GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Meus Caros
Marco António / Flying Turtle
Não pude deixar de ler-vos, nas últimas mensagens acima, cujo conteúdo naturalmente respeito mas, confesso, de teor já esperado.
Porém, fiel à anunciada postura de desistência de intervenção e não obstante perceber algumas fragilidades nesses vossos comentários, não vou, efectivamente, alimentar mais este tópico.
De facto, ao tema em causa e salvo algumas e honrosas excepções, é notória a sistemática afluência / veiculação de alguns interesses que não quero nem posso correctamente avaliar, com presenças bem tipificadas, extremadas mesmo, seja de acérrimos defensores Galp, cujo procedimento teve, tem e sempre terá justificação e a dos seus detractores, para quem, o mesmo procedimento foi, é e será sempre criticável.
Não integro qualquer lobby e, portanto, permita-se-me, estilo síntese, utilizar aquele dito muito popular mas pleno de força e significado : já contribui demasiado para este peditório ... não dou mais !
Assim fecho definitivamente a minha intervenção neste tema.
Cumprimentos a todos.
Bom fim de semana
Marco António / Flying Turtle
Não pude deixar de ler-vos, nas últimas mensagens acima, cujo conteúdo naturalmente respeito mas, confesso, de teor já esperado.
Porém, fiel à anunciada postura de desistência de intervenção e não obstante perceber algumas fragilidades nesses vossos comentários, não vou, efectivamente, alimentar mais este tópico.
De facto, ao tema em causa e salvo algumas e honrosas excepções, é notória a sistemática afluência / veiculação de alguns interesses que não quero nem posso correctamente avaliar, com presenças bem tipificadas, extremadas mesmo, seja de acérrimos defensores Galp, cujo procedimento teve, tem e sempre terá justificação e a dos seus detractores, para quem, o mesmo procedimento foi, é e será sempre criticável.
Não integro qualquer lobby e, portanto, permita-se-me, estilo síntese, utilizar aquele dito muito popular mas pleno de força e significado : já contribui demasiado para este peditório ... não dou mais !
Assim fecho definitivamente a minha intervenção neste tema.
Cumprimentos a todos.
Bom fim de semana
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sinatras Escreveu:É por exemplo o caso do Fliyng Turtle que, completamente à margem da questão central, vem preocupado argumentar com uma questão perfeitamente lateral, ie, que o Presidente Manuel cometeu uma ilegalidade ao pronunciar-se fora da sua competência de AdC... Não digo que não, mas o que é tal ilegalidade releva para o caso ?
O meu comentário é de facto à margem da questão central, mas foi colocado a propósito, e em sequência, da discussão em curso neste tópico. Neste contexto, não considero que a inclusão do comentário tenha sido despropositada. Claro que podia, em alternativa, ter aberto mais um tópico (neste caso provavelmente um Off-Topic), mas não o fiz porque não vi necessidade, nem interesse, em estar a criar mais um Off-Topic no fórum e a ter alguma "responsabilidade" por acompanhar eventuais comentários que sobre o mesmo viessem a ser feitos.
O respeito pelo tema central de um tópico não implica necessariamente o afunilamento da discussão: Muitos tópicos há no Caldeirão onde surgem discussões laterais e acessórias ao tema central, sem que isso desvie a atenção dos participantes ou faça esquecer esse mesmo tema central. Como aliás certamente acontecerá neste caso. Eu acho, aliás, que isso apenas enriquece o tema e a sua discussão.
Despropositado teria sido colocar o meu comentário, por exemplo, no tópico sobre o S&P.
Tu tens, evidentemente, uma opinião diferente que, não partilhando, respeito.
Mas, mais importante do que isto, eu tenho de discordar da tua afirmação de que o meu comentário é totalmente lateral e irrelevante para a discussão. E faço-o porque tu colocaste um post totalmente centrado numa opinião expressada pelo Presidente da AdC, dando assim relevância e credibilidade - e propondo a nossa reflexão - a essa opinião. Ora, aquilo que eu pretendi mostrar é que existem boas razões para duvidar da credibilidade e da isenção desse senhor, face ao reiterado atropelamento da lei e de regras básicas de transparência com que nos tem brindado.
O que me levou a questionar sobre quem, em Portugal, fiscaliza os fiscalizadores.
E, como precisão, esclareço que a ilegalidade que o Presidente da AdC está a praticar não advém de ter participado num seminário fora da sua competência de AdC. É a acumulação de cargos que, segundo a lei, são total e expressamente incompatíveis.
