Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 21/11/2008 13:48

marco, confirmo isso. Via CFD`s apenas 3 ou 4 acções são possíveis de abrir posições curtas.

pjota, não sei. Eu sou um analista técnico por natureza e acredito que, depois da inversão, os investidores devem entrar nas acções com melhor aspetco técnico, independentemente do sector em que se encontram.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por pjota » 21/11/2008 13:43

Esta discussão leva-me a pensar no seguinte:

Estamos todos de acordo com o mestre Ulisses e aguadamos o seu tiro de partida para nos voltarmos a atirar ao PSI 20 mas, atiramo-nos a quê? :wink:

As empresas que foram referências no passado mantêm-se como alternativas válidas, ou estamos a entrar num novo paradigma e temos de rever as nossas apostas também nesse domínio?

Em que sectores apostar? Comunicações? Financeiro? Indústria?....

E, em cada sector, quais as acções com maior potencial de subida?

Provavelmente ainda não é o momento para pensarmos nestes termos mas penso que optimizaria a eficácia dos nossos investimentos se, associado ao momentum de investir, o mestre Ulisses nos pudesse dar alguns conselhos sobre onde investir.

Abraço

Registado: 29/11/2007 12:03

por marcolopes » 21/11/2008 3:39

civfan Escreveu:A JM desceu 4%. o psi20 3,8%.
ficou a meio da tabela das descidas, com 8 cotadas a descerem mais do que ela. Penso que a JM teve um comportamento "normal" face ao comportamento do mercado de hoje...

quando o psi20 recuperar (amanha?, 2ºfeira???), acredito que ela vai recuperar tambem.
dito isto, e não entrando curto em nenhuma acção (basicamente por falta de experiencia, mas sobretudo por falta de interesse), a JM é uma empresa que ainda não a tenho suficientemente estudada... ainda não a "compreendi"... e por tanto ainda não ganhou a minha confiança...

apenas uma opinião, para partilhar e aprender.

Há que lembrar aqui que, salvo erro meu, NESTE momento, NÃO É possível a abertura de posições curtas sobre grande parte dos CFD's do PSI20... o que limita claramente a escolha de uma acção para "shortar".

Já agora, alguém confirma esta situação?
Crise? Qual crise?

Registado: 20/11/2006 23:11

por Ulisses Pereira » 21/11/2008 0:38

civfan, mas a posição curta não foi aberta hoje, foi já há alguns dias, ou seja, não foi pelo comportamento de hoje que a posição foi aberta. Foi aberta por questões técnicas que fui explicitando nas análises que aqui deixei sobre a Jerónimo Martins e o forte ressalto que estava a ter depois do primeiro "afundanço". :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por José_P. » 21/11/2008 0:29

A JM desceu 4%. o psi20 3,8%.
ficou a meio da tabela das descidas, com 8 cotadas a descerem mais do que ela. Penso que a JM teve um comportamento "normal" face ao comportamento do mercado de hoje...

quando o psi20 recuperar (amanha?, 2ºfeira???), acredito que ela vai recuperar tambem.
dito isto, e não entrando curto em nenhuma acção (basicamente por falta de experiencia, mas sobretudo por falta de interesse), a JM é uma empresa que ainda não a tenho suficientemente estudada... ainda não a "compreendi"... e por tanto ainda não ganhou a minha confiança...

apenas uma opinião, para partilhar e aprender.

Registado: 25/5/2008 17:50

por artista_ » 21/11/2008 0:24

Ulisses Pereira Escreveu:Claro que posso estar errado. Errar é algo que todos os "traders" fazem e estar preparados para isso. Os "stops" estão definidos, embora já tenham descido á medida que a Jerónimo foi caindo. Mas quanto a definir um alvo para o fecho da minha posição não o faço, porque não estou a entrar com base num qualquer padrão, mas sim no resteste de um antigo suporte. Por isso, é ir deixando correr os ganhos e ir colocando "trailing stops".

Um abraço,
Ulisses

Exacto, define-se uma "linha de actuação" e não uma meta, ou um target!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Ulisses Pereira » 21/11/2008 0:13

Claro que posso estar errado. Errar é algo que todos os "traders" fazem e estar preparados para isso. Os "stops" estão definidos, embora já tenham descido á medida que a Jerónimo foi caindo. Mas quanto a definir um alvo para o fecho da minha posição não o faço, porque não estou a entrar com base num qualquer padrão, mas sim no resteste de um antigo suporte. Por isso, é ir deixando correr os ganhos e ir colocando "trailing stops".

