Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Novo Tópico

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por SirPatrickBateman » 20/11/2008 13:17

pistol pete Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:O BCP não pode fazer mais aumentos de capital, pasmem-se. Parece que existe uma regra que faz com que isso não pode acontecer quando as acções ficam abaixo do seu valor nominal (que é o caso). Não me perguntem onde está escrita mas parece que existe mesmo.

Ou seja, parece que (mais) um AC não é solução possível.

Confesso que desconheço essa regra...

Tanto quanto sei, o artigo 88.º do Código das Sociedades Comerciais apenas limita a realização de um novo aumento de capital à conclusão de um (eventual) aumento de capital anterior.

I.e, tendo o BCP realizado um aumento de capital, só pode realizar um outro depois de completamente concluído o primeiro.

artigo 88.º do CSC

3 - Não pode ser deliberado aumento de capital na modalidade de novas entradas enquanto não estiver definitivamente registado um aumento anterior nem estiverem vencidas todas as prestações de capital, inicial ou proveniente de anterior aumento.

Mais uma vez, tanto quanto sei, não existe qualquer regra no Código dos Valores Mobiliários ou emitida pela CMVM sobre esta matéria.

Isto é tudo muito giro... mas em termos práticos, quem é que vai comprar o aumento de capital.. 1 euro por acção, se no mercado elas valem bem menos?

Ou seja, eu sou investidor magnata, pedem-me para comprar 1 milhão de acções a 1 euro. E eu claro... vejo a cotação do BCP... e digo.... que sim???

Registado: 6/11/2002 16:28

por CerealKiler » 20/11/2008 11:50

porque que é que no BCP os investidores estão bloqueados a 10% e no BPI esse limite não existe, por exemplo.

Deixem entrar os angolanos para salvar a cotação do BCP.

Registado: 1/4/2008 17:29

Pode ser, pode não ser...

por rasteiro » 20/11/2008 11:39

fala-se que o BCP,está a negociar a compra do BPP.
Isto foi dito por um funcionário do próprio banco.
Se for verdade e se concretize, será benéfico, ou não para o banco e para a prória acção no mercado?

Abraços

Registado: 29/11/2007 12:24

BCP nega estar a negociar «a compra de qualquer banco»

por rasteiro » 19/11/2008 20:28

Aquisições não são prioridade

O BCP não está a negociar a aquisição de «qualquer banco», disse fonte oficial do Conselho de Administração do maior banco privado português à Agência Financeira.

A garantia é feita depois de terem surgido rumores no mercado de que a instituição liderada por Carlos Santos Ferreira estava interessada na compra do Banco Privado Português (BPP).

A Agência Financeira tentou contactar o BPP, liderado por João Rendeiro, para obter um comentário a esta situação, mas tal não obteve qualquer resposta.

Recorde-se que, o presidente do BCP, revelou durante a apresentação de resultados do terceiro trimestre que «possíveis aquisições não estão a concentrar as atenções» do banco.

Nessa mesma altura, Santos Ferreira, disse estar mais preocupado «em aumentar o nível de liquidez, os depósitos, captar clientes».

Aumentar o crédito, controlar os custos do banco e se possível reduzi-los estão também no centro das preocupações da instituição financeira.

«Ao contrário do que seria de esperar a concessão de crédito aumentou e aumentou de maneira mais saudável», referiu o líder do maior banco privado português, acrescentando ainda que a grande prioridade assenta agora em alcançar a melhor rentabilidade possível.

Abraços

Registado: 29/11/2007 12:24

por mguarino » 19/11/2008 13:43

Pata-Hari Escreveu:O BCP não pode fazer mais aumentos de capital, pasmem-se. Parece que existe uma regra que faz com que isso não pode acontecer quando as acções ficam abaixo do seu valor nominal (que é o caso). Não me perguntem onde está escrita mas parece que existe mesmo.

Confesso que desconheço essa regra...

Tanto quanto sei, o artigo 88.º do Código das Sociedades Comerciais apenas limita a realização de um novo aumento de capital à conclusão de um (eventual) aumento de capital anterior.

