BPN - Aumento dos juros dos depósitos
Não havia outra saída para o governo...
Agora têm que se apurar responsabilidades . O governo ao garantir a solidez do sistema,no início da crise, não tinha agora outra alternativa, sob pena de todo o sistema bancário colapsar . Tudo o resto que se disser é pura retórica e gincana política . Mas o essencial,urgente e didáctico também, é fazer com que a culpa não morra solteira.
só a mudança é eterna - Heráclito
- Registado: 4/11/2002 23:04
Pata-Hari Escreveu:Onde está isso rockerduck? não me admiraria se fosse a solução encontrada, altamente injusta para os contribuintes que como de costume roem os ossos enquanto uns tantos comeram a carne.
Deu em directo na RTP N e SIC Noticias a conferencia de imprensa do conselho de ministros que reuniu de emrgência agora.
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison
resposta ao ulisses com explicação
Estive a ler todo do histórico deste assunto ...
Explicações tuas não encontro nehuma ... porque pedes aos outros participantes
Na 1 ppágina deste assunto apenas dizes :
Isto é alguma explicação
Já agora se sim todos os bancos estão em dificuldades já viste as taxas dos outros:
http://www.moneygps.pt/depositosaprazo.php
A somar o bes 10% o big 8% etcc...
Numa altura de dinheiro caro isso não serve de explicação de referir que estas taxas mais altas só e apenas novos recursos
Explicações tuas não encontro nehuma ... porque pedes aos outros participantes

Na 1 ppágina deste assunto apenas dizes :
A verdade é que o BPN está em dificuldades. Até que ponto vão essas dificuldades? Não sei. Miguel Cadilhe está a tentar limpar a casa e está a tentar vender tudo o que não é estratégico.
Agora quando um Banco oferce taxas desta dimensão no actual contexto, naturalmente que isso só pode aumentar os receios de que as dificuldades sejam muito grandes.
Isto é alguma explicação

Já agora se sim todos os bancos estão em dificuldades já viste as taxas dos outros:
http://www.moneygps.pt/depositosaprazo.php
A somar o bes 10% o big 8% etcc...
Numa altura de dinheiro caro isso não serve de explicação de referir que estas taxas mais altas só e apenas novos recursos
Ulisses Pereira Escreveu:Eurolite, se discordas, refuta os argumentos apresentados. Agora dizeres que não se deve dizer isto ou aquilo não é forma de se participar num debate.
A Pata (e outros participantes incluindo eu) levanta uma séria de questões que são preocupantes em relação ao BPN. Quem não concorda tem um caminho simples: Apresentar as razões pelas quais não concorda.
lareco, isto também se aplica a ti. Em vez de te preocupares com as questões pessoais, centra-te nos argumentos. De outra forma, o teu contributo para a discussão é nulo.
Um abraço,
Ulisses
Isto de debate não têm nada isto pareçe um site de descarga pois diz-se mal de abc neste caso bpn e nem voçês sabem o que se passa lá dentro apenas comentam rumores/noticias a espetam-nas aqui no fórum...
Eu estou contra mencionares é sempre o bpn pois já que é para citar nomes sabes como se encontra o Finibanco!!! o aumento de capital dos 50 M como vai ser????
Estou contra o lançar do pânico de alguns intervenientes aqui do fòrum incluindo moderadores e administradores
Agora em relação a rumores não os faltam, e se as pessoas todas aderissem aos fóruns alguns bancos em portugal já estariam fechados ... com mais prejuizo a quem ... a todos nós como o pata não quer....

Ulisses segunda feira sai rumor Dif Brokers encontra-se em maus lençois ... problemas de alavancagem e exposição tornam poupanças dos investidores em risco !! o estado não assume estes riscos nem estes tipos de produtos
E como vai ser

Eurolite, se discordas, refuta os argumentos apresentados. Agora dizeres que não se deve dizer isto ou aquilo não é forma de se participar num debate.
