Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A propósito do topico dos alunos de Fafe

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 21/11/2008 14:04

Tito, eu não sei muito sobre a anterior avaliação, sei que entrego o meu relatório critico no final do ano, mas também não me parece certo mandar coisas para o ar, não sei em que contexto entravam essas danças de salão, há professores que precisarão disso para leccionarem alguns dos conteúdos, pelo menos os previstos nos programas do ME...

De qualquer forma essa questão tem apenas a ver com o facto de se estar constantemente a dizer que não havia avaliação, isso não se compreende em conversas de café, mas é completamente inaceitável no Primeiro ministro, Ministro ou secretários de estado... é só isso que está em causa!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por silvaxico » 21/11/2008 13:48

TRSM Escreveu:
artista Escreveu:Ouvi agora na TSF, José Sócrates convoca um conselho de ministros extraordinário para discutir o problema da avaliação de professore... mais vale tarde que nunca, pode ser que ainda vão a tempo de evitar que isto descambe de vez... e digo isto no sentido positivo, isto não é bom para ninguém, penso exactamente como o presidente, "tenho pena que isto tenha chegado tão longe"...

abraços

artista

Começam a ouvir-se professores indignados com a prepotência dos sindicatos,...indicia que algo não vai bem no reino..

Hoje também passei a saber que o método antigo de avaliação, que tanto tem sido recordado pelos senhores professores, tinha entre outras formações que contavam para a avaliação,danças de salão :shock: e um número sem conta de actividades do género, sem qualquer nexo

A discordância entre os professores e os sindicatos que "os representam" não é de hoje. Mas neste caso os sindicatos até têm estado a travar os professores. Se se desse voz aos movimentos independentes de professores que por aí surgiram as coisas teriam azedado muito mais.

Quanto à formação de professores: é um problema antigo porque existiu um tempo em que "qualquer um" podia ser professor e além disso a formação inicial tem sido bastante descurada.

Depois as formações terão de ser pagas e é mais barato pagar uma formação de danças de salão do que qualquer formação séria a nível pedagógico (ou acham que quem está em posição de dar essas formações se sujeita a fazê-lo a 20 euros à hora?)

Registado: 30/11/2007 21:12

por TRSM » 21/11/2008 13:00

artista Escreveu:Ouvi agora na TSF, José Sócrates convoca um conselho de ministros extraordinário para discutir o problema da avaliação de professore... mais vale tarde que nunca, pode ser que ainda vão a tempo de evitar que isto descambe de vez... e digo isto no sentido positivo, isto não é bom para ninguém, penso exactamente como o presidente, "tenho pena que isto tenha chegado tão longe"...

abraços

artista

Começam a ouvir-se professores indignados com a prepotência dos sindicatos,...indicia que algo não vai bem no reino..

Hoje também passei a saber que o método antigo de avaliação, que tanto tem sido recordado pelos senhores professores, tinha entre outras formações que contavam para a avaliação,danças de salão :shock: e um número sem conta de actividades do género, sem qualquer nexo

Registado: 5/11/2002 11:30

por artista_ » 20/11/2008 16:06

Ouvi agora na TSF, José Sócrates convoca um conselho de ministros extraordinário para discutir o problema da avaliação de professore... mais vale tarde que nunca, pode ser que ainda vão a tempo de evitar que isto descambe de vez... e digo isto no sentido positivo, isto não é bom para ninguém, penso exactamente como o presidente, "tenho pena que isto tenha chegado tão longe"...

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por nahoot » 20/11/2008 0:17

artista Escreveu:[...]
Já agora, não respondeste à minha questão, e estava a falar a sério, porque é que os informáticos são mais teimosos que os outros?!... se não são eu tenho azar porque todos os que conheço são e muito, foi por isso que vi logo qual era a tua área! :)

abraço

artista

Os informáticos estão habituados a trabalhar com 0 e 1.
Se os computadores receberem sempre os mesmos inputs vão ter sempre o mesmo comportamento e vão dar sempre os mesmos outputs.
Se aparece alguma coisa ligeiramente diferente (e quando digo "ligeiramente diferente" basta dizer que não seja exactamenteigual) tem de haver uma razão para isso. Tipicamente as pessoas que vão para informática não descansam enquanto não percebem qual seja essa razão.
Argumentos como "deixa lá que vai dar ao mesmo" ou "é coisa pouca, não é relevante" não são satisfatórios.

