GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Já agora, aqui fica o gráfico do período em questão.
Não há salto nenhum no Gasóleo, bem pelo contrário!
Há subidas fortes no petróleo em Junho/Julho enquanto o gasóleo quase não mexe. Depois o petróleo inverte e o gasóleo começa a cair forte...
O gráfico cobre Junho a Setembro. O gasóleo é a linha verde e o petróleo a linha vermelha.
Não há salto nenhum no Gasóleo, bem pelo contrário!
Há subidas fortes no petróleo em Junho/Julho enquanto o gasóleo quase não mexe. Depois o petróleo inverte e o gasóleo começa a cair forte...
O gráfico cobre Junho a Setembro. O gasóleo é a linha verde e o petróleo a linha vermelha.
- Anexos
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
CerealKiler Escreveu:]
entre Julho e Agosto, dá ideia de um salto nos preços do Gasoleo.
Não, não dá.
Antes bem pelo contrário: apesar da subida forte do petróleo, o gasóleo subiu muito pouco durante Julho e Agosto. Não subiu quase nada...
Normalmente o que sobe mais forte no Verão é a gasolina (isso verifica-se em anos anteriores) mas este ano nem a Gasolina.
Mais tarde percebeu-se (o publico em geral obviamente não percebeu coisa nenhuma) que os consumos já estavam abaixo do esperado e as reservas já estavam a alimentar. Para que se note, eu falei disto aqui neste tópico em Agosto e Setembro...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
CerealKiler Escreveu:o.k mas o salto do gasóleo, logo nos meses onde circulam menos camiões, no período de férias das empresas !
O aumento relativo gradual do preço do gasóleo relativamente à gasolina é uma realidade internacional que já leva anos, embora com avanços e recuos como tudo o que é mercado livre.
Neste contexto, não creio que seja relevante o facto de alguns meses terem menos movimento de camiões em Portugal e nalguns outros países (nem todos fazem férias na mesma altura, mesmo no hemisfério Norte). Para além disso, haverá menos camiões mas há muito mais automóveis a fazer longos percursos.
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
MarcoAntonio Escreveu:CerealKiler Escreveu:o.k mas o salto do gasóleo, logo nos meses onde circulam menos camiões, no período de férias das empresas !
A que meses te referes?
entre Julho e Agosto, dá ideia de um salto nos preços do Gasoleo.
Não sei se a tua explicação para a diferença de consumos entre Gasoleo e Gasolina, dá para atenuar esse salto.
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CerealKiler Escreveu:o.k mas o salto do gasóleo, logo nos meses onde circulam menos camiões, no período de férias das empresas !
A que meses te referes?
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:CerealKiler Escreveu:Este último gráfico do MarcoAntónio demonstra a minha tese, com o aumento do preço do crude, as linhas afastam-se muito mais do que proporcionalmente.
Ou seja os preços sobem "depressa demais", depois as descidas são mais demoradas.
por exmplo...na subida do crude de 50 para 65
vemos o gasoleo galopar por 65 para os 90.
E a gasolina?
Eu já acrescentei uma linha média do preço dos dois combustíveis para se filtrar as diferenças de evolução de preço do gasóleo e da gasolina.
Pela enésima vez: o gasóleo tem subido de preço quer relativamente ao petróleo quer relativamente à gasolina. Por seu turno, em termos relativos, a gasolina até está a embaratecer.
Mais: esta tendência do gasóleo não é nacional, é internacional. É uma tendência geral porque na Europa cada vez há mais veículos a Diesel na Estrada (um barril de petróleo só produz cerca de metade de gasóleo do que produz de gasolina). Este é um dos muitos temas que está exposto no post resumo que se pode encontrar logo no primeiro post.
É um bocado frustrante ver as pessoas falarem sempre das mesmas coisas e tirarem conclusões completamente inadequadas...
o.k mas o salto do gasóleo, logo nos meses onde circulam menos camiões, no período de férias das empresas !
Editado pela última vez por CerealKiler em 20/11/2008 15:32, num total de 1 vez.
