Galp - Tópico Geral
Petrobras Finds 1.5 to 2 Billion Barrels of Light Oil

Petrobras Finds 1.5 to 2 Billion Barrels of Light Oil (Update1)
By Jeb Blount and Joao Lima
Nov. 21 (Bloomberg) -- Petroleo Brasileiro SA, Brazil's state-controlled oil company, found light oil in two wells off the coast of Brazil's Espirito Santo state, expanding its ``pre- salt'' discoveries in an area that's already producing crude.
There are probably 1.5 billion to 2 billion barrels of recoverable oil equivalent, Petrobras, as the company is known, said today on its Web site. The discovery has enough oil to supply all of Brazil's needs for two and a half years, according to BP Plc. The wells are located in the Parque das Baleias area, near the Jubarte oil field, Rio de Janeiro-based Petrobras said.
The oil off Espirito Santo state is in reservoirs beneath fields that are already producing crude, increasing chances that the company can use some of its existing rigs, pipelines and other infrastructure to get the oil.
``Finding oil in an area that already has infrastructure helps work a lot,'' said Gilberto Pereira de Souza, an energy analyst with Banco Espirito Santo in Sao Paulo. ``This discovery in an area that already has oil makes it much more interesting and Parque das Baleias will probably be made a focus in the company's strategic planning.''
On Nov. 11 Petrobras Chief Executive Officer Almir Barbassa said falling oil prices and a world credit crunch was pushing the company to focus on investments that will generate cash.
Another 1 billion barrels of recoverable oil and natural- gas equivalent are in the shallower reservoirs in Parque das Baleias, Petrobras said. Six wells have been drilled to pre-salt depths in Espirito Santo and all have found oil.
The 6-BFR-1-ESS and 6-BAZ-1DB-ESS wells were drilled about 80 kilometers (50 miles) from the coast in waters 1,348 meters and 1,426 meters deep. The oil was found beneath a 700-meter- thick salt layer after drilling 4,200 to 4,800 meters below the sea floor.
Petrobras preferred shares, the company's most-traded class of stock, fell 5.7 percent to 17.45 reais, the lowest since Nov. 30, 2005, at 11:12 a.m. in Sao Paulo.
To contact the reporters on this story: Jeb Blount in Rio de Janeiro at jblount@bloomberg.net; Joao Lima in Lisbon at jlima1@bloomberg.net
Last Updated: November 21, 2008 08:15 EST
- Mensagens: 337
- Registado: 13/6/2008 10:22
- Localização: 14
Confirmação.
PETROBRAS acha 1,5 a 2 bi de boe recuperáveis no pré-sal do ES
(21 Nov 2008)
--------------------------------------------------------------------------------
SÃO PAULO, 21 de novembro (Reuters) - A Petrobras <PETR4.SA> informou nesta sexta-feira que concluiu a perfuração de dois novos poços na seção pré-sal do litoral do Espírito Santo e comprovou expressiva descoberta de óleo leve (30 graus API) na área denominada Parque das Baleias.
"O volume recuperável das descobertas, feitas em reservatórios do pré-sal localizados abaixo dos campos de óleo pesado de Baleia Franca, Baleia Azul e Jubarte é estimado entre 1,5 e 2 bilhões de barris de óleo equivalente (boe)", declarou a empresa em um comunicado.
(Reportagem de Alberto Alerigi; edição de Denise Luna)
((roberto.samora@thomsonreuters.com; 5511 5644 7751; Reuters Messaging: roberto.samora.reuters.com@reuters.net))
Cumps.
(21 Nov 2008)
--------------------------------------------------------------------------------
SÃO PAULO, 21 de novembro (Reuters) - A Petrobras <PETR4.SA> informou nesta sexta-feira que concluiu a perfuração de dois novos poços na seção pré-sal do litoral do Espírito Santo e comprovou expressiva descoberta de óleo leve (30 graus API) na área denominada Parque das Baleias.
