Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Rendibilidade em 2008

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Em que situação se encontra a sua rendibilidade em 2008?

Votação encerrada em 17/11/2008 15:40

Mais de 40% positiva
14
10%
De 20 a 40% positiva
5
3%
Até 20% positiva
12
8%
Mais ou menos "even"
25
17%
Até 20% negativa
28
19%
De 20 a 40% negativa
28
19%
Mais de 40% negativa
34
23%

Total de votos : 146

por EuroVerde » 2/12/2008 17:30

Minha rendibilidade em 2008, até ao momento é em média: 7,5% depois de impostos

Registado: 29/11/2007 11:19

por Thunder » 1/12/2008 20:00

Bump....

Para quem quiser votar, ainda vai a tempo......

Registado: 3/3/2007 16:57

por artista_ » 21/11/2008 10:32

Deixem-me só puxar isto para cima para alguém que ainda não votou o possa fazer...

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por ljbk » 18/11/2008 18:21

Boa tarde,

Pela minha parte, tirei este ano para desenvolver e afinar as ferramentas de trabalho pelo que o capital aplicado foi muito pouco.

No entanto, se tivesse utilizado a primeira versão do sistema mecanico que estou a desenvolver nos 63 titulos para os quais tenho dados no nosso mercado e no mercado francês, com 63 parcelas de capital independentes, teria neste momento uma rentabilidade de negocios fechados de 22.32% positivos e de 44.61% positivos incluindo os negocios em curso.
Estes valores não incluem as comissões e spreads bid/ask. Mas com 4 ou 5 negocios por ano e por titulo no máximo, eles podem ser descontados.
Os valores referidos vão de +393.43% na Thomson, passando por +127.3% no BCP a -33.50% na France Telecom o que mais uma vez reforça aquilo que já aqui escrevi uma vez: não há uma solução perfeita.
Para alem disso, sendo este sistema mecanico um sistema que procura tendências, ele foi particularmente favorecido este ano, até agora, pelo que ainda não estou satisfeito com os resultados.

Ainda tenho algum trabalho pela frente ... :)

BN,
ljbk.

Registado: 25/11/2005 11:15

Re: Rendibilidade em 2008

por artista_ » 18/11/2008 11:22

Ainda bem que parece que ninguém reparou nas contas que aqui coloquei...parecia o Guterres! :)

Bom já editiei e apaguei!

abraços

artista
Editado pela última vez por artista_ em 21/11/2008 10:39, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por artista_ » 17/11/2008 23:20

AMR-bolsa Escreveu:Não acho interessante.

...

Se só forem rever o posicionamento deles com este inquérito, então não deveriam investir. Não acho que tal vá acontecer.

AMR, se há coisa que me parece demonstrar claramente os riscos que se correm investindo em Bear Market é esta tabela... uma coisa é conversa outra coisa são dados práticos e concretos! Na prática esta tabela está a dizer-nos que em 2008 em cada 5 invetidores apenas 1 ganha...

Mas há muitas outras conclusões importantes que se podem retirar daqui, eu conto colocar aqui algumas mas vou esperar mais uns dias até porque não tenho muito tempo agora, talvez o faça no fim-de-semana...

Não me parece que haja interesse de alguém em não dizer a verdade, embora esta possa não seguir algumas regras de uma boa sondagem, julgo que estes métodos são normalmente fiáveis e representativos da realidade, basta ver que é devido ás sondagens que já se conhecem os vencedores de eleições ainda antes de as urnas fecharem!

De qualquer forma respeito que não vejas interesse neste estudo, eu também não vejo em muitas outras coisas que outros acham muito interessantes...

abraço

artista

por MarcoAntonio » 17/11/2008 23:13

AMR, é um inquérito num Forum, não é um tratado científico.

Para já o interesse para o Forum está a ser demonstrado pelos participantes...

Se tu pessoalmente não achas interessante, é simples: saltas o tópico e pronto.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Dilson Costa » 17/11/2008 22:48

No meu caso particular, decidi vender tudo o que tinha em Dezembro de 2007 e aplicar todo o capital em depósitos a prazo até sinais mais claros de inversão. Foi a melhor coisa que fiz:

- Durmo excelentemente bem
- Vivo muito bem sem o stress do mercado
- Consigo ser racional ao ponto de não me deixar envolver pela autentica lotaria que isto se tornou
- Não me deixo entusiasmar pelos ressaltos nem pela ganância
- Vivo tranquilo, desfruto de prazeres da vida que não desfrutaria se estivesse dentro.... e ganho novo fôlego para o novo bull, com o capital intacto e ligeiramente valorizado.

