Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por RandomWalk » 14/11/2008 22:03

artista Escreveu: eu próprio tenha a minha opinião, só que muda de dia para dia

:lol: :lol:

nem mais...

Registado: 16/1/2008 20:09

por Celsius-reloaded » 14/11/2008 22:00

pjota Escreveu:A Helena Garrido escreve isto no editorial de hoje do JNeg:

"Com as violentas acções de reanimação da economia que os governos estão a concretizar é de esperar que, em breve, a bolsa, a bola de cristal mais fiável nas últimas décadas, comece a ser marcada pelo padrão que se regista quando já se consegue ver no horizonte a recuperação da actividade"

Parece-me demasiada boa vontade.

É daqueles elementos que ainda não acho que se tenha conseguido afirmar no JdN.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por artista_ » 14/11/2008 21:35

pjota Escreveu:A Helena Garrido escreve isto no editorial de hoje do JNeg:

"Com as violentas acções de reanimação da economia que os governos estão a concretizar é de esperar que, em breve, a bolsa, a bola de cristal mais fiável nas últimas décadas, comece a ser marcada pelo padrão que se regista quando já se consegue ver no horizonte a recuperação da actividade"

Está apenas a fazer o que muitos têm feito, lançar um tiro para o ar... um fala em 6 meses, esta "em breve" (quanto tempo é "em breve"??), outros já falharam antes mas algum acertará... eu próprio tenha a minha opinião, só que muda de dia para dia :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por pjota » 14/11/2008 17:01

A Helena Garrido escreve isto no editorial de hoje do JNeg:

Registado: 29/11/2007 12:03

por Ulisses Pereira » 13/11/2008 18:40

pemartins, para um "daytrader" não faz qualquer sentido estar a observar um gráfico mensal, nem sequer semanal ou diário! Assim como, para um investidor de longo prazo, não faz qualquer sentido esta a observar um gráfico horário. Cada investidor deve analisar os gráficos de acordo com o horizonte temporal do seu investimento.

phedon, pode. Pode daqui a um ano, daqui a 5 anos, daqui a 10 anos ou nunca. E desculpa se a resposta parece estúpida (tomei a liberdade de a auto-tintular da mesma forma que fizeste à tua pergunta) mas a verdade é que tenho inistido tanto em que é impossível adivinhar o que se vai passar amanhã que temos é que ir seguindo a tendência que deixo esse género de profecias para os Prof. Bambus e todos aqueles que gostam de aparecer nas revistas em grandes parangonas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por phedon » 13/11/2008 17:23

Ulisses, eu sei que para uma pergunta estúpida me arrisco a receber em troca uma resposta de igual proporção mas, aí vai ela:

- Achas que depois de todo este cenário, ou pior que ainda poderá chegar, de descermos até tão baixo no PSI, e ainda que sem arriscar datas, achas que voltaremos a visitar os valores perto dos 13.500 pontos em que iniciámos esta descida vertiginosa?

BN
Como Sócrates - Cicuta. Quando mais não restar, somente cicuta.

Registado: 18/12/2007 23:16

indicadores

por pemartins » 13/11/2008 17:13

Gostaria de por uma questão que se relaciona com os indicadores de mm13 e mm26, bem como rsi 14.
utilizo estes indicadores como indicadores de entrada e saída em determinadas ações.
acontece que nos gráficos dependente da configuração que se escolhe, assim elas aparecem em formas diferentes.
partindo do principio que essa variação tem a ver com o perfil do investidor,(diário,semanal ou mensal), a minha questão tem a ver com qual a configuração para os diferentes tipos de investidor?
Parabens a todos pelo excelente forum.

Registado: 29/11/2007 11:53

por Jiboia Cega » 13/11/2008 14:31

Ulisses Pereira Escreveu:Jibóia, quando eu tenho aquele discurso das bolas de cristal e adivinhar fundos não é por uma questão de defesa pessoal, mas sim porque não acredito que se possa prever isso. Não vejo qualquer suporte relevante, já que esses valores que referes são demasiado distantes para que eu lhes dê alguma credibilidade.

Ulisses, claro que eu sei perfeitamente que ninguém pode prever fundos mas a AT pode dar-nos uma ideia das possibilidades.

