Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mfsr1980 » 9/11/2008 22:51

A gasolina irá descer e bem. Acho que ainda agora começou a descer. A crise chega aos nossos bolsos e mesmo barata não vai haver dinheiro para comprar.

Registado: 3/5/2007 13:55

Re: A GALP?

por Elias » 9/11/2008 22:50

enid Escreveu:vejo hipermercados em todo o pais, em LOURES igualmente, e como no resto da Europa os carburantes São mais baratos nas bombas dos hipermercados, (abastecemos aonde é mais barato).

Os hipermercados de Loures não vendem combustível.

Registado: 5/11/2002 12:21

A GALP?

por enid » 9/11/2008 22:10

Não compreendo bem esta polémica, cada vez que vou à PORTUGAL, vejo hipermercados em todo o pais, em LOURES igualmente, e como no resto da Europa os carburantes São mais baratos nas bombas dos hipermercados, (abastecemos aonde é mais barato). Sobre tudo não devemos perder de vista a politica fiscal do pais , que tem directamente um enorme impacto sobre os preços dos combustíveis.
Um abraço.

Registado: 29/11/2007 3:07

por Elias » 9/11/2008 21:43

Factos:

- O concelho de Loures é o quinto mais populoso do país, com 196 mil habitantes (dados do INE).
- No concelho de Loures existem 11 postos GALP (fonte: site da GALP).
- Dos 11 postos existentes no concelho, apenas 3 estão a dar o desconto de 6 cêntimos promovido pela petrolífera ao fim-de-semana (fonte: site da GALP).

Há pouco (19h30) fui abastecer num dos três postos do concelho de Loures que estão a dar o desconto de 6 cêntimos. Ainda por cima esta bomba também dá o desconto dos vales do Continente - os descontos são acumuláveis logo o desconto total possível é de 11 cêntimos (sem contar os 5 cêntimos do desconto Fast, o que permite um desconto total de 16 cêntimos, mas este nem estou a contar porque é válido em todas as bombas).
Considerando a enorme população do concelho e o facto de a maioria das bombas GALP da zona não estar a dar este desconto, seria de esperar que a bomba em causa estivesse com longas filas (até porque as grandes bombas da zona de Loures têm geralmente muita gente em espera para abastecer). Afinal de contas, 6 cêntimos (ou 11 cêntimos com os vales continente) é um bom desconto.

Acontece que a bomba estava vazia. Os dois funcionários estavam a conversar no gabinete porque não havia ninguém para atender.

Ora se este desconto adicional suscitasse um grande interesse, certamente haveria filas neste local.

Notem que não estamos a falar de um pequeno concelho do interior, mas sim de um grande concelho da região de Lisboa onde, para mais, não há hipermercados a vender gasolina com desconto e onde, por conseguinte, os postos a desconto são muito raros.

Mantenho pois a minha convicção de que a população que efectivamente se desloca para abastecer onde é mais barato é marginal (pese embora o facto de haver muita gente a apupar a GALP). A concorrência e a variação de preços existe, mas as pessoas não parecem muito interessadas em tirar partido disso.

1 abraço,
Elias

por MarcoAntonio » 9/11/2008 21:17

Outro aspecto interessantíssimo é como se consegue criticar tudo e mais alguma coisa desde que o praticante seja a GALP e se for outra petrolífera mais pequena (em Portugal) já está tudo bem e até é de elogiar.

Aqui neste tópico foi citado n vezes que um posto da AGIP fazia um desconto de 10 centimos não sei onde. Ninguém se revoltou por esse não ser o preço praticado pela AGIP noutros postos. Aliás, o próprio Leclerc tanto quanto sei não pratica o mesmo desconto em todo o lado pois já encontrei preços diferentes nos mesmos dias entre diferentes locais.

Contudo, quando a GALP apresenta uma política semelhante, é criticada por uma data de pessoas.

Notável. Simplesmente notável!

Demonstrativo da mentalidade que impera na opinião pública face a uma multinacional nacional que investe em Portugal e no estrangeiro, que emprega milhares de portugueses e que se tem vindo a expandir no exterior.

Aparentemente, os portugueses preferiam multinacionais estrangeiras no lugar dela, seguindo uma lógica que me escapa completamente...
:roll:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 9/11/2008 21:01

Jiboia Cega Escreveu:Infelizmente, com a anuência da AdC, a do Continente vai passar para a Galp. Oxalá o E. Leclerc se mantenha, pois parece que têm que continuar a ser os estrangeiros a dar descontos aos portugueses.