Finalmente, se achas que isto não é relevante, e caso esta ilegalidade não seja imediatamente sanada, espera pelo momento em que a AdC ataque - ou defenda, ou diga que não há motivos para atacar - quaisquer interesses corporativos - podem até ser os das petrolíferas, ou os dos revendedores, ou os dos hipermercados, ou o que quer que seja - e esses interesses corporativos virem imediatamente alegar que os pareceres da AdC, e as eventuais sanções que esta venha a aplicar, estão feridos de ilegalidade ou, pelo menos, de qualquer credibilidade, uma vez que o Presidente da AdC está ele mesmo a não cumprir flagrantemente a lei e, eventualmente, ao serviço de interesses políticos advenientes da sua ligação, que já foi ilegal, ao actual ministro da Economia.
A AdC, como a ASAE, como as Polícias, como os Tribunais, como a CMVM, como o Banco de Portugal, ao serem agentes da autoridade do Estado (isto é, dos cidadãos, que somos nós), têm de estar, e parecer estar, acima da menor das menores suspeitas em termos de isenção, transparência, lisura de procedimentos e cumprimento da legalidade. Caso contrário o Estado de Direito não existe. E no caso vertente não se trata de uma suspeita, trata-se de um facto descarado.
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
sinatras Escreveu:Prometo que não volto ao tema mas, antes, permita-se-me sublinhar duas ou três coisas, a propósito das sucessivas intervenções do Marco António:
1. Com referência à sua última mensagem, gostaria de sublinhar a sua satisfação, quanto ao preço, com o facto de "...não nos podermos queixar, porque... têm-se fartado de cair...pràticamente todas as semanas baixam..." O facto de cairem os preços, é sinónimo de que, mesmo assim, não nos podemos (=não haverá motivos) queixar ?
Os valores estão quantificados quer nesse post, quer em posts posteriores, quer em posts anteriores.
E está aqui bem quantificado quanto subiram (no período de subida) e quanto desceram (no período de descida).
Então tu pegas num comentário anexo a cálculos e demonstrações e comentas como se eu me limitasse a mandar bitaites sem calcular e sem demonstrar o que digo?
sinatras Escreveu:2.É certo que os valores e gráficos que são apresentados, revelam isso mesmo, isto é, que há uma correlação positiva entre os preços dos combustíveis e do petróleo, o que é natural e, parece-me, ninguém no forum pretendeu questionar. Diria mesmo que, talvez por força de toda esta problemática diàriamente ventilada em várias sedes, por algumas entidades credíveis, e porque não também por motivos de estratégia comercial da Galp, com perda de vendas a favor de outros operadores, a referida correlação têm vindo a afinar-se gradualmente. Ainda bem...
Concordo.
A correlação nunca foi tão exacta como no último ano. O que é curioso dado que os protestos nunca foram tão fortes como nos últimos meses, período em que a correlação foi a mais exacta de sempre!
sinatras Escreveu:3. Mas o cerne do problema, mesmo assim, estará nos valores médios (simples e semanais)apresentados pelo Marco António, sem uma ponderação dos preços pelos períodos praticados!
Como assim?
O preço do crude que apresento é uma média semanal. E o preço dos combustíveis é ajustado sistematicamente (com raríssimas excepções) uma vez por semana no mesmo dia da semana. Portanto funciona tal e qual uma média semanal e pode, em perfeita justiça, ser comparado com a média semanal do crude da semana anterior.
sinatras Escreveu:É sabido que os operadores invocam o sistema estabelecido de cálculos semanais (que me parece seriam quinzenais antes deste boom de preço do petróleo, pelo que, nada me admiraria que, face à tendência de descida que vai continuar a verificar-se, tal período quinzenal voltasse a ser adoptado ) mas isso, do meu ponto de vista, é que pode proporcionar-lhes uns ganhos adicionais e não dispiciendos...
Ora, por essa ordem de ideias, durante muitos, muitos meses proporcionou-lhes ganhos diminuídos...
sinatras Escreveu:Como gestor e num contexto de descida diária de preços, é o mais "indicado" do ponto de vista do benefício da conta de exploração, como sabemos, fazendo vigorar numa semana n o preço médio da semana n-1, com o de n>n-1.
E pela mesma ordem de ideias, num contexto de subida diária de preços, é o menos "indicado" do ponto de vista do benefício da conta de exploração.
sinatras Escreveu:O que não se pode é esquecer este detalhe dos preços médios simplespara se continuar a afirmar que os preços descem com a mesma prontidão com que subiram, pois só, repito, uma média ponderada dos valores nos poderiam fazer chegar a conclusões bem mais sustentadas em termos de percentagens de aumento/descida.
Média ponderada de quê?
Se é uma ponderação dos preços diários, é desnecessária conforme já expliquei. Se é outra coisa, é importante que expliques a que tipo de ponderação te referes.