A Pata (e outros participantes incluindo eu) levanta uma séria de questões que são preocupantes em relação ao BPN. Quem não concorda tem um caminho simples: Apresentar as razões pelas quais não concorda.
lareco, isto também se aplica a ti. Em vez de te preocupares com as questões pessoais, centra-te nos argumentos. De outra forma, o teu contributo para a discussão é nulo.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Sem falar em nomes.Não é preciso!!!
É muito provável que um ou dois bancos mais pequenos , durante este período mais conturbado,não se aguentem.
Caso isso aconteça penso que serão absorvidos pelos seus maiores credores(Outros bancos).Fica tudo em paz .Depois... todos pagamos a factura.
Acho que não vai haver espaço para toda a gente.No entanto o tempo o dirá.
Um abraço.
É muito provável que um ou dois bancos mais pequenos , durante este período mais conturbado,não se aguentem.
Caso isso aconteça penso que serão absorvidos pelos seus maiores credores(Outros bancos).Fica tudo em paz .Depois... todos pagamos a factura.
Acho que não vai haver espaço para toda a gente.No entanto o tempo o dirá.
Um abraço.
Eurolite, é um pouco disparatado e tolo achar que eu possa beneficiar do que quer que seja que disse.~
Coloquei questões que ninguém respondeu e que continuam sem responder. A unica resposta parece ser que eu devo ter alguma razão para colocar questões incómodas. Ou seja, desviamos o assunto.
Mas, é como em tudo: cada um vê o que quer ver e quem quiser ver, já tem dados para o fazer. Uma coisa te garanto, como em todas as outas questões que levantei ao longo de muitos anos, cá estarei para dar a cara. É que eu não ando cá desde há menos de um mês e não falei sempre e só de um banco - ao contrário de outros participantes, certo?
Coloquei questões que ninguém respondeu e que continuam sem responder. A unica resposta parece ser que eu devo ter alguma razão para colocar questões incómodas. Ou seja, desviamos o assunto.
Mas, é como em tudo: cada um vê o que quer ver e quem quiser ver, já tem dados para o fazer. Uma coisa te garanto, como em todas as outas questões que levantei ao longo de muitos anos, cá estarei para dar a cara. É que eu não ando cá desde há menos de um mês e não falei sempre e só de um banco - ao contrário de outros participantes, certo?
Pata-Hari Escreveu:Sousa dias, não há nada que o tempo não responda. Eu não voltarei a tocar no tema, acho que já fiz o necessário.
Lareco, sugiro-te que me respondas às perguntas em vez de continuares a desviar o tema.
Desculpa lá Pata mas fizeste mais e mal que o necessário
Sabes que usar fóruns para partilhar-mos ideias é fantástico mas se quisermos outros afins também não existe melhor

Pena é quando falas ABC não o fazeres de forma alternada e constructiva ... no caso de bancos
em outros fóruns falam-se de tantos e levantam-se tantos rumores agora tu falas muito do mesmo...
Sou cliente de 4 instituições financeiras portuguesas e trabalhei já em duas delas e nunca usei o queimar o vizinho ou o outro para fazer o meu negócio acho que mesmo assim dou-me por satisfeito e orgulhoso do meu trabalho
A " coisa " complica-se...
Sinceramente, nunca me senti tão desconfortável a consultar o Caldeirão. É que nota-se uma incontornável perseguição a um Banco. Sejamos claros,há alguma instituição bancária que aguente uma corrida aos depósitos ??? Não, não e não é a resposta. Segundo ponto, o governo garantiu a solidez do sistema, creio não estar na mais obsoleta República das Bananas e por isso espanta-me o bater no céguinho . O governo tomou a medida correcta e toda a Europa a tomou. Com seiscentos diabos, não fosse esta medida assertiva e tinhamos os bancários todos no desemprego, o que se calhar até não era má ideia . Agora falar na Afinsa ??? É um absurdo total. Que o ódio não perturbe o bom-senso.Abraço.
só a mudança é eterna - Heráclito
- Registado: 4/11/2002 23:04
Eu gostava....
Sinceramente gostava de saber onde a Pata-Hari trabalha?
O que poderemos dizer desse banco tambem.....
