Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O DAX pode estar à beira de uma subida a sério ...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por **** » 17/6/2003 14:29

Penso que isso só prova que a bolha ainda não acabou e que o mercado continua disposto a pagar uma avaliação elevada pelas acções.
Abraços

Engraçada essas teorias dos PER, porque

por Visitante » 17/6/2003 14:27

isso eh tudo bullshit ou bearshit :mrgreen: :mrgreen:
Dizem que os PER estao altos e entao isto tem de cair. Errado!! Para os PER baixarem nao eh preciso que isto caia, basta que as empresas recuperem e, na minha opiniao isto ja esta a acontecer.
Por outro lado, e pelo sentimento de opiniao aqui do forum e principalmente do forum da concorrencia, nota-se que existem muitos bears convictos, que teimam em nao mudar de opiniao com o mercado. Ora estes ainda nao desapareceram ( leia-se falirem ), portanto mantenho-me bull.
Visitante

por Ulisses Pereira » 17/6/2003 14:25

A correlação do S&P com os PER`s é tão ténue que no gráfico é bem visível como o último "fundo" dos PER`s coincide com o auge da bolha, em Março de 2000...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Eu acho é que ...

por Xanax » 17/6/2003 14:17

o contrário nunca foi tão verdadeiro. Ou eu me engano o isto está a dar as últimas.
Xanax
Cumps

Registado: 5/12/2002 17:48

mto obrigado pelo gráfico:serve pelo menos

por La Palisse » 17/6/2003 14:14

para desmistificar alguns conceitos não tão correctos,assim pela tendência crescente na evolução dos per´s v~e-se perfeitamente que com os actuais estamos no topo ,ou seja estamos com os preços mais altos de qualquer BULLMARKET!!!ocurrido até agora o que respeita essa tendencia crescente:atenção eu disse TOPO e não fundo eheh,agora se decrescessemos para menos de metade ficavamos com o fundo mais alto(e mto)de todos os tempos,e pronto acho que não é preciso dizer mais nada sobre o assunto,agora se os mercados vão subir ou descer isso já não sei,pois a manipulação É o mercado!!!as consequencias ...ctos
La Palisse

por **** » 17/6/2003 14:04

O outro
Anexos
ch_per.gif
ch_per.gif (15.19 KiB) Visualizado 1677 vezes

por **** » 17/6/2003 14:03

O primeiro gráfico está um pouco desatualizado mas dá uma visão histórica da evolução dos PER's
Anexos
gif00021.gif
gif00021.gif (28.22 KiB) Visualizado 3295 vezes

Alladin

por Dwer » 17/6/2003 14:00

Tb concordo com o target do H&S, embora haja outra hipótese se olharmos para o gráfico semanal, em que o target atira para os 3400.

Mas no caso de ser 3300 fico um bocado preocupado com o meu longo, principalmente com o gap de hoje.

Poderá ser um gap de exaustão?

Abraços,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Alladin » 17/6/2003 13:47

O Dax tem resistências a 3312, a 3360 e depois só os 3500 pontos. Mas há uma coisa que quero lembrar, é que se o Dax fez no seu fundo um H&S invertido então o seu target era precisamente os 3300 pontos. Eu continuo liquido à espera de mais sinais, sinceramente o que me preocupa neste momento é o periodo de férias e a sua tradicional falta de liquidez, além do Euro que não para de subir. Nos últimos anos os mercados têm caído sempre desde junho a setembro, po isso vou continuar à espera. Gato escaldado de água fria tem medo...
Abraço

Registado: 6/2/2003 2:44

por Ulisses Pereira » 17/6/2003 13:45

Há um dado que julgo que as pessoas estão a ignorar que é o facto dos PER`s, historicamente, serem cada vez maiores. Isso é uma tendência histórica, secular e que não vejo qual a razão para que essa tendência se altere. Infelizmente, não tenho aqui à mão um gráfico onde é claro a tendência claramente ascendente nos últimos 100 anos dos PER`s.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por TM » 17/6/2003 13:36

Ulisses Pereira Escreveu:
(...)tentar perceber o que se passava há um ano atrás. O mercado estava caro, barato ou "fair priced"?

Estou a pensar tirar umas férias e, em Setembro, vou a Roma! Já estive a ler umas coisitas sobre ela, e uma das coisas que vinha escrito no guia da American Express era que, pode-se beber àgua, em quase todas as fontes existentes.

