O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções
Resina Escreveu:Ulisses, quando vi hoje a abertura e a forte recuperação sabes o que eu pensei:
-Sem noticias importantes, o Psi20 abre no fundo e vai ao positivo, pode ser que seja já hoje o dia que o Ulisses tanto fala...
Mas não sei, o mercado estabilizou nos -4.5%, vamos esperar pelos States para ver qual o caminho final...
Abraço
Não tenho acompanhdo muito os mercados ultimamente e nem olhei para o intraday de hoje, mas uma coisa que sei é que a volatilidade grande destas fases dos mercados nos dá muitos sinais contraditórios se estivermos a olhar para as variações intraday... é por isso que não negoceio nestas alturas e até prefiro nem olhar muitas vezes para as cotações durante o dia... embora o meu relativo afastamento dos mercados ultimamente esteja mais ligado a questões profissionais e pessoais!!
Abraços a todos e em especial ao Ulisses que presta aqui um verdadeiro "serviço público"!

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
grande Ulisses
só para mandar um abraço
mcarvalho
mcarvalho
- Registado: 17/2/2004 1:38
pedromrsl Escreveu:Viva lbjkljbk Escreveu:Bom dia.
Tal como esperado, após os fechos dos EUA de ontem, a Sonae voltou para dentro do canal descendente ( http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 1&start=50 ), e já leva uma queda superior a 10% com target expectavel pelo menos na zona dos 0.46 Euros.
BN,
ljbk.
....porquê o target nos .46?
..., não poderá vir ainda mais abaixo beijando de novo os .40 ou quiçá fazer novos minimos relativos ao tocar no limite inferior do canal?
Obrigado.
BN
Os 0.46 correspondem ao nivel em que houve a ultima inversão de curto prazo depois de ter tocado no fundo do canal: subida dos 0.40 até aos 0.46 no dia 08/10 e vencida na abertura na segunda feira.
Os 0.46 tambem correspondem ao espaço de negociação acima do topo do canal passado para baixo.
Esse seria assim, para mim o 1º target expectavel.
O fundo do canal logo após um falso break do topo não me parece um target imediato. Teria de ter havido uma inversão de sentimento muito forte e não é isso que está a acontecer, pelo menos para já.
Até pode acontecer que nem vá aos 0.46, mas como sempre estamos a falar em probabilidades e nunca em certezas.
BN,
ljbk.
- Registado: 25/11/2005 11:15
Ulisses Pereira Escreveu:Antes temos uma resistência menos relevante entre os 7700 e os 7900 pontos.
A resposta dos touros tem sido impressionante mas eu teria gostado muito mais que ela tivesse surgido sem ter sido reacção a uma notícia. Estaria bem mais confiante.
Mas deixemo-nos de sentimentos ou de "feelings". Mantenhamos o plano que nos tem guiado ao longo deste ano."
Ulisses, quando vi hoje a abertura e a forte recuperação sabes o que eu pensei:
-Sem noticias importantes, o Psi20 abre no fundo e vai ao positivo, pode ser que seja já hoje o dia que o Ulisses tanto fala...
Mas não sei, o mercado estabilizou nos -4.5%, vamos esperar pelos States para ver qual o caminho final...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Durante o segundo dia de subidas fortes, escrevi neste tópico:
"O que é que eu acho? Sou sensível aos argumentos de ambas as partes mas, perdoem-me ursos e touros, mantenho-me fiel ao meu plano dos últimos meses, ou seja, a verdadeira demonstração de força deste mercado que me fará acreditar que o "Bear Market" chegará ao final seria a ruptura da resistência na zons dos 8900 pontos. Essa é, para mim, a verdadeira barreira que separa o "Bear Market" e o "Bull Market".
Antes temos uma resistência menos relevante entre os 7700 e os 7900 pontos.
A resposta dos touros tem sido impressionante mas eu teria gostado muito mais que ela tivesse surgido sem ter sido reacção a uma notícia. Estaria bem mais confiante.
Mas deixemo-nos de sentimentos ou de "feelings". Mantenhamos o plano que nos tem guiado ao longo deste ano."
Nada tenho a alterar, a não ser a actualização dos gráficos.
Um abraço,
Ulisses
"O que é que eu acho? Sou sensível aos argumentos de ambas as partes mas, perdoem-me ursos e touros, mantenho-me fiel ao meu plano dos últimos meses, ou seja, a verdadeira demonstração de força deste mercado que me fará acreditar que o "Bear Market" chegará ao final seria a ruptura da resistência na zons dos 8900 pontos. Essa é, para mim, a verdadeira barreira que separa o "Bear Market" e o "Bull Market".