Um velho ditado lá na minha terra(beiras)diz..."não se atiram pedras aos outros quando se tem telhados de vidro..."
..Será...
O que poderemos dizer desse banco tambem.....
Um velho ditado lá na minha terra(beiras)diz..."não se atiram pedras aos outros quando se tem telhados de vidro..."
..Será...
- Registado: 15/10/2008 23:05
Acredito no Miguel Cadilhe.
Boas,
Sobre o BPN,(sou também lá cliente e com um excelente tratamento) tenho lá algum depositado.Preocupado sinceramente não estou,principalmente porque acredito na garantia do estado,e sobretudo pela qualidade de gestão do Sr.Miguel Cadilhe.Deixe ele entregar os 40 milhões de moedas do EURO 2004 ao Banco de Portugal,e despachar as pinturas do Miró e arrumar a casa como deve ser e todos verão o BPN cotado em bolsa muito em breve.Abraços
Sobre o BPN,(sou também lá cliente e com um excelente tratamento) tenho lá algum depositado.Preocupado sinceramente não estou,principalmente porque acredito na garantia do estado,e sobretudo pela qualidade de gestão do Sr.Miguel Cadilhe.Deixe ele entregar os 40 milhões de moedas do EURO 2004 ao Banco de Portugal,e despachar as pinturas do Miró e arrumar a casa como deve ser e todos verão o BPN cotado em bolsa muito em breve.Abraços
Eurolite, lê no tópico abaixo o espanto na hipótese de algum banco falir. Parece até que as pessoas estiveram fora do planeta em alguns momentos deste mês. Isto é simultâneo com o pânico em que alguns possam ir à falência, hehe.
Aliás, este padrão de respostas é recorrente na selecção da info: tendemos todos a ignorar o que não queremos reconhecer.
Aliás, este padrão de respostas é recorrente na selecção da info: tendemos todos a ignorar o que não queremos reconhecer.
Pata-Hari Escreveu:be cool, usa a cabeça: qual o meu interesse em chamar à atenção para algo em particular numa instituição em particular? sou da concorrência? acreditas seriamente que faz sentido um empregado bancário deitar abaixo um banquinho e acreditar que vai pessoalmente beneficiar com isso? Trabalho numa agencia de um banco que é colado à agencia do BPN? Achas que é razoável?
Peço-te só para pensares se faria sentido alguém tentar "deitar abaixo" uma instituição "porque sim" e para te perguntares se todas as perguntas que se levantam poderão ser apenas vontade de falar e porquê que ninguém responde às que coloquei que são bem concretas e especificas.
Ah, e, já que parecem acreditar que estou a lançar o pânico, até dou de borla a opinião de que enquanto for possível o governo e a CGD injectarão tudo o que for necessário para os aguentar. Eles beneficiam do facto de serem os primeiros a precisarem que a bóia lhes seja lançada. Como contribuinte, chateia-me ser eu a pagar por isso, admito. Chateia-me muito.
Tudo isto é independente do facto de que os empregados serão pessoas boas, fantásticas e que fazem o seu trabalho correctamente. A politica do banco e a gestão do banco não é feita por empregados individuais.
Não há razão para se tentar atacar o mensageiro mas podemos sempre fazer isso. Eu fiz a minha parte. Cada um fará a sua, se quiser. Não vale a pena eu insistir mais, a cana de pesca eu já dei.
Como contribuinte, chateia-me ser eu a pagar por isso, admito. Chateia-me muito.
E se fosses americano , inglês ou islandês ! ehhehe
PATA havias como moderador do forum dar a tua opinião mas ao mesmo tempo teres consciencia que não devemos neste momento insistir e "bombardear" negativamente essa instituição ou qualquer outra .
Como estás sempre contra que o teu dinheiro possa vir ser usado para certas situações ...

Não poderá vir assim sair-te mais caro

Cuidado devemos não especular e não criar esta crise aínda mais cara ... julgar os culpados ...punilos ...
e deixar o mercado funcionar para o bem de todos em geral...!