"O volume recuperável das descobertas, feitas em reservatórios do pré-sal localizados abaixo dos campos de óleo pesado de Baleia Franca, Baleia Azul e Jubarte é estimado entre 1,5 e 2 bilhões de barris de óleo equivalente (boe)", declarou a empresa em um comunicado.
(Reportagem de Alberto Alerigi; edição de Denise Luna)
((roberto.samora@thomsonreuters.com; 5511 5644 7751; Reuters Messaging: roberto.samora.reuters.com@reuters.net))
Cumps.
Em Stand-by
Isto prepara-se para um novo fosso... n recomendo entrar em acção alguma. Fecho dos states vai ditar amanhã fortes quedas. Bem que queria comprar umas "7" acções. Mas falta o timing.
bom, ela esta a 7,42... para chegar ao abismo, tipo zero!... significaria a falencia da galp... isso significaria que eu amanha ia de hidrogenio para o trabalho... o que na verdade não me parece, nem amanha, nem depois.
pode continuar a descer, e provavelmente vai... e se estiver a "não ganhar" um determinado valor que defeni como stop, saio, automaticamente, e vou tomar um cafe e comer um pastel de nata.
7,42 é um preço interessante... assim como seria 6,42 ou mesmo 8,42... vamos ver quais dos dois ultimos valores que falei ela atinge primeiro. estou em crer, apesar do preço do petroleo, que será o último, mas daqui a uns tempos logo falaremos.
pode continuar a descer, e provavelmente vai... e se estiver a "não ganhar" um determinado valor que defeni como stop, saio, automaticamente, e vou tomar um cafe e comer um pastel de nata.
7,42 é um preço interessante... assim como seria 6,42 ou mesmo 8,42... vamos ver quais dos dois ultimos valores que falei ela atinge primeiro. estou em crer, apesar do preço do petroleo, que será o último, mas daqui a uns tempos logo falaremos.
Caro Cromio
Muito obrigado pela colaboração. Realizei a intervenção possível, bastante artesanal e, sem ficar estèticamente muito linda, melhorou bastante... Talvez por dominar bastante mal as ferramentas do caldeirão, não encontrei nelas o que pensava, isto é, um comando para justificar o texto... Daí o primarismo da rectificação possível, linha a linha, dedo a dedo, mas acho que melhorou substancialmente.
Bem hajam todos pelo espírito de ajuda existente!
Muito obrigado pela colaboração. Realizei a intervenção possível, bastante artesanal e, sem ficar estèticamente muito linda, melhorou bastante... Talvez por dominar bastante mal as ferramentas do caldeirão, não encontrei nelas o que pensava, isto é, um comando para justificar o texto... Daí o primarismo da rectificação possível, linha a linha, dedo a dedo, mas acho que melhorou substancialmente.
Bem hajam todos pelo espírito de ajuda existente!
- Mensagens: 67
- Registado: 15/12/2007 20:23
- Localização: 14
civfan Escreveu:i am back to galp, today!
o petroleo a descer, panico como nunca se viu neste seculo... enfim todos os ingredientes certos para entrar...
Quando estive no serviço militar, havia uma "prova" que era o"salto no escuro".Nunca gostei muito de a fazer, mas fazia, porque era obrigado.
Aqui não sou obrigado,como tal prefiro ficar a ver os outros saltar.

Boa sorte.
Um abraço.
civfan Escreveu:i am back to galp, today!
o petroleo a descer, panico como nunca se viu neste seculo... enfim todos os ingredientes certos para entrar...
Já ?? Gostava de ter essa coragem também!

O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
- Mensagens: 447
- Registado: 23/10/2008 14:18
- Localização: 16
civfan Escreveu:i am back to galp, today!
o petroleo a descer, panico como nunca se viu neste seculo... enfim todos os ingredientes certos para entrar...
Pelo que se tem visto nestes ultimos tempos, e acho que tu também deves ter visto, ou pelo menos deverias, é que quando as coisas estão más e apesar de já estarem bastante más, podem ficar ainda pior...