Ulisses Pereira Escreveu:Obviamente que um dia, o PSI recuperará e definirá suportes consistentes mas não sei se será amanhã, daqui a 1 mês ou daqui a 5 anos. Mais do que olhar para os suportes eu vou olhando para as resistências pois a sua ruptura é que nos dará sinais importantes sobre uma mudança no mercado.

Também sei isto perfeitamente, ou não acompanhasse os teus posts :wink:

Obrigado
Jiboia

Registado: 21/3/2006 10:46

por Ulisses Pereira » 13/11/2008 14:21

Cereal, isso pode acontecer mas será algo que - a acontecer - será mais perto do final do ano. Estamos demasiado longe do final do ano para que alguém se arrisque a tentar puxar algo e ser esmagado.

Jibóia, quando eu tenho aquele discurso das bolas de cristal e adivinhar fundos não é por uma questão de defesa pessoal, mas sim porque não acredito que se possa prever isso. Não vejo qualquer suporte relevante, já que esses valores que referes são demasiado distantes para que eu lhes dê alguma credibilidade.

Obviamente que um dia, o PSI recuperará e definirá suportes consistentes mas não sei se será amanhã, daqui a 1 mês ou daqui a 5 anos. Mais do que olhar para os suportes eu vou olhando para as resistências pois a sua ruptura é que nos dará sinais importantes sobre uma mudança no mercado.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Jiboia Cega » 13/11/2008 14:03

Ulisses,

Obrigado por mais um update.
Apesar de não haver grandes novidades fui ver o que aconteceu para trás e reparei que o último fundo foi aos valores do último bear marker que assinalaste como duplo fundo.

Sendo que me parece que vamos a caminho de mais um fundo (visto os setups actuais), caso o índice quebre os 5500, qual te parece ser o valor que possa eventualmente servir de suporte?

Disclamer: Sei que ninguém tem bolas de cristal e adivinhar fundos pode ser uma tragédia, etc. :lol:

Obrigado.

Um abraço
Jiboia

Registado: 21/3/2006 10:46

Fim do ano.

por CerealKiler » 13/11/2008 14:02

Temos assistido à comunicação de resultados por parte das grandes empresas, prejudicados pelas imparidades das participações cruzadas.

Com interesses em puxar a bolsa também por parte dos fundos de pensões e outros fundos, empresas e bancos. Será que assistiremos a um grande forcing no final do ano para melhorar os balanços das cotadas ?

Registado: 1/4/2008 17:29

por Ulisses Pereira » 13/11/2008 13:27

Deixo a actualização dos gráficos do PSI embora as novidades sejam nulas e, por isso, mantenha inalteradas as minhas últimas análises sobre o principal índice desta Bolsa à beira mar plantada. :)

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (35.81 KiB) Visualizado 8041 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (39.99 KiB) Visualizado 8030 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (26.38 KiB) Visualizado 8032 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por luis.live » 12/11/2008 23:47

obrigada..
nao sei porqué mas tinha-me esquecido deste numero no meu quadro.

Registado: 29/11/2007 9:55

por artista_ » 12/11/2008 23:40

Na minha base de dados tenho 5966,65... penso que está correcta!

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

Re: fecho do psi 20em 24-10-2008

por pedromrsll » 12/11/2008 23:39

Viva
luis.live Escreveu:boa noite
alguém me sabe dizer o numero exacto do fecho do psi20 no dia 24-10-2008 uma 6feira?

desde já obrigado pela resposta

5967

BN
"Os padrões gráficos relevantes são como o surf. Não é preciso saber muito sobre física das marés, ressonância e dinâmica de fluidos; há apenas que ver o que se está a passar". Ed Seykota.

Registado: 18/1/2008 0:07

fecho do psi 20em 24-10-2008

por luis.live » 12/11/2008 23:35

boa noite
alguém me sabe dizer o numero exacto do fecho do psi20 no dia 24-10-2008 uma 6feira?

desde já obrigado pela resposta

Registado: 29/11/2007 9:55

por Adrox » 10/11/2008 23:43

aaugustobb Escreveu:Na minha opinião, estar á espera dos ( 8900) é um erro, a questão é acreditar ou não nas empresas que se investe.