Volto a referir (e como é facilmente verificável), os preços GALP são actualizados de forma sistematica uma vez por semana e na madrugada de terça para quarta-feira. Foram raras as excepções em que isso não aconteceu...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Meus amigos
Ao colocar o artigo sobre a intervenção do Sr Manuel Sebastião e como decorre do próprio texto, trata-se de um pequeno contributo para deixar que cada um interprete como melhor entender. Não é com qualquer objectivo pessoal e/ou de acrescentar mais polémica a um tópico um tanto estafado pelas partes, aparentemente muito empenhadas em aceitar / criticar o procedimento da Galp. É por exemplo o caso do Fliyng Turtle que, completamente à margem da questão central, vem preocupado argumentar com uma questão perfeitamente lateral, ie, que o Presidente Manuel cometeu uma ilegalidade ao pronunciar-se fora da sua competência de AdC... Não digo que não, mas o que é tal ilegalidade releva para o caso ?
Prometo que não volto ao tema mas, antes, permita-se-me sublinhar duas ou três coisas, a propósito das sucessivas intervenções do Marco António:
1. Com referência à sua última mensagem, gostaria de sublinhar a sua satisfação, quanto ao preço, com o facto de "...não nos podermos queixar, porque... têm-se fartado de cair...pràticamente todas as semanas baixam..."O facto de cairem os preços, é sinónimo de que, mesmo assim, não nos podemos (=não haverá motivos)queixar ?
Então os preços, no contexto dos últimos meses, não deveriam mesmo baixar ? E muito ? ou seria mais natural que não baixassem ou baixassem menos ?
2. É certo que os valores e gráficos que são apresentados, revelam isso mesmo, isto é, que há uma correlação positiva entre os preços dos combustíveis e do petróleo, o que é natural e, parece-me, ninguém no forum pretendeu questionar. Diria mesmo que, talvez por força de toda esta problemática diàriamente ventilada em várias sedes, por algumas entidades credíveis, e porque não também por motivos de estratégia comercial da Galp, com perda de vendas a favor de outros operadores, a referida correlação têm vindo a afinar-se gradualmente. Ainda bem...
3. Mas o cerne do problema, mesmo assim, estará nos valores médios (simples e semanais)apresentados pelo Marco António, sem uma ponderação dos preços pelos períodos praticados! É sabido que os operadores invocam o sistema estabelecido de cálculos semanais (que me parece seriam quinzenais antes deste boom de preço do petróleo, pelo que, nada me admiraria que, face à tendência de descida que vai continuar a verificar-se, tal período quinzenal voltasse a ser adoptado ) mas isso, do meu ponto de vista, é que pode proporcionar-lhes uns ganhos adicionais e não dispiciendos... Não quero por em causa esses ganhos de gestão, face a esse sistema estabelecido... Como gestor e num contexto de descida diária de preços, é o mais "indicado" do ponto de vista do benefício da conta de exploração, como sabemos, fazendo vigorar numa semana n o preço médio da semana n-1, com o de n>n-1. O que não se pode é esquecer este detalhe de utilização de preços médios simplespara se continuar a afirmar que os preços descem com a mesma prontidão com que subiram, pois só, repito, uma média ponderada dos valores nos poderiam fazer chegar a conclusões bem mais sustentadas em termos de percentagens de aumento/descida, o que não é fàcilmente detectável pela análise gráfica.
4. Já agora e em abono de verdade, já que prometo não voltar, em qualquer circunstância, ao tema, deixem-me terminar com uma mensagem de verdadeiro espanto relativamente aos do contra Galp, quando esgrimem argumentos na base de preços com impostos incluidos e, pior ainda, sem qualquer preocupação com a taxa de câmbio EUR/USD. De facto, assim, não.
Ao colocar o artigo sobre a intervenção do Sr Manuel Sebastião e como decorre do próprio texto, trata-se de um pequeno contributo para deixar que cada um interprete como melhor entender. Não é com qualquer objectivo pessoal e/ou de acrescentar mais polémica a um tópico um tanto estafado pelas partes, aparentemente muito empenhadas em aceitar / criticar o procedimento da Galp. É por exemplo o caso do Fliyng Turtle que, completamente à margem da questão central, vem preocupado argumentar com uma questão perfeitamente lateral, ie, que o Presidente Manuel cometeu uma ilegalidade ao pronunciar-se fora da sua competência de AdC... Não digo que não, mas o que é tal ilegalidade releva para o caso ?
Prometo que não volto ao tema mas, antes, permita-se-me sublinhar duas ou três coisas, a propósito das sucessivas intervenções do Marco António:
1. Com referência à sua última mensagem, gostaria de sublinhar a sua satisfação, quanto ao preço, com o facto de "...não nos podermos queixar, porque... têm-se fartado de cair...pràticamente todas as semanas baixam..."O facto de cairem os preços, é sinónimo de que, mesmo assim, não nos podemos (=não haverá motivos)queixar ?
