Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A propósito do topico dos alunos de Fafe

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Já basta...........

por rufa » 19/11/2008 9:59

AikyFriu Escreveu:
rufa Escreveu:Cada vez me identifico mais com o que escrevi, ao ler a imprensa é só contra informação e mentiras :oops:

:arrow: Inspecção a professores que se recusam.... mentira.... a Lei nem sequer estipula penas....

:arrow: Escolas que suspenderam; quantas eu sei garantidamente que são mentira.... até porque só podem pedir a suspenção não podem suspender....

Os professores dessas escolas ao não entregarem os objectivos individuais estão a suspender a sua avaliação. Se todos os professores não entregarem os objectivos individuais a avaliação na escola está suspensa.

rufa Escreveu::arrow: Ontem era o Conselho de Escolas que suspendeu a avaliação....... afinal não foi assim......

Está confirmado... o Conselho de Escolas propôs a suspensão da avaliação. Claro que não o suspendeu, até porque não tem competência para isso.

rufa Escreveu:Acho que é mesmo preciso serenidade ouvir os professores com calma e em locais dignos e partir para uma reflexão profunda por parte de todos os intervenientes, nomeadamente o ME.

Acho que isso é o que os professores querem, mas o ME nunca esteve disponível para isso. Qualquer cedência por parte da Ministra é fogo de vista, como foi o anuncio da avaliação não contar para o concurso de professores deste ano (lembro que o concurso é em Fevereiro, a avaliação termina em Dezembro)

Um abraço

A avaliação(este biénio) não termina em Dezembro mas sim a 31 de Agosto. Quanto ao não entregar os objectivos isso serão apenas meia "dúzia" pois ninguém quer ficar sem progredir com esta ou com outra avaliação.

Cumps. :idea:

Registado: 29/11/2007 12:52

por Woodhare » 19/11/2008 9:48

Em relação a esta história dos bons e maus alunos penso que nem é tanto ao mar nem tanto à terra, um bom ou mau professor pode fazer a diferença mas os alunos com motivação são muito bons em qualquer situação. É como a Pat-Hari disse e o Arrtista, quando se encontra a motivação para trabalhar uma pessoa torna-se brilhante e competente. Mas isto é algo que pertence ao livre arbítrio e não pode ser fabricado em laboratório.

Em relação à necessidade do Estado de reduzir as despesas na função pública para podermos pagar menos impostos gostava que os professores esclarecessem se possivel a acusação que tem sido feita de que não querem ver restringida a sua possiblidade de progressão na carreira.

Um sindicalista já disse que não se importam de ficar sem progressões na carreira se fôr para todos. Penso que nesse caso seria a melhor opção ou não?
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

Re: Esta avaliação é economicista?

por artista_ » 19/11/2008 3:03

AikyFriu, como já disse não estou na carreira docente por isso nem conheço bem o antigo e o novo estatuto, no entanto tenho a idéia que a progressão com o antigo estatuto era feita de uma forma mais rápida, ou seja, com avaliação positiva subias de escalão ao fim de menos anos que na actual. A idéia que tenho é que para subires da mesma forma que se subia antes tens de ter dois anos seguidos com avaliação Muito Bom ou Excelente...

Mas não tenho a certeza disto, de qualquer forma muitos falam nas razões economicistas, alguma coisa deve haver! :wink:

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Esta avaliação é economicista?

por AikyFriu » 19/11/2008 2:28

Foi referido vária vezes que esta avaliação tinha um cariz economicista.
Pessoalmente não concordo... esta avaliação de professores vai originar mais gastos do que a antiga:
- as horas atribuidas aos avaliadores e que muitas vezes terão que ser pagas, pois as horas de redução ao abrigo do artigo 79º serão gastas nos cargos (Coord Dep, Del grupo, etc).
- esta avaliação vai originar mais (muito mais) excelentes do que a antiga tinha Bons (agora Muito Bons).
- com a avaliação actual não vejo muitas hipóteses de um professor atingir apenas satisfaz e não progredir.