Agora mesmo que não goste só falo bem do meu vizinho
Cuidado as autoridades andam aí na mira disto tudo... e não venham fechar aínda o nosso magnifico fórum caldeirão da bolsa "por potenciar algum bank to run"

BFS
Para que conste:
- Nada me move contra o BPN. Se algo me move, é a favor da solidez do sistema financeiro em geral e Português em particular, incluindo naturalmente o BPN.
- Nada conheço da situação interna, designadamente financeira, do BPN, para além do que tem vindo a ser do conhecimento público.
- Nunca fui, não sou e não tenho perspectivas de vir a ser, cliente do BPN.
Dito isto, a frase
é do mais puro "banquês", dizendo tudo mas não adiantando nem esclarecendo na verdade absolutamente nada. Porque:
- Se alguém saíu mal na fotografia da crise financeira actual, esse(s) alguém foram as empresas de rating: Se bem me lembro, todo o lixo "subprime", Fanny Mae, Freddie Mac, Lehman Brothers e mais uns tantos entretanto falidos, desaparecidos ou engolidos por outros, até a própria Enron, também mereceram “ratings” favoráveis - de tal forma que eu cheguei aqui há tempos a sugerir que o "rating" poderia, no limite, ser considerado como um indicador contrário;
- A observação das "regras prudenciais vigentes" é uma obrigação básica, se não mesmo legal, pelo que afirmá-lo de nada serve na verdade. Mas também todos os investimentos que se revelaram desastrosos observaram essas mesmas regras - ou não?
Com toda a franqueza, este comunicado do BPN mais me parece um tiro no pé...
FT
- Nada me move contra o BPN. Se algo me move, é a favor da solidez do sistema financeiro em geral e Português em particular, incluindo naturalmente o BPN.
- Nada conheço da situação interna, designadamente financeira, do BPN, para além do que tem vindo a ser do conhecimento público.
- Nunca fui, não sou e não tenho perspectivas de vir a ser, cliente do BPN.
Dito isto, a frase
BPN Escreveu:Mas deve-se esclarecer os clientes que os activos que se revelaram de maior risco foram adquiridos com base num “rating” favorável e de acordo com as regras prudenciais vigentes.
é do mais puro "banquês", dizendo tudo mas não adiantando nem esclarecendo na verdade absolutamente nada. Porque:
- Se alguém saíu mal na fotografia da crise financeira actual, esse(s) alguém foram as empresas de rating: Se bem me lembro, todo o lixo "subprime", Fanny Mae, Freddie Mac, Lehman Brothers e mais uns tantos entretanto falidos, desaparecidos ou engolidos por outros, até a própria Enron, também mereceram “ratings” favoráveis - de tal forma que eu cheguei aqui há tempos a sugerir que o "rating" poderia, no limite, ser considerado como um indicador contrário;
- A observação das "regras prudenciais vigentes" é uma obrigação básica, se não mesmo legal, pelo que afirmá-lo de nada serve na verdade. Mas também todos os investimentos que se revelaram desastrosos observaram essas mesmas regras - ou não?
Com toda a franqueza, este comunicado do BPN mais me parece um tiro no pé...
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Pata, é o seguinte:
Acho que todos os investidores, aforristas e afins já estão suficientemente informados de que os bancos nacionais estão com falta de liquidez, não é só o BPN, é o BCP, é O BES, é o BANIF, e por aí fora....a questão das taxas prende-se com a maior o menor dificuldade de cada um se financiar como é sobejamente conhecido....e tanto falam nos 6,5% quando as diferenças não são substânciais entre eles , como já foi demonstrado, mas para quem ainda tiver dúvidas que entre nos sites da banca nacional....
Não concordo com tamanha "tareia" que estão a dar no BPN com o risco de lançar o pânico....e já agora lanço o repto que o façam a outros bancos que estão em igual situação, não quero crer que hajam guerrilhas ou ódios de estimação, mas não quero entrar em teorias da conspiração...
...adiante... penso que esse mesmo pânico é descabido nesta altura... e porquê digo isto? Porque em ultimo caso, no pior cenário temos o estado que suporta os depósitos.
Queres melhor e maior garantia que esta? Não há.