A diferença não é assim tão grande: a GALP dá descontos de 10 centimos em conjunto com o Continente e a BP dá descontos de 6 centimos em conjunto com o Lidl. Pessoalmente abasteço na BP com talões lidl, pontualmente na GALP. São raríssimas as vezes em que abasteço sem desconto...

E agora, ao fim de semana, há ainda um desconto adicional de 6 centimos na GALP em determinados postos.

Mas curioso é o discurso: já pensaste que se as tais petrolíferas "careiras" fechassem as portas, não terias gasolina nesses postos onde te dão esses descontos?

E mesmos que tivesses (não terias pois eles não investem no sector, não extraiem petróleo nem o refinam), ficavas parado no meio da auto-estrada e em muito lugar no meio do nada onde não tens supermercados. Eles simplesmente se podem dar ao luxo de vender ao desbarato um produto produzido por outros porque o seu core business é outro!

E na prática nem é assim tão barato se contabilizares os descontos que tens nas diversas petrolíferas...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Jiboia Cega » 9/11/2008 20:42

Elias Escreveu:Viva Jibóia,

Já fui muitas vezes a essa bomba do Leclerc e nunca estive à espera.

Quanto a mim, que vou praticamente todas as sextas feiras à tarde, raramente tenho a bomba vazia à minha espera. :(

Mas acho que não é por aqui que se pode aferir onde é que a malta enche o depósito. A população que vive no eixo do médio Tejo não é assim tanta e do nada passou-se para uma situação onde em 4 km há 1 centro comercial e dois hipermercados, os dois com bombas que dão desconto. Na zona há igualmente várias bombas da Repsol que dão descontos de 4 cêntimos a quem tem cartões do ACP e do SLB (FCP também?) e há outras a fazerem desconto de 5 centimos a determinados dias da semana.

Ou seja, é possível que haja uma distribuição do consumidor pelas várias bombas que dão desconto, consoante a distância a que se encontra.

Infelizmente, com a anuência da AdC, a do Continente vai passar para a Galp. Oxalá o E. Leclerc se mantenha, pois parece que têm que continuar a ser os estrangeiros a dar descontos aos portugueses.

Abraço
Jiboia

Registado: 21/3/2006 10:46

por Elias » 9/11/2008 20:11

Bocciardi Escreveu:A baixa de preços só em alguns locais, logo não aplicando os mesmos preços em todo o país, logo criando gaps de preços entre as zonas com concorrência e as zonas sem concorrência, sendo estas últimas as afectadas com os preços mais elevados.

Mais alguns elementos sobre este assunto.

Em primeiro lugar os distritos abrangidos são sete. Cito do site da GALP:

A campanha, dirigida a todos os clientes Galp funcionará em cerca de cem postos de abastecimento da rede Galp localizados nos distritos do Porto, Aveiro, Viseu, Castelo Branco, Santarém, Setúbal e Lisboa.

Por outro lado, desenganem-se os que pensam que os descontos se dão na maioria dos postos. Na verdade, apenas se aplicam em alguns postos dos distritos indicados. A lista está disponível em http://www.galpenergia.com/NR/rdonlyres ... 008_v2.pdf
e nela se pode ver que os grandes postos (áreas de serviço em auto-estradas e afins e também grandes postos em Lisboa, por exemplo), estão excluídos. Olhando para a lista vejo sobretudo (mas não exclusivamente) postos de pequena e média dimensão.

Ou seja, parece-me que a campanha de destina (também) a ajudar os pequenos revendedores.

Deste modo, ao contrário do que refere o Bocciardi, não há "gaps de preços entre as zonas com concorrência e as zonas sem concorrência, sendo estas últimas as afectadas com os preços mais elevados". O que acontece é que a concorrência é estimulada nos distritos seleccionados, ao haver maior variação de preços dentro dos postos da mesma marca.

Quanto aos distritos que ficam de fora, são 11. Destes, há 8 que se situam junto à fronteira com Espanha, o que permite abastecimentos a 30 cêntimos de desconto. Não vejo assim que esses 8 distritos saiam seriamente prejudicados.

