minha área mas se calhar concordo contigo que todos estão a tentar tirar partido politico da causa dos professores...
abraço
artista
PS; agora vou ver o meu Benfica, deixem-me sossegado

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
É perfeitamente natural que não estejamos de acordo no que diz respeito à avaliação, já que tu estás do lado de dentro e eu estou do lado de cá. Mas se no sector privado em qq ramo de actividade somos confrontados com a avaliação constante pelos superiores hierárquicos , e ainda temos o espectro de despedimento ou falência sobre a nossa cabeça, pq razão no sector público não pode acontecer o mesmo?. E aqui a falência é uma miragem e o despedimento só mesmo por algo muito grave
Por mero acaso um dia destes fiz uma visita ao site e vi algo sobre um concurso, cujo prémio era uma viagem a CUBA, está tudo dito
caro TRSM,
Por ora ficamos por aqui
um abraço
Por mero acaso um dia destes fiz uma visita ao site e vi algo sobre um concurso, cujo prémio era uma viagem a CUBA, está tudo dito

caro TRSM,
Por ora ficamos por aqui
um abraço
artista Escreveu:AikyFriu Escreveu:É umpressão minha ou as notas para entrar em arquitectura são elevadissimas?
Mais uma das coisas que não se percebem...
A Faculdade de Arquitectura de Lisboa da Universidade Técnica de Lisboa (onde tirei o curso) concorre há alguns anos com Medicina para ver quem tem a nota de acesso mais alta!!!!!
O problema é estrutural no nosso país. Se deixar que engenheiros possam assinar projectos de arquitectura é altamente discutível é desastroso que se tenha deixado abrir o curso em tudo o que é Universidade privada e se mande essa gente toda para o desemprego, mas disto eu já falei aqui e até há quem pense que as pessoas é que têm de se informar antes de ir para um curso, eu acho que não... é preciso não esquecer que um licenciamente de obras tem vários projectos, arquitectura, estabilidade, águas, esgotos, etc, obviamente o arquitecto não pode assinar projectos de estabilidade, normalmente só faz o de arquitectura, quando é um que o faz...AikyFriu Escreveu:A propósito: alguém sabe que propostas concretas a ministra vai fazer? é que o que tenho lido não passa de bla... bla...
Não e parece que ninguém sabe, mas pelo que já vimos, nem me admiraria muito que seja só bla bla para enganar a opinião pública e na prática pouca coisa mude... o que é que ela quer dizer com "foi retirada muita da carga burocrática"??
De qualquer forma eu mantenho o que disse lá atrás, ela assinou um "atestado de culpa" e não está em condições de negociar nada... vendo a coisa de fora, penso que não haverá qualquer hipótese de ela fazer os professores aceitarem as aletrações, está toda a gente farta dela, das mentiras, das demagogias, da arrogância, etc, agora que lhe apanharam a fraqueza vão levá-la ao KO, de certa forma, mais que merecido...
Isto serve também para responder ao Tito, embora pense que já tenha percebido que, neste particular, temos uma opinião muito diferente, o que não tem mal nenhum![]()
Abraços (um especial para o Tito)
artista
É perfeitamente natural que não estejamos de acordo no que diz respeito à avaliação, já que tu estás do lado de dentro e eu estou do lado de cá. Mas se no sector privado em qq ramo de actividade somos confrontados com a avaliação constante pelos superiores hierárquicos , e ainda temos o espectro de despedimento ou falência sobre a nossa cabeça, pq razão no sector público não pode acontecer o mesmo?. E aqui a falência é uma miragem e o despedimento só mesmo por algo muito grave

abraço artista
stressado Escreveu:Ouvi dizer q quem tem uma licenciatura deve pedir nas respectivas universidades a nova conversão. Ou seja como as licenciaturas agora são de 3 anos e se fizerem mais 2 corresponde a um mestrado, para quem tem uma licenciatura antiga ao pedir a conversão tem uma bonificação de 2 anos.
Já alguém ouviu falar alguma coisa sobre este assunto??
Por acaso o meu irmão está no 5º ano de arquitectura (é uma doença de família, este com tanta experiência do que o espera resolveu fazer isto em horário pós.laboral, por amor à arte