Disclosure: Os meus clientes possuem posições curtas sobre a Jerónimo Martins.

Um abraço,
Ulisses
Editado pela última vez por Ulisses Pereira em 21/11/2008 0:29, num total de 1 vez.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Resina » 20/11/2008 18:58

Ulisses Pereira Escreveu:Não faço a menor ideia. Quando ela revelar força eu fecho a posição. Se será 30 cêntimos mais acima ou 2 euros mais abaixo,, não faço ideia. Não tenho qualquer alvo definido. Apenas sigo a tendência

Um abraço,
Ulisses

Até podes estar errado e ela agora subir...
Se entrar em algo, traço sempre uma meta. Defino um minimo de lucro e um máximo de perda (pode ser com stops reais ou mentais). Por isso é que te estava a perguntar isso.
Claro que observaste a tendencia, "mas poderias te contentar com algum valor", que para ti seria o minimo a que fechavas a posição. Mas isso depende da maneira como se negoceia.
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Ulisses Pereira » 20/11/2008 18:47

Não faço a menor ideia. Quando ela revelar força eu fecho a posição. Se será 30 cêntimos mais acima ou 2 euros mais abaixo,, não faço ideia. Não tenho qualquer alvo definido. Apenas sigo a tendência

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Resina » 20/11/2008 18:40

Ulisses Pereira Escreveu: Os valores não os posso revelar.

Um abraço,
Ulisses

Eu não queria os valores! Não tenho qualquer interesse nisso, e mesmo que os quissesse teria de compreender o sigilo profissional.
Queria era entender quando tinhas aberto essa posição curta, mas respondeste com toda a clareza!!! :lol:
Agora colocando de parte isso, e uma vez que a Jmt pareceu fraquejar na parte da tarde.
Qual o alvo que prevês ou esperas!? Outra ida aos valores na casa dos 2€!?
Abraço

por JPtuga » 20/11/2008 18:35

Não é a JMT que tem uma boa parte dos seus rendimentos provenientes da Polónia?
Noutro post, uma newsletter da GEAB, diz que o crescimento económico da Polónia está a colapsar. A ser verdade, dá um certo fundamento aos temores da futura performance da JMT.
Via AT o Ulisses já deu a sua opinião.
Situação a seguir com interesse. Obrigado pela informação, mestre.

Registado: 29/3/2007 12:40

por Ulisses Pereira » 20/11/2008 18:31

Eu segui o plano de "trading" querecomendei quando a JM começou a recuperar daquelas brutais quedas, ou seja, um regresso à zona de suporte quebrada (nova resistência) era uma bela oportunidade de venda ou de abertura de posições curtas. E quando ela lá foi assim fiz. Os valores não os posso revelar.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Resina » 20/11/2008 18:25

Bem, com esta é que o Ulisses me surpreendeu...
Tinhas tantos titulos para ficares curto, foste logo escolher este... lol :lol:
Estas à espera que a Jmt vá a que valores!? :? E já agora esta tua posição curta é actual ou já a tinhas quando o titulo foi aos 2€...!?
Abraço

por Ulisses Pereira » 20/11/2008 17:28

Sim, Zuza, é através de CFD`s.

Já agora, para aqueles que me enviaram MP`s ou e-mail sobre o assunto esclareço duas coisas. Por um lado, uma posi~ção curta não signifca que eu esteja optimista para o curto prazo da JM. Bem pelo contrário. Uma posição curta consiste numa posição que me permite ganhar dinheiro com as quedas (ou perder dinheiro com as subidas).

Por que abri a posição? A posição já tem alguns dias e foi aberta já que a JM estava a fazer um teste à sua zona de resistência (antigo suporte). Ora, este movimento clássico normalmente antecede a continuação da tendência dominante que é, na minha opinião, descendente. É por isso que ando h+a algum tempo de braço dado com os ursos na JM.