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CerealKiler Escreveu:Este último gráfico do MarcoAntónio demonstra a minha tese, com o aumento do preço do crude, as linhas afastam-se muito mais do que proporcionalmente.
Ou seja os preços sobem "depressa demais", depois as descidas são mais demoradas.
por exmplo...na subida do crude de 50 para 65
vemos o gasoleo galopar por 65 para os 90.
E a gasolina?
Eu já acrescentei uma linha média do preço dos dois combustíveis para se filtrar as diferenças de evolução de preço do gasóleo e da gasolina.
Pela enésima vez: o gasóleo tem subido de preço quer relativamente ao petróleo quer relativamente à gasolina. Por seu turno, em termos relativos, a gasolina até está a embaratecer.
Mais: esta tendência do gasóleo não é nacional, é internacional. É uma tendência geral porque na Europa cada vez há mais veículos a Diesel na Estrada (um barril de petróleo só produz cerca de metade de gasóleo do que produz de gasolina). Este é um dos muitos temas que está exposto no post resumo que se pode encontrar logo no primeiro post.
É um bocado frustrante ver as pessoas falarem sempre das mesmas coisas e tirarem conclusões completamente inadequadas...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Este último gráfico do MarcoAntónio demonstra a minha tese, com o aumento do preço do crude, as linhas afastam-se muito mais do que proporcionalmente.
Ou seja os preços sobem "depressa demais", depois as descidas são mais demoradas.
por exmplo...na subida do crude de 50 para 65
vemos o gasoleo galopar por 65 para os 90.
dados entre Junho e Agosto
Ou seja os preços sobem "depressa demais", depois as descidas são mais demoradas.
por exmplo...na subida do crude de 50 para 65
vemos o gasoleo galopar por 65 para os 90.
dados entre Junho e Agosto
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Petróleo em mínimos de 2005 em Londres
Os preços do petróleo continuam a ser penalizados pelos receios de uma redução da procura, o que já levou as cotações para valores de 2005 no mercado londrino.
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Lara Rosa
lararosa@mediafin.pt
Os preços do petróleo continuam a ser penalizados pelos receios de uma redução da procura, o que já levou as cotações para valores de 2005 no mercado londrino.
O Brent do mar do Norte, que serve de referência à economia portuguesa, segue a desvalorizar 2,03% para os 50,67 dólares, no mercado londrino, depois de já ter tocado nos 50,30 dólares, o valor mais baixo desde Maio de 2005.
Em Nova Iorque, o West Texas Intermediate (WTI), segue a cair 2,29% para os 52,39 dólares por barril, depois de já ter negociado nos 51,97 dólares, um mínimo de Janeiro de 2007.
Os receios de queda da procura continuam a penalizar a matéria-prima, sendo este um dos principais motivos que contribuiu para queda de mais de 64% em Nova Iorque e de 65% em Londres, desde os máximos históricos de Julho.
Estes receios saíram reforçados depois de ontem terem sido divulgadas as reservas petrolíferas norte-americanas, da semana passada, que aumentaram sugerindo um menor consumo petrolífero por parte dos consumidores dos EUA.
Os inventários de crude subiram 1,6 milhões para os 313,5 milhões de barris e os de gasolina aumentaram em 593 mil barris. Apenas as reservas de produtos destilados, que incluem gasóleo rodoviário e para aquecimento, caíram devido à chegada do Inverno.
@JNegócios
Os preços do petróleo continuam a ser penalizados pelos receios de uma redução da procura, o que já levou as cotações para valores de 2005 no mercado londrino.
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Lara Rosa
lararosa@mediafin.pt
Os preços do petróleo continuam a ser penalizados pelos receios de uma redução da procura, o que já levou as cotações para valores de 2005 no mercado londrino.
O Brent do mar do Norte, que serve de referência à economia portuguesa, segue a desvalorizar 2,03% para os 50,67 dólares, no mercado londrino, depois de já ter tocado nos 50,30 dólares, o valor mais baixo desde Maio de 2005.