Então os preços, no contexto dos últimos meses, não deveriam mesmo baixar ? E muito ? ou seria mais natural que não baixassem ou baixassem menos ?
2. É certo que os valores e gráficos que são apresentados, revelam isso mesmo, isto é, que há uma correlação positiva entre os preços dos combustíveis e do petróleo, o que é natural e, parece-me, ninguém no forum pretendeu questionar. Diria mesmo que, talvez por força de toda esta problemática diàriamente ventilada em várias sedes, por algumas entidades credíveis, e porque não também por motivos de estratégia comercial da Galp, com perda de vendas a favor de outros operadores, a referida correlação têm vindo a afinar-se gradualmente. Ainda bem...
3. Mas o cerne do problema, mesmo assim, estará nos valores médios (simples e semanais)apresentados pelo Marco António, sem uma ponderação dos preços pelos períodos praticados! É sabido que os operadores invocam o sistema estabelecido de cálculos semanais (que me parece seriam quinzenais antes deste boom de preço do petróleo, pelo que, nada me admiraria que, face à tendência de descida que vai continuar a verificar-se, tal período quinzenal voltasse a ser adoptado ) mas isso, do meu ponto de vista, é que pode proporcionar-lhes uns ganhos adicionais e não dispiciendos... Não quero por em causa esses ganhos de gestão, face a esse sistema estabelecido... Como gestor e num contexto de descida diária de preços, é o mais "indicado" do ponto de vista do benefício da conta de exploração, como sabemos, fazendo vigorar numa semana n o preço médio da semana n-1, com o de n>n-1. O que não se pode é esquecer este detalhe de utilização de preços médios simplespara se continuar a afirmar que os preços descem com a mesma prontidão com que subiram, pois só, repito, uma média ponderada dos valores nos poderiam fazer chegar a conclusões bem mais sustentadas em termos de percentagens de aumento/descida, o que não é fàcilmente detectável pela análise gráfica.
4. Já agora e em abono de verdade, já que prometo não voltar, em qualquer circunstância, ao tema, deixem-me terminar com uma mensagem de verdadeiro espanto relativamente aos do contra Galp, quando esgrimem argumentos na base de preços com impostos incluidos e, pior ainda, sem qualquer preocupação com a taxa de câmbio EUR/USD. De facto, assim, não.
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Re: E esta, que tal ?
Elias Escreveu:Flying Turtle Escreveu:Curiosamente, o anterior Presidente da AdC foi aquele que foi apanhado a fumar num casino após ter entrado em vigor a Lei do tabaco que
FT,
Não estás a confundir com o presidente da ASAE?
1 abraço,
Elias
Tens toda a razão e, sendo assim, são devidas desculpas ao anterior presidente da AdC, que aqui ficam apresentadas.
Não altera, no entanto, nem a situação claramente ilegal do actual presidente da AdC nem o facto de estarmos bem entregues no que respeita à velha pergunta:
"Quem fiscaliza os fiscais"?
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Re: E esta, que tal ?
Flying Turtle Escreveu:Curiosamente, o anterior Presidente da AdC foi aquele que foi apanhado a fumar num casino após ter entrado em vigor a Lei do tabaco que
FT,
Não estás a confundir com o presidente da ASAE?
1 abraço,
Elias
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Já agora ficam os cálculos...
Dados:
Min.2007 0.414 0.454 0.434 41.9
Max.2008 0.687 0.826 0.757 90.5
Min.2008 0.416 0.569 0.492 46.6
Por esta ordem: gasolina, gasoleo, media, crude. Tudo em euros, valores antes de impostos.
Portanto...
Subida
Crude = +116%
Comb. = +74.4% (64%)
Descida
Crude = -48.5%
Comb. = -35% (72%)
E o gráfico anexo tem as escalas verticais ajustadas por forma aos gráficos ficarem o mais sobrepostos possíveis para comparar os tempos de resposta...
Dados:
Min.2007 0.414 0.454 0.434 41.9
Max.2008 0.687 0.826 0.757 90.5
Min.2008 0.416 0.569 0.492 46.6
Por esta ordem: gasolina, gasoleo, media, crude. Tudo em euros, valores antes de impostos.
Portanto...
Subida
Crude = +116%
Comb. = +74.4% (64%)
Descida
Crude = -48.5%
Comb. = -35% (72%)
E o gráfico anexo tem as escalas verticais ajustadas por forma aos gráficos ficarem o mais sobrepostos possíveis para comparar os tempos de resposta...
