Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

"Em tempo de crise pode ser boa opção investir na bolsa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por José_P. » 24/10/2008 22:08

Para estes casos AF é Atira & Foge... e quem a nunca usou que atire a 1º dolar! :P

Registado: 25/5/2008 17:50

Re: vamos ver se é desta!

por Adrox » 24/10/2008 21:37

rasteiro Escreveu:Esta semana optei por diversificar ainda mais a minha carteira com 7 cotadas do PSI20, e 2 do PSIGeral.
Comprei em pequenas contidades, mas 9 diferentes.
Por acaso 5 das quais comprei hoje.
Vamos ver o que a semana nos irá trazer de novo.
Entrei Curto, á espera de um resalto, se não der salto fora e assumo as perdas. :idea:

Abraços

Entraste Curto à espera de um ressalto?
AH, já sei, como toda agente falha as previsões, ouviste alguem dizer que ia haver um ressalto, e como vai-se enganar é pk isto vai descer...

Entrar curto é fazer short-selling, ou seja vender e depois comprar.

Entraste curto, ou entraste no curto-prazo?

E se entraste no curto-prazo: Agora a AF também já dá para curto prazo?

O mundo está ao contrário, a malta da AF diz que é para as ter 4 ou 5 anos em carteira, mas senão resulta, se um gaijo fizer ao contrário, e comprar pela AF para 4 ou 5 dias, já deve resultar...

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

por José_P. » 24/10/2008 18:26

Quanto á questão do rebound... não sei... hoje, a esta hora, não me parece que exista o mesmo ambiente politico que existiu no dia 10-14 deste mês...

Prevês um rebound baseado em quê?

vamos ver se é desta!

por rasteiro » 24/10/2008 18:23

Esta semana optei por diversificar ainda mais a minha carteira com 7 cotadas do PSI20, e 2 do PSIGeral.
Comprei em pequenas contidades, mas 9 diferentes.
Por acaso 5 das quais comprei hoje.
Vamos ver o que a semana nos irá trazer de novo.
Entrei Curto, á espera de um resalto, se não der salto fora e assumo as perdas. :idea:

Abraços

Registado: 29/11/2007 12:24

por jj boss » 24/10/2008 16:49

No inicio do ano, escrevia-se desceu 5% é agora que vou encher-me delas.

Chegados a Março caramba já desceu tanto, estão tão baratas, vamos lá equilibrar as perdas.

Inicio de Outubro, estão praticamente dadas, se fizermos bem as continhas, activos - passivos + sit liquida, e dividirem pelo n de acções já começa a valer a pena, vou comprar mas é, e ficam aqui a marinar à espera da recuperação.

Ontem que fixeee este preço é mesmo fixeeee.

Hoje o preço de ontem era fixe o de hoje é fixe com desconto.

E vejo respeitosamente, caldeireiros a escrever, segunda é o rebound, ou já batemos no fundo, é hora de entrar e ainda estou cá com uma fezadaaaaa!

Registado: 24/10/2008 11:50

por José_P. » 24/10/2008 16:35

bom, antes demais deixem-me esclarecer que continuo em fase de aprendizagem.
Agora, no que toca a caro ou barato, há varios indicadores que "hoje" nos podem ajudar a sustentar se determinda acção está cara ou barata. Digo "hoje", pq o mundo rola e avança, e amanha esse indicador pode se ter alterado bastante...

de forma muito empirica e de imediato, o per de uma acção, comparado com o do sector e mais algumas informações essenciais sobre a vida da empresa bem como o ambiente macro-economico, podem-nos ajudar a inferir se a acção está ou não barata... obvio numa primeira análise, que haveria que sustentar com muito mais depois de nos chamar a atenção...

por charles » 24/10/2008 16:25

Ultimamente tenho assistido às cotadas da bolsa comprarem acções próprias, será isto sinal de algo, compra antes do tempo, antecipação de retoma, terão as empresas dados que nós não dispomos, ou simplesmente acham que estão baratas :?: :!:

Assim de repente lembro-me da Cimpor, mas sei que houve outras.

Sonaecom adquire 176 mil acções próprias
(24-10-2008 - 15:29)

A Sonaecom adquiriu, nas últimas três sessões, 176 mil acções próprias, representativas de 0,048% do seu capital social. No total, a empresa já detém 1,40% do seu capital social.

Entre 21 e 23 de Outubro, a Sonaecom adquiriu, em bolsa, 176 mil acções próprias, a um preço de aquisição médio de 1,3553 euros, o que representa um investimento de cerca de 238,5 mil euros.