Em Nova Iorque, o West Texas Intermediate (WTI), segue a cair 2,29% para os 52,39 dólares por barril, depois de já ter negociado nos 51,97 dólares, um mínimo de Janeiro de 2007.
Os receios de queda da procura continuam a penalizar a matéria-prima, sendo este um dos principais motivos que contribuiu para queda de mais de 64% em Nova Iorque e de 65% em Londres, desde os máximos históricos de Julho.
Estes receios saíram reforçados depois de ontem terem sido divulgadas as reservas petrolíferas norte-americanas, da semana passada, que aumentaram sugerindo um menor consumo petrolífero por parte dos consumidores dos EUA.
Os inventários de crude subiram 1,6 milhões para os 313,5 milhões de barris e os de gasolina aumentaram em 593 mil barris. Apenas as reservas de produtos destilados, que incluem gasóleo rodoviário e para aquecimento, caíram devido à chegada do Inverno.
@JNegócios
A baixa na GALP foi ligeiramente melhor, dado que baixaram 3 centimos quer na gasolina, quer no gasóleo:
Gasolina = 1.199
Gasóleo = 1.119
Data | Gasolina | Gasóleo | (Média) | Crude
20-10-06 | 0.447 | 0.493 | (0.470) | 46.88
05-01-07 | 0.467 | 0.490 | (0.478) | 46.61
16-03-07 | 0.472 | 0.485 | (0.478) | 46.42
20-04-07 | 0.510 | 0.508 | (0.509) | 46.61
25-05-07 | 0.553 | 0.509 | (0.531) | 46.82
18-11-08 | 0.416 | 0.569 | (0.492) | 46.60
Quadro comparativo do preço dos combustíveis (antes de impostos) para valores semelhantes do petróleo no passado. O valor indicativo para o petróleo é o valor médio do crude oil na semana anterior, em todos os casos. Todos os valores estão em euros.
Gasolina = 1.199
Gasóleo = 1.119
Data | Gasolina | Gasóleo | (Média) | Crude
20-10-06 | 0.447 | 0.493 | (0.470) | 46.88
05-01-07 | 0.467 | 0.490 | (0.478) | 46.61
16-03-07 | 0.472 | 0.485 | (0.478) | 46.42
20-04-07 | 0.510 | 0.508 | (0.509) | 46.61
25-05-07 | 0.553 | 0.509 | (0.531) | 46.82
18-11-08 | 0.416 | 0.569 | (0.492) | 46.60
Quadro comparativo do preço dos combustíveis (antes de impostos) para valores semelhantes do petróleo no passado. O valor indicativo para o petróleo é o valor médio do crude oil na semana anterior, em todos os casos. Todos os valores estão em euros.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
TSF Escreveu:Cepsa vai baixar preço da gasolina e do gasóleo
A Cepsa vai baixar os preços da gasolina e do gasóleo a partir da meia-noite desta terça-feira, anunciou uma fonte ligada à petrolífera, citada pela agência Lusa.
Os preços da empresa para a gasolina sem chumbo 95 vão baixar dois cêntimos para 1,205 euros/litro, enquanto que os do gasóleo vão diminuir três cêntimos para 1,116 euros/litro.
Em principio a GALP tb alterará para valores semelhantes. Assim que tiver a confirmação actualizo os gráficos...
Esta semana aparentemente o Gasóleo vai baixar mais que a Gasolina mas no geral o valor total está dentro do que eu tinha sugerido no fim de semana (apenas com inversão em relação ao combustível que baixa mais e o que baixa menos).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
angeloandrade Escreveu:ok 50% em euros...
e no gasoleo e gasolina quanto desceu em percentagem es capaz de fazer a conta?
foram 50% ou pouco mais que 25%???
Claro que sim. Neste tópico não se tem feito outra coisa que não sejam contas...