Deste modo, com o actual estatuto da carreira docente, não vejo como haverá esse cariz economicista.

NOTA: a verdadeira economia (eu chamaria roubo) deu-se quando criaram a carreira de titular e aumentaram o nº de horas lectivas.

Um abraço
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

Re: Já basta...........

por AikyFriu » 19/11/2008 2:05

rufa Escreveu:Cada vez me identifico mais com o que escrevi, ao ler a imprensa é só contra informação e mentiras :oops:

:arrow: Inspecção a professores que se recusam.... mentira.... a Lei nem sequer estipula penas....

:arrow: Escolas que suspenderam; quantas eu sei garantidamente que são mentira.... até porque só podem pedir a suspenção não podem suspender....

Os professores dessas escolas ao não entregarem os objectivos individuais estão a suspender a sua avaliação. Se todos os professores não entregarem os objectivos individuais a avaliação na escola está suspensa.

rufa Escreveu::arrow: Ontem era o Conselho de Escolas que suspendeu a avaliação....... afinal não foi assim......

Está confirmado... o Conselho de Escolas propôs a suspensão da avaliação. Claro que não o suspendeu, até porque não tem competência para isso.

rufa Escreveu:Acho que é mesmo preciso serenidade ouvir os professores com calma e em locais dignos e partir para uma reflexão profunda por parte de todos os intervenientes, nomeadamente o ME.

Acho que isso é o que os professores querem, mas o ME nunca esteve disponível para isso. Qualquer cedência por parte da Ministra é fogo de vista, como foi o anuncio da avaliação não contar para o concurso de professores deste ano (lembro que o concurso é em Fevereiro, a avaliação termina em Dezembro)

Um abraço
... de perder dinheiro

por artista_ » 19/11/2008 2:01

mais_um Escreveu:Provavelmente não leste o meu post até ao fim, eu escrevi também:

"Se me disseres que os professores e a composição da própria turma é importante para os alunos que andam entre um 13 e um 8, concordo contigo, de resto os maus sempre serão maus e os bons sempre serão bons, pelo menos foi assim enquanto eu andei na escola.":

Eu li isso e não concordo com nada disso... o que tu falas é de números, níveis, a função de uma escola e de um professor está muito longe de se restringir a isso, aliás, actualmente há muitas funções mais importantes...

Sabes quantos alunos que têm muitas capacidades e não passam do 7º/8º ano porque não se conseguem integrar? muitas vezes porque têm problemas familiares... muitos deles a escola consegue ajudar a resolver os seus problemas outras não, mas é um trabalho muito complicado que não tem uma única resposta, porque os miúdos e as situações são todas diferentes, este é um dos desafios mais complexos dos professores actualmente!!!

Tu foste aluno mas não fazes a minima idéia do que é o trabalho de um professor, aliá s para muitas pessoas a função do professor é ir dar aulas numa sala em que os alunos entram ordenadamente e estão atentos e empenhados no que o professor está a dizer!?!?!?

Se soubessem as coisas que eu faço para ter a atenção deles, algumas até acho que teria vergonha de o dizer aqui :mrgreen: :mrgreen:

Outra coisa em que os professores são importantes é na formação do aluno, como ser humano, na sua orientação profissional, etc... eu tive professores que foram decisivos em muitas das minhas escolhas, professores que foram referências para sempre, quem não teve?!... já agora eu nunca fui um aluno brilhante, nunca trabalhei para as notas, só quando precisava, os anos em que tive melhores notas foram o 11º e o 12º porque precisava da nota para entrar na faculdade (e entrei numa das faculdades com média de entrada mais alta no país, a FAUTL) no resto dos anos fui um aluno médio mais! :)

Bom podia estar aqui a escrever a noite toda de situações que não se enquadram no que referes mas tenho mais que fazer! :)

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por AikyFriu » 19/11/2008 1:54

mais_um Escreveu: Sobre a competencia para avaliar, infelizmente há muitos casos assim, não só nos professores como no sector privado, é algo com que temos que viver, há pessoas competentes e incompetentes, em todas as profissões.

