Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - espaço para novos máximos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

actualização

por djovarius » 19/6/2003 12:48

Bom dia a todos, bom feriado.
8-)
A presente acção mostra como o Forex nos troca as voltas. A força das Bolsas e a expectativa de um corte de taxas menor ou zero nos EUA, estão a levar a que muitos estejam a fechar os longos no Euro, fazendo assim um lucro ou cortando perdas. Com isso, a tal correcção no Euro, que já não acreditava que sucedesse, está a mesmo a se revelar. Seja.
No intraday, já rompeu o suporte de 1.1640 que tinha sido relevante, mas não fez o mesmo aos 1.1590 que para muitos traders era sinónimo de inversão de tendência para o futuro próximo. Já reagiu e está acima desses dois suportes.
Um novo teste ao último, novamente sem o quebrar dá possibilidades aos longos. Mas a sua quebra dá força aos curtos com objectivo de pelo menos 1.15 !!
Uma correcção dos mercados accionistas daria mais possibilidades ao Euro do que o contrário, como está bem à vista.

Veremos...

Um abraço
dj
Anexos
eurodolar.jpg
eurodolar.jpg (46.74 KiB) Visualizado 1674 vezes
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

djovarius

por Visitante » 19/6/2003 12:00

nao te parece que estamos num ponto interessante para alongar?tks
Visitante

por Gil » 17/6/2003 1:35

Djovarius, como sou novo nisto e ainda só tinha visto o dólar seguir os mercados, a questão pareceu-me pertinente. Mas vejo que então que há fundamentais históricos para esta tendência.

Tal como eu tinha dito, a sensação que tenho ao acompanhar a evolução em tempo real das cotações é de que a tendência ascendente ainda não se esgotou. É normalmente necessário haver uma euforia maior nas "bolsas" para fazer subir o dólar do que para o fazer descer. Mas até quebrar o canal, nem sequer arrisco...

Um abraço,
Gil
Só há um movimento que consigo prever todos os dias nos gráficos da bolsa... prá frente!

Registado: 4/12/2002 2:26

por Gil » 17/6/2003 1:14

Sim, em termos técnicos os 1.16 não têm muita validade...

Mas no meu trading plan são o meu stop inferior. O canal está entre os 1.16 e os 1.1950, junto a esses valores existem duas faxas mais pequenas dentro das quais eu procuro uma inversão e começo a acumular. Caso sáia desses valores, o que ainda não aconteceu :lol: , um stop é activado e vou procurar então seguir a nova tendência. Mas da análise de longo prazo, caso o DJI não venha por aí a baixo julgo que o Eur/Usd têm muito por onde consolidar...
Anexos
usd.gif
usd.gif (4.95 KiB) Visualizado 1721 vezes
Só há um movimento que consigo prever todos os dias nos gráficos da bolsa... prá frente!

por djovarius » 17/6/2003 1:12

Muito boa questão, Gil !!
E parabéns pelo daytrade no FOREX, actualmente eu não o faço, só position trade.
Quanto à questão: deu-me que pensar, mas só posso responder com a história.
Entre 1985 e 1995, tivemos 10 anos de bear market do dólar. Lá está a tal frase de que o Forex, historicamente, desenvolve grandes tendências.
Nesses mesmos 10 anos estávamos em pleno bull em Wall Street. Só nos últimos anos do Bull é que o dólar começou a seguir Wall Street, simplesmente porque assistimos a uma bolha especulativa da qual participaram investidores de todo o mundo que assim compraram dólares. Isso foi mais evidente nos anos do superavit do Clinton, em que quase não saia dívida pública, por isso os investidores não tinham muitas opções, o que ainda aumentou mais a tal bolha.
Dou até o exemplo do famoso crash de 1987 - tal como agora, havia dois anos que o dólar descia, mesmo com a Street em euforia total. Um dos catalizadores (dos muitos) para a terrível segunda-feira de Outubro, foi uma entrevista do então secretário James Baker sobre a queda do dólar. Ele disse que isso não era motivo de preocupação.
Eu não quero dizer que é eminente uma desgraça, nada disso. Para mim, "qué será, será".
Acho apenas que os factores que levam à correcção histórica do dólar não se esgotaram ainda:
Low yield - duplos défices - excesso de dólares à solta nos mercados, portanto brutal liquidez !!

Abraços
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Concordo consigo Gil

por Escorpião » 17/6/2003 1:01

quando fala desse canal 1,16-1,19 embora ache que o 1,16 já não é valido, mas sim a EMA20 que actualmente anda na casa dos 1,17. Considero este valor um bom ponto de entrada longo.
Quem tudo quer tudo perde...
" É preciso ter calma...n dar o corpo pela alma..."

Registado: 16/6/2003 22:41

por Gil » 17/6/2003 0:47

Enquanto espero pela inversão dos mercados, eu continúo a fazer trading no canal (1.16 - 1.1929) e não quero outra coisa! Tenho pena de ter perdido esta ida aos 1.1929 :evil:, mas apanho-o cá em baixo... :lol:

Eu julgo que não acabou o bear e que tb não acabou a tendência do Eur/Usd, até pq não há sinal técnico disso. Mas se de facto for como se apregoa, se um mini-bull tiver mesmo começado então não vejo motivo para o dólar continuar a cair... até pq a recuperação económica parece mais próxima para o mercado americano do q para a Europa.

Djovarius já colocaste essa hipótese, de a tendência ter acabado com o bear market?

Actualização ao EUR/USD

por djovarius » 17/6/2003 0:27

Muito bem, boa noite.