Ele não tem a certeza mas acha que agora para ter o mestrado tenho apenas de fazer uma tese, não preciso da parte curricular... sei que ele vai sair já com o mestrado
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Ouvi dizer q quem tem uma licenciatura deve pedir nas respectivas universidades a nova conversão. Ou seja como as licenciaturas agora são de 3 anos e se fizerem mais 2 corresponde a um mestrado, para quem tem uma licenciatura antiga ao pedir a conversão tem uma bonificação de 2 anos.
um abraço
um abraço
AikyFriu Escreveu:É umpressão minha ou as notas para entrar em arquitectura são elevadissimas?
A Faculdade de Arquitectura de Lisboa da Universidade Técnica de Lisboa (onde tirei o curso) concorre há alguns anos com Medicina para ver quem tem a nota de acesso mais alta!!!!!
O problema é estrutural no nosso país. Se deixar que engenheiros possam assinar projectos de arquitectura é altamente discutível é desastroso que se tenha deixado abrir o curso em tudo o que é Universidade privada e se mande essa gente toda para o desemprego, mas disto eu já falei aqui e até há quem pense que as pessoas é que têm de se informar antes de ir para um curso, eu acho que não... é preciso não esquecer que um licenciamente de obras tem vários projectos, arquitectura, estabilidade, águas, esgotos, etc, obviamente o arquitecto não pode assinar projectos de estabilidade, normalmente só faz o de arquitectura, quando é um que o faz...
AikyFriu Escreveu:A propósito: alguém sabe que propostas concretas a ministra vai fazer? é que o que tenho lido não passa de bla... bla...
Não e parece que ninguém sabe, mas pelo que já vimos, nem me admiraria muito que seja só bla bla para enganar a opinião pública e na prática pouca coisa mude... o que é que ela quer dizer com "foi retirada muita da carga burocrática"??
De qualquer forma eu mantenho o que disse lá atrás, ela assinou um "atestado de culpa" e não está em condições de negociar nada... vendo a coisa de fora, penso que não haverá qualquer hipótese de ela fazer os professores aceitarem as aletrações, está toda a gente farta dela, das mentiras, das demagogias, da arrogância, etc, agora que lhe apanharam a fraqueza vão levá-la ao KO, de certa forma, mais que merecido...
Isto serve também para responder ao Tito, embora pense que já tenha percebido que, neste particular, temos uma opinião muito diferente, o que não tem mal nenhum

Abraços (um especial para o Tito)
artista
Artista,
Qdo falei em 2000 euros ou em 1500, estava a mandar para o ar um preço, no entanto pretendia "ilustrar" uma ideia, ou seja dizer q têm dinheiro para tudo mas para aquilo q deviam ter, n dão o devido valor.
Também porque n estão sensibilizadas para isso.
Uma sala é uma sala, um quarto é um quarto, um alçado é um alçado. Eu por exemplo dá-me um gozo desgraçado curtir a minha casa, o meu espaço e ela tb foi pensada para me servir.
Alguém dizia q o arq é um Deus (penso q foi o Taveira) e n deixa de ter razão, pois dele vai depender a vida e o dia à dia de muita gente.
Em relação aos manguitos, n concordo contigo. Esses devem ser feitos à frente, de modo a fazer os outros perceberem como as coisas são. Olha é como a educação. Os putos devem ser castigados para perceberem e n voltarem a fazer os mesmos erros. Os adultos idem.
Qualquer dia dou-te um trabalho!! eheh dou-te n, peço-te.
Um abraço
Qdo falei em 2000 euros ou em 1500, estava a mandar para o ar um preço, no entanto pretendia "ilustrar" uma ideia, ou seja dizer q têm dinheiro para tudo mas para aquilo q deviam ter, n dão o devido valor.
Também porque n estão sensibilizadas para isso.
Uma sala é uma sala, um quarto é um quarto, um alçado é um alçado. Eu por exemplo dá-me um gozo desgraçado curtir a minha casa, o meu espaço e ela tb foi pensada para me servir.
Alguém dizia q o arq é um Deus (penso q foi o Taveira) e n deixa de ter razão, pois dele vai depender a vida e o dia à dia de muita gente.
Em relação aos manguitos, n concordo contigo. Esses devem ser feitos à frente, de modo a fazer os outros perceberem como as coisas são. Olha é como a educação. Os putos devem ser castigados para perceberem e n voltarem a fazer os mesmos erros. Os adultos idem.
Qualquer dia dou-te um trabalho!! eheh dou-te n, peço-te.
Um abraço
TRSM Escreveu:A Plataforma Sindical de professores vai apresentar na próxima sexta-feira uma proposta de avaliação simplificada ao ministério da Educação, afirmou Mário Nogueira em entrevista à SIC Notícias.
Vamos ver no que dá, mas tenho mais medo das propostas dos sindicatos do que da ministra

