GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
E vai uma aposta que mesmo que o governo baixasse os impostos, eles ainda aumentavam era o preço dos combustiveis?
Foi assim aquando da descida do IVA (em que os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal) mantiveram o preço da botija do gás e depois vieram com a desculpa (mais uma para a lista de desculpas esfarrapadas deles e que já vai enorme) que foi um erro informático
Curioso é que o erro informático nunca é a favor do cliente



Foi assim aquando da descida do IVA (em que os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal) mantiveram o preço da botija do gás e depois vieram com a desculpa (mais uma para a lista de desculpas esfarrapadas deles e que já vai enorme) que foi um erro informático



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jfr2006 Escreveu:A propósito e curiosamente desde que saiu uma lei que obriga os postos nas auto-estradas a terem os preços de combustíveis visíveis (etc..) que estes o esconderam ainda mais...
Alguém que de diga um único posto na A1 em que se consiga ver o preço sem ter que entrar no posto
A lei já não é recente e o último anúncio a este respeito não passa de um remake, com o claro intuito de atirar poeira para os olhos por parte do Governo. Os preços não estão nem mais escondidos nem mais visíveis do que antes.
Na verdade, para a grande maioria dos consumidores, esta medida, se e quando posta em prática, será de utilidade muito baixa a tender para nula, pela simples razão de que basta saber a que distribuidora está associado cada posto para saber o respectivo preço. Aliás, tendo a pensar que é a sua inutilidade que tem determinado a sua não aplicação.
É uma pena que o Governo tenha resolvido, neste caso concreto, acenar com algo cuja mensagem subliminar foi afinal associar-se ao coro dos protestos contra as petrolíferas (do tipo "vamos lá a forçar esses bandidos a publicitar os preços, para os consumidores poderem ter verdadeira escolha"). Mas desde o momento em que instituiu tal determinação, é duplamente lamentável que não seja capaz de a fazer cumprir. Só acrescenta à sua própria falta de credibilidade. Temos assim que:
- A evolução dos preços dos combustíveis (antes de impostoas) em Portugal acompanha, com um grau de correlação perfeitamente aceitável, a evolução dos preços do petróleo e dos combustíveis refinados nos mercados internacionais (ver todo o historial deste tópico para o demonstrar);
- As diferenças de preços (ao consumidor) nos combustíveis entre Portugal e outros países europeus devem-se, quase em exclusivo, às diferenças nos impostos (idem, idem, aspas, aspas);
- O Governo, para sacudir a água do capote, assobia para o lado e atira as culpas para as petrolíferas, sabendo que com isso vai obter vantagens junto da opinião pública;
- O mesmo Governo é afinal tão tíbio que, não aceitando mexer nos impostos (e eu não estou a defender que o faça), nem sequer é capaz de tirar consequências da acusação velada que tinha feito, levando à prática a medida que já por duas vezes anunciou.
Como referi, não deve depreender-se do que eu disse acima que eu entendo que o Governo deve baixar os impostos. Entendo, isso sim, que deve assumir que as coisas são o que são e são-no pelas razões que são (gostaram?), não atirando areia para os olhos das pessoas (e achas para a fogueira dos seus ódios e recalcamentos).
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
JFR, de que é que estás a falar?
Podes dar datas e valores para essa disparidade do lag de que falas?
Podes dar datas e valores para essa disparidade do lag de que falas?
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Claro que estão a encher o bolso...
mas claro que desculpas do lag que passou de 1 semana para duas quando interessou servem sempre... twisted:
A propósito e curiosamente desde que saiu uma lei que obriga os postos nas auto-estradas a terem os preços de combustíveis visíveis (etc..) que estes o esconderam ainda mais...
Alguém que de diga um único posto na A1 em que se consiga ver o preço sem ter que entrar no posto

mas claro que desculpas do lag que passou de 1 semana para duas quando interessou servem sempre... twisted:
A propósito e curiosamente desde que saiu uma lei que obriga os postos nas auto-estradas a terem os preços de combustíveis visíveis (etc..) que estes o esconderam ainda mais...
Alguém que de diga um único posto na A1 em que se consiga ver o preço sem ter que entrar no posto

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Ah, ok. Então tudo bem...