Nada tenho a alterar, a não ser a actualização dos gráficos.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (35.27 KiB) Visualizado 7075 vezes
-
- forum-psi2.GIF (37.59 KiB) Visualizado 7084 vezes
-
- forum-psi3.GIF (20.42 KiB) Visualizado 7082 vezes
Viva lbjk
..., não poderá vir ainda mais abaixo beijando de novo os .40 ou quiçá fazer novos minimos relativos ao tocar no limite inferior do canal?
Obrigado.
BN
ljbk Escreveu:Bom dia.
Tal como esperado, após os fechos dos EUA de ontem, a Sonae voltou para dentro do canal descendente ( http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 1&start=50 ), e já leva uma queda superior a 10% com target expectavel pelo menos na zona dos 0.46 Euros.
BN,
ljbk.
Obrigado.
BN
"Os padrões gráficos relevantes são como o surf. Não é preciso saber muito sobre física das marés, ressonância e dinâmica de fluidos; há apenas que ver o que se está a passar". Ed Seykota.
MarcoAntonio Escreveu:R. Martins Escreveu:Na segunda as maiores subidas no PSI20, eram constituídas pelas três Sonaes. Hoje a correcção maior foi da SONAE,SGPS -5,43% 0,539. Eis pois a razão porque digo, se as Sonae.s corrigissem hoje como subiram na segunda-feira a queda do PSI20, teria sido igual ou superior aos outros índices europeus.
Já agora aqui ficam estimativas correctas para o PSI20 caso essas 3 acções tivessem descido em linha com o que subiram.
Se tivessem descido hoje para meio caminho da subida de segunda+terça teriamos as seguintes desvalorizações:
Sonae SGPS -13.5%
Sonae Industria -15.0%
Sonae.com -9.3%
Com estas quedas, no PSI em vez de termos -3.06% teriamos -3.32%.
É praticamente a mesma coisa e não muda nada. Os outros índices teriam caído na mesma muito mais na sessão de hoje:R. Martins Escreveu:IBEX-35 9.676,50 -5,36% DAX 4.861,63 -6,49% CAC 40 3.381,07 -6,82% PSI20 7.008,86 -3,06%
Este por exemplo, BCP -6,51% 0,990
Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
- Registado: 5/11/2002 9:23
Bom dia.
BN,
ljbk.
BN,
ljbk.
R. Martins Escreveu:Na segunda as maiores subidas no PSI20, eram constituídas pelas três Sonaes. Hoje a correcção maior foi da SONAE,SGPS -5,43% 0,539. Eis pois a razão porque digo, se as Sonae.s corrigissem hoje como subiram na segunda-feira a queda do PSI20, teria sido igual ou superior aos outros índices europeus.
Já agora aqui ficam estimativas correctas para o PSI20 caso essas 3 acções tivessem descido em linha com o que subiram.
Se tivessem descido hoje para meio caminho da subida de segunda+terça teriamos as seguintes desvalorizações:
Sonae SGPS -13.5%
Sonae Industria -15.0%
Sonae.com -9.3%
Com estas quedas, no PSI em vez de termos -3.06% teriamos -3.32%.
É praticamente a mesma coisa e não muda nada. Os outros índices teriam caído na mesma muito mais na sessão de hoje:
R. Martins Escreveu:IBEX-35 9.676,50 -5,36% DAX 4.861,63 -6,49% CAC 40 3.381,07 -6,82% PSI20 7.008,86 -3,06%
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
R. Martins Escreveu:Se considerámos o valor que alguns papeis tem no índice, poderemos encontrar a razão porque:«… o mercado português costuma subir mais do que os outros em Bull e desce mais do que os outros em Bear.»
A que papéis te referes?
R. Martins Escreveu:Na segunda as maiores subidas no PSI20, eram constituídas pelas três Sonaes. Hoje a correcção maior foi da SONAE,SGPS -5,43% 0,539. Eis pois a razão porque digo, se as Sonae.s corrigissem hoje como subiram na segunda-feira a queda do PSI20, teria sido igual ou superior aos outros índices europeus.