A propósito: alguém sabe que propostas concretas a ministra vai fazer? é que o que tenho lido não passa de bla... bla...
Um abraço
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
stressado Escreveu:Bem mas isto dava outro tópico, mas tira isso da cabeça, os arquitectos ganham mal, pelo menos a grande maioria... pior ainda, não há em Portugal trabalho para todos, nem para metade! Já agora, Portugal é o único país da União europeia onde um projecto de arquitectura pode ser assinado por um engenhiro civil, e isto vem de um diploma (o Dec-Lei 73/73) aprovado ainda na ditadura e que nunca foi alterado, porque será?! eu sei mas não digo
É umpressão minha ou as notas para entrar em arquitectura são elevadissimas?
Um abraço
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
Estes são os mesmos comunistas que conheci em 1975, puros e duros leninistas, eles estão de volta.
A Plataforma Sindical de professores vai apresentar na próxima sexta-feira uma proposta de avaliação simplificada ao ministério da Educação, afirmou Mário Nogueira em entrevista à SIC Notícias.
A intenção é «salvar» o ano lectivo, «centrando o processo de avaliação na vertente do professor e libertando as burocracias» existentes na proposta de Maria de Lurdes Rodrigues. Mantém-se, por isso, a intenção de suspender o processo que o Ministério pretende implementar, mas a vontade é que «haja uma avaliação dos docentes».
Nesta proposta, não entrarão as indicações deixadas nesta semana pela ministra. «Ao contrário do que diz o ministério e o primeiro-ministro, os professores nunca foram contra a avaliação e também não é verdade que nos últimos 30 anos não tenham sido avaliados. Aliás, desde 1990 que existe um modelo, regulamentado em 1992, que já avaliou os docentes», explicou o líder da Fenprof e porta-voz da Plataforma.
«Excluímos qualquer solução administrativa, como por exemplo, atribuir Bom a todos os professores, e qualquer simplificação do modelo actual», disse Mário Nogueira ao Diário de Notícias, que não quis apresentar mais pormenores, porque «a proposta terá de ser apresentada primeiro ao Ministério e só depois à comunicação social».
«Não defendemos um vazio avaliativo. Esta nossa proposta será a prova de que os professores querem ser avaliados já este ano. Mas terá de ser de uma forma simples, que não exija a definição de novos instrumentos, uma vez que estamos quase a finalizar o primeiro período», frisou.
A Plataforma Sindical de professores vai apresentar na próxima sexta-feira uma proposta de avaliação simplificada ao ministério da Educação, afirmou Mário Nogueira em entrevista à SIC Notícias.
A intenção é «salvar» o ano lectivo, «centrando o processo de avaliação na vertente do professor e libertando as burocracias» existentes na proposta de Maria de Lurdes Rodrigues. Mantém-se, por isso, a intenção de suspender o processo que o Ministério pretende implementar, mas a vontade é que «haja uma avaliação dos docentes».
Nesta proposta, não entrarão as indicações deixadas nesta semana pela ministra. «Ao contrário do que diz o ministério e o primeiro-ministro, os professores nunca foram contra a avaliação e também não é verdade que nos últimos 30 anos não tenham sido avaliados. Aliás, desde 1990 que existe um modelo, regulamentado em 1992, que já avaliou os docentes», explicou o líder da Fenprof e porta-voz da Plataforma.
«Excluímos qualquer solução administrativa, como por exemplo, atribuir Bom a todos os professores, e qualquer simplificação do modelo actual», disse Mário Nogueira ao Diário de Notícias, que não quis apresentar mais pormenores, porque «a proposta terá de ser apresentada primeiro ao Ministério e só depois à comunicação social».
«Não defendemos um vazio avaliativo. Esta nossa proposta será a prova de que os professores querem ser avaliados já este ano. Mas terá de ser de uma forma simples, que não exija a definição de novos instrumentos, uma vez que estamos quase a finalizar o primeiro período», frisou.
stressado Escreveu:1.º - VALE MAIS A PENA - ora se tiraste Arquitectura de certeza q te dá mais prazer fazeres coisas relacionadas com essa área do q aturares uma centena de putos por semana.
Bem, são coisas muito diferentes mas olha que aturar alguns clientes (para nao dizer todos os poucos que tive) também não é nada fácil... de qualquer forma é desgastante sem dúvida mas eu até tenho uma boa relação com os miúdos e até consigo levar as coisas relativamente na desportiva! Mas os primeiros anos foram realmente muito difíceisl, penso que devia ser dada formação aos professores sobre estratégias que ajudassem a promover a motivação e o relacionamento com os alunos, as coisas mudaram muito nas últimas décadas a este nível e este aspecto parece-me crucial na realidade actual... penso que muitos professores não estão minimamente preparados para isto, até porque ainda são do tempo em que não se colocava em causa autoridade do professor na sala de aula... bom mais uma que dava um livro!

