Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-Topic: Alunos expulsam ministra de Fafe

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 12/11/2008 13:24

Tojo Escreveu:na melhor escola do país, em Coimbra, os melhores professores com este modelo, são corridos a suficiente!!Porquê?? porque existem quotas e só 2 ou 3 é que tem muito bom!! É o modelo economicista!!

Este é o modelo das quotas que foi implementado na função pública e também em muitas empresas privadas.

Quanto a mim é uma aberração, pois a avaliação deixa de ser feita em termos absolutos e passa a ser feita em termos relativos.

Imagine-se o que era avaliar os alunos com este critério: só 10% da turma pode ter nota máxima e 10% da turma obrigatoriamente vai chumbar porque tem de haver quotas. Não faria muito sentido...

Registado: 5/11/2002 12:21

por Tojo » 12/11/2008 13:19

Os professores SEMPRE FORAM AVALIADOS (ao contrários do que passa para a comunicação social) e querem ser avaliados.Agora dou-vos um exemplo: na melhor escola do país, em Coimbra, os melhores professores com este modelo, são corridos a suficiente!!Porquê?? porque existem quotas e só 2 ou 3 é que tem muito bom!! É o modelo economicista!!Já ouviram dizer que o barato sai caro?? É a debandada geral dos mais velhos mesmo com 500 eur de prejuizo mensal! Nessa escola, os pais estavam muito preocupados pq estavam a pedir a reforma. Já agora para os que dizem que os professores não trabalham aqui vai, por alguem que se deu ao trabalho de perder um bocado do seu tempo:

Vamos exigir as 35 horas na Escola!!!

Recebi esta mensagem e quero partilhar convosco...
Aos meus colegas professores espalhem-na para ver se algumas coisas são esclarecidas...
Alguns comentários de colegas sobre a perseguição aos prof's (afinal, os GRANDES culpados do estado do ENSINO em Portugal)
Porque não mudamos de agulha?! Vamos passar a exigir as 35 horas semanais... Assim a nossa sociedade não pode acusar os professores de trabalharem pouco... "Pois eles até se queixam! Querem trabalhar 35 horas... só pode ser porque REALMENTE trabalham mais". Os pais deverão passar a perceber melhor o que se passa...
Há muitos que realmente não se preocupam com o trabalho que fazem e quanto menos melhor. Mas desses há em todas as profissões!
O que quero é trabalhar 35 horas e não me preocupar mais com a escola. Porque, se a ideia for as 35 horas MAIS não sei quantas fora de horas então que nos paguem para isso, pois não há dúvida que os "gordos" vencimentos que nos pagam são para 35 horas.

Então vai ser o bom e o bonito: "Tenham paciência, mas não trago os testes! É que os computadores estiveram toda a semana ocupados por outros colegas. Fiquei até à hora de sair a olhar para as moscas porque não tinha onde trabalhar (o portátil é MEU, é para actividades de lazer, a escola não mo ofereceu!). Depois fui passear com a família. Estava fora das 35 horas. Vamos ver se para a semana temos mais sorte!"

Ou então: -"O Stora!!! Outra vez o mesmo CD???”
- “Tenham lá paciência. Mas já requisitei outros no ano passado (iguaizinhos a uns que comprei para me entreter enquanto brinco com os meus filhos depois das 35 horas). Ainda estou à espera. Mas esta música é muito interessante, ora vamos lá abordá-la de uma outra forma, de certeza vocês vão gostar muito." (É que os professores que não tiverem imaginação e uma atitude muito positiva, não são bons profissionais).

Ou ainda: "Desculpem lá, mas vou ao cinema com a minha mulher! São 17h e não posso continuar nesta reunião!" (Claro que posso ser obrigado a isso, se pagarem as horas extraordinárias ou um suplemento de isenção de horário!")

Já agora... e a propaganda necessidade de formação contínua, de actualização??? No meu tempo familiar??? NEM PENSAR!!! Só nas desejadas 35 horas!!!!

EU QUERO UM HORÁRIO DE 35 HORAS E ORGANIZAR A MINHA VIDA PROFISSIONAL À VOLTA DESSAS 35 HORAS!!!!

Exijo que me obriguem a estar na escola 35 horas, e mais nada! Ou então calem-se e não me falem mais nisso pois, com jeitinho, pego num cronómetro e passo a impor-me 35 horas, mesmo que não mo obriguem!!!

Não gozem comigo! A sério, vamos pedir as 35 horas!

Já agora, gostava de ver um estudo comparativo, sério, entre diferentes carreiras de licenciados. Horários, remunerações, sistemas de saúde, etc. Também gostava REALMENTE de saber que raio de privilégios é que tenho! É que se me parece que a nossa carreira é uma aberração, com um topo decente, mas uma metade inicial uma anedota, seria interessante saber e não só parecer.

E para acabar, porque será que de uma profissão que dizem tão privilegiada, também dizem que só a têm aqueles que não encontram mais nada???

Gostava de perceber, mas sou professor, não chego lá!
Eu também quero trabalhar as 35 horas na escola!