No dia 21 de Outubro, a empresa adquiriu 110 mil acções a um preço de 1,384 euros, representativas de 0,030% do seu capital social. Um dia depois comprou mais 40 mil acções a 1,349 euros cada, cerca de 0,011% do capital social, e ontem adquiriu 26 mil acções próprias por 1,333 euros, representativas de 0,0007% do capital social.

No total, a empresa adquiriu 176 mil acções próprias representativas de 0,048%. Ficando, no total, com 5.119.643 acções próprias, representativas de 1,40% do seu capital social.

As acções da Sonaecom seguem a perder 3,235 para os 1,288 euros, tendo já estado a cair mais de 6% para os 1,25 euros por acção.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

VVA e SOSGPS

por emanuelmfs » 24/10/2008 14:37

Parece-me inquestionavel que por acção ter perdido 70% do seu valor não quer dizer qe esteja propriamente barata.

Podia simplesmente estar estupidamente cara.

Todavia penso que nao há comparação entre a Sonae e VAA, já que esta última se encontra falida há vários anos, com prejuízos contínuos. O que não acontece com a sonae e não parece que vá acontecer nos próximos tempos.

De qualquer modo o limite do preço de um título é zero como todos sabemos. E não é preciso que a empresa dê prejuizos para descer abruptamente como se sabe.

É em grande medida um jogo de expectativas que tende, a longo prazo, a ir ao encontro dos fundamentais das empresas - acredito.

Registado: 29/11/2007 3:06

A expressao "bater no fundo" tem um problema:

por bboniek33 » 24/10/2008 7:38

Ela tambem bateu no fundo. :idea:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

Re: ..Será...

por corvo47 » 24/10/2008 1:13

lareco Escreveu:
Resumindo as acções mais defensivas a meu ver será sempre a PT pela capacidade de cresimento no brasil e africa e pela dimensão que a Meo está a ter no mercado residencial...para na falar no projecto das escolas da banda Larga.
.....

Acções defensivas?

Quando o mercado desce porque razão se vai investir em acções.É certo que umas descem mais do que as outras,mas todas descem.

Em Bear Market, certamente as acções não são a melhor defesa para o nosso capital.

Um abraço.

Registado: 14/3/2008 22:39

..Será...

por lareco » 24/10/2008 1:05

Na minha humilde opinião e depois de muitas horas a queimar pestanas acho que o tempo de bonança vem longe...
Hoje na Sil do imobiliario reparei que a mesma estava a 60-70% dos anos passados e os stands que havia eram de casas já realizadas e de poucos projectos.

1ºAs empresas presentes partes delas são imobiliarias.
2ºOs promotores/construtores estão com problemas de tesouraria.
3ºMuita oferta Bancária(stands).

O que se traduz na bolsa?
Caso o Obama ganhe a bolsa sobe em alta...até a sua posse.
Mas cuidado os democratas foram os mais prejudiciais as importanções sempre.
Se ganha o mcain a europa terá uma opurtunidade..

Tudo se vai traduzir em euforia...subirá a bolsa?

Resumindo as acções mais defensivas a meu ver será sempre a PT pela capacidade de cresimento no brasil e africa e pela dimensão que a Meo está a ter no mercado residencial...para na falar no projecto das escolas da banda Larga.
Edp deverá ter uma palavra nas fusões da penisula ibérica...
E agora a surpresa Martifer...pois é aquela empresa cresce com um dinamismo so visto..e senhores com pagamento a fornecedores na hora... eu espanto-me com o cresimento e o "amor" que os funcionários tem pela cultura da empresa..

"funcionários contentes..retornos abundantes"

...Será...

Registado: 15/10/2008 23:05

por artista_ » 24/10/2008 0:34

aaugustobb Escreveu:Então se ela não está barata, porque sempre que há um rebound, ela é a que mais sobe???? é porque muita gente está interessada nela, penso eu.. :roll:

Tens toda a razão é das que mais sobe nos ressaltos, pelo menos no último foi, mas a razão parece-me óbvia, isso aconteceu porque também tem sido das que mais desce, no fundo o ressalto é proporcional à queda :wink:

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por charles » 24/10/2008 0:27

Os ressaltos são sempre boas oportunidades para fazer uma incursão de daytrade, ainda aqui ha dias o BCP subiu salvo erro 10% e nesse mesmo dia a SONAE subiu 20% ou perto disso, isso em daytrade é excelente,mas tambem podem ser umas boas armadilhas para se ficar entalado, de qq forma acho que cada um é que deve decidir o que fazer após pesarem os prós e os contras.