I.e, tendo o BCP realizado um aumento de capital, só pode realizar um outro depois de completamente concluído o primeiro.

artigo 88.º do CSC

3 - Não pode ser deliberado aumento de capital na modalidade de novas entradas enquanto não estiver definitivamente registado um aumento anterior nem estiverem vencidas todas as prestações de capital, inicial ou proveniente de anterior aumento.

Mais uma vez, tanto quanto sei, não existe qualquer regra no Código dos Valores Mobiliários ou emitida pela CMVM sobre esta matéria.

Registado: 18/2/2008 12:35

Dividendo

por rufa » 19/11/2008 9:52

O BCP irá pagar um dividendo intermédio próximo de 1 cêntimo :idea:

Estimativa
Dividendo intercalar do BCP deve cair 50% para pouco mais de 1 cêntimo por acção
O BCP prometeu retomar o pagamento de dividendos aos accionistas referente ao exercício de 2008, voltando à anterior política de remuneração intercalar. A cumprir esta expectativa, o banco deverá anunciar, nos próximos dias, o valor do dividendo a distribuir aos accionistas ainda este ano. Os analistas estimam 1,66 cêntimos.
Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

O Banco Comercial Português (BCP) prometeu retomar o pagamento de dividendos aos accionistas referente ao exercício de 2008, voltando à anterior política de remuneração intercalar. A cumprir esta expectativa, o banco deverá anunciar, nos próximos dias, o valor do dividendo a distribuir aos accionistas ainda este ano, tendo por base os resultados auferidos nos primeiros seis meses deste ano, sendo que as previsões dos analistas apontam para uma forte quebra do dividendo.

A 19 de Fevereiro deste ano, na apresentação dos resultados de 2007, o BCP anunciou a necessidade de aumentar capital em 1.300 milhões de euros para reforçar rácios. Com o mesmo objectivo, revelou também o "congelamento" do pagamento de dividendos aos accionistas, o que lhe permitiu evitar uma "despesa" de 150 milhões de euros.

Na mesma apresentação, enviada ao regulador CMVM, o banco salientou, no entanto, que "o pagamento de dividendos será retomado de 2008 (inclusive) em diante". Caso não opte pelo intercalar, o BCP pode sempre pagar só no início do próximo ano a totalidade da remuneração referente a 2008.

O Negócios contactou o BCP no sentido de confirmar o pagamento do dividendo intercalar ainda este ano, mas até ao fecho desta edição não foi possível obter resposta.

Caso opte por voltar a pagar um dividendo intercalar, a instituição deverá anunciar em breve a distribuição de um dividendo de pouco mais de um cêntimo, segundo as estimativas da Bloomberg. Os analistas apontam para que a remuneração intercalar se situe nos 1,66 cêntimos por acção. Este é um valor bruto, que compara com os 3,33 cêntimos distribuídos, referentes ao mesmo período do ano passado (valor já ajustado ao aumento de capital). A remuneração accionista deverá ter uma queda de mais de 50%.

O BCP poderá, assim, distribuir aos seus accionistas praticamente metade do valor do período homólogo, uma redução que é justificada com a quebra de mais de 67% nos resultados da instituição, no primeiro semestre. O BCP apresentou lucros de 101,4 milhões de euros, sendo que sem contabilizar as imparidades com a posição no capital do rival BPI, os resultados líquidos teriam diminuído em "apenas" 29% para um total de 265 milhões.

Com base na estimativa de dividendo apresentada pela Bloomberg, o banco vai despender 77,9 milhões de euros com a remuneração aos seus accionistas, dadas as mais de quatro mil milhões de acções dispersas em bolsa. O montante total para dividendos representa 77% dos lucros daquele que é o maior banco privado nacional. A confirmar-se o pagamento, e o valor de 1,66 cêntimos de euro brutos, por acção, este será o dividendo mais baixo pago pelo BCP desde, pelo menos, 2001.

Cumps

Registado: 29/11/2007 12:52

por pvg80713 » 19/11/2008 9:47

parece-me que a solução seria as acções preferenciais com o dinheiro do governo. ou seja o BCP seria parcialmente nacionalizado.
abraço a todos

editado
ainda bem que eu próprio escrevi isto. é que a tentação de comprar acções do BCP tem tido alguma força comigo... mas neste cenário, que acredito possivel, a cotação do bcp ainda podia cair muito mais...