E terminando, deixo aqui uma noticia do Jornal de Negócios desmentida pelo próprio BPN:
Esclarecimento Fundo BPN Conservador
A notícia “BPN admite fechar fundo conservador…” do Jornal de Negócios da passada sexta-feira provocou intranquilidade nos investidores e prejudicou o BPN.
O BPN Conservador foi, até muito recentemente, um dos fundos mais rentáveis da sua classe. O seu desempenho recente não deixa o BPN satisfeito. Mas deve-se esclarecer os clientes que os activos que se revelaram de maior risco foram adquiridos com base num “rating” favorável e de acordo com as regras prudenciais vigentes.
Para além disso, a eventual liquidação do Fundo referida na mesma notícia, não está sequer a ser ponderada.
in www.bpn.pt
Acho que todos os investidores, aforristas e afins já estão suficientemente informados de que os bancos nacionais estão com falta de liquidez, não é só o BPN, é o BCP, é O BES, é o BANIF, e por aí fora....a questão das taxas prende-se com a maior o menor dificuldade de cada um se financiar como é sobejamente conhecido....e tanto falam nos 6,5% quando as diferenças não são substânciais entre eles , como já foi demonstrado, mas para quem ainda tiver dúvidas que entre nos sites da banca nacional....
Não concordo com tamanha "tareia" que estão a dar no BPN com o risco de lançar o pânico....e já agora lanço o repto que o façam a outros bancos que estão em igual situação, não quero crer que hajam guerrilhas ou ódios de estimação, mas não quero entrar em teorias da conspiração...
...adiante... penso que esse mesmo pânico é descabido nesta altura... e porquê digo isto? Porque em ultimo caso, no pior cenário temos o estado que suporta os depósitos.
Queres melhor e maior garantia que esta? Não há.
E terminando, deixo aqui uma noticia do Jornal de Negócios desmentida pelo próprio BPN:
Esclarecimento Fundo BPN Conservador
A notícia “BPN admite fechar fundo conservador…” do Jornal de Negócios da passada sexta-feira provocou intranquilidade nos investidores e prejudicou o BPN.
O BPN Conservador foi, até muito recentemente, um dos fundos mais rentáveis da sua classe. O seu desempenho recente não deixa o BPN satisfeito. Mas deve-se esclarecer os clientes que os activos que se revelaram de maior risco foram adquiridos com base num “rating” favorável e de acordo com as regras prudenciais vigentes.
Para além disso, a eventual liquidação do Fundo referida na mesma notícia, não está sequer a ser ponderada.
in www.bpn.pt
Na bolsa como na vida, tudo é possível...
Para o bboniek00:
eu q lancei esta questao dos valores das txs oferecidas pelo BPN apenas o fiz por ser um mero cliente desse banco ter algum dinheiro a prazo e, isso é verdade, morto por o lá manter pois os juros sao bons, mas, como vejo neste forum, e como leio nos jornais, tenho algum receio do futuro do banco, apenas tentei ter alguma ajuda sobre a decisao de tirar o meio pé de meia, não tenho qq interesse em q o banco vá á falência.
obrigado
Pata-Hari, obrigado pela opinião e ajuda, não volto a chatear com este assunto
eu q lancei esta questao dos valores das txs oferecidas pelo BPN apenas o fiz por ser um mero cliente desse banco ter algum dinheiro a prazo e, isso é verdade, morto por o lá manter pois os juros sao bons, mas, como vejo neste forum, e como leio nos jornais, tenho algum receio do futuro do banco, apenas tentei ter alguma ajuda sobre a decisao de tirar o meio pé de meia, não tenho qq interesse em q o banco vá á falência.
obrigado
Pata-Hari, obrigado pela opinião e ajuda, não volto a chatear com este assunto
be cool, usa a cabeça: qual o meu interesse em chamar à atenção para algo em particular numa instituição em particular? sou da concorrência? acreditas seriamente que faz sentido um empregado bancário deitar abaixo um banquinho e acreditar que vai pessoalmente beneficiar com isso? Trabalho numa agencia de um banco que é colado à agencia do BPN? Achas que é razoável?