Cumpt e Bn
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por salvadorveiga » 24/10/2008 0:23

aaugustobb Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:o facto de uma acçao estar a 0,50 nao significa que esta' barata.

Farto-me de dizer isto... augusto se nao olhares para relatorios anuais, e analisares os fundamentais, nao podes dizer que esta' barata...

Sinceramente nem tenho olhado para os fundamentais dela, ate podee estar barata... mas a Sonae a 0,50 centimos pode ser muito mais cara que uma Google a 300 €.

Nao podemos olhar para valores absolutos. Ha' que comparalos com niveis de divida, lucros, lucros esperados, cash flow produzido. Isto e' um minimo para se saber se esta' barata ou nao...

Então se ela não está barata, porque sempre que há um rebound, ela é a que mais sobe???? é porque muita gente está interessada nela, penso eu.. :roll:

nao tem nada a ver...mas sim geralmente as sonaes têm digamos como "mais visibilidade". Eu nao estou a dizer que nao esta' barata... ate pode estar eu nao olhei para ela...

Estou e' a avisar que so por estar a 50 centimos nao indica que esteja barata... por mim ate podia estar a 0,10 € que enquanto eu nao olhasse para balanços, e resultados nao poderia concluir se estava ou nao barata...

E' isso que quero passar como mensagem...

Comprende ? ;)

abraço

Registado: 12/3/2008 22:06

por aaugustobb_69 » 24/10/2008 0:17

salvadorveiga Escreveu:o facto de uma acçao estar a 0,50 nao significa que esta' barata.

Farto-me de dizer isto... augusto se nao olhares para relatorios anuais, e analisares os fundamentais, nao podes dizer que esta' barata...

Sinceramente nem tenho olhado para os fundamentais dela, ate podee estar barata... mas a Sonae a 0,50 centimos pode ser muito mais cara que uma Google a 300 €.

Nao podemos olhar para valores absolutos. Ha' que comparalos com niveis de divida, lucros, lucros esperados, cash flow produzido. Isto e' um minimo para se saber se esta' barata ou nao...

Então se ela não está barata, porque sempre que há um rebound, ela é a que mais sobe???? é porque muita gente está interessada nela, penso eu.. :roll:

Registado: 29/11/2007 1:39

por charles » 24/10/2008 0:10

aaugustobb Escreveu:
charles Escreveu:Eu acho que se faz frequentemente uma certa confusão, entre um titulo que está em dado momento a um preço relativo baixo, e um titulo a um preço barato .

As sonaes e no caso concreto da SONAE SGPS está um preço baixo, mas não quer dizer que face à actual conjuntura de abrandamento economico mundial esteja barata,este titulo está mais barato que há dois meses atrás, porque baixou de preço, mas não quer dizer que já tenha baixado tudo, eu arrisco-me a dizer que todos os minimos de todos os titulos vão ser atingidos quem sabe ainda este ano, os indices tocaram em minimos hoje, vamos esperar, amanhã vai ser um dia importante e a próxima semana tambem, aguardemos.

Eu sei que não é um grande exemplo, mas aqui fica um caso de bolsa, aqui há cerca de 2 3 anos atrás dei por mim a procurar na bolsa Portuguesa, por acções, lá está de baixo valor, dei por mim a comprar VAA a 0,45€ este titulo já tocou os 0,09 nos ultimos meses, eu sei que a VAA na bolsa é irrelevante mas a "jurisprudência" fica aqui bem patente.

Estou apenas a tentar ser realista.

Cumpt

Eu sei que a sonae está barata, mas que ainda pode ficar muito mais, até pode muito bem chegar aos 0.15, mas eu vou comprando gradualmente, por isso quanto mais descer melhor, assim vou ganhando mais liquidez para ir investindo, a minha aposta é para um prazo muito , muito longo..

P.S. e a sonae não é a VAA

Correcto é uma estratégia válida, eu aceito que se possa ir comprando e baixando o BP, se se comprar em fundos nos dias de queda tanto melhor, esse longo prazo no caso de se poder aguentar sem se ficar sem liquidez para o dia a dia, pode ser uma boa aposta.