É natural que isso se espelhe no resto da vida da pessoa. Se o informático tem uma argumentação lógica que o leva a uma certa conclusão que ele considera correcta a única forma de o convenceres que possa estar errado é destruindo completamente toda a lógica incluindo as bases em que esta é fundamentada.

DISCLAIMER: nos últimos dias não pude vir ao fórum por isso não segui a discussão da informática desde o inicio... mas achei piada ao comentário do artista :wink:

Registado: 1/10/2008 16:20

por stressado » 20/11/2008 0:11

Pau q nasce torto, tarde ou nunca se endireita
um abraço

Registado: 19/11/2008 0:01

por mais_um » 19/11/2008 23:52

artista Escreveu:Já agora, não respondeste à minha questão, e estava a falar a sério, porque é que os informáticos são mais teimosos que os outros?!... se não são eu tenho azar porque todos os que conheço são e muito, foi por isso que vi logo qual era a tua área! :)

:lol: :lol: :lol:
Conheço muitos informaticos que não são teimosos, por isso penso que não tem a ver com a formação.
Penso que foi neste topico que eu escrevi que um dos varios defeitos que tenho é ser teimoso e já agora acrescento, um teimoso nunca teima sozinho.... :lol: :lol: :lol:

Um abraço

Alexandre Santos

Registado: 14/11/2008 0:48

por artista_ » 19/11/2008 23:41

mais_um Escreveu:Se tu pensas que são os professores que fazem os bons alunos como explicas que dentro de uma turma haja resultados tão dispares?

Sabes eu pensei que tinha respondido a isto, pelos vistos não percebeste a resposta, ou então estás a perguntar algo que não percebo ou que acho que não tem qualquer interesse...

Os alunos não têm todos as mesmas capacidades logo não atingirão o mesmo nivel, mal do professor que conseguisse nivelar aquilo que não é possível nivelar... aquilo que me parece importante perceber é que um bom professor conseguirá que os alunos aprendam mais e melhor do que aquilo que conseguiria outro professor menos habilitado... atenção que um professor mais habilitado pode não ser mais inteligente ou com melhor domínio cientifico!

mais_um Escreveu:Sei que é uma comparação abusiva, mas o que eu defendo é que o Cristiano Ronaldo ou o Figo ou Eusebio eram sempre bons jogadores independentemente do treinador. No entanto há muitos jogadores que os treinadores são determinates para melhorarem o seu rendimento assim como ha´ muitos jogadores que por muito bosn treinadores que tenham nunca vão ser bons jogadores.

Estás a comparar coisas de complexidade muito diferente mas acho que compreendi o que queres dizer. Há, pelo menos, uma grande diferença entre as duas coisas, à escola todos os miúdos vão, mais ou menos motivados são obrigados a ir, jogar futebol só vão os que querem, ou seja, estás a esquecer-te de uma boa parte da coisa, aqueles que não estão motivados para... de qualquer forma parece-me que mesmo no futebol pequenos promenores fazem toda a diferença! Na selecção que foi campeã do mundo de juniores em 1991 em Lisboa o Figo não se destacava, o Peixe até foi considerado o melhor desse torneio, basta olhar para a carreira de um e do outro para ver que as diferenças são enormes... de qualquer forma isto pouco tem a ver com aquilo que se discute aqui!!!

Já agora, não respondeste à minha questão, e estava a falar a sério, porque é que os informáticos são mais teimosos que os outros?!... se não são eu tenho azar porque todos os que conheço são e muito, foi por isso que vi logo qual era a tua área! :)

abraço

artista

por stressado » 19/11/2008 23:39

Sei que é uma comparação abusiva, mas o que eu defendo é que o Cristiano Ronaldo ou o Figo ou Eusebio eram sempre bons jogadores independentemente do treinador. No entanto há muitos jogadores que os treinadores são determinates para melhorarem o seu rendimento assim como ha´ muitos jogadores que por muito bosn treinadores que tenham nunca vão ser bons jogadores.

O Cristiano Ronaldo chegou onde chegou porque teve a sorte de alguém o descobrir e colocá-lo no sítio certo.
O Cristiano Ronaldo chegou onde chegou porque esteve na academia do Sporting.
O Cristiano ronaldo chegou onde chegou porque foi para o Manchester Un. e aí evoluiu de tal maneira q se se mantivesse num clube português provavelmente nunca conseguiria evoluir tanto.
As águias não sobem pelas escadas
Um abraço