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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Desculpe, só vi o post dos números depois de publicar o meu anterior. Se é assim, não estão a encher o bolso, peço desculpa. Os números não mentem.
Estava na brincadeira
Cumpts
Estava na brincadeira

Cumpts
Editado pela última vez por Merceeiro em 9/10/2008 17:58, num total de 1 vez.
A mercearia de valores não faz fiado
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Merceeiro Escreveu:Vá lá, admita, não custa muito... Estão a encher o bolso, não é?
Os meus números estão mal?
Se sim, diz onde...
Desculpa, mas este para mim é um tópico sério sobre um assunto onde existe uma intoxicação tremenda. O meu objectivo é informar e não lançar a confusão.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Merceeiro Escreveu:Pena foi ter subido 2 cents e descer 1,5 cents. Que achas disto comparando com a evolução do preço do crude e produtos refinados? Aguardemos mais descidas.
Os preços não têm que seguir milimetricamente dado que os combustiveis refinados têm curvas de preço próprias (chegam a subir qnd o petroleo baixa ou vice-versa). Claro que no geral são muito próximas...
Em relação concretamente aos valores destas duas/três ultimas semanas nem está nada mal. Deixo uma tabelinha com o preço na bomba numa semana e a média do preço do petróleo na semana anterior:
IO95 .Diesel Petroleo
1.398 1.270 67.8 euros
1.418 1.290 74.0 euros
1.398 1.275 69.8 euros
xxxxx xxxxx 65.9 euros
Nota: a média desta semana (incompleta) está pelos 65.9 euros pelo que é de esperar uma nova queda da ordem desta última como disse no outro post.
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Sim, eu contava que fosse mais tarde (mas também mais forte). A actualizarem mais cedo, desceram menos...
Não estou a dizer que deviam ter baixado mais, estou a dizer que esperava que baixassem mais tarde e baixassem mais quando baixassem.
Contudo, como também já disse, agora é um pouco mais difícil fazer previsões muito exactas porque as petrolíferas quebraram a rotina (era mais fácil prever naturalmente quando as actualizações eram regularmente espaçadas).
Para a semana irão descer de novo com elevadíssima certeza. Pelo menos outro tanto quanto desceram esta semana...
Não estou a dizer que deviam ter baixado mais, estou a dizer que esperava que baixassem mais tarde e baixassem mais quando baixassem.
Contudo, como também já disse, agora é um pouco mais difícil fazer previsões muito exactas porque as petrolíferas quebraram a rotina (era mais fácil prever naturalmente quando as actualizações eram regularmente espaçadas).
Para a semana irão descer de novo com elevadíssima certeza. Pelo menos outro tanto quanto desceram esta semana...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
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Merceeiro Escreveu:Lembro-me que em tempos a GALP tinha os preços de referência no site, para os combustíveis todos. A BP e a Repsol também acho que tinham.
Se antes tinham por que retiraram?
Confirmo: dantes a GALP tinha essa informação no site.
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Lembro-me que em tempos a GALP tinha os preços de referência no site, para os combustíveis todos. A BP e a Repsol também acho que tinham.
Se antes tinham por que retiraram?
Marco António, a descida foi mais cedo do que a previsão (fim-de-semana, por aí, não foi?). Pena foi ter subido 2 cents e descer 1,5 cents. Que achas disto comparando com a evolução do preço do crude e produtos refinados? Aguardemos mais descidas.
Cumpts
Se antes tinham por que retiraram?
Marco António, a descida foi mais cedo do que a previsão (fim-de-semana, por aí, não foi?). Pena foi ter subido 2 cents e descer 1,5 cents. Que achas disto comparando com a evolução do preço do crude e produtos refinados? Aguardemos mais descidas.
Cumpts
Editado pela última vez por Merceeiro em 9/10/2008 17:46, num total de 2 vezes.
A mercearia de valores não faz fiado
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É uma medida interessante e útil.
Uma das dificuldades que tinha para fazer este acompanhamento era conhecer os preços e as actualizações pois nem todas são referidas nos média (por exemplo, não encontrei referências à baixa desta semana nos média habituais e contudo os preços foram mesmo alterados, neste caso para baixo).