A VAA, eu fiz a ressalva, obviamente que não é a SONAE, assim como o BCP não é a SONAE, mas o que eu vejo é titulos do PSI 20 a recuarem, uns a tocar minimos e outros a caminho disso, esta volatilidade e este panic sell quase diário, só vem cimentar a minha forma de encarar neste momento o mercado, qq soprozinho faz um indice cair 10% num dia,umaqueda de 10 % reflectea queda dos titulos que compôem o indice, eu diria uma forte queda, normalmente os que mais contribuem para essas quedas, são os que mais peso têm em cada indice, se tivermos um indice PSI 20 a cair 4 ou 5 % teremos certamente por exemplo um BCP a cair tanto ou mais que o indice.

Á pouco foi referida uma curiosidade no CB que é, não existe nenhum titulo neste momento no mercado continuo com dois digitos em termos de valor, eu arriscaria a dizer que se este BEAR continuar como até aqui, qq dia não haverá nenhum titulo acima de :?: :!: (fica ao critério de cada um)

Cumpt
Editado pela última vez por charles em 24/10/2008 0:21, num total de 1 vez.
Cumpt

por salvadorveiga » 24/10/2008 0:07

o facto de uma acçao estar a 0,50 nao significa que esta' barata.

Registado: 12/3/2008 22:06

Re: Re

por artista_ » 24/10/2008 0:06

Bolsa Escreveu:Ando à volta destas questões há vários dias, lanço daqui a questão, no nosso Psi quais serão para vós as melhores empresas a obedecer a estas condições ?

Demasiado batidas durante este tempo
Tenham um bom negócio
Uma boa administração
Estejam pouco endividadas

Demasiado batidas durante este tempo. Todas foram batidas mas o tamanho da pancada está longe de ser o mesmo em todas!

Tenham um bom negócio. É muito vago e está dependente de muitas interpretações! No fundo será preciso saber analisar bem as empresas e a toda a envolvência económica/finaceira...

Uma boa administração. Mais um ponto difícil, o que é uma boa administração? em 2000 muitos apontariam a do BCP se lhes perguntassem qual é que achavam a melhor administração em Portugal! :mrgreen: :mrgreen:

Estejam pouco individadas. Talvez seja o ponto mais objectivo mas quantos, dos que têm posições de longo prazo, conhecem a dívida da empresa onde investiram?! se calhar nenhum, o per chega! :)

Só para concluir, vamos dar no mesmo, obviamente que nestas fases de crise fazem-se bons negócios mas isso é mais fácil observar daqui a uns anos que propriamente "adivinhar" agora... há quem consiga analisar bem as empresas e prever o os riscos e o potencial das empresas para "ir entrando" agora, mas eu prefiro a AT, é mais simples, e eu sinto-me mais seguro! :wink:

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por newtrade » 24/10/2008 0:02

Cem por cento razao corvo.

Registado: 12/10/2008 15:57

por aaugustobb_69 » 23/10/2008 23:57

charles Escreveu:Eu acho que se faz frequentemente uma certa confusão, entre um titulo que está em dado momento a um preço relativo baixo, e um titulo a um preço barato .

As sonaes e no caso concreto da SONAE SGPS está um preço baixo, mas não quer dizer que face à actual conjuntura de abrandamento economico mundial esteja barata,este titulo está mais barato que há dois meses atrás, porque baixou de preço, mas não quer dizer que já tenha baixado tudo, eu arrisco-me a dizer que todos os minimos de todos os titulos vão ser atingidos quem sabe ainda este ano, os indices tocaram em minimos hoje, vamos esperar, amanhã vai ser um dia importante e a próxima semana tambem, aguardemos.

Eu sei que não é um grande exemplo, mas aqui fica um caso de bolsa, aqui há cerca de 2 3 anos atrás dei por mim a procurar na bolsa Portuguesa, por acções, lá está de baixo valor, dei por mim a comprar VAA a 0,45€ este titulo já tocou os 0,09 nos ultimos meses, eu sei que a VAA na bolsa é irrelevante mas a "jurisprudência" fica aqui bem patente.

Estou apenas a tentar ser realista.

Cumpt

Eu sei que a sonae está barata, mas que ainda pode ficar muito mais, até pode muito bem chegar aos 0.15, mas eu vou comprando gradualmente, por isso quanto mais descer melhor, assim vou ganhando mais liquidez para ir investindo, a minha aposta é para um prazo muito , muito longo..

P.S. e a sonae não é a VAA

por corvo47 » 23/10/2008 23:54

aaugustobb Escreveu:Eu sonae sgps, tudo que seja abaixo 0.50 enquanto puder compro sempre, e quanto mais descer a partir daqui mais compro, por isso se continuar a descer nos proximos meses melhor para mim mais vou comprando... :wink:

Ok . Tudo bem. Mas por acaso sabes qual vai ser o seu preço mínimo no futuro?