Também podias fazê-las (de preferência de forma exacta) antes de começares a disparar. Não leves a mal, mas repara bem como começaste a disparar valores errados e sem teres feito todas as contas. E acabas a pedir-me a mim para as fazer, quando eu não tenho feito outra coisa neste tópico que não seja fazer contas. As contas que os outros não fazem (ou fazem incorrectamente)...
Mas vamos lá às contas...
Até à semana passada, antes de impostos, tinhamos o seguinte cenário desde os máximos:
Gasolina - de 0.687 para 0.441 euros = -36%
Gasoleo - de 0.826 para 0.577 euros = -28%
Isto num período em que o petróleo caiu de 90.5 para 46.6 euros (médias semanais), ou seja, -48.5%...
Compara agora para o período de subida de 4 anos (ver no post anterior) e como os combustíveis subiram igualmente significativamente menos que o petróleo durante esse longo período de subida.
Os combustíveis reflectirem algo entre 50 a 70% das variações do petróleo é o normal, seja na subida seja na descida.
Eu gostava realmente de ver mais pessoas a fazer as contas todas como eu em vez de disparar acusações a torto e a direito e referir dois ou três números (por norma, errados). As contas não são assim tão difíceis de fazer, os valores estão abundantemente disponíveis. Afinal qual é a dificuldade de analisar os preços com cuidado e correcção?...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Também podes ver neste quadro como evoluiram os preços dos combustíveis quando o Crude subiu cerca de 160% num espaço de 4 anos.
Este quadro já foi aqui apresentado por várias vezes, mas continua a verificar-se uma dificuldade aterradora de se comparar o que acontece nas descidas com o que aconteceu nas subidas, apesar da incessante exposição de números neste tópico.
A gasolina subiu nesse período de 4 anos de subida do crude cerca de 40 centimos com impostos, 27 centimos antes dos impostos (respectivamente 37 e 71%).
O gasóleo subiu 60 centimos com impostos, 45 centimos antes de impostos (respectivamente 75 e 126%).
Nesse período o crude subiu em euros dos 30 e poucos euros para os 87 euros. Ou seja, uma subida de 150~200%...
MarcoAntonio Escreveu:
A Evolução dos Impostos em Portugal e na Europa
Uma análise dos preços não estaria completa sem incluir a análise de uma componente tão importante no preço final quanto a carga fiscal: valores aproximados, cerca de 55% do preço no caso da gasolina e cerca de 45% do preço no caso do gasóleo são impostos, sendo ainda a maior parcela devida a uma componente fixa (normalmente actualizada anualmente em função da inflacção) - o ISP (imposto sobre produtos petrolíferos).
Nos dois quadros que se seguem podemos verificar qual foi o tipo de evolução que seguiu o ISP em Portugal e na Europa dos 15, quer para a Gasolina quer para o Gasóleo bem como a evolução do preço base dos combustíveis no mesmo período:
Gasolina
....................IMPOSTO ISP..................PETROLÍFERAS
2004: ..........0.52 vs 0.53....................0.38 vs 0.36
2005: ..........0.53 vs 0.53....................0.41 vs 0.42
2006: ..........0.56 vs 0.53....................0.55 vs 0.53
2007: ..........0.58 vs 0.54....................0.55 vs 0.53
2008: ..........0.58 vs 0.54....................0.65 vs 0.64
Aumento .......11% vs 3%....................71% vs 78%
Gasóleo
....................IMPOSTO ISP..................PETROLÍFERAS
2004: ..........0.31 vs 0.37....................0.35 vs 0.34
2005: ..........0.31 vs 0.37....................0.45 vs 0.47
2006: ..........0.34 vs 0.38....................0.54 vs 0.54
2007: ..........0.36 vs 0.39....................0.52 vs 0.51
2008: ..........0.36 vs 0.39....................0.80 vs 0.79
Aumento .......18% vs 4%..................129% vs 132%
Evolução do ISP em Portugal e na Europa dos 15. Valor em eur/litro, arredondado à décima. Preços na Bomba antes dos Impostos tirados no mês de Junho de cada ano. Fonte de todos os dados: Direcção Geral de Energia e Geologia.