por mais_um » 19/11/2008 22:56

stressado Escreveu:Mais um
bem, vc tem uma teoria bastante redutora!
Aquela de q um bom aluno, será sempre um bom aluno e um aluno mediano terá sempre notas medianas...!
Por favor, n diga mais nada.
Parece daquelas pessoas que está fechada num casulo, eu a minha família os meus filhos e só depois os outros. Não diga disparates.
Sabia q o Einstein sempre foi um mau aluno?
Sabe como o nosso 1º ministro tirou o curso?
Eu sempre fui mau aluno até ao 9.º ano e depois qdo entrei no secundário, na área q me interessou, passei a ser dos melhores!! Como explica isto?
Provavelmente sou um daqueles casos q n se encaixa em lado nenhum! Mas n, como eu há mais, mts mais. Tive professores excelentes q me marcaram e q ainda hj são meus amigos!!Sem eles n sei se conseguiria chegar onde cheguei.
Ignorantes somos todos nós, só q em assuntos diferentes!
Um abraço

Caro,
Aconselho-o a ler com atenção que eu escrevi, principalmente o meu ultimo post.

Cumprimentos,

por mais_um » 19/11/2008 22:52

artista Escreveu:Mais_um, tenho quase a certeza que és de uma área ciêntifica... olha era capaz de apostar que és engenheiro informático!!!

mais_um Escreveu:Eheheheh quase que acertaste, sou licenciado em informatica.

artista Escreveu:Não é a mesma coisa?? Já que estás smempre a pedir explicações para tudo podes-me explicar porque é que o pessoal de informática é mais teimoso que todos os outros?! :)

Caro Artista:

Licenciatura em Engenharia Informatica:
Especialidade de engenharia dedicada às Tecnologias da Informação (TIs).
O engenheiro informático desempenha funções de concepção, planeamento, desenvolvimento, operação, administração e manutenção de sistemas informáticos ou sistemas de informação, onde estão integrados computadores (servidores e estações de trabalho), infra-estruturas de comunicação e um leque muito diversificado de aplicações informáticas

Licenciatura em Informatica:

Desempenha funções em:
Base de dados, redes de computadores, desenvolvimento de software, segurança em sistemas
informáticos, administração de sistemas, consultadoria, comércio electrónico, multimédia,
inteligência artificial, bioinformática e vida artificial, automatização industrial e investigação
científica.

E para tornar tudo mais confuso ainda há a licenciatura em informatica de gestão...
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Na practica 80% das cadeiras eram comuns, os de gestão tinham menos cadeiras tecnicas e mais cadeiras de gestão, os de engenharia tinham mais matematica, fisica e redes e os de informatica tinham mais cadeiras de sistemas operativos, bases de dados e linguagens de programação

artista Escreveu:
mais_um Escreveu:Entretanto lembrei-me de um exemplo curioso, tenho um amigo com 2 filhos, ambos andam num colegio privado que está quase sempre no top5 dos resultados. Tem os mesmos professores, tem os mesmos pais, estão inseridos no mesmo ambiente socio-economico, no entanto o mais velho é um excelente aluno e o mais novo é aluno de 11/12 e por vezes tem dificuldades para passar. Tens explicação para a situação?

E achas que esse exemplo pode ser extrapolado para o resto dos alunos??! e ainda não percebeste que estás a dar demasiada importância ás notas e pouca ao resto?! tá dificil... obviamente que um terá mais capacidades que o outro, pelo menos para a o currículo previsto, o outro até pode ter muito mais capacidades noutras áreas que não fazem parte do curriculo previsto (isto daria pano para mangas)!

Agora pergunto-te eu, achas que esses dois alunos, ou outros quaisquer, aprendem exactamente a mesma coisa e desenvolvem-se da mesma forma com dois professores diferentes, com metodologias diferentes?!

Este exemplo que eu dei era apenas uma curiosidade, pode eventualmente extrair-se que a materia prima, neste caso o aluno é fundamental, e volto a repetir porque deves ter lido na diagonal:
Os MESMOS professores (logo os mesmos metodos, etc...)

artista Escreveu:E se o aluno que tem 12 encontrar um professor que encontre nele uma especial aptidão para uma determinada área e o ajude a desenvolvê-la?! Um dia pode ser um excelente "não sei o quê" por causa desse professor...

Certo, concordo contigo e se leres com atenção o que eu escrevi até agora não encontras nada que vá contra o que tu escreveste, MAS se um bom professor de matematica pode fazer um aluno passar do 12 para o 16, não acredito que esse professor de matematica consiga que o mesmo aluno suba as notas a todas as disciplinas

artista Escreveu:Não me digas que não conheces casos em que a escola ou algum professor foi determinante para o futuro do mesmo?! Eu acho que isso acontece com todos, de uma forma mais ou menos determinante...