Então se eu acredito nas empresas A,B ou C, porque é que eu não irei investir agora, aos preços actuais???....já sei que elas podem baixar muito mais, mas mesmo assim acho que esperar pelos (8900), é bem pior do que as actuais cotações baixarem mais.

Imaginando que espero pelo ( 8900), para realizar as compras, quando o indice atingir esse valor, quanto acham que deve estar a cotar, por ex: bcp, bpi, sonae, galp,etc..???...devem estar a cotar muitissimo acima dos valores actuais!!...então acham melhor comprar a esses preços, ou aos actuais??...mesmo correndo o risco das cotações ainda baixarem muito mais...obviamente não se pode entrar com tudo de uma só vez, vai-se comprando aos poucos. á media que elas vão caindo :wink:, por isso na minha opinião acho que esperar pelos (8900), é um mau negócio, porquê comprar depois mais caro, se pode comprar agora muito mais barato... :roll:

BN

Desse ponto de vista, a partir do momento que o PSI chegou por exemplo aos 8800 já valia a pena comprar...

Seguindo esse pensamento, quando o Ulisses veio dizer que a resistencia dos 8900 era importante, logo na semana a seguir, quando ela foi ao 8800 já valia a pena comprar, pk os atrasados só iam comprar mais caro em 8900...

Seguindo essa estratégia já podias ter comprado acções quando o indice estava em 8800 em Julho...

Agora o que tens de ver é:
Compras agora a 6600.
E se o Indice for aos 4500, e por exemplo, o Ulisses actualizar a sua posição e disser que os Bulls só estão no comando a partir dos 6000?

Os atrasados vão comprar a 6.000 e tu já as tens desde os 6600...

Quem é que fez um mau negócio agora?

Não sabemos as extenções das quedas, e se houverem mais quedas grandes, certamente o Ulisses vai actualizar a resistencia dos Touros para baixo, e depois, o que fazes tu? Quando tiveres cheio delas com preço acima da Resistencia dos Touros?

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

por vegeta » 10/11/2008 21:18

Antes de mais, obrigado pela resposta!

Ulisses Pereira Escreveu:vegeta, cada um tem a sua forma de estar no mercado. Eu vou tentando ser coerente na minha forma de estar ao longo dos anos aqui no Caldeirão. Ao longo da minha vida, assisti a inúmeros ressaltos fortíssimos em "Bear Markets" que iludiram investidores. "É desta!", é o pensamento que tantas vezes ocorre aos investidores quando, durante os "Bear Markets" as acções disparam durante algumas semanas. O problema é quando esse ressalto acaba e se volta à dureza desse "Bear Market".

Uma das coisas que mais custa dinheiro aos investidores é a tentativa de descobrir fundos. E é essa tentação que acredito deverem perder. Por isso, prefiro sempre esperar sinais sólidos de inversão mesmo que isso me faça perder a primeira parte da subida.

Absolutamente de acordo...

Ulisses Pereira Escreveu:Recordo que, aquando da quebra em baixa dos 11400 pontos, quando assumia o início do "Bear Market" e que era hora de fugir do mercado muitos foram aqueles que disseram que era um erro depois do índice já ter caido tanto...

Se um dia posso alterar este valor dos 8900 pontos como referência? Sem dúvida! Se o "Bear Market" continuar, ao longo da queda, irá criar outros pontos chave que servirão como resistências que nos permitirão tirar conclusões sobre inversões a partir daí.

Repara que eu tenho definido resistências anteriores e que, se forem quebrados, considero podem dar novo alento aos touros. Mas não esperem que, pelos 8900 pontos estarem longe, diga que a quebra de outra resistência que considero de menor importãncia seja considerada o início de um novo "Bull Market".

Nem estava à espera disso. Sei que quando deres o tiro de partida será a altura de investir com menor risco, e é nessa altura que vou entrar...

Abraços

Registado: 29/11/2007 14:11

por Ulisses Pereira » 10/11/2008 13:42

vegeta, cada um tem a sua forma de estar no mercado. Eu vou tentando ser coerente na minha forma de estar ao longo dos anos aqui no Caldeirão. Ao longo da minha vida, assisti a inúmeros ressaltos fortíssimos em "Bear Markets" que iludiram investidores. "É desta!", é o pensamento que tantas vezes ocorre aos investidores quando, durante os "Bear Markets" as acções disparam durante algumas semanas. O problema é quando esse ressalto acaba e se volta à dureza desse "Bear Market".