Nesta comparação não está incluído o IVA que é um imposto genérico, não específico dos combustíveis e que se aplica sobre o Preço Base mais ISP.
Preço_Final = ( Preço_Base + ISP ) x IVA
Actualmente o IVA está em 20% (até Julho passado era de 21%) sendo a média europeia um pouco abaixo dos 20% (especial atenção para Espanha onde é de 16%)%. Vale a pena sublinhar que no prazo de 4 anos em questão na tabela acima o crude aumentou 160%.
Este quadro já foi aqui apresentado por várias vezes, mas continua a verificar-se uma dificuldade aterradora de se comparar o que acontece nas descidas com o que aconteceu nas subidas, apesar da incessante exposição de números neste tópico.
A gasolina subiu nesse período de 4 anos de subida do crude cerca de 40 centimos com impostos, 27 centimos antes dos impostos (respectivamente 37 e 71%).
O gasóleo subiu 60 centimos com impostos, 45 centimos antes de impostos (respectivamente 75 e 126%).
Nesse período o crude subiu em euros dos 30 e poucos euros para os 87 euros. Ou seja, uma subida de 150~200%...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 18/11/2008 18:51, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
angeloandrade Escreveu:nao me parece o petroleo ja baixou dos máximos cerca de 2/3 e o preço das gasolinas so desceu uns 35 centimos... incrivel...
Errado. Até à semana passada o petróleo em Euros tinha caido menos de 50%, ainda bem longe dos 2/3 (66.7%) que indicas.
angeloandrade Escreveu:quando em 2007 o petroleo transacionava a estes valores o gasoleo estava a menos de 1 euro agora esta a 1,12...
O gasóleo está a encarecer em todo o lado, não é só em Portugal. Por seu lado a gasolina está a embaratecer...
São tendências de mercado pois na Europa cada vez há mais automóveis diesel na estrada.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
o mito esta desmontado à muito...
e nao é mito é a clara realidade, o povo portugues esta a ser roubado... nitidamente.
até o durao barroso ve isso...
se o petroleo tivesse passado dos 147 para os 300 o preço da gasolina e gasoleo so subia 40 centimos???
nao me parece o petroleo ja baixou dos máximos cerca de 2/3 e o preço das gasolinas so desceu uns 35 centimos... incrivel...
quando em 2007 o petroleo transacionava a estes valores o gasoleo estava a menos de 1 euro agora esta a 1,12...
penso que está tdo dito
e benditos hipermercados e alguns revendedores que vendem a gasolina e o gasoleo abaixo 5, 6 centimos...
e nao é mito é a clara realidade, o povo portugues esta a ser roubado... nitidamente.
até o durao barroso ve isso...
se o petroleo tivesse passado dos 147 para os 300 o preço da gasolina e gasoleo so subia 40 centimos???
nao me parece o petroleo ja baixou dos máximos cerca de 2/3 e o preço das gasolinas so desceu uns 35 centimos... incrivel...
quando em 2007 o petroleo transacionava a estes valores o gasoleo estava a menos de 1 euro agora esta a 1,12...
penso que está tdo dito
e benditos hipermercados e alguns revendedores que vendem a gasolina e o gasoleo abaixo 5, 6 centimos...
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- Registado: 29/11/2007 1:59
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DN Escreveu:As petrolíferas tradicionais continuam debaixo de fogo da opinião pública e de responsáveis políticos, que as acusam de não baixarem os preços à mesma velocidade que os sobem.
Esta frase está bastante inexacta.
Em relação à opinião pública (que está francamente equivocada) é verdade, é claro.
Em relação aos responsáveis políticos, que eu me recorde houve uma única intervenção e nem sequer foi uma acusação, foi uma apelo. O discurso foi algo como "é desejável que os combustíveis baixem"...
