O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções
zguibz Escreveu:Agora sim; já se vislumbram alguns golpes bastante profundos nos mercados, de onde já sai sangue com alguma abundância.![]()
Agora??
Já andam a sangrar à tanto tempo, que hoje já nem sai sangue, só osso. Conheces a expressão "quem me comeu a carne, que me coma os ossos"? pois, assim vai o mundo
zguibz Escreveu:Vamos esperar pacientemente, e ver quanto tempo levarão os "médicos" a estancar esta sangria!
Se calhar ainda vão demorar mais do que se pensa...
Também me parece. Há um medico, por exemplo, que com JMT e BCP em carteira, está tão preocupado com a sangria dele próprio him self, que se está borrifando de alto para a aplicação do juramento de Hipocrates aos mercados financeiros (Clinico, é Hipocrates, não é?)
zguibz Escreveu:Depois é só esperar que o "homem gordo" acorde, e se enfie na "banheira"!![]()
Quem? onde? um homem gordo na banheira? só estou a ver o Quico ou o Ulisses...
(tu tens tomado os comprimidos de manhã, zig?)
zguibz Escreveu:abraços
zguibz
Bem, o bear ainda não atingiu os cumprimentos, portanto eu mando beijos
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Sobreviver
Ulisses Pereira Escreveu:OLá scpnuno!
Quando os gráficos estão assim, todos são grandes investidores e a Bolsa parece a forma mais fácil de ganhar dinheiro do mundo.
Mas volto a repetir o que costumo dizer... quem sobrevive aos "bear Markets", acumula uma experiência, uma vontade de aprender que depois o torna em investidores mais capazes.
Beijos,
Ulisses
Ulisses,
É de facto uma afirmação que resume o sucesso em bolsa: Quem resiste a um bear market fica preparado para um grande sucesso, mas é necessário muita disciplina pois periodos como estes levam a uma erosão de capital muito forte e são poucos, muito poucos os que conseguem voltar curar das sequelas.
É o 1º. bear pelo qual passo na minha curta carreira de pequeno investidor que sou, mas já comentei com muitos colegas: É um momento espectacular para aprender essencialmente a ser disciplinado. Além do que se aprende como as coisas funcionam na realidade, algo à parte do que lemos e estudamos na comunicação social.
E concretamente tenho que agradecer como já fiz em outros tópicos à excelente moderação do trio deste fórum.
Abraço.
Agora sim; já se vislumbram alguns golpes bastante profundos nos mercados, de onde já sai sangue com alguma abundância.
Vamos esperar pacientemente, e ver quanto tempo levarão os "médicos" a estancar esta sangria!
Depois é só esperar que o "homem gordo" acorde, e se enfie na "banheira"!
abraços
zguibz

Vamos esperar pacientemente, e ver quanto tempo levarão os "médicos" a estancar esta sangria!
Depois é só esperar que o "homem gordo" acorde, e se enfie na "banheira"!

abraços
zguibz
O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!
Quando os gráficos estão assim, todos são grandes investidores e a Bolsa parece a forma mais fácil de ganhar dinheiro do mundo.
Mas volto a repetir o que costumo dizer... quem sobrevive aos "bear Markets", acumula uma experiência, uma vontade de aprender que depois o torna em investidores mais capazes.
Beijos,
Ulisses
Amen (e eu que n sou católico...)
Elias Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Mas volto a repetir o que costumo dizer... quem sobrevive aos "bear Markets", acumula uma experiência, uma vontade de aprender que depois o torna em investidores mais capazes.
Assino por baixo, sem esquecer as agruras que passei no período 2000-2003.
1 abraço,
Elias
Apesar de haver muito para aprender também assino por baixo...
Essa versão dos gráficos invertidos é interessante e dá que pensar. Não sei se é normal ser usado este tipo de abordagem por quem investe na bolsa e só aqui no Caldeirão é que a tenho visto, mas dá para ter outra perspectiva.
E quem tiver um enfarte hoje?

- Registado: 29/11/2007 12:22
Ulisses Pereira Escreveu:Mas volto a repetir o que costumo dizer... quem sobrevive aos "bear Markets", acumula uma experiência, uma vontade de aprender que depois o torna em investidores mais capazes.
Assino por baixo, sem esquecer as agruras que passei no período 2000-2003.
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
OLá scpnuno!
Beijos,
Ulisses