O que tu dizes não faz nenhum sentido, é a negação da importância da educação, é a partir do princípio que educação dos alunos é independentemente da escola, dos professores ou do meio...

Claro que conheço e mais uma vez concordo contigo e mais uma vez não vais encontrar nada que eu tenha escrito que vá contra o que tu escreveste.

Eu fui claro, fiz uma afirmação clara e tive o cuidado de explicar EXACTAMENTE o que para mim é um bom aluno e um mau aluno.

E para relembrar volto a repetir o que escrevi e que deu origem a toda esta troca de argumentos:

“Concordo em absoluto, um bom aluno vai ser sempre bom aluno em qualquer parte do mundo, não é a escola que faz um bom aluno"

Se tu pensas que são os professores que fazem os bons alunos como explicas que dentro de uma turma haja resultados tão dispares? Já coloquei esta questão várias vezes e até agora ninguém respondeu, continuo à espera... :roll: :roll:

Lê com atenção e vais verificar que temos a mesma opinião em quase tudo, excepto nos bons e maus alunos.. :wink:

Sei que é uma comparação abusiva, mas o que eu defendo é que o Cristiano Ronaldo ou o Figo ou Eusebio eram sempre bons jogadores independentemente do treinador. No entanto há muitos jogadores que os treinadores são determinates para melhorarem o seu rendimento assim como ha´ muitos jogadores que por muito bosn treinadores que tenham nunca vão ser bons jogadores.

Um abraço

por stressado » 19/11/2008 21:58

Mais um
bem, vc tem uma teoria bastante redutora!
Aquela de q um bom aluno, será sempre um bom aluno e um aluno mediano terá sempre notas medianas...!
Por favor, n diga mais nada.
Parece daquelas pessoas que está fechada num casulo, eu a minha família os meus filhos e só depois os outros. Não diga disparates.
Sabia q o Einstein sempre foi um mau aluno?
Sabe como o nosso 1º ministro tirou o curso?
Eu sempre fui mau aluno até ao 9.º ano e depois qdo entrei no secundário, na área q me interessou, passei a ser dos melhores!! Como explica isto?
Provavelmente sou um daqueles casos q n se encaixa em lado nenhum! Mas n, como eu há mais, mts mais. Tive professores excelentes q me marcaram e q ainda hj são meus amigos!!Sem eles n sei se conseguiria chegar onde cheguei.
Ignorantes somos todos nós, só q em assuntos diferentes!
Um abraço

Re: Esta avaliação é economicista?

por AikyFriu » 19/11/2008 18:22

artista Escreveu:AikyFriu, como já disse não estou na carreira docente por isso nem conheço bem o antigo e o novo estatuto, no entanto tenho a idéia que a progressão com o antigo estatuto era feita de uma forma mais rápida, ou seja, com avaliação positiva subias de escalão ao fim de menos anos que na actual. A idéia que tenho é que para subires da mesma forma que se subia antes tens de ter dois anos seguidos com avaliação Muito Bom ou Excelente...

Mas não tenho a certeza disto, de qualquer forma muitos falam nas razões economicistas, alguma coisa deve haver! :wink:

abraço

artista

Artista, até pode haver razões economicista, mas não vejo quais são, antes pelo contrário.

Tens razão quanto ao tempo que um professor demora a chegar ao topo, esse período aumentou, sobretudo para quem estava na carreira (eu que o diga, pois com o antigo estatuto chegava ao topo da carreira no inicio de 2009, e com este tenho que esperar por 2017). Haverá ainda muitos que não chegarão ao topo devido às vagas para prof. titular (sim, sou titular) e os que lá chegarem pouco tempo lá estarão antes de se reformarem.

Mais isso foi definido pelo o estatuto da carreira docentel como foi o aumento do nº de horas lectivas dos prof do Secundário, o aumento da idade para ter direiro às reduções lectivas (a primeira redução era aos 40, agora é aos 50) e a eliminação da redução da componente lectiva para os cargos (das poucas coisas que concordo).

NOTA: Com a antiga avaliação, havia a possibilidade de avançar 2 anos com um excelente, mas acho que ninguém atingiu essa avaliação (pelos motivos que expliquei noutro post).

NOTA2: A actual avaliação apenas tem efeito nos não titulares, pois pode permitir concorrer mais cedo a titular. No próximo biénio pode ainda obrigar à não progressão ou a planos de formação, mas sinceramente acho que é dificil que alguém tire menos do que bom...