Poderás estar a comprar agora a 0.50 o que pode estar"amanhã" a 0.25(hipoteticamente).E quando começar a subir a partir dos 0.25 já outros ganharam 100%, quando tu ainda só começaste a esfregar as mãos porque está a chegar ao teu preço,sem contar com a inflação e o empate de capital.
Francamente,em determinados estados de mercado, não percebo a pressa de entrar numa acção.
A paciência cultiva-se e nestas alturas é uma grande amiga.

Um abraço.

Registado: 14/3/2008 22:39

por charles » 23/10/2008 23:47

Eu acho que se faz frequentemente uma certa confusão, entre um titulo que está em dado momento a um preço relativo baixo, e um titulo a um preço barato .

As sonaes e no caso concreto da SONAE SGPS que está supostamente a um preço baixo, mas não quer dizer que face à actual conjuntura de abrandamento economico mundial esteja barata,este titulo está mais barato que há dois meses atrás, porque baixou de preço, mas não quer dizer que já tenha baixado tudo, eu arrisco-me a dizer que todos os minimos de todos os titulos vão ser atingidos quem sabe ainda este ano, os indices tocaram em minimos hoje, vamos esperar, amanhã vai ser um dia importante e a próxima semana tambem, aguardemos.

Eu sei que não é um grande exemplo, mas aqui fica um caso de bolsa, aqui há cerca de 2 3 anos atrás dei por mim a procurar na bolsa Portuguesa, por acções, lá está de baixo valor, dei por mim a comprar VAA a 0,45€ , desde então o titulo baixou progressivamente,e este titulo nos ultimos meses já tocou os 0,09 , eu sei que a VAA na bolsa é irrelevante mas a "jurisprudência" de baixa de preços fica aqui bem patente.

Estou apenas a tentar ser realista e cauteloso pq o momento é de muita incerteza
.

Cumpt
Editado pela última vez por charles em 23/10/2008 23:55, num total de 2 vezes.
Cumpt

por aaugustobb_69 » 23/10/2008 23:44

Eu sonae sgps, tudo que seja abaixo 0.50 enquanto puder compro sempre, e quanto mais descer a partir daqui mais compro, por isso se continuar a descer nos proximos meses melhor para mim mais vou comprando... :wink:

Re: É só escolher

por José_P. » 23/10/2008 23:26

Calma precisa-se!
Obvio que é uma altura desconfortável para entrar na bolsa. na minha humilde opinião (e no que toca a bolsa, é mesmo humilde, ainda que não hesito em dá-la) concordo com a maxima de cada uma ter uma estrategia, mais ou menos fundamentada com a sua capacidade de ler os indicadores AT e tambem AF... e depois Stick with the plan

o certo é que, mesmo que seja relativo, hoje as acções estão baratas. agora estáo baratas, entramos, e amanha e depois podem perfeitamente continuar a embaratecer... :D pois podem!

mas lã estã, estarão baratas de uma forma ou de outra... quer hoje, quer amanha ou depois se continuarem a descer, considerando um horizonte temporal alargado, ou seja, em comparaçao com o proximo bull...

seja como for considerando estas duas frases:

charles Escreveu:Não concordo com esta frase:

na medida em que quando as acções batem no fundo a tendência será posteriormente subir.

concordo no entanto com esta:

Fernando Braga de Matos admite, no entanto, que o sucesso poderá demorar, porque a crise está para ficar.

Também eu concordo mais com a 2º... :D

Já agora, deveria haver 3 ou 4 empresa no psi que deveriam ter "valor" face ao seu preço actual, tendo em conta os argumentos do Prof.... e uma delas é a aqui citada sonae sgps, mais uma vez, IMHO.

por newtrade » 23/10/2008 23:11

Com tanto aviso quer de governantes ,analistas,economistas,premios nobel de economia ex directores da fed etc etc etc, de tanto alerta de Recessão, e de ter tudo estampado na cara ,desemprego cada vez mais , menos investimento, menos lucros das empresas e de se ver claramente que a tendencia é para baixo, acho que é um erro crasso entrar na bolsa agora.

E vejo tanta agente a remar contra a maré.

Mal uma cotação baixa um pouco la vai um monte de patos atras ,e os cacadores só a espera que poisem.

Um Abraço

Registado: 12/10/2008 15:57

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: loverfoto, VALHALLA e 127 visitantes