Em dezembro de 2007 previa quedas, não previa certamente tão duras, mas como ainda penso que ainda existem muitas batalhas para ultrapassar, prefiro continuar de fora até sinais claros de inversão.

2007= +/- 200 trades, menos valias +/- 5%
2008= 0 trades
Na bolsa como na vida, tudo é possível...

Registado: 29/11/2007 2:54

por Vencer na Bolsa » 17/11/2008 22:28

Dwer Escreveu:
AMR-bolsa Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Rendibilidade em 2008

Em que situação se encontra a sua rendibilidade em 2008?

A votação é anónima.

Qual o interesse de tal "questionário"?

Dwer Escreveu:Não achas interessante?

Não acho interessante.

Dwer Escreveu:Dá uma ideia deo posicionamento dopessoal. Se se estão a safar bem ou mal.

Não vejo qual o interesse de tal (o posicionamento de um trader/investor nada deve ter a ver com nosso plano de trading).
A mim, tal, em nada me beneficia ou prejudica. E isto presumindo que o que exprimem neste inquérito é VERDADE.

Dwer Escreveu:E para os que se estão a safar mal, reverem o seu posicionamento.

Se só forem rever o posicionamento deles com este inquérito, então não deveriam investir. Não acho que tal vá acontecer.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

por vold » 17/11/2008 15:55

Até meio do ano estava com uma rentabilidade miserável, penso que muito perto dos -30%. Negociava apenas acções.

Quando mudei para outra plataforma (Orey - Saxobank), fiquei ainda mais negativo no período de aprendizagem. Foi uma altura complicada, em que não estava habituado a lidar com produtos alavancados e penso ter chegado aos -50%.

Depois de estabelecer algumas regras os resultados mudaram drasticamente. No forex tive um trade de 1200% a aproveitar a forte queda do AUDUSD.

Neste momento penso que a rentabilidade estará entre os 20 e os 30%.

Estar acima de 0% não se deve aquele trade, mas cerca de 10 a 15% da rentabilidade positiva deve-se. Foi um caso isolado este ano, mas basta um caso destes por ano para me garantir rentabilidade positiva, porque a % de perdas nas minhas trades negativas, é muito inferior às percentagens nas trades positivas.

Neste momento penso que tenho 50-50 nas trades, o que dada a minha gestão e exposição a cada trade me garante uma percentagem positiva.

Não sei ao certo se isto se trata de money management, se for, é um money management muito rudimentar que visa garantir que um conjunto de trades negativas será facilmente compensado por uma trade positiva.

Registado: 29/11/2007 14:23

por pedrom » 17/11/2008 15:31

Devo estar entre os -5 e os -6%, resultante da EDPR (único negocio desde junho 2007)

Podia ter ganho com as descidas como se diz por ai que já se pode ganhar, mas muito sinceramente esse negáocio não é para mim pelo menos para este bear. Só consigo ganhar ou perder com as subidas.

Umas férias como observador apenas fazem tão bem como a comida que entra pela boca todos os dias!!! :mrgreen:

Penso que aprendi mais a observar nestes últimos tempos do que a negociar durante alguns anos!!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por Cali » 17/11/2008 14:02

Chegámos aos 100 participantes. É curiosa a diferença enorme entre o grupo dos '+20 a +40' e os restantes, não é? Porque é que haverá tão poucas pessoas com resultados naquele intervalo? Eu tenho uma teoria, mas não vou divulgá-la já. Gostava de ouvir as vossas ideias primeiro. :wink:
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por salvadorveiga » 17/11/2008 13:07

charles :shock: excelente rentabilidade...

ja agora posso perguntar em q e' q foi os 1000% ?

foi indices ou algo diferente tipo Forex ?

Eu nest momento em trades estou com +800% numa carteira, que fiz apenas 3 trades, um deles negativo e outro muiiito ganhador, mas o valor da carteira e' pequeno. na outra estou com +15%, e na carteira de longo prazo estou negativo 15%

Registado: 12/3/2008 22:06

por goncalonr » 17/11/2008 12:54

16,65% neste momento, já com potencial menos valia de um trade em que estou dentro agora. Dois trades mal calculados este ano impediram-me de chegar a quase 40% deste 01 de Janeiro... serve para aprender!