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Celsius, se ao olhar para o gráfico é essa a conclusão que tiras, só me ocorre dizer que tens uma imaginação fértil...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Bem, nos Cereais, não faço ideia que não tenho acompanhado. Nos combustíveis não nos podemos queixar: têm-se fartado de cair. Praticamente todas as semanas os preços baixam...
Em 19 semanas:
> A gasolina baixou de 1.525 para 1.199, ou seja, 32.6 centimos;
> A baixa portanto teve um ritmo médio superior a 1.7 centimos de redução semanal;
> Dessa 15 semanas, a gasolina baixou em 15 delas.
> O gasóleo baixou de 1.428 para 1.119, ou seja, 30.9 centimos;
> A baixa portanto teve um ritmo médio superior a 1.6 centimos de redução semanal;
> Dessa 19 semanas, a gasóleo baixou em 14 delas.
Rica resistência.
Já agora, na subida foi o quê?
Parece-me que deste gráfico se consegue subir que a força a subida do petroleo, corresponde subida dos combustiveis imediatamente e com força semelhante, ao passo que a descida se faz com maior dilação temporal e de forma menos intensa.
The market gives; The market takes.
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Re: E esta, que tal ?
sinatras Escreveu:Durante a sua intervenção, Manuel Sebastião evitou fazer mais comentários sobre o assunto, sublinhando que estava ali como economista e não como presidente da Autoridade da Concorrência."[/b][/i]
O que é ilegal, nos termos do disposto no nº. 1.a) do artº. 14º dos Estatutos da AdC (ver cópia abaixo).
Este senhor tem de acabar demitido e depressa. Já vai na segunda trapalhada (a primeira foi com o agora ministro Manuel Pinho, quando este era Administrador do BES e Manuel Sebastião estava no Banco de POrtugal), e ainda nem sequer aqueceu o lugar...
Curiosamente, o anterior Presidente da AdC foi aquele que foi apanhado a fumar num casino após ter entrado em vigor a Lei do tabaco que, muito convenientemente, foi depois "interpretada" à medida (e depois reinterpretada quando o Sócrates e outros mais, entre os quais o M. Pinho), foram apanhados a fumar num avião da TAP.
No que respeita a sermos um Estado de Direito, estamos bem servidos...
FT
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"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Já agora, terminada a semana, a previsão para a próxima semana aponta para baixas semelhantes às ocorridas esta semana...
Evolução das últimas semanas (Out/Nov):
Crude Gasolina Gasoleo
69.6 | 1.399 | 1.274
64.7 | 1.359 | 1.219
56.4 | 1.299 | 1.179
54.2 | 1.269 | 1.159
51.2 | 1.249 | 1.149
50.7 | 1.229 | 1.149
46.6 | 1.199 | 1.119
42.5 | ????? | ?????
Todos os valores em euros, naturalmente.
Evolução das últimas semanas (Out/Nov):
Crude Gasolina Gasoleo
69.6 | 1.399 | 1.274
64.7 | 1.359 | 1.219
56.4 | 1.299 | 1.179
54.2 | 1.269 | 1.159
51.2 | 1.249 | 1.149
50.7 | 1.229 | 1.149
46.6 | 1.199 | 1.119
42.5 | ????? | ?????
Todos os valores em euros, naturalmente.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Bem, nos Cereais, não faço ideia que não tenho acompanhado. Nos combustíveis não nos podemos queixar: têm-se fartado de cair. Praticamente todas as semanas os preços baixam...
Em 19 semanas:
> A gasolina baixou de 1.525 para 1.199, ou seja, 32.6 centimos;
> A baixa portanto teve um ritmo médio superior a 1.7 centimos de redução semanal;
> Dessa 15 semanas, a gasolina baixou em 15 delas.
> O gasóleo baixou de 1.428 para 1.119, ou seja, 30.9 centimos;
> A baixa portanto teve um ritmo médio superior a 1.6 centimos de redução semanal;
> Dessa 19 semanas, a gasóleo baixou em 14 delas.
Rica resistência.
Já agora, na subida foi o quê?
Em 19 semanas:
> A gasolina baixou de 1.525 para 1.199, ou seja, 32.6 centimos;
> A baixa portanto teve um ritmo médio superior a 1.7 centimos de redução semanal;
> Dessa 15 semanas, a gasolina baixou em 15 delas.
> O gasóleo baixou de 1.428 para 1.119, ou seja, 30.9 centimos;
> A baixa portanto teve um ritmo médio superior a 1.6 centimos de redução semanal;
> Dessa 19 semanas, a gasóleo baixou em 14 delas.
Rica resistência.
Já agora, na subida foi o quê?
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
E esta, que tal ?
Meus caros
Como habitualmente, deixo à interpretação de cada um a notícia recolhida no site do Diário Económico, supostamente atribuída a outro presidente, também Manuel, mas que não é o da Galp :
"Presidente da AdC admite que há preços muito resistentes à descida.