Um abraço
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

por artista_ » 19/11/2008 18:07

artista Escreveu:Mais_um, tenho quase a certeza que és de uma área ciêntifica... olha era capaz de apostar que és engenheiro informático!!!

Não é a mesma coisa?? Já que estás smempre a pedir explicações para tudo podes-me explicar porque é que o pessoal de informática é mais teimoso que todos os outros?! :)

mais_um Escreveu:Entretanto lembrei-me de um exemplo curioso, tenho um amigo com 2 filhos, ambos andam num colegio privado que está quase sempre no top5 dos resultados. Tem os mesmos professores, tem os mesmos pais, estão inseridos no mesmo ambiente socio-economico, no entanto o mais velho é um excelente aluno e o mais novo é aluno de 11/12 e por vezes tem dificuldades para passar. Tens explicação para a situação?

E achas que esse exemplo pode ser extrapolado para o resto dos alunos??! e ainda não percebeste que estás a dar demasiada importância ás notas e pouca ao resto?! tá dificil... obviamente que um terá mais capacidades que o outro, pelo menos para a o currículo previsto, o outro até pode ter muito mais capacidades noutras áreas que não fazem parte do curriculo previsto (isto daria pano para mangas)!

Agora pergunto-te eu, achas que esses dois alunos, ou outros quaisquer, aprendem exactamente a mesma coisa e desenvolvem-se da mesma forma com dois professores diferentes, com metodologias diferentes?!

E se o aluno que tem 12 encontrar um professor que encontre nele uma especial aptidão para uma determinada área e o ajude a desenvolvê-la?! Um dia pode ser um excelente "não sei o quê" por causa desse professor...

Não me digas que não conheces casos em que a escola ou algum professor foi determinante para o futuro do mesmo?! Eu acho que isso acontece com todos, de uma forma mais ou menos determinante...

O que tu dizes não faz nenhum sentido, é a negação da importância da educação, é partir do princípio que educação dos alunos é independentemente da escola, dos professores ou do meio...

abraço

artista

Re: Já basta...........

por AikyFriu » 19/11/2008 18:06

rufa Escreveu:A avaliação(este biénio) não termina em Dezembro mas sim a 31 de Agosto.

Quanto ao não entregar os objectivos isso serão apenas meia "dúzia" pois ninguém quer ficar sem progredir com esta ou com outra avaliação.

Estás enganado... a avaliação de 2007/09 termina em Dezembro (incluindo o as entrevistas finais que serão em Setembro/Outubro e todos os prazos burocráticos, nomeadamente possiveis reclamações). Mas mesmo que fosse em 31 de Agosto já não ia a tempo de ser incluida no concurso de professores.

Quanto à não entrega de objectivos, acredito que depende da escola/zona do país (ou não). O que posso afirmar é que conheço muitos professores que os não vão entregar.

Um abraço
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

por artista_ » 19/11/2008 18:06

Não é a mesma coisa?? Já que estás smempre a pedir explicações para tudo podes-me explicar porque é que o pessoal de informática é mais teimoso que todos os outros?! :)

E se o aluno que tem 12 encontrar um professor que encontre nele uma especial aptidão para uma determinada área e o ajude a desenvolvê-la?! Um dia pode ser um excelente "não sei o quê" por causa desse professor...

Não me digas que não conheces casos em que a escola ou algum professor foi determinante para o futuro do mesmo?! Eu acho que isso acontece com todos, de uma forma mais ou menos determinante...

O que tu dizes não faz nenhum sentido, é a negação da importância da educação, é partir do princípio que educação dos alunos é independentemente da escola, dos professores ou do meio...

abraço

artista

por mais_um » 19/11/2008 17:40

Eu ia colocar aqui algumas histórias de alunos que por esta ou aquela razão, quer se relacione com a escola, professores ou colegas, alteraram por completo a vida dos mesmos... acho que todos conhecem histórias destas, de certa forma, acontecem com todos nós, uns mais outros menos!

abraços

artista

Eheheheh quase que acertaste, sou licenciado em informatica.

Sim, claro que todos nós vivemos e/ou conhecemos situações identicas, não só professores como pessoas fora das escolas, a mim marcou-me além do meu pai, o meu 1º chefe, do meu 1º emprego, um verdadeiro lider e serviu-me de exemplo quando eu proprio tive que assumir funções de chefia.