Está longe de ser um disparar sobre as petrolíferas por estas não baixarem tão depressa quanto sobem (que eu me recorde não foi dito uma palavra sobre isso) e no contexto pode muito bem ser visto como um sacudir água do capote dado que o enorme peso dos impostos no preço dos combustíveis, peso esse que tem crescido mais em Portugal do que no resto da Europa. Portanto, "dava jeito" no calor da polémica o Governo (que nada fez até agora para que os combustíveis em Portugal tivessem preços competitivos, antes pelo contrário) fazer boa figura e agradar à opinião pública.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 18/11/2008 18:21, num total de 1 vez.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Baixa dos combustíveis não trava queda de vendas
ANA SUSPIRO
Energia. Até Setembro, o preço médio de gasolina caiu 8% desde meados de Julho, enquanto o do gasóleo sofreu uma queda de 11%. Apesar da descida de preços, o volume de vendas continua em baixa. A crise económica está a retirar automobilistas da estrada, revela a Brisa
Vendas de produtos petrolíferos caíram 3,4% no trimestre
A descida do preço dos combustíveis rodoviários desde meados de Julho não travou a queda nas vendas. Os dados relativos ao terceiro trimestre da petrolífera Galp apontam mesmo para um agravamento no recuo da procura entre Julho e final de Setembro, não obstante nesse período os preços finais terem caído 16 cêntimos no diesel e 12 cêntimos na gasolina, 11% e 8%, respectivamente.
Para a Galp, que é a maior operadora no mercado, as vendas de gasolina afundaram 7,5% face ao terceiro trimestre de 2007, enquanto no gasóleo a quebra foi de 2,5%. No total, as vendas de produtos petrolíferos caíram 3,4%, quando no trimestre anterior tinham recuado 2,4%. O diesel foi o combustível onde se notou um maior agravamento, já que na gasolina até se sentiu uma ligeira recuperação face ao trimestre anterior.
Em Espanha, onde até há pouco tempo o mercado tinha conseguido manter as quantidades beneficiando também da procura dos condutores portugueses, o cenário foi ainda mais desolador. No terceiro trimestre, as vendas de gasolina caíram 8,2%, face a igual período do ano passado. A procura de gasóleo desceu 5%, indicadores que reflectem o brutal arrefecimento da economia espanhola.
O secretário-geral da APETRO (associação das empresas petrolíferas) confirma o agravamento da recessão no retalho dos combustíveis em Portugal que, diz José Horta, não está, para já, a reagir à descida dos preços. Esta realidade é ainda reforçada pelos dados de tráfego da Brisa para o mesmo período. O movimento nas auto-estradas da maior concessionária nacional caiu mais de 4% no terceiro trimestre, considerando a rede comparável, a pior performance deste ano. Uma das explicações passa pelo facto de a descida de preços se ter feito sentir de forma mais expressiva no final do trimestre, após várias pressões públicas, entre as quais do Governo. Mas para o responsável da APETRO a escalada dos combustíveis terá mesmo provocado uma mudança de comportamento dos consumidores, já que os dados disponíveis para Outubro também não apontam para uma recuperação nas vendas. Já a Brisa, de acordo com as expectativas apresentadas há uma semana aos investidores, espera que o tráfego recupere a partir de 2009 com a baixa dos preços.
José Horta admite ainda que as petrolíferas como a Galp, e que controlam mais de 80% do retalho, estão a ser mais penalizadas que o mercado em geral com a fuga de abastecimentos para as grandes superfícies que já terão vendas anuais na casa dos 600 milhões de litros. As petrolíferas tradicionais continuam debaixo de fogo da opinião pública e de responsáveis políticos, que as acusam de não baixarem os preços à mesma velocidade que os sobem.
in Diário de Notícias, 17 de Novembro
ANA SUSPIRO
Energia. Até Setembro, o preço médio de gasolina caiu 8% desde meados de Julho, enquanto o do gasóleo sofreu uma queda de 11%. Apesar da descida de preços, o volume de vendas continua em baixa. A crise económica está a retirar automobilistas da estrada, revela a Brisa
Vendas de produtos petrolíferos caíram 3,4% no trimestre
A descida do preço dos combustíveis rodoviários desde meados de Julho não travou a queda nas vendas. Os dados relativos ao terceiro trimestre da petrolífera Galp apontam mesmo para um agravamento no recuo da procura entre Julho e final de Setembro, não obstante nesse período os preços finais terem caído 16 cêntimos no diesel e 12 cêntimos na gasolina, 11% e 8%, respectivamente.