Mas quero mais... Quero tirar as férias em diferentes alturas do ano e não ter de gramar sempre o Agosto!!! Tudo tão caro nesse mês. Vou já escolher: quero uma semana em Março, outra em Novembro e duas semanas na 1ª quinzena de Julho! E vou vender o meu PC de casa porque vou conseguir fazer tudo na minha escola! Vai ser fantástico! Vamos todos lutar pelas 35 horas!

Eu também quero trabalhar as 35 horas na Escola. E, já que ficamos cada vez mais iguais aos outros funcionários públicos, também quero marcar férias fora do período que medeia entre 15/7 e 31/8 (ou uma semana além, por causa do Serviço de Exames). É que fora desse período gozo melhor as férias: - há menos gente e tudo sai mais económico.

Quero também deixar de ter o porta-bagagem do meu carro transformado num escritório ambulante, carregando testes, apontamentos e livros de casa para a Escola e vice-versa. Também quero poupar nos tinteiros para a impressora, nas resmas de papel e na energia eléctrica que gasto em casa, à conta da necessidade de preparar aulas, instrumentos de avaliação, reuniões, etc.
E mais: quero almoçar a horas e com sossego. As sandes do bar da Sala dos Professores, ingeridas num curto espaço de tempo, já me estavam a fazer mal ao estômago. Também quero que as reuniões acabem a horas e não se prolonguem para além das 20 horas, já para não falar de alguns Pedagógicos em que a Ordem de Trabalhos traz assuntos mais complicados que vão para além dessa hora. Quero sair à noite descansadamente, para tomar um café, sem pensar que ainda tenho alguns testes para corrigir, algumas notas a rever por causa das avaliações intercalares, etc...

Vamos exigir as 35 horas na Escola!!!
Eu também quero as 35 horas na escola, e não ter que me preocupar com o trabalho quando estou em casa.
TAMBÉM NÃO ME QUERO PREOCUPAR COM AS 3 HORAS DE VIAGEM QUE FAÇO TODOS OS DIAS DE ESCOLA PRA CASA E DE CASA PARA A ESCOLA, E TER A REGALIA DE GASTAR UMA PIPA DE MASSA PARA ME DESLOCAR DE QUE ME POSSO QUEIXAR EU...ATÉ TENHO QUE TRABALHAR AOS SÁBADOS DURANTE TODO O DIA COM O DESPORTO ESCOLAR E ME DOU AO LUXO DE NADA RECEBER PARA ISSO...

Registado: 8/1/2004 13:14

por vold » 12/11/2008 13:17

TRSM nem mais! depois os sindicatos ainda têm o desplante de faltar a reuniões, apenas e só porque responsáveis do governo disseram que os Sindicatos não têm apresentado propostas.

basta ouvir o presidente do sindicato a falar, para perceber o porquê de tanta confusão. se há pontos com que não concordam, apresentem-nos a quem os pode mudar.

sinceramente não sei quais são todos os pontos da avaliação, mas não posso deixar de pensar que os professores não querem é perder muitas das regalias que tinham por adquiridas.

se se passou o mesmo com o resto da função pública, os professores não são mais que uma parte integrante da mesma e tal como os militares têm que aceitar que não vai ficar tudo na mesma.

primeiro não queriam ser avaliados, depois já queriam, mas não era como o governo propunha, depois já podia ser, agora já não pode. ridículo! o que me aprece é que estão a tentar atrasar ao máximo a alteração da lei, com esperança que o PS perca as eleições, ou pelo menos a maioria absoluta e estas alterações nunca venham a acontecer.
Editado pela última vez por vold em 12/11/2008 13:23, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 14:23

por pjota » 12/11/2008 13:08

Alunos a protestar contra o estatuto do aluno é simplesmente ridículo. Provavelmente nenhum leu o referido estatuto que lhes dá um milhão de oportunidades para evitar a repetição. Provas de recuperação, fim das faltas injustificadas, etc.

Imagens de alunos a mandar ovos à ministra é simplesmente degradante, seja que ministro for. Não é compaginável com um estado democrático onde estas questões se dirimem em fora próprios.

Bem podem andar a receber lições de cidadania se não souberem uma coisa elementar: a legitimidade da ministra advém do povo, dos seus votos. Podem não gostar, é verdade, mas da próxima vez votem de maneira diferente. O pior é que a maioria deles gosta deste Carnaval, mas nas próximas eleições provavelmente vai para a praia.

Registado: 29/11/2007 12:03

por TRSM » 12/11/2008 12:51

Para o Português, como eu, que apenas acompanho o problema através da comunicação social, gostaria que algum professor me explicasse pq razão em Abril os sindicatos assinaram com o ME este memorando, mas pelos visto agora não presta... difícil de entender para quem está deste lado

Estatuto da Carreira Docente
ME e Plataforma Sindical de Professores definiram um Memorando de Entendimento

12 de Abr de 2008

O Ministério da Educação (ME) manifesta a sua satisfação pelo Memorando de Entendimento a que chegou hoje com a Plataforma Sindical.