Um abraço a todos.
Invista na família! Ela é o melhor que a vida lhe pode dar.

www.outofthebox.com.pt

Registado: 29/11/2007 3:39

por Blasterman21 » 17/11/2008 5:26

tou -5,25%
votei até -20% pq acho q 5% nao é mais ou menos even.

Pela minha parte o problema nem foram as acções.
Foi a minha estupida tendencia (corrigida entretanto) de, quando quero apostar em mercados que nao tenho acesso normalmente, usar warrants.
90% da minha perda de 5,25% foi derivado ao warrant Nikkei 225. (curiosamente até era PUT, mas como fui impaciente...)

Registado: 29/11/2007 2:17

por vhe » 17/11/2008 1:10

aprendendo muito.... ai ai
"só os burros, é que não mudam de opinião"
Cumprimentos
Good Look

Registado: 14/2/2008 18:35

por Capitão Nemo » 17/11/2008 0:40

Dwer Escreveu:
Capitão Nemo Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Canguru, a questão colocada é a rendibilidade alcançada este ano e não o posicionamento (o que propões faria sentido se questão fosse "longo, curto, etc"). Quem esteve 100% líquido (o tempo todo) responderá "mais ou menos even" pois é a performance alcançada nesse caso...

É o meu caso. Em 2008 só depósitos a prazo.

Nesse caso será até 20% positivo. Digo eu.

Não tenho as contas feitas, mas as taxas de juro dos DP andaram entre os 3 a 4% líquidos, o que embora seja positivo anda pouco acima do even point e foi essa a opção de voto que fiz.
Cumprimentos,

Cap. Nemo

Registado: 4/12/2007 0:58

por charles » 17/11/2008 0:36

Eu sei que não se aplica a mim pois no meu caso particular fiz umas boas centenas de trades, penso que o numero de trades não altera em nada a rentabilidade, posso acrescentar que durante este mês e meio, tive um trade excepcional de 1000% e outro de cerca de 300%, tive muito poucos trades negativos (não devem chegar a meia duzia), na sexta feira fechei a semana com perto de 10 trades 9 positivos e 1 negativo onde perdi perto de 100 €, os positivos foram de mais do triplo do valor da perda, e as comissões que paguei foram sempre superiores a 10€ o trade.

Tenho muito curiosidade em saber sobre a malta que utiliza produtos alavancados, qual a rentabilidade alcançada, no meu caso o que eu posso dizer é que nada disto foi conseguido com acções, eu sei que do lado das acções a coisa correu mal infelizmente para muitos...como já correu para mim em anos anteriores, penso que este ano para mim foi um ano de um ensinamento ímpar, se eu neste momento entrasse em acções teria de ter a frieza suficente de esperar, mesmo que o fundo não tenha sido ainda atingido, é um ponto de partida como eu nunca vi, ainda vou aguardar mais uns meses para expôr talvez ai uns 80% dos lucros num regresso às acções, BCP, SONAE, MOTA ENGIL, BPI, ALTRI, pelo menos estas estão na minha perspectiva, o restante capital andará por ai onde é costume :lol: :!:

Tenho sempre presente aquela frase dita no video "febre da bolsa" salvo erro de Pedro Lino, "o mercado tirou o mercado acabou por dar".

Agora vou-me retirar, boas noites

1Ab e BN
Editado pela última vez por charles em 17/11/2008 0:43, num total de 1 vez.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Cali » 17/11/2008 0:26

ó Charles, eu não faço ideia dos teus resultados (tu até escreveste '000%' no teu post), e isto que eu disse nada tem a ver contigo, ok? :)

- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

por charles » 17/11/2008 0:18

No meu caso particular fiz umas boas centenas de trades.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por Cali » 17/11/2008 0:16

Artista,
eu apenas tentei chamar a atenção para a necessidade de relativizar os numeros, não de questionar o potencial interesse desta tua ideia. Mas, levando isto ao extremo, podes ter alguem a dizer-te que este ano esteve muito porque tem 100% de valorização sobre o capital investido, quando tudo o que ele fez foi um unico trade de 500€ em Turbo Warrants que lhe correu bem, e lhe rendeu esses 100%. :wink: Era apenas isso.

por charles » 16/11/2008 23:56

Até se pode dar o caso de muitos terem tido uma rentabilidade negativa, ou mesmo ter falido em 2007, ou pelo contrário, ter tido bons resultados, veja-se o caso por ex de um investidor que o ano passado lucrou 80%, e este ano não consegiu ainda sair do vermelho, mas este ano pode ter investido só, por ex, 5% do capital do ano anterior, isso em nada vai alterar a rentabilidade da carteira

ter recomeçado este ano com x de capital, e estar com rentabilidade positiva...ou negativa... se a questão é sobre 2008, o capital em causa, ou se ele transitou de anos anteriores total ou parcialmente é irrelevante,isto em nada altera o quadro de rentabilidade de 2008, pelo menos eu entendi o tópico como uma auscultação dos resultados 2008 perante tamanho BEAR market em especial devido à grande volatilidade dos ultimos dois meses.