Para a Galp, que é a maior operadora no mercado, as vendas de gasolina afundaram 7,5% face ao terceiro trimestre de 2007, enquanto no gasóleo a quebra foi de 2,5%. No total, as vendas de produtos petrolíferos caíram 3,4%, quando no trimestre anterior tinham recuado 2,4%. O diesel foi o combustível onde se notou um maior agravamento, já que na gasolina até se sentiu uma ligeira recuperação face ao trimestre anterior.
Em Espanha, onde até há pouco tempo o mercado tinha conseguido manter as quantidades beneficiando também da procura dos condutores portugueses, o cenário foi ainda mais desolador. No terceiro trimestre, as vendas de gasolina caíram 8,2%, face a igual período do ano passado. A procura de gasóleo desceu 5%, indicadores que reflectem o brutal arrefecimento da economia espanhola.
O secretário-geral da APETRO (associação das empresas petrolíferas) confirma o agravamento da recessão no retalho dos combustíveis em Portugal que, diz José Horta, não está, para já, a reagir à descida dos preços. Esta realidade é ainda reforçada pelos dados de tráfego da Brisa para o mesmo período. O movimento nas auto-estradas da maior concessionária nacional caiu mais de 4% no terceiro trimestre, considerando a rede comparável, a pior performance deste ano. Uma das explicações passa pelo facto de a descida de preços se ter feito sentir de forma mais expressiva no final do trimestre, após várias pressões públicas, entre as quais do Governo. Mas para o responsável da APETRO a escalada dos combustíveis terá mesmo provocado uma mudança de comportamento dos consumidores, já que os dados disponíveis para Outubro também não apontam para uma recuperação nas vendas. Já a Brisa, de acordo com as expectativas apresentadas há uma semana aos investidores, espera que o tráfego recupere a partir de 2009 com a baixa dos preços.
José Horta admite ainda que as petrolíferas como a Galp, e que controlam mais de 80% do retalho, estão a ser mais penalizadas que o mercado em geral com a fuga de abastecimentos para as grandes superfícies que já terão vendas anuais na casa dos 600 milhões de litros. As petrolíferas tradicionais continuam debaixo de fogo da opinião pública e de responsáveis políticos, que as acusam de não baixarem os preços à mesma velocidade que os sobem.
in Diário de Notícias, 17 de Novembro
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Já agora, cá vai mais um onde costumo abastecer, com referência a 13-Nov-08!Desconheço o preço hoje...
Jumbo Parque Nascente - Gondomar
Actualizado a 13 de Novembro de 2008 às 16:00
Dados do mapa ©2008 Tele Atlas - Termos de utilizaçãoMapaSatéliteHíbrido Gasolina
€1.143€1.205
Gasóleo
€1.064
Jumbo Parque Nascente - Gondomar
Actualizado a 13 de Novembro de 2008 às 16:00
Dados do mapa ©2008 Tele Atlas - Termos de utilizaçãoMapaSatéliteHíbrido Gasolina
€1.143€1.205
Gasóleo
€1.064
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Esta semana que termina agora os média não noticiaram as baixas todas, mas aqui fica um resumo...