Sinatra,
No topo da mensagem que queres re-editar, está no canto superior direito um botão de "editar", clica nele e poderás proceder às alterações.
Utiliza durante a edição o botão "prever", que aparece ao lado do "submeter" e assim poderás pré-visualizar a mensagem antes de a submeteres.
Espero que consigas, não te enviei isto por MP (mensagem pessoal) porque como és novo por aqui não sei se sabes utilizar essa função.
Agradeço aos admins, de forma a não poluir este tópico que apaguem esta mensagem após correcção.
Abraço
EDIT: Quer dizer... não és assim tão novo por aqui...
No topo da mensagem que queres re-editar, está no canto superior direito um botão de "editar", clica nele e poderás proceder às alterações.
Utiliza durante a edição o botão "prever", que aparece ao lado do "submeter" e assim poderás pré-visualizar a mensagem antes de a submeteres.
Espero que consigas, não te enviei isto por MP (mensagem pessoal) porque como és novo por aqui não sei se sabes utilizar essa função.
Agradeço aos admins, de forma a não poluir este tópico que apaguem esta mensagem após correcção.
Abraço
EDIT: Quer dizer... não és assim tão novo por aqui...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Caríssimos,
Neste mesmo tópico, em 13.Nov, escrevi isto:
"Meus Caros
diz o Senhor Pesidente:
A Galp está a montar o financiamento dos projectos na Bacia de Santos num lógica de cooperativa, com os parceiros dos consórcios onde está presente.
Uma vez mais, sem avançar com valores, Ferreira de Oliveira declarou que “os projectos de Iara e Tupi continuam a ser bem rentáveis no contexto em que vivemos e acreditamos que ainda serão mais no futuro. São projectos atractivos e em boas zonas”.
O presidente executivo da Galp afirmou que “conheço os valores de investimento em causa, mas por compromisso com os outros parceiros do consórcio ainda não os posso divulgar”.
O argumento dado foi que “ainda estamos a comprar equipamentos e não vamos revelar valores para não influenciar as licitações”."
É assim... e os brasileiros é que têm fama de treteiros !!!
Com o devido respeito pela opinião de todos, acho que um dos grandes problemas deste senhor presidente é a sua sucessiva perda de credibilidade perante não só a generalidade dos operadores conhecedores do sector, mas das pessoas em geral..."
Porque bastante relacionado com a problemática da nossa Galp e das piruetas do seu Presidente, aí vai mais um artigo retirado da edição de hoje de O Jornal Economico(OJE):
"Petrolíferas cortam e adiam 44 projectos. Menos 148 mil empregos e défice público de 2009 em 3,0% do PIB.
AS MAIORES companhias petrolíferas, entre as quais a Saudi Aramco, a Royal Dutch Shell e a Petrobras estão
a intensificar as reduções de custos e a adiar projectos à medida que o mundo entra em recessão, segundoa Morgan Stanley.
Anteontem, dia 19, os analistas da Morgan tinham contabilizado 44 projectos que sofreram adiamentos
ou redução de investimento, o que compara com os 19 projectos nessas condições identificados dia 14, duas
semanas antes.
Os preços de referência do petróleo em Nova Iorque caíram 63% desde o recorde de 147,27 dólares por
barril alcançado em Julho.
Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE) anunciou no passado dia 6, o mundo vai precisar de investir mais de 26 milhões de milhões de dólares – quase o dobro do Produto Interno Bruto dos EUA – até 2030 para garantir o abastecimento de combustíveis.
A Shell adiou planos para fazer um teste nos campos betuminosos de Alberta, no Canadá, enquanto a brasileira Petrobras confirmou um adiamento ao anunciar um plano de negócios a 5 anos, diz a nota da Morgan Stanley. A russa Gazprom tem agendada uma revisão do seu plano de investimentos para Dezembro.
A Aramco também deverá atrasar a abertura de propostas para a construção das refinarias de Jubail e Yanbu, uma parceria com a Total, para tirar partido da queda dos preços do cimento e do aço.