A avaliação dos professores far-se-á sem interrupções, nem suspensões, nem adiamentos, e para todos os docentes.

A avaliação de desempenho é um elemento de reforma muito importante na melhoria do funcionamento das escolas, pelo que o ME considera um enorme avanço poder contar com a participação dos sindicatos no desenvolvimento deste processo.

O compromisso obtido permite continuar a avaliação em melhores condições para as escolas e os professores.

O entendimento inclui ainda outros aspectos, como a participação dos sindicatos no acompanhamento do processo, a criação de mais um escalão na carreira docente ou a melhoria das condições de horário de trabalho dos professores.

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO entre o Ministério da Educação e a Plataforma Sindical dos Professores

1.No respeitante à avaliação dos docentes, os procedimentos a adoptar no ano lectivo 2007/2008 serão os seguintes:

a) Prosseguimento e desenvolvimento do trabalho considerado necessário pelas escolas;

b) Aplicação de um procedimento simplificado nas situações em que seja necessária a atribuição de uma classificação por estar em causa a renovação ou a celebração de um novo contrato, ou ainda a progressão na carreira durante o presente ano escolar;

c) Relativamente aos docentes integrados na carreira não considerados na alínea anterior, e que serão classificados apenas em 2008/2009, deverá proceder-se à recolha de todos os elementos constantes dos registos administrativos da escola;

d) Os elementos obrigatórios do procedimento simplificado referido na alínea b) são os seguintes: ficha de auto-avaliação e parâmetros relativos a nível de assiduidade e cumprimento do serviço distribuído; participação em acções de formação contínua, quando obrigatória e desde que existisse oferta financiada nos termos legais.

e) Para efeitos de classificação, quando esta tenha lugar em 2007/2008, devem ser considerados apenas os elementos previstos na alínea anterior.

2. No primeiro ciclo de aplicação do regime de avaliação de desempenho do pessoal docente, que será concluído no final do ano de 2009, abrangendo todos os docentes, serão reforçadas as garantias dos avaliados, nos seguintes termos:

a) Serão instituídas normas que garantam que a produção dos efeitos negativos da atribuição das classificações de Regular ou Insuficiente estará condicionada ao resultado de uma avaliação a realizar no ano seguinte, não se concretizando caso a classificação nessa avaliação seja, no mínimo, de Bom. Por essa razão, os constrangimentos decorrentes da atribuição de uma classificação de Insuficiente à celebração de novo contrato, no final deste ano lectivo, não produzirão efeitos, excepto quando se trate de renovação. No caso da atribuição de classificação de Regular:

i) Aplicar-se-ão, para efeitos de renovação, as regras que vigoraram em 2006/2007, designadamente que se mantenha a existência de horário lectivo completo e exista concordância expressa da escola.

ii) Será considerado o tempo para os efeitos previstos no artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro.

b) Os efeitos dessa segunda classificação, nesses casos, prevalecem sobre os que decorreriam da primeira, substituindo-a, ficando garantida a recuperação do tempo de serviço coberto pela anterior avaliação;

c) Mantêm-se os efeitos imediatos da avaliação quando permitam a progressão em ritmo normal ou quaisquer outros previstos no Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro;

3. Aplicação, aos professores contratados por menos de quatro meses, a seu pedido, do disposto n.º 2 do artigo 28.º, do Decreto Regulamentar n.º 2/2008, de 10 de Janeiro, e, consequentemente, contabilização do tempo de serviço para efeitos de integração e progressão na carreira docente.

4. Com o objectivo de garantir o acompanhamento, pelas associações sindicais representativas do pessoal docente, do regime de avaliação de desempenho dos professores, proceder-se-á até ao final de Abril à constituição de uma comissão paritária com a administração educativa, que terá acesso a todos os documentos de reflexão e avaliação do modelo que venham a ser produzidos pelas escolas e pelo Conselho Científico da Avaliação de Professores.

Compete a esta comissão paritária, tendo em sua posse a documentação referida e outra que considere adequada, preparar a negociação das alterações a introduzir ao modelo de avaliação.

Estabelecer-se-ão as regras que permitam a participação ou audição de peritos indicados pelas associações representativas do pessoal docente em reuniões do Conselho Científico da Avaliação de Professores, a sua solicitação ou a convite da sua presidente.

5. Durante os meses de Junho e Julho de 2009 terá lugar um processo negocial com as organizações sindicais, com vista à introdução de eventuais modificações ou alterações, que tomará em consideração a avaliação do modelo, os elementos obtidos até então no processo de acompanhamento, avaliação e monitorização de primeiro ciclo de aplicação, bem como as propostas sindicais.

6. Negociação, no âmbito do normativo sobre organização do ano lectivo 2008/2009, de critérios para a definição de um crédito de horas destinado à concretização da avaliação de desempenho dos professores, das condições de horário e remunerações dos membros das direcções executivas e dos coordenadores dos departamentos curriculares, e ainda da abertura dos concursos para o recrutamento professores titulares.