A GALP baixou 2 centimos a gasolina e manteve o gasóleo, na passada quarta-feira:
Gasolina: 1.229 (-0.02)
Gasóleo: 1.149 (igual)
A Cepsa baixou, também na quarta-feira, 2.7 centimos a gasolina e manteve o gasóleo:
Gasolina: 1.225 (-0.027)
Gasóleo: 1.146 (igual)
A BP manteve o preço até hoje e a partir da meia-noite baixa a gasolina para 1.219 (menos dois centimos), mantendo o gasóleo:
Gasolina: 1.239 (amanhã baixa para 1.219)
Gasóleo: 1.149 (igual)
A Repsol está com preços iguais aos da GALP mas não sei em que dia fez a actualização:
Gasolina: 1.229 (-0.02)
Gasóleo: 1.149 (igual)
A título comparativo, a média do crude em euros praticamente não baixou a semana passada (passou de 51.2 para 50.7 euros). Mas dado que na semana anterior as baixas nos combustiveis tinham ficado aquém do que era de esperar, percebe-se a descida de +/-2 centimos na gasolina. Aliás, penso que ainda há espaçozinho para descer mais um pouco...
Entretanto, esta semana a média já voltou a descer significativamente (de 50.7 para 46.6 euros) por isso é de esperar baixas mais significativas na semana que vem. Na gasolina é de esperar uma descida da ordem dos 3 centimos pelo menos, o gasóleo por seu turno deve voltar a baixar, embora possivelmente menos que a gasolina.
Recordo ainda que está em vigor uma promoção de fim-de-semana na GALP em 100 postos distribuidos por 7 distritos com um desconto adicional e acumulável com outras promoções de 6 centimos por litro.
A GALP baixou 2 centimos a gasolina e manteve o gasóleo, na passada quarta-feira:
Gasolina: 1.229 (-0.02)
Gasóleo: 1.149 (igual)
A Cepsa baixou, também na quarta-feira, 2.7 centimos a gasolina e manteve o gasóleo:
Gasolina: 1.225 (-0.027)
Gasóleo: 1.146 (igual)
A BP manteve o preço até hoje e a partir da meia-noite baixa a gasolina para 1.219 (menos dois centimos), mantendo o gasóleo:
Gasolina: 1.239 (amanhã baixa para 1.219)
Gasóleo: 1.149 (igual)
A Repsol está com preços iguais aos da GALP mas não sei em que dia fez a actualização:
Gasolina: 1.229 (-0.02)
Gasóleo: 1.149 (igual)
A título comparativo, a média do crude em euros praticamente não baixou a semana passada (passou de 51.2 para 50.7 euros). Mas dado que na semana anterior as baixas nos combustiveis tinham ficado aquém do que era de esperar, percebe-se a descida de +/-2 centimos na gasolina. Aliás, penso que ainda há espaçozinho para descer mais um pouco...
Entretanto, esta semana a média já voltou a descer significativamente (de 50.7 para 46.6 euros) por isso é de esperar baixas mais significativas na semana que vem. Na gasolina é de esperar uma descida da ordem dos 3 centimos pelo menos, o gasóleo por seu turno deve voltar a baixar, embora possivelmente menos que a gasolina.
Recordo ainda que está em vigor uma promoção de fim-de-semana na GALP em 100 postos distribuidos por 7 distritos com um desconto adicional e acumulável com outras promoções de 6 centimos por litro.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
CerealKiler Escreveu:venho sempre ler este tópico, o maior tópico da discórdia e aguardo com alguma curiosidade o "dar o braço da torcer" do nosso moderador.
O braço a torcer?
Essa agora eu não percebi.
Importas-te de mostrar porque é que eu tenho de dar o braço a torcer?
CerealKiler Escreveu:Afinal estamos na república das bananas e era um escandalo a GALP não se aproveitar dos reguladores cegetas para ganhar uns milhões à custa de todos nós.
Completamente vazio de conteúdo.
Mostra lá os números...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
venho sempre ler este tópico, o maior tópico da discórdia e aguardo com alguma curiosidade o "dar o braço da torcer" do nosso moderador.
Afinal estamos na república das bananas e era um escandalo a GALP não se aproveitar dos reguladores cegetas para ganhar uns milhões à custa de todos nós.
Afinal estamos na república das bananas e era um escandalo a GALP não se aproveitar dos reguladores cegetas para ganhar uns milhões à custa de todos nós.
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