A questão poderá colocar-se então em relação aos outros 3 distritos, que são: Braga, Coimbra e Leiria. No entanto, segundo julgo saber, em todos estes distritos há bastantes bombas de hipermercados ou de pequenas marcas que fazem descontos equivalentes aos que a GALP está a praticar.

1 abraço,
Elias

por Elias » 9/11/2008 19:53

Jiboia Cega Escreveu:Acontece que a 4 km dali, há outra bomba do E. Leclerc que te dá sempre 8 centimos de desconto face à Galp. E se fizeres compras no hipermercado, o desconto pode ir até não sei quanto.

Viva Jibóia,

Já fui muitas vezes a essa bomba do Leclerc e nunca estive à espera.

Mas vamos fazer umas contas:

4 km vezes 2 dá 8 km. Cada quilómetro custa 10 cêntimos (mais coisa menos coisa) ou seja ir e vir ao Leclerc do Entroncamento custa 80 cêntimos. Se estivermos a falar de 50 litros, então 1 cêntimo de diferença significa uma poupança de 50 cêntimos. Não compensa.

Claro que poderás dizer que a maioria do pessoal que abastece aproveita o desconto adicional dado pelas compras feitas no Leclerc. Mas eu já lá parei por diversas vezes (sextas ao fim do dia) e sempre vi o hiper mais ou menos vazio...

Continuo a achar que na hora de abastecer são poucos os que efectivamente se dão ao trabalho de ir abastecer a uma bomba mais distante para poupar uns trocos. E os poucos que vão, dão uma importância muito grande à poupança que saí resulta.

Mas cada um é livre de abastecer onde quer, como é óbvio...

1 abraço,
Elias

por Jiboia Cega » 9/11/2008 19:11

Elias Escreveu:Não costumo abastecer em hipermercados, mas hoje ao passar em Torres Novas precisei de abastecer e a primeira bomba que me apareceu foi do Continente.

O preço da gasolina 95 era de 1,169 ou seja menos 7 cêntimos do que os 1,239 que pede hoje a BP (não sei a como está hoje a gasolina na GALP mas deve estar a um preço semelhante ao da BP).

Considerando a legião de participantes que já se manifestaram neste forum relativamente ao facto de as gasolineiras não baixarem os preços, argumentando que poderiam fazê-lo uma vez que até os hipermercados vendem 7 cêntimos mais barato (e manifestando desagrado pelo facto de essas oportunidades de meter gasolina mais barata em hipermercados existirem em diversas cidades da chamada "província" mas não em Lisboa), seria de esperar que a bomba estivesse cheia.

Mas não. Estranhamente a bomba do Continente estava quase vazia. Não tive de esperar para abastecer. Eram 11 horas da manhã (uma hora que num domingo tem geralmente muito movimento de compradores nos hipermercados e centros comerciais).

Será que os 7 cêntimos fazem diferença? Pelos menos naquela zona o desconto generoso não parece atrair muitos compradores...

Olá Elias,

Acontece que a 4 km dali, há outra bomba do E. Leclerc que te dá sempre 8 centimos de desconto face à Galp. E se fizeres compras no hipermercado, o desconto pode ir até não sei quanto.

Praticamente todas as sextas à tarde, abasteço no E. Leclerc ao lado da A23 e sei o que tenho que esperar devido à afluência.

Isto para te dizer o quê? Que o desconto importa e muito, só que o modo de vida do interior não é igual ao da capital. :wink:

Abraço
Jiboia

Registado: 21/3/2006 10:46

por Elias » 9/11/2008 17:53

Não costumo abastecer em hipermercados, mas hoje ao passar em Torres Novas precisei de abastecer e a primeira bomba que me apareceu foi do Continente.

O preço da gasolina 95 era de 1,169 ou seja menos 7 cêntimos do que os 1,239 que pede hoje a BP (não sei a como está hoje a gasolina na GALP mas deve estar a um preço semelhante ao da BP).

Considerando a legião de participantes que já se manifestaram neste forum relativamente ao facto de as gasolineiras não baixarem os preços, argumentando que poderiam fazê-lo uma vez que até os hipermercados vendem 7 cêntimos mais barato (e manifestando desagrado pelo facto de essas oportunidades de meter gasolina mais barata em hipermercados existirem em diversas cidades da chamada "província" mas não em Lisboa), seria de esperar que a bomba estivesse cheia.