A nota da Morgan cita a Aramco dizendo que “os planos feitos a contar com um barril a 80-100 dólares
não funcionam todos com um barril a 65 dólares”.
Sublinharia apenas a importante mensagem da parte final do artigo onde se diz que não podem funcionar todos os projectos com o preço do barril a 65 dólares que, digo eu, pelas dificuldades sucessivamente anunciadas acerca das dificeis condições de extracção nos poços do Brasil onde a Galp tem participação, seria o caso destes últimos. Atrever-me-ia mesmo a pensar se o seriam para preços do barril no intervalo anunciado de 80-100 dólares...Há que perguntar ao Senhor Presidente, mesmo sabendo-se antecipadamente a sua resposta típica para caça aos patos...
Cada um que faça a interpretação que entender e retire as conclusões que reputem mais adequadas.
Neste mesmo tópico, em 13.Nov, escrevi isto:
"Meus Caros
diz o Senhor Pesidente:
A Galp está a montar o financiamento dos projectos na Bacia de Santos num lógica de cooperativa, com os parceiros dos consórcios onde está presente.
Uma vez mais, sem avançar com valores, Ferreira de Oliveira declarou que “os projectos de Iara e Tupi continuam a ser bem rentáveis no contexto em que vivemos e acreditamos que ainda serão mais no futuro. São projectos atractivos e em boas zonas”.
O presidente executivo da Galp afirmou que “conheço os valores de investimento em causa, mas por compromisso com os outros parceiros do consórcio ainda não os posso divulgar”.
O argumento dado foi que “ainda estamos a comprar equipamentos e não vamos revelar valores para não influenciar as licitações”."
É assim... e os brasileiros é que têm fama de treteiros !!!
Com o devido respeito pela opinião de todos, acho que um dos grandes problemas deste senhor presidente é a sua sucessiva perda de credibilidade perante não só a generalidade dos operadores conhecedores do sector, mas das pessoas em geral..."
Porque bastante relacionado com a problemática da nossa Galp e das piruetas do seu Presidente, aí vai mais um artigo retirado da edição de hoje de O Jornal Economico(OJE):
"Petrolíferas cortam e adiam 44 projectos. Menos 148 mil empregos e défice público de 2009 em 3,0% do PIB.
AS MAIORES companhias petrolíferas, entre as quais a Saudi Aramco, a Royal Dutch Shell e a Petrobras estão
a intensificar as reduções de custos e a adiar projectos à medida que o mundo entra em recessão, segundoa Morgan Stanley.
Anteontem, dia 19, os analistas da Morgan tinham contabilizado 44 projectos que sofreram adiamentos
ou redução de investimento, o que compara com os 19 projectos nessas condições identificados dia 14, duas
semanas antes.
Os preços de referência do petróleo em Nova Iorque caíram 63% desde o recorde de 147,27 dólares por
barril alcançado em Julho.
Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE) anunciou no passado dia 6, o mundo vai precisar de investir mais de 26 milhões de milhões de dólares – quase o dobro do Produto Interno Bruto dos EUA – até 2030 para garantir o abastecimento de combustíveis.
A Shell adiou planos para fazer um teste nos campos betuminosos de Alberta, no Canadá, enquanto a brasileira Petrobras confirmou um adiamento ao anunciar um plano de negócios a 5 anos, diz a nota da Morgan Stanley. A russa Gazprom tem agendada uma revisão do seu plano de investimentos para Dezembro.
A Aramco também deverá atrasar a abertura de propostas para a construção das refinarias de Jubail e Yanbu, uma parceria com a Total, para tirar partido da queda dos preços do cimento e do aço.
A nota da Morgan cita a Aramco dizendo que “os planos feitos a contar com um barril a 80-100 dólares
não funcionam todos com um barril a 65 dólares”.