Uma das coisas que mais custa dinheiro aos investidores é a tentativa de descobrir fundos. E é essa tentação que acredito deverem perder. Por isso, prefiro sempre esperar sinais sólidos de inversão mesmo que isso me faça perder a primeira parte da subida.

Recordo que, aquando da quebra em baixa dos 11400 pontos, quando assumia o início do "Bear Market" e que era hora de fugir do mercado muitos foram aqueles que disseram que era um erro depois do índice já ter caido tanto...

Se um dia posso alterar este valor dos 8900 pontos como referência? Sem dúvida! Se o "Bear Market" continuar, ao longo da queda, irá criar outros pontos chave que servirão como resistências que nos permitirão tirar conclusões sobre inversões a partir daí.

Repara que eu tenho definido resistências anteriores e que, se forem quebrados, considero podem dar novo alento aos touros. Mas não esperem que, pelos 8900 pontos estarem longe, diga que a quebra de outra resistência que considero de menor importãncia seja considerada o início de um novo "Bull Market".

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (35.81 KiB) Visualizado 9808 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (40.27 KiB) Visualizado 9804 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (27.01 KiB) Visualizado 9802 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por nunovc » 9/11/2008 20:58

aaugustobb Escreveu:Na minha opinião, estar á espera dos ( 8900) é um erro, a questão é acreditar ou não nas empresas que se investe.

Então se eu acredito nas empresas A,B ou C, porque é que eu não irei investir agora, aos preços actuais???....já sei que elas podem baixar muito mais, mas mesmo assim acho que esperar pelos (8900), é bem pior do que as actuais cotações baixarem mais.

Imaginando que espero pelo ( 8900), para realizar as compras, quando o indice atingir esse valor, quanto acham que deve estar a cotar, por ex: bcp, bpi, sonae, galp,etc..???...devem estar a cotar muitissimo acima dos valores actuais!!...então acham melhor comprar a esses preços, ou aos actuais??...mesmo correndo o risco das cotações ainda baixarem muito mais...obviamente não se pode entrar com tudo de uma só vez, vai-se comprando aos poucos. á media que elas vão caindo :wink:, por isso na minha opinião acho que esperar pelos (8900), é um mão negócio, porquê comprar depois mais caro, se pode comprar agora muito mais barato... :roll:

BN

A tua perspectiva parece-me de longo prazo mas nem todos fazem os seus negócios dessa forma. Parece-me que as recomendações do Ulisses são mais dirigidas para o curto/médio prazo.

Registado: 16/5/2008 12:01

cometário

por jotabilo » 9/11/2008 20:25

Caros

E, contudo, Bufet num dos corolários que enuncia para caracterizar um bom investidor, diz:- Serás um bom investidor se tiveres a capacidade de admitires perdas até 50% do capital investido, sem que te sintas desmotivado na continuação na tua atitude de investimento.

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

por artista_ » 9/11/2008 13:31

vegeta Escreveu:Pequena reflexão/dúvida: considerando que o sinal de inversão do anterior Bull se deu com a quebra em baixa dos 11400 pontos, definir agora que o sinal de inversão do Bear se dará apenas com a quebra em alta dos 8900 pontos não será demasiado "limitante" para os nossos negócios?

Em primeiro lugar a mim parece-me que se o mercado conseguir quebrar dos 7200/7500 será dado um primeiro sinal de inversão, será apenas de curto prazo mas, se isso acontecer, estarei mais atento ao mercado e será suficiente para entrar caso encontre algum título em situação técnica interessante... se as coisas não correrem bem, estão lá os stops!

Mas, independentemente do nível mais seguro para entrar, também concordo que uma eventual quebra da zona entre os 8000 e os 8900 seria um sinal mais claro, é importante perceber o que queremos da bolsa, que estratégia temos. Será que temos de investir muito para apanhando todos os movimentos de subida para ganharmos? eu penso que não, acho que entrando apenas quando os mercados sobem consistentemente se ganha bem mais e se prejudica menos a vida pessoal, mesmo que isso possa significar que em 10 anos estamos 4 ou 5 fora, por exemplo!

vegeta Escreveu:Exemplificando e sobre-simplificando:
Quando quebrar os 8900 pontos entro no mercado novamente. As acções sobem durante um período considerável, mas só quero vender quando houver sinais claros de nova inversão. Supondo que isto acontecia novamente nos 11400 pontos, só iria "aproveitar" 2500 pontos de uma amplitude total 3 ou 4 vezes maior.