Um casal amigo, foi recentemente a Cuba. Entre muitas coisas, disseram-me que tinham constantemente de estar a comprar água, pois com o calor existente e com o medo de contrair doenças, era um procedimento fundamental.

O mesmo "copo" de água implica situações diferentes, que depende do mercado (Cuba/Roma) e dos sentimentos de sede e medo de beber da fonte.

Falando do mercado de capitais, penso que é um pouco "conversa de café" (que até ajuda a socializar) falar de caro ou barato! Mas ainda que não tenha razão, e alguém consiga convencer-me que há momentos em que estes conceitos se aplicam, então direi que a minha busca permanente é comprar caro e vender carissimo, ou vender barato para comprar baratissimo. Essa sim, é a razão da minha busca.

Registado: 5/11/2002 0:46

o mercado estava carissimo,claro.tanto à 1 ano atrás ,como à

por La Palisse » 17/6/2003 13:29

2 anos etc.basta ler o "ganhar em bolsa"ou outro livro de bolsa sério para saber que com estes per´s,o mercado tem estado carissimo nestes ultimos anos,basta compara com os anos 50/60 em que com os juros a estes niveis(os defensores destes valores têm a mania de dizer que com estas txs de juro o valor é justo eheh)o mercado estava a 1/3 do preço,mas já nada me admira pois estamos a fazer história pelos motivos errados e afinal nunca tivemos bear market ,pelo menos no dow,apenas uma correcçãozita de vinte e tal%a preços de hoje.só com um crash,ou com a impossibilidade dos eua honrarem o pagamento da sua divida externa se afastaria a população dos mercado por longo tempo e ai sim poderia começar um bullmarket verdadeiro,já que um fundo dos mercados a estes preços e consequente subida no médio e longo prazo(bullmarket)como a maioria advoga só pode ser piada e a subversão de tudo o que é história, e que foi visto até hoje.ctos
La Palisse

por Ulisses Pereira » 17/6/2003 13:05

Já agora, na sua opinião, em meados de Agosto de 2002 0 DAX estava bolhado ou não?

Esta pergunta do lpdc é muito importante e crucial... Porque só estamos a falar dos valores extremos. Da bolha nos 8000 do Dax ou dos 5000 no Nasdaq e esquecemo-nos de tentar perceber o que se passava há um ano atrás. O mercado estava caro, barato ou "fair priced"?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

O DAX e os curtos

por Razao_Pura » 17/6/2003 13:05

Pois, eu até já nem olhava para o DAX há imenso tempo e hoje reparei que já vai nos 3.300 pontos. Qual não foi o meu espanto.
Porque é que as pessoas insistem em abrir curtos num indice que sobe desde Março?
Houve ali uma fase em que ele andou às marradas na linha dos 3.000 pontos mas depois arrancou novamente. Provavelmente a proxima grande resistência será por volta dos 3.500 mas a tendência é claramente de subida. Não há nada qua nos diga que se vá passar o contrário no curto prazo.

Os traders dos curtos especializam-se em tentar antecipar os movimento de inversão dos mercados e ficam sempre à espera de estar certos. Há até aqueles que marcam dia e hora para o mercado cair. Ridículo, principalmente quando esse é apenas um reflexo da sua expectativa e não do trend. O trend de curto e médio prazo é para cima.

Eu não invisto em mercados estrangeiros e também não abro posições curtas. O meu perfil de investidor não se adequa com esse posicionamento, não porque não acredite que os mercados não descem mas porque não tenho tempo nem disponibilidade, nem coração... para estar colado ao monitor à espera do stop.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Incognitus » 17/6/2003 13:03

lpdc, os meus comentários sobre "bolha" são essencialmente para as techs americanas. Para o DAX não tenho realmente opinião.

Registado: 6/11/2002 19:27

re

por Info » 17/6/2003 12:59

Ulisses.. nas últimas semanas a única tentativa de shortar foi entrada em Wdax..e durou 1 dia útil.
...e não estou com medo de perder a correção.. quando ela aparecer.. não vai durar 2 ou 3 dias.

E nestes meses não tem sido tanto a trupe de shorters que têm alimentado a subida.. tem tido a ENORME entrada de $$$ de quem mais pode... "os injectores de liquidez... as antigas impressoras de fazer $$"... e com esses nem que viesse aí um meteorito isto não caía nestes meses.