Beijos,
Ulisses
Peguei no gráfico do Ulisses e tentei vê-lo por outro angulo...
Pareçe muito melhor do meu ponto de vista, mas deixo à vossa consideração
Abraços
P.S.1 - Num dia como o de hoje se consegui "arrancar" um sorriso a alguém, considero o dia ganho
P.S.2 - Do P.S.1 estão excluídos os curtos, esses já se estão a rir ás gargalhadas desde manhã
Pareçe muito melhor do meu ponto de vista, mas deixo à vossa consideração
Abraços
P.S.1 - Num dia como o de hoje se consegui "arrancar" um sorriso a alguém, considero o dia ganho
P.S.2 - Do P.S.1 estão excluídos os curtos, esses já se estão a rir ás gargalhadas desde manhã
- Anexos
-
- 1 psi.jpg (624.21 KiB) Visualizado 6752 vezes
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Podes não chegar á Lua
Ulisses Pereira Escreveu:Se olhares para os gráficos, poderás fazer essas comparações. Em 1998, talvez tenha sido o mais violento em termos da velocidade da queda, mas foi curto. Em 2000 iniciou-se um longo "Bear Market". Sobre este, está a ser muito forte, mas ainda não podemos tirar conclusões finais pois não sabemos o seu fim.![]()
Um abraço,
Ulisses
Então e o que consideras pior, um violento e curto ou um como o que estamos a "viver"... Provavelmente o primeiro porque a recuperação é mais rápida!? Viver o actual provoca grandes "mossas" na nossa vida e torna-se mais doloroso, ou discordas!?
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Se olhares para os gráficos, poderás fazer essas comparações. Em 1998, talvez tenha sido o mais violento em termos da velocidade da queda, mas foi curto. Em 2000 iniciou-se um longo "Bear Market". Sobre este, está a ser muito forte, mas ainda não podemos tirar conclusões finais pois não sabemos o seu fim.
Um abraço,
Ulisses

Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Sem dúvida, Elias. E ainda é mais impressionante que em apenas 10 anos tenhamos assitido a 3 períodos de quedas de uma violência enorme - 1998, 2000 e 2008.
Há coisas que nunca mudam...
Um abraço,
Ulisses
E qual o mais forte de todos, ou seja qual a queda mais intensa dos 3 que assististe!?
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Para já ainda mantenho aquela resistência, como a referência para um eventual sinal de força do PSI. Veremos o que se vai passar nas próximas semanas na definição de novas resistências mas, por exemplo, essa que referiste não me parece suficientemente forte (e, sobretudo, está demasiado perto da outra relevante) para que a marquemos como decisiva para aquilatar da força do PSI.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Mais um dia no "Bear Market". Um dia muito pesado e com quedas violentas na maior parte das acções da nossa praça.
Num dia como estes, custa vir com a lenga-lenga do costume de que, enquanto não houver sinais claros de força do nosso mercado, qualquer entrada tem uma relação rentabilidade/risco completamente desfavorável. Mas a verdade é que continua a ser essa a minha ideia base para o nosso mercado.
Quando acabam as quedas? Não sei nem tenho pretnsão de saber. Adivinhar fundos é tarefa para os videntes, embora todas as semanas alguém apareça a proclamar fundos. Mas controlar as suas emoções e travar os seus impulsos é tarefa para os pequenos investidores.
A Bolsa portuguesa não vai cair para sempre. O mercado vive destes ciclos e, mesmo quando parece que a chuva nunca vai passar, um dia o SOl aparece e as nuvens fazem parte do passado. Mas não lutemos contra a corrente. O dia em que vai valer a pena mergulhar nestas águas chegará, mas enquanto chover não vale a pena remar contra a maré.
Não queiram ser heróis neste mercado, dizia eu aos microfones do Rádio Clube de Português em Janeiro. Hoje, 9 meses depois volto a sublinhar estas palavras.
Um abraço,
Ulisses
Num dia como estes, custa vir com a lenga-lenga do costume de que, enquanto não houver sinais claros de força do nosso mercado, qualquer entrada tem uma relação rentabilidade/risco completamente desfavorável. Mas a verdade é que continua a ser essa a minha ideia base para o nosso mercado.
Quando acabam as quedas? Não sei nem tenho pretnsão de saber. Adivinhar fundos é tarefa para os videntes, embora todas as semanas alguém apareça a proclamar fundos. Mas controlar as suas emoções e travar os seus impulsos é tarefa para os pequenos investidores.
A Bolsa portuguesa não vai cair para sempre. O mercado vive destes ciclos e, mesmo quando parece que a chuva nunca vai passar, um dia o SOl aparece e as nuvens fazem parte do passado. Mas não lutemos contra a corrente. O dia em que vai valer a pena mergulhar nestas águas chegará, mas enquanto chover não vale a pena remar contra a maré.
Não queiram ser heróis neste mercado, dizia eu aos microfones do Rádio Clube de Português em Janeiro. Hoje, 9 meses depois volto a sublinhar estas palavras.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (35.24 KiB) Visualizado 7620 vezes
-
- forum-psi2.GIF (38.84 KiB) Visualizado 7611 vezes
-
- forum-psi3.GIF (28.01 KiB) Visualizado 7601 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, caganixo7, Carrancho_, fosgass2020, Goya777, karaya75, KAWA, Masterchief, OCTAMA, Opcard33, rg7803, SalvaFP, Shimazaki_2, trilhos2006 e 154 visitantes