Sublinharia apenas a importante mensagem da parte final do artigo onde se diz que não podem funcionar todos os projectos com o preço do barril a 65 dólares que, digo eu, pelas dificuldades sucessivamente anunciadas acerca das dificeis condições de extracção nos poços do Brasil onde a Galp tem participação, seria o caso destes últimos. Atrever-me-ia mesmo a pensar se o seriam para preços do barril no intervalo anunciado de 80-100 dólares...Há que perguntar ao Senhor Presidente, mesmo sabendo-se antecipadamente a sua resposta típica para caça aos patos...
Cada um que faça a interpretação que entender e retire as conclusões que reputem mais adequadas.
Editado pela última vez por sinatras em 20/11/2008 23:14, num total de 1 vez.
- Mensagens: 67
- Registado: 15/12/2007 20:23
- Localização: 14
galp
In Bloomberg:
Oil Supertankers May Avoid Suez on Somalia Piracy (Update2)
By Alaric Nightingale and John Martens
Nov. 20 (Bloomberg) -- Shippers controlling more than a fifth of the global fleet of crude-oil supertankers may avoid Egypt's Suez Canal after an escalation in piracy off east Africa, potentially increasing the cost of delivering the commodity.
Euronav NV, TMT Co. Ltd. and BW Shipping Managers Pte, owners of ships designed to haul Middle East crude to Europe and the U.S., joined Frontline Ltd. in saying they are reviewing whether to divert carriers around South Africa. Bergen, Norway- based Odfjell SE, the world's largest owner of chemical transporters, already said it won't sail past Somalia while BW Gas Ltd., the biggest liquefied-gas shipper, may do the same.
``We've always told our captains to stay far from the coast in that region, but that may not be enough now,'' Euronav's Chief Financial Officer Hugo De Stoop said by phone from Antwerp, Belgium, yesterday. ``Terrorists or pirates, I don't really see the difference.''
Frontline, Euronav, TMT and BW Shipping together control 107 supertankers, enough to carry 2.5 days of global demand, according to Athens-based Optima Shipbrokers and data from the companies. A decision to avoid the Suez Canal, Egypt's third- biggest foreign-currency earner, would delay oil deliveries and reduce the supply of available vessels.
TMT Chief Executive Officer Nobu Su, in an e-mail to Bloomberg yesterday, ``urged'' other owners to take the same action to secure trade routes. Jens Martin Jensen, interim chief executive officer of Hamilton, Bermuda-based Frontline's management unit, said Nov. 18 he may also divert ships.
Navigating the Canal
Three supertankers are currently navigating the canal and two more are scheduled to, according to ship-tracking data. The vessels have to offload part of their cargoes into an adjacent pipeline for collection on the other side to avoiding scraping the floor of the canal.
Somali pirates on Nov. 15 seized their largest ever prize, a Saudi Arabian supertanker laden with 2 million barrels of crude, worth about $104 million at current prices. The ship itself is worth about $148 million.
The Sirius Star is now anchored in Somalia's northern Eyl coastal region with the hijackers negotiating a ransom payment with Vela International Marine Ltd., a Saudi Arabian state-backed oil-tanker company.
There have been at least 88 attacks against ships in the area since January and Somalian pirates are holding 250 crew hostage on board 14 merchant vessels.
Shippers sailing to the U.S. and Europe from the Middle East would instead have to take vessels around South Africa's Cape of Good Hope rather than the Suez Canal. The waterway links the Mediterranean and Red Seas.
Safeguard Cargoes
Customers have been given ``the option to safeguard their cargo,'' BW Gas Chief Executive Officer Jan Hakon Pettersen said from Oslo yesterday. ``For us, we would prefer them to use the cape route.''
BW Shipping, operator of 17 supertankers, may soon direct ships under its control away from Suez, Chief Executive Officer Andreas Sohmen-Pao said by phone from Singapore today.
The Joint Hull Committee, representing ship insurers, is advising shipowners to ``seriously consider'' avoiding Somalian waters, Chairman Simon Stonehouse said Nov. 18.
Insurance premiums will rise and unless the Egyptian government becomes ``more actively interested'' in combating piracy in the region they risk damaging the business of the Suez Canal, Stonehouse said.
