Rendibilidade em 2008
Re: Rendibilidade em 2008
Dwer Escreveu:AMR-bolsa Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Rendibilidade em 2008
Em que situação se encontra a sua rendibilidade em 2008?
A votação é anónima.
Qual o interesse de tal "questionário"?
Muito interessante. Dá uma ideia deo posicionamento dopessoal. Se se estão a safar bem ou mal. E para os que se estão a safar mal, reverem o seu posicionamento.
Não achas interessante?
Exacto, as utilidades parecem-me muitas. Uma das que considero mais importante será comparar estes dados com as rentabilidades do pessoal num ano Bull.
Com as muitas votações que temos poderemos talvez tirar já algumas conclusões. Por exemplo mais de 50% das pessoas tem rentabilidades negativas e 1 em cada 4 perdeu mais de 40%!!! isto parece-me uma confirmação clara de que os riscos para quem investe nesta altura são muito grandes, se houvesse possibilidade de os cruzar com os anos de mercado provavelmente chegaríamos à conclusão que os menos experientes correm ainda mais riscos e que os mais experientes não correm tantos...
Se tivesse sido feito esta sondagem todos os anos seria interessante comparar com os anos em que os mercados estiveram pujantes... não temos, mas parece-me bastante provável que as maiores percentagens estivessem do lado de cima, e que as percentagens do lado de baixo seriam bem menores que as que actualmente estão no lado de cima... se cruzados com os anos de mercado num ano Bull provavelmente a experiência não fosse tão notada como num bear market!
Enfim, estou a divagar um bocado, talvez tivesse alguma surpresa se esses existissem esses dados todos... ou não, por isso é que seria interessante que eles existissem!
Assim, sugiro à administração que faça todos os anos esta sondagem e que a coloque num espaço próprio de fácil acesso parece-me que seriam dados interessantes para todos!
abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
pois é... na sequencia da intervenção do Marco António, atrevo-me a meter a minha colherada. Eu acho sempre alguma graça a estes inquéritos, porque me despertam curiosidade, mas entendo até que ponto são faliveis, se não tivermos conhecimento dos pormenores.
Exemplo:
o Zé Pescador e o Manuel das Couves tinham ambos, no ano passado, uma carteira (ou conta) de investimentos de 100.000€ . Um obteve 30% de valorização, e o outro 25% . Portanto, tiveram resultados algo semelhantes, em condições semelhantes.
Contudo, o Zé Pescador percebeu no final do ano passado que o 'mar já não estava para peixe', e deixou a maior parte dos barcos em terra, ou seja, retirou 75.000€ do mercado, meteu-o debaixo do colchão, e passou a ter apenas 25.000€ em jogo, para apostas curtas através de produtos alavancados.
Por outro lado, o Manuel das Couves não entendeu os sinais de tormenta, deixou ficar os 100.000€ aplicados e ... lixou-se.
Agora, e no ambito deste inquérito, o Zé diz que tem 50% de mais-valias (mas apenas sobre 1/4 do capital do ano anterior, coisa que ninguem sabe), e o Manuel diz que tem 40% de menos-valias (sobre a totalidade do capital).
Isto é directamente comparável? Ou para tudo isto fazer sentido, o Zé deveria dizer que a rendibilidade sobre a totalidade do capital (incluindo o que foi retirado da 'mesa de jogo') é de 12,5% e não de 50%?
Sem se saberem os pormenores, os resultados de um inquérito deste tipo serão sempre ...o que cada um quiser entender deles.

Exemplo:
o Zé Pescador e o Manuel das Couves tinham ambos, no ano passado, uma carteira (ou conta) de investimentos de 100.000€ . Um obteve 30% de valorização, e o outro 25% . Portanto, tiveram resultados algo semelhantes, em condições semelhantes.
Contudo, o Zé Pescador percebeu no final do ano passado que o 'mar já não estava para peixe', e deixou a maior parte dos barcos em terra, ou seja, retirou 75.000€ do mercado, meteu-o debaixo do colchão, e passou a ter apenas 25.000€ em jogo, para apostas curtas através de produtos alavancados.
Por outro lado, o Manuel das Couves não entendeu os sinais de tormenta, deixou ficar os 100.000€ aplicados e ... lixou-se.
Agora, e no ambito deste inquérito, o Zé diz que tem 50% de mais-valias (mas apenas sobre 1/4 do capital do ano anterior, coisa que ninguem sabe), e o Manuel diz que tem 40% de menos-valias (sobre a totalidade do capital).
Isto é directamente comparável? Ou para tudo isto fazer sentido, o Zé deveria dizer que a rendibilidade sobre a totalidade do capital (incluindo o que foi retirado da 'mesa de jogo') é de 12,5% e não de 50%?
Sem se saberem os pormenores, os resultados de um inquérito deste tipo serão sempre ...o que cada um quiser entender deles.