Não estamos a falar de pessoas incompetentes ou competentes... estamos a falar de pessoas preparadas ou não para a função a exercer.

mais_um Escreveu: Sim sem duvida, então significa que no processo antigo para progredir na carreia fazias um relatório tipo autocritica que podia ser analisado por professores de outra area, certo?

Certo... a grande diferença é que esse relatório critico relatava todo o trabalho efectuado ao longo dos anos em análise. Era avaliado em termos de aprovado/não aprovado e apenas servia para a nota minima "positiva".
Para o Bom (actua Muito Bom) era necessário uma comissão paritária onde o professor, em prova pública, defendia um outro relatório critico. Essa comissão era constituida por professores de outras áreas mas, normalmente, um era da área. A classificação, mais uma vez, era de aprovado/não aprovado.

NOTA: apesar de discordar desta situação, as aulas assistidas são o que menos me preocupa na minha avaliação, apenas respondi à questão do "mais_um".
... de perder dinheiro

por Pata-Hari » 19/11/2008 1:18

Maisum, o mundo não é feito pelos fora-de-média. O mundo e os sistemas montados são feitos para servir grandes números (isto é verdade nas escolas, nos medicamentos e em todos os dominios), até por definição de sentido económico. Os problemas dos sobredotados não são chamados para o circo da educação de 99% dos alunos.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

resposta ao mais um

por stressado » 19/11/2008 0:12

Tenho uns quantos defeitos :lol: um deles é ser bastante teimoso, :roll: compreendo o teu ponto de vista mas para mim só se aplica aos alunos medianos, afirmo isto pela minha experiencia e pelo que vejo à minha volta mas como ainda estamos numa democracia (pelo menos até a Manelinha chegar ao poder...;) ) eu fico com a minha opinião e tu ficas com a tua

como podes tu pensar assim??
Não acredito! Ainda por cima licenciado.
Então o q dizer de José Sócrates?
Achas q era um bom aluno? Pois mas agora é 1º Ministro.
Para ti alunos de 12, 13 nunca chegarão a ser muito bons!! Não digas disparates
Desculpa a honestidade.
Um abraço
Stressado

Registado: 19/11/2008 0:01

por marafado » 18/11/2008 23:59

Pode parecer incrível.

Mas parece que umas dúzias de ovos atirados pelos alunoss conseguiram alterar o que pretendiam, quando 120.0000 professores ou mais não conseguem alterar o que tambem parece óbvio: permitir que os professores possam dedicar o seu tempo a trabalhar e apoiar os alunos.

Estamos entregues ao faz de conta e à hipocrisia.

Quando se perdem os princípios o pior acontece.

Um grande abraço

Registado: 5/10/2004 16:59

por mais_um » 18/11/2008 23:37

Pata-Hari Escreveu:Um bom professor pode ser a diferença entre um aluno vir a ser muito bom porque a escola lhe abre novos caminhos, lhe gera nova confiança no seu próprio talento ou esse mesmo aluno vir a ser muito mau porque a escola é um lugar onde é mal-estimado e onde a auto-estima e auto-confiança é destruída.

Se calhar esse teu grupo de bons alunos foram formados por professores que lhes incutiram a ideia de que é possivel ser-se bom, que é atingivel e que, sobretudo, são capazes.

Boas!

Tenho uns quantos defeitos :lol: um deles é ser bastante teimoso, :roll: compreendo o teu ponto de vista mas para mim só se aplica aos alunos medianos, afirmo isto pela minha experiencia e pelo que vejo à minha volta mas como ainda estamos numa democracia (pelo menos até a Manelinha chegar ao poder...;) ) eu fico com a minha opinião e tu ficas com a tua 8-)

Um abraço

Registado: 14/11/2008 0:48

por Pata-Hari » 18/11/2008 23:24

Um bom professor pode ser a diferença entre um aluno vir a ser muito bom porque a escola lhe abre novos caminhos, lhe gera nova confiança no seu próprio talento ou esse mesmo aluno vir a ser muito mau porque a escola é um lugar onde é mal-estimado e onde a auto-estima e auto-confiança é destruída.