Uma vez que as petrolíferas não têm os preços afixados no seu site quando têm um preço de referência que é utilizado em praticamente todas as bombas, esta medida/obrigatoriedade de disponibilizarem o valor no site da DGEG parece-me uma medida útil e interessante.
Nota: na minha opinião as petrolíferas já o deviam fazer por iniciativa própria tendo sempre o preço actualizado nos seus sites, da mesma forma que referem a cotação e outras coisas; infelizmente os sites são mais orientados para o marketing do que para a informação.
Uma das dificuldades que tinha para fazer este acompanhamento era conhecer os preços e as actualizações pois nem todas são referidas nos média (por exemplo, não encontrei referências à baixa desta semana nos média habituais e contudo os preços foram mesmo alterados, neste caso para baixo).
Uma vez que as petrolíferas não têm os preços afixados no seu site quando têm um preço de referência que é utilizado em praticamente todas as bombas, esta medida/obrigatoriedade de disponibilizarem o valor no site da DGEG parece-me uma medida útil e interessante.
Nota: na minha opinião as petrolíferas já o deviam fazer por iniciativa própria tendo sempre o preço actualizado nos seus sites, da mesma forma que referem a cotação e outras coisas; infelizmente os sites são mais orientados para o marketing do que para a informação.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Decreto-Lei aprovado em Conselho de Ministros
Petrolíferas vão ser obrigadas a disponibilizar preços no "site" da DGEG
--------------------------------------------------------------------------------
Ana Filipa Rego
arego@mediafin.pt
As petrolíferas vão ser obrigadas a disponibilizar o preço de venda dos combustíveis nos postos de abastecimento, através da página electrónica do sítio na Internet da Direcção-Geral da Energia e Geologia, a todos os consumidores que a queiram consultar.
Segundo avança o Governo no comunicado da reunião de hoje do Conselho de Ministros, o Decreto-Lei aprovado, em cumprimento do Programa SIMPLEX, permite conhecer via Internet o preço de combustíveis praticado em qualquer posto de abastecimento do continente.
Para além do preço dos combustíveis, será, também, disponibilizada aos consumidores informação sobre a localização, horário de funcionamento e serviços existentes em cada posto de abastecimento, acrescenta o comunicado.
A mesma fonte esclarece ainda que a página “deve ser, ainda, utilizada para efeitos da prestação da informação já exigida sobre os preços de venda ao público da gasolina sem chumbo IO 95, do gasóleo rodoviário e do gasóleo colorido e marcado”.
“Para permitir a disponibilização ao público dos preços dos combustíveis praticados, os titulares de licença de exploração dos postos de abastecimento devem inscrever-se na referida página electrónica, através da qual fornecerão os elementos necessários”, conclui o comunicado.
in negocios.pt
Petrolíferas vão ser obrigadas a disponibilizar preços no "site" da DGEG
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Ana Filipa Rego
arego@mediafin.pt
As petrolíferas vão ser obrigadas a disponibilizar o preço de venda dos combustíveis nos postos de abastecimento, através da página electrónica do sítio na Internet da Direcção-Geral da Energia e Geologia, a todos os consumidores que a queiram consultar.
Segundo avança o Governo no comunicado da reunião de hoje do Conselho de Ministros, o Decreto-Lei aprovado, em cumprimento do Programa SIMPLEX, permite conhecer via Internet o preço de combustíveis praticado em qualquer posto de abastecimento do continente.
Para além do preço dos combustíveis, será, também, disponibilizada aos consumidores informação sobre a localização, horário de funcionamento e serviços existentes em cada posto de abastecimento, acrescenta o comunicado.
A mesma fonte esclarece ainda que a página “deve ser, ainda, utilizada para efeitos da prestação da informação já exigida sobre os preços de venda ao público da gasolina sem chumbo IO 95, do gasóleo rodoviário e do gasóleo colorido e marcado”.
“Para permitir a disponibilização ao público dos preços dos combustíveis praticados, os titulares de licença de exploração dos postos de abastecimento devem inscrever-se na referida página electrónica, através da qual fornecerão os elementos necessários”, conclui o comunicado.
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Os combustíveis na GALP baixaram: 2 centimos na 95 e 1.5 centimos no gasóleo.