Editado pela última vez por Visitante em 16/11/2008 23:01, num total de 1 vez.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- Registado: 9/12/2002 13:40
Dialmedia Escreveu:artista, não é assim tão difícil arranjar alguém que não tenha investido em 2008... Eu estou fora dos mercados desde meados de 2007, exactamente quando ocorreu o topo do Bull Market.
Não concordo é meter traders como eu e traders que estão a rondar os 0% de rendibilidade no mesmo saco. Os últimos, para além de terem ganho experiência, ainda meteram o dinheiro a circular e a dar lucros à instituição financeira com que realizam os negócios, através das comissões.
De resto a votação é sempre bem-vinda, e útil para troca de experiências entre os utilizadores, nomeadamente, o que correu bem para se ter atingido os 40%+ a remar contra a maré e o que correu pessimamente para que, mesmo com Bear Market anunciado, desvalorizarem a carteira em 40%+
Cumps.
Dialmédia, então imagina este cenário:
A - Investidor A fez 1 negócio e lucrou 15%;
B - Investidor B fez 50 negócios e lucrou 15%.
O mesmo tipo de questão que levantaste coloca-se para qualquer performance. Porque razão colocas o que esteve 100% líquido num caso à parte?
Está muito mais perto de investidores que fizeram poucos negócios do que de investidores que fizeram imensos negócios (imagina que ele esteve à procura mas não encontrou... ou o que fez um ou dois, fê-los apenas porque encontrou-os mas se não os tivesse encontrado ou se nãos tivesse detectado em tempo útil bem que podia não ter feito nenhum também).
O que vocês estão a propor daria um questionario com n alternativas totalmente impraticável.
Não vejo nenhuma razão para separar quem fez zero negócios (ou 1, ou 2 ou 3... ou 50).
A pergunta é qual a performance obtida num ano extremamente mau nos mercados. Como o investidor obteve a dita performance (positiva, nula ou negativa) pode variar imenso em qualquer um dos casos...
Mas num questionário destes o que se pretende saber é, num ano como este, como estão distribuídas as performances.
Agora, se as pessoas quiserem de livre vontade acrescentar essa info, tudo bem. Mas todas as performances são válidas para a votação independentemente de como tenham sido obtidas. Porque dizer o contrário é dizer que é mais válido fazer n negócios do que fazer nenhum, ou um, ou dois...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
artista, não é assim tão difícil arranjar alguém que não tenha investido em 2008... Eu estou fora dos mercados desde meados de 2007, exactamente quando ocorreu o topo do Bull Market.
Não concordo é meter traders como eu e traders que estão a rondar os 0% de rendibilidade no mesmo saco. Os últimos, para além de terem ganho experiência, ainda meteram o dinheiro a circular e a dar lucros à instituição financeira com que realizam os negócios, através das comissões.
De resto a votação é sempre bem-vinda, e útil para troca de experiências entre os utilizadores, nomeadamente, o que correu bem para se ter atingido os 40%+ a remar contra a maré e o que correu pessimamente para que, mesmo com Bear Market anunciado, desvalorizarem a carteira em 40%+
Cumps.
Cumps.
- Registado: 26/1/2007 17:07
AMR-bolsa Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Rendibilidade em 2008
A votação é anónima.
Muito interessante. Dá uma ideia deo posicionamento dopessoal. Se se estão a safar bem ou mal. E para os que se estão a safar mal, reverem o seu posicionamento.
Não achas interessante?
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
Capitão Nemo Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Canguru, a questão colocada é a rendibilidade alcançada este ano e não o posicionamento (o que propões faria sentido se questão fosse "longo, curto, etc"). Quem esteve 100% líquido (o tempo todo) responderá "mais ou menos even" pois é a performance alcançada nesse caso...
É o meu caso. Em 2008 só depósitos a prazo.
Nesse caso será até 20% positivo. Digo eu.
Abraço,
Dwer
Dwer
MarcoAntonio Escreveu:Rendibilidade em 2008
A votação é anónima.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
Entrada e saída 99% das vezes posições curtas.
60% Positivo actualmente.
Foi um excelente ano principalmente nos primeiros 4 meses.
Abraço
60% Positivo actualmente.
Foi um excelente ano principalmente nos primeiros 4 meses.
Abraço
Abraço
Rounders
http://rounderstrader.blogspot.com/
Analises ao principais indices diariamente. +-50 updates por mês.
"O mercado não é uma prova de 100 metro é uma maratona".Carlos Júlio
Rounders
http://rounderstrader.blogspot.com/
Analises ao principais indices diariamente. +-50 updates por mês.
"O mercado não é uma prova de 100 metro é uma maratona".Carlos Júlio
Positivo..000%
, tem sido um bom ano, ou melhor, se situarmos temporalmente os lucros, foi um bom último mês e meio que salvou o ano, não tendo sido obrigatóriamente conseguido do lado BEAR (e vice versa), mas este sempre ajudou aos ressaltos os quais por sua vez ajudaram a uma forte alavancagem.
Ambiciono acrescentar mais um zero à percentagem de lucro, já o poderia ter conseguido mas por vezes o "medinho" é muito, mas tambem devo referir que foi vencendo esse "medinho" e arriscando que atingi o resultado que atingi, seja como fôr é bom que fique claro que o "sofrimento" e o sacrificio pessoal foi enorme e o trabalho que deu tambem, mas por fim acabaram todos recompensados, -tudo vale a pena quando a alma não é pequena-, peço desculpa pela imodéstia, mas por toda esta luta acho que mereço o resultado alcançado
Se anteriormente já me lamentei de enormes perdas,e se desta vez estou com lucros bons não devo deixar de os referir, dou esta justificação para a divulgação dos resultados porque sei que houve muita gente com enormes perdas.
1Ab