Peço-te só para pensares se faria sentido alguém tentar "deitar abaixo" uma instituição "porque sim" e para te perguntares se todas as perguntas que se levantam poderão ser apenas vontade de falar e porquê que ninguém responde às que coloquei que são bem concretas e especificas.
Ah, e, já que parecem acreditar que estou a lançar o pânico, até dou de borla a opinião de que enquanto for possível o governo e a CGD injectarão tudo o que for necessário para os aguentar. Eles beneficiam do facto de serem os primeiros a precisarem que a bóia lhes seja lançada. Como contribuinte, chateia-me ser eu a pagar por isso, admito. Chateia-me muito.
Tudo isto é independente do facto de que os empregados serão pessoas boas, fantásticas e que fazem o seu trabalho correctamente. A politica do banco e a gestão do banco não é feita por empregados individuais.
Não há razão para se tentar atacar o mensageiro mas podemos sempre fazer isso. Eu fiz a minha parte. Cada um fará a sua, se quiser. Não vale a pena eu insistir mais, a cana de pesca eu já dei.
Sem dúvida que a moderadora de serviço cá do burgo deve ter uma cisma de estimação contra o BPN, são meses e meses a cascar como se fosse o único banco em dificuldades, como se fosse o único a fazer trapalhadas, como se fosse o unico a esbanjar dinheiro, a fazer vida de rei como se nada fosse em puro gozo com o cidadão comum....
Sejam quais forem as dificuldades, tanto do BPN, ou do BANIF, ou BCP, ou BES, idem idem.... porque não confiar na garantia do estado, existe alguma entidade mais soberana?? Não vejo onde está o problema, a não ser que estejamos a beira do colapso do velho capitalismo...
Não sei se a moderadora tem ou não uma cisma de estimação contra o BPN, mas...
e comecemos por nao querer iludir os outros: o lancamento deste tipo de duvidas, tal como foi lancado neste topico, teem o perigo de desencadear reaccoes perigosas, i.e. corrida ao levantamento de depositos nas instituicoes referidas e agravamento da situacao. Incontornavel. Como sabemos bem. Todos.
Nada contra o debate, viva a discordia, arriba a polemica, avante camarada. Mas... cuidadinho.
Depois, haa a questao (que alguem jaa repisou "para o boneco") de que existem outras instituicoes a oferecer juros semelhantes: resultado, orelhas moucas e torna a bater no ceguinho (BPN).
Ora... o Povo ee sereno mas nao ee parvo.
Atee ver.
...estou plenamente de acordo aqui com o colega bboniek00: de tanto se insistir e repisar que o BPN pode entrar em colapso, ainda acaba mesmo por se instalar o pânico, e depois sabe-se como é, alastra como uma epidemia imparável. E, se tal vier a suceder, bem pode a moderadora ir pondo também as barbas de molho (salvo seja

Ulisses Pereira Escreveu:sousadias, ninguém aqui deve deixar de dar a sua opinião por ser Administrador ou não. Abandonava já o Caldeirão no dia em que tivesse que calar a minha voz só porque sou moderador.
A verdade é que o BPN está em dificuldades. Até que ponto vão essas dificuldades? Não sei. Miguel Cadilhe está a tentar limpar a casa e está a tentar vender tudo o que não é estratégico.
Agora quando um Banco oferce taxas desta dimensão no actual contexto, naturalmente que isso só pode aumentar os receios de que as dificuldades sejam muito grandes.
Isto digo eu. E tanto faz que seja Administrador ou não. Que escreva aqui ou ali. Ou que faça gestão de carteiras. Digo o que penso. Como sempre foi possível desde que, há quase 5 anos, criámos o Caldeirão.
Um abraço,
Ulisses
Boa noite
Eu sei que o meu post não tem "sumo" Ulisses, mas PALMAS, MUITAS PALMAS. Há que perceber a essencia da existencia do Caldeirão, que é o maior forum de Bolsa nacional.
Abraço
Nuno Guedes
Vende ao som dos tambores e compra ao som dos canhões...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 179 visitantes