Mas não. Estranhamente a bomba do Continente estava quase vazia. Não tive de esperar para abastecer. Eram 11 horas da manhã (uma hora que num domingo tem geralmente muito movimento de compradores nos hipermercados e centros comerciais).

Será que os 7 cêntimos fazem diferença? Pelos menos naquela zona o desconto generoso não parece atrair muitos compradores...

A GALP?

por enid » 9/11/2008 13:21

Caro jfr 2006, francamente, a possibilidade neste fórum, de exprimir livremente a nossa opinião, mas as vezes podemos chegar ao mesmo resultado de maneiras diferentes, com um mínimo de respeito, e de argumentação, penso que os preços dos combustíveis em Portugal devem estar livres, por isso não se pode falar de ladroes. Para mim a GALP foi uma excelente oportunidade.
Saudações.

Registado: 29/11/2007 3:07

por MarcoAntonio » 8/11/2008 23:03

JFR, ou mudas de postura no forum ou serás banido.

Não podemos permitir que continues a avacalhar o forum com post sem qualquer conteudo relevante e sem qualquer nível...

Se queres colocar posts com conteúdo, com uma análise com cabeça tronco e membros, pois bem, o tópico está aberto para ti e para qualquer outro, independentemente da sua posição pessoal sobre o assunto.

Agora, se vens para colocar posts com insultos, vais ter de escolher outro local...

Faço notar que o Ulisses deixou-te um aviso há dias, aviso esse que tiveste o cuidado de ignorar totalmente mantendo inalterada a tua forma de estar no forum.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 8/11/2008 21:39

alexandre7ias Escreveu:Afinal sempre da para baixar os preços

Devem ter perdido clientes!!

http://www.galpenergia.com/galp+energia ... semana.htm

O mito não é sobre se a GALP pode ou não baixar preços, o mito é sobre se os preços têm acompanhado a matéria prima e o preço dos combustíveis nos restantes países ou não.

Baixar pode-se baixar sempre, se for preciso até se pode não ter lucro nenhum ou até pode-se ter prejuízo se assim se entender (pelo menos temporariamente).

O que as pessoas (e uma série de entidades) alegam/alegavam é que os preços tinham subido muito e depressa durante as subidas do petróleo e pouco e devagar durante as descidas, apresentando portanto um comportamento desigual nas subidas e descidas. Comportamento (suposto) esse abusivo porque a GALP monopoliza o mercado nacional.

O que é,verifica-se, falso...

Agora, para quem quer discutir os lucros da GALP, acho que está no tópico errado (e no forum errado). Aliás, deve ser a única cotada em Bolsa em que "tanta gente" quer que a empresa tenha lucros menores. Ninguém se "importa" com os preços praticados por todas as outras empresas cotadas, muitas delas com importante impacto no orçamento familiar (como a Sonae ou a Jerónimo Martins, por exemplo).

A única coisa que interessa discutir (que faz sentido discutir) é se a GALP abusa da posição dominante que detém no nosso país neste sector de tal forma que os preços sigam um rumo diferente do expectável em função da evolução dos preços da matéria prima e diferente da evolução dos preços nos restantes países europeus. E isso está demonstrado categoricamente que não acontece...

Aliás, a GALP tem vindo a crescer em Espanha onde tem vindo a aumentar o número de postos, sendo que vende em Espanha a gasolina a preços perfeitamente semelhantes aos praticados no nosso pais. E lá, como é óbvio, não domina coisissima nenhuma, é apenas uma petrolifera no meio de uma data deles e nem tão pouco é a maior petrolífera nem pouco mais ou menos.
Imagem

Administrador Fórum

por Flying Turtle » 8/11/2008 20:59

alexandre7ias Escreveu:Afinal sempre da para baixar os preços

Alexandre7ias, isso tem vindo a ser comentado nas duas últimas páginas deste tópico. Qual é a novidade?

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por alexandre7ias » 8/11/2008 20:49

Afinal sempre da para baixar os preços

http://www.galpenergia.com/galp+energia ... semana.htm
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Rockerduck » 8/11/2008 14:27

Flying Turtle Escreveu:
ClyssaN Escreveu:A parte de não chegar a todo o país ... sinceramente...