7. Definição, já para aplicação no próximo ano lectivo, de um número de horas da componente não lectiva que não são registadas no horário de trabalho dos professores, compreendendo o tempo para trabalho individual e o tempo para reuniões. Essa definição deverá ter em conta o número de alunos, turmas e níveis atribuídos, não podendo ser inferior a 8 horas para os docentes da educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico e para os outros ciclos do ensino básico e ensino secundário, 10 horas para os docentes com menos de 100 alunos e 11 horas para os docentes com 100 ou mais alunos.

8. Em cumprimento do disposto na alínea d) do n.º 3 do artigo 82.º do Estatuto da Carreira Docente, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro, o tempo para a formação contínua obrigatória ou devidamente autorizada em áreas científico-didácticas com ligação à matéria curricular leccionada ou relacionada com necessidades definidas pela escola incluir-se-á na componente não lectiva de estabelecimento do horário de trabalho dos docentes, sendo deduzido à mesma durante o ano escolar a que respeita.

9. Na sequência da criação de mais um escalão no topo da carreira técnica superior da Administração Pública, e com o objectivo de manter a paridade da carreira docente com aquela, é criado um escalão no topo da carreira dos professores e educadores, cujo índice remuneratório corresponderá ao escalão mais elevado da carreira técnica superior. Nesse sentido, o ME compromete-se a realizar até 31 de Dezembro de 2008, as negociações que respeitarão à criação desse escalão, dependendo a progressão a esse escalão do tempo de serviço prestado e da avaliação de desempenho. No que respeita à componente "tempo de serviço", esse escalão não implicará o aumento da actual duração da carreira.

10. O prazo para aplicação do primeiro procedimento decorrente do novo regime de autonomia, gestão e administração das escolas pode estender-se até 30 de Setembro de 2008

Registado: 5/11/2002 11:30

por tugatuga111 » 12/11/2008 12:20

Manequim Escreveu:Quando não se conhece a questão minimamente, o melhor que há a fazer é estar calado ou informar-se antes de opinar.

Atitudes fascistas não são bem vindas a este forum. :x

Registado: 18/7/2008 19:50

por Manequim » 12/11/2008 11:57

tugatuga111 Escreveu:O partido comunista deve ter metido lá uns 50 mil entre os professores e assim dizem que são muitos quando deceto nem 50% são professores!
Tenho pena de as eleições não serem já amanhã pois vou votar pela primeira vez PS vindo do Bloco. Pelo menos governam e não será à toa que todos apenas duvidam se terão ou não maioria absoluta.
Como disse o mech, se eles tivessem fome não atiravam ovos ao ar! Falta de educação e respeito. Medo das avaliações? Quem não deve não teme!

Escreveres o que escreveste, ou outra coisa qualquer a dizer que tá mal porque tá mal porque sim era a mesma coisa.

Os teus comentários são de quem não soube, não sabe e não quer saber.

Quando não se conhece a questão minimamente, o melhor que há a fazer é estar calado ou informar-se antes de opinar.

Isto serve para esta mensagem e para outras que aqui tenho lido a culparem os professores de tudo e mais alguma coisa.
Recuperar

Registado: 11/1/2008 13:04

por tugatuga111 » 12/11/2008 11:51

O partido comunista deve ter metido lá uns 50 mil entre os professores e assim dizem que são muitos quando decerto nem 50% são professores!
Tenho pena de as eleições não serem já amanhã pois vou votar pela primeira vez PS vindo do Bloco. Pelo menos governam e não será à toa que todos apenas duvidam se terão ou não maioria absoluta.
Como disse o mech, se eles tivessem fome não atiravam ovos ao ar! Falta de educação e respeito. Medo das avaliações? Quem não deve não teme!
Editado pela última vez por tugatuga111 em 12/11/2008 12:36, num total de 1 vez.

Registado: 18/7/2008 19:50

por artista_ » 12/11/2008 11:33

The Mechanic Escreveu:Eu acho que esses putos deveriam era precisar dos ovos pra comerem a refeição do dia, que jánão os atiravam de certeza.
Mas como estão de barriguinha cheia e costas quentes, fazem o que querem .

Há lugares e há maneiras pra protestar . E quando se tem 14 anos e a coisa mais séria do dia é "o que vái o Toni dizer á namorada Amelia nos Morangos com Açucar, qando souber que ela já sabe que ele é transsexual e está grávido" , um gajo olhar para estes "protestos" sobre "não sabem bem o quê " , dá aideia que andaram ali a lavar o cerebro dos putos e que, pelos visto, não ficou nada de jeito.

Olá Mech, bem vindo à realidade... ainda não percebi o que pensam as pessoas quando regularmente se fala do crescente aumento da indisciplina nas escolas!!! Parece que a sociedade só acorda quando vê isto ou um video no youtube com uma situação que todos ficariamos contentes se fosse das piores que acontecem nas escolas!?!?

Os miúdos actualmente são isto, podemos pensar todos porque é que sociedade se transformou tanto em duas décadas, podemos tentar encontrar soluções (as escolas fazem-no diariamente, não têm outro remédio) mas é isto... acordem que há pior, haverá escolas em que provavelmente a Ministra nem iria!