Se calhar esse teu grupo de bons alunos foram formados por professores que lhes incutiram a ideia de que é possivel ser-se bom, que é atingivel e que, sobretudo, são capazes.
Administrador Fórum

por mais_um » 18/11/2008 23:05

artista Escreveu:Os alunos têm capacidades e motivações distintas, mas será que aquilo que aprendem e os níveis que atingem são independentes das qualidades dos professores?!

Se para ti a única coisa que difere é o aluno, acabaste de descobrir a resolução de todos os problemas, acaba-se com a avaliação dos professores, melhor ainda, acaba-se com os professores... os alunos seguem o seu horário, dirigem-se para salas com Magalhães, livros e outros materiais didácticos da disciplina que está no seu horário. Depois estudam sozinhos, apenas é preciso contratar alguém para ir lá marcar faltas, mas para isso basta um funcionário com poucas habilitações que pode verificar 4 ou 5 salas...

Ajudem-me porque eu acho que já nem estou a ver bem, será que estou com um esgotamento!? :x

abraços

artista

Provavelmente não leste o meu post até ao fim, eu escrevi também:

"Se me disseres que os professores e a composição da própria turma é importante para os alunos que andam entre um 13 e um 8, concordo contigo, de resto os maus sempre serão maus e os bons sempre serão bons, pelo menos foi assim enquanto eu andei na escola."

Exemplificando o meu raciocínio, nos anos 80 fiz parte uma turma piloto, em que 15 alunos foram escolhidos entre perto de 900, a escolha foi feita em notas, logo éramos todos excelentes alunos, tiramos sempre muito boas notas, quer os professores fossem bons ou maus, mas mesmo os bons professores, que os há!! :wink: nas outras turmas "normais" não tinham o sucesso que tinham com a nossa, com isto entre outras coisas justifico a minha opinião, os bons e maus alunos não dependem da qualidade dos professores ou do ensino, os outros medianos sim, um bom professor pode ser a diferença para um aluno que tirava um 8, passe a tirar um 12 e um mau professor o inverso.

Se indexarmos o desempenho dos alunos à qualidade dos professores, tendo em conta os estudos PISA, podemos concluir que os nossos professores são os piores da Europa Ocidental?
Eu não subscrevo esta ideia mas se vocês insistirem muito, vou acabar por pensar assim... 8-)

Um abraço :wink:

por artista_ » 18/11/2008 22:36

Os alunos têm capacidades e motivações distintas, mas será que aquilo que aprendem e os níveis que atingem são independentes das qualidades dos professores?!

Se para ti a única coisa que difere é o aluno, acabaste de descobrir a resolução de todos os problemas, acaba-se com com a avaliação dos professores, melhor ainda, acaba-se com os professores... os alunos seguem o seu horário, dirigem-se para salas com Magalhães, livros e outros materiais didáticos da disciplina que está no seu horário. Depois estudam sozinhos, apenas é preciso contratar alguém para ir lá marcar faltas, mas para isso basta um funcionário com poucas habilitações que pode verificar 4 ou 5 salas...

Ajudem-me porque eu acho que já nem estou a ver bem, será que estou com um esgotamento!? :x

abraços

artista

PS: Para desanuviar isto deixo aqui um link muito didático e esclarecedor :mrgreen:

http://sorisomail.com/email/456/jose-so ... xivel.html

por mais_um » 18/11/2008 22:26

artista Escreveu:
mais_um Escreveu:Fui aluno até concluir a licenciatura e andei sempre em escolas publicas, um bom aluno, um aluno de 20, tira 20 independentemente dos professores, senão, como explicas que numa turma, haja alunos de 20, alunos de 15, alunos de 10 e alunos de 5? Se a escola é igual, se os professores são os mesmos, o que muda? os alunos.