O presidente da Autoridade da Concorrência (AdC), Manuel Sebastião, admitiu hoje que os preços de alguns bens são particularmente resistentes a ajustes em baixa, sendo que nem com um aumento da concorrência aumenta a tendência de queda dos mesmos.
Pedro Duarte
Ao falar durante o quarto Congresso da Ordem dos Economistas, e citado pela agência Lusa, Manuel Sebasião disse concordar com as declarações do economista Alberto de Castro, que sublinhou que existem "instituições que rigidificam a descida dos preços", em particular nas matérias-primas, como os cereais e os combustíveis.
Para o presidente da AdC, alguns problemas de preços "não são resolúveis via concorrência", nomeadamente os chamados em inglês de "sticky prices [preços resistentes]".
Durante a sua intervenção, Manuel Sebastião evitou fazer mais comentários sobre o assunto, sublinhando que estava ali como economista e não como presidente da Autoridade da Concorrência."
Como habitualmente, deixo à interpretação de cada um a notícia recolhida no site do Diário Económico, supostamente atribuída a outro presidente, também Manuel, mas que não é o da Galp :
"Presidente da AdC admite que há preços muito resistentes à descida.
O presidente da Autoridade da Concorrência (AdC), Manuel Sebastião, admitiu hoje que os preços de alguns bens são particularmente resistentes a ajustes em baixa, sendo que nem com um aumento da concorrência aumenta a tendência de queda dos mesmos.
Pedro Duarte
Ao falar durante o quarto Congresso da Ordem dos Economistas, e citado pela agência Lusa, Manuel Sebasião disse concordar com as declarações do economista Alberto de Castro, que sublinhou que existem "instituições que rigidificam a descida dos preços", em particular nas matérias-primas, como os cereais e os combustíveis.
Para o presidente da AdC, alguns problemas de preços "não são resolúveis via concorrência", nomeadamente os chamados em inglês de "sticky prices [preços resistentes]".
Durante a sua intervenção, Manuel Sebastião evitou fazer mais comentários sobre o assunto, sublinhando que estava ali como economista e não como presidente da Autoridade da Concorrência."
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Foi um lapso naturalmente, se reparares o artigo fala em 15 e 16 euros por todo o lado, inclusivamente no título. Só nessa passagem é que tem um valor errado (provavelmente está um 4 no lugar onde devia estar um 1)...
Eu até sou muito crítico em relação aos jornalistas em geral, mas lapsos desses acontecem a todos nós.
Há coisas extremamente mais graves: por exemplo, fazer de conta que todos os custos variam na proporção do petróleo ou dos refinados e que portanto os preços-base deviam variar na mesma proporção do valor à saída da refinaria, fazendo disso a base de uma peça sensacionalista, é imensuravelmente mais grave!
Infelizmente, estou certo que mais de 90% das pessoas que viram a peça por certo a adoraram e ficaram a dizer algo como "pois é, grandes gatunos os das petrolíferas"...
Eu até sou muito crítico em relação aos jornalistas em geral, mas lapsos desses acontecem a todos nós.
Há coisas extremamente mais graves: por exemplo, fazer de conta que todos os custos variam na proporção do petróleo ou dos refinados e que portanto os preços-base deviam variar na mesma proporção do valor à saída da refinaria, fazendo disso a base de uma peça sensacionalista, é imensuravelmente mais grave!
Infelizmente, estou certo que mais de 90% das pessoas que viram a peça por certo a adoraram e ficaram a dizer algo como "pois é, grandes gatunos os das petrolíferas"...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Boas notícias.........
rufa Escreveu: (...)No caso dos veículos a gasóleo, 50 litros de combustível custam hoje 45,46 euros menos do que naquela semana, altura em que o litro do gasóleo custava 1,428 euros.
(...)
Grande notícia esta, quer dizer que quase atesto o depósito à borla

Acho que esta notícia deveria também ser postada no tópico "gaffes de bolsa"

Boas notícias.........
Atestar o depósito está 15 euros mais barato do que em Julho
Os preços dos combustíveis têm descido nas últimas semanas, a reflectirem as desvalorizações verificadas nos mercados internacionais. As últimas actualizações de preços, feitas esta semana, fazem com que esteja 15 euros mais barato atestar um depósito com 50 litros de gasóleo do que em Julho, altura em que os preços atingiram o pico.
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Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
Os preços dos combustíveis têm descido nas últimas semanas, a reflectirem as desvalorizações verificadas nos mercados internacionais. As últimas actualizações de preços, feitas esta semana, fazem com que esteja 15 euros mais barato atestar um depósito com 50 litros de gasóleo do que em Julho, altura em que os preços atingiram o pico.