``If they stop shipping through the Suez, going round Africa instead, that's going to reduce supply,'' said Glenn Lodden, an analyst at DnB NOR Markets in Oslo. ``There's a clear incentive for owners to go around Africa.''
Diverting Vessels
Other shipowners are likely to follow should Frontline, Euronav and TMT choose to divert vessels and after the Joint Hull Committee urged companies to do so, Lodden said.
AP Moller-Maersk A/S, Europe's biggest shipowner, may announce as soon as today that it will avoid Suez, Lloyd's List said yesterday, citing an unidentified spokesman.
Tanker owners may elect to charge more for sailing through Somalia's waters rather than re-routing, Per Mansson, managing director of shipbroker Nor Ocean Stockholm AB, said in an e- mailed note yesterday.
``Maybe one or two will avoid, but most will go there against a premium to start with,'' Mansson said. Still, ``one more hijacking of a tanker and the situation is in a different light.''
The fact owners say they are considering rerouting is buoying demand for derivatives used to bet on the future cost of shipping, said Ben Goggin, a broker at SSY Futures Ltd., a unit of the world's second-biggest shipbroker.
The European Union last month joined the North Atlantic Treaty Organization, India, Malaysia and Russia in deploying vessels to combat piracy.
To contact the reporters on this story: Alaric Nightingale in London at Anightingal1@bloomberg.net; John Martens in Brussels at jmartens1@bloomberg.net.
Last Updated: November 20, 2008 08:33 EST
Oil Supertankers May Avoid Suez on Somalia Piracy (Update2)
By Alaric Nightingale and John Martens
Nov. 20 (Bloomberg) -- Shippers controlling more than a fifth of the global fleet of crude-oil supertankers may avoid Egypt's Suez Canal after an escalation in piracy off east Africa, potentially increasing the cost of delivering the commodity.
Euronav NV, TMT Co. Ltd. and BW Shipping Managers Pte, owners of ships designed to haul Middle East crude to Europe and the U.S., joined Frontline Ltd. in saying they are reviewing whether to divert carriers around South Africa. Bergen, Norway- based Odfjell SE, the world's largest owner of chemical transporters, already said it won't sail past Somalia while BW Gas Ltd., the biggest liquefied-gas shipper, may do the same.
``We've always told our captains to stay far from the coast in that region, but that may not be enough now,'' Euronav's Chief Financial Officer Hugo De Stoop said by phone from Antwerp, Belgium, yesterday. ``Terrorists or pirates, I don't really see the difference.''
Frontline, Euronav, TMT and BW Shipping together control 107 supertankers, enough to carry 2.5 days of global demand, according to Athens-based Optima Shipbrokers and data from the companies. A decision to avoid the Suez Canal, Egypt's third- biggest foreign-currency earner, would delay oil deliveries and reduce the supply of available vessels.
TMT Chief Executive Officer Nobu Su, in an e-mail to Bloomberg yesterday, ``urged'' other owners to take the same action to secure trade routes. Jens Martin Jensen, interim chief executive officer of Hamilton, Bermuda-based Frontline's management unit, said Nov. 18 he may also divert ships.
Navigating the Canal
Three supertankers are currently navigating the canal and two more are scheduled to, according to ship-tracking data. The vessels have to offload part of their cargoes into an adjacent pipeline for collection on the other side to avoiding scraping the floor of the canal.
Somali pirates on Nov. 15 seized their largest ever prize, a Saudi Arabian supertanker laden with 2 million barrels of crude, worth about $104 million at current prices. The ship itself is worth about $148 million.
The Sirius Star is now anchored in Somalia's northern Eyl coastal region with the hijackers negotiating a ransom payment with Vela International Marine Ltd., a Saudi Arabian state-backed oil-tanker company.
There have been at least 88 attacks against ships in the area since January and Somalian pirates are holding 250 crew hostage on board 14 merchant vessels.