Cump.
Info

por lpdc » 17/6/2003 12:55

Sinceramente também não estou aver o DAX novamente nos 8000...
O que pretendia era relativizar o conceito de subidas e descidas.
Já agora, na sua opinião, em meados de Agosto de 2002 0 DAX estava bolhado ou não?
lpdc

por Incognitus » 17/6/2003 12:36

o status quo ante era uma bolha, e querer que ela reinflaccione é fantástico.

por lpdc » 17/6/2003 12:31

Um indíce que desce 50%, tem de subir 100% para voltar ao status quo ante...
lpdc

eu tenho

por cmafonso » 17/6/2003 12:20

efectivamente receio de perder a queda por isso nao alongo agora shortar ,desde os 2900,que nao shorto e so o farei la para sexta-feira se o mercado nao der sinais de fraqueza antes.por isso se sao os shorts a dar força a estas ultimas subidas eu nao sou certamente excepto o fecho de uma pequena posiçao em nokia que fechei ontem com lucro (shortei a 15,26 no dia dos resultados).no entanto devo acrescentar que tripliquei hoje a minha conta de cfds porque sou da opiniao de que os proximos tempos merecem que eu esteja com muitas muniçoes (para as minhas posses claro)para atacar .

um abraço.

Registado: 6/12/2002 0:05

É um facto Ulisses...

por Surfer » 17/6/2003 12:19

Mas não me parece que esse sentimento que origina um procedimento de actuação no mercado contrário à performance actual se reflicta no mercado.

Isto é, já há várias semanas que o mercado sobe sem corrigir (um dia ou dois não é uma correcção) e não me parece que após um ou dois dias de quedas que os bears estejam avançar com significativas posições curtas no mercado e não vejo sequer "vestigios" de qualquer especie de «short-squezze» nos mercados.

O que eu vejo e parece-me claro é que os bancos centrais estão a por a mão no mercado, isso já foi amplamente falado e assumido como possibilidade por algumas entidades, embora de forma pouco directa e reservada.

Mas isso pouco importa, este comportamento do mercado já vai longo e duradouro e da forma como apresenta esta performance é bem capaz de ser suficiente para alterar o comportamento e a mentalidade do mercado para o médio-prazo, até final do ano pelo menos.

Agora depois de fechado o 1º semestre é possivel que venha ai a tal correcção que muitos aguardam e se surgir virá sobre o pretexto que é o periodo de férias e é ciclicamente histórico que os mercados tem um comportamento negativo nesta altura do ano. Se isto acontecer na minha opinião o mercado ficará ainda mais bull até o meados do 1º trimestre do proximo ano, em 2004.

Até lá é aproveitar as oportunidades que o mercado nos dá....«Forget the story, trade the numbers!»

Abraço! :wink:
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por Ulisses Pereira » 17/6/2003 12:16

Eu próprio, que não tenho estado "bearish" e que até estou "bullish" no médio/longo prazo, sou constantemente assaltado com o medo de perder a correcção e tenho que fazer um esforço enorme para ficar quietinho. :shock:

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Incognitus » 17/6/2003 12:12

Felizmente o que tenho notado é que existem cada vez menos curtos, mesmo que exista bastante gente negativa.

E existem cada vez mais longos desmiolados, embora estejam a fazer bastante dinheiro.

Já há algum tempo que me parece que realmente isto só para quando acabar com praticamente todos os curtos. A dificuldade para mim é tentar aguentar até esse ponto, sem perder demasiado. É o que tenho feito, ainda estou positivo no ano (embora isso possa mudar hoje se subir muito).

por Incognitus » 17/6/2003 12:09

Se não fosse perder a queda, não estávamos curtos.

por Ulisses Pereira » 17/6/2003 12:06

Há, no entanto, uma coisa muito curiosa: Quando falo com os meus amigos "traders", eles - tal como há dois meses atrás - continuam com medo de perder a queda...

Ou seja, o mais natural é que as pessoas estivessem com medo de perder estas fantásticas subidas, mas a verdade é que anda tudo cheio de medo de perder as quedas e, por isso, "shortam" logo ao primeiro sinal de fraqueza. É isto que tem alimentado estas subidas violentas e isto virará quando houver mesmo um medo de perder as subidas e não as quedas.

Info, Incognitus, cmafonso e vsp: Ora digam lá que nos últimos meses o vosso medo não tem sido perder a queda? ;)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Google [Bot] e 133 visitantes