Dentro de aproximadamente uma semana deverão baixar de novo. Deixo o gráfico actualizado...
Dentro de aproximadamente uma semana deverão baixar de novo. Deixo o gráfico actualizado...
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Não há forma de multar esta gente por dizer coisas destas?
Voltando ao estudo do ACP, é bem verdade que eles não têm a falta de vergonha de apresentar gráficos do petróleo em dólares e dos combustíveis em euros - lá fazem a conversão necessária "esquecendo-se", no entanto, do lag e escolhendo cirurgicamente as datas que mais convêm ao argumento previamente encomendado pelo cliente.
No entanto, não se coíbem de, no texto, fazer à descarada comparações de preços do petróleo em dólares e dos combustíveis em euros (ainda por cima incluindo impostos) - sabendo, de antemão, que a imprensa nunca vai reproduzir os gráficos, mas sim citar os textos.
Exemplos:
estudo independente do ACP Escreveu:5. [e 126., com pequeníssimas diferenças] Os dados disponíveis indicam que o preço do petróleo atingiu um máximo histórico de 147 dólares por barril em Julho de 2008 descendo em seguida gradualmente para os 88 dólares por barril em meados de Setembro. Uma descida de cerca de 40% a que correspondeu uma diminuição de apenas cerca de 6% no preço da gasolina e de 10% no do gasóleo. Paralelamente, no primeiro semestre do corrente ano, foram anunciados aumentos significativos dos resultados de algumas empresas petrolíferas (ex. Galp, BP e Repsol).
Trata-se, claro, de um estudo independente...
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
pix Escreveu:Comparativamente com os preços praticados e 19 de Outubro de 2007, idênticos aos da actualidade, a variação do preço médio por litro está 13 cêntimos mais elevada, indica a análise da ANTRAM.
Não tenho os preços do Brent para essas datas mas os valores do crude oil e brent diferem pouco.
Os valores do Crude Oil para o período em questão são estes:
> O preço médio do petróleo na semana de 8 a 12 de Outubro de 2007 era de 57.5 euros.
> O preço médio da semana passada era de 69.8 euros...
pix Escreveu:Segundo uma análise da ANTRAM, que tem em conta a desvalorização do euro face ao dólar, na quarta-feira, quando o Brent custava 84,38 dólares, o preço médio por litro de gasóleo rodoviário encontrava-se 14,52% mais elevado, ou seja, mais 13 cêntimos por litro do que a 19 de Outubro de 2007, quando o valor do Brent era de 84,25 dólares.
Estão "convenientemente" (ou por ignorânica) a não tomar em linha de conta o lag.
Além disso, dizem que que tomam em consideração o Euro-Dolar mas "convenientemente" dizem os preços em Dolars.
Ora, em Euros (e assumindo que não se "enganaram" no valor do Brent) são 58.8 euros e 61.9 euros.
Nem ignorando o lag os valores são iguais...
Não há forma de multar esta gente por dizer coisas destas?
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Flying Turtle Escreveu:Crómio Escreveu:A única dúvida aqui é se vens da parte da DECO ou da ANAREC.
Estás a esquecer-te, assim de repente, pelo menos das hipóteses ACP, ANTRAM e da alegada nova Associação de Transportadores (a tal da greve) que, confesso, não sei se tem sequer sigla.
![]()
FT
Pois é, esqueci-me da ANTRAM.
Pix... voltaste?!
Então vê lá se respondes às perguntas lá atrás...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Preço dos combustíveis "é insustentável"
Comparativamente com os preços praticados e 19 de Outubro de 2007, idênticos aos da actualidade, a variação do preço médio por litro está 13 cêntimos mais elevada, indica a análise da ANTRAM.
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stori ... ies/419494
Comparativamente com os preços praticados e 19 de Outubro de 2007, idênticos aos da actualidade, a variação do preço médio por litro está 13 cêntimos mais elevada, indica a análise da ANTRAM.
O presidente da Associação Nacional dos Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadoria (ANTRAM), António Mousinho, considera "insustentável" o desfasamento entre as variações nas cotações do petróleo e os preços de venda ao público dos combustíveis. "Estamos preocupados quando o preço dos combustíveis não acompanha a descida Brent no mercado internacional. É uma situação insustentável", defende António Mousinho.