A Pata respodeu-te e eu ia fazer o mesmo, mas penso que não vale a pena, este raciocínio é tão descabido que fala por si... sinceramente nem parece de uma pessoa que tem formação superior!!!!

abraço

artista

Humm...podes tentar ajudar-me :?: , se tens uma turma com 24 alunos e tens aproveitamentos distintos do 5 ao 20, como explicas a diferença na avaliação?

Um abraço

por artista_ » 18/11/2008 22:19

mais_um Escreveu:Sobre a competencia para avaliar, infelizmente há muitos casos assim, não só nos professores como no sector privado, é algo com que temos que viver, há pessoas competentes e incompetentes, em todas as profissões.

Pois, nas continuamos com um problema grave... quem fez as grelhas de avaliação foi o ministério, e o seu preenchimento é impossível de ser efectuado por um professor que não tenha formação na área. E vou repetir, a própria ministra garantiu que todos os professores seriam avaliados por pares do mesmo grupo, a primeira vez que a vi dizer isso foi no dia 8 de Março deste ano mas disse outras vezes, obviamente uma grande mentira!

mais_um Escreveu:Fui aluno até concluir a licenciatura e andei sempre em escolas publicas, um bom aluno, um aluno de 20, tira 20 independentemente dos professores, senão, como explicas que numa turma, haja alunos de 20, alunos de 15, alunos de 10 e alunos de 5? Se a escola é igual, se os professores são os mesmos, o que muda? os alunos.

A Pata respodeu-te e eu ia fazer o mesmo, mas penso que não vale a pena, este raciocínio é tão descabido que fala por si... sinceramente nem parece de uma pessoa que tem formação superior!!!!

abraço

artista

por Pata-Hari » 18/11/2008 21:54

mais_um, são só dois. Eu acho que os que tiram 20 em qualquer escola são 1 num milhão e que o sistema educativo se justifica por todos os outros.
Editado pela última vez por Pata-Hari em 18/11/2008 22:23, num total de 1 vez.
Administrador Fórum

por mais_um » 18/11/2008 21:48

artista Escreveu:
mais_um Escreveu:
Woodhare Escreveu:
A qualidade duvido que alguma vez melhore, a filosofia a meu ver é errada. Ser bom ou mau aluno é uma escolha pessoal do aluno, nem mesmo os pais conseguem influenciar alguns alunos e outros sem influência decidem ser bons alunos. O papel do Estado seria quanto muito proporcionar ensino de qualidade e não "fabricar" pessoas.

Concordo em absoluto, um bom aluno vai ser sempre bom aluno em qualque parte do mundo, não é a escola que faz um bom aluno.

Desculpem lá mas isto é tudo aquilo que penso ñão se deve pensar, isso é negar a importância da educação, até me assusta pensar que há gente a pensar assim, embora respeite todas as opiniões... não me digam que não conhecem nenhum caso em que um único professor mudou a vida de uma pessoa?!! ou mesmo um colega, ou grupo de colegas??! eu conheço tantos...

Mas mesmo que pensem assim (eu se pensasse acho que nem o conseguia assumir publicamente e olhem que eu assumo tudo o que digo ou faço), acho que devem assumir que no ensino o que interessa é gastar pouco e o resto não interessa...

Mas sinceramente ainda estou meio zonzo, digam-me depressa que percebi mal ou que são só 2 que pensam assim...

artista

Fui aluno até concluir a licenciatura e andei sempre em escolas publicas, um bom aluno, um aluno de 20, tira 20 independentemente dos professores, senão, como explicas que numa turma, haja alunos de 20, alunos de 15, alunos de 10 e alunos de 5? Se a escola é igual, se os professores são os mesmos, o que muda? os alunos.

Se me disseres que os professores e a composição da propria turma é importante para os alunos que andam entre um 13 e um 8, concordo contigo, de resto os maus sempre serão maus e os bons sempre serão bons, pelo menos foi assim enquanto eu andei na escola.