Obviamente é lamentável mas não me surpreende...

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 12/11/2008 11:24

Sect Escreveu:Apenas aplaudo quem teve coragem (a maioria absoluta tambem ajudou :wink: ) para ter realizado todas estas mudanças que já deviam era ter sido realizadas há muito, apenas ainda ninguem tinha tido coragem de dizer sem medo (Não, acabou a mama...).

Lá está, és mais um daqueles pessimistas que olham para o "copo meio-vazio", pegas num exemplo que dificilmente será extendido à generalidade, que até já deixou de existir porque fecharam escolas que tinham poucos alunos, que não tem nada a ver com os problemas que estão agora em causa e concluis tudo para uma classe de 140 mil!!!!? Não fazes a mínima idéia do que se passa actualmente no ensino nem o que é a vida de um professor, ou pelo menos não parece que saibas, mas achas bem!!

A tua mãe aproveitou o antigo sistema, mas eu digo-te o que é hoje a vida da grande maioria dos professores. Já não entram facilmente para o ensino, a grande maioria só consegue estar a leccionar perto de casa entre os 30 e os 40 anos, até aí todos os anos muda de escola, a maior parte deles com horários incompletos que dão para pouco mais que pagarem as suas despesas, quando dão. E já não chegarão nunca a ganhar o que a tua mãe ganhou e ganha porque a progressão hoje não é automática, para além de ter de ficar até aos 65 e não até aos ciquenta e tal sessenta como provavelmente a tua mãe ficou! A tua mãe e os da época dela eram respeitados, hoje para se lidar com estas crianças é preciso muita "estaleca"...

Obviamente que há bons e maus professores, melhores e piores, haverá alguma classe com 140 mil pessoas em que todos sejam muito bons?! Obviamente que não... o problema é que muitos dos portugueses vêm apenas os maus, se os filhos têm um professor que embirra com o filho ou falta muito (quaisquer que sejam os motivos) esquecem-se que ele tem mais 9 ou 10 que são bons ou muito bons!

Mas o mais incrivel é que não percebes o que se passa, aplaudes as mudanças, mais quais?! sabes o que implica tudo isto?! conheces as mudanças?! podíamos discuti-las mas duvido que conheças bem alguma coisa. Fases parte daqueles a que me referi lá atrás, não conhecem bem os dados mas falam com a segurança de quem é muito entendido, para isso basta não falar do conteúdo que não se percebe...

Se quiseres discutir o conteúdo daquilo que aplaudes estou disponível, eventualmente até concordarei com alguma coisa, dizer apenas "acabou a mama" é mais ou menos o mesmo que aqueles que aqui escrevem "o título A vai subir!" :wink: e é um bom exemplo do que escrevi lá atrás em relação aos portugueses!

Um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por The Mechanic » 12/11/2008 11:08

Eu acho que esses putos deveriam era precisar dos ovos pra comerem a refeição do dia, que jánão os atiravam de certeza.
Mas como estão de barriguinha cheia e costas quentes, fazem o que querem .

Há lugares e há maneiras pra protestar . E quando se tem 14 anos e a coisa mais séria do dia é "o que vái o Toni dizer á namorada Amelia nos Morangos com Açucar, qando souber que ela já sabe que ele é transsexual e está grávido" , um gajo olhar para estes "protestos" sobre "não sabem bem o quê " , dá aideia que andaram ali a lavar o cerebro dos putos e que, pelos visto, não ficou nada de jeito.

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por MCMAD1977 » 12/11/2008 10:58

É verdade o que dizes Artista. Mas a situação acontece não só pela «inveja Portuguesa», mas também pelo descrédito total dos politicos...

Registado: 25/2/2008 17:23

por DC89 » 12/11/2008 3:46

Panizzi Escreveu:

É que os que vão para a rua protestar , para além de terem razão , já têm idade para saber dar um tiro numa pistola....

Fizeste-me rir de uma maneira com a forma como escreveste isto...
:mrgreen:

Em relaçao a esta situaçao apesar de não estar dentro do assunto, via em casa quando ainda morava com os meus pais, que no caso da minha mãe que é professora, o dinheiro que ela recebia não era "merecido", não por culpa dela pois é uma excelente professora mas sim pela distribuiçao dos alunos antigamente.
Pois receber o ordenado que ela recebia e recebe, por quase todos os anos ensinar 2 ou 3 garotos no maximo, que nesta zona do país é assim, é algo de onde não provem rentabilidade nenhuma, já para nao falar nas avaliaçoes muito duvidosas de certos professores.

Apenas aplaudo quem teve coragem (a maioria absoluta tambem ajudou :wink: ) para ter realizado todas estas mudanças que já deviam era ter sido realizadas há muito, apenas ainda ninguem tinha tido coragem de dizer sem medo (Não, acabou a mama...).