stressado Escreveu: Não se apercebem que por detrás de tudo isso está a criatividade, o treino mental, a percepção funcional q é importantíssima e para além disso preferem dar 500 euros para um bom telemóvel, 300 por um Gps, etc etc, mas são incapazes de dar 2000 por um bom projecto. Já sem falar depois no acompanhamento da obra. Preferem fazer as coisas por sua conta e risco e mais tarde arrependem-se!! Em vez de pagarem mais 1500 ou 2000 euros para terem uns qtos pormenores bem resolvidos, o material escolhido, etc ...
Em relação aos preços de projectos de que falas eles não serão suficientes numa casa, para uma pequena remodelação sim, mas para um projecto de raiz não... ou então não será aquilo que poderemos chamar um bom projecto. Quando falas que é preciso "criatividade, o treino mental, a percepção funcional" é verdade, mas também é precisa outra coisa muito importante, trabalho!!! Ninguém chega a soluções interessantes e de acordo com as espectativas dos clientes com um golpe de génio, é preciso procurar essas soluções e isso exige muito trabalho! A não ser que se vá para aqueles "projectos de gaveta" pagos a preços mais modestos mas com características muito diferentes... Bom matéria para outro livro

Concordo inteiramente com a parte de arranharem dinheiro para tudo, mas para um projecto está quieto. Este aspecto é importante porque está directamente relacionado com a educação, o que acontece num projecto e na educação é que se está a pagar algo que não nos dá em troca um bem, estamos a pagar algo cujo valor não é própriamente uma coisa fisica e por isso muitos pensam que quanto menos se gastar nisso melhor

Tenho um bom exemplo, um amigo meu pediu-me o projecto da casa mas apenas o projecto de licenciamente porque é tem de o aprovar na Câmara... no resto eu dei-lhe alguma ajuda na obra mas como amigo, ou seja, dava-lhe apenas alguns conselhos mas não ia para o escritório trabalhar no que precisasse de ser pensado. Numa situação de um tecto suspenso (os arquitectos não devem dizer "tecto falso", devem usar terminologias correctas

stressado Escreveu:(Eu se fosse arq. fazia-lhes um manguito)Desculpa.
Á frente deles não faço mas depois de eles virarem costas!!

Passei alguns anos, enquanto tirei o curso e depois de o concluir, a explicar a amigos e conhecidos as vantagens de se pagar um bom projecto, no investimento total (obras, lote, etc) o custo de um bom projecto não é significante e é facilmente justificado pela maior qualidade do produto final.
stressado Escreveu:Se fossem todos como o Calatrava, n é?? eheheh
Pois, ainda seria pior, já imaginaste a pena que era termos uma carrada de Calatravas no desemprego!?

E olha que há por aí muitos com elevado potencial que nunca chegarão a projectar nada, ou quase nada... é uma pena!