Segundo uma análise da ANTRAM, que tem em conta a desvalorização do euro face ao dólar, na quarta-feira, quando o Brent custava 84,38 dólares, o preço médio por litro de gasóleo rodoviário encontrava-se 14,52% mais elevado, ou seja, mais 13 cêntimos por litro do que a 19 de Outubro de 2007, quando o valor do Brent era de 84,25 dólares.
"Mesmo com a desvalorização do euro face ao dólar, o que faz com que o preço por barril seja cerca de 5% mais caro do que a 19 de Outubro de 2007, a variação do preço médio por litro está ainda 14,52% mais elevado, ou seja, mais 13 cêntimos por litro", indica a análise da Associação.
"É incompreensível como o preço dos combustíveis continua nestes níveis, principalmente no contexto de crise económica generalizada e contracção do consumo", sublinha o presidente da ANTRAM, acrescentando que a maioria das empresas do sector "está numa situação desesperada devido ao custo dos combustíveis".
António Mousinho revela que a associação a que preside continua a aguardar resposta aos pedidos de audiência de carácter urgente endereçados aos ministros das Finanças e da Economia, a 28 de Julho e 19 de Setembro, respectivamente, garantindo que caso não surja uma resposta a ANTRAM vai equacionar "todas as medidas que defendam os interesses do sector e dos associados".
Questionado sobre as medidas que poderão ser tomadas, António Mousinho escusa-se a avançar pormenores, afirmando que "ainda não existe nenhuma decisão tomada".
A ANTRAM tem 4.000 associados, 95% dos quais são Pequenas e Médias Empresas (PME).
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MarcoAntonio Escreveu:ANAREC volta a mudar o discurso...
Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades...
Tudo bem enquanto o ACP apontou as suas baterias às petrolíferas mas... calma aí quando resolve visar os revendedores!
Aliás, o Presidente da ANAREC já foi claro uma - uma só, ao que me lembro - vez na vida (vá lá, este ano), ao confessar que o problema da ANAREC é a margem da revenda. Tudo o demais é paisagem, é foguetório para distrair as pessoas dos verdadeiros interesses em questão.
Diga-se a propósito - e sabendo já que alguns me irão acusar de estar ao serviço das gasolineiras e, em particulkar, da GALP - que, pela primeira vez, apreciei a reacção da GALP à divulgação desse estudo do ACP: Estiveram para colocar o ACP em tribunal mas decidiram, afinal, demonstrar, utilizando armas semelhantes (um estudo independente) que as alegações do ACP são falsas.
Não sei se vocês já se deram ao trabalho de ler o tal estudo do ACP. Eu dei-lhe uma leitura rápida e concluo que, em termos factuais, é muito fraquinho, pecando por insistir em não considerar um lag apropriado entre os preços do petróleo e os dos combustíveis (antes de impostos) - o que é revelador de ignorância, de falta de profissionalismo ou de pura má fé -, insistindo também em fazer algumas comparações entre preços do petróleo e preços dos combustíveis com impostos e apegando-se a comparações pontuais "convenientes", esquecendo todas as outras que seriam possíveis e são menos vantajosas (perdão, trata-se de um estudo independente não é?).
Por exemplo:
Estudo do ACP Escreveu:57. Decorre da análise dos preços (antes e depois de impostos) após a conclusão do Relatório da Autoridade da Concorrência, que existem dois períodos em que à descida do preço do Brent se contrapõe o aumento do preço dos combustíveis:
a) No período (i), entre 14.07.08 e 21.07.08, verifica-se a descida do preço do Brent e o aumento do preço gasolina Euro-Super 95 (sem ISP e sem IVA;
b) No período (ii), entre 1.09.08 e 8.09.08, verifica-se a descida do preço do Brent e o aumento do preço gasolina Euro-Super 95, bem como do preço do gasóleo (ambos sem ISP e sem IVA);
c) Este segundo período é mais alargado quando a comparação tem em conta o preço da gasolina e do gasóleo já com ISP e com IVA, iniciando-se o desfasamento entre a baixa do Brent e a subida dos combustíveis em 25.08.08 até 8.09.08.