Registado: 26/12/2007 15:50

Re: Já ninguém acredita em nada

por Resina » 12/11/2008 3:19

mcarvalho Escreveu:é o descredito total...
a inversão de valores...

os alunos batem nos pais e nos professores

os professores desrespeitam á ministra

a ministra não se sabe dar dar ao respeito

enfim .. paranóia total...

até o pinho dá o braço a torcer:

Devido aos buracos nos bancos à escala mundial, queda generalizada das bolsas, cortes profundos nos orçamentos, escalada dos combustíveis e necessidade de racionamento de energia, informamos que a famosa 'luz ao fundo do túnel' estará temporariamente desligada!"

A ministra tambem já saía do governo...
O trabalho que ela está a fazer (seja bom ou mau), a conviver nestas condições é insuportavel....
Quando foi na saude, enquanto não houve substituição as coisas não acalmaram...
Se querem paz, acho que é com outro(a) lá na Educação...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Panizzi » 12/11/2008 2:27

antsantos Escreveu:Por ser pai e encarregado de educação também gostaria de escrever

Li no início que os professores não querem ser avaliados, parece-me que tal é mentira, infelismente parece que tal situação no PS só o Manuel Alegre parece compreender, já sei esta velho e perdido.

Quanto aos alunos, não compreendo como é que o meu filho se estiver 3 semanas doente é facilmente confundido com um aluno faltoso por opção, para mais, obrigado a ser avaliado com matéria que poderá não ter nada a ver com as aulas a que faltou, quando esta última é que deveria de ser alvo da sua atenção pela impossibilidade de assistir.

Quanto aos comportamentos dos alunos até são lamentaveis, mas os seus 15 ou 16 anos não os descredibizam, se com 16 aos se pode ser preso, então também se poderá fazer ouvir, infelizmente andam por aí muitos lacaios, que só vêem as coisas numa direcção.

Também gostaria de lembrar por último que estes alunos irresponsaveis e incultos serão os principais herdeiros desta terrível hipoteca, involuntariamente adquirida, da qual este governo, se desresponsabiliza.

Quanto á questão dessas crianças e da vergonha que se assistiu hoje , deixo-lhe aqui esta passagem retirada do blog que o camarada artista por aqui deixou :

2.1.2. Opinião dos alunos
A opinião dos alunos é algo complexa. Embora um grande número de alunos tenha noção do que é o estatuto do aluno, ou seja, que nele estão contemplados os seus direitos e deveres, bem como as “punições” para aqueles que não cumprirem os deveres, a maioria não faz ideia do que se trata
Sintomaticamente, quando contactados para a realização dos inquéritos, muitos revelaram ser “contra”! Contra o quê, não sabem, mas são contra…
Quanto ao conteúdo, propriamente dito, os alunos desconhecem-no, seja o antigo ou o novo. Porém, possivelmente devido a toda a publicidade e polémica levantada no final do 2º Período Lectivo com o “Caso do Telemóvel”[1], alguns alunos têm noção de parte das alterações implementadas no novo estatuto do aluno, considerando-as exageradas e demasiado rígidas.
Curiosamente, os poucos alunos que conhecem as alterações do regime de faltas, são da opinião que o novo estatuto do aluno não resolve os problemas, mas pelo contrário, prejudica os alunos e os professores.
Quando inquiridos em relação ao que, na sua opinião, deveria ser contemplado, os alunos são incapazes de dar uma resposta coerente, limitando-se muitas das vezes a dizer que devia de deixar de existir, ou seja a chamada “não-solução”.
Particularmente preocupante foi a reacção dos dois elementos da Associação de Estudantes contactados, em duas escolas diferentes, afirmando um desconhecer totalmente este assunto e recusando-se assim a responder, enquanto o outro revelava o uma ignorância praticamente geral, surgindo como sua única preocupação as cargas horárias dos alunos…

------

Perante isto , mais nada a acrescentar.

Registado: 26/2/2008 22:11

por Jiboia Cega » 12/11/2008 2:24

artista Escreveu:Dizer que é isto que os professores andam a ensinar aos alunos é mais uma afirmação de quem não sabe minimamente o que é uma escola...

:clap:

(...)

artista Escreveu:o facto de o governo e a ministra da educação terem este tipo de atitude deve-se, em última análise, ao facto de o povo português ser mesquinho e invejoso! Muitas pessoas que conheço que não estão ligados à educação, nem têm nenhum familiar próximo ligado a ela, não só estão de acordo com muitos dos argumentos do ME como têm opiniões muito seguras sobre assuntos que conhecem mal ou simplesmente não conhecem, entre pensar simplesmente "eu não percebo nada disto, mas acho impossível que não haja alguma coisa que esteja mal quando uma classe inteira se manifesta desta forma, uma classe inteira se dá ao trabalho de fazer uma viagem à capital vindos de lugares tão longinquos como Bragança, Faro, Chaves, etc..." preferem pensar "estes tipos são uns grandes malandros, não querem a fazer nada", simplesmente porque a grande maioria dos portugueses gosta que se ataquem os outros, se eles estiverem pior isso já nos faz estar melhor...