As Sonaes todas juntas têm um peso ridículo no PSI20.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
ljbk Escreveu:Boa noite,
R. Martins, se olharmos o mercado por esse prisma, porquê olhar para o PSI20 ? Qualquer um dos titulos apenas chega aos volumes negociados mais baixos que se observam no CAC 40 por exemplo.
Mas não é por causa disso que só vamos olhar para umas BNP, Soc. Gen., Crédit. Agric., AXA e Total, certo ?
Bem pelo contrário, como já aqui foi referido pelo Marco, o mercado português costuma subir mais do que os outros em Bull e desce mais do que os outros em Bear. Isso torna-o particularmente interessante para aproveitar melhor a tendencia. E isso pode ser feito com qualquer um dos seus 20 titulos, especialmente fora dos 3 ou 4 pesos pesados.
Relativamente à minha afirmação inicial sobre a dimensão da correcção, o CAC e o DAX estavam abaixo do fecho de segunda-feira. No PSI, considerando os valores de fecho, isso só aconteceu no BES, BPI, GALP, PTI, TXDE e EDPR. Suponho que tudo o resto não interessa. No CAC e no DAX, fechou-se perto da abertura de segunda-feira. No PSI, isso só aconteceu no BES, BPI e GALP.
Porque é que isso aconteceu ? Não sei.
Estava tudo à espera que os EUA fechassem melhor ? Talvez.
Considerando isto, não será de admirar que amanhã o PSI caia mais na abertura do que os outros.
BN,
ljbk.
Se considerámos o valor que alguns papeis tem no índice, poderemos encontrar a razão porque:«… o mercado português costuma subir mais do que os outros em Bull e desce mais do que os outros em Bear.»
Na segunda as maiores subidas no PSI20, eram constituídas pelas três Sonaes. Hoje a correcção maior foi da SONAE,SGPS -5,43% 0,539. Eis pois a razão porque digo, se as Sonae.s corrigissem hoje como subiram na segunda-feira a queda do PSI20, teria sido igual ou superior aos outros índices europeus.
IBEX-35 9.676,50-5,36% DAX 4.861,63-6,49% CAC 40 3.381,07-6,82% PSI20 7.008,86-3,06%
Rmartins
Boa noite,
R. Martins, se olharmos o mercado por esse prisma, porquê olhar para o PSI20 ? Qualquer um dos titulos apenas chega aos volumes negociados mais baixos que se observam no CAC 40 por exemplo.
Mas não é por causa disso que só vamos olhar para umas BNP, Soc. Gen., Crédit. Agric., AXA e Total, certo ?
Bem pelo contrário, como já aqui foi referido pelo Marco, o mercado português costuma subir mais do que os outros em Bull e desce mais do que os outros em Bear. Isso torna-o particularmente interessante para aproveitar melhor a tendencia. E isso pode ser feito com qualquer um dos seus 20 titulos, especialmente fora dos 3 ou 4 pesos pesados.
Relativamente à minha afirmação inicial sobre a dimensão da correcção, o CAC e o DAX estavam abaixo do fecho de segunda-feira. No PSI, considerando os valores de fecho, isso só aconteceu no BES, BPI, GALP, PTI, TXDE e EDPR. Suponho que tudo o resto não interessa. No CAC e no DAX, fechou-se perto da abertura de segunda-feira. No PSI, isso só aconteceu no BES, BPI e GALP.
Considerando isto, não será de admirar que amanhã o PSI caia mais na abertura do que os outros.
BN,
ljbk.
BN,
ljbk.
ljbk Escreveu:R. Martins Escreveu:ljbk Escreveu:Boas !
Não sei se reparam, mas neste momento, o CAC e o DAX já corrigiram pas os valores apróximas do fecho de segunda-feira. O nosso mercado só corrigiu metade dos ganhos entre o fecho de segunda-feira e os máximos de ontem.
Teremos um mercado à parte ?
BN,
ljbk.
As Sonae.s ainda não corrigiram...
Quando a Sonae corrigir, eles perdem 2% e nós perdemos 4%.
Rmartins
O mercado não é só um grupo de titulos. Há outros a aguentarem-se muito bem como por exemplo a EDP e a Zon.
O caso da Sonae SGPS até tem uma explicação que coloquei aqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 1&start=50
Mas até pode ser que volte para dentro do canal descendente limitado ali pelos 0.54/0.55 Euros e ai sim vamos ter a tal queda que parece referir.
BN,
ljbk.
«O mercado não é só um grupo de titulos. Há outros a aguentarem-se muito bem como por exemplo a EDP e a Zon.»