Entretanto lembrei-me de um exemplo curioso, tenho um amigo com 2 filhos, ambos andam num colegio privado que está quase sempre no top5 dos resultados. Tem os mesmos professores, tem os mesmos pais, estão inseridos no mesmo ambiente socio-economico, no entanto o mais velho é um excelente aluno e o mais novo é aluno de 11/12 e por vezes tem dificuldades para passar. Tens explicação para a situação?

Um abraço

por artista_ » 19/11/2008 17:03

Mais_um, tenho quase a certeza que és de uma área ciêntifica... olha era capaz de apostar que és engenheiro informático!!!

Eu ia colocar aqui algumas histórias de alunos que por esta ou aquela razão, quer se relacione com a escola, professores ou colegas, alteraram por completo a vida dos mesmos... acho que todos conhecem histórias destas, de certa forma, acontecem com todos nós, uns mais outros menos!

abraços

artista

Re: Incrível............

por mais_um » 19/11/2008 15:36

rufa Escreveu:
mais_um Escreveu:
A minha afirmação é baseada no que conheço e vejo, se quiseres ainda posso chocar-te mais (ou talvez não!), por exemplo quando dei aulas, das primeiras coisas que um professor me disse foi se precisasse conhecia um medico que passava atestados por 10€.

Cumprimentos,

Provavelmente esse "professor" teve também uma larga experiência de um ano a "dar" aulas. :wink:

Cumps.

Antes fosse, mas infelizmnte não era o caso, dei aulas um ano e fugi. Não era para mim.

Como já disse, não estou aqui para denegrir a imagem de ninguém, apenas penso que os maus resultados do nosso sistema de ensino são da responsabilidade de todos os intervenientes, nomeadamente politicos, professores e pais. E que todos eles tentam empurrar as culpas para os outros e ninguém pára para pensar e analisar o problema de uma forma isenta sem pensar 1º nos seus proprios interesses.

Cumprimentos

por rufa » 19/11/2008 15:23

mais_um Escreveu:
A minha afirmação é baseada no que conheço e vejo, se quiseres ainda posso chocar-te mais (ou talvez não!), por exemplo quando dei aulas, das primeiras coisas que um professor me disse foi se precisasse conhecia um medico que passava atestados por 10€.

Cumprimentos,

Provavelmente esse "professor" teve também uma larga experiência de um ano a "dar" aulas. :wink:

Cumps.

Registado: 29/11/2007 12:52

por artista_ » 19/11/2008 13:23

mais_um Escreveu:Para mim um bom aluno é um aluno que de uma forma consistente tira boas notas (4 e 5 até ao 9º ano e de 16 a 20 no secundário)) durante vários anos a todas as disciplinas. Um aluno que tira 12 ou 13 a varias disciplinas e a uma disciplina tira um 17 não é para mim um bom aluno, é um aluno médio.

Isto é aquilo que é vulgarmente aceite, mas para mim é muito vaga e redutora e haverá muitas excepções... isto vai também dar a uma ideia muito importante que contribui decisivamente para que este modelo de avaliação seja ridiculo, que me diz claramente que o modelo empresarial sem muitas correcções/alteraçãoes não se pode aplicar numa escola, os alunos não são objectos, são todos diferentes e cada um pode sugerir uma abordagem diferente

mais_um Escreveu: Tive maus professores do ponto de vista de saberem transmitir o muito que sabiam e no entanto eram excelentes noutras áreas e fui influenciado positivamente por alguns deles nas decisões que tomei ao longo do meu percurso académico e não só, mais uma vez refiro, o meu comentário refere-se única e exclusivamente à nota e nada mais.

Aqui estás a vir de encontro ao que eu disse, se estás a referir-te apenas a um aspecto das funções dos professores/escolas qual é o interesse disso?! Parece-me o mesmo que discutir a forma de jogar de uma equipa de futebol apenas pela capacidade de esta marcar muitos golos, esquecendo as outras componentes do jogo!

mais_um Escreveu:Para os defensores da tese que os bons alunos (a nota da pauta) são fruto da escola e dos professores, expliquem-me os seguintes factos:

Penso que todos estão de acordo que como em todas as profissões há bons, médios e maus professores, certo? E penso que concordam comigo que no enorme número de professores que um aluno tem ao longo do seu percurso escolar é natural que ele tenha professores bons, maus e médios, certo?

Assim expliquem-me como justificam que alunos ao longo de todo o seu percurso académico têm sempre boas notas, quando tem dezenas de professores diferentes e andam em varias escolas?

Expliquem-me porque nas escolas que fazem uma selecção “encapotada” de modo a terem os melhores alunos juntos na mesma turma, se os resultados dependessem dos professores no caso dos bons alunos porque é que os mesmos professores que dão aulas a essas turmas que tem boas notas não tem sucesso nas outras turmas?