ClyssaN, não vejo qual é o problema. Como o/a Bocciardi refere, trata-se do jogo da oferta e da procura: A GALP sente-se na necessidade de fazer algo para atrair mais clientes nos locais onde a pressão da concorrência é maior. Nos outros, naturalmente, não o faz. Se o fizesse estaria a ser mal gerida.

Mais uma vez se mostra que a história do cartel é conversa da treta. Embora não tarde que alguém venha aqui afirmar que isto apenas demonstra que a GALP tem andado a roubar :roll:

A esse(s) eu respondo já que tem andado a roubar tanto como qualquer hipermercado que, quando faz promoções, vende temporariamente produtos mais baratos do que o seu preço habitual, bem como todas as lojas durante os períodos de promoções e de saldos e ainda... eu próprio, "pobre" profissional livre, que, quando é preciso, até baixo o preço dos meus serviços para ocupar espaços não vendidos... Afinal também sou ladrão, e nem sequer o sabia! :shock:

Assim poupo o trabalho de ter de postar de novo daqui a bocado :wink:

FT

Lista de postos aderentes em anexo
Anexos
ListaPostosaderentesPromocaoDesconto6centfds07112008_v2.pdf
(19.38 KiB) Transferido 1761 Vezes
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison

Registado: 29/8/2007 17:46

por pedrom » 6/11/2008 17:40

pedrom Escreveu:
rate Escreveu:pedrom , como achas que vão abrir os states? depois do dia de ontem
cc

Na minha opinião, a volatilidade que nos ultimos dias tem estado calma, penso que irá voltar pois com estes cortes de taxas todos o mercado fica um bocado irracional e não sabe para onde há-de ir!!!

Relativamente à abertura deverá ser positiva, mas durante o dia se a reacção dos mercados europeus aos cortes não for a melhor, não meto as mãos no fogo poe eles até ao fecho.

Vamos ver, já falta pouco para abrir, mas entretanto vou almoçar. :wink:

Acertei na volatilidade :wink: mas falhei na abertura :oops:

50% correcto já não é mau!!! ou 50% incorrecto??? o que também não é mau!!! :mrgreen:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por MarcoAntonio » 6/11/2008 16:51

linear Escreveu:Uma actuação mais rapida na subida e mais lenta na descida, dias não se notam, mas geram bons lucros.

Linear, isso não acontece.

Aliás, se contarmos a subida anterior toda, as descidas foram mais rápidas dado que durante grande parte da subida o lag foi maior. Desde sensivelmente o inicio deste ano o lag ficou reduzido, isso apanhou a parte final das subidas e toda a descida.

Em média, as descidas foram até agora mais rápidas que as subidas.

Quanto ao dia da semana e frequência das actualizações, tem sido essencialmente a mesma: normalmente actualizam à quarta-feira e uma vez por semana. Na subida foi a mesmíssima coisa...

Houve umas semanas com algumas diferenças, mas no geral tem sido isto que aconteceu.

Não há essa diferença de que falas e com o acompanhamento que tem aqui sido feito semanalmente, reportando todas as actualizações, isso já ficou mais do que provado.

linear Escreveu:Mas julgo que o Marco ao ter as datas das mexidas no preço pode verificar se isso é verdade ou não.

Exacto. Foi logo uma das primeiras coisas que aqui se demonstrou e que entretanto o tempo veio a confirmar e reconfirmar...
:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por Ricardo63pinto » 6/11/2008 16:45

Elias Escreveu:
linear Escreveu:a) Apesar dos graficos demonstrarem que o PVP dos combuistiveis acompanham a variação dos preços internacionais, faltam elementos importantes para analise, pois estamos a falar de um negocio de centimos/litros/dias, assim sendo um delay de 7 dias por exemplo gera um lucro adcional bastante apetecivel e nunca será visivel nos graficos aqui apresentados.

Quando o brent está a descer, claro.
Pela tua lógica, quando o brent está a subir gera um prejuízo adicional nada apetecível...

Talvez me tenha expressado mal, reformulando o raciocinio:

1 - A diferença na produção entre Portugal e Espanha dá-se apenas na 3 casa decimal. Logo temos um produto refinado para venda a publico ao mesmo preço.

2 - O diferencial que se verifica no PVP é devido a carga fiscal.

3 - Em Espanha existe maior volatibilidade nos preços devido a 2 factores, maior concorrencia e dimensão de mercado.