Um abraço

por mais_um » 18/11/2008 21:42

AikyFriu Escreveu:
mais_um Escreveu:Gostava que qualquer professor que frequente o forum me explique em que situação um professor de matematica se torna avaliador de um professor de educação fisica ou vice-versa e se essa situação será comum a quase todas as escolas ou existirá apenas num numero reduzido de casos?

Na minha escola não existe nenhum titular nos grupos de Matemática e Informática (existirá algumas escola com titulares em Informática?). O avaliador dos profs de Matemática é de Fisica e Quimica (menos mal), do grupo de Informática é de Biologia. Neste último caso o avaliador não têm competência para avaliar nem a parte ciêntifica nem a parte pedagógica.

mais_um Escreveu:Agradeço que também que qualquer professor que frequente o forum me explique como eram até agora os professores avaliados.

Até à suspensão da anterior avaliação os professores eram avaliados com base num relatório critico e nas acções do formação. Todos os que quizessem Bom tinham que fazer um relatório de actividades bastante desenvolvido e teriam que o defender perante uma comissão paritária constituida por membros da escola, exterior à escola e direcção regional/inspecção (não estou muito seguro nesta constituição, pois das vezes que me pensei candidatar, na 1ª vez ainda não havia regulamentação, na segunda o processo era tão trabalhoso que desisti). Quem tivesse dois Bons seguidos(?) podia candidatar-se ao Muito Bom... mas aqui as coisas eram quase impossiveis, basta dizer que um dos membros da comissão paritária devia pertencer (ser nomeado) ao Ministério da Educação.

Para um professor não atingir o Satisfaz, classificação necessária para progredir, bastava uma de 3 condições: não entregar o relatório critico, não ter o nº de créditos de formação necessários ou ter, sem justificação aceite por quem de direito, recusado um cargo.

Falta referir que o Satisfaz anterior corresponde agora ao Bom, o Bom ao Muito Bom e o Muito Bom ao Excelente.

Espero ter esclarecido

Um abraço

Sobre a competencia para avaliar, infelizmente há muitos casos assim, não só nos professores como no sector privado, é algo com que temos que viver, há pessoas competentes e incompetentes, em todas as profissões.

Sim sem duvida, então significa que no processo antigo para progredir na carreia fazias um relatório tipo autocritica que podia ser analisado por professores de outra area, certo?

Obrigado pelo esclarecimento

por AikyFriu » 18/11/2008 21:24

mais_um Escreveu:Gostava que qualquer professor que frequente o forum me explique em que situação um professor de matematica se torna avaliador de um professor de educação fisica ou vice-versa e se essa situação será comum a quase todas as escolas ou existirá apenas num numero reduzido de casos?

Na minha escola não existe nenhum titular nos grupos de Matemática e Informática (existirá algumas escola com titulares em Informática?). O avaliador dos profs de Matemática é de Fisica e Quimica (menos mal), do grupo de Informática é de Biologia. Neste último caso o avaliador não têm competência para avaliar nem a parte ciêntifica nem a parte pedagógica.

mais_um Escreveu:Agradeço que também que qualquer professor que frequente o forum me explique como eram até agora os professores avaliados.

Até à suspensão da anterior avaliação os professores eram avaliados com base num relatório critico e nas acções do formação. Todos os que quizessem Bom tinham que fazer um relatório de actividades bastante desenvolvido e teriam que o defender perante uma comissão paritária constituida por membros da escola, exterior à escola e direcção regional/inspecção (não estou muito seguro nesta constituição, pois das vezes que me pensei candidatar, na 1ª vez ainda não havia regulamentação, na segunda o processo era tão trabalhoso que desisti). Quem tivesse dois Bons seguidos(?) podia candidatar-se ao Muito Bom... mas aqui as coisas eram quase impossiveis, basta dizer que um dos membros da comissão paritária devia pertencer (ser nomeado) ao Ministério da Educação.