Nas escolas em zonas problemáticas, com baixos índices de aproveitamento escolar, a responsabilidade é dos professores? Estão a afirmar que os professores dessas escolas são todos maus?

Posso dar mais uns quanto exemplos e se quisesse ser demagógico, utilizando os resultados do estudo PISA, utilizando a vossa argumentação chegaria à conclusão que os professores portugueses são na sua generalidade piores que os seus congéneres europeus.

Para concluir, numa sociedade perfeita o papel da escola deveria ser apenas ensinar e nada mais.

A transmissão de valores deveria ser feita pelos pais, eu quero que os meus filhos tenham os valores que eu defendo e não os de outras pessoas que eu não conheço de lado nenhum.

Infelizmente na sociedade ocidental (não é um problema exclusivo de Portugal) a maior parte dos pais não dão atenção aos filhos e depois acaba por sobrar para os professores tarefas que não deveriam ter. Já agora por curiosidade, conheço uma escola com 1300 alunos, sem associação de pais, que quando a escola realizou a assembleia de pais e encarregados de educação para escolher os seus representantes no Conselho geral transitório apareceu apenas 1 pai…

Sobre o aconselhamento profissional feito por professores tenho muitas reservas já que a esmagadora maioria dos professores do ensino secundário nunca fizeram outra coisa a não ser dar aulas, não tem a noção do mundo real em termos profissionais, fico banzado quando verifico a quantidade de vagas de cursos superiores que levam directamente os jovens para o desemprego, será que ninguém explica aos jovens que vão estar a investir num curso e depois não vão encontrar emprego nessa área? O tempo em que o facto de ter um “canudo” dava emprego garantido acabou há muitos anos.

Espero ter conseguido explicar e fundamentar o meu ponto de vista, não são obrigados a concordar com ele, mas pelo menos respeitem-no como eu respeito o vosso.

Um abraço

Alexandre Santos

Quanto a isto eu não concordo, e como já disse é apenas uma parte do "jogo", mas agora não tenho tempo para responder cpm mais detalhe... mas posso-te dizer que as minhas notas foram sempre muito influenciadas pela capacidade de motivação que o professor era capaz de incutir em mim, pela dinâmica que conseguia criar nas aulas, mesmo na faculdade! Eu fui o aluno que contraria a tua tese, e podes crer que há muitos assim.. mais logo até vou contar aqui uma história que me lembrei do meu 10º ano!

abraços

artista

por mais_um » 19/11/2008 13:17

rufa Escreveu:
mais_um Escreveu:
....já que a esmagadora maioria dos professores do ensino secundário nunca fizeram outra coisa a não ser dar aulas, não tem a noção do mundo real em termos profissionais.....

Alexandre Santos

Eu estou estupefacto, como um membro do Concelho Geral Transitório e Presidente de uma Associação de Pais profere tal afirmação. :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Cumps.

Já sei, em relação à experiencia profissional provavelmente estás a referir-te aos professores que tem 2 empregos, esses sim conhecem o mundo real em termos profissionais, mas presumo que sejam uma minoria , ou não será assim?

A minha afirmação é baseada no que conheço e vejo, se quieres ainda posso chocar-te mais (ou talvez não!), por exemplo quando dei aulas, das primeiras coisas que um professor me disse foi se precisasse conhecia um medico que passava atestados por 10€.

Infelizmente conheço muitos factos que podem parecer chocantes mas passei por eles, mas como não estou aqui para denegrir a imagem de ninguém, nem de nenhuma classe não me parece correcto faze-lo ao contrário de outras pessoas.

Cumprimentos,

Incrível............

por rufa » 19/11/2008 12:57

mais_um Escreveu:
....já que a esmagadora maioria dos professores do ensino secundário nunca fizeram outra coisa a não ser dar aulas, não tem a noção do mundo real em termos profissionais.....

Alexandre Santos

Eu estou estupefacto, como um membro do Concelho Geral Transitório e Presidente de uma Associação de Pais profere tal afirmação. :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Cumps.

Registado: 29/11/2007 12:52

por pedrom » 19/11/2008 12:10

mais_um Escreveu:
Infelizmente na sociedade ocidental (não é um problema exclusivo de Portugal) a maior parte dos pais não dão atenção aos filhos e depois acaba por sobrar para os professores tarefas que não deveriam ter. Já agora por curiosidade, conheço uma escola com 1300 alunos, sem associação de pais, que quando a escola realizou a assembleia de pais e encarregados de educação para escolher os seus representantes no Conselho geral transitório apareceu apenas 1 pai…

Não seria o zeze camarinha e era o pai deles todos??? :mrgreen:

Ou será que era o único que tinha a certeza que o puto era filho dele???? :mrgreen:

Deviam ter convocado as mães!!! :wink:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por mais_um » 19/11/2008 11:58

Boas!