Shippers sailing to the U.S. and Europe from the Middle East would instead have to take vessels around South Africa's Cape of Good Hope rather than the Suez Canal. The waterway links the Mediterranean and Red Seas.
Safeguard Cargoes
Customers have been given ``the option to safeguard their cargo,'' BW Gas Chief Executive Officer Jan Hakon Pettersen said from Oslo yesterday. ``For us, we would prefer them to use the cape route.''
BW Shipping, operator of 17 supertankers, may soon direct ships under its control away from Suez, Chief Executive Officer Andreas Sohmen-Pao said by phone from Singapore today.
The Joint Hull Committee, representing ship insurers, is advising shipowners to ``seriously consider'' avoiding Somalian waters, Chairman Simon Stonehouse said Nov. 18.
Insurance premiums will rise and unless the Egyptian government becomes ``more actively interested'' in combating piracy in the region they risk damaging the business of the Suez Canal, Stonehouse said.
``If they stop shipping through the Suez, going round Africa instead, that's going to reduce supply,'' said Glenn Lodden, an analyst at DnB NOR Markets in Oslo. ``There's a clear incentive for owners to go around Africa.''
Diverting Vessels
Other shipowners are likely to follow should Frontline, Euronav and TMT choose to divert vessels and after the Joint Hull Committee urged companies to do so, Lodden said.
AP Moller-Maersk A/S, Europe's biggest shipowner, may announce as soon as today that it will avoid Suez, Lloyd's List said yesterday, citing an unidentified spokesman.
Tanker owners may elect to charge more for sailing through Somalia's waters rather than re-routing, Per Mansson, managing director of shipbroker Nor Ocean Stockholm AB, said in an e- mailed note yesterday.
``Maybe one or two will avoid, but most will go there against a premium to start with,'' Mansson said. Still, ``one more hijacking of a tanker and the situation is in a different light.''
The fact owners say they are considering rerouting is buoying demand for derivatives used to bet on the future cost of shipping, said Ben Goggin, a broker at SSY Futures Ltd., a unit of the world's second-biggest shipbroker.
The European Union last month joined the North Atlantic Treaty Organization, India, Malaysia and Russia in deploying vessels to combat piracy.
To contact the reporters on this story: Alaric Nightingale in London at Anightingal1@bloomberg.net; John Martens in Brussels at jmartens1@bloomberg.net.
Last Updated: November 20, 2008 08:33 EST
- Mensagens: 145
- Registado: 27/10/2008 12:15
- Localização: 4
Re: Questão
artista Escreveu:Por outro lado, a queda do preço do petróleo, não só coloca em causa os projectos de exploração no Brasil (já iniciados) como reduz as margens do mesmo!
abraço
artista
é sobretudo a questão das margens neste momento. de facto a galp, e as energias em geral, no psi20 e fora, serão as estrelas deste bear market, mas por agora, o ambiente é de facto algo esquiso...
é bem provavel que a galp volte a levar um respectivo tombo, para alinhar-se mais com a tendencia internacional de queda das empresas dependentes da cotação do petroleo, em particular se o petroleo continuar a cair nos proximos dias...
mas a grande mais valia da galp é a sua posição +- hegemonica no nosso pequeno mercado e sobretudo o potencial das suas novas exploraçoes, que a podem tornar numa empresa completamente diferente no medio-longo prazo... por isso quando os ventos voltarem para norte, esta sera uma cotada interessante... por agora, vou ficar a observar o catavento (e o petroleo)
Galp
Hihihihi mas estás dentro =P. Eu estou a espera de uma boa oportunidade de facto para entrar na Galp com 2% do capital que tenho disponível mas lá está quero analisar a situação da Galp perante esta crise.
A GALP
Joao bravo concordo com a tua analise, estou dentro mas, penso que enquanto a economia não der algum sinal positivo, devemos estar em expectativas, olha para a industria ( auto mobile ) milhares de pessoas vão limitar as viajes de conforto, e assim o consumo dos carburantes devera inevitavelmente diminuir.