Se a tendência continuar a ser a de queda, aliás a predominante dos últimos meses,vai a Sonae que até vai na ganga. Aliás existem coisas na Bolsa que são óbvias, vai tudo atras da tendência.
ljbk, o mercado PSI20, é sobretudo um pequeninissimo grupo de títulos, os outros só contam para «enchimento».A Sonae conta como as EDP e o BCP e dois ou três mais. O resto é entulho...
Vejam-se os volumes...
Rmartins
R. Martins Escreveu:ljbk Escreveu:Boas !
Não sei se reparam, mas neste momento, o CAC e o DAX já corrigiram pas os valores apróximas do fecho de segunda-feira. O nosso mercado só corrigiu metade dos ganhos entre o fecho de segunda-feira e os máximos de ontem.
BN,
ljbk.
Rmartins
O mercado não é só um grupo de titulos. Há outros a aguentarem-se muito bem como por exemplo a EDP e a Zon.
O caso da Sonae SGPS até tem uma explicação que coloquei aqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 1&start=50
Mas até pode ser que volte para dentro do canal descendente limitado ali pelos 0.54/0.55 Euros e ai sim vamos ter a tal queda que parece referir.
BN,
ljbk.
ljbk Escreveu:Boas !
BN,
ljbk.
Rmartins
Boas !
BN,
ljbk.
BN,
ljbk.
Olá a todos...a minha Mãe já ká anda hà 2 anos...principalmente neste tópico...ela lê...eu compro...às vezes mal!
Foi só para lhe mostrar como participar

Foi só para lhe mostrar como participar

Editado pela última vez por mgcvg em 15/10/2008 13:51, num total de 1 vez.
gfalmeida, os mercados têm muito menos racionalidade do que o que aparentam. Por isso, as emoções e - sobretudo - a percepção é que comandam o mercado. E por iso é que o gráfico é a forma mais fria de controlar esses movimentos. E, apesar desta volatilidade louca, aquele valor continua a parecer-me o ponto chave deste mercado.
Mais um dia de subidas absolutamente incríveis. Tentemos olhar para os argumentos dos ursos e touros:
Os touros afirmam:
O PSI subiu mais de 20% em 3 dias, numa clara demonstração de força. Ontem, inclusivamente, teve a maior subida da sua história.
A acção concertada dos Governos mundiais, além de liquidez, injectou confiança nos mercados que fazem os investidores estarem muito mais propensos ao risco.
Os ursos afirmam:
As maiores subidas, historicamente, ocorrem em "Bear Markets", por isso, isto não é mais do que um ressalto.
A crise foi gerada no sector financeiro e a solução encontrada - reforço da liquidez - não altera o modelo de negócio dos Bancos, estando apenas a dar mais lenha para queimar.
O que é que eu acho? Sou sensível aos argumentos de ambas as partes mas, perdoem-me ursos e touros, mantenho-me fiel ao meu plano dos últimos meses, ou seja, a verdadeira demonstração de força deste mercado que me fará acreditar que o "Bear Market" chegará ao final seria a ruptura da resistência na zons dos 8900 pontos. Essa é, para mim, a verdadeira barreira que separa o "Bear Market" e o "Bull Market".
Mas deixemo-nos de sentimentos ou de "feelings". Mantenhamos o plano que nos tem guiado ao longo deste ano.
Um abraço,
Ulisses
Mais um dia de subidas absolutamente incríveis. Tentemos olhar para os argumentos dos ursos e touros:
Os touros afirmam:

Os ursos afirmam:

O que é que eu acho? Sou sensível aos argumentos de ambas as partes mas, perdoem-me ursos e touros, mantenho-me fiel ao meu plano dos últimos meses, ou seja, a verdadeira demonstração de força deste mercado que me fará acreditar que o "Bear Market" chegará ao final seria a ruptura da resistência na zons dos 8900 pontos. Essa é, para mim, a verdadeira barreira que separa o "Bear Market" e o "Bull Market".
Mas deixemo-nos de sentimentos ou de "feelings". Mantenhamos o plano que nos tem guiado ao longo deste ano.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (35.27 KiB) Visualizado 7437 vezes
-
- forum-psi2.GIF (38.07 KiB) Visualizado 7431 vezes
-
- forum-psi3.GIF (25.12 KiB) Visualizado 7416 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, Luzemburg, PAULOJOAO, rg7803, Shimazaki_2 e 45 visitantes