Abraço
artista
artista Escreveu:
Pois mas neste caso é muito diferente, porque a educação nunca dará lucros como uma empresa, este é o grande problema, eu penso que não se pode olhar para a escola e para a educação como uma empresa. Obviamente é preciso controlar custos e melhorar a produtividade mas os lucros serão sempre discutiveis e passiveis de opiniões muito diferentes...
abraço
artista
Artista obrigado pelo esclarecimento. Na verdade a Educação produz um retorno em termos de crescimento económico. O problema é perceber até que ponto vale a pena investir, pois existe uma altura em que deixa de haver retorno como já referi. Mas não há consenso quanto a isso.
O problema também no nosso país é que os políticos tentam estagnar a todo o custo a economia, provavelmente haveria mais saída para licenciados se o governo tomasse medidas para estimular a economia.
Mas quando tomam essas medidas eles estão todos presos às teorias do Keynes, quando o que resulta numa situação como a nossa é cortar drásticamente os impostos até a economia reagir.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
- Registado: 16/6/2007 12:05
É incrível a precepção que as pessoas têm sobre áreas diferentes da sua, do que conhecem mal... então achas que a arquitectura dá mais papel!?? repara melhor nos professores do grupo 600 e vê lá quantos são arquitectos?! Achas que os arquitectos estão lá porque não gostam de fazer arquitectura?!
Bem mas isto dava outro tópico, mas tira isso da cabeça, os arquitectos ganham mal, pelo menos a grande maioria... pior ainda, não há em Portugal trabalho para todos, nem para metade! Já agora, Portugal é o único país da União europeia onde um projecto de arquitectura pode ser assinado por um engenhiro civil, e isto vem de um diploma (o Dec-Lei 73/73) aprovado ainda na ditadura e que nunca foi alterado, porque será?! eu sei mas não digo
(ai mãe, ainda me meto em mais confusão!)
Artista,
Calma! Eu não estava a afirmar q dava mais papel! Se leres bem eu disse:
1.º - VALE MAIS A PENA - ora se tiraste Arquitectura de certeza q te dá mais prazer fazeres coisas relacionadas com essa área do q aturares uma centena de putos por semana.
2.º - DEVE DAR MAIS PAPEL - é certo que sem trabalho n há dinheiro e isso é lamentável. As pessoas, e eu n me incluo nesse rol, têm a noção de q projectar uma casa ou fazer uma intervenção de âmbito mais particular, uma remodelação ou uma ampliação, n tem nada q fazer. Ou seja é só riscar umas coisas no papel, fazer umas plantas e pronto. Não se apercebem que por detrás de tudo isso está a criatividade, o treino mental, a percepção funcional q é importantíssima e para além disso preferem dar 500 euros para um bom telemóvel, 300 por um Gps, etc etc, mas são incapazes de dar 2000 por um bom projecto. Já sem falar depois no acompanhamento da obra. Preferem fazer as coisas por sua conta e risco e mais tarde arrependem-se!! Em vez de pagarem mais 1500 ou 2000 euros para terem uns qtos pormenores bem resolvidos, o material escolhido, etc por quem sabe e está dentro do assunto, preferem usar aquilo q acham q é imaginação e bom gosto das mulheres por exemplo e depois lá vem estes azulejos para aqui, este chão desta cor para aqui, estes aluminios (ás vezes fuleiros á brava) para as portadas e acabam por ficar com uma treta, td cheio de erros os materiais q n encaixam, etc. Então, depois de terem gasto o dobro do dinheiro, gasto o dobro do tempo, esgotado a paciência, muitas vezes desesperarem e até chorarem antão aí sim, chamam( ou n) o arquitecto para remendar o melhor possivel aquilo q fizeram mal. (Eu se fosse arq. fazia-lhes um manguito)Desculpa.
Espero q tenhas ficado c uma ideia diferente, pois epenso q n conheço assim tão mal essa situação. É certo tb q os projectos vão parar sempre aos mesmos, mas isso já se sabe como funciona. Antigamente eram os desenhadores agora são os eng. Eu comprrendo.
Se fossem todos como o Calatrava, n é?? eheheh
Um abraço
Bem mas isto dava outro tópico, mas tira isso da cabeça, os arquitectos ganham mal, pelo menos a grande maioria... pior ainda, não há em Portugal trabalho para todos, nem para metade! Já agora, Portugal é o único país da União europeia onde um projecto de arquitectura pode ser assinado por um engenhiro civil, e isto vem de um diploma (o Dec-Lei 73/73) aprovado ainda na ditadura e que nunca foi alterado, porque será?! eu sei mas não digo