No meu caso tenho cerca de 27 páginas na lista de movimentos, fazendo contas são cerca de 12 negócios por página o que dá +- 324 negocios realizados, mais coisa menos coisa, num destes negócios o mais lucrativo foi um trade excepcional de 1000%, o que representou um lucro de alguns (e bons) milhares de euros, este trade no entanto representou só uma pequena parte dos lucros totais, talvez mais tarde possa vir a postar a evolução da carteira, quem sabe .

O que deu para fechar o ano de 2008 com:

Positivo..?000% , tem sido um bom ano, ou melhor, se situarmos temporalmente os lucros, foi um bom último mês e meio que salvou o ano, não tendo sido obrigatóriamente conseguido do lado BEAR (e vice versa), mas este sempre ajudou aos ressaltos os quais por sua vez ajudaram a uma forte alavancagem

EDITADO
Editado pela última vez por charles em 10/1/2009 20:41, num total de 4 vezes.
Cumpt

por artista_ » 16/11/2008 23:45

Cali Escreveu:Contudo, o Zé Pescador percebeu no final do ano passado que o 'mar já não estava para peixe', e deixou a maior parte dos barcos em terra, ou seja, retirou 75.000€ do mercado, meteu-o debaixo do colchão, e passou a ter apenas 25.000€ em jogo, para apostas curtas através de produtos alavancados.
Por outro lado, o Manuel das Couves não entendeu os sinais de tormenta, deixou ficar os 100.000€ aplicados e ... lixou-se.
Agora, e no ambito deste inquérito, o Zé diz que tem 50% de mais-valias (mas apenas sobre 1/4 do capital do ano anterior, coisa que ninguem sabe), e o Manuel diz que tem 40% de menos-valias (sobre a totalidade do capital).
Isto é directamente comparável? Ou para tudo isto fazer sentido, o Zé deveria dizer que a rendibilidade sobre a totalidade do capital (incluindo o que foi retirado da 'mesa de jogo') é de 12,5% e não de 50%?
Sem se saberem os pormenores, os resultados de um inquérito deste tipo serão sempre ...o que cada um quiser entender deles. :roll: :wink:

Cali, o que referes é interessante mas não me parece que altere em nada a validade e o interesse deste estudo. Ele não pretende aferir se as pessoas perderam ou ganharam X% de todo o seu capital ou de apenas de uma parte, mas sim aferir que rentabilidade conseguiram no capital que resolveram investir...

abraço

artista

por artista_ » 16/11/2008 23:37

Pata-Hari Escreveu:Artista, mas tem que ser feita num periodo curto de tempo para poder ser comparável com a performance dos mercados no mesmo periodo. Ou seja, a tua performance altera-se ao longo do tempo e os votos apenas são comparaveis entre si para periodos curtos de tempo (por exemplo, se amanhã o mercado disparar 25 %, quem votar depois de amanhã não terá um voto comparável com o voto de quem votou hoje).

Exacto, eu até me estou a referir a outra coisa, que não esta votação...

ou seja, o que seria importante era ter esta sondagem no final do ano, nos primeiros dias de 2009 colocar a votação para que todos colocassem a rentabilidade de 2008 que depois seria comparável com a de outros anos...

Esta agora penso que servirá para algumas reflexões e debates mas obviamente que se prolongada por um periodo grande perde eficiência! :wink:

artista

por Pata-Hari » 16/11/2008 23:18

Artista, mas tem que ser feita num periodo curto de tempo para poder ser comparável com a performance dos mercados no mesmo periodo. Ou seja, a tua performance altera-se ao longo do tempo e os votos apenas são comparaveis entre si para periodos curtos de tempo (por exemplo, se amanhã o mercado disparar 25 %, quem votar depois de amanhã não terá um voto comparável com o voto de quem votou hoje).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], lito, Mar58 e 448 visitantes