O que não acontecendo isso em Portugal "PODE" originar:

Uma actuação mais rapida na subida e mais lenta na descida, dias não se notam, mas geram bons lucros.

Mas julgo que o Marco ao ter as datas das mexidas no preço pode verificar se isso é verdade ou não.

Qto a discusão sobre a perda de competitividade, logicamente me refiro a preço ao consumidor e seus efeitos, mas sai do ambito do topico. (as minhas deculpas)

Registado: 29/11/2007 12:36

por Elias » 6/11/2008 15:08

linear Escreveu:a) Apesar dos graficos demonstrarem que o PVP dos combuistiveis acompanham a variação dos preços internacionais, faltam elementos importantes para analise, pois estamos a falar de um negocio de centimos/litros/dias, assim sendo um delay de 7 dias por exemplo gera um lucro adcional bastante apetecivel e nunca será visivel nos graficos aqui apresentados.

Quando o brent está a descer, claro.
Pela tua lógica, quando o brent está a subir gera um prejuízo adicional nada apetecível...

por MarcoAntonio » 6/11/2008 14:52

Como sempre disse, não vou discutir diferenças da ordem do centimo por mais milhões de lucro que isso possa dar...

Por esse andar, não tardava nada, estavamos a discutir o preço do litro de leite.

linear Escreveu:Interresante seria também vermos a evolução do grafico com a evolução dos preços em Espanha.

Existem no tópico diversas comparações com Espanha.

O último gráfico comparativo está na página 45:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... start=1100

linear Escreveu:b) Apesar do tema ser se a GALP refecte no seu preço correctamente a variação do crude nos mercados, mais interresante seria reflectir-se sobre o preço de venda a publico face ao nosso unico vizinho e inerente perda de competitividade das empresas portuguesas por este factor.

Os preços praticados em Portugal são muito semelhantes aos praticados em Espanha, as diferenças são da ordem de 1 centimo e por vezes é em Portugal até que os combustíveis estão a ser vendidos mais barato.

Comparação antes dos impostos, naturalmente.
Imagem

Administrador Fórum

por pedrom » 6/11/2008 14:30

rate Escreveu:pedrom , como achas que vão abrir os states? depois do dia de ontem
cc

Na minha opinião, a volatilidade que nos ultimos dias tem estado calma, penso que irá voltar pois com estes cortes de taxas todos o mercado fica um bocado irracional e não sabe para onde há-de ir!!!

Relativamente à abertura deverá ser positiva, mas durante o dia se a reacção dos mercados europeus aos cortes não for a melhor, não meto as mãos no fogo poe eles até ao fecho.

Vamos ver, já falta pouco para abrir, mas entretanto vou almoçar. :wink:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por Ricardo63pinto » 6/11/2008 14:12

Boas,

Como sou novo por aqui e este item leva muitas paginas e li na diagonal, pelo que poderei repetir eventualmente algo já dito mas gostaria apenas de deixar 3 notas.

a) Apesar dos graficos demonstrarem que o PVP dos combuistiveis acompanham a variação dos preços internacionais, faltam elementos importantes para analise, pois estamos a falar de um negocio de centimos/litros/dias, assim sendo um delay de 7 dias por exemplo gera um lucro adcional bastante apetecivel e nunca será visivel nos graficos aqui apresentados.

Interresante seria também vermos a evolução do grafico com a evolução dos preços em Espanha.

b) Apesar do tema ser se a GALP refecte no seu preço correctamente a variação do crude nos mercados, mais interresante seria reflectir-se sobre o preço de venda a publico face ao nosso unico vizinho e inerente perda de competitividade das empresas portuguesas por este factor.

c) O ultima nota é sobre a politica de transportes, cada vez mais dependente do rodoviario, num paradigma de crescimento economico erratico e completamente absurdo por duas ordens de factores:

Aumento das emissões de CO2 (quotas de quioto em causa)

Dependencia crescente da economia face a um bem cada vez mais escaso.

Obrigado pela atenção dispensada

Registado: 29/11/2007 12:36

por rate » 6/11/2008 14:11

pedrom , como achas que vão abrir os states? depois do dia de ontem
cc

Registado: 8/12/2007 12:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, latbal, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, Pedro1974, peterteam2, Shimazaki_2, silva_39, Top5555, trend=friend, trilhos2006, yggy, Zecadiabo e 183 visitantes