Artista,
Calma! Eu não estava a afirmar q dava mais papel! Se leres bem eu disse:
1.º - VALE MAIS A PENA - ora se tiraste Arquitectura de certeza q te dá mais prazer fazeres coisas relacionadas com essa área do q aturares uma centena de putos por semana.
2.º - DEVE DAR MAIS PAPEL - é certo que sem trabalho n há dinheiro e isso é lamentável. As pessoas, e eu n me incluo nesse rol, têm a noção de q projectar uma casa ou fazer uma intervenção de âmbito mais particular, uma remodelação ou uma ampliação, n tem nada q fazer. Ou seja é só riscar umas coisas no papel, fazer umas plantas e pronto. Não se apercebem que por detrás de tudo isso está a criatividade, o treino mental, a percepção funcional q é importantíssima e para além disso preferem dar 500 euros para um bom telemóvel, 300 por um Gps, etc etc, mas são incapazes de dar 2000 por um bom projecto. Já sem falar depois no acompanhamento da obra. Preferem fazer as coisas por sua conta e risco e mais tarde arrependem-se!! Em vez de pagarem mais 1500 ou 2000 euros para terem uns qtos pormenores bem resolvidos, o material escolhido, etc por quem sabe e está dentro do assunto, preferem usar aquilo q acham q é imaginação e bom gosto das mulheres por exemplo e depois lá vem estes azulejos para aqui, este chão desta cor para aqui, estes aluminios (ás vezes fuleiros á brava) para as portadas e acabam por ficar com uma treta, td cheio de erros os materiais q n encaixam, etc. Então, depois de terem gasto o dobro do dinheiro, gasto o dobro do tempo, esgotado a paciência, muitas vezes desesperarem e até chorarem antão aí sim, chamam( ou n) o arquitecto para remendar o melhor possivel aquilo q fizeram mal. (Eu se fosse arq. fazia-lhes um manguito)Desculpa.
Espero q tenhas ficado c uma ideia diferente, pois epenso q n conheço assim tão mal essa situação. É certo tb q os projectos vão parar sempre aos mesmos, mas isso já se sabe como funciona. Antigamente eram os desenhadores agora são os eng. Eu comprrendo.
Se fossem todos como o Calatrava, n é?? eheheh
Um abraço
stressado Escreveu:Preocupa-te com Arquitectura, sempre vale mais a pena, e deve dar mais papel!!
É incrível a precepção que as pessoas têm sobre áreas diferentes da sua, do que conhecem mal... então achas que a arquitectura dá mais papel!?? repara melhor nos professores do grupo 600 e vê lá quantos são arquitectos?! Achas que os arquitectos estão lá porque não gostam de fazer arquitectura?!
Uma professora de sociologia disse uma vez que a profissão de arquitecto em Portugal era das que tinha um desfazamento maior entre o seu status e o nivel de vida/rendimento... e nessa altura as coisas não estavam ainda tão mal como estão para os arquitectos!!!!

abraço
artista
Artista,
Preocupar?? Para quê??
Ele há coisas mais interessantes.
Preocupa-te com Arquitectura, sempre vale mais a pena, e deve dar mais papel!!
Ou também és daqueles q diz q ama o ensino e estás nesta profissão por amor à arte (de ensinar - entenda-se)?
um abraço
Preocupar?? Para quê??
Ele há coisas mais interessantes.
Preocupa-te com Arquitectura, sempre vale mais a pena, e deve dar mais papel!!
Ou também és daqueles q diz q ama o ensino e estás nesta profissão por amor à arte (de ensinar - entenda-se)?
um abraço
Thanks stressado, já aprendi mais alguma coisa, na realidade nunca me preocupei com isso, embora talvez venha a ter de me preocupar!
abraço
artista

abraço
artista
artista
pelo ecd antigo tb n eras integrado no 1º
passarias logo para o 4ª, caso já tenhas feito o estágio e td indica q sim , pois se já tens 6 anos completos, presumo q já tenhas o estágio
assim deves ser integrado no 1º escalão de professor mas talvez no fim
ou seja provavelmente passarás rapidamente para o 2º novo escalão.
um abraço
pelo ecd antigo tb n eras integrado no 1º
passarias logo para o 4ª, caso já tenhas feito o estágio e td indica q sim , pois se já tens 6 anos completos, presumo q já tenhas o estágio
assim deves ser integrado no 1º escalão de professor mas talvez no fim
ou seja provavelmente passarás rapidamente para o 2º novo escalão.
um abraço
stressado Escreveu:Presumo q ainda n tenhas mudado nunca de escalão!
Pior ainda, eu ainda não estou em escalão nenhum

Sou contratado, fiz o ano passado a profissionalização (quase por acaso) e ainda nem concorri com ela em nenhum concurso...
stressado Escreveu:estes são os novos indices
eu já estaria a passar para o 7º escalão
neste momento ainda me encontro no indice 188!!
N é de loucos?
com 15 anos de ensino?
Estás a ver tudo depende da perspectiva com que olhamos para as coisas, eu já dou aulas há mais de 10 anos, tenho 6 anos de tempo de serviço e ainda nem no 1º escalão estou... quem me dera estar no 5º!

Mas também não me chateio muito com isso... como disse um colega meu numa das reuniões "quero lá saber das progressões, eu estou aqui pelos miúdos e a minha mulher é rica"

abraços
artista
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Apramg, GaussSLB47, Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, latbal, m-m, malakas, MCORTIGAO, OCTAMA, rg7803, Santanderes, Shimazaki_2, Tosta mista e 142 visitantes