Antes de mais é importante dar alguns esclarecimentos:

Dei aulas durante 1 ano no ensino secundário
Tenho pessoas muito próximas que são professores
Tenho muitos amigos professores
Contactei durante muitos anos com professores do ponto de vista profissional
Tenho filhos na escola pública
Sou o presidente da associação de pais do agrupamento que o meu filho frequenta
Sou membro do Conselho geral transitório do agrupamento

Quer com isto demonstrar que não falo do que não conheço.

A origem desta salutar troca de argumentos deveu-se a uma frase que escrevi:

“Concordo em absoluto, um bom aluno vai ser sempre bom aluno em qualquer parte do mundo, não é a escola que faz um bom aluno”

É importante esclarecer o que é um bom aluno, para podermos verificar se estamos todos a falar do mesmo conceito já que a Pata-Hari referiu “sobredotados”, o meu conceito de bom aluno não passa pelos sobredotados, já que esses muitas vezes acabam por ter notas medianas.

Para mim um bom aluno é um aluno que de uma forma consistente tira boas notas (4 e 5 até ao 9º ano e de 16 a 20 no secundário)) durante vários anos a todas as disciplinas. Um aluno que tira 12 ou 13 a varias disciplinas e a uma disciplina tira um 17 não é para mim um bom aluno, é um aluno médio.

Não estou a aferir a importância que os professores têm na formação dos alunos, o meu comentário referiu-se única e exclusivamente à nota e nada mais. Tive maus professores do ponto de vista de saberem transmitir o muito que sabiam e no entanto eram excelentes noutras áreas e fui influenciado positivamente por alguns deles nas decisões que tomei ao longo do meu percurso académico e não só, mais uma vez refiro, o meu comentário refere-se única e exclusivamente à nota e nada mais.

Para os defensores da tese que os bons alunos (a nota da pauta) são fruto da escola e dos professores, expliquem-me os seguintes factos:

Penso que todos estão de acordo que como em todas as profissões há bons, médios e maus professores, certo? E penso que concordam comigo que no enorme número de professores que um aluno tem ao longo do seu percurso escolar é natural que ele tenha professores bons, maus e médios, certo?

Assim expliquem-me como justificam que alunos ao longo de todo o seu percurso académico têm sempre boas notas, quando tem dezenas de professores diferentes e andam em varias escolas?

Expliquem-me porque nas escolas que fazem uma selecção “encapotada” de modo a terem os melhores alunos juntos na mesma turma, se os resultados dependessem dos professores no caso dos bons alunos porque é que os mesmos professores que dão aulas a essas turmas que tem boas notas não tem sucesso nas outras turmas?

Nas escolas em zonas problemáticas, com baixos índices de aproveitamento escolar, a responsabilidade é dos professores? Estão a afirmar que os professores dessas escolas são todos maus?

Posso dar mais uns quanto exemplos e se quisesse ser demagógico, utilizando os resultados do estudo PISA, utilizando a vossa argumentação chegaria à conclusão que os professores portugueses são na sua generalidade piores que os seus congéneres europeus.

Para concluir, numa sociedade perfeita o papel da escola deveria ser apenas ensinar e nada mais.

A transmissão de valores deveria ser feita pelos pais, eu quero que os meus filhos tenham os valores que eu defendo e não os de outras pessoas que eu não conheço de lado nenhum.

Sobre o aconselhamento profissional feito por professores tenho muitas reservas já que a esmagadora maioria dos professores do ensino secundário nunca fizeram outra coisa a não ser dar aulas, não tem a noção do mundo real em termos profissionais, fico banzado quando verifico a quantidade de vagas de cursos superiores que levam directamente os jovens para o desemprego, será que ninguém explica aos jovens que vão estar a investir num curso e depois não vão encontrar emprego nessa área? O tempo em que o facto de ter um “canudo” dava emprego garantido acabou há muitos anos.

Espero ter conseguido explicar e fundamentar o meu ponto de vista, não são obrigados a concordar com ele, mas pelo menos respeitem-no como eu respeito o vosso.

Um abraço

Alexandre Santos

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: icemetal, iniciado1 e 34 visitantes