Registado: 19/4/2005 11:11

por Nyk » 19/11/2008 8:02

BCP já vale menos que a Brisa
O Banco Comercial Português (BCP), o maior banco privado nacional, está a ser uma das instituições nacionais mais fustigadas, este ano, pela crise financeira que rebentou no Verão de 2007. Desde então, o banco já perdeu mais de 14 mil milhões de euros de valor no mercado de capitais. Ontem, voltou a fixar um novo mínimo histórico. E já vale menos que a Brisa.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

O Banco Comercial Português (BCP), o maior banco privado nacional, está a ser uma das instituições nacionais mais fustigadas, este ano, pela crise financeira que rebentou no Verão de 2007. Desde então, o banco já perdeu mais de 14 mil milhões de euros de valor no mercado de capitais. Ontem, voltou a fixar um novo mínimo histórico. E já vale menos que a Brisa.

Se em Junho do ano passado, a meio da "luta pelo poder", o BCP chegou a ser a instituição mais valiosa da bolsa de Lisboa, com uma capitalização bolsista de 17,8 mil milhões. Durante a negociação de ontem, o banco liderado por Carlos Santos Ferreira chegou a estar avaliado em pouco mais de 3,5 mil milhões. É uma queda de 80% face ao último pico, em Junho do ano passado. Só este ano, a desvalorização dos títulos do BCP cifra-se em mais de 71%.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Jiboia Cega » 19/11/2008 2:30

artista Escreveu:
patacas Escreveu:essa é fácil, pata . fazem uum reverse split e pronto! venha de lá um aumento de capital...

Mas nestes casos o valor nominal não é também corrigido?! ou seja, a cotação iria ficar sempre abaixo do seu valor nominal...

Penso quea a tua observação está correcta. Um stock split ou reverse split tem sempre ajuste no valor nominal das acções.

Abraço
Jiboia

Registado: 21/3/2006 10:46

por artista_ » 19/11/2008 2:08

patacas Escreveu:essa é fácil, pata . fazem uum reverse split e pronto! venha de lá um aumento de capital...

Mas nestes casos o valor nominal não é também corrigido?! ou seja, a cotação iria ficar sempre abaixo do seu valor nominal... de qualquer forma penso que a PAD já fez aumentos de capital quando estava cotada a 15 ou 20 cêntimos, por isso tudo deve ser possível...

Bem, estou só a a colocar hipóteses, não percebo muito destas coisas!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Jiboia Cega » 19/11/2008 1:57

Pata,

E uma operação harmónio? Redução de capital e consequente redução de valor nominal das acções para posterior aumento de capital?

Abraço
Jiboia

Registado: 21/3/2006 10:46

por Pata-Hari » 18/11/2008 22:39

Será assim tão simples? tudo é possível, mas não me parece que seja assim tão simples,
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por patacas » 18/11/2008 22:38

essa é fácil, pata . fazem uum reverse split e pronto! venha de lá um aumento de capital...

Registado: 3/4/2008 11:50

por jony_cash » 18/11/2008 22:30

artista Escreveu:Bem pelo menos enquanto as cotações do BCP estiverem abaixo de 1 euro livram-se os accionistas de mais AC's (quantos foram já nos últimos 10 anos?! já perdi a conta :) )... já encontrei um aspecto positivo na cotação deste título :mrgreen:

abraços e boa sorte para quem tem!

artista

Também não vais encontrar mais :mrgreen:

Abraço

Registado: 31/8/2007 20:30

por artista_ » 18/11/2008 22:23

Bem pelo menos enquanto as cotações do BCP estiverem abaixo de 1 euro livram-se os accionistas de mais AC's (quantos foram já nos últimos 10 anos?! já perdi a conta :) )... já encontrei um aspecto positivo na cotação deste título :mrgreen:

abraços e boa sorte para quem tem!

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Pata-Hari » 18/11/2008 22:08

O BCP não pode fazer mais aumentos de capital, pasmem-se. Parece que existe uma regra que faz com que isso não pode acontecer quando as acções ficam abaixo do seu valor nominal (que é o caso). Não me perguntem onde está escrita mas parece que existe mesmo.

Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por artista_ » 18/11/2008 20:00

Sargotronss Escreveu:
Já agora fica a explicação:

O BCP precisa de guita (e os outros todos também) devido à nova regra de 8% de Tier 1. Isso já foi evidente com o aumento de capital. Não faria nenhum sentido pedir dinheiro aos accionistas para depois voltar a dar com menos 20% de imposto.

Se bem que não seria a primeira vez (nem a última) que uma cotada fazia um AC e distribuia dividendos... pelo menos o Banif fez este ano, e acho que o BPI também!

abraços

artista

por Evv » 18/11/2008 19:47

A maior parte dos Bancos em Portugal têm necessidade de aumentar o capital com vista a assegurarem os níveis exigidos de capital.

No caso do BCP penso que não é possível a emissão de acções, pois em Portugal não é permitida a emissão de acções a um preço abaixo do par.

Registado: 28/10/2007 7:43

por sargotrons » 18/11/2008 19:39

artista Escreveu:
sadinos Escreveu:Boa tarde pessoal,no inicio do ano acho que vi já não sei aonde que o bcp ia pagar dividendos só em novembro(8 centimos por acção).Mas como não vejo nada até hoje,será que sonhei! :mrgreen:
Alguem me sabe dizer como está a situação dos dividendos do bcp para este ano?

Estás a sonhar e com muita força! :)

O BCP não deverá distribuir dividendos relativos ao ano de 2008...

abraço

artista

Já agora fica a explicação:

O BCP precisa de guita (e os outros todos também) devido à nova regra de 8% de Tier 1. Isso já foi evidente com o aumento de capital. Não faria nenhum sentido pedir dinheiro aos accionistas para depois voltar a dar com menos 20% de imposto.

Cheers,
Bruno
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por sadinos » 18/11/2008 19:38

Obrigado artista, bem me parecia :shock:

Registado: 12/10/2007 18:33

por artista_ » 18/11/2008 19:30

sadinos Escreveu:Boa tarde pessoal,no inicio do ano acho que vi já não sei aonde que o bcp ia pagar dividendos só em novembro(8 centimos por acção).Mas como não vejo nada até hoje,será que sonhei! :mrgreen:

Estás a sonhar e com muita força! :)

O BCP não deverá distribuir dividendos relativos ao ano de 2008...

abraço

artista

por sadinos » 18/11/2008 18:28

Boa tarde pessoal,no inicio do ano acho que vi já não sei aonde que o bcp ia pagar dividendos só em novembro(8 centimos por acção).Mas como não vejo nada até hoje,será que sonhei! :mrgreen:

Registado: 12/10/2007 18:33

por pvg80713 » 18/11/2008 17:54

LTCM Escreveu:
pvg80713 Escreveu:A minha primeira acção foi... BCP ! Comprei uma com mais dois amigos ao que seria hoje ... 700 euros !

Comprar agora e vender nos € 700 é que era um trade a valer. :mrgreen:

isso seria avaliar o BCP em aprox 2800 bilioes de euros... ou entao e mantendo o capital actual... uma redução de 1000 acções para uma nova...

por LTCM » 18/11/2008 15:29

pvg80713 Escreveu:A minha primeira acção foi... BCP ! Comprei uma com mais dois amigos ao que seria hoje ... 700 euros !

Comprar agora e vender nos € 700 é que era um trade a valer. :mrgreen:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por pvg80713 » 18/11/2008 15:26

Adrox Escreveu:Mas estão com pressa para quê?

Ela está a 0.75€, se uma pessoa tiver calma, e esperar que ela suba 50%, e vá aos 1.13, acham que fica mal servida?

E se ela for por exemplo aos 0.65, uma subida de 50%, leva-la aos 0.98€!!!

Não sei pk andam com as pressas, mesmo que comprem depois de ter subido 50% ainda vão a tempo.

Qual é a pressa?

concordo completamente com o teu raciocinio...
e ainda pode descer muito...infelizmente.
A minha primeira acção foi... BCP ! Comprei uma com mais dois amigos ao que seria hoje ... 700 euros !

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Dragon56, Google [Bot], Opcard33, Phil2014 e 189 visitantes