As petrolíferas têm anunciado descidas dos preços dos combustíveis nas últimas semanas. No caso da gasolina, os preços estão a descer há 11 semanas consecutivas nos postos de abastecimento nacionais e o gasóleo está há seis, uma comportamento semelhante ao verificado nos mercados internacionais.
Em Julho deste ano, as matérias-primas atingiram máximos históricos e os consumidores sentiram nos bolsos as negociações bolsistas, com os preços dos combustíveis a dispararem.
Contudo, desde essa altura os preços de gasolina e de gasóleo nos mercados internacionais já desceram mais de 50%, uma evolução que está a ser reflectida no mercado nacional. Desde Julho, os preços nos postos de abastecimento estão mais de 21% mais baratos e a evolução não é tão acentuada como nos mercados internacionais porque as subidas também não foram tão expressivas.
Os consumidores estão agora a sentir esse alívio. O Negócios fez as contas e desde o pico, o litro de gasolina está 26,8 cêntimos mais barato e o gasóleo está 14,9 cêntimos.
Atestar o depósito com 50 litros de gasolina sem chumbo 95 octanas está hoje 16,27 euros mais barato do que na semana de 11 de Julho, altura em que o preço médio deste combustível praticado nos postos de abastecimento nacionais estava nos 1,525 euros.
No caso dos veículos a gasóleo, 50 litros de combustível custam hoje 45,46 euros menos do que naquela semana, altura em que o litro do gasóleo custava 1,428 euros.
E as boas notícias não deverão ficar por aqui. Os preços do petróleo e dos derivados desta matéria-prima continuam em queda esta semana, pelo que será de esperar que as petrolíferas continuem a descer os preços dos combustíveis.
Cumps
Os preços dos combustíveis têm descido nas últimas semanas, a reflectirem as desvalorizações verificadas nos mercados internacionais. As últimas actualizações de preços, feitas esta semana, fazem com que esteja 15 euros mais barato atestar um depósito com 50 litros de gasóleo do que em Julho, altura em que os preços atingiram o pico.
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Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
Os preços dos combustíveis têm descido nas últimas semanas, a reflectirem as desvalorizações verificadas nos mercados internacionais. As últimas actualizações de preços, feitas esta semana, fazem com que esteja 15 euros mais barato atestar um depósito com 50 litros de gasóleo do que em Julho, altura em que os preços atingiram o pico.
As petrolíferas têm anunciado descidas dos preços dos combustíveis nas últimas semanas. No caso da gasolina, os preços estão a descer há 11 semanas consecutivas nos postos de abastecimento nacionais e o gasóleo está há seis, uma comportamento semelhante ao verificado nos mercados internacionais.
Em Julho deste ano, as matérias-primas atingiram máximos históricos e os consumidores sentiram nos bolsos as negociações bolsistas, com os preços dos combustíveis a dispararem.
Contudo, desde essa altura os preços de gasolina e de gasóleo nos mercados internacionais já desceram mais de 50%, uma evolução que está a ser reflectida no mercado nacional. Desde Julho, os preços nos postos de abastecimento estão mais de 21% mais baratos e a evolução não é tão acentuada como nos mercados internacionais porque as subidas também não foram tão expressivas.
Os consumidores estão agora a sentir esse alívio. O Negócios fez as contas e desde o pico, o litro de gasolina está 26,8 cêntimos mais barato e o gasóleo está 14,9 cêntimos.
Atestar o depósito com 50 litros de gasolina sem chumbo 95 octanas está hoje 16,27 euros mais barato do que na semana de 11 de Julho, altura em que o preço médio deste combustível praticado nos postos de abastecimento nacionais estava nos 1,525 euros.
No caso dos veículos a gasóleo, 50 litros de combustível custam hoje 45,46 euros menos do que naquela semana, altura em que o litro do gasóleo custava 1,428 euros.
E as boas notícias não deverão ficar por aqui. Os preços do petróleo e dos derivados desta matéria-prima continuam em queda esta semana, pelo que será de esperar que as petrolíferas continuem a descer os preços dos combustíveis.
Cumps
Penso que os preços não foram alterados.
Vitcosta, não vejo grande diferença da GALP para os outros grandes negócios (todos os negócios tentam garantir que vendem os seus bens e serviços com lucro, o GALP tenta sempre fazer a mesma coisa e garantir o mesmo que os outros). Nem tão pouco vejo onde estaria o interesse da GALP estar mais sujeita à falência do que está...
