Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cuidado ursos / Atenção touros

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Falamos de coisas diferentes!

por CapitaoTrovão » 13/6/2003 18:48

Meu Caro Soldado,

Respeitando, embora, a tua opinião, penso que estás a confundir algumas coisas.

Os gráficos a que te referes não se baseiam em factores "fundamentais", mas traduzem sim "comportamentos" de mercado (envolvendo multiplos factores).

Para ser mais explícito, bastará dizer que, no recente "bull market" uma PTM chegou a tocar os 140 Euros. Com base em que factores "fundamentais", pergunto eu?

É por esse motivo que quem especula não toma posições porque um produto (acção, futuro...) está demasiado barato ou demasiado caro, ou porque dá um bom ou mau rendimento.

Um abraço.

Capitão Trovão
CapitaoTrovão

Meu Capitão!

por Soldado Raso » 13/6/2003 18:34

Olhando extasiado os seus lindos gráficos e outros que tenho visto no fórum, fica-me na mente uma questão:

Podemos comparar o S&P dos anos 55(por exemplo)com o actual de 2003?

Quando começo a fazer essas comparações,a minha cabecinha começa a andar á roda e não
consegue fazer essa correlação. Ela começa por pensar: quais as empresas que formavam o indicie desses idos anos, e diz-me que comparar essas empresas com as de hoje é o mesmo que comparar o indice com o de hoje. Aqui começa a granda confusão, e ela diz-me: das empresas desse tempo, restam poucas,talvez uma delas seja a G.Eléctric(não tenho a certeza). Depois diz-me; mas a G.eléctric de hoje tem alguma coisa a ver com a desse tempo? Aqui, a cabecinha entra em redemoinho e diz-me: não tem nada, nem em facturação nem lucros nem valores tecnológicos....nem as taxas de juro, nada,é outra empresa!

Finalmente,aliviou das preocupações, e disse-me: deixa lá, não compares o incomparável!
Soldado Raso

Bull vs Bear

por CapitaoTrovao » 13/6/2003 17:30

Se quisermos ser realistas, é, em minha opinião, relativamente (não demasiado) cedo para se falar de "bull market".

Direi que o "bear market" terá encontrado o fundo do túnel, e que podem os "bull", por seu lado, avistar um raio de esperança.

Depois do período de consolidação a que se assistiu, desde Março que se negoceia numa tendência claramente ascendente.

É uma realidade insofismável.

Quanto à correcção referida no "post" a que me reporto, faz sentido os 900 pontos referidos como eventual correcção (correspondem a um "retracement" de 50% do movimento iniciado em Março).

Por último, resta-me registar com agrado as participações que neste forum têm lugar. Todos os pontos de vista são tão benvindos quão aceitáveis. É salutar que expressemos e troquemos opiniões.

Com respeito pela diferença! :)))

Um abraço a todo o Forum.

Capitao Trovão
CapitaoTrovao

Faltou referir

por TM » 13/6/2003 17:20

Esqueci-me de referir alguns pontos:

As médias utilizadas (MM50 e MM200) são simples e com base no "Median Price";

O periodo BULL reflectido no gráfico (através das médias) vai desde 20/01/1995 até 31/10/2000, com interrupção de 30/08/1998 até 09/12/1998;

O periodo BEAR começou a 31/10/2000 até 16/05/2003, onde pela primeira vez neste milénio, a MM50 do S&P500 superiorizou-se à sua MM200.

É obvio que este tipo de análise não identifica pontos de entrada short ou longa, mas reflecte (talvez com 99% de certeza) em que tipo de mercado estamos!!

Mais uma vez, um bom fim de semana a todos!

Registado: 5/11/2002 0:46

Cuidado ursos / Atenção touros

por TM » 13/6/2003 17:02

Que excelente forúm este! Nos últimos tempos temos assistido a "acessas" discussões entre aqueles que tem posições longas e aqueles que têm o dedo no botão "sell".
Estas "acessas" discussões são extremamente saudáveis, e para quem quer aproveitar (tal como o Ulisses diz) pensar nas opiniões contrárias às nossas, pelo menos para pensar se nós não estaremos errados!

Aproveitando estas discussões, quero deixar aqui dois gráficos, do mesmo indice. S&P500!

Eu nem sequer negoceio S&P, ou EUA! Mas estou plenamente consciente que quando os EUA "arrancarem" e entrarem em "BULL mode", o resto do mundo (no Japão não sei...) irá acompanhar (mais cedo ou mais tarde)!

Porquê o S&P? Porque (na minha muito modesta opinião) combina o "conservadorismo" do DOW JONES com a "euforia" habitual do NASDAQ (com todo o "lixo" que também possui)!

Portanto aqui vai...

Só uma observação que não está referida nos gráficos: A MM50=924.71 e MM200=887.85 (com cotações de 12/6/2003). O que na minha opinião, caso haja uma correcção até aos 900 pontos (cheguei a ele empiricamente) e houver uma boa reacção, pode muito bem ser a confirmação que este boi é mesmo touro!!

Bom fim de semana
Anexos
sp01.jpg
sp01.jpg (32.29 KiB) Visualizado 897 vezes
sp02.jpg
sp02.jpg (32.26 KiB) Visualizado 895 vezes

Registado: 5/11/2002 0:46

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, acintra, Bing [Bot], Burbano, m-m, Massao1, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, PiFer, Pmart 1, Rafael Abreu, trilhos2006, TTM62, Zecadiabo, Àlvaro e 203 visitantes