Outra coisa importante é que o teu discurso é o que quem acredita que a bolsa já bateu no fundo... e se a bolsa ainda for aos 4000 pontos, ou menos??? Na realidade ninguém sabe o que nos reserva o futuro, há uns tempos atrás, o Psi20 estava nos 10 mil pontos e a AT dizia que teria que quebrar os 11400 para a tendência mudar, muitos pensavam como tu, "então eu vou esperar pelos 11.400 e perder mais de 10% da subida!??". Hoje já caímos quase 50%... quem nos diz que daqui a uns meses estamos bem mais abaixo a falar do nível dos 5000 (por exemplo) como nível de segurança para entrar?!! Se acontecer algo do género também vai haver quem aqui volte a fazer esse raciocínio "então eu vou perder 20% da subida?!"...

vegeta Escreveu:E agora a pergunta ao mestre Ulisses: o valor que actualmente indicas que marcará a inversão para Bull (8900 pontos) pode alterar-se? O que é que te faria "descer" este valor?

Não sendo o Ulisses, há dois tipos de razões que poderão fazer descer esse valor: Uma lateralização acima dos mínimos anteriores e um valor significativamente abaixo dos 8900 pontos que servirá como resistência (de uma forma pouco clara já o fez na zona que considerei, os 7200/7500 pontos) que se for quebrada será um sinal importante de inversão; Fazendo novos mínimos alterar-se-á a "big picture" e haverá novos valores a considerar, dependendo dos movimentos que forem efectuados...

abraços

artista

8900 PONTOS - SINAL DE INVERSÃO [b]Alguma razão[/b]

por rk0r794 » 9/11/2008 13:30

Na minha humilde opinião os 8900 pontos como sinal de inversão no PSI, deve ser considerado para algumas empresas cotadas na nossa bolsa. No entanto, existem puitas empresas no nosso PSI cotadas abaixo do seu valor contabilisticos. Estas sim, não vejo qualquer problema em entrar nestes dias de hoje. Muitas mais valias se irão geral, casoa a entrada se faça neste momento.
Assim, o mestre Ulisses não deixa de ter alguma razão. Mas só alguma razão

Registado: 20/9/2008 18:02

por aaugustobb_69 » 9/11/2008 13:13

Na minha opinião, estar á espera dos ( 8900) é um erro, a questão é acreditar ou não nas empresas que se investe.

Imaginando que espero pelo ( 8900), para realizar as compras, quando o indice atingir esse valor, quanto acham que deve estar a cotar, por ex: bcp, bpi, sonae, galp,etc..???...devem estar a cotar muitissimo acima dos valores actuais!!...então acham melhor comprar a esses preços, ou aos actuais??...mesmo correndo o risco das cotações ainda baixarem muito mais...obviamente não se pode entrar com tudo de uma só vez, vai-se comprando aos poucos. á media que elas vão caindo :wink:, por isso na minha opinião acho que esperar pelos (8900), é um mau negócio, porquê comprar depois mais caro, se pode comprar agora muito mais barato... :roll:

BN
Editado pela última vez por aaugustobb_69 em 9/11/2008 21:11, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 1:39

por hugob0ss » 9/11/2008 12:45

Desculpa lá intervir, sei que a pergunta n me foi dirigida a mim, mas na minha humilde opinião, aquele valor indicado pelo Ulisses é o valor no qual ele se sente confortável para entrar no mercado, não quer dizer que mais ng possa entrar antes ou depois. Na realidade, se queres entrar antes e por consequência tentares ganhar mais dinheiro, também tens que estar consciente que estás mais exposto ao risco. (segundo a análise dele).
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.

Registado: 23/10/2008 14:18

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, Carrancho_, Conservador, fatura.pt, Ferreiratrade, Google [Bot], Goya777, MiamiBlue, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, trilhos2006 e 108 visitantes