Tínhamos dito no fim de semana que o caminho para os 1.20 estava traçado. E o mercado lá foi de 1.1865 para os 1.193xx...
Só que, há sempre um mas e eu tinha referido no texto: Caso Wall Street ainda corrija um pouco esta semana, como sucedeu na sexta-feira, então veremos o Euro firme a subir pelo menos, como referi antes, aos 1.20 com target previsto de 1.22.
Pois bem, Wall Street não só não continuou a correcção como conheceu um novo impulso. Como tal, o dólar aproveitou para recuperar as perdas e mais um pouco. Assim, quem negocia Forex terá de acompanhar as Bolsas. O potencial de subida do Euro está intacto, mas terá mais dificuldades em subir, dobretudo em dias em que o DOW sobe 200 pontos :shock: ou algo parecido.
Quando de facto as Bolsas corrigirem, seja quando for, não haverão outros impedimentos para a manutenção da tendência. Vamos também estar atentos às taxas de juro Americanas. Mas isso é só no dia 25.

Um abraço
djovarius

por StockMaster » 16/6/2003 10:16

Concordo plenamente com tudo que disse. Alias o target técnico para a próxima leg ascendente deverá situar-se junto dos 1.2135, projecção técnica para o canal de consolidação.

Apenas a título de curiosidade acrescento um gáfico do EurUsd desde 1999.
Anexos
EURUSD.png
EURUSD.png (17.34 KiB) Visualizado 1829 vezes

Registado: 26/4/2003 13:35

Gostei da resposta

por Gonçalves » 16/6/2003 1:05

Obrigado Djovarius

um abraço
Gonçalves

por djovarius » 16/6/2003 0:57

Ops :oops: uma correcção: a subida foi de 0.90 a 0.93 onde se deu a intervenção rápida e eficaz, devolvendo-o aos 0.90 e depois a menos um pouco !!!

por djovarius » 16/6/2003 0:47

Ora, caro amigo, aí está uma questão interessante.
Nesse tempo, já tinha começado a queda do dólar. Muito suave, ainda sem sinais do que viria a seguir.
Mas o 11/9 causou uma queda do dólar, sim, provocado pelo acontecimento.
O Euro subiu de 0.86 a quase 0.90 !!
O que houve foi uma intervenção concertada dos Bancos Centrais para acalmar o mercado e que resultou. Tanto que o Euro voltou a comprar só 0.87 !
Porém, a fantástica tendência de subida retornou... até hoje, com paragens para respirar.
Portanto, hoje, se houvesse um novo choque, do jeito que o dólar está frágil, cairia mais depressa ainda, até porque aumentaria a liquidez e cairiam os juros na América...
Também é verdade que um choque que afecte o mercado, terá sempre intervenções dos Bancos Centrais, senão poderia ser o caos...

Um abraço
dj

E se...

por Gonçalves » 15/6/2003 23:30

Caro Djovarius

Desculpa esta pergunta mas interessa-me muito a tua resposta,

Em caso de existir um atentado,tipo 11 de Setembro,ou mesmo menor, mas com a marca da Al Kaeda, como prevês o comportamento do dólar, em especial em relação ao €?

Não tenho a certeza,mas parece-me que nestas circunstâncias o dólar sobe, e penso que foi o que aconteceu a 11 de setembro de 2001

Desde já agradecia a tua resposta

Obrigado
Gonçalves

EUR/USD - espaço para novos máximos

por djovarius » 15/6/2003 22:47

A semana que passou foi tranquila até sexta. Assistimos a um regresso às subidas do Euro. Tínhamos dito que era já possível não assistirmos a uma correcção significativa, mas só a uma consolidação. Antes, 1.1640 foi um suporte consistente. Agora, já nem foi mais testado. O que havia de factor "sobrecompra" no gráfico diário, arrefeceu por completo. Entre 1.17 a 1.18 tivemos a maior base de consolidação, que de tão saudável, já nos augura a existência de espaço para subidas.
Considero a última sexta-feira como o dia em que estas verdadeiramente começaram. Como tal, após o rompimento de toda a região entre 1.18 e 1.1850, considero e assumo perante todos a expactativa de novos máximos já esta semana, havendo apenas dificuldades esperadas em 1.1945.
Espero pois que o caminho dos 1.20 - novo número mágico - seja finalmente desbravado com target de 1.22 e posterior retracção. Mas isso talvez já seja ir longe demais nesta fase.
Prefiro assumir a ida aos (e possível quebra de) 1.20
Nada parece afectar este cenário, a não ser que surja alguma notícia surpreendente, claro.
Ainda uma nota final: a crescente diminuição do yield dos títulos Americanos ajuda a mais quedas do dólar face a várias moedas, incluindo o Euro. Caso Wall Street ainda corrija um pouco esta semana, como sucedeu na sexta-feira, então veremos o Euro firme a subir pelo menos, como referi antes, aos 1.20 com target previsto de 1.22

Vamos ver se os gráficos aparecem bem. Neles, o que salta mais à vista, é que tentativas de um dólar "rebound" não são bem sucedidas.
Aqui, como mostra a história do FOREX, a tendência é mesmo a melhor amiga.

Um abraço
djovarius
Anexos
eurodolarhor.jpg
eurodolarhor.jpg (52.63 KiB) Visualizado 1948 vezes
eurodolar.jpg
eurodolar.jpg (44.81 KiB) Visualizado 1949 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, danielme1962, Dc team, Dragon56, Google [Bot], Google Adsense [Bot], niceboy e 140 visitantes