Para um professor não atingir o Satisfaz, classificação necessária para progredir, bastava uma de 3 condições: não entregar o relatório critico, não ter o nº de créditos de formação necessários ou ter, sem justificação aceite por quem de direito, recusado um cargo.

Falta referir que o Satisfaz anterior corresponde agora ao Bom, o Bom ao Muito Bom e o Muito Bom ao Excelente.

Espero ter esclarecido

Um abraço
... de perder dinheiro

por Woodhare » 18/11/2008 19:42

artista Escreveu:
mais_um Escreveu:
Woodhare Escreveu:
A qualidade duvido que alguma vez melhore, a filosofia a meu ver é errada. Ser bom ou mau aluno é uma escolha pessoal do aluno, nem mesmo os pais conseguem influenciar alguns alunos e outros sem influência decidem ser bons alunos. O papel do Estado seria quanto muito proporcionar ensino de qualidade e não "fabricar" pessoas.

Concordo em absoluto, um bom aluno vai ser sempre bom aluno em qualque parte do mundo, não é a escola que faz um bom aluno.

Desculpem lá mas isto é tudo aquilo que penso ñão se deve pensar, isso é negar a importância da educação, até me assusta pensar que há gente a pensar assim, embora respeite todas as opiniões... não me digam que não conhecem nenhum caso em que um único professor mudou a vida de uma pessoa?!! ou mesmo um colega, ou grupo de colegas??! eu conheço tantos...

Mas mesmo que pensem assim (eu se pensasse acho que nem o conseguia assumir publicamente e olhem que eu assumo tudo o que digo ou faço), acho que devem assumir que no ensino o que interessa é gastar pouco e o resto não interessa...

Mas sinceramente ainda estou meio zonzo, digam-me depressa que percebi mal ou que são só 2 que pensam assim...

artista

Artista não era a isso que me referia e penso que o mais-um também não.

Referia-me à política do governo de querer produzir bons alunos não à vontade dos professores ou pais de ajudarem os seus filhos/alunos a serem bem sucedidos. É que a primeira é um atentado contra a dignidade e liberdade individual do ser humano que conduz a situações que temos visto e que como o mais-um referiu não melhora a qualidade nem os resultados avaliados imparcialmente, a segunda é o bom uso dessa liberdade individual por pais e profissionais e pelos próprios alunos.

Já agora queria lembrar que ser um bom aluno não é tudo, as pessoas encontram a motivação para se aplicarem em diferentes fases da vida e pessoas que foram alunos mediocres e não têm formação superior são muitas vezes bem sucedidas.

Eu fico assustado quando ouço dizer que é preciso produzir técnicos nesta ou naquela àrea, principalmente quando é o governo a dizer.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por artista_ » 18/11/2008 19:26

Flying Turtle Escreveu:
artista Escreveu:Porque este sistema tem cotas

Reformem-se os cotas! Assim outros poderão aceder às quotas que forem deixadas disponíveis... :mrgreen:

Não leves a mal. Não resisti... :oops:

:mrgreen: :mrgreen:

De qualquer forma, a brincar tocaste num ponto importante, os cotas já se reformaram ou estão em processo de... se isso é bom ou não, o futuro o dirá!

vmmf40, obrigado pelo comentário! :wink:

abraços

artista

por Flying Turtle » 18/11/2008 19:13

artista Escreveu:Porque este sistema tem cotas

Reformem-se os cotas! Assim outros poderão aceder às quotas que forem deixadas disponíveis... :mrgreen:

Não leves a mal. Não resisti... :oops:

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por vmmf40 » 18/11/2008 19:06

artista, és das pessoas que mais admiro neste fórum e faço questão ler tudo o que aqui escreves. Mas estou a verificar que estás mais muito frente, existe muita gente que só consegue ver um palmo de cada vez. Por isso não vale a pena continuar a bater no ceguinho.

Registado: 13/1/2007 23:03

por artista_ » 18/11/2008 18:57

mais_um Escreveu:
Woodhare Escreveu:

artista

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], CarlosAP, Google [Bot] e 38 visitantes