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Um grande abraço, artista!!
Jiboia

Registado: 21/3/2006 10:46

por artista_ » 12/11/2008 2:13

antsantos Escreveu:Quanto aos alunos, não compreendo como é que o meu filho se estiver 3 semanas doente é facilmente confundido com um aluno faltoso por opção, para mais, obrigado a ser avaliado com matéria que poderá não ter nada a ver com as aulas a que faltou, quando esta última é que deveria de ser alvo da sua atenção pela impossibilidade de assistir.

Há uns meses coloqui aqui um tópico sobre um trabalho que efectuei (com três colegas) sobre o novo "Estatuto do aluno" e que deu origem a um blogue, não vou procurar o tópico mas o blogue está em http://www.estatutodoaluno.blogspot.com/

Nesse trabalho identificam-se muitas incongruências deste novo estatuto e antecipam-se vários problemas que dele obrigatoriamente resultarão. Para as escolas, e para os professores em particular, é mais burocracia e mais trabalho. Os professores sempre fizeram esforços para que os alunos que faltassem pudessem recuperar, agora obrigam a fazer uma prova com plano de acompanhamento a todos, aos que faltam porque lhes apetece, aos que faltam porque estão doentes, aos que faltam porque são indisciplinados, etc... e se eles não passam nessa prova é mais uma carga de trabalhos, porque todos os professores da turma terão de reunir para decidir o que fará com o aluno, normalmente sairá dali mais um plano de acompanhamento/recuperação para o qual, a maioria dos alunos que estão nestas situações, se estão borrifando...

Mas este novo estatuto está a ter uma grande virtude... sem ter nada a ver com as afrontas que o novo Estatuto da carreira docente e o sistema de avaliação de desempenho são para os professores, acabou por alertar pais e alunos para as politicas desfasadas da realidade emanadas deste Ministério! Desta forma está a conseguir aliar pais e alunos contra as politicas da educação e contra a Ministra em particular!

abraços

artista

por artista_ » 12/11/2008 1:54

Vou aproveitar que o tópico ainda não foi bloqueado para meter uma colherada :mrgreen: :mrgreen:

Obviamente é lamentável o que sucedeu com a Ministra mas de certa forma ela está a provar aquilo que actualmente são as escolas...o conceito de família está a desaparecer e com ele respeito e regras básicas de vida em sociedade vão-se num instante...depois dá nisto!

Dizer que é isto que os professores andam a ensinar aos alunos é mais uma afirmação de quem não sabe minimamente o que é uma escola...

Estive na Manifestação de sábado (quem não esteve?!) e a Ministra está obviamente a comprar uma guerra completamente desnecessária, ela e o governo estão cada vez mais sós nesta teimosia...

Vou deixar aqui uma opinião que pode ser polémica mas que é a minha, já que o tópico não foi bloqueado vou aproveitar... o facto de o governo e a ministra da educação terem este tipo de atitude deve-se, em última análise, ao facto de o povo português ser mesquinho e invejoso! Muitas pessoas que conheço que não estão ligados à educação, nem têm nenhum familiar próximo ligado a ela, não só estão de acordo com muitos dos argumentos do ME como têm opiniões muito seguras sobre assuntos que conhecem mal ou simplesmente não conhecem, entre pensar simplesmente "eu não percebo nada disto, mas acho impossível que não haja alguma coisa que esteja mal quando uma classe inteira se manifesta desta forma, uma classe inteira se dá ao trabalho de fazer uma viagem à capital vindos de lugares tão longinquos como Bragança, Faro, Chaves, etc..." preferem pensar "estes tipos são uns grandes malandros, não querem a fazer nada", simplesmente porque a grande maioria dos portugueses gosta que se ataquem os outros, se eles estiverem pior isso já nos faz estar melhor...

O povo português não só é invejoso por natureza como é negativista e pessimista, raramente olha para o que está bem ou o que é positivo, procura sempre o que está mal para criticar, muitas vezes, à falta de argumentos usam-se suposições ou rumores, serve na mesma... Do primeiro mal nunca sofri, dos outros dei-me realmente conta no último ano, fiz algumas viagens aos states e isso iluminou-me bastante! Mas estou a fazer um esforço para mudar, não me queixar tanto, agir mais, criticar menos, tentar ver aquilo que está bem para me servir de exemplo em vez de olhar para o que está mal para criticar!

Fica para reflexão... enquanto o tópico estiver disponível, espero ainda conseguir colocar esta mensagem! :mrgreen: :mrgreen:

abraços

artista

por antsantos » 12/11/2008 1:53

Por ser pai e encarregado de educação também gostaria de escrever

Li no início que os professores não querem ser avaliados, parece-me que tal é mentira, infelismente parece que tal situação no PS só o Manuel Alegre parece compreender, já sei esta velho e perdido.

Quanto aos alunos, não compreendo como é que o meu filho se estiver 3 semanas doente é facilmente confundido com um aluno faltoso por opção, para mais, obrigado a ser avaliado com matéria que poderá não ter nada a ver com as aulas a que faltou, quando esta última é que deveria de ser alvo da sua atenção pela impossibilidade de assistir.