Outra questão, sobre a qual não me pronuncio mas que admito tenha alguma fundamentação jurídica, é a argumentação que é feita quanto às condições legais, institucionais e de enquadramento que de facto não incentivam a concorrência entre as gasolineiras. O que é completamente diferente de afirmar que existe cartelização. E aceito perfeitamente que, a exemplo do que se tem feito ao nível da energia e das redes de telecomunicações fixas, haja trabalho a fazer no sentido de incentivar mais a concorrência e a transparência no mercado.
Fica aqui o link para o estudo do ACP na íntegra: http://www.acp.pt/suporte/documentos/%7 ... tiveis.pdf
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
ANAREC volta a mudar o discurso...
TSF Escreveu:ANAREC rejeita conclusões do estudo do ACP
O presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC) rejeitou as conclusões do estudo feito pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) que sugere que o sector faça parte de uma eventual concertação dos preços dos combustíveis.
«A Autoridade da Concorrência, tendo muito mais elementos fornecidos pela Direcção-geral de Energia e por vários relatórios que já tínhamos enviado, tinha noção dos problemas económico-financeiros que estamos a atravessar, mas pediu-nos uma data de elementos», bem como às companhias, começou por lembrar Augusto Cymbron.
«Como é que o escritório de advogados que fez o estudo para o Automóvel Clube de Portugal não entrou em contacto com a ANAREC», questionou de seguida.
O presidente da ANAREC criticou o estudo do ACP por dizer que existe concertação de preços, só porque os revendedores de combustíveis apresentam preços iguais, que lhes são «impostos pelas companhias».
Augusto Cymbron reforçou que os revendedores de combustíveis querem «vender mais barato» e continuam a lutar para que os portugueses consigam preços no combustível mais baratos que os praticados em Espanha, defendendo que, para tal, será necessário baixar o ISP.
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
´Merceeiro Escreveu:Concorrência com a Bulgária já!(ai que saudades do Balakov...).
3º preço mais alto da gasolina? pô meu chapa...
Ó Merceeiro não te esqueças dos impostos.
É pena que todos os que por estes dias apregoam que temos a 3ª gasolina mais cara da Europa se "esqueçam" de referir que esse preço inclui os impostos (ISP) 5 cêntimos acima da média europeia e um IVA generoso.
Vamos nivelar os impostos pela média europeia e depois vemos quantos lugares descemos no ranking...
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Flying Turtle Escreveu:Martins_Braz Escreveu:Esse lucro (que resulta da venda de publicações, quotiizações, etc) não é considerado lucro para efeitos de aplicação da legislação comercial, nomeadamente leis anti-concorrência.
Desde logo, porque tem, como muito bem dizes, carácter associativo e não lucrativo. Se fosse lucrativo teria de estar registada como sociedade comercial.
O interesse público destas associações é semelhante ao interesse público dos bombeiros, clubes de futebol (ex. Benfica, Porto, Sporting), etc.
Há muitas Associações Sem Fins Lucrativos que não são de interesse público - a sua constituição é absolutamente livre desde que se cumpram os formalismos legais - e ao que seis, em de modo algum me arvorar em jurista, que sei que tu és, podem exercer actividades comerciais, designadamente prestar serviços.
Mas isto não passa de um fait-divers relativamente ao tema do tópico, que convém não desvirtuar...
FT
Actividade comercial nunca exerceria... a não ser as tais vendas de publicações, por exemplo.
O que sucede actualmente é que muitas associações são constituídas para prestar serviços, exercendo verdadeiramente actividades comerciais. Mas isso é tão-somente uma fraude à lei.
Vou dar-te um exemplo: associações que se constituem para a realização de festas, baptizados, casamentos, etc. Não podendo exercer esta actividade comercial, sempre que vão fazer uma dessas festas, a pessoa em causa (ex. noivos) fazem-se sócios dessa associação. Esta é uma das formas possíveis de prestar serviços ou exercer uma actividade comercial. Contudo, isto é fraude à lei, pelo que a associação fica em risco de extinção pelo MP.
P.S.: como bem disseste, este não é o tema do tópico mas achei por bem esclarecer os "caldeirões"
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