Ambiciono acrescentar mais um zero à percentagem de lucro, já o poderia ter conseguido mas por vezes o "medinho" é muito, mas tambem devo referir que foi vencendo esse "medinho" e arriscando que atingi o resultado que atingi, seja como fôr é bom que fique claro que o "sofrimento" e o sacrificio pessoal foi enorme e o trabalho que deu tambem, mas por fim acabaram todos recompensados, -tudo vale a pena quando a alma não é pequena-, peço desculpa pela imodéstia, mas por toda esta luta acho que mereço o resultado alcançado

Se anteriormente já me lamentei de enormes perdas,e se desta vez estou com lucros bons não devo deixar de os referir, dou esta justificação para a divulgação dos resultados porque sei que houve muita gente com enormes perdas.
1Ab
Editado pela última vez por charles em 16/11/2008 19:53, num total de 3 vezes.
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
canguru Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Estar fora é uma decisão tão válida quanto estar longo ou curto. O teu voto não tem porque ter pouca validade!
Que tal incluir a opção "100% líquido"?
Mais uma vez concordo com o Marco, não interessa quem esteve líquido ou não, interessa avaliar é a rentabilidade... de qualquer forma seria dificil encontrar alguém que não tenha feito um único negócios, e se há alguém nestas condições a sua rentabilidade é 0, ou "even"...
Por acaso eu tive de pensar um pouco porque distingo posições de longo prazo e posições de curto prazo e não sabia se havia de considerar todas ou apenas as de curto prazo, sobretudo porque a posição de longo prazo é mais uma experiência que outra coisa... mas depois de pensar um pouco (não foi preciso muito

abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Na minha situação é mais ou menos even.
Fiz uns bons negócios com alguns fundos noemadamente o global energies da Am Express que decidi liquidar com boa mais valia antes ou pco dps do máximo histórico do petroleo. Não me lembro tb em q data (se em finais de 2007 ou já em 2008)liquidei as UP do fundo Santader de acções nacionais, mas tb aí o prejuízo foi pequeno.
De resto tudo posições residuais e por isso sem expressão.
Fiz uns bons negócios com alguns fundos noemadamente o global energies da Am Express que decidi liquidar com boa mais valia antes ou pco dps do máximo histórico do petroleo. Não me lembro tb em q data (se em finais de 2007 ou já em 2008)liquidei as UP do fundo Santader de acções nacionais, mas tb aí o prejuízo foi pequeno.
De resto tudo posições residuais e por isso sem expressão.
The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
MarcoAntonio Escreveu:Canguru, a questão colocada é a rendibilidade alcançada este ano e não o posicionamento (o que propões faria sentido se questão fosse "longo, curto, etc"). Quem esteve 100% líquido (o tempo todo) responderá "mais ou menos even" pois é a performance alcançada nesse caso...
É o meu caso. Em 2008 só depósitos a prazo.
Cumprimentos,
Cap. Nemo
Cap. Nemo
Canguru, a questão colocada é a rendibilidade alcançada este ano e não o posicionamento (o que propões faria sentido se questão fosse "longo, curto, etc"). Quem esteve 100% líquido (o tempo todo) responderá "mais ou menos even" pois é a performance alcançada nesse caso...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
-3,37%.
Entradas e saídas de acordo com os sistemas que uso.

Entradas e saídas de acordo com os sistemas que uso.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
joaolc Escreveu:Só para que conste, o meu voto nao tem muita validade pois optei por estar fora maior parte do tempo! Caso contrário teria certamente perdido mais de 40%
Como já disse o Marco obviamente que decidir estar fora é tão importante como decidir comprar este ou aquele título!
Abraços
artista
Não concordo, joaolc.
Estar fora é uma decisão tão válida quanto estar longo ou curto. O teu voto não tem porque ter pouca validade!
Estar fora é uma decisão tão válida quanto estar longo ou curto. O teu voto não tem porque ter pouca validade!
Era isto mesmo Marco
Penso até que seria interessante para o Caldeirão de bolsa fazer uma sondagem deste tipo no final de todos os anos, penso que seria uma informação bastante útil... talvez até funcionasse como um bom indicador dos riscos que cada ano respresentou para quem investiu!?
Abraços
artista

Penso até que seria interessante para o Caldeirão de bolsa fazer uma sondagem deste tipo no final de todos os anos, penso que seria uma informação bastante útil... talvez até funcionasse como um bom indicador dos riscos que cada ano respresentou para quem investiu!?
Abraços
artista
Rendibilidade em 2008
Rendibilidade em 2008
A votação é anónima.
A votação é anónima.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 5/1/2009 23:29, num total de 1 vez.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, m-m, malakas, Mar58, MR32, nunorpsilva, silva_39, simvale, trilhos2006, TTM62 e 141 visitantes