Disclosure: Os meus clientes possuem posições curtas sobre a Jerónimo Martins

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-jm1.GIF
forum-jm1.GIF (33.01 KiB) Visualizado 6492 vezes
forum-jm2.GIF
forum-jm2.GIF (39.5 KiB) Visualizado 6484 vezes
forum-jm3.GIF
forum-jm3.GIF (26.59 KiB) Visualizado 6473 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por zuza » 20/11/2008 16:57

Ola Ulisses,

no BIG, plataforma onde dou ordens, não tenho possibilidade de estar curto na JM.
Nem em warrants, fui ver e não ha.
EStas a falar em CFD, certo?

Abraço

Registado: 21/12/2007 2:07

por Ulisses Pereira » 20/11/2008 16:07

Antes que isto tenha alguma questão legal... não coloquei um disclosure no post anterior porque me parece que ficou mais do que óbvio quais as posições dos meus clientes. Mas, pelo sim pelo não...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 20/11/2008 15:45

Em Portugal, os meus clientes apenas detêm posições curtas sobre a JM.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por SirPatrickBateman » 20/11/2008 15:42

Nestas alturas de maior aflição...

Que fará o master Uli?? :oops:

Podemos saber que posições estão abertas? Ou é liquidez total??

Obrigado...

Registado: 6/11/2002 16:28

por tiopatinhas » 20/11/2008 14:31

Bem visto Onorio :lol: :wink:
De facto as aparências iludem :roll: ... É necessáro estar resguardado e aguardar o desenvolvimento. Claro que com os dias que tem havido de elevada volatilidade, apanhar qualquer pequena subida é dificil pois a inversão costuma se exagerada e rápida...

Registado: 17/3/2005 14:58

por - GOE - » 20/11/2008 14:27

Auditor não reparei que tinha colocado 2 posts, o abraço será entregue :wink:

Quando ao gap, tanto pode ser de exaustão como pode acelerar as quedas como o onório referiu..

Há várias possibilidades, como sempre...

Bons negócios :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

por Onorio » 20/11/2008 14:15

Aproveito o grafico do Ulisses para fazer uns "rabiscos", espero q ele n se importe :roll:

Nao quero ser apregoado de profeta da desgraça, mas acho q nesta altura toda a prudencia é necessaria.

Para pensar bem....
Anexos
untitled.bmp
untitled.bmp (667.95 KiB) Visualizado 7077 vezes
Abraço

Registado: 4/3/2008 23:31

por Auditor » 20/11/2008 14:12

Eu percebi à 1a Goe. Dá um abraço ao primo Ibn.

Registado: 28/6/2007 13:25

por - GOE - » 20/11/2008 14:01

Podemos eventualmente ter aqui um sinal bull..

Um possível gap de exaustão que se está a dar tanto no PSI20 como no DAX30 ..

Seria necessário haver um volume elevado hoje e uma inversão de tendência intra diária ...

No entanto o dia ainda não acabou e muita coisa pode acontecer.... :roll:

Bons negócios :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

por Ulisses Pereira » 20/11/2008 13:52

Deixo mais uma actualização dos gráficos do PSI, numa altura em que o índice se aproxima do mínimo dos últimos 5 anos.

Mantenho tudo aquilo que venho dizendo neste tópico no último ano. Não há qualquer alteração.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (35.81 KiB) Visualizado 5996 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (43.56 KiB) Visualizado 5990 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (27.18 KiB) Visualizado 5975 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por artista_ » 19/11/2008 16:57

Ulisses Pereira Escreveu:Encararia como um sinal de força de curto prazo, mas dou bem mais importância à resistência dos 7900 pontos e ainda mais à dos 8900 pontos que tenho definido como a actual fronteira entre o "Bear" e o "Bull Market".

É exactamente isto que tenho defendido nas minhas analises ao Psi20... seria um primeiro sinal importante de força mas era apenas uma inversão de curto prazo, para haver uma inversão da tendência dominante precisamos de mais...

De qualquer forma não surpreenderá ninguém se daqui a algum tempo estivermos a falar de valores mais baixos para estes sinais! :wink:

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Artur Jorge, Esquinas3, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, HFCA, icemetal, iniciado1, latbal, m-m, malakas, Mar58, Masterchief, Mr.Warrior, MR32, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, PIKAS, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006, Zguibz2 e 81 visitantes