Vitcosta, não vejo grande diferença da GALP para os outros grandes negócios (todos os negócios tentam garantir que vendem os seus bens e serviços com lucro, o GALP tenta sempre fazer a mesma coisa e garantir o mesmo que os outros). Nem tão pouco vejo onde estaria o interesse da GALP estar mais sujeita à falência do que está...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
As análises do MArco António podem estar correctas, e a notícia estar plena de erros, mas não me sai da cabeça o discurso do CEO da Galp, a afirmar que os custos de produção eram maiores, e que até os assaltos faziam aumentar os gastos, e isso era reflectido no preço final.
Qual o negócio que independetemente do que corra mal, incorpora isso no preço final? ou seja,
sem riscos, margem sempre garantida, nós pagaremos sempre, podemos é consumir menos ou mais.
É o NEGÓCIO PERFEITO
Qual o negócio que independetemente do que corra mal, incorpora isso no preço final? ou seja,
sem riscos, margem sempre garantida, nós pagaremos sempre, podemos é consumir menos ou mais.
É o NEGÓCIO PERFEITO
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- Registado: 29/11/2007 14:17
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Pois, só pode. Aliás, se ouviste isso da boca de um jornalista da SIC Notícias, então tem credibilidade zero...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Vi essa peça da SIC no telejornal das 20h e fiquei completamente arrepiado com a ligeireza e a falta de sentido profissional demonstradas por quem quer que a tenha preparado. Tratou-se de mais um atentado ao jornmalismo.
Só não fiquei com os cabelos em pé porque ontem mesmo tinha levado uma "máquina 3"
FT
Só não fiquei com os cabelos em pé porque ontem mesmo tinha levado uma "máquina 3"

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Estive a ver no site da SIC Online (não encontrei nada sobre a Apetro) mas encontrei apenas uma notícia lastimável que terá dado no Jornal das 9 hoje. A ignorância (ou má fé) dos jornalistas mete dó...
Até colo aqui o quadro que eles mostram na notícia: pegam no topo do preço da gasolina, e depois aplicam a queda que se deu no preço de refinaria para alegar qual deveria ser o preço base dos combustíveis.
Estupidez completa: ignorância ou má fé!
Então o preço da refinaria e o preço base de venda ao público devem acompanhar-se linearmente?
Então porquê? Os funcionários (distribuição e retalho) passam a receber metade quando o petroleo (ou os refinados) passam para metade? Os custos diversos passam todos para metade?
Não passam!
Na verdade a maior parte deles nem sequer "mexe".
Mas os jornalistas acreditam (ou querem que o pessoal acredite) que sim...
O posto de gasolina (onde se tira o preço-base de venda ao público) não é a porta da refinaria. É a refinaria mais a distribuição mais o retalho!
Há aqui custos que quase não mexem ou não mexem de todo. O preço da refinaria é apenas um ponto intermédio do processo...
E é disto que se faz a polémica dos combustíveis. Pseudo-estudos, pseudo-análises do mais lastimável e fraudulento que há...
Onde é que está a comparação entre a evolução do preço dos combustíveis e na refinaria durante a subida?
Não está!
Na notícia não a fizeram...
Contudo era o que deviam fazer se realmente quisessem verificar se os preços estão mal.
Mais uma vez somos presenteados com uma análise lastimável que esquece vários dos factores que eu refiro no post da primeira página. Podia convidar os jornalistas a lê-lo mas a matéria deve ser complexa demais para eles...
Até colo aqui o quadro que eles mostram na notícia: pegam no topo do preço da gasolina, e depois aplicam a queda que se deu no preço de refinaria para alegar qual deveria ser o preço base dos combustíveis.
Estupidez completa: ignorância ou má fé!
Então o preço da refinaria e o preço base de venda ao público devem acompanhar-se linearmente?
Então porquê? Os funcionários (distribuição e retalho) passam a receber metade quando o petroleo (ou os refinados) passam para metade? Os custos diversos passam todos para metade?
Não passam!
Na verdade a maior parte deles nem sequer "mexe".
Mas os jornalistas acreditam (ou querem que o pessoal acredite) que sim...
O posto de gasolina (onde se tira o preço-base de venda ao público) não é a porta da refinaria. É a refinaria mais a distribuição mais o retalho!
Há aqui custos que quase não mexem ou não mexem de todo. O preço da refinaria é apenas um ponto intermédio do processo...
E é disto que se faz a polémica dos combustíveis. Pseudo-estudos, pseudo-análises do mais lastimável e fraudulento que há...
Onde é que está a comparação entre a evolução do preço dos combustíveis e na refinaria durante a subida?
Não está!
Na notícia não a fizeram...
Contudo era o que deviam fazer se realmente quisessem verificar se os preços estão mal.
Mais uma vez somos presenteados com uma análise lastimável que esquece vários dos factores que eu refiro no post da primeira página. Podia convidar os jornalistas a lê-lo mas a matéria deve ser complexa demais para eles...
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
A Apetro? Não haverá confusão?
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.