Saudações.
Saudações.
Galp
Essa componente de expeculação (altura das grandse subidas da Galp) creio que já à muito que foi descontada. De qualquer maneira creio que não há dúvidas que a longo(ou íssimo) a subida do preço de combustível irá dar nova vida a descobertas no Brasil. A questão prende-se neste momento com a capacidade ou não de a Galp manter os lucros actuais(importante no médio prazo).
Re: Questão
joao bravo Escreveu:Com o preço do petróleo a cair creio que irá haver um aumento do consumo de combustível dos consumidores de uma forma geral equilibrando os lucros da Galp se a margem de lucro se mantiver.
Por outro lado, a queda do preço do petróleo, não só coloca em causa os projectos de exploração no Brasil (já iniciados) como reduz as margens do mesmo!
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Questão
Relativamente à Galp novas quedas nomeadamente abaixo do valor psicológico dos 6€ é com certeza porta de saída para muitos investidores. Com o preço do petróleo a cair creio que irá haver um aumento do consumo de combustível dos consumidores de uma forma geral equilibrando os lucros da Galp se a margem de lucro se mantiver.
Re: GALP a descer 8,5 %!!!
poseidon635 Escreveu:Pelo que tenho lido aqui no fórum, de quem tem mais experiência do que eu (acompanho a Bolsa apenas há cerca de 20 meses), penso que estas subidas não são sustentadas. Considero é que são boas oportunidades para quem se encontra a ganhar "sair" enquanto pode... Neste momento pensoque o risco de investir na Bolsa não compensa.Mas esta é apenas a minha opinião.
Ora bem. acontece que não há no teu texto nada de objectivo para justificar a queda (mesmo que a justificação se venha a verificar errada daqui a uns dias).
Não estás a evocar nada na tua análise. Nem sinais fundamentais, nem sinais técnicos nem sequer notícias. Estás a ver? Não leves a mal...
Monkey Trader
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Voltou a ir à zona onde perdeu força e voltou a recuar, como diria o Ulisses, "é um movimento clássico"
Falta saber se está a ganhar força para o conseguir quebrar ou se vai voltar a cair forte... nunca saberemos do que se trata, a única coisa que podemos olhar para nos ajudar a tomar decisões é para a tendência, neste caso ela é de queda... neste contexto eu diria que as opções longas têm riscos maiores, sendo mais aconselháveis posições curtas ou simplesmente proteger o nosso capital ficando de fora!
abraços
artista

Falta saber se está a ganhar força para o conseguir quebrar ou se vai voltar a cair forte... nunca saberemos do que se trata, a única coisa que podemos olhar para nos ajudar a tomar decisões é para a tendência, neste caso ela é de queda... neste contexto eu diria que as opções longas têm riscos maiores, sendo mais aconselháveis posições curtas ou simplesmente proteger o nosso capital ficando de fora!
abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Re: GALP a descer 8,5 %!!!
Pelo que tenho lido aqui no fórum, de quem tem mais experiência do que eu (acompanho a Bolsa apenas há cerca de 20 meses), penso que estas subidas não são sustentadas. Considero é que são boas oportunidades para quem se encontra a ganhar "sair" enquanto pode... Neste momento pensoque o risco de investir na Bolsa não compensa.
Mas esta é apenas a minha opinião.
BN

BN
redhot Escreveu:poseidon635 Escreveu:Penso que esta descida seria inevitável, face às más notícias económicas constantes...
Bom mas ontem também houve "más notícias económicas constantes" e ela subiu...Como explicas?
- Mensagens: 337
- Registado: 13/6/2008 10:22
- Localização: 14
Re: GALP a descer 8,5 %!!!
poseidon635 Escreveu:Penso que esta descida seria inevitável, face às más notícias económicas constantes...
Bom mas ontem também houve "más notícias económicas constantes" e ela subiu...Como explicas?
Monkey Trader
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Massao1, Metalor, Rafael Abreu, VALHALLA e 146 visitantes