Quanto aos comportamentos dos alunos até são lamentaveis, mas os seus 15 ou 16 anos não os descredibizam, se com 16 aos se pode ser preso, então também se poderá fazer ouvir, infelizmente andam por aí muitos lacaios, que só vêem as coisas numa direcção.

Também gostaria de lembrar por último que estes alunos irresponsaveis e incultos serão os principais herdeiros desta terrível hipoteca, involuntariamente adquirida, da qual este governo, se desresponsabiliza.

Registado: 23/10/2008 1:02

pensa????

por mcarvalho » 12/11/2008 1:39

"Penso que a moldura penal deverá ser alterada para ser mais ágil para punir e prender"

11/11/2008

O governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, considera que é preciso alterar a moldura penal que rodeia a actividade financeira para se puder agir depressa no sentido de punir e prender quem efectua crimes.

“Penso que a moldura penal deverá ser alterada para ser mais ágil para punir e prender”, afirmou esta noite Vítor Constâncio durante a comissão parlamentar de Orçamento e Finanças.

O responsável considera que se deverá pensar na moldura penal que rodeia a actividade financeira e que, por exemplo, algumas questões que hoje são consideradas como contra-ordenações passem a ser consideradas crimes, como “a prestação de inromações falsas ao supervisor”.

O responsável salienta que para isso é necessário que se pense também na protecção de que denúncia os crimes, tal como acontece nos EUA.

Registado: 17/2/2004 1:38

por mcarvalho » 12/11/2008 1:37

"Como regulador fracassou" e tem uma "visão sonolenta dos seus poderes"

11/11/2008

Paulo Portas, líder do CDS-PP, afirmou hoje que o governador do Banco de Portugal “fracassou” como regulador e critica a visão “sonolenta” que o responsável tem dos poderes que detém.

“O senhor como regulador fracassou” e “falhou duas vezes em relação a duas instituições financeiras”, afirmou Paulo Portas.

“O senhor falha ao ritmo de um banco por ano”, acrescentou referindo-se aos problemas que foram detectados no Banco Comercial Português (BCP) e no BPN.

Paulo Portas disse ainda que Vítor Constâncio “tem uma visão minimalista dos seus poderes” e uma “visão sonolenta e extremamente condescendente” com prejuízo para o país, para o sistema financeiro e para os contribuintes.

por mcarvalho » 12/11/2008 1:36

"Entende que tem condições para continuar a desempenhar o cargo?"

12/11/2008

O deputado do PCP, Honório Novo, questionou esta noite o governador do Banco de Portugal se Vítor Constâncio considera que tem condições para continuar a desempenhar o cargo, depois dos problemas que determinaram a nacionalização do BPN.

Honório Novo considerou hoje que o caso BPN resulta de uma inacção permanente e que para evitar casos com este “bastava que o Banco de Portugal tivesse feito tudo o que podia e tivesse utilizado todos os mecanismos que tem à sua disposição”.

O deputado questionou, durante a comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, Vítor Constâncio sobre se considera “que tem condições para o exercício nas mesmas condições de credibilidade para continuar a desempenhar o cargo” de governador do Banco de Portugal

por tiopatinhas » 12/11/2008 1:26

A sra Ministra até não foi maltratada :oops: Que eu saiba conheço (via comunicação social) vários casos de agressões a professores e auxiliares. Os politicos dizem que a agressividade e desrespeito dos alunos nas escolas relativamente aos professores e auxiliares não é nada de especial :!: :!: .
Eu acho que é e há casos gravíssimos de falta de educação, agressividade etc...
Portanto se não foi agredida com murros e pontapés pode dar-se por feliz :lol: :lol:
Mas se continua assim... não passará sem umas valentes caneladas :lol:
Juro adorava ver :lol: :lol:

Ps. Não sou professor mas, sou pai e encarregado de educação.

Registado: 17/3/2005 14:58

por Panizzi » 12/11/2008 1:24

Nem queria acreditar no que estava a vêr na TV.

Crianças de 14 15 anos a discutirem o que é certo ou errado ? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas eles por acaso só , sabem lá do que estão a falar ?

Eram pequenos a saltar de um lado para o outro "ehhhhhhhh queremos a Ministra na rua .... devia levar com mais ovos .... ela não percebe nada disto".

Eu já vi muita coisa , mas ser ridicularizado desta maneira , nem nos Países menos desenvolvidos do Mundo.

É que os que vão para a rua protestar , para além de terem razão , já têm idade para saber dar um tiro numa pistola....

Agora esta "canalha" a dizer o que é certo ou errado para o futuro do País quando o ÚNICO direito que têm é estarem dentro da sala , aprenderem , estudarem e produzirem algo ?

Onde é que estamos afinal ? Isto já nem República das Bananas se é....

Até fico com vergonha... :oops:

Registado: 26/2/2008 22:11

por limpaesgotos » 12/11/2008 1:02

Afinal o que é que ela lá foi fazer? Propaganda ??

E os prejudicados com isto tudo são os alunos ...
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], danielme1962, Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, iniciado1, J.f.vieira